2007/11/28

Novidades no Google Maps

O Google apresentou uma mão cheia de novidades no seu serviço de mapas, Google Maps.

Vista do "Terreno"

Para começar, está disponível uma nova layer chamada Terrain que permite visualizar o relevo do terreno (a par das anteriores vistas de Mapa e Satélite, já existentes.)
Nalguma cidades, essa layer mostra também a altura e formato dos edifícios - o que nos faz imaginar que daqui a poucos anos, possamos fazer na web aquilo o Jack Bauer faz na CTU, vendo as plantas de qualquer prédio em 3D. :)
A vista "híbrida" que ocupava o botão onde agora se encontra o Terrain passou para uma opção "show labels" na vista de satélite.





KMLs no Google Maps

Depois, temos algo que eu já esperava há muito: Importar ficheiros KML, KMZ e GeoRSS no Google Maps.
Isto já era possível há muito tempo no Google Earth, mas numa época que a Web é cada vez mais um substituto das aplicações a correr num desktop, fazia falta essa funcionalidade no Google Maps.
Obviamente, há muitas funções avançadas dos KML que ainda não são suportadas (por ex. os modelos 3D)... mas é um primeiro passo.


MyMaps com Colaboração de Terceiros

E para terminar, passa a ser possível convidar amigos e colaboradores para a secção MyMaps do Google Maps. Isto permite que um grupo de pessoas crie e altere um mapa comum. Isto abre inúmeras novas possibilidades, permitindo a criação de Wikis geo-localizados, como este exemplo, onde podem colocar a vossa posição e deixar um breve comentário.


Agora só é preciso um Eee PC com ecrã de 10", GPS, e ligação permanente à Net para dar uso a tudo isto onde quer que se esteja! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)