2008/10/20

CDs vs LPs - a Qualidade já não é o que era

Esta é para os puristas...

Não, não quero recomeçar nenhuma guerra quanto aos formatos digitais vs analógicos, mas o que é certo é que a suposta garantia da máxima qualidade nos CDs de música tem passado para segundo plano.

E a prova (como se fossem preciso mais provas ainda) está no mais recente album dos Metallica, Death Magnetic, que tem melhor qualidade na versão em vinil (LP) do que na edição em CD.


O problema é que a indústria discográfica está convencida que um CD tem que estar gravado com o "volume" no máximo para ter sucesso - e para isso, maximiza o sinal digital perdendo informação.

Há quem diga que isto é devido à popularidade dos leitores MP3 portáteis, na sua maioria fornecidos com headphones de fraca qualidade onde é impossível distinguir este tipo de detalhes sonoros.

E como tal... como é para "surdos"... as indústrias parecem achar que qualquer coisa serve.

(No campo dos DVD assistem-se a coisas semelhantes, com transferências para DVD, e mais recentemente para formatos Alta-definição, que seriam mais apropriadas para fitas VHS.)

6 comentários:

  1. começou nos anos 90 mas foi neste século que se passou a estragar os CDs, e as rádio entraram na mesma onda (e também algumas TVs)

    ResponderEliminar
  2. mas e qual era a dúvida que os vinis tinham mais qualidade que os cds?

    o espectro sonoro do cd é limitado aos 44.100, valor que fica abaixo do possível num vinil.

    ResponderEliminar
  3. E o espectro sonoro das tuas orelhas também fica bem abaixo desse limite - especialmente depois de todo o tempo que tiveste que passar encostados às colunas nos concertos, para tirares aquelas fotos todas nice. :P

    ResponderEliminar
  4. por alguma coisa uso tampões :)

    eu posso não ter a audição mais afinada, mas há muita gente que a tem e para quem distinguir a diferença entre os espectros sonoros não é tarefa assim tão difícil.

    vou ver se compro uns cabides de metal para fazer cabos para as colunas :P

    ResponderEliminar
  5. Bem, pelo menos desde que fiz o "upgrade" ao "downgrade" do barulho do media center, já consigo ouvir o tic-tac dos relogios nos filmes nos momentos de silencio, em vez dos "zzzzuuuummmmmm" das ventoinhas. :)

    ResponderEliminar
  6. Mais info em:

    http://www.youtube.com/results?search_query=loudness+war&search_type=&aq=0&oq=

    ResponderEliminar