2008/04/10

Firefox Mobile Acelera N810

Ninguém tem dúvidas de que o Firefox 3.0 se vai tornar num dos melhores browsers de sempre.

No entanto, nem sempre temos um "computador" por perto, e os dispositivos móveis têm cada vez maior importância nos dias de hoje.

Portanto, é com particular agrado que podemos ver que, mesmo todas as optimizações feitas no Firefox, reflectem-se de igual forma nas versões mais pequenas.

Por exemplo, no Nokia N810 que vem com um browser chamado MicroB, quando comparado com o Fennec (nome de código para o Mozzila Mobile), demonstrou a superioridade deste último, sendo seis vezes mais rápido que o browser "oficial". Para além disso, as diferenças de velocidade eram visíveis durante o uso normal - não sendo daquelas melhorias que ficam bem nos benchmarks, mas que acabam por não se notar na prática.

Isto demonstra que as optimizações que têm sido feitas resultam num ganho ainda maior nesta plataforma ARM do que nos PCs tradicionais.

Boas notícias para todos os "mobilistas"! :)

[0xDeadBeef via Arstechnica]

6 comentários:

  1. boas notícias sim! Mas convém dizer que o MicroB usa uma versão do Mozilla praí do Verão do ano passado. Não é um browser qualquer que a nokia resolveu meter lá dentro. Está tudo em família ;)

    ResponderEliminar
  2. Eles dizem lá isso:

    "Mozilla-based browser that Nokia included with their OS2008 release. It’s based on source code from around the Firefox Alpha 1 timeframe."

    Agora, se é possível num software novo e melhorado, ocupar menos memória e ser 6x mais rápido... porque é que não aplicam o mesmo conceito aos sistemas operativos???

    ResponderEliminar
  3. bem visto... se fizessem aos S.O.'s dos mobile devices já era do caraças... já nem falo dos pcs... mas era bom era.. ligar um pc, máquina, etc, em menos de 5 segundos, tudo pronto a usar :D

    ResponderEliminar
  4. Estas a ver? Já pedes pouco!

    5 segundos para um S.O. arrancar?
    tsk tsk.

    Dass, se estes cpus actuais fazem centenas de milhoes de operacoes por segundo - entao que as façam em condicoes. 1 segundo no máximo, e já devia estar pronto a funcionar!

    Veja-se o caso das maquinas fotograficas... há aquelas q demoram 2 ou 3 segundos "interminaveis" até estarem pronto a tirar uma foto, e há aquelas que é ligar e já está. :)

    ResponderEliminar
  5. epah, estava a pensar no windows a arrancar em 5 segundos, o que seria 1000% de ganho ;)

    ResponderEliminar
  6. anyway... estas diferenças aqui são a correr javascript... mas que já é muito bom (me thinking google apps) ;D

    ResponderEliminar