2007/12/31

LG Philips Anunciam Novos LCDs para Feiras e Exposições

Desta vez não se tratam de LCDs para uso "caseiro", mas sim de displays vocacionados para feiras e outras actividades - e isso significa: nem vale a pena perguntar os preços.

Na lista de novos produtos podemos encontrar:

52" Multi-touch Screen – O Maior Display Multi-touch do Mundo

O LCD de 52" com painel multi-touch para displays públicos interactivos, não só é o maior existente actualmente, é também o que oferece melhor resposta, reconhecendo toques de dedos ou stylus. Utiliza um sensor de imagens infra-vermelhas com capacidade para reconhecer dois pontos de toque simultâneos. É capaz de processar o input a 90 Hz touch, tem uma resolução Full HD de 1920 x 1080 Full e uma transmissão de luz de 95 a 100 porcento.


47" Triple View LCD – O Maior e de Mais Alta Resolução do Mundo

O LCD de 47" Triple View é um Full HD com resolução de 1920 x 1080 e pode reproduzir 1.07 biliões de cores. É o display ideal para apresentar listagens e publicidade em centros comerciais. Ao dividir a luz emitida pelo painel em três percursos diferente é possível mostrar três imagens diferentes a pessoas que se encontrem em posições diferente relativamente ao LCD.


47" Double-sided LCD para Displays Públicos

Este LCD de 47" utiiliza uma únical backlight para iluminar dois LCDs simultaneamente, permitindo ver imagens quer pela frente, quer pela parte de "trás" do display. Com apenas 70mm de espessura, é 30% mais fino que os modelos convencionais, mantendo no entanto a luminosidade de 500 nits encontrada nos mesmos.


42" Transflective LCD para uso no Exterior

O LCD transflectivo de 42" para uso ao ar livre oferece uns impressionantes 1,500 cd/m2 de luminosidade, tornanando-o perfeitamente visível mesmo sob sol intenso. No entanto, graças à sua potente iluminação backlight, pode continuar a ser usado à noite. Utilizando uma tecnologia transflectiva especial, este LCD garante a melhor visibilidade sob qualquer condição de iluminação exterior, a qualquer hora do dia ou da noite.


84" Multi-vision Multi-touch LCD para Painéis Interactivos

O topo de gama da LG Philips, é este LCD multi-touch com 84", criado através da junção de 4 painéis de 42" numa matriz de 2x2. Isto faz com que funcione como um enorme LCD com capacidade multi-touch em toda a sua superfície. A sua reduzida moldura de apenas 15mm, 40% mais pequena que o habitual, ajuda a realçar ainda mais o seu estilo.

[LG Philips]

Eee PC Ganha Acessórios Oficiais

A Asus acaba de lançar vários acessórios oficiais para o seu bem sucedido Eee PC (do qual continuamos à espera no nosso país.)

Trata-se de:

  • um mini-rato
  • uns headphones
  • um carregador de viagem
  • e - o mais interessante - uma bateria de 6 células com 7800 mAh que supostamente aumenta a autonomia do Eee PC para umas agradáveis 5h de utilização longe de qualquer tomada.
Link oficial [Asus]

2007/12/30

RIAA: Rippar CDs é ilegal

Isto está a ficar cada vez mais estúpido. Não satisfeitos com a perseguição a quem faz downloads de músicas da Internet, a RIAA acha que tem mais hipóteses a perseguir todos os que passem as músicas dos seus CDs - comprados legalmente - para o computador.

Segundo a RIAA: "é ilegal transferir um CD comprado legalmente para o seu computador," e que os MP3 que um tal senhor Howell tinha no seu computador, feitos a partir dos CDs que tinha comprado são "cópias ilegais" de gravação protegidas pelos direitos de autor.

Tal como eu, também Ray Beckerman, um advogado de Nova Iorque que representa seis clientes processados pela RIAA, diz: "Não podia acreditar quando li tal coisa. O princípio básico na lei diz que é necessário distribuir cópias físicas para se ser culpado de violação dos direitos de autor. Mas recentemente, a indústria tem tentado fazer crer que até uma cópia pessoal no seu computador é ilegal."

Eu só digo: Isso, chateiem todos aqueles que efectivamente compram CDs e são responsáveis pelos lucros que a indústria musical tem - daqui a uns anos já todos os artistas se viraram para novos métodos de distribuição, e a RIAA... puf... será uma memória de atitudes idiotas que se desvaneceu na alvorada deste novo milénio.

via [Washington Post]

Blu-ray e HD-DVD fazem as pazes?

Não sei se notam algo de estranho nesta imagem...



Ao menos a caixa é transparente e dá para ver... :)

via [Gizmodo]

2007/12/29

Realidade Virtual de Baixo Custo

São malucos por jogos de condução? Então vão gostar do que tenho para vos mostrar hoje: nada mais nada menos que uns espectaculares actuadores hidráulicos da Force Dynamics que tornarão qualquer corrida de automóveis "virtual" (e não só - os simuladores de vôo também serão uma boa aposta) numa experiência bem real.


[Youtube video]

Ou se preferirem corridas de F1:

[Youtube video]

Mais vídeos na página oficial da Force-Dynamics.

Eles dizem que é o primeiro sistema do género de "baixo custo", mas falta saber quanto é que isso representa em euros ;)
Já lhes enviei um email, e mal tenha resposta actualizo aqui... Quem sabe, talvez ainda haja tempo para umas prendas de Natal atrasadas.
(Ou em último caso, começar já a poupar para o Natal do próximo ano)

2007/12/28

O Robot Desenhador

Será que falta muito até que os pintores e desenhadores comecem a ficar preocupados com a concorrência artificial? :)


[Youtube Video]

Physics Simulations

Ninguém pode negar que os efeitos especiais gerados por computador começam a atingir níveis verdadeiramente foto-realistas.
No entanto, a maior parte dos efeitos necesitam de centenas ou até milhares de horas de trabalho, cuidadosamente usando inúmeros métodos para que o resultado final pareça real.

No entanto, há quem se dedique a modelar o mundo real tal como ele é, para que esses efeitos (e muitas outras aplicações) possam ser simulados de forma muito mais simples.

É a isso que se dedica Ron Fedkiw, e podem encontrar inúmeros exemplos (com vídeo) de animações espectaculares, tal como esta de ondas de água a bater num farol:


(obviamente o vídeo é mais espectacular :)

Eee PC com HSDPA 3G

Pronto, e é desta que o Eee PC fica perfeito: já se tinha adicionado GB de flash interna, bluetooth, GPS, um touchscreen... e agora o toque final: internet móvel!



E quem é que o conseguiu? Nada mais nada menos que o "maluco" dos moddings JKK.

2007/12/27

Discos Bluray com Problemas

Mesmo com todo os esforços de marketing da Sony para impulsionar o formato Blu-ray - um formato lançado à pressa e sem qualquer consideração para com os cliente iniciais, cujos leitores serão incapazes de ler os discos mais recentes - tem havido outros problemas que em nada têm ajudado.

Três lançamentos de títulos altamente aguardados têm sido alvos de polémica:

Veja-se o caso de um pack do Harry Potter com 5 discos. Tudo estaria bem, se o quarto filme da série, 'Goblet of Fire', não fosse o filme em HD DVD.

Depois, temos o caso da edição especial de "Blade Runner" - também com 5 discos Blu ray. Um dos discos supostamente continha 'cenas nunca vistas', mas que não passava de uma cópia do primeiro disco.

Temos ainda a edição Blu-ray de "Terminator 3" (relembre-se que a versão HD-DVD já saiu no ano passado) que tem um "bug" que limita a visualização do filme a 1080i.

Este filme foi o primeiro disco Blu-ray da Warner a incluir o 'In Movie Experience' - uma capacidade que se encontra nos HD-DVD desde o início, mas que devido aos problemas com os "profiles" Blu-ray, tinha sido adiada nestas versões e incluida apenas nas versões HD-DVD (por ex. Batman Begins, The Matrix.)

Para ajudar à festa, foi descoberto recentemente que nalgumas cenas de "Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl" os discos Blu-ray têm problemas de enquadramento completamente indesculpáveis (por ex. cabeças completamente cortadas.)

Resalve-se que facto de que estão disponíveis discos "corrigidos" para troca; não desculpando que isto seja completamente inadmissível.
Não haverá ninguém responsável pelo controlo de qualidade que veja o título antes de este ser lançado para o mercado?


No seguimento desta "guerra", o site oficial da Blu-ray Disc Association foi recentemente atacado, e redireccionava os visitantes para o site oficial do grupo HD DVD.
(Há que dizer que ao menos têm sentido de humor :)

Para mudarmos de tom, e não serem só más notícias, a Sony lançou recentemente o update para a PS3 que introduz o profile 1.1 que permite - finalmente - a função de picture-in-picture.

E a Samusung prepara-se para ajudar a acabar com esta guerra que em nada beneficia os consumidores, lançando o Samsung BD-UP5000 - o primeiro leitor HD-DVD/Blu-ray que consegue tocar ambos os formatos sem qualquer restrições.

P.S. E agora digam-me... Não teria sido melhor terem acordado um único formato standard?

via [DarkHorizons]

2007/12/26

PS3 com Mais Qualidade

Muita gente se queixou das cores da PS3, especialmente quando comparadas lado-a-lado com a Xbox 360.
Afinal, parece que o problema se deve a um ajuste que vem desactivado por defeito no painel de configuração da PS3.

Aparentemente, basta mudar o modo RGB de "limited" para "full", e activar o modo "super-white".



Embora o video do youtube não seja propriamente de referência, serve para mostrar que efectivamente a PS3 fica com as cores mais vivas.

Panasonic vai mostrar Plasma de 150"

Há rumores de que a Panasonic vai apresentar um Plasma de 150" em breve. Isto deixará o actual gigante de 108" da Sharp a "quilómetros" de distância.

Para comparação vejam o modelo actual, de apenas 103":



O de 150" terá cerca e 2m de altura por 3.5m de largura: o que significa que pode mostrar uma pessoa em tamanho "real".

Obviamente, se precisarem perguntar o preço... é porque não o podem comprar.
(O de 103" custa cerca de 36500 Euros - no Japão)

2007/12/24

Cartões de Natal Personalizados

Sim, vou falar daquilo que muita gente envia logo para a caixa de spam sem dó nem piedade!

No entanto, estes cartões personalizadso do Jibjab têm uma curiosidade que pode merecer alguns minutos do vosso tempo: podem colocar o vosso rosto, dos vossos amigos e familiares (e inimigos também - porque não? :) e o resultado é algo como isto:

Não aconselhável a pessoas impressionáveis! :)


P.S. O careca sou eu, e nenhum daqueles desgraçados que ali aparece me deu autorização para eu "publicar" isto, portanto... se eu levar com um processo à americana em cima e desaparecer do mapa, é favor criarem um fundo de apoio para me defenderem. :)

E... FELIZ NATAL!

2007/12/23

Touchscreen no Eee PC [Video]

aqui tinha falado desta excelente modificação ao Eee PC feita pelo jkk.
Agora, podem ver um video que mostra exactamente como instalar o touchscreen.



Esta seria definitivamente uma das "operações" que eu faria no meu Eee PC. :)

Multiboot no Eee PC - Ubuntu e XP

Aqui fica o vídeo a provar que usar múltiplos sistemas operativos no Eee PC acaba por ser mais simples do que em qualquer outro computador.

Basta instalar cada um num cartão SD diferente e... é só trocar de cartão.



Neste caso, vemos o Ubuntu a funcionar de um cartão SDHC, e o XP a partir da flash interna do Eee PC.

2007/12/22

Saque 674MB em 56 segundos - Recorde de Velocidade Usenet

Querem dar uso ao tráfego ilimitado da Netcabo?
Então que tal descarregarem os 674Mb do Ubuntu em 56 segundos?

(Se quiserem fazer as contas, isto dá cerca de 96Mbit/s :)



Ia-se lá imaginar quem um vídeo de um gaijo a fazer um download ia parar ao top dos vídeos mais vistos do YouTube? :)

Netcabo Prolonga Tráfego Ilimitado até Março

Bem, deve ser por ser Natal - mas já era esperado. Quando abri hoje a minha caixa de correio Netcabo, deparo-me com o seguinte email deles:

A campanha de tráfego internacional ilimitado grátis foi prolongada até 31 de Março de 2008. Continue a navegar sem limites com a Netcabo.
Não sei se é para todos os tarifários, mas verifiquem.


Será que, se eu desse verdadeiramente uso a esta oferta - fazendo download de 3.5 Terabytes (sim, 3500 Gigabytes, correspondentes a 12Mbits a "debitar" em pleno durante o mês todo) - eles não me diriam nada?

Claro, estes presentes envenenados só acontecem porque eles têm as cláusulas "indefinidas" do uso "abusivo" que não está especificado em lado nenhum, já para não falar nas limitações ao tráfego que não lhes interessa, tipo: limitar os torrents a velocidades de 30Kb/s, o traffic shaping excessivo, os packet filtering, etc.

Portanto, deixem-se de técnicas de marketing, e passem mas é a tratar os clientes com respeito: dizendo exactamente que serviço fornecem, com todos os pontos bem explicados.

LinuxMCE - O controlo total

Ainda duvidam que podem abandonar de vez o Windows?
Então vejam este video onde podem ver o LinuxMCE a servir de Media Center, e para além de controlar os videos e TV como seria de esperar, trata também da distribuição de vídeo e áudio pela casa toda - e ainda! - controla também a vossa casa.

Iluminação, alarmes, vigilância, telefones, tudo pode ser controlado pelo LinuxMCE!

Sem dúvida bastante interessante. Não conhecia este projecto, mas agora vou segui-lo atentamente.



Para verem um vídeo em alta-definição onde podem ler todos os textos que aparecem: http://wiki.linuxmce.com/index.php/Video

VR Head Tracking com o Wiimote

Que posso dizer? Verdadeiramente incrível e bem mais credível que qualquer outra demonstração "pseudo-3D" que já vi.

Finalmente, um head tracking que funciona como seria de esperar. Será que a Nintendo imaginava os milhões de usos para que as pessoas iriam usar o Wiimote?



E vejam-me só aqueles "movimentos" quando ele coloca os óculos! :)

É caso para dizer, Go Johnny Go! :)


2007/12/21

Moldura Digital WiFi com Google Calendar

Já todos nós olhamos para molduras digitais, de todos os tamanhos e feitios, com várias resoluções, capazes de reproduzir fotos, músicas e filmes, e aos mais variados preços.

Então, para que interessa então vir falar de mais uma?



Bem, é que esta tem uma inovidade que me fez pensar: "humm... assim já vale a pena!" :)

Esta Ality Wireless PIXXA de 800x600, com Wi-Fi 802.11b/g, built-in speaker e MP3, pode não só mostrar fotos enviadas via internet, como pode também mostrar datas, notícias, e o estado do tempo - e ainda - mostrar diferentes fotos, conforme agendado no vosso Google Calendar (vejam a demo do interface todo catita.)

Já imaginaram, agendar aniversários e eventos importantes, e verem isso na moldura digital? A mim agrada-me a ideia; a única coisa que não me agrada é o preço de $299 USD.

via [Gizmodo]

LCD vs Plasma

Quando se fala de LCDs vs Plasmas, a conversa normalmente descamba para discussões dignas do universo futebolístico.
No entanto, contra factos não há argumentos, e quando se põe lado a lado o melhor LCD e o melhor Plasma da actualidade... qual será o veredicto?

Foi exactamente isto que fizeram os técnicos da revista Sound&Vision analisando cuidadosamente o LCD Samsung LN-T5281F e o Plasma Pioneer Elite PRO-110FD Kuro.
(E sim, este Samsung já é daqueles com iluminação por LEDs, que são ajustados independentemente em várias zonas.)

E o resultado?

Embora o Samsung tenha efectivamente o melhor nível de negro já visto em LCDs, este plasma da Pioneer consegue ser ainda melhor.

Aliás, estes senhores consideraram este Plasma Pioneer como sendo o melhor TV HD que alguma vez viram - ponto final!
(tendo em conta que a vida deles é passada à frente de ecrãs... é algo que demonstra bem a excelência deste plasma :)

Portanto, se não tiverem problemas em abrir os cordões à bolsa, e ainda estiverem à procura de um bom presente de Natal, este Pioneer sem dúvida que ficará muito bem na vossa sala.

2007/12/20

A "moda" da Alta-Definicao - Parte 1

Pois é... basta ir a qualquer grande superfície comercial que é ver toda a gente a carregar LCDs para cima dos carrinhos de compra (ser época de Natal, concerteza também ajuda à festa.)

No entanto, passada a adrenalina inicial de ter que arranjar maneira de enfiar aquilo num automóvel, e o "desembrulhar" da prenda em casa... o primeiro impacto inicial é... de desilusão.

(Atenção que estou a falar de pessoas "normais", e não de especialistas que sabem exactamente o que estão a comprar.)

Obviamente, quem tiver um serviço de televisão digital, ou começar por ver um DVD de boa qualidade; aí dificilmente terá razão de queixa. Mas a maioria das pessoas continua com TV analógica, por antena ou por cabo... e essa deixa bastante a desejar quando expandida para 37, ou mais, polegadas.

Pior de tudo, é quase inconcebível termos que continuar a gramar com as emissões em formato 4:3, originando os habituais esticanços/engordanços ou demais distorções ou cortes de imagem, dependendo do formato que se escolha.

Mas adiante...

Os mais corajosos e/ou amantes de cinema investirão num Blu ray e num LCD Full HD 1080p, para poderem impressionar os amigos com as cenas mais espectaculares de algum filme, repetidas até à exaustão sempre que qualquer nova visita apareça por casa.

E é aqui que começam as complicações: O que é efectivamente a Alta-Definição?
Podemos ligar um Vídeo VHS ao mais avançado LCD Full HD 1080p, e ver os videos das férias em 1920x1080 "Full HD", mas... será que alguém vai ficar impressionado com a qualidade da imagem? Pois.

Para começar, o melhor que um filme "HD" pode esperar fazer, é reproduzir fielmente o formato original em que este foi filmado ou capturado. (Resalvando as devidas excepções quando se tratam de películas degradadas que tenham que ser restauradas e remasterizadas.)
Isto é o que se habitualmente se designa por "transparência" - usar compressão de tal forma que o conteúdo descomprimido é indistinguível do original.

Veja-se o caso dos MP3 - se a 128Kb/s poderão dizer que se nota alguma diferença relativamente ao original, 192Kb/s essa diferença será mais reduzida... e a 320Kb/s dirão que não conseguem distinguir entre o MP3 e o original.

No vídeo existe exactamente o mesmo conceito. O mesmo filme, que ocuparia milhares de Gigabytes num formato não comprimido, pode ser comprimido de forma a caber em 30, 40, ou 50GB. No entanto, graças aos codecs eficientes existentes actualmentes, não é difícil atingir essa transparência em menos de 30GB - sendo portanto um desperdício gastar mais espaço que isso apenas para dizer que tem "maior" bit rate.

Este aspecto foi descrito de forma brilhante neste artigo, que recomendo que leiam (se estiverem interessados neste tema.)


Para além de tudo isso, interessa ver outra das questões fundamentais e mais básicas que não se pode esquecer: a distância de visualização.
Esqueçam aquelas regras "tradicionais" de ficar a uma distância X, dependendo do tamanho da TV. Isso era válido para a TV de "baixa definição"; agora tudo muda de figura.

Se estiverem a ver um LCD de 32" a 10 metros de distância, é irrelevante se o LCD está a mostrar um DVD ou um Blu ray! Com conteúdo de alta definição, podem sentar-se bastante mais perto dos vossos LCDs sem que se queixem da falta de qualidade.
Eu estou a menos de 3 metros do meu Retroprojector de 50" de 1280x720, e não me queixo. :)

Seria uma questão de fazer contas... mas isso depende também da vossa acuidade visual, do dinheiro que querem gastar num LCD/Plasma/etc., e obviamente: do espaço que têm disponível para o colocar.

O importante é o destino que vocês pensam dar ao vosso novo "televisor". Se é para ver filmes, Bluray ou HD DVD, DVDs standard (com um leitor com upscale para 1080,) ou canais HD via satélite - então pode compensar o investimento num Full HD - para todos os outros, que vão ver preferencialmente canais de TV "low def" então "qualquer coisa" serve.

Sony Desenvolve LCD de 3.5" com Multitouch

E provando que o futuro é cada vez mais "touch-based", a Sony não quer ficar para trás no corrida dos LCD com touchscreen multi-touch iniciada com o Apple iPhone.

Este novo LCD de 3.5" com resolução de 640x480, tem um sistema óptico para detectar o toque, e é capaz de processar até 5 dedos em simultâneo.
(Colocar 5 dedos ao mesmo tempo num ecrã de 3.5" - gostava de ver uma aplicação para isso)

Para além disso está previsto também um stylus "estiloso", luminoso, alargando o leque de aplicações em que este LCD poderá vir a ser usado.

Esperemos que a superfície seja à prova de dedadas... que tudo isto é muito lindo, mas depois de uns minutos de uso... ughhh! ;)

via [I4U]

Sony Abandona TVs de Retro Projecção

Ora bolas... lá se vai a minha ideia de ter uma TV de 70" 1080p para breve.

Embora os retroprojectores da Sony ainda estivessem a ter uma boa aceitação - e relembre-se que ainda recentemente anunciaram a sua nova gama de RTPV, ainda mais fina - a Sony diz que prefere concentrar os seus esforços exclusivamente nos LCDs.

Por um lado, percebo perfeitamente: os LCDs têm descido dramaticamente de preço; já se podem encontrar LCDs de 40" por cerca de 600 Euros(!) coisa impensável há poucos meses atrás.

No entanto, não sei quanto tempo será necessário para que LCDs de dimensões superiores a 50" chegem a preços "acessíveis". As fábricas de 8ª geração estão já vocacionadas para fazer painéis de 50" - talvez para daqui a um ano já tenhamos LCDs Full HD 1080p de 50" baratos.

Mas para quem quiser dimensões de 70", 80" ou superiores...
Bem... vamos ver que surpresas 2008 nos traz.

via [Twice]

CSS Text Wrapping

E quantas vezes não desesperaram a tentar justificar texto em torno de formas "esquisitas" usando apenas CSS?

Pois bem, agora é bastante mais simples, intuitivo e rápido - com o CSS Text Wrapper.



Podem desenhar as vossas próprias "formas" online, observando os resultados em tempo real.

Ai se eu soubesse disto há uns tempos atrás... o tempo que me tinha poupado nalguns projectos!

Eee PC com Touch Screen

E se o Asus Eee PC vos atrai bastante... mas sentem falta de lhe tocar, eis que o Jkkmobile acabou de fazer um video do seu Eee PC com touchscreen.
Para além do tempo e trabalho, o touchscreen custou menos de 50 euros! Nada mau, hein?
Cliquem no play para ver o vídeo.


[Youtube video]

Cada vez fico com ainda mais vontade de ter um Eee para poder acrescentar estas coisas todas! :)

2007/12/19

Projectores de Alta-Definição Feitos de "Sucata"

Se pensam que o mundo dos projectores de alta definição está apenas ao alcance daqueles que não precisam de olhar para os preços, deixo-vos aqui uma pequena galeria de projectores de baixo custo feito com "sucatas".



Usando velhos retroprojectores, ecrãs LCDs de leitores portáteis, e muitas outras peças descobertas ou fabricadas à medida, estes entusiastes não deixam que nada se entreponha entre eles e uma "grande imagem".

Não pensem que se trata apenas de sistemas de baixa qualidade: alguns deles são capazes de projectar video de alta-definição a 720p.
E para quem delirou com o Beowulf projectado digitalmente em 3D, há pessoas que criaram um sistema semelhante, utilizando lentes polarizadas.



Pessoalmente, não sei se teria paciência para tanto, mas há que lhes dar o devido crédito! :)
Sigam o link aqui em baixo para verem muitas mais imagens - algumas demonstrando sistemas verdadeiramente inacreditáveis.

via [Gizmodo]

HyperDrive 4 Ram/SSD Drive

A última versão do HyperDrive4 permite-lhe ter todas as vantagens de um disco RAM, com a segurança de um SSD flash.

Basicamente trata-se de um "disco" de até 32GB, usando um máximo de oito DIMMs de RAM "normais" de 4GB.

Aqui, já não há velocidade de escrita lentas, nem o limite no número de ciclos de escrita que existem nos discos SSD baseados em memórias flash. Funciona exactamente como eu tinha descrito num post anterior:
Em funcionamento normal, os 32GB de dados estão disponíveis instantaneamente, como se estivessem em Ram - e apenas quando é detectada uma falha de energia é que essa informação é guardada num disco SSD flash (ou até num disco convencional magnético.)

Pena é que os preços não sejam mais acessíveis... ao preço a que podemos encontrar a RAM actualmente, os $2600 USD pedidos pelo Hyperdrive4 de 32Gb parecem-me, sem dúvida, bastante exagerados.

A estes preços, vê-se que se destinam exclusivamente para o mercado dos servidores - ficando todo um vasto mercado de computadores pessoais por explorar.

Terei que continuar à espera de um "RAM drive" de 32Gb a preço acessível...

2007/12/18

Fibra Óptica nas Paredes

quem tenha a sorte de já ter Fibra Óptica em casa, com velocidades de 50Mbits de acesso à Internet, mas mesmo isso não é nada quando comparado com isto:


[mais fotos aqui]

Utilizando fibras ópticas no meio do betão, é possível fazer com que paredes de qualquer espessura ganhem uma nova transparência. Isto sim, é que é dar uso à fibra óptica!

A mim só me vem à cabeça: como se não chegassem os cortinados espampanantes que as mulheres insistem em colocar nas janelas... agora vão colocar cortinados em todas as paredes também!?! UI!
:)

via [Gizmodo]

Nanosolar Inicia Comercialização dos Painéis Solares

Já tinha falado sobre estes painéis solares da Nanosolar que prometem revolucionar o mercado energético.

Desta vez, e provando que não estavam apenas a falar de cenários hipotéticos, a Nanosolar deu início à comercialização dos seus painéis.
De momento, o custo é inferior a $1 por Watt, que é já vantajoso quando comparado com o custo de $2 por Watt de uma central energética a carvão (sem contar com o combustível e o custo das emissões.) No entanto, espera-se com com a produção em larga escala, o custo destes painéis solares possa chegar aos $0.30 por Watt - o que será sem dúvida um marco importante na história das energias renováveis.

Relembre-se que o Google é um importante investidor na Nanosolar, e isto enquadra-se na política da empresa de apoiar fortemente todas as formas de energia renováveis de forma a que se tornem viáveis económicamente.

No entanto, se esperavam conseguir uns destes painéis para uso próprio... os primeiros 18 meses de fabrico estão já destinadas a clientes.

CPUs Actuais em Excesso de Velocidade?

Um pouco no seguimento do que disse quanto ao sub-aproveitamento dos processadores actuais, este artigo do NY Times torna-se numa leitura interessante.

Na verdade, com o avanço tecnológico que os processadores têm tido: com os dual core, quad core - e brevemente octa-core e sabe-se lá que mais - o software actual raramente tira real partido de toda a potência ao seu dispôr.

Isto deve-se, em parte, a toda uma "tradição" de programação linear pensada para correr num único processador. Máquinas multi-core sempre existiram, mas estavam vocacionadas para resolver problemas específicos e facilmente adaptáveis a processamento paralelo. Para o uso comum, poucas aplicações temos que dêem uso a múltiplos processadores.

Isto demonstra claramente que é necessário uma "revolução" no software, nos interfaces, no modo como interagimos com os computadores.

Fará sentido um computador capaz de executar centenas de milhões de operações por segundo passar 99% do tempo à espera que carreguemos numa tecla ou que cliquemos nos botões do rato?

Tal como o iPhone veio revolucionar o método como interagimos com um dispositivo móvel - relembre-se que o "Windows Mobile" já existe há anos, e que nunca foi um exemplo de uso intuitivo. Fazer uma chamada num smartphone windows é bastante mais complicado que fazer uma chamada num telemovel de 40 Euros - já para não falar em enviar mensagens, etc.

O problema não está no hardware: está na forma como estes interfaces "tradicionais" foram concebidos.

Há que relembrar que esses interfaces foram concebidos dessa porque não se podia fazer melhor. Um ambiente gráfico, com janelas e rato eram o suprasumo da tecnologia existente - o ambiente WIMP (Windows, Icons, Menu, Pointer device) foi idealizado em 1980, e tem subsistido com poucas (ou nenhumas) alterações até aos nossos dias.

Estamos portanto a usar interfaces concebidos há mais de um quarto de século, quando os computadores trabalhavam a poucos Mhz, e onde 1Mbyte de RAM era um sonho bastante dispendioso.

Multipliquem-se essas capacidades vários milhares de vezes... é o que temos num "vulgar" computador dual/quad core actual. Com Ghz de velocidade, vários processadores, Gbytes de RAM... e no entanto, quado chega à forma de intergir com tudo isso: o mesmo interface básico que sempre tivemos.
Não será possível usar toda esta potência de melhor forma?

Os investigadores acreditam que sim. Finalmente pode considerar-se, de forma realista, que os computadores se tornem assistentes pessoais que efectivamente nos poupem trabalho - em vez de nos darem cada vez mais - gastanto cada vez mais tempo a "folhear" toda a informação que nos apresentam.
Tal como é referido no artigo do NY Times, porque não pode o computador analisar os nossos emails e sugerir automaticamente respostas?
Informar-nos:
- Recebeu um email de tal pessoa a marcar uma reunião para o dia x às tantas horas.
Ao que poderíamos responder: sim, confirmar - ou então, não agendar para outro dia.
E o computador encarregar-se-ia disso.

Aplicações que hoje parecem ficção científica, mas que são essenciais para que não fiquemos preso nesta "tradição" do rato e do teclado que têm atrasado o desenvolvimento dos interfaces homem/máquina.

Aliás, há não muitos anos atrás, enquanto me entretinha a folhear os "Atlas" e a percorrer mapas de países e continentes; a ideia de algum dia poder usar um computador para poder ver com enorme detalhe toda a superfície do planeta, viajando até ao lugar mais recôndito, podendo ver a vista da estrada de muitas cidades também pareciam inacreditáveis - e no entanto, qualquer criança acha isso normal hoje em dia.
Portanto... espermos que os próximos anos nos tragam novas revoluções que demonstrem que o poder dos CPUs actuais servem para mais que "gastar" electricidade.

Navegação GPS - Ver a Rota Desenhada no Mundo Real


E para quem não gostar de estar constantemente a espreitar o ecrã do vosso sistema de navegação - nem ter um "tijolo" à frente dos olhos a ocupar grande parte do pára-brisas, a MVS tem o sistema ideal:
Um misto de HUD (Head-Up-Display) com display volúmetrico, que projecta a rota a seguir "sobreposta" no mundo real.

Têm videos simulados no site da MVS, e a ideia parece-me interessante - embora fique por testar se isso acaba por distrair ainda mais os condutores.

Por mim, eu sou fã de tudo o que seja "HUD" e "Realidade Aumentada" - e só gostava era de ter uma mira para poder aniquilar os veículos que vão a circular à minha frente e atiram com cigarros mesmo de forma a baterem no meu carro!

Para mais informações sobre como o sistema trabalha, incluido a geração da imagem volumétrica e a parte óptica de projecção, visitem a página técnica.

Robots ao Som da Música

E quem é que disse que robots, música clássica, e dança, não se misturam?


[Youtube Video]

2007/12/17

Petroleiros à Vela?

A SkySails quer usar uma nova tecnologia de velas para aumentar a eficiência nos cargueiros e super-iates.

Os seus sistemas podem gerar até 5,000 kW (cerca de 6,800 HP) de potência adicional, reduzindo os custos anuais de operação em cerca de 10-35% dependendo das condições do vento. Sob condições ideais, a redução pode atingir os 50%.


Será que dá para adaptar esta vela ao meu automóvel? :)




[Youtube video]

Samsung prepara-se para a Próxima Alta-Definição

De acordo com uma entrevista dada ao NYTimes o vice-presidente responsável pelo departamento de LCDs da gigante sul-coreana Samsung, disse que a procura continua a superar a oferta.

A sua mais recente fábrica de LCDs de 8ª geração permite-lhes fabricar LCDs de 50" com eficiência bem superior às fábricas anteriores, que estavam optimizadas para tamanhos de 40" e 46".
Com toda a gente a preocupar-se com LCDs cada vez maiores, o mercado que vive à custa dos LCDs de pequenas dimensões (telemóveis, leitores MP3, etc) tem sido prejudicado, com um aumento dos custos na sua produção.

No entanto, em vez de apostar nos preços baixos, a Samsung prefer apostar na qualidade, e dá o exemplo dos recentes painéis com iluminação dinâmica por LEDs, capaz de desligar a iluminação nas partes negras do ecrã.

E para quem achar que o seu recém comprado LCD Full HD 1080p será para durar...

“A próxima geração de painéis terá 8 vezes mais resolução que os HD actuais." dizendo que a Samsung tem já planos para LCDs de 4000x2000 píxeis. Embora ainda não exista nenhuma fábrica capaz de os fabricar, a Samsung tem falado com os seus clientes acerca disto.


Portanto... não se apeguem muito aos vossos 1080p ou 720p... daqui a uns anos podemos ver filmes 4k em toda a sua glória! :)

2007/12/16

Sir Arthur C. Clarke faz 90 anos

Hoje é um dia especial para Sir Arthur C. Clarke, e - de certa forma - para toda a Humanidade.

Hoje, 16 de Dezembro de 2007, Arthur C.Clarke faz 90 anos.

Não colocaria aqui esta lembrança se não se tratasse de uma das pessoas que mais admiro, e responsável por muitos dos "bichinhos" que tenho na cabeça.

Desde a fantástica série de TV O Misterioso Mundo de Arthur C.Clarke dos anos 80, recheada de enigmas e que nos espantava a cada novo episódio, até aos fabulosos livros que escreveu (e que também originaram clássicos do cinema, como 2001: Odisseia no Espaço) este senhor tem lugar assegurado na memória de milhões de pessoas espalhadas por todo o Mundo.

E para quem pensar que as suas "previsões" e ideias são apenas coisas teóricas... Há 62 anos, um (mais) jovem Arthur C. Clarke da British Interplanetary Society enviou uma carta que foi publicada na edição de Fevereiro de 1945 da revista Wireless World sugerindo uso de satélites geo-estacionários para permitir comunicações globais:

“I would like to close by mentioning a possibility of the more remote future--perhaps half a century ahead. An ``artificial satellite'' at the correct distance from the earth would make one revolution every 24 hours; i.e., it would remain stationary above the same spot and would be within optical range of nearly half the earth's surface. Three repeater stations, 120 degrees apart in the correct orbit, could give television and microwave coverage to the entire planet.”

Hoje, a órbita geo-estácionaria - também conhecida como órbita de Clarke (adivinhem porquê) - e a cintura de Clarke têm mais de 330 satélites, responsáveis por grande parte das comunicações mundiais.

No seu aniversário disse ainda:
"Se me concedessem três desejos, ... Gostaria de ver provas de que existe vida extra-terrestre. Sempre acreditei que não estamos sós no universo, mas continuamos à espera que o E.T. nos telefone ou nos envie algum sinal."

"Em segundo lugar, gostaria de nos ver abandonar a nossa dependência do petróleo e adoptar energias limpas e renováveis. As alterações climáticas serviram para demonstrar a urgência desta medida. ... Não podemos deixar que o carvão e o petróleo cozam lentamente o nosso planet.."

Por fim, Clarke desejou a paz para o Sri Lanka, local onde tem vivido nos últimos 50 anos.
Se me dessem a hipótese de conhecer uma qualquer lenda viva da actualidade, Arthur C. Clarke seria sem dúvida a minha escolha.


[YouTube Video]

Uma no cravo, outra na ferradura - da Alta-(in)Definição

Ainda há uns tempos cantava vitória, depois acalmou e disse que era um empate, mas agora o vento mudou novamente e Howard Stringer (CEO da Sony) vem dizer que o Bluray é superior novamente.

“We remain totally committed to Blu-ray. We believe Blu-ray has the best picture, more particularly the best security, the best capacity for future improvements and the amount of content we generate.“
Já nada me surpreende, mas ouvir um executivo dizer que este ou aquele formato tem a "melhor imagem", quando ambos podem ter exactamente o mesmo conteúdo (mesmos codecs, mesma resolução,) e muitos relatórios independentes até têm pontuado de forma mais positiva o "mastering" feito nos HD-DVDs, é sempre estranho.

Quanto à segurança, o sistema de milhões de dólares que iria resisitir por centenas de anos às tentativas de cópia já foi crackado e filmes de ambos os formatos circulam livremente pela internet (para quem quiser descarregar 40 ou 50Gb.)

Quanto aos "improvements" futuros, é melhor que haja - porque quem comprou um leitor irá descobrir que nem consegue usar as funções avançadas dos filmes Bluray que serão lançados com "Picture-in-Picture", etc. Isto, se até lá não se lembrarem de mudar outra vez de ideias e decidirem que os leitores antigos são um risco de segurança e que é melhor fazer com que deixem de funcionar - e que toda a gente compre leitores novos.

Com todas estas tretas, o que é certo é que muita gente vai esperar pelos leitores híbridos que lêem HD-DVD e Bluray antes de comprarem o que quer que seja. E se isso demorar muito, cada vez mais gente irá optar pelo modelo "online" - ainda para mais com as velocidades que se anunciam (até a Netcabo diz que vai ter 200Mbps até ao fim de 2008.)

Ou acham que alguém vai optar por comprar um leitor HD-DVD para ver os Transformers (exclusivo do formato,) e outro leitor Bluray para ver o Spider-Man (exclusivo Bluray)?
A grande maioria das pessoas ainda se dá por satisfeita com os DVD.

Estas "guerras" em nada benificiam o consumidor final, e têm apenas a ver com os executivos que ligam unicamente aos milhões que recebem mensalmente, tendo-se esquecido de onde realmente vem o dinheiro: do "povo".
Depois, quando vêem os lucros a diminuir, não acham que isso tenha a ver com as políticas estúpidas que têm implementado - não; é mais fácil culpar a "Pirataria" na Internet.

Caro Sr. Stringer, pessoalmente não irei comprar nenhum CD, DVD, ou Bluray da Sony; uma vez que vocês me consideram um ladrão quando eu pego num CD que comprei e o passo para o meu PC ou iPod, ou quando faço uma cópia para o ter no leitor de CDs do carro.

ARTiGO: Pico-ITX Barebone

E se andam com falta de espaço, ou precisam de um mini-computador para colocar no vosso carro (entre muitas outras aplicações,) têm agora a vida facilitada.



O ARTiGO é um kit baseado no Pico-ITX da VIA que qualquer pessoa pode construir em sua casa.
Consiste numa motherboard Pico-ITX com um CPU VIA C7 1GHz, suporte para 1GB de RAM, IDE e eSATA, saída VGA, quatro portas USB, audio in / out, e ethernet 10/100 .
A única coisa que têm que adicionar é a memória e o disco rígido (um SSD seria o ideal para uso num automóvel :)

Fiquem com um vídeo para ver a simplicidade da sua montagem:


[Youtube video]

via [TechnoVoyance]

STEC anuncia discos SSD Baratos para breve

A STEC diz que em menos de dois anos, terá discos SSD de 32Gb a 512Gb a um custo de apenas $2/GB.

Para tornar isto realidade, dizem ter conseguido fabricar chips de memória multi-level cell-based (MLC) NAND para usarem nos seus SSDs a metade do preço habitual. Estas células são capazes de guardar vários estados (para além do "0" e "1",) usando diferentes voltagens analógicas.
Tradicionalmente, esta tecnologia é também mais lenta, no entanto a STEC afirma conseguir velocidades de 90MB/s em leitura, e 60MB/s em escrita - velocidades que ultrapassam a grande maioria dos discos rigídos tradicionais.

Vamos esperar que estes discos cheguem ao mercado, para ver se o preço anunciado se refelecte no custo final para os consumidores.

2007/12/15

SSD e RAID: o Casamento Perfeito

O Dominick do NextLevelHardware fez um teste em que utilizou, nada mais nada menos que 9 dos mais rápidos discos SSD (os Mtron) em Raid 0!

Obviamente, rapidamente se descobriu que uma placa RAID de gama média é incapaz de lidar com as transferências proporcionadas por este conjunto de discos de alta-performance. E mesmo quando utilizou um controlador RAID melhor, atingiu o seu limite: conseguindo "apenas" transferências de 830MB/s em vez dos 1100MB/s possíveis.

No entanto, e embora eu seja um apologista dos SSD (e dos RAID - ou não tivesse eu 6 discos no meu PC), há que salientar que este teste tem uma grande falha: está a comparar SSD's em Raid com um único disco Raptor.
Se fizessem uma comparação mais justa, comparando 9x SSDs Mtron com 9x WD Raptor's, as diferenças seriam bem menores (excepto nos testes que dependem do tempo de acesso - área onde os SSD são imbatíveis.)

2007/12/14

Sacrilégio: Windows Vista no Eee PC

E depois de o vermos a correr o XP, o Ubuntu com o Compiz Fusion, o KDE 4, o Xubuntu... eis que:

WINDOWS VISTA NO EEE PC!


[YouTube Video]

Para saberem como foi possível, leiam esta thread.

Árvore de Natal Laser

E porque um Natal sem Lasers não é Natal...


[YouTube video]

Aprendam a fazer a vossa Árvore de Natal Laser no Instructables.

2007/12/13

Google Analytics com novas Funcionalidades

E é a vez do Google Analytics receber o seu update.

Passa a ser possível comparar de forma gráfica dois valores para melhor ver a relação que têm.
Por exemplo, comparar o tráfego do AdWords com a média de visitas, ou como uma venda se comportou relativamente a outra.
Para saberem como o fazer, ficam aqui as instruções.




A famoso urchin.js deu também a vez ao novo ga.js que é recomendado para todos os novos "trackings". Embora o urchin.js continue a funcionar, o Google aconselha update para o ga.js de forma a tirar partido das novas funcionalidades do Google Analytics. Um benefício que o ga.js tem, é o de permitir a análise de transações comerciais online de forma muito mais legível.

E finalmente, Portugal aparece na lista de línguas suportadas. Sim, o Português de Portugal! :)
(Com sorte, chega a tempo de ficar desactualizado com o novo acordo ortográfico, onde voltamos todos ao Português BR)

RTP com Alta (In)Definição no Telemóvel

Realmente acho que o acordo ortográfico chegou mais cedo, e que todas as empresas Portuguesas aproveitaram para redefinir algumas palavras.

Depois do "ilimitado" da Vodafone, e dos "100Mbits" da Netcabo (ler aqui,) agora vem a RTP dizer que transmite Alta Definição para os telemóveis.

Eu não estou por dentro de todas estas tecnologias, no entanto, do pouco que sei:

  1. A Alta Definição pode ser transmitida "normalmente" via RF como as emissões analógicas "antigas". Portanto, apanhar isso em qualquer lado... não é novidade.
  2. Receber HD em formato digital, via a rede celular, isso já é mais interessante, mas tendo em conta que um stream HD requer vários Megabits, e a maioria dos ISP móveis já se vê "à rasca" para dar conta do recado actualmente... a ver vamos.
  3. A não ser que eles se refiram a "Alta Definição" para ver nos ecrãs de 320x240 dos telemóveis! AH! Que rica alta definição que isso vai ser!

Alguém me salve destas reformulações ortográficas antes que eu dê em doido! o_O

KDE 4 no Eee PC

E depois do Ubuntu 7.10 com o Compiz Fusion no Eee PC, é a vez de vermos como se comporta mais recente versão do KDE:


[Youtube video]

via [jespersaur]

Netcabo anuncia 100Mbits para 2008 - does not compute?

Foi anunciado que a Netcabo planeia lançar um serviço de 100Mbits em 2008, chegando até aos 200Mbps antes do fim ano, e aos 400Mbits em 2010.

Ora... ainda ontem disseram a um amigo meu, com Netcabo - que tal como eu, no horário nocturno nem consegue ver um vídeo do YouTube sem inúmeras interrupções (numa suposta ligação a 12Mbits)

"A infra-estrutura da NETCABO não aguenta com os clientes que tem, e como tal a netcabo faz uma gestão de tráfego (soa-me a traffic shapping em portugues) para garantir que todos tem acesso à net."

Ora, então em que ficamos? Será que depois da Vodafone ter re-interpretado o sentido da palavra ilimitado, vamos ver agora a Netcabo a re-definir o número 100 e a palavra Megabits?

Tipo:
100 Megabits (netcabo version) - valor que você vai pagar por mês, independentemente da velocidade que efectivamente conseguir atingir, resalvando-se que, não permitimos tráfego P2P (mas não lhe dizemos isso,) não deixamos fazer streaming (o YouTube gasta muita banda,) e quando nos apetecer mudamos as condições como nos der na mona sem dizer nada a niguém nem dar satisfações aos clientes que nos perguntem isso. Isto deve-se ao excesso de clientes que nós temos.

Bem, se o objectivo é reduzir o número de clientes - não há dúvida que estão no bom caminho.

eeeXubuntu para o Eee PC

Era apenas uma questão de tempo até que alguém se desse ao trabalho de o fazer, e eis que aqui o temos: Xubuntu para o Eee PC.

Para além de facilitar a instalação via USB (uma vez que o EeePC não tem drive de CD/DVD), vem com a configuração do ambiente de trabalho adaptado à baixa resolução do ecrã.

No entanto, e um pouco à semelhança do que já me tinha "queixado" na review que fiz:

The Ubuntu graphical installer (Ubiquity) is still too large to fit the screen in its entirety. However, holding down and dragging the installer around works fine. Unfortunately, there is no easy fix: I wish there was.
Bem, mas vale a pena este sacrifício para ter o Xubuntu no Eee. :)

Instruções completas e downloads no [eeeUser]

2007/12/12

O Estado do Tempo

Não me refiro à meteorologia, a esses não há ainda tecnologia que acerte com quando chove ou quando faz sol (excepto olhar pela janela.)

Os relógios atómicos têm evoluído, e eu não fazia ideia do quanto.
Se já antes se tinham revelado úteis para ajudar a provar a teoria da relatividade, mostrando diferenças no tempo decorrido a bordo de aviões a alta altitude quando comparados com relógios sincronizados na superfície, agora são capazes de medir coisas ainda mais fantásticas.
(Aproveito para relembrar que a tecnologia de GPS só é possível graças a estes relógios.)

Os últimos modelos têm que ser recalibrados se mudarem de um piso para o outro (estamos a falar de diferenças de poucos metros de alitude), de ter em consideração a expansão dos cabos conforme a temperatura e humidade, e inúmeros outros factores.

Toda a massa altera o campo gravítico de forma mais ou menos perceptível, que por sua vez altera o tempo. Um relógio atómico suficientemente sensível pode medir essas alterações, abrindo inúmeras novas aplicações por explorar.
Por exemplo, fiquei boquiaberto quando li que:

At the University of Pittsburgh last fall, researchers used a NIST-produced atomic clock the size of a grain of rice to map variations in the magnetic field of a mouse's heartbeat. They placed the clock 2 mm away from the mouse's chest, and watched as the mouse's iron-rich blood threw off the clock's ticking with every heartbeat.
Verdadeiramente incrível e impressionante. Mais ainda quando nos dizem que desde então, já melhoraram aquele relógio por uma ordem de magnitude!

De repente, novas portas se abrem, e imaginar máquinas de MRI instantâneas e portáteis, e scanners como se vêem nos filmes de ficção científica parece deixar de ser ficção.
E tudo graças a um simples... "relógio".

via [Wired]

Samsung SSD

A Samsung tem um novo site destinado a demonstrar a superioridade dos discos de estado sólido SSD (baseados em memórias flash de alto desempenho.)


cliquem para visitar o SamsungSSD.com


Tem lá um vídeo interessante a demonstrar a diferença de performance no boot, ler ficheiros, etc. incluindo um teste de vibração a "assassinar" os dois portáteis! :)
(curiosamente, não demonstra a gravação/escrita de ficheiros - campo em que tradicionalmente são mais lentos que os discos magnéticos - mas a acreditar nas especificações, mesmo aí é bastante superior.)
Agora... já começo a imaginar, ter dois quatro discos destes em Raid 0 - Aí é que era!

Netcabo Engana os Clientes ADSL

No seguimento do meu post de ontem relativamente à netcabo, onde eles me disseram - por escrito:

A tecnologia ADSL instalada na rede nacional em Portugal não suporta velocidades efectivas superiores a 4 megas, independentemente das velocidades contratadas.
Um amigo fez questão de me lembrar, e bem, que a própria netcabo vende ADSL de 8Mbits!

Então... em que ficamos? Vender gato por lebre? Ou isto é tudo uma palhaçada?


E para quem ainda achar que a Netcabo é uma empresa séria (haverá alguém!?!) basta ver este exemplo da concorrência, a 22Mbits.

E até eu, numa linha no "fim do mundo", consigo obter 6-7Mbits:


Para quem gostar destas "telenovelas", desenvolvimentos a seguir nos marretas.

Notícias Tecnológicas

WiMedia anuncia mudanças estratégicas

Toda a gente esperava que os 480Mbits anunciados fossem uma revolução - no entanto, quando os primeiros dispositivos UWB ficaram disponíveis, dificilmente se mostraram à altura das expectativas.
Agora, as culpas são apontadas aos drivers, e múltiplos protocolos que estão envolvidos:

  • 70 Mbits/s for a host adapter to native device
  • 160 Mbits/s for a native host to DWA device
  • 220 Mbits/s for a native to native data transfer
Fala-se agora de passar a usar a faixa dos 6Ghz.
(artigo completo)


Upgrades ao PCI Express

O PCI Special Interest Group está a tratar de expandir a lista de vantagens do PCIe 2.0 oferecendo mais performance e melhor suporte de novos dispositivos e arquitecturas.

Uma das características mais aguardadas é a capacidade para fazer multicast, que permitirá enviar dados para múltiplos dispositivos simultaneamente, poupando largura de banda e tempo. Esta função será particularmente interessante em sistemas com mútiplas placas gráficas ou monitores, assim como sistemas de armazenamento RAID.
(artigo completo)


AT&T dá luz a rede de 40-Gbps

A AT&T anunciou que já está ausar a sua nova rede de fibra óptica que liga a costa oeste à costa este dos Estados Unidos.
Esta rede inclui quase 29,000 km de fibra óptica e está preparada para suportar até 92 Terabits por segundo de forma contínua.

Num dia de trabalho normal a rede IP/MPLS transporta mais de 13.4 petabytes de dados; o que representa mais de 2.1 megabytes por cada ser humano na Terra, com uma fiabilidade de 99.99%.
(artigo completo)

Resta saber se fazem packet filtering ou não...

2007/12/11

A Netcabo informa: ADSL em Portugal só dá 4Mbits!

Finalmente enviaram-me um mail de resposta!

Ando há vários meses a tentar perceber porque razão a Netcabo me mente a respeito do traffic shapping e packet filtering.
Desde que começaram com essas medidas na minha zona, deixei de poder jogar o jogo ETQW - "problema" que analisei em detalhe com os developers do jogo, capturando e analisando o tráfego TCP/IP até ser provado - de forma mais que evidente - qual o padrão exacto que a Netcabo filtra, impossibilitando a ligação ao servidor. (Há quem diga que estes pacotes são erradamente identificados como sendo do programa P2P Soulseek.)

No entanto, sempre negando isto ser culpa deles, mesmo depois de lhes ter sido provado - por múltiplas vezes - que efectivamente é. Vêm agora com um mail, sem dúvida cómico, onde dizem:

A Netcabo é o ISP nacional que melhor garante as velocidades contratadas. A tecnologia ADSL instalada na rede nacional em Portugal não suporta velocidades efectivas superiores a 4 megas, independentemente das velocidades contratadas.
Oh oh! Desenganem-se todos os que estiverem a ler isto via ADSL a velocidades superiores a 4Mbits - é impossível! A Netcabo garante isso!
Ahahahah, é mesmo para partir a rir... com isto não é o blog adequado para dar largas ao meu palavreado, fui desbobinar nesta entrada dos "velhotes".

Irlanda diz Adeus as Lampadas incadescentes em 2009

E eis que a Irlanda volta a tomar a liderança numa decisão que visa reduzir o desperdício energético.

Em 2009, as lâmpadas incandescentes convencionais deixarão de ser vendidas.

Tal como é referido, a maior parte das pessoas continua a usar lâmpadas que foram inventadas na época das máquinas a vapor. Ao substituir estas lâmpadas por outras mais modernas, como as CCFL ou LEDs, estima-se que isso represente menos 700 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano, assim como uma poupança de 185 milhões de euros pelos consumidores.

A partir de de Janeiro de 2009, à medida que as velhas lâmpadas se forem fundindo, os irlandeses terão que as substituir por lâmpadas mais eficientes.

via [inhabitat]

iPhone como Controlo Remoto do ProTools

E a prova de que a inovação está no software e na originalidade, e não apenas no hardware; fiquem com este video que demonstra o uso de uma mesa de mistura do ProTools através de um iPhone.


[YouTube video]

Via [CreateDigitalMusic]

Baterias SCiB - a nova Revolução?



Diga-se o que se disser, com todos os avanços da tecnologia, há uma área que pouco tem evoluído ao longo dos anos - e quando o faz, é a passo de caracol: as baterias.

Num mundo cada vez mais virado para os dispositivos móveis, as baterias eléctricas são fundamentais. Ainda por cima, num momento de viragem como aquele em que nos encontramos, onde a transição dos combustíveis fósseis para outros métodos tem uma importância crucial para o nosso futuro.

Daí que, estas novas baterias SCiB (Super Charge Ion Battery) da Toshiba, que serão comercializadas já em 2008, trazem finalmente para o mercado algumas das inovações que têm estado fechadas nos laboratórios.

Que me dizem de uma bateria que pode ser carregada em apenas 5 minutos?
Oh oh! E ainda por cima, aguenta mais de 5000 ciclos de carga e descarga, e tem uma vida útil de mais de 10 anos.

Infelizmente, ainda não vai ser desta que vamos poder usá-las nos nossos portáteis e telemóveis - estas baterias estão vocacionadas para a indústria automóvel (carros eléctricos e híbridos) - mas é apenas uma questão de tempo até que isso venha a acontecer.

Por isso, arrisco-me a atirar para o ar: 2008 - o Ano da Revolução nas Baterias?

2007/12/10

Quadro Interactivo com o Wiimote

Aqui fica mais um projecto interessante do Johnny Lee.
Usando um wiimote, e um par de canetas com leds infravermelhos, consegue criar-se um quadro digital interactivo (ou mesmo um LCD "touchscreen") de baixo custo, com capacidade de tracking multi-ponto.

Bem... o melhor é mesmo verem o vídeo:


[youtube video]

Parece que o wiimote está a tornar-se um sucesso, para aplicações que a Nintendo certamente não esperava... é a vantagem de se usarem protocolos standard (neste caso o Bluetooth.)

Fujitsu U810/U1010 [Preços]

Já aqui tinha falado sobre este pequeno brinquedo: o Fujitsu U810/U1010/U8240 - dependendo da parte do Mundo em que viverem (não era mais simples ter uma referência única?)

Se no Eee PC, o "problema" (para o uso que eu pretendo) é a resolução limitada, neste Fujitsu não há qualquer problema... excepto: o raio do teclado que tem um layout estúpido, obrigando - imagine-se - a que mesmo para as teclas de cursor se tenha que carregar na tecla "Fn". Já para não falar na ausência de PgUp, PgDn, falta de shift do lado direito, etc.



Outro "pormenor" que não me agradava nada, era o preço: cerca de 1000 USD - que quando convertido para Euros deve ficar quase o dobro do que devia.

Mas para ficar mesmo triste, diz-me um colega destas andanças cibernéticas que viu este brinquedo em Taiwan a... 275 Euros!
Ora bolas! Como é possível haver tais diferenças de preços!?! :(

Acho que vou emigrar pra Taiwan... Adeus mundo cruel!

Asus volta atrás no Autocolante do Eee PC

Pois é... tanta tinta correu por causa do pequeno autocolante na parte de baixo do Eee PC, e que ameaçava inutilizar a garantia a qualquer pessoa que desejasse fazer o upgrade da Ram do seu mini-portátail (e que é , inclusivamente, ilegal em vários países!) que a Asus vem agora dizer:

... questions concerning the purpose of a seal stating, "Warranty Void If Removed" over the access door to the single SODIMM slot on some models of the ASUS Eee PC. ASUS wishes to assure its customers that merely breaking or removing this kind of seal will not void the ASUS Limited Warranty.
Pois... afinal o autocolante está lá so para dar um pouco de cor ao aparelho.

Mais um episódio completamente desnecessário. Ponho-me a pensar que gestores de topo é que tomam estas decisões brilhantes!
E depois quando vêm que aquilo até é ilegal, e começar tudo a cair-lhes em cima: "ah, não... aquilo não quer dizer nada... não se preocupem."

Pfff...

E aqui fica o "tócolante" que originou tudo isto:

2007/12/09

Ubuntu 7.10 na PS3

E depois do Ubuntu no Eee PC, é altura de subir a parada e colocá-lo na consola com o processador mais potente do mercado: a Sony PS3 com o seu Cell.

Podem encontrar as instruções completas na Softpedia.
As conclusões a que Marius Nestor chegou, foram:

Prós:

  • Reconhece correctamente todo o hardware da PS3.
  • Corre bastante bem.
  • Fácil de Instalar

Contras:
  • A instalação demora muito tempo - cerca de quatro vezes mais que num PC normal.
  • Parece haver um bug, que desliga a consola quando escolhem "reiniciar".
  • Uma TV HD Ready é quase obrigatória, senão ficam limitados a uma resolução de 576x460 que nem permite ver a janela completa de muitas aplicações (um pouco como o único inconveniente do Eee PC.)

Eee PC a correr Ubuntu 7.10 e Compiz Fusion

E para os que ainda duvidasse que o Eee PC é bem capaz de se aguentar com o Ubuntu e até mesmo com o Compiz Fusion, aqui fica um video que esclarece o assunto de uma vez por todas:


[Youtube video]

Que tal? Nada mal pois não? :)
Só dá ainda mais vontade de comprar um... eheheh

[Via Hup.Hu (site húngaro)]

2007/12/08

Disco externo da WD impede acesso a filmes e musicas

Digam-me se acham isto normal.

Compram um disco externo da Western Digital, com 1TB, para finalmente organizarem e limparem o vosso PC dos GB de filmes e música que lá têm guardados.
Depois de ligarem o disco à vossa rede, e copiarem para lá todo o conteúdo, ligam o vosso portátil (ou media center, ou outro PC qualquer) e tentam aceder aos vossos ficheiros através da rede... e é isto que vos aparece:

Due to unverifiable media license authentication, the most common audio and video file types cannot be shared with different users using WD Anywhere Access.
Ora boa! Um disco armado em polícia, que não me deixa ver os meus vídeos, as minhas músicas, nem 30 outros formatos de ficheiros que ele considera serem usados para distribuir conteúdos ilegais!!!

Tudo o que termine em MP3, DivX, AVI, WMV, MOV - esqueçam!

Mas mais estranho ainda, algumas das extensões bloqueadas são mesmo interessantes:
lá pelo meio encontram-se os ficheiros .IT que são músicas compostas pelo Impulse Tracker famosas no tempo do Commodore Amiga, um programa que praticamente morreu há mais de uma década. Para todos os que se entreteram a brincar com os trackers na sua juventude, a WD vem agora dizer-lhes: não podem ouvir as vossas músicas!

E depois dizem que na China é que há censura e tal?
Para mim, WD nunca mais. Só compro hardware de companhias que não me considerem um criminoso (e se toda a gente fizesse o mesmo - era logo um respeitinho pelos consumidores!)

via [Wired]

Ruby on Rails 2.0

Bem, esta notícia não será notícia para quem anda a trabalhar em Ruby.
Depois de uma longa espera, está finalmente aí a versão 2.0 do Ruby On Rails:

Rails 2.0 is finally finished after about a year in the making. This is a fantastic release that’s absolutely stuffed with great new features, loads of fixes, and an incredible amount of polish. We’ve even taken a fair bit of cruft out to make the whole package more coherent and lean.
Se já usam, actualizem-se com as novas funcionalidades - se ainda não usam, eis que têm a oportunidade ideal para começar a usá-lo a partir de agora. :)

Asus 8800GT com 1GB GDDR3

Parece mentira, mas é verdade: já pode comprar uma placa gráfica 3D com 1GB de memória GDDR3.
Neste caso, trata-se da Asus EN8800GT 1Gb, que utiliza o mais recente chip gráfico da Nvidia para fornecer a melhor performance ao mais baixo preço. Neste momento, se estiver a pensar trocar de placa gráfica para correr um Crysis... a 8800GT é melhor opção.



Como é habitual na Asus, existe um modo de alta-performance que faz overclock dinâmico (dependendo das condições de temperatura, voltagem, etc.) e que pode melhorar o desempenho em 10%.

[Asus]