2007/11/28

Toyota Prius Chumba nos Testes de Emissões

Nem sei se deva rir ou chorar.

Quem não se ri concerteza é Scott Merritt que teve que suportar tudo isto:

Tentando fazer o melhor pelo ambiente, Merritt comprou um Toyota Prius híbrido pouco poluente, Acreditando que se deviam afastar os carros poluentes das estradas, e esperando incentivar outros a serem mais ecológicos.

Portanto, imaginem o seu espanto e frustração quando o seu veículo reprovou no teste de emissões poluentes no centro de inspecções - não uma, mas três vezes!

O problema deve-se a que o software utilizado para a análise é incompatível com o computador do Prius, e o método tradicional de colocar uma sonda no escape é impossível porque o Prius desliga o motor naquelas condições funcionando apenas em modo eléctrico.

Tendo perdido três dias a andar para trás e para a frente entre vários centros de inspecção, ninguém parecia disposto a fazer novos testes.

Até que uma nova versão do software que funcione com o Prius esteja disponível, os responsáveis "inventaram" um método alternativo, de 10 passos, que tenta enganar o carro para que as emissões possam ser medidas.

No entanto, segunto os técnicos, isso não é tão simples nem fácil como querem fazer crer. Todos os passos devem ser feitos em menos de 1 minuto, o que se revela praticamente impossível de fazer sem treino.

Com esta informação, Merrit regressou ao primeiro centro, onde tinha sido reprovado anteriormente - mas recusaram-se a fazer o teste, alegando que não tinham equipamento adequado.
Um segundo centro de inspecção também se recusou a fazer os testes.
No terceiro centro, depois de uma hora de tentativas falhadas feitas por um supervisor, Merritt fartou-se de esperar - "Tinha que acabar com aquilo. Tinha que ir trabalhar," disse Merrit.

Por fim, um dos supervisores ajudou Merritt a obter o visto necessário, sem que o teste tivesse sido realizado.
Além do tempo perdido, Merrit diz ter feito cerca de 100Km desnecessários devido a este problema.

"Não há qualquer motivo para que um Prius falhe este teste. E não explicação possível para que eu tenha que andar para trás e para a frente entre três centros para fazer um simples teste." disse ele.

No entanto Merritt tens já outras preocupações em mente...
Mo próximo ano o teste terá que ser repetido. Será que Merritt irá ser forçado a reviver tudo isto?


É esta a triste sina que calha a quem se preocupa com o ambiente... e depois é ver esses camiões e carros nas nossas estradas a deitar toneladas de fumo preto a cada aceleração, e que passam pelos centros de inspecção sem qualquer problema...

via [AJC]

4 comentários:

  1. De onde é esse individuo?

    Se for dos EUA, isso só pode ser num estado muito retrógado. Na Califórnia, por exemplo, existem milhares de Prius e de locais para fazer o smog test. Aliás, qualquer bomba de gasolina é capaz de fazer o smog test ao Prius.

    ResponderEliminar
  2. "As a New York transplant to Georgia, Merritt needed a passing test to get a Georgia tag."

    Georgia portanto...
    Mas cada estado, sua sentença (aparentemente.)

    ResponderEliminar
  3. «e depois é ver esses camiões e carros nas nossas estradas a deitar toneladas de fumo preto a cada aceleração, e que passam pelos centros de inspecção sem qualquer problema»

    e Nissans Patrol!

    ResponderEliminar
  4. pois pois... se toda a gente conduzisse como eu, havia gasoleo para mais 500 anos!

    Eu nao tenho culpa de precisar de carros com chaparia para resistir aos Citroen AX que se enfaixam contra mim...

    ResponderEliminar