2007/11/30

A Morte dos Discos Rígidos

Os discos rígidos, dispositivos de armazenamento principal nos computadores actuais, estão a morrer.

Não se preocupem, os vossos dados estão a salvo (espera-se que sim - têm os vossos backups em dia?) refiro-me apenas aos discos que temos nos nossos portáteis e computadores de mesa.

Actualmente assiste-se cada vez mais à migração dos discos rígidos para o armazenamento Solid-State, em discos "flash", os chamados SSD. Mas de que forma é que isso afectará os computadores a médio e longo prazo?

As previsões são sempre subjectivas, e esta é apenas a minha visão sobre o assunto:
num futuro não muito distante, os computadores deixarão de ter "discos".

Se tivermos um computador com 32GB de RAM, com outros tantos 32GB de disco SSD, que mais será necessário?
(Já para não falar em sistemas de RAM não volátil, tipo a ferro-eléctrica, que permitiriam ter sempre o estado "actual" do computador guardado, quer estivesse ligado ou desligado.)

Os mais paranóicos poderiam continuar a ter umas torres com discos rígidos, com centenas de Terabytes de dados num caixote NAS (Network Attached Storage) disponível remotamente via rede - mas para a maioria das pessoas, aceder e guardar o conteúdo na Net será a melhor opção: e a responsabilidade dos backups fica fora das nossas mãos.

Uma ligação fiável e permanente à Internet - isso sim, passa a ser o factor mais importante.

Tal como um telemóvel de pouco ou nada serve sem "rede", um computador sem internet é uma ferramente severamente limitada, permitindo apenas uso das aplicações instaladas localmente.


E para quem pensar que esses 32GB ou 64GB locais (ou 128GB ou o quer que seja) são insuficientes, com ligações rápidas o suficiente, essa memória seria usada quase exclusivamente como "cache" dos conteúdos recebidos pela rede, tornando-se - em grande parte - quase irrelevante.

Quer jogar um jogo? Em poucos segundos este será descarregado da Net e estará pronto a ser usado. Quando terminar, pode ser apagado (ou mantido em cache durante algum tempo). E assim sucessivamente para qualquer aplicação, filme, ou conteúdo.

Levado ao extremo, nem disso precisamos. Podemos muito bem ter apenas um ecrã e uma ligação rápida à rede. Tudo o que fizessemos seria processado remotamente, e enviado de volta para o nosso ecrã: tipo computadores virtuais, em grande escala.

Actualmente isso já é feito por muita muita gente, usando um portátil "fraquinho" apenas para aceder remotamente ao computador "potente" em casa ou no emprego. A única limitação são as velocidades da rede - que num caso ideal (alta velocidade e baixa latência,) tornam a experiência indistinguível de estar à frente do computador remoto.

Bem, daqui a 10 anos saberemos se estou muito longe da realidade...

Google Reader com Sugestões e Drag'n'Drop

O Google parece querer chegar ao fim do ano na melhor forma, e depois da recente melhoria do Gmail e respectivo chat, eis que chega a vez do seu leitor de feeds Google Reader.

Para começar, caso estejam com tempo livre a mais ou queiram descobrir novos feeds, têm agora à disposição uma página de sugestões. Os feeds que aí aparecem são determinados em função dos feeds comuns com outros utilizadores, assim com do vosso histórico de pesquisas e visitas na Web.

Por fim, podem pegar e arrastar os feeds na vossa lista, mudando a sua ordem e organizando-os em pastas sem terem que ir à "gestão" dos feeds. Simples, prático, e útil!
Era algo que eu já andava a pedir desde o início,

Veja para além das esquinas nos novos Lexus

Aqui fica um vídeo do sistema da Toyota/Lexus que permite "espreitar" para além das esquinas.


Só é pena o vendedor perder 4 minutos a demonstrar uma coisa que se mostra em 30 segundos (secante!)
Mas repararam no tubo no escape para não poluirem o ambiente dentro da garagem? Hein? :)

2007/11/29

Consumos das TVs de Alta-Definição

A Cnet fez uma tabela comparativa dos consumos eléctricos de TVs de Alta-Definição de 27" a 65".

É surpreendente ver que ainda há TVs que - em standby - gastam mais de 70 Watts(!) enquanto que outras felizmente estão bem abaixo de 1 Watt.

Para terem uma ideia, em 2 modelos de 32" isso representa um custo anual de $36 dólares num dos modelos, enquanto o outro custa $220!

Por via das dúvidas, se não fazem ideia de quanto os vossos aparelhos gastam em standby, desliguem-nos mesmo.
Ou então comprem um medidor de Watts, que se encaixa na tomada e que custa cerca de 10 Euros, e vejam quanto gastam os vossos aparelhos quando estão supostamente desligados.

Eee PC - Recompilar o kernel para 2Gb de Ram

Num micro-laptop tipo o Eee PC, nunca se tem memória "a mais".
Portanto, a primeira coisa que muita gente fez foi expandir a Ram para 2Gb.

No entanto, ao arrancar o Xandros de origem, o sistema não indicava a memória extra. Quando se usava um sistema operativo alternativo (como o Windows XP) as 2Gb de Ram já apareciam como esperado. Daí se concluiu que a limitação estava na compilação da distro, e daí até se resolver o assunto... foi um passo rápido.

Pena é que a solução não seja mais fácil e rápida... Se quiserem ter o Xandros do Eee PC com suporte para 2Gb de Ram, têm que fazer isto tudo!

Gmail com Chat para Grupos

Isto tem sido só novidades...
Além dos novos smileys, passa a ser possível também juntar várias pessoas num único chat! Acabaram-se os copy-pastes de janela para janela. A pouco e pouco, o Gmail chat vai implementando todas as funcionalidades que faltavam. :)


Se estas novas opções ainda não aparecerem no vosso Gmail... é uma questão de tempo. É habitual o Google adicionar estas novas funções de forma faseada.

Update: uma coisa a ter em consideração. se convidarem um contacto que ainda não tenha a nova versão do Gmail, não lhe aparece a indicação de que foi convidado para o chat. Se estiver a usar o Goole Talk, receberá uma mensagem com um link onde se poderá juntar ao grupo.

Gmail tem Novos Smileys :)

Para quem ainda não tiver reparado, o Gmail tem novos rostos sorridentes. :)
Podem encontrá-los no icon ao lado da função "Pop-out".

EFF prova que a COMCAST interfere com o tráfego dos clientes

Como se fossem necessários ainda mais estudos para provar algo que já está mais que provado, a EFF disponibilizou um relatório (PDF) que analisa de forma detalhada a interferência no tráfego causada pela Comcast. O estudo demonstra de forma evidente que a Comcast utiliza a falsificação de pacotes de dados para bloquear o uso de protocolos P2P de partilha de ficheiros.
Esquencendo-se que existem, cada vez mais, serviços legais que usam estes mesmos protocolos para distribuir conteúdos - como se pode ver na página dos criadores do protocol BitTorrent - com apoio de grandes distribuidoras como a 20th Century Fox, Warner Brothers, LionsGate, Paramount, etc.


"As investigações iniciais sugerem que a Comcast está a interferir apenas com alguns protocolos, em vez de o fazer para todo o tráfego TCP/IP em geral. Vimos definitivamente a injecção de pacotes RST em sessões de tráfego TCP BitTorrent e Gnutella."

Embora a Comcast tenha admitido usar sistemas de "gestão" de tráfego, continua a negar que use qualqier sistema que interfira com protocolos específicos - apesar de todas as provas nesse sentido. Vários grupos já apresentaram queixas no FCC, dizendo que este comportamento é uma violação flagrante aos princípios da Neutralidade da Net, tal como descritos no FCC's Internet Policy Statement. Os principais críticos da Comcast pedem para que o FCC proíba imediatamente qualquer tipo de interferência, e que aplique multas pesadas à companhia. Mesmo os concorrentes da Comcast, que tradicionalmente eram contra o princípio da neutralidade, estão a pedir uma investigação pelo FCC.

A EFF publicou ainda um segundo relatório (PDF), que explica de forma detalhada como usar o Wireshark (um programa gratuito de análise de pacotes de dados) para que todos possam reproduzir o teste e verificar se estão a ser alvo de práticas semelhantes.

O vice-presidente da Comcast, David Cohen disse anteriormente que a Comcast não bloqueia o uso de BitTorrents, e que os mecanismos de controlo de tráfego são legais porque se encontram dentro do permitido pelo FCC, que permite "políticas razoáveis de gestão da rede".

Parece que o que está em causa é a noção de "razoável"!

Todos aguardam ansiosamente pela resposta da FCC a esta situação.

via [ArsTechnica]


Aqui mais por perto, temos um problema idêntico com os nossos queridos operadores. Há mais de 2 meses que ando com queixas para trás e para a frente com a Netcabo - que também interfere de forma activa com os torrents, e não só.

Deixei de poder jogar Enemy Territory: Quake Wars, ligações VPN... é pro tecto!

Obviamente, a culpa era minha, do meu PC, do meu router, das minha luzinhas, etc. etc.
(sendo estranho que tudo sempre tenha funcionado bem, até ao momento que ligaram o "traffic shaping"...)

Curiosamente, ligando através da ligação CLIX do meu vizinho, tudo funcionava perfeitamente... ora lá se foi a desculpa.

Semanalmente envio-lhes mais provas, de que eles bloqueiam activamente alguns pacotes de dados - tenho estado em contacto com a Splash Damage, produtores do jogo, no sentido de resolverem um problema do qual não têm culpa, e que é causado unicamente pelo ISPs que erradamente consideram o tráfego do jogo como sendo P2P e "pimba"!

Já mandei queixas pra DECO, e para a Anacom... mas parece que ninguém quer saber.

Se eles querem fazer shaping, que façam, mas ao menos que tenham a decência de o admitir perante os seus clientes! Já passei várias horas ao telefone, com uma simples pergunta: "Tenho dados que provam que vocês bloqueiam este tipo de pacotes de dados, com este padrão específico. Que me dizem quanto a isso?"
- E a resposta "robótica" do lado deles é sempre a mesma: "não temos conhecimento de que a Netcabo faça qualquer tipo de inteferência aos pacotes de dados..."

Pois, é isso mesmo... deve fazer parte do choque tecnológico! Companhias que deviam prestar um serviço público que é cada vez mais essencial (veja-se as coisas que cada vez mais só são possíveis de fazer via Internet: impostos, etc.) e trata os clientes desta forma...

Google Maps Mobile Já Sabe Onde Está

A mais recente versão do Google Maps Mobile para dispositivos móveis tem uma nova funcionalidade chamada "My Location".

Em vez de ser necessário introduzir as suas coordenadas, o novo Google Maps Mobile procura-as automaticamente. Se tiver um telemóvel com GPS, saberá exactamente onde está; mas mesmo que não tenha GPS, o Google Maps tem um truque na manga. Utilizando os sinais enviados pelas torres de comunicações móveis, o programa consegue calcular a sua posição aproximada (embora com menos precisão que um GPS dedicado.) Mas é melhor que nada, certo?
Para saber onde está, basta pressionar a tecla "0" e verá um ponto azul no mapa, representando a sua posição.


Esta nova funcionalidade deverá trabalhar na maioria dos terminais Java, BlackBerry, Windows Mobile, e Nokia/Symbian.

O software está ainda em fase beta, pelo que não se admire se encontrar alguns bugs e problemas. Para os interessados, é so irem Google Maps Mobile.

GPS de 50 Canais: A sua Posição Num Segundo

A u-Blox, conhecido fabricante suiço de chips e módulos GPS acabou de anunciar a sua nova série de módulos GPS LEA-5. Baseado na quinta geração do seu processador de posicionamento, u-blox 5, este módulo oferece a capacidade de receber sinais em 50 canais em simultâneo, e pode fazer 1 milhão de correlações com as suas unidade processamento paralelo.

Quando utilizado em conjunto com o serviço assistido de A-GPS AssistNow da u-blox, este módulo consegue sincronizar-se com os satélites em menos de 1 segundo.

Está disponível em versões Flash (permitindo o upgrade ao firmware) e ROM (para mais baixo custo), tem um sensibilidade de -160dBm, e suporta temperaturas de -40 a 85ºC.

Refira-se que o módulo mede apenas 22 x 17 mm... o que o torna num sério candidato a ser integrado em dispositivos minúsculos.

via [EDN]

2007/11/28

Toyota Prius Chumba nos Testes de Emissões

Nem sei se deva rir ou chorar.

Quem não se ri concerteza é Scott Merritt que teve que suportar tudo isto:

Tentando fazer o melhor pelo ambiente, Merritt comprou um Toyota Prius híbrido pouco poluente, Acreditando que se deviam afastar os carros poluentes das estradas, e esperando incentivar outros a serem mais ecológicos.

Portanto, imaginem o seu espanto e frustração quando o seu veículo reprovou no teste de emissões poluentes no centro de inspecções - não uma, mas três vezes!

O problema deve-se a que o software utilizado para a análise é incompatível com o computador do Prius, e o método tradicional de colocar uma sonda no escape é impossível porque o Prius desliga o motor naquelas condições funcionando apenas em modo eléctrico.

Tendo perdido três dias a andar para trás e para a frente entre vários centros de inspecção, ninguém parecia disposto a fazer novos testes.

Até que uma nova versão do software que funcione com o Prius esteja disponível, os responsáveis "inventaram" um método alternativo, de 10 passos, que tenta enganar o carro para que as emissões possam ser medidas.

No entanto, segunto os técnicos, isso não é tão simples nem fácil como querem fazer crer. Todos os passos devem ser feitos em menos de 1 minuto, o que se revela praticamente impossível de fazer sem treino.

Com esta informação, Merrit regressou ao primeiro centro, onde tinha sido reprovado anteriormente - mas recusaram-se a fazer o teste, alegando que não tinham equipamento adequado.
Um segundo centro de inspecção também se recusou a fazer os testes.
No terceiro centro, depois de uma hora de tentativas falhadas feitas por um supervisor, Merritt fartou-se de esperar - "Tinha que acabar com aquilo. Tinha que ir trabalhar," disse Merrit.

Por fim, um dos supervisores ajudou Merritt a obter o visto necessário, sem que o teste tivesse sido realizado.
Além do tempo perdido, Merrit diz ter feito cerca de 100Km desnecessários devido a este problema.

"Não há qualquer motivo para que um Prius falhe este teste. E não explicação possível para que eu tenha que andar para trás e para a frente entre três centros para fazer um simples teste." disse ele.

No entanto Merritt tens já outras preocupações em mente...
Mo próximo ano o teste terá que ser repetido. Será que Merritt irá ser forçado a reviver tudo isto?


É esta a triste sina que calha a quem se preocupa com o ambiente... e depois é ver esses camiões e carros nas nossas estradas a deitar toneladas de fumo preto a cada aceleração, e que passam pelos centros de inspecção sem qualquer problema...

via [AJC]

Eee PC com Bluetooth interno

Como já tinha falado há poucos dias, há gente que não tem medo de um ferro de soldar nem de autocolantes que fazem perder a garantia.

Colocar um módulo Bluetooth dentro de um Eee PC, já está arrumado:



Venha agora o próximo! Que tal um GPS interno? Ou um modem HSDPA? :)
Pouco a pouco vamos tornar o Eee PC no UMPC perfeito!

Novidades no Google Maps

O Google apresentou uma mão cheia de novidades no seu serviço de mapas, Google Maps.

Vista do "Terreno"

Para começar, está disponível uma nova layer chamada Terrain que permite visualizar o relevo do terreno (a par das anteriores vistas de Mapa e Satélite, já existentes.)
Nalguma cidades, essa layer mostra também a altura e formato dos edifícios - o que nos faz imaginar que daqui a poucos anos, possamos fazer na web aquilo o Jack Bauer faz na CTU, vendo as plantas de qualquer prédio em 3D. :)
A vista "híbrida" que ocupava o botão onde agora se encontra o Terrain passou para uma opção "show labels" na vista de satélite.





KMLs no Google Maps

Depois, temos algo que eu já esperava há muito: Importar ficheiros KML, KMZ e GeoRSS no Google Maps.
Isto já era possível há muito tempo no Google Earth, mas numa época que a Web é cada vez mais um substituto das aplicações a correr num desktop, fazia falta essa funcionalidade no Google Maps.
Obviamente, há muitas funções avançadas dos KML que ainda não são suportadas (por ex. os modelos 3D)... mas é um primeiro passo.


MyMaps com Colaboração de Terceiros

E para terminar, passa a ser possível convidar amigos e colaboradores para a secção MyMaps do Google Maps. Isto permite que um grupo de pessoas crie e altere um mapa comum. Isto abre inúmeras novas possibilidades, permitindo a criação de Wikis geo-localizados, como este exemplo, onde podem colocar a vossa posição e deixar um breve comentário.


Agora só é preciso um Eee PC com ecrã de 10", GPS, e ligação permanente à Net para dar uso a tudo isto onde quer que se esteja! :)

CTT lança "Fónix"

Ahahaha, não sabia que ainda havia gaijos com "tomates" em Portugal!
Só pelo nome, acho que vou mudar já de operadora! :)

A nova rede de telemóveis dos CTT vai chamar-se phone-ix. O anúncio será feito esta semana, tal como o início da campanha de vendas nas estações dos correios.

O nome tem sido mantido em segredo pela administração dos CTT, mas entre os altos quadros da empresa há quem comente a sua fonética ("fónix") como sendo de mau gosto. A ideia da administração é cativar o segmento de mercado mais jovem, mas também estão previstas vantagens para os idosos. Esta opção tem que ver com o facto dos idosos serem habituais clientes das estações dos correios.

O prefixo da rede será 922. Uma das apostas dos CTT será o baixo preço das chamadas, mas também a aquisição de aparelhos de telemóvel a baixo custo. Nas estações, esta semana, estarão três modelos da marca Nokia da rede 922.

Os CTT irão distribuir telemóveis gratuitamente por todos os seus funcionários, quase 14.000.
via [Público]

E se o vosso computador começar a tocar Música Clássica?

E se o vosso PC de repente começar a tocar o Fur Elise de Beethoven?
De início até pensei que se tratava de uma página "falsa" a gozar com a Microsoft, mas afinal é mesmo real!

Ora vejam:


Ao que parece, algumas BIOS tocam estas músicas para sinalizar uma ventoinha avariada ou voltagens fora de tolerância.
Tenho pena de, em todos estes anos que tenho estado rodeado de computadores, nunca ter presenciado isto... certamente que me iria partir a rir!

Por outro lado, vê-se bem que isto foi feito por programadores de outra geração... nos dias de hoje de certeza que as associações anti-pirataria vinham já cobrar os direitos de autor e processar todas as motherboards que tivessem estas BIOS!

Blu-ray vende mais que HD-DVD na Europa

E como em qualquer boa novela, indiferentes ao seu fracasso mútuo, Bluray e HD-DVD continuam em ringue a lutar pelos números.

Como era de prever, a Associação dos Blurays veio a público mostrar números que dizem que a formato Blu-ray vendeu mais que o rival HD DVD este ano na Europa. De acordo com os números fornecidos pela Media Control Gfk International, o Blu-ray ultrapassou 1 milhão de unidades e constitui 73% do total de discos HD vendidos.

Estes números não incluem os jogos Blu-ray, que fariam com que o número ascendesse aos 21 milhões de unidades.

Como esta novela está longe de terminar, não é de surpreender se dentro de poucos dias o grupo oposto apresentar dados completamente díspares.

E enquanto isso se passa, o resto do mundo vai-se convertendo aos downloads de filmes de alta-definição, dispensando ambos os formatos...

via [Reuters]

2007/11/27

iPhones no MediaMarkt

Pois é, afinal parece que se confirma: há mesmo iPhones em Portugal, e desta vez estão no MediaMarkt.

No entanto, ainda não são para vender... são apenas para experimentar. Ao que dizem:

"O produto está nas nossas lojas para ser experimentado. Inclusivamente, as pessoas interessadas podem utilizar os seus cartões SIM para fazer chamadas ou utilizar todas as funções do telefone"

Boa! Quer experimentar? Use o seu cartão!

Quanto ao que toda gente quer saber, quando é que finalmente poderão comprar um tijolo iPhone, as respostas são as habituais:

«ainda não se encontra à venda», uma vez que «a MediaMarkt entrará ao mesmo tempo do resto do mercado»

A não ser que o modelo que venha para cá já traga velocidades 3G, vai chegar tarde, caro, e a más horas. Bem sei que o interface é apetecível, mas... bah, que adianta estar a discutir algo que nem sequer se pode comprar por enquanto?

via [PortugalDiário]

Lingro: Tradução Instantânea

Aqui está uma ideia interessante.

Com o Lingro, é possível clicar em qualquer palavra de qualquer página web e obter uma tradução instantâneamente. É possível usar um bookmarket para acesso mais rápido e fácil, e um dicionário com auto-complete que dizem ser o mais rápido no mercado.

Por exemplo vejam a página do Le Monde - cliquem em qualquer palavra e vejam a tradução em inglês.

De momento está limitado ainda a Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Polaco; mas dizem-nos que rapidamente serão adicionadas mais línguas (entre as quais, o Português.) Para além disso, se encontrar uma definição que falte, pode adicioná-la você mesmo.

Não menos importante, os dicionários serão de uso livre, podendo ser usados por qualquer pessoa nos seus projectos.

via [BoingBoing]

Smarts eléctricos em Londres

A Smart vai começar a testar versões eléctricas do Smart ForTwo em Londres já em Dezembro.
Cem destes veículos integrarão as frotas de diversas empresas, incluindo a polícia municipal, durante um teste de larga escala que durará quatro anos.

Estes primeiros veículos utilizam baterias de nickel metal hydride que lhes dão uma autonomia de cerca de 100Km com um tempo de carga de três horas e meia.

Londres foi uma das cidades escolhidas para os primeiros testes porque já possui uma rede pública de estações de carregamento de veículos eléctricos.

Se os testes forem bem sucedidos, a Smart espera lançar uma versão eléctrica do seu pequeno veículo citadino já em 2010.

Por mim, era lançá-los já amanhã!

via [AutoBlogGreen]

MSI lança Motherboard com Watercooling

Finalmente a MSI ouviu os pedidos dos entusiastas do Watercooling e anunciou a sua nova motherboard com o sistema HydroGen.

Desta forma, deixa de ser necessário comprar kits de para encaixar no chipset, bastando ligar o sistema de watercooling à entrada e saída do bloco de cobre que cobre o chipset e os reguladores de voltagem. Será o sonho de todos os que queiram a máxima performance com o menor nível de ruído.
Infelizmente só estará disponível em edições limitadas da próxima geração X48, e com um preço estimado de €379.

via [BitTech]

O Futuro dos Interfaces Homem-Computador

Tal como para muitos, o rato foi uma revolução (dependendo da vossa idade) - que mais podemos esperar do futuro?
Estaremos condenados a ficar debruçados sobre um rato e um teclado para usfruirmos dos computadores? Ou haverá algo mais já ao virar da esquina?

Projectos inovadores não faltam: desde o "Surface" da Microsoft que pode muito bem vir a revolucionar toda a interação com os computadores, passando pelo PhotoSynth (que parece mesmo ficção científica,) até aos displays holográficos como o Cheops360.

Podem encontrar montes de vídeos, fotos e demos neste artigo da Smashing Magazine.

Eee PC finalmente ao VIVO!

Eu bem disse! O primeiro Eee PC em Portugal vai estar aqui nas mãos do je.
Na próxima sexta-feira terei oportunidade de brincar umas horas com ele, pelo que se tiverem algum pedido em especial que queiram ver analisado em detalhe, é so dizerem!

Só é pena ainda não estarem oficialmente disponíveis cá em Portugal...

... e a melhor notícia... é que é... o modelo em preto!!! :)

2007/11/26

Scanner Médico 3D da Philips

Lembram-se de ver aqueles scans 3D do corpo humano feitos a bordo da Enterprise na série Star Trek? A Philips está a tornar isso realidade bem mais cedo do que se poderia imaginar.

Este novo scanner de Raios-X de 256 camadas permite visualizar o interior do corpo humano com uma nitidez nunca antes vista.

Para além disso, reduz a dose de radiação em mais de 80%, permitindo ser usado mais frequentemente e sem perigo.

Skull scan

Na imagem: Podem ver-se claramento os vasos sanguíneos no crâneo.

As imagens 3D podem ser rodadas e manipuladas pelos médicos, permitindo aos médicos um diagnóstico mais bem informado, principalmente quando se trata do coração ou de pequenos tumores cancerígenos que não eram visíveis anteriormente.

A máquinda da Philips Brilliance CT foi revelada ontem, no encontro anual da Radiological Society of North America em Chicago.

Scanners de tomografia computorizada são já uma realidade nos hospitais há vários anos. Mais recentemente, máquinas de 40 e 64 camadas têm sido usadas... e que ficam bem aquém desta nova de 256 camadas.

Estes scanners combinam as imagens de raios-X de forma a representar de forma realista a estrutura interna dos orgãos, permitindo a análise dos vasos sanguíneos e o estado das válvulas cardíacas.

Pelvis scan

Na imagem: um coágulo provoca um inchaço numa artéria na pélvis.

Esta nova geração de máquinas permite uma resolução incrível numa fracção do tempo necessário anteriormente.

Pacientes feridos podem fazer um scan de corpo inteiro em menos de 1 minuto. Esta operação demoraria horas se fosse feita com um scanner de primeira geração.

Ao fazer o scan, a Brilliance CT da Philips envia 256 impulsos a cada 3 décimos de segundo, cada um durando apenas alguns milésimos de segundo. Isto permite uma imagem nítida mesmo em orgãos em constante movimento, como é o caso do coração.


Heart scan

Steve Rusckowski, CEO da Philips Medical Systems, disse: "Este scanner é tão poderoso que consegue capturar uma imagem do coração em apenas dois batimentos cardíacos, ao mesmo tempo que reduz de forma significativa a dose de radiação."

De momento, apenas um hospital em todo o mundo tem este scanner - o centro médico Metro Health em Cleveland, Ohio – que tem recolhido imagens durante um mês.

A máquina teve uma dose adicional de publicidade quando a famosa apresentadora americana Oprah Winfrey emitiu imagens do seu próprio coração capturadas pela máquina.


Esperemos que em breve, todos os hospitais do mundo possam ter um scanner destes!

Via [DailyMail]

Monitor para Daltónicos

Por esta não esperavam vocês!
É difícil perceber as dificuldades que muitos daltónicos têm ao usar computadores. No entanto a Eizo não descurou as suas necessides especiais e lançou um LCD de 24" específico para estes utilizadores. Trata-se do Eizo Flexscan SX2461W-U.



Utilizando um sistema Colorblind de cores, o monitor consegue que um daltónico continue a ter a percepção do que está no ecrã:



Eu só me interrogo: com as capacidades das placas gráficas actuais, não seria possível fazer isto através de um "color-mapping" na placa, podendo usar-se qualquer monitor para o efeito?
(mas como não percebo Japonês, não percebi se a diferença está num filtro "RGB" diferente, com cores diferente optimizadas para os daltónicos - que imagino que seja o caso.)

via [Akihabara]

Lembram-se da Ripley? Os ExoSkeletons estão aí!

Para muitos, a ideia de ter um exo-esqueleto super-potente que permitisse a qualquer pessoa realizar operações complexas com o mínimo de esforço surgiu em 1986, depois de terem assistido ao filme Aliens de James Cameron.

Demorou mais de 20 anos, mas...
Nem digo mais nada... podem oferecer-me um pelo Natal! :)

Ora vejam:

2007/11/25

Plugin de Outono para o Compiz Fusion

Se gostam de ver as folhas a cair no Outono, com o Compiz Fusion já não precisam ficar a espreitar pela janela.

França quer cortar Internet aos "piratas"

Uma nova organização anti-pirataria em França pretende cortar o acesso Internet aos utilizadores que sejam apanhados a transferir conteúdo ilegal.

O plano consistiria numa política de "3 tentativas", só sendo cortado o acesso depois de o utilizador já ter sido aviso anteriormente por 2 vezes. Um painel independente, supervisionado por um oficial do tribunal seria responsável por determinar quando e como o aviso seria enviado ao utilizador.

O presidente da FNAC, Denis Olivennes, diz que as vendas de música nas suas lojas estão a sofrer bastante com a pirataria na Internet. No entanto, diz que as multas milionárias e sentenças de prisão são medidas desproporcionadas. Segundo ele, impedir que essas pessoas possam usar a Internet é um castigo muito mais apropriado. O Syndicat National de l'Edition Phonographique (SNEP), diz que as vendas baixaram 40 porcento nos últimos 4 anos.

A decisão foi descrita como "um momento decisivo para o futuro de uma Internet civilizada," pelo Presidente Francês Nicolas Sarkozy. "Corremos o risco de testemunhar uma destruição genuina da Cultura," disse ele.

Ainda que os lobbys da indústria da música e do cinema tivessem aplaudido a ideia, outros políticos e grupos de protecção dos consumidores acreditam que a iniciativa possa acabar por ser demasiado restrictiva. A iniciativa é "muito dura, potencialmente destruidora das liberdades individuais, anti-económica e contra a história digital" disse o grupo de consumidores UFC Que Choisir num comunicado oficial.

... E eu que pensava que a França ainda se revia na máxima:"Liberté, Fraternité, Equalité!"
Parece que a liberdade esta cada vez mais em risco de extinção.

via [Dailytech]

2007/11/24

Nokia N810 - Primeiras impressões

Os interessados no último MID da Nokia, o N810, podem entreter-se a ler as primeiras impressões na ArsTechnica.



Sendo um gadget interessante (embora o teclado não tenha convencido) o problema principal continua a ser o preço, sendo difícil justificar pagar quase o dobro do preço de um Nokia 800 para ter os poucos extras que vêm no 810. E o GPS integrado, que muitos podem considerar útil, "obriga" a comprar um programa de navegação à parte uma vez que o que vem de origem deixa muito a desejar.

A recomendação que fica é que esperem até que este baixe de preço como aconteceu com os modelos anteriores. Relembre-se que o N770 chegou a estar à venda por 150 Euros (estando agora mais caro devido à enorme procura que teve).

OQO com novidades na Europa a 3 de Dezembro

A OQO irá anuciar "novidades interessantes" no Reino Unido no próximo dia 3 de Dezembro.

Se o mundo fosse perfeito, nesse dia anunciariam que o OQO E2 passaria a estar disponível por 500 euros, e toda a gente poderia comprar um e vivermos felizes para sempre...

No entanto, uma vez que não vivemos num mundo assim, as novidades serão provavelmente o anúncio de um modem 3G integrado no OQO - algo que muitos dos seus clientes já vêm pedindo desde há muito tempo.

Por enquanto, quem quiser um brinquedo destes tem que estar disposto a pagar 1600 Eur. :(

2007/11/23

Eee PC: Mais RAM ou Garantia? Você Decide!

Parece que a Asus não para de nos surpreender - e desta vez pela negativa.

Aparentemente, fazer upgrade à memória do Eee PC invalida a garantia.

Como se não bastassem as violações à licença GPL ao remover certas partes do código fonte da sua variante do Xandros, eis que quem tentar aceder ao slot do módulo de memória RAM dará de caras com um autocolante amarelo dizendo:"warranty void if seal is broken or removed".

É boa, não é?
Só falta meterem um autocolante idêntico por cima do botão de power-on!

Supõe-se que isto terá a ver com o socket mini-PCI-Express que também lá está acessível (e que já mencionei anteriormente) e que se prevê estar reservado para um upgrade ao disco SSD do Eee PC.

De qualquer forma, não deixa de ser um ponto a rever na política da Asus.

Intel quer MIDs abaixo dos 200 Euros

Parece que a Intel anda a tentar revolucionar o mercado móvel, tentando com que os MIDs (Mobile Internet Devices) - dispositivos semelhantes a smartphones, mas vocacionados para o acesso móvel à internet: tipo os Nokia N770, N800 e N810 - baixem para uma gama de preços na ordem dos $199-$299 (135-200 Euros).

Para que este níveis possam ser atingidos, a Intel está a negociar a possibilidade de estes novos equipamentos estarem associados às operadoras telefónicas, tal como sucede actualmente com os telemóveis na Europa.

Assim sendo, o mercado dos UMPC certamente que terá que se mexer, ou correrá o risco de ficar seriamente debilitado.
Veja-se o caso do Asus Eee PC, inicialmente anunciado como sendo de baixo custo, mas sofrendo sucessivos aumentos que cada vez mais o tornam menos apetecível (já para não falar de que ver um Eee PC em Portugal, por agora, é apenas uma miragem!)

A Intel espera começar a produção em volume destes novos MIDs no 2º trimestre de 2008 (sem dúvida, a tempo de poderem aproveitar o Android do Google)

Via [Digitimes]

Jacto Supersónico Privado

Demonstrando-se que o conceito de riqueza é bastante subjectivo, que acham de passar a viajar num jacto privado capaz de atingir velocidade supersónicas?


Já não precisam ter pena de não terem andado no Concorde, a Aerion Corp. está a tratar do assunto.

Capaz de viajar a Mach 1.6 este avião é capaz de atravessar o Atlântico em cerca de 4h. Algo que parece ter agradado ao Sheikh Rashid do Dubai, uma vez que foi ele quem sinalizou interesse em ficar com o primeiro exemplar.

Usando a mais avançada tecnologia aeronáutica, este avião é capaz de voar a Mach 1.2 sem causar o característico estrondo sónico que - apesar de ser famoso nos filmes - é proíbido sobre áreas povoadas, permitindo o uso da velocidade máxima apenas quando voa sobre os oceanos.

Ao contrário do Concorde, pode também aterrar em qualquer aeroporto convencional, visto necessitar de apenas 1000m de pista.

Só é pena recordar que seriam necessários 2 Jackpots do Euromilhões desta semana para pagar a factura de 54 Milhões de euros que este avião custa.


P.S. Quase 15 anos mais tarde, a empresa encerrou sem concretizar a sua promessa.

O Início do Fim [HDTV]

Eis que finalmente, tal como eu já vinha dizendo há muito, o futuro da distribuição de conteúdo de Alta-Definição se começa a materializar.

A VUDU, um serviço de "video-on-demand" que até agora apenas disponibilizava conteúdo de qualidade DVD, vai passar a disponibilizar filmes em Alta-Definição, começando com o The Bourne Identity e The Bourne Supremacy.

Infelizmente, e como seria de esperar, os preços são ainda uma verdadeira "chulice", custando cerca de $25 dólares por download (enquanto que o filme HD na Amazon, em disco, custa apenas $20!)
Mas é um passo no bom sentido, e poderá mostrar aos actuais responsáveis que a actual guerra entre os HD-DVD e o Bluray apenas serve para que ambos estejam obsoletos antes que qualquer um deles conquiste uma fatia significante do mercado.

Há anos atrás eu já dizia a alguns amigos: DVDs, Alta Definição? O futuro é não haver centenas de caixas de discos espalhadas pela sala, e vir tudo pela internet.
Naquele tempo chamavam-me maluco, a perspectiva de descarregar 4Gbytes pela internet era uma loucura - impossível! - diziam eles.
Hoje, facilmente se encontram rips dos filmes HD-DVD e Bluray, com 20 e 40Gbytes na net, e que muita gente não se incomoda de sacar...

Com as ligações cada vez mais rápidas, tudo isto será cada vez mais prático, quer para os consumidores como para os produtores.

Tudo o que falta é simples e está nas mãos deles... e só falta haver coragem: preços acessíveis e facilidade de visualização em todos os dispositivos sem restrições. Senão continuarão com uma guerra impossível de ganhar, e afastando todos os potenciais consumidores com medidas inadmissíveis de DRM (que custam milhões de dólares a desenvolver e suportar, não trazendo qualquer vantagem para o consumidor final - muito pelo contrário!).

A única forma de erradicar a pirataria é torná-la irrelevante, baixando os preços e facilitando o consumo:
Porque, se a Microsoft vende o Windows a meia dúzia de tostões na China, e a Paramount e a Warner Brothers também lá vendem os DVDs a $3... não merecemos todos as mesmas condições?

2007/11/22

Tecnologia subvertida: Anda tudo mal habituado

Não posso deixar de me rir sempre que leio artigos deste género, em que toda a gente parece andar preocupada com a velocidade de arranque dos PCs.
É que... da última vez que olhei, os PCs já cá andam há mais de uma dezena de anos, e - só agora é que estão preocupados com os tempos de arranque?

Eu fico doente só de pensar em como algumas coisas evoluiram de forma tão desproporcionada.
Ora vejamos, há 10 atrás (portanto, no século passado) andava tudo "doido" com um pequeno computador chamado Amiga 500.

E perguntam vocês: o que tem isso a ver?

Bem... é simples... num CPU que corria a 7Mhz, e com 512Kb de RAM tinhamos já um ambiente gráfico que permitia tudo o que hoje se faz em máquina incomparavelmente mais potentes.

Hoje, 10 anos passados, temos máquinas com CPUs a correr a 500x aquela frequência, com 4000x mais memória, e o resultado: o sistema operativo pode demorar minutos a arrancar, clica-se num ficheiro de texto e tem que se esperar longos segundos até que um programa de texto o abra, e outras coisas que tais! Dificilmente uma experiência 500x ou 4000x superior à que tinhamos há 10 anos atrás...

Custa-me a aceitar isto.

Acho inadmissível um sistema operativo (ou qualquer outro programa) acabado de instalar ocupar Gigabytes de espaço em disco.
Tou bem ciente de todas as complexidades dos sistemas operativos actuais, desde a detecção de milhares de dispositivos "plug'n'play", protocolos de rede, etc. etc. Mas mesmo considerando tudo isso - não me convencem.

Aliás, já repararam como - na maior parte das vezes - os melhores programas e utilitários são os mais pequenos???
Vejam o caso do uTorrent, um programa que nem precisa de instalação e que ocupa uns "monstruosos" 170Kb!
AntiVirus que ocupam centenas de Megabytes!?! Juízo!!! Há antivirus gratuitos que ocupam uma fracção do espaço e recursos usados por esses mastodontes que muitas vezes vêm "oferecidos" de origem nos computadores novos. Não admira que quem compre um computador de entrada-de-gama hoje em dia, fique com uma arrastadeira que se porta de pior forma que um computador de 400Mhz com 64Mb de Ram a correr o Windows 98!

Bem, naqueles dias, um qualquer programa ou sistema operativo podia ser programado por uma única pessoa (ou um pequeno grupo) - e sendo essa pessoa um bom programador, obtinha-se um "milagre": um programa eficiente, ocupando o mínimo de recursos e com a melhor performance possível.

Hoje em dia, são centenas/milhares de programados"a monte" encubidos da tarefa de fazer um programa. Sair algo que funcione já é um milagre por si só; e a optimização não me parece que seja um ponto a ter em conta: "Ah? Demora 10 segundos a abrir o Acrobat Reader? Não faz mal, eles esperam..."

Como se admite que um CPU que pode executar mais de 20 mil milhões de operações por segundo demore mais que 0,5s a fazer algo tão simples como abrir um programa?
Certo, temos que considerar o tempo de acesso ao disco, e a taxa de transferência - algo cada vez mais crucial à medida que os CPUs ficam tão potentes que basicamente passam a maior parte do tempo à espera das próximas instruções... mas um disco actual facilmente transfere 50MB/s... logo, a não ser que me expliquem que tipo de programa necessita de centenas de Megabytes... não percebo.

O "problema" não está no hardware, está no software!
A próxima revolução da informática não terá a ver com um avanço na potência do hardware (que a curto prazo vai restringir-se basicamente aumentar o número de cores por CPU) mas sim no software e nos interfaces com os utilizadores.

Vejam o caso do iPhone: será que tem algum hardware revolucionário? Não.
A única coisa relativamente original é o touchscreen com capacidade multitouch, tudo o resto é o mais comum possível. A diferença? Resume-se aquilo que é verdadeiramente importante: o interface e a usabilidade. O pessoal toca com o dedo, arrasta, a resposta é instantânea, a "experiência de utilização" resulta.
Ora imaginem se tivessem que esperar 10 segundos para esperar que os ícons rodassem, ou o ecrã mudasse de orientação!


Há muitas maneiras de fazer as coisas... mas infelizmente, por cada maneira "certa", há milhares de maneiras "menos certas". E actualmente, parecemos viver num mundo inundado por software mal feito - exceptuando as pequenas jóias que por aí andam, de programas que são a excepção à regra.

Quando faço um programa com Interface gráfico, sempre me preocupei que - além do programa fazer o que lhe compete - a interacção com o utilizador fosse sempre "instantânea". Com maior ou menor dificuldade, sempre o fiz, desde os tempos dos 486DX a 33Mhz.
Abro um qualquer programa, vejo o "refresh" do interface a piscar por todo o lado... ponho logo as mãos à cabeça! Se quem o programou nem soube fazer aquilo em condições, sabe-se lá como estarão as coisas que não estão à vista!

Talvez seja "panca" minha, talvez seja influência de ter crescido a ver pessoal a fazer coisas fantásticas e "impossíveis" em programas de 4 kbytes (ver o vídeo já aqui a seguir)...




Para finalizar, vejam só mais um vídeo de um sistema operativo actual (Xubuntu 7.10) a correr num Pentium III a 800Mhz com 128Mb de RAM e uma GeForce2 com 32Mb:



Ainda são da opinião que se está a utilizar da melhor forma os Gigahertz e Gigabytes que têm disponíveis nas vossas máquinas?


Actualização: Podes querer a "2ª parte" do desabafo, escrita anos depois, sobre a lentidão dos computadores.

As contas que o Google faz

Hoje em dia ninguém duvida das capacidades do Google (mesmo que muitas das vezes as suas respostas não nos ajudem nada).

No entanto, já se lembraram de lhe perguntar aquilo que assusta grande parte da nossa população... as contas matemáticas?

Pois é... o Google é o melhor amigo de qualquer pessoa aterrorizada por fórmulas e contas.

É fácil: ora tente lá perguntar ao Google quanto é 2+2 ou 16*44. Inteligente, não?

Obviamente, se isso fosse tudo o que a calculadora do Google fosse capaz, não estaria a escrever isto. A piada é que as suas capacidades vão bem mais além, e tornam-se bastante mais interessantes (e curiosas também).

Para começar, também faz conversões entre diferentes unidades:

Quantos metros tem uma milha?
Quantos graus Celsius são 99.6 graus Fahrenheit?
Quanto são 50 polegadas em centímetros?

(infelizmente, por enquanto ainda têm que fazer as perguntas em inglês)


Mas não ficamos por aqui... Taxas de câmbio? Ora venham elas!
Quanto são 1000 Dólares Americanos em Euros?
Quanto são 100 Euros em Dólares Canadianos?


Ainda não estão impressionados, pois não?
Vamos então tentar umas perguntas mais creativas...

Quanto tempo pode tocar um iPod de 40Gb sem repetir as músicas? Resposta: 24.27 dias
Quanto espaço em disco ocupa uma hora de MP3 a 128kbps? Resposta: 56.25 megabytes
Quantos segundos há numa década? Resposta: 315,569,260


E as minhas preferidas! :)

- Qual a resposta para a vida, o Universo, e tudo o resto? Resposta: 42
(Para quem não tiver lido Douglas Adams... é melhor ler a explicação)

e obviamente:

- Qual a velocidade de um Delorean a regressar no tempo? Resposta: 47,600,819,200 m3 kg/s4


Nada mal para uma calculadora do Google, pois não?

Integrar pessoas 2D no SketchUp 3D

Conhecem aqueles quadros onde, onde quer que estejam, há sempre uma figura que parece estar sempre a olhar directamente para vocês?

É esse exactamente um dos maiores problemas quando se faz modelação 3D: a integração de modelos humanos 2D de forma realista.


Pois bem, o Google acabou de explicar a melhor forma de o conseguir no Google SketchUp.

Desta forma, podem - por exemplo - colocar a fotografia dos vossos cliente frente à casa 3D que acabaram de projectar para eles. (Como eles dizem, pode ser que os cliente fiquem mais tempo a olhar para eles próprios do que a reparar nas falhas do projecto :)

A ideia é criar uma pessoa de "cartão" (2D) mas que fique sempre virada para a câmara.
O processo é supreendentemente simples e ao alcance de todos (mesmo os principiantes no SketchUp).

Aprenda como, neste post do blog oficial do SketchUP.

Mersive, a imersão total

Não há dúvida de que toda a gente gostaria de ter um "holodeck" em casa. Mas, mesmo que por enquanto isso não seja possível, há pelo menos quem esteja a trabalhar nesse sentido.
A Mersive é uma companhia que está a esforçar-se em tornar as experiências imersivas parte do nosso quotidiano, pelo menos no que diz respeito aos displays panorâmicos.

Todos os que já tentaram afinar múltiplos projectores, de forma a obter uma justaposição de imagem perfeita entre eles sabem o quanto isso é difícil.
A Mersive usa um método bem mais simlpes e eficiente...



Basicamente, basta apontar os projectores "à balda", que o próprio sistema se encarrega de calibrar todos os projectores automaticamente através de padrões de teste recolhidos por uma camâra.

O sistema tem uma afinação sub-pixel, afinando correctamente mesmo as áreas que se encontram sobrepostas por vários projectores.

Um dos seus primeiros clientes é o exército dos Estados Unidos, que usa esta tecnologia em simuladores de combate.

Ora vejam a "festa" que eles fazem num simulador de Humvee com visão a 360º (via Gizmodo).

Certamente que jogar Call of Duty 4 com um sistema Mersive destes seria impróprio para cardíacos. :)

2007/11/21

Modded Eee PC: acrescente você mesmo

Se a Asus não está disposta a fazer um Eee PC perfeito, não importa... nós tratamos disso! :)

Já há gente entretida em fazer cirurgia ao brinquedo, adicionando as funcionalidades que lhe faltam. Ora vejam só o caso da TnkGrl:

Hardware:
- Upgraded the memory from 512 MB to 1 GB
- Added an 8 GB SDHC card
- Looked into installing an internal USB Bluetooth module via the MDC slot
- Looked into installing an internal HSDPA modem, SIM holder and antenna via the spare mini PCIe slot
- Looked into installing an internal ExpressCard SSD via the spare mini PCIe slot

Sem dúvida, há que acompanhar estas modificações ao Eee PC, que vão dar jeito assim que este chegue a Portugal.

Eee PC: da caixa à Internet em 6 minutos

Fica aqui a prova como o Eee PC é uma maravilha em todos os aspectos, incluindo a facilidade com que fica pronto a usar desde que se abre a caixa.

Quem fez o teste foi o thoughtfix:



Para quem já perdeu horas com dúzias de "setups" com o XP e Vista pré-instalados nos mais variados portáteis... posso dizer que fico cada vez mais vontade de ter um Eee PC! :)

Dell de 24" por 270 Euros

Já tinha falado sobre este Dell de 24" de baixo custo.
O E248WFP já estava a preço de combate, mas agora agora está ainda mais barato: $399 (272 Euros!)

Bastando para isso que se more do lado de lá do Atlântico, obviamente!

Cá no velho continente, o preço mantém-se na proporção habitual: 500 Euros (mais IVA obviamente).

Só acho estranho é que ninguém pareça estar incomodar com este diferencial de preços (que muita gente diz, descansadamente, ser "normal").

Serei apenas eu a não achar isto "normal"?

Projector JVC de Cinema Digital

Andamos nós às "turras" com a miragem da alta-definição em Portugal, discutindo entre os 720p e os 1080p, e eis que a JVC vem arrasar as ideias de todos os que desejavam ter um Home-Theater de alto nível (e orçamento).

O JVC DLA-SH4K oferece a melhor experiência cinematográfica existente neste momento, ao suportar o formato 4k do cinema digital, com uma resolução de 4096x2400, contraste de 10,000:1 e 3,500 lumens (com lâmpada de Xenon).
Refira-se que muitos dos filmes que vemos no cinema são apenas 2k... portanto, com metade da qualidade permitida por este projector.



Isto permite-lhe mostrar quatro canais Full HD lado a lado com toda a sua resolução (e ainda sobram uns píxeis).

Obviamente, estas características têm um custo associado... cerca de 90,000 Euros.
Mas podemos sempre sonhar, não podemos? Ver uma sessão de Transformers em 4096x2400 seria uma experiência de outro mundo. E quem sabe... talvez esteja mais próxima do que pensamos.

Em opção, podem sempre considerar um dos projectores 4k SXRD da Sony.

Thermaltake sobe a parada para os 1500W

Ando eu preocupado em fazer com que os meus PCs sejam o mais eficientes possíveis, (gastando menos de 100W em funcionamento "normal") e vem a Thermaltake lançar a sua fonte ToughPower 1500W com, adivinhem... 1500W!


Intel ATX 12V 2.3 and EPS 2.91 compatible
Stable 1500W continuous output, peak power at 1600W (at 50℃ operating environment)
Four 8pin and four 6pin PCI-E connectors design supports multiple high-end graphic card setup
Support Dual core CPU, Quad core CPU, NVIDIA SLI and all Multi-Core GPU Technology
Four independent +12V rails provides superior performance

(Total Combined load of +12V is 120A)
Modularized Cable Management to eliminate clutter and improve airflow inside the case.
Active Power Factor Correction (PF>0.99) and high efficiency (up to 87%).
Industrial grade components (capacitor, transformer, etc)
High reliability: MTBF>120,000 hours
Quiet and reliable 14cm ball-bearing fan.
Protections: Over Current, Over Voltage, Under Voltage, Over Temperature,

Over Power, and Short-Circuit protection.
Safety / EMI Approvals: CE, CB, TUV, FCC, UL, CUL, and BSMI certified.

Uma coisa é certa, se vocês precisam de uma fonte destas é melhor comprarem umas acções da EDP, porque a factura a pagar ao fim de cada mês não vai ser barata. :)