2007/10/31

Netcabo bloqueia Torrents encriptados

Sem que nunca o tenham admitido anteriormente, a Netcabo volta a atacar o tráfego P2P.
Se até à data, essas restrições eram facilmente ultrapassadas usando clientes torrent com ligações encriptadas - como o Deluge - eis que há relatos que indicam que em várias zonas do país, nem mesmo esses programas conseguem agora atingir as velocidades contratadas, sendo limitadas a cerca de 30Kb/s.
(É para isso que fazem upgrades das contas para 12Mbits? para depois limitar os downloads a 30Kb/s?)

O mais incrível é que continuam a fazer orelhas moucas a todos os pedidos de informação, relativamente ao traffic shaping!
Já mandei dezenas de emails para o suporte técnico, que ficaram sem resposta - e já mandei mails para a Anacom e a Deco. Mas todas as repostas me fazem crer que isto é uma batalha de David contra Golias; sendo muito mais fácil seguir a solução alternativa... mudar de ISP!

Pois, é... parece que a Netcabo está a fazer todos os possíveis para oferecer clientes à CLIX.

Com tudo isto, conseguem apenas a que quem use efectivamente tráfego P2P para piratar, invente novos métodos e protocolos de dar a volta à questão, provavelmente sobrecarregando a rede ainda mais - mas pronto... é a política da estupidez, só têm o que merecem.

A nós, já que não podemos usar torrents seja por que motivo fôr, resta-nos continuar a chatea-los continuamente, mostrando o nosso desagrado, e exigir a velocidade contratada em todo o tipo de tráfego - senão, que descontem proporcionalmente a mensalidade no fim do mês,
Era uma coisa fantástica, não era!?!

A Guerra dos Mapas nos GPS

A guerra está renhida.
Depois de a Nokia ter iniciado a aquisição da Navteq, a Tomtom anunciou o interesse em adquirir a TeleAtlas.

Pois bem, a Garmin parece não estar disposta a assistir das bancadas, e saltou para o terreno de forma ofensiva. Dizem eles que, qualquer que seja a oferta da TomTom, serão eles a ficar com a TeleAtlas.

Façam as vossas apostas!

Só falta uma destas empresas contratar o Mourinho, pra esboçar uma táctica de ataque. :)

Via [Gizmodo]

Eee PC com XP ao dobro do preço

Já todos nós sabiamos que não há nada melhor que um Sistema Operativo Open Source e Gratuito; o que ainda não sabíamos era que o Asus Eee PC com Windows XP custará o dobro do preço da versão com Linux (baseada no Xandros)!

The company will sell a version of the Eee PC with Windows XP in mature markets such as the U.S. and Europe for around US$1,000, while a configuration aimed at emerging market nations will cost about $500, said Jerry Shen, president of Asustek, during an investors conference Tuesday in Beitou, Taiwan.

Sim, leram bem, o Eee PC com XP tem um preço anunciado de $1000. Quem é que no seu perfeito juízo irá pagar o dobro só para ter o XP?
(Acho que era mais fácil encontrar alguem que pagasse o dobro para não ter o XP!)

E nós, como de costume, vamos pagar por estarmos num país evoluído como este. Será tarde demais para nos mudarem a classificação pra mercado emergente?

Bem, cá ficamos nós à espera... e rezando para que a Asus não se atrase muito no lançamento deste brinquedo em Portugal.

(400 Eur, 400 Eur, 400 Eur... não passem deste preço p.f. que nós dispensamos bem o XP!)

Crysis demonstra a "crise" nos PCs actuais

Pois é, já toda a gente suspeitava. O Crysis está bonito, mas se pretende jogar com todos os detalhes no máximo... esqueça! Simplesmente não há ainda hardware que o consiga.
(O que não quer dizer que isso não esteja resolvido assim que forem lançadas as novas gerações de placas da nVidia e ATI)

De momento, a maioria dos comuns mortais terá que se dignar a jogar a jogo com nível de detalhe médio ou alto. Colocar as definições em "muito alto" fará com que o framerate caia imediatamente para "muito baixo".
Diga-se, que mais uma vez a diferença entre o Direct X 9 e 10 é artificialmente empolada, disponibilizando as definições "very high" apenas em Direct X 10, e portanto, no Windows Vista.

No entanto, já há forma de activar essas definições "very high" mesmo usando o DX9 no windows XP. Como exemplificado nesta página: Crysis - very high setting on XP.

Embora o DX 10 tenha realmente algumas melhorias em relação ao 9, a verdade é que a maior parte dos efeitos que lhe são atribuídos são perfeitamente possíveis de ser replicados em DX9.



Se estiver a pensar trocar de placa, eis que a nVidia lhe vem dar uma ajudinha, com uma 8800GT fresquinha que deve chegar até nós a um preço de combate. Veja como ela se comporta nesta review do HardOCP.


Quanto a mim, é da maneira que continuo a jogar ET:QW e UT3, e a poupar para um upgrade que me permita jogar Crysis a 1920x1200 em very high - não tenho pressa! :)

Micro computadores, poupe energia

O DesktopLinux tem um artigo interessante no que diz respeito a micro-computadores.

Não, se trata de UMPC portateis, como este que falei recentemente; mas sim de computadores destinados a ser usados em casa, como substituto dos habituais "caixotes".

Além do espaço reduzido que ocupam, a principal vantagem é o reduzido consumo eléctrico, havendo alguns que consomem apenas 8 Watts(!) .

Claro que não irá jogar o Crysis nestes PCs, mas também não é esse o objectivo. Na maior parte do tempo, qual é o uso que dá ao seu PC? Navegar na Internet, trabalhar com um processador de texto ou folha de cálculo, tudo isso são operações perfeitamente capazes de ser feitas nestes pequenos computadores.

Eu espero ansiosamente que o pequeno Asus EeePC chegue até nós (em Portugal está previsto apenas para depois do Natal, por cerca de 399 Euros) pois é o que me parece mais interessante.

UMPC Audiovox com GPS

A Audiovox/Jensen anunciou o seu recente UMPC NVX3000PC.

Destaque-se o GPS integrado, tornando este PC num potente sistema de navegação, capaz de ser usado no automóvel e fora dele.

Especificações:

  • Windows XP/ Vista
  • Bluetooth
  • GPS
  • Ecrã 7" 800 x 480 .
  • 30GB hard drive
  • 256MB of memory
  • 2 USB ports
  • 2 GB SD card slots
  • A/V out ports
  • WiFi
Além disso, conta ainda com um telecomando e suporte para automóvel.

Infelizmente, o preço anunciado é $1499, pelo que vou continuar à espera do meu Eee PC.

Faça upgrade ao seu ambiente de trabalho

Se fazer upgrade à memória ou disco rígido, são coisas fáceis e comuns, expandir o seu ambiente de trabalho já não é assim tão simples.

Ou melhor... não era...

Finalmente começam a surgir placas gráficas externas e monitores ligados por USB.

A última das quais é este adaptador USB para DVI da Sewell. Disponível em versões que suportam resoluções até 1280x1024 (ideal para quem tem monitores mais antigos que queira aproveitar), assim como uma versão mais recente, suportando até 1600x1200 e capaz de ser utilizada em simultanêo com 5 destes adaptadores, permitindo ter 6 monitores ligados ao seu computado.

O preço é razoável, e será sem dúvida uma boa opção para todos os que tenham necessidade de mais "espaço" no seu desktop.

Via [Gizmodo]

Toshiba RD-A301, HD em DVDs "normais"

Era o que eu já tinha dito há muito. Com a evolução dos codecs vídeo, permitindo cada vez mais e melhor qualidade de imagem em menor espaço, não era necessário haver a batalha HD-DVD/Bluray para trazer a alta-definição até aos consumidores.

E, mais uma vez, eis a prova:

O gravador Toshiba RD-A301 é o mais recente gravador capaz de guardar conteúdo de alta-definição em DVD normais (não sendo no entanto o primeiro).

Ao contrário do formato Mpeg2 usados nos DVDs comuns, usando o mais evoluído h.264 é perfeitamente possível guardar-se 2h de vídeo de alta definição em apenas 4Gb (com uma ligeira perda de qualidade), ou 8Gb com excelente qualidade ou no caso de filmes de mais longos.

Via [Engadget]

2007/10/30

Google SketchUp Speedup

Para os que ainda têm dúvidas quanto às capacidades do SketchUp, o Google disponibilizou um vídeo que demonstra a modelação de um tractor em apenas 8 minutos.
(ok, ok, a vídeo está acelerado e demorou 1 hora em tempo real - mas mesmo assim... :)



O melhor de tudo, é mesmo a facilidade de utilização do software, e - claro - o facto de ser gratuito!

Se ainda não experimentaram, façam-no agora. Não há melhor forma de estudar o que quer que seja em espaços 3D; quer seja para estudar a disposição dos novos móveis para a sua sala ou a sua nova casa nos Alpes Suiços.

DSL até 250Mbps brevemente mais perto de si

Do outro lado do mundo, o Dr. John Papandriopoulos da Universidade de Melbourne (Austrália), patenteou um método de redução de ruído que permitirá aos operadores obter ligações até 250Mbps através dos cabos telefónicos convencionais.

As únicas alterações necessárias seriam novos modems em casa dos clientes, e actualização do equipamento nas centrais telefónicas.

Portanto, não se apeguem muito aos actuais 24Mbits... dentro em breve, velocidades abaixo dos 100Mbits serão uma memória do passado. :)

Via [Engadget]

ETQW Patch 1.2 sai hoje

Notícia fresquinha, directamente da Splash Damage.
A tão aguardada actualização 1.2 para o Enemy Territory Quake Wars sai hoje!

Da longa lista de alterações, saliento:

  • comunicação VoIP integrada
  • melhor equilíbrio entre as equipas
  • melhor gestão das fireteams
  • muitos bugs corrigidos
O protocolo de autenticação também terá sido ligeiramente alterado, de forma a ser menos problemático com os processos de traffic shaping de alguns ISPs (problema que me afecta pessoalmente - não conseguindo fazer login há semanas, 99% das vezes)

Bem, se tudo funcionar como planeado... encontramo-nos online. Já era sem tempo!

Liquid Resizing

Para quem ainda não ouviu falar, esta nova forma espectacular de redimensionar imagens já chegou ao GIMP.



O site PolishLinux tem algumas boas imagens, demonstrando claramente o que se pode obter com este plugin. Tal como este exemplo que deixo aqui:

LCD Samsung LN-T4081F

No seguimento da notícia dada sobre o novo LCD Samsung com iluminação dinâmica, o site HDguru realizou mais alguns testes e anuncia as suas conclusões.

Embora ainda tenha algumas falhas, particularmente no que diz respeito a video de resolução normal, consideraram este televisor LCD como o melhor de sempre!
Como era esperado, no que respeita ao contraste e nivel de negros, superou todos os outros LCDs testados até agora.

É caso para dizer: quero mesmo um destes!

E o Natal quase a chegar... humm... lá vou eu meter-me em despesas. :)

Protecção BD+ crackada

Era uma questão de tempo, e este passa cada vez mais depressa.

De acordo com o anunciado num thread do HighDefDigest, a próxima versão do conhecido Slysoft AnyDVD irá ultrapassar a protecção existente dos discos Bluray, a BD+.

Recorde-se que esta protecção tinha sido anunciada como: "... esta protecção demorará 10 anos a ser crackada."
Aparentemente, foram os 10 anos mais curtos da História.

Mais uma vez se prova que, todas estas tentativas são completamente inconsequentes, apenas servindo para adicionar complexidade e encarecer o produto (quantos milhões de dólares foram gastos a desenvolver estes sistemas) além dos atrasos que causaram.

Já não basta ter que aguentar 30 segundos até que o disco seja reconhecido, aguentar 3 minutos de avisos "Não copie, senão vai preso" sem que possa passar à frente; e depois mais meia dúzia de trailers que não quero ver, antes de realmente poder ver o filme que comprei?

Via[EngadgetHD]

2007/10/29

Wii: No More Heroes na Europa em Fevereiro 2008

É o costume, as notícias estão sempre a chegar, e fora do prazo de as meter todas juntas. Mas esta notícia merece destaque especial:

A Rising Star Games vai distribuir o No More Heroes na Europa a partir de Fevereiro de 2008!
É das poucas vezes que não temos que gramar com uns meses de atraso em relação aos EUA.

Neste jogo controlamos Travis Touchdown, um ávido leitor de anime que se vê envolvido com uma organização assassina. Além de contar com o estilo gráfico inconfundível do Suda 51, utiliza o Wiimote como katana, resultando em combates intensos que farão as delícias de todos os possuidores de uma Wii.



Via [Gamasutra]

Bluray Vs HD-Dvd: a Batalha final


Nem de propósito; tinha eu acabado de dizer a que a batalha HD-DVD vs Bluray apenas tem servido para baralhar os consumidores, e eis que um vem um estudo demonstrar isso.

Este estudo da Jupiter Research, demonstra que apenas 24% dos consumidores se preocupa com essa questão. Foca também a situação actual: para muitos consumidores, o resultado obtido com um leitor de DVD com capacidade de upscale e saída de alta-definição é mais que suficiente, adiando ainda mais a implantação dos outros dois "standards" HD.

Para além disso, o mercado emergente da distribuição de conteúdos via internet, sem suporte físico - em nada ajuda esta "batalha" entre ambos os formatos.

Via [Business Wire]

Para mim, este estudo não revelou nenhuma surpresa - já o tinha dito e torno a repetir: ouçam os consumidores.

Eu orgulhosamente já me posso considerar parte desse pelotão da frente, que pouca TV emitida em directo vê. Na maior parte do tempo vejo as séries e filmes que quero, quando quero, e como quero.

Sim, admito que faço download de séries e programas de TV, mesmo que estes passem na TV portuguesa, apenas pelo simples motivo que não tenho que me sujeitar aos horários muitas vezes obscenos que nos impingem - já para não falar na brutalidade dos intervalos intermináveis.
Mas importa também referir que compro a maior parte das séries que vejo quando finalmente são lançadas em DVD, assim como os filmes - além das centenas de euros em bilhetes que deixo ficar trimestralmente nos cinemas.

Custa assim tanto, ouvirem os clientes, e fornecerem esse serviço?
(E depois de muito chorarem, com as desculpas das "piratarias" e outras palhaçadas, eis que finalmente começam a dar o braço a torcer: com serviços como o Joost, o Hulu, o HDweb, e outros tantos, a serem noticiados diariamente)

Ainda bem que sopram ventos de mudança....

Wii: Metroid Prime 3 e novos lançamentos

Agora que finalmente o Metroid Prime 3 Corruption chegou à Europa (e já estive a jogar umas horas ontem :) é já altura de começar a pensar nos próximos lançamentos a chegar até nós.

Pessoalmente, estou à espera do Resident Evil: The Umbrella Chronicles, que deve chegar no fim de Novembro a Portugal, e do Battalion Wars 2 (ainda sem data anunciada).

No que diz respeito ao Metroid Prime, e sendo um fã dos jogos anteriores na GameCube, concordo perfeitamente com tudo o que já se disse sobre o jogo. Visualmente está ligeiramente melhorado e mais "polido". Não podendo no entanto competir com o nível gráfico de uma 360 ou PS3 (mas também não é esse o objectivo da Wii, certo?).

A interactividade, desde o abrir e rodar os manípulos das portas até ao próprio controlo da nave espacial, é parte essencial para nos transportar para dentro daquele universo virtual.

Sim, admito que em certas partes dei comigo a imaginar: "Se este cenário estivesse com o detalhe gráfico a 720p... isso é que era!" Mas isso estará reservado para uma futura Wii HD.

O que é certo é que, o que deveria ser um curto teste por volta das 23h, antes de me ir deitar (sim é Domingo, há que deitar cedo porque as 2ªs são tramadas), prolongou-se até à altura em que, olhando para o relógio reparei que eram já 02h30 da manhã! Gulp!

Isso por si só, já diz mais que muitas palavras. :)

P.S. E refira-se que após 3h de jogo, o savegame indicava que eu ia apenas a 6% da aventura.

Akamai: HDTV via Web

Já há muito que venho a dizer que é este o caminho. Eis que finalmente, a profecia se aproxima a passos largos.
Não faltará muito até que tudo o que vemos nas nossas TVs seja distribuido via Internet; e o conceito de ter DVDs a encher prateleiras e gavetas se torne uma memória do passado.

Será também o ponto final na estúpida batalha Bluray/HD-Dvd que apenas serviu para confundir e adiar o acesso ao conteúdo de alta-definição pelos consumidores.

Desta feita, a Akamai, à semelhança dos que alguns dos seus concorrentes (como a Limelight)tem feito, é a mais recente companhia a anunciar a disponibilização de conteúdo de alta-definição, usando o seu portal HD Web.

Por enquanto, nem todos nós teremos ligações capazes de suportar esta tecnologia... mas isso é apenas uma questão de tempo. Para quem, como eu, começou nestas andanças com um mero modem de 2400bauds, sabe bem que a evolução vai sempre mais além do que se pode imaginar. :)

Vamos lá ver a desculpa dos Operadores de Internet, quando acharem que além do tráfego P2P, também estas transmissões gastam muita largura de banda...

Sharp Aquos: 1080p em 22"

Era apenas uma questão de tempo. Se já começa a ser habitual encontrar uma resolução real de 1080p nos LCDs de 40", a Sharp vem agora anunciar a sua gama Aquos P de TVs com 22", 26", e 32" (todas com 1920x1080 píxeis).

Embora seja sempre a favor de mais resolução, resta saber se a utilização destas resoluções num ecrã de 22" é realmente merecida (a não ser que alguém esteja encostado ao ecrã, ou pense usar a TV como monitor do seu computador).

Saliente-se ainda a completa gama de entradas vídeo: DVI-D (com HDCP), VGA, 2x HDMI, S-Video, e ainda 2 entradas de vídeo composto.

Via [Engadget]

Para os que estiverem a ponderar comprar um LCD pequeno com mais resolução, ou um de maiores dimensões mas apenas com 720p, a meu conselho é: o maior.
Para começar, encontrar conteudo HD é ainda (e ainda será nos próximos tempos) um pouco difícil. Mesmo usando Bluray ou HD-Dvd, muitas das transferências deixam muito a desejar, pouco ganhando em relação a um upscale de um DVD de boa qualidade (claro que há excepções).

Depois, mesmo um grupo de especialistas, teve dificuldade em distinguir 2 projectores, de resoluções 1080p e 720, quando projectados numa tela de 100". Há muitos outros factores a ter em conta, tal como podem ver nesta thread 1080p vs 720p do AVSforums.

Em breve colocarei um artigo online, com imagens para exemplificar, e a demonstrar que a alta-definição nem sempre é assim tão alta como se pensa. (Mas quando é... vale bem a pena! :)

SwitchBack: Ultraportátil de Guerra

Se está farto de tratar o seu ultraportátil com amor e carinho, e quer um que não tenha problemas em dar umas quedas valentes, apanhar água e pó, e sabe-se lá mais o quê... os seus problemas estão resolvidos.

Os PC's ultraportáteis SwitchBack estão concebidos para resistir a todo o tipo de uso e abuso. Aliás, por alguma coisa passaram os testes de certificação militar no que respeita à resistência ao choque, vibração, temperatura, e imersão.
(Sim, mesmo tendo umas colunas embutidas, o SwitchBack é completamente à prova de água - e não me estou a referir a "à prova de salpicos" como acontece em muitos outros dispositivos: é mesmo à prova de imersão)

Disponível com processadores Celeron ou Core Duo, pode possuir ainda um processador secundário, ao estilo Windows CE, permitindo uma autonomia mais alargada quando o processador principal não é necessário.

... Agora só falta anunciarem o preço.

Site oficial [RoperMobile via Gizmodo]

2007/10/28

EZTV muda de endereço

O conhecido site EZTV mudou de endereço.

O site encontra-se agora em: http://thesprawl.se/frontpage.php
[actualização: O site voltou a estar online no sítio do costume: eztv.it]

Segundo o que é dito no site, esta alteração deveu-se apenas a:

Due to some misunderstandings during the transfers of domains relating to EZTV,
the domain www.eztvefnet.org has been temporarily lost and now appears to
redirect to a google query for EZTV. While we are working on resolving this
issue, please be advised that there are alternative domains leading to our site
- www.eztv.it and www.eztv.nl

Eu já estava a ficar preocupado, uma vez que com a recente caça às bruxas que tantos trackers tem vitimado, pensava que tinha chegado a vez deles.

Na minha opinião, estes sites que apenas contêm links - ainda por cima para conteúdo que passa na TV e não de músicas, ou programas piratados - são apenas o equivalente actual dos anteriores empréstimos de cassetes VHS.

Ainda me lembro quando um amigo da África do Sul me trazia de lá episódios do Knight Rider anos antes de ele ser exibido em Portugal, e de todos as cassetes VHS com episódios da Galactica (a original) e o V - A batalha final que emprestei/cravei aos amigos.

Por este andar, qualquer dia somos todos criminosos só por ter olhos!

OS X Leopard, agora também no seu PC

Bem, não demorou muito - aliás, não demorou mesmo nada.
O grupo OSx86 Scene conseguiu fazer com que o o recém lançado Mac OS X 10.5 Leopard possa ser instalado em qualquer computador Intel.

Se quiser experimentar, basta seguir os 3 passos indicados no site do DailyApps.

Depois, não se esqueça de deixar um comentário aqui, sobre como decorreu o processo. :)

Dead Space: um jogo impróprio para cardíacos

A Electronic Arts prepara-se para nos fazer relembrar aquele sentimento de calafrio na espinha tão bem conhecido (e apreciado) de todos os fãs de Alien o 8º passageiro.

Ora vejam:


Site oficial do jogo: DeadSpaceGame

2007/10/27

Airbus A380 fica mais silencioso

Se pensam que os aviões são barulhentos, nem tentem imaginar qual é verdadeiramente o seu nível de ruído real.

Por algum motivo, ao olharem para uma escala do ruído em dB, um motor a jacto de um avião aparece bem lá no topo da lista. É exactamente por isso que a grande maioria dos aviões emprega tecnologia activa de redução de ruído.

Tecnologia tal como a que a Phitek Systems Ltd. (uma empresa da Nova Zelândia) vai fornecer para o novo Airbus A380. Segundo eles, o seu sistema SmartJack é já usado na maior parte das frotas aéreas mundiais.

De acordo com o seu CEO Mark Donaldson:

”SmartJack provides highly effective noise suppression, backwards compatibility with powered noise-cancellation headphones and a compact form factor at an attractive price. Fitting our system allows airlines to replace the recurring cost of expensive powered noise-cancellation headphones with a once-only equipment purchase.”

Se tem que voar frequentemente, e está farto de aturar aquele zumbido por horas, é melhor escolher uma companhia que tenha aviões com esta tecnologia.

A política dos ISPs

Na sequência do que se tem passado com a Comcast nos EUA, em que as suas políticas "encapuzadas" de restrição ao tráfego P2P têm levantado duras críticas, eis que veio a público um email interno instruindo os seus empregados em como lidar com as questões colocadas pelos clientes.

O que mais me assusta (embora já o soubesse) é que a linguagem da Netcabo é exactamente a mesma. Quando fui contactado por eles, após dezenas de emails a pedir explicações, a conversa foi bastante semelhante à que se passou com este cliente da Comcast.

No meu caso, desde que o tal sistema (que supostamente não existe, e que do qual a Netcabo me assegura com toda a certeza não ter qualquer conhecimento) foi posto em funcionamento, o tráfego torrent foi praticamente inutilizado na sua forma normal - como é óbvio, existem muitas formas de dar a volta à questão, pelo que isto são medidas de eficácia "nula", e pior: apenas incentivam os verdadeiro piratas a encontrar formas alternativas de partilhar ficheiros, que poderão a vir a sobrecarregar ainda mais a infraestrutura dos operadores.

O pior, e tal como eu imaginei logo desde o início, é que estes sistemas não são perfeitos, e além do suposto tráfego P2P malévolo (esquecendo-se que há cada vez mais sistemas a usar este tipo de tráfego para distribuição de conteúdos, desde o Steam ao Joost, e até a grandes distribuidoras de filmes e TV nos EUA; basta ir ao site oficial do BitTorrent centenas de conteúdos legais utilizado torrents) afectam também outras aplicações que não têm nada a ver com P2P.

No meu caso, desde que o sistema foi posto em funcionamento, não consigo manter uma ligação VPN por mais que alguns segundos ou minutos, nem fazer login no jogo ET:Quake Wars.
(Isto é... funciona cerca de 0,1% das vezes que tento, normalmente a horas esquisitas, tipo 02h00 da manhã)

Claro que o prestável suporte técnico, na sua lentidão crescente (os mails são agora respondidos num prazo estimado de 72h! - admite-se que um serviço de acesso à internet só dê resposta aos seus clientes, passados 3 dias!?!) veio com as conversas habituais: "desligue e ligue, ah, isto não tem a ver com a Netcabo, etc. etc. etc."

Só que têm azar, porque me dei ao trabalho de fazer capturas dos tráfeg TCP/IP que entra e sai do meu computador, e que - com a colaboração do suporte técnico da Splash Damage, criadores do jogo ET:QW - ficou mais que provado que o pacote que o servidor deles envia para o meu PC, nunca chega ao destino (aqui).

Além disso, tendo tirando o router da equação, ligando o modem directamente ao PC; instalando outro PC de novo com o jogo, só para tirar teimas; e até experimentando a versão Linux; o problema sempre se manteve.

No entanto - ora imagine-se! - tudo funciona sem problemas se ligar através da Clix, ou até mesmo na Netcabo se usar encriptação de dados através de uma ligação VPN (nos poucos minutos que se aguentar até que a Netcabo ache que já chega).

Desde que lhes enviei estes factos, que a situação tem estado em resolução, já lá vai quase uma semana - sem que tenha tido ainda qualquer resposta. E no entanto, quase há um mês que tenho que gramar com um "acesso à internet" que censura o tráfego como bem entende, sem poder usufruir de ligações VPN, que preciso por motivos profissionais; nem de jogar o ET:QW.

E o cúmulo, é continuarem a fazer orelhas moucas, dizendo desconhecer - e NEGAREM - que a Netcabo faça qualquer tipo de traffic shaping, como se tal não estivesse já mais do que provado!

Bem... faço o que posso, já lhes enviei vários emails a dizer que não pagarei a mensalidade até que volte a ter o serviço que contratei. Não estou pra pagar serviços que só me deixam aceder a uma sub-internet que lhes interesse.

Desculpem o desabafo, mas é que aparentemente já não se pode falar livremente em mais lado nenhum, os meus últimos 3 posts que coloquei nos foruns da netcabo a falar disto, foram simplemente "evaporados", e é estranho que naquele thread tão concorrido, nenhuma mensagem nova apareça há vários dias...

EUA vs Europa, somos chulados ou não?

Alguém me pode explicar porque é que, mesmo com o dólar ao valor actual, as coisas na Europa continuam a custar bastante mais do que nos EUA!?!

Neste caso concreto, o Wii Zapper que chegará à Europa a 8 de Dezembro com um preço anunciado de 30 Euros - que muitos até poderiam considerar "aceitável"; não fosse o facto de nos EUA o mesmo pack custar menos de metade!
Sim, nos EUA o Zapper custa 14 Euros ao câmbio actual.
(E com a têndencia actual da queda do dólar, quer dizer que lá para Dezembro ainda vai custar menos!)


Já não chegava a triste experiência que tive, quando há uns meses atrás estava à procura de um monitor de 24" e vi uma promoção de um Dell de 24" nos EUA por cerca de $400 (!) que era uma pechincha (ainda para mais, em euros!) mas quando fui ver no site português estava a uns equivalentes 800 Euros!
Irra, parece que andam a transportar os LCDs em classe executiva pra este lado do Atlântico!
Para referência:
o preço actual nos EUA: 670 U.S. dollars = 469 Euros
o preço actual : 819 Eur... e obviamente + Iva!


Acho isto completamente inadmissível, e era tempo dos construtores, distribuidores, e todos os outros "ores" começassem a tratar os Europeus de igual modo, não!?!

Como se já não nos chegasse os alemães ganharem 4 ou 5 vezes mais e ainda terem automóveis - e muitas outras coisas - mais baratas que nós. É de ficar doente só de pensar no quanto somos chulados...

Edit: A saga continua, desta vez com a
PS3.

2007/10/26

David Braben: sobre o futuro dos jogos

Quando um dinossauro (no bom sentido) da criação de jogos - como David Braben - fala, é melhor escutarmos com atenção.

Talvez seja um nome desconhecido para a maioria, mas se falarmos em jogos como Elite e o Frontier, será mais facilmente reconhecido pelas pessoas da minha geração. Para os restantes, digamos apenas que este senhor, nuns míseros Kilobytes de memória foi capaz de encaixar um simulador espacial com milhares de planetas.

O jogo original continha apenas 8 galáxias, cada uma com 256 planetas; embora estivessem originalmente previstas - e fosse possível tecnicamente, mesmo nas reduzidas máquinas de 8bits - atingir 281,000,000,000,000(!!!) planetas. Sim, é muito planeta!

Claro que isto era apenas possível porque todo o Universo era gerado matematicamente, algo que começa a estar em voga novamente - mas que deve as suas origens a jogos como estes e a visionários como David Braben.


Voltando à actualidade, David Braben menciona como a Indústria dos Jogos de Computador ainda não conseguiu atingir um estatuto sério como o conseguido, por exemplo, pela Indústria Cinematográfica. E que isso será eventualmente conseguido com uma nova geração de jogos, em que estes não sejam apenas uma sequência pré-determinada de eventos, como acontece actualmente na maioria dos casos, por muito que isso possa ser disfarçado.

Como exemplo, fala de um dos seus próximos projectos The Outsider onde existe uma infinidade de opções à escolha, e onde todas elas afectam de forma diferente o decorrer do jogo.

Num pequeno segmento de jogo onde um polícia tenta prender o jogador, mas em que ambos são rapidamente cercados por um facção rival, através de seu novo sistema de diálogo (ao invés das habituais frases pré-definidas) o jogador consegue convencer o polícia a ajudá-lo nessa luta.
Uma vez que o polícia considera agora o jogador como sendo mais amigável, poderá reagir de forma diferente em situações posteriormente, deixando o jogador escapar ou ajudando-o a perseguir inimigos.

Não há dúvida: devemos aguardar este Outsider com ansiedade! :)

Fica aqui um video do mesmo, já um pouco antigo, mas... é melhor que nada.



Podem ler a entrevista completa no [Gamasutra]

O painel do carro do futuro

Se, tal como eu, já se interrogaram porque é que: com toda a tecnologia ao dispôr dos fabricantes automóveis, temos que continuar a olhar para velocímetros e conta-rotações à moda antiga; eis que uma companhia japonesa (tinha que ser, não é?) veio a público demonstrar o seu sistema WideVision no Tokyo Auto Show.

Para além das evidentes vantagens de poder ver o sistema de visão nocturna e diurna integrado no painel, gostei particularmente da parte que o mostra a ser configurado de acordo com os gostos do utilizador: a temperatura do óleo para aqui, o nível de combustível para ali...

Chega de conversa, o vídeo demonstra as capacidades bem melhor que quaisquer palavras:



Que é que eles estão à espera? Quero isto no meu próximo veículo!

Fonte[Gizmodo JP]

Wii, a única consola next-Gen segundo Will Wright

Eis uma notícia que irá concerteza fazer correr muita tinta debaixo da ponte.

Will Wright, o conhecido criador de jogos como o The Sims e o antecipado Spore (possivelmente um dos mais antecipados jogos de computador de todos os tempos) veio a público dizer que a única consola verdadeiramente next-gen é a Nintendo Wii - relegando a Xbox360 e PS3 como meras evoluções das suas congéneres mais antigas.

Por certo, muitos fan boys irão discordar e fazer um autêntico tsunami contra estas afirmações; sendo - por certo - uma das poucas ocasiões em que veremos fãs da Xbox360 e da PS3 lutando lado a lado. ;)

O que é certo é que estas afirmações, no meu entender, são correctas - mas que devem ser vistas no seu contexto.
A Nintendo Wii trouxe milhões de novos utilizadores, que nunca antes considerariam ter uma consola de jogos nas suas salas. A Xbox e a PS3 "apenas" pegaram nos jogos já conhecidos de toda a gente (Halo, GT, etc) e actualizaram-nos para uma nova geração HD, com gráficos bastante melhorados - mantendo no entanto o mesmo gameplay de sempre, e destinando-se ao mesmo público alvo das anteriores.

Por mim, fico a aguardar o Spore, que é dos poucos jogos que realmente me desperta a curiosidade de o experimentar - e se tiver que o jogar numa Wii, não tenho nada contra! :)

Fonte [Guardian, via MaxConsole]

Primeira análise ao Eee PC

Infelizmente esta análise não é nossa (por enquanto). Quando ele finalmente chegar a Portugal, estaremos na linha da frente para ser os primeiros a dar-vos a nossa opinião em primeira mão.

Neste caso, a review do Eee PC 701 é feita pela Laptop e os resultados não podiam ser mais animadores, tendo obtido 4 das 5 estrelas possíveis.

Com uma autnomia real de 3,5h este pequeno portátil revelou estar à altura do que se esperava, tendo surpreendido nalguns aspectos (e tendo desiludido noutros - poucos).

Como principal trunfo: o preço, a mobilidade, a facilidade de utilização.
Como pontos a rever: pequenos pormenores que poderão ser corrigidos com uma actualização do software, e a falta de acesso integrado à internet móvel de banda larga.

Esperemos para ver que surpresas a versão Europeia nos trará, lá para o início de 2008.



PRÓS CONTRAS
• Interface amigável
• Full Web 2.0 experience
• • Programas úteis
• Funcionamento com periféricos USB
• Boa performance para o preço
• a Webcam não pode ser usada para conversações por vídeo (até que saia uma actualização)
• Instalar novas aplicações pode ser complicado
• Sem banda larga móvel


ESPECIFICAÇÕES

Asus Eee PC 701
www.asus.com
CPU 900-MHz Intel Celeron Processor
Sistema Operativo
Asus Xandros-based Linux
RAM 512MB
Armazenamento
4GB SSD
CD/DVD Nenhum
Ecrã 7" / 800 x 480
Placa gráfica
Integrada c/64MB
Wifi 802.11b/g
Portas Três USB 2.0, Ethernet, modem, headphones, microfone
Cartões de memória
SD/MMC


Este artigo também se encontra publicado no [Ultraportateis]

2007/10/25

LCD Samsung com Iluminação HDR, finalmente!

E eis que finalmente começam a chegar ao mercado! Após os protótipos iniciais demonstrados anos atrás pela Brightside (entretando comprada pela Dolby) os LCDs ditos HDR chegam até nós.

Neste caso, trata-se do LCD Samsung LN-T4681F, simplesmente considerado como o melhor de sempre até à data.

Além da superior eficiência energética da iluminação por LEDs, estes televisores têm a capacidade de ajustar dinamicamente a iluminação em diferentes zonas do ecrã simultaneamente, garantindo uma experiência visual sem precedentes.
Isto é uma daquelas coisas que têm forçosamente que ser vistas ao vivo, uma vez que nenhuma foto ou video mostrados num ecrã convencional pode reproduzir o resultado real.

No entanto, há uma forma de demonstrar exemplarmente a diferença, que é exactamente quando se visiona uma imagem totalmente negra:
(como se podia ver nas primeiras demonstrações da Brightside, tais como a relatada pela bit-tech.net)


Não, não se trata de uma TV LCD; do lado esquerdo temos a habitual imagem de um LCD ligado, com um ecrã totalmente a negro - mas a TV que nos interessa está do lado direito... completamente invisível, como deveria ser.

Talvez este exemplo seguinte demonstre melhor:


É preciso dizer mais alguma coisa? Isto é que é o verdadeiro contraste! As partes negras são completamente negras, as partes com luz são realmente brilhantes.
(Neste protótipo dizia-se que com o ecrã no seu brilho máximo, era efectivamente necessário o uso de óculos escuros para se poder suportar a luminosidade!)
Mas o mais importante é que: em breve poderemos dizer adeus aos cinzentos que assombram os nossos LCDs actuais.

Está também disponível um video no YouTube, demonstrando uma XBox 360 e mostrando duas televisões lado-a-lado: uma com LCD normal, e outra com LCD HDR.
Embora, tal como já disse anteriormente, seja practicamente impossível ver a verdadeira diferença, dá sempre pra imaginar um pouco. :)



Quanto a mim, vou já reservar um espaço para uma TV destas em minha casa!
De momento, este LCD de 46" custa cerca de $4000, mas com a queda acentuada do dólar, um destes dias poderemos encomendá-lo por 500 euros! :)

Edit: Estão disponíveis mais fotos no [Gizmodo] das quais saliento estas duas:


Edit2: Ao que parece, este modelo tem apenas 70 zonas diferentes de iluminação, pelo que não se aproxima ainda do detalhe mostrado no modelo da Brightside - que tinha 1400 zonas independentes. No entanto, é ainda assim mais um passo no bom caminho, go Samsung go! :)

Ubuntu desgasta discos?

Um bug que já afectava a anterior versão do Ubuntu (Feisty), parece continuar a afectar os utilizadores do Gutsy Gibbon.

Este bug diz respeito às configurações das definições de poupança de energia dos discos rígidos em vários portáteis, fazendo com que as cabeças magnéticas "estacionem" demasiadas vezes. O problema é que, sendo um dispositivo mecânico, cada um destes ciclos de pára-arranca causa um certo desgaste; e embora um disco rígido actual esteja certificado para algo na ordem dos 600,000 ciclos deste tipo - o que na práctica se traduz em muitos anos - com este problema essa vida útil encontra-se drasticamente reduzida.

No caso reportado, após apenas 2,5 meses de uso, o disco em questão já contava 56,000 (!) ciclos, quando apenas tinha sido ligado/desligado 150 vezes.

Se notarem este sintoma no vosso portátil, com o disco a fazer spin-down demasiadas vezes, existe uma solução drástica mas simples, que é: desactivar a poupança de energia para o disco.

Isto pode ser afeito através do comando:

hdparm -B 255 /dev/sda

Isto faz com que as definições de poupança de energia para este este dispositivo (neste caso o sda) fiquem desactivadas. Como consequência, a autonomia do vosso portátil será afectada negativamente - mas é sempre melhor do que estar sujeito a ficar sem disco rígido ao fim de 2 anos.

A médio prazo, esperemos que os responsáveis pelo Ubuntu resolvam esta questão de forma mais eficiente.

Fonte [linux-hero]

2007/10/24

Tecnologia ao serviço... dos crackers

Todos sabemos que os avanços tecnológicos tanto podem ser usados para o bem... como para outros actividades de carácter mais duvidoso.

A Elcomsoft acaba de lançar um novo software que, usando o imenso poder computacional existente nos GPUs presentes nas actuais placas gráficas, consegue descodificar palavras chaves encriptadas de forma 25x mais rápida do que era possível até agora.

Como exemplo, uma password do Windows Vista, que poderia demorar cerca de 2 meses a ser desencriptada, pode agora ser descoberta em apenas 3 a 5 dias; ou até apenas alguns minutos se for uma password simples.

Embora existam motivos legais para que software deste tipo seja desenvolvido e utilizado, não será dificil imaginar que existirão outros utilizadores interessados em usa-lo para fins bem menos legítimos.

Mas a tecnologia é assim mesmo; uma eterna batalha entre os dois lados da questão.

Fonte [NewScientist]

Transmission 0,90 já disponível

A mais recente versão do popular cliente BitTorrent open source Transmission já se encontra disponível.

Uma notícia que certamente irá agradar a todos os utilizadores de Mac e Linux que lerem esta página, visto ser um dos mais eficientes programas para descarregar torrents, ocupando recursos mínimos quando comparado com outros programas alternativos (nomeadamente o Azureus).

Embora existam muitas novas funcionalidades, a novidade mais sonante - e aguardada - desta versão 0.90 é a encriptação do fluxo de dados, que permite uma maior segurança e privacidade.

Podem fazer o download (1.8MB) a partir do site oficial.

Gmail com acesso IMAP

Já era tempo! O Gmail passou a fornecer acesso IMAP às suas contas de email.

Para quem não sabe, o IMAP é um protocolo que permite aceder aos seus emails directamente nos servidores do Gmail, sem ter que descarrega-los para o seu computador ou dispositivo móvel. Para todos aqueles que deitavam as mãos à cabeça quando tinham que sincronizar o seu email em diversos equipamentos, esta é sem dúvida a notícia que mais esperavam ouvir. (E também será devido, em parte, ao facto de este protocolo servir perfeitamente ao iPhone)

Nas páginas do Google poderão encontrar instruções detalhadas de como configurar os programas mais conhecidos, além de dispositivos como o iPhone.

(Como habitualmente, o Google está a implementar esta nova funcionalidade de forma faseada; se ainda não tiverem esta opção na vossa conta do Gmail, é uma questão de tempo até que apareça)

Fonte [Gizmodo]

Verizon perde planos "ilimitados" (mas com limites)

À semelhança do que ocorre no nosso país, com os supostos tarifários com tráfego ilimitado que apenas são "ilimitados" desde que não passem certos limites (limites esses que ninguém sabe quais são), nos EUA a Verizon perdeu um processo em tribunal relativamente a esta - e acho que posso dizê-lo abertamente - pouca-vergonha!

No caso da Verizon, o serviço de dados "ilimitado" tinha um limite mensal de 5GB. Para além disso, o serviço permitia apenas o uso para Web Surfing e email, sendo posteriormente permitido o download de músicas - desde que de serviços legais. O tráfego P2P, excusado será dizê-lo, é totalmente proibido - quer seja de fontes legais ou não.

Desta feita, a Verizon terá que anunciar a sua publicidade enganosa de outra forma, uma vez que se encontra impedida de usar a palavra "ilimitado" nos seus planos severamente limitados.

Para quando a mesma coisa em Portugal?

Com a Netcabo a cobrar taxas de "trafego ilimitado" com limites misteriosos e desconhecidos... não seria bom reformularem também a sua gramática?

Fonte [BoingBoing]

Medal of Honor: participação especial de Reed Richards?

Um amigo enviou-me uma captura de ecrã do jogo Medal of Honor:Airborne (MoHA) que prova inequivocamente que Reed Richards, também conhecido como Homem-Elástico do quarteto os 4 Fantásticos teve uma participação especial neste jogo! :)

Ou, quem sabe? Terá sido o regresso do ainda mais antiguinho e desaparecido Plastic-Man a fazer um cameo?



[Obrigado Nelson]

Revista Wired Test em PDF gratuito

Não há como negar, a Wired continua a ser um website (e revista) de referência no que toca a estas andanças. E quando deparamos com uma das suas edições disponível gratuitamente, é caso para ir ver o que se passa.

Neste caso, a Wired Test, é uma das edições mais famosas e interessantes para todos os viciados em gadgets. Trata-se, nada mais nada menos que uma edição inteiramente dedicada à analise, comparação e classificação de mais de 300 produtos, desde telemóveis a máquina fotográficas digitais, passando pelos automóveis e televisões.

Não percam mais tempo, descarreguem o PDF da Wired Test 2007 (23MB) e vejam em primeira mão.

Via [KK Cool Tools] e também na Wired.com

2007/10/23

Transformers batem recorde de vendas HD-DVD

O lançamento do blockbuster Transformers em formato de alta-definição bateu todos os recordes.
Na primeira semana foram vendidas 190,000 cópias, das quais 100,000 foram logo no primeiro dia.

O último grande lançamento, do filme 300 em Julho, conseguiu vender cerca de 250,000 cópias na primeira semana - mas no entanto tratava-se de um filme lançado simultaneamente em HD-DVD e Bluray, tendo vendido respectivamente apenas 83,333 e 166,666 unidades, o que o coloca abaixo das 190 mil unidades conseguidas pelos Transformers exclusivamente em HD-DVD.

No entanto, a título comparativo, no primeiro dia de vendas, o formato DVD movimentou 4.5 milhões de cópias - mostrando claramente que o mercado da Alta-definição ainda se encontra num bastante distanciado segundo lugar.

(Talvez se não tivessem andado às turras, com a guerra de formatos HD-DVD/Bluray, o cenário fosse diferente)

This is your Amiga speaking...

Para as pessoas da minha geração o Amiga é algo de indescritível. Para todos aqueles que tinham crescido a sonhar com um ZX 81 e mais tarde um ZX Spectrum, esta máquina era o RollsRoyce dos computadores.

Com 4 canais de som capazes de tocar sons realistas (samples), a possibilidade de mostrar 4096 cores simultaneamente (numa época em que os PCs tinham o modo CGA com apenas 4 cores) e um sistema operativo multitasking em modo gráfico - que, diga-se a título de curiosidade, foi até à data o único computador capaz de ter simultaneamente várias janelas em resoluções diferentes - podia estar a trabalhar-se a 320x240 num programa, e a 640x480 noutro.

E pensar que foi num Amiga 2000 que acedi à internet pela primeira vez - no tempo em que esta era ainda um aglomerado de redes desconexas com meia dúzia de páginas (tudo em modo de texto); já para não falar das infindáveis surpresas que eram os jogos no Amiga 500. As coisas que se faziam com uma diskete de 800Kb - e hoje, só para um computador arrancar, gastam-se Gigabytes de espaço em disco....

Bem... para os mais saudosistas (ou meramente curiosos) aconselho vivamente a percorrem a excelente sequência de artigos da história do Amiga escrita pelo Jeremy na Ars Technica. Ainda não está concluída, mas podem ter a certeza que não se vão arrepender de ler o que já foi escrito até agora.

E deixo-vos um quote engraçado, que bem poderia servir de guia para o Bill Gates numa próxima apresentação de qualquer produto Microsoft:
"A close-up of the Amiga operator at the keyboard showed his fingers shaking slightly—there was a lot riding on these demos, and the software was brand new and still largely untested. Yet the Amiga performed masterfully in its first time on stage, without crashing once." :)

Se houver interesse suficiente, poderei traduzir estes artigos para Português (depois de obter autorização).

Parte 1 - a Génese
Parte 2 - o Nascimento do Amiga
Parte 3 - o Primeiro protótipo
Parte 4 - a chegada da Commodore

Hitachi lança LCD Wooo

Não sei se será uma homenagem ao famoso realizador John Woo, mas o que é certo é que estes LCDs Hitachi Wooo não vão deixar ninguém indiferente com os seus painéis IPS de 120Hz.

Apesar de não serem tão finos como os Samsung de que falei recentemente, os seus 35mm de espessura não incomodarão certamente; e melhor ainda: contam com uma importante inovação - o módulo opcional de transmissão sem fios UWB.

Como pode imaginar, nem sempre é possível colocarmos um televisor LCD no local que gostaríamos; não pelo televisor em si, mas por tudo o resto - cabos áudio, vídeo, etc.

Com este sistema sem fios, temos uma maior liberdade de acção, uma vez que podemos colocar o painel até 9m de distância da base. Base essa que acumula todos os conectores de entrada e saída que se espera encontrar neste tipo de equipamento: HDMI, Lan, cartões de memória, sintonizador de TV, etc.

Estes novos modelos estão disponíveis em dimensões de 32", 37", e 42" (dos quais, apenas o modelo mais pequeno não é FullHD 1080p) e deverão estar à venda a partir de Dezembro.

[Via Engadget]

Mythbuntu 7.10 disponível


O Mythbuntu, conhecida distribuição baseada no Ubuntu vocacionada para a função de Media Center está finalmente disponível.
Desta vez, baseada na última versão do Ubuntu (7.10 - Gutsy Gibbon) oferece mais e melhores funções que farão as delícias de todos os apaixonados dos sistemas operativos gratuitos e Open Source.

Experimente já: link para Mythbuntu torrent


Mythbuntu 7.10 Release Notes

Features

  • Frontend can be run from the live CD
  • Complete installations(Backend, Frontend, Backend/Frontend, etc)
  • Xfce4 Desktop Environment
  • Easily upgrade from Ubuntu Gutsy to Mythbuntu
  • Custom Mythbuntu MythTV theme
  • GUI setup of LIRC
  • Setup MythTV optimizations through MCC

Changes from Mythbuntu 7.10 RC

  • Include custom Mythbuntu MythTV theme.
  • BulletProofX functional after installation.
  • XMLTV Installable from Ubiquity.
  • Prefer On-CD repository within Ubiquity.
  • Fix MySQL service activation failure within Ubiquity.
  • Gracefully fail if fglrx doesn't install properly.
  • Fix Mythbuntu Control Centre crashes on AMD64.

Minimum System Requirements:

  • 1.0 GHz x86 or x86_64 Processor
  • 192 MB of system memory (RAM)
  • 2 GB of disk space (Frontend Role)
  • 20 GB of disk space (Backend Role)
  • Graphics card capable of 1024x768 resolution
  • Supported TV Tuner Card (Backend Role)

Recommended System Requirements:

  • 2.0 Ghz x86 or x86_64 Processor*
  • 1024 MB of system memory (RAM)
  • 10 GB disk space (Frontend Role)
  • 80 GB+ disk space (Backend Role)**
  • nVidia 128MB Graphics Card w/ TV-Out or equivalent***
  • Supported TV Tuner Card (Backend Role)

* A 3.0 Ghz processor is recommended for frontend installations using HD video due to the increased load upon decoding. A lower end processor can be used however with multiple functions on a single machine (ie - Frontend/Backend Install) it is not recommended.

** 80 GB of disk space allows approx 70 GB of usable space for media. However with HD Format it is recommended to use 160 GB HDD or larger.

*** Although nVidia is recommended, ATI, VIA, or Intel graphics cards are supported and will work. Currently, nVidia provides a higher level of support. Also the graphics recommendation is based on HDTV capable output processing.

Note: A good estimate for converting hard disk space to hours of recordings are as follows:

  • Standard Definition (Analog) 2.2 GB / Hour
  • High Definition (HDTV) 7 GB / Hour