2008/01/31

Mythbuster põe o Dedo na Ferida

O Jamie dos Mythbusters desabafou no Popular Mechanics quanto a algumas questões que considera serem uma autêntica dor de cabeça nos dias de hoje.

E... que posso dizer? Concordo plenamente com ele!
E vai tudo um pouco no sentido do post que escrevi há uns tempos "Tecnologia subvertida: anda tudo mal habituado", onde os consumidores estão tão iludidos com as produtos actuais, que nem páram para pensar um pouco na real lógica das coisas.

(E aproveito para relembrar que o episódio de ontem testou o mito de: Será um avião capaz de levantar vôo se estiver numa passadeira rolante a rodar em sentido contrário?
Eu já sabia a resposta, mas... para quem não souber - ou pensar que sabe, mas não tem a certeza - não deixem de ver! ;)


Usabilidade vs Complexidade

Ele dá o exemplo dos telemóveis actuais, que acumulam cada vez mais funções. Se por um lado, essa complexidade extra até pode ser desejável (todos queremos ter GPS, máquina fotográfica digital, etc. integrada no telemóvel) é importante que os interfaces evoluam de igual forma, para que a usabilidade se mantenha ao nível dos modelos "antigos".
Veja-se por exemplo o caso de um smartphone windows, onde fazer uma chamada obriga a inúmeros toques de botões (e por vezes até a usar a "stylus") quando isso deveria ser a acção mais fácil de usar.


Ferramentas e aparelhos "sem fios" - todos com baterias e carregadores diferentes

Esta é de bradar aos ceús. Admite-se que cada aparelho venha com uma bateria proprietária, e com um carregador único (provavelmente com uma ficha que mais ninguém usa no mundo)?
Porque não usar módulos standard, com um carregador também standard, para que não tivessemos que manter um exército de carregadores em nossas casas?

Ora imagine-se se não pudessemos usar uma bateria "sem marca" no nosso automóvel, e fossemos obrigado a comprá-la na marca oficial?


Lanternas e aparelhos eléctricos que usam baterias exóticas.

O Jamie diz: Tenho uma pequena lanterna LED chamada Fenix que dá 1 watt de luz, usa uma única pilha AA, e que dura meses. No entanto, a maioria das lanternas semelhantes a esta que vemos por aí usa baterias de lítio ou demais baterias proprietárias. Na maioria dos casos, é absolutamente desnecessário - apenas servindo para que as pessoas paguem uma fortuna por baterias novas. Seria bom se as pessoas nunca tivessem permitido que isto acontecesse.


Telemóveis com carregadores diferentes.

Quantas vezes ficaste sem bateria no telemóvel longe de casa e do escritório, e nenhuma loja nas redondezas tem o modelo certo de carregador para o teu modelo de telemóvel?
Milagrosamente, há quem esteja a trabalhar numa solução para isto. O Open Mobile Terminal Platform (omtp.org) tem o apoio de vários fabricantes que estão a tentar fazer com que a ficha micro USB se torne no método standard de carregamento. Ainda é demasiado cedo para saber se vão ser bem sucedidos - mas esperemos que sim!


Equipamento AV com cablagens e protocolos de comandos remotos diferentes.

Estas coisas apenas servem para confundir (e consumir) os consumidores. Cada marca introduz o seu "bus" proprietário para ligar os seus equipamentos. Depois anuncia-se o HDMI como sendo o "standard", mas depois atiram-nos com os DVI, componentes, etc. etc.

Quanto aos telecomandos, há comandos standard, no entanto nenhum fabricante parece muito interessado em implementá-los de forma simples, causando uma enorme confusão e frustração em todos os que tentam colocar um conjunto de aparelhos AV a funcionar em conjunto.


Sistemas operativos de computadores carregados com tralha desnecessária e que nunca se utiliza.

Este fenómeno é vulgarmente designado por “software bloat” ou “feature bloat.” É um problema bem documentado e conhecido nos sistemas operativos Windows - em particular no Vista. Para além de introduzir mais hipóteses de bugs, as funcionalidades adicionais fazem com que o computador se arraste, ocupando mais recursos (CPU e memória.)
Aos fabricantes: não carreguem os computadores com coisas que apenas nos fazem perder tempo a retirar (e sendo complicado fazê-lo).

A maior parte dessas funções poderiam ser opcionais. Porque não deixar um computador instalado com as funcionalidades básicas essenciais, e deixar o resto ao critério de cada utilizador?
A solução? Mudar para uma distro Linux, como o Ubuntu. Para além de ser gratuito, as instalações bases raramente vêm com coisas desnecessárias.

Para as companhias: deixem de gozar connosco com os ciclos idiotas de upgrades que tornam obsoletas as versões anteriores. Imagine-se se o mundo funcionasse da mesma forma: Ei, perdi uma meia. Agora vou ter que comprar toda a roupa de novo porque a meia que eu precisava era a versão 2.0.1, mas as lojas já só vendem a nova versão 2.0.3. incompatível com as antigas.


Automóveis com sistemas electrónicos chatos.

Dizem-nos que os carros estão cada vez mais inteligentes. E o certo é que todos nós gostamos que os nossos carros sejam mais seguros, com sistemas electrónicos que aumentam a segurança, eficiência, a economia, o conforto, etc. No entanto, quando temos que gramar com avisos por todo o lado apenas porque levo uma caixa no banco de trás - obrigando-me a colocar o sinto de segurança na caixa, começa a ser exagero.
Se eu estiver disposto a levar com esses avisos, deveria haver um botão que activasse esse modo de "chateia-me" à vontade.


Automóveis que complicam a manutenção.

Um automóvel recente em que tive que trabalhar obrigou a retirar uma roda da frente, e uma centena de outras coisas, apenas para substituir a bateria. Na maioria dos casos, até para abrir o capot é necessário perder um tempo infinito.

Baterias, filtros, fusíveis, e outras peças de desgaste que precisem ser regularmente substituidas deveriam estar em locais acessíveis. Se os fabricantes se preocupam tanto com o conforto a bordo, será mesmo necessário obrigarem a contorcionismos sempre que se queira mudar o óleo?


Por fim, diz ele: "Para mim, a engenharia é uma arte, e entristece-me vê-la ser tão desrespeitada pelos departamentos de marketing das corporações. Idealmente, a forma devia ser adequada à função, e o processo de desenvolvimento e fabrico de produtos de consumo devia ter isso em consideração. Companhias, é tempo de abrir os olhos e darem mais valor aos que dizem os vossos engenheiros - e clientes!"

2008/01/30

Debugging Javascript com o Firebug no Firefox

Às vezes fico pasmado com a trabalheira que algumas pessoas têm, apenas porque não usam (ou não conhecem) as ferramentas certas.

Ainda recentemente, pela enésima vez, tinha um colega a chatear-me por causa de uma função javascript que não fazia o que era suposto. Em vez de lhe resolver o problema - como habitualmente - decidi ensiná-lo a pescar*.

Ora, como qualquer web developer deve saber, se há ferramenta "obrigatória" no Firefox, é o Firebug (assim como o Web Developer.)

Com estas ferramentas, fazer o debug de javascript torna-se uma brincadeira de criança, como é demonstrado no seguinte vídeo.

[A Guide to Javascript Debugging using Firebug for Firefox]

São 10 ou 15 minutos que podem poupar inúmeras horas a muito curto prazo a todos os que trabalhem nesta área.

*Referência a um ditado popular chinês que diz algo do género: dá um peixe a um homem esfomeado e matas-lhe a fome por um dia, ensina-o a pescar e nunca mais passará fome.

2008/01/29

Cockpit Airbus A380 em 360º

Conseguem descobrir onde se ligam os limpa pára-brisas?

Cockpit Airbus A380

É impressionante. Mas gostei de saber que eles têm um mapa detalhado do aeroporto (no LCD mais à esquerda) assim como uma visão da cauda do avião (no LCD ao centro.)

E que tal vos parece o portátil "blindado" do navegador que se senta atrás do piloto e co-piloto?

Mas... o que interessa mesmo saber é... sabendo-se que estes aviões são capazes de voar completamente em piloto automático sem intervenção "humana", em quais dos ecrãs é que eles jogam tetris durante os vôos? :)

Web Tools - YouGetSignal

Há milhões de sites com ferramentas interessantes. O YouGetSignal tem a vantagem de, num único site, incluir algumas das mais usadas com um interface simples e agradável de usar.

Aqui podem descobrir:

[YouGetSignal]

2008/01/28

Skyfire - o Céu esta a Arder

Finalmente, parece que os utilizadores de Windows Mobile vão poder ver as páginas Web em condições. E por "condições" refiro-me a ver vídeos do YouTube e demais conteúdos Flash sem terem que andar a instalar montes de aplicações para esse efeito, usar o Hi5 e Facebook sem ser a passo de caracol, e por aí adiante.

Quem promete esta revolução é o novo browser SkyFire.

Vejam um vídeo dele em acção.

[YouTube video]

Netdisaster

Têm algum site que não apreciem particularmente?
Que tal poderem destruí-lo completamente, com inúmeros actos de vandalismo (e não só)?

Obviamente, é tudo apenas uma brincadeira... mas, é sucesso garantido quando deixarem um bébé à solta na Homepage do google.

Ou até mesmo deixar uns marcianos irados com o meu site! :)


Destruam-nos vocês mesmos, na página do NetDisaster.

Aniversário Lego - 50 Anos

Notaram alguma coisa diferente na homepage do Google hoje? É isso mesmo, um dos brinquedos que mais faz trabalhar as mentes de miúdos e graúdos, os Legos, fazem hoje 50 anos! Parabéns! Alguns factos curiosos:

  • O Lego Group produz anualmente mais de 306 milhões de pneus (miniatura) - mais do que qualquer outro fabricante de pneus.
  • Seis peças Lego de 2×4 Lego da mesma cor podem ser montadas de 915,103,765 maneiras diferentes.
  • Em média, existem 62 peças Lego por cada pessoa no planeta.
  • Apenas 1% do plástico desperdiçado nas fábricas Lego não é reciclado.
Actualmente, os legos são capazes de muitas mais coisas do que se poderia pensar. Graças aos seus modelos robóticos Mindstorm, não há nada que não se possa fazer com os legos. Eu só gostava que fossem um pouco menos caros, mas... há que dizê-lo: é o tipo de brinquedo que vale bem o seu dinheiro.

2008/01/26

Internet Explorer 8

Ainda há quem ache que o IE tem cura?

Perguntem a qualquer Web Developer quantas horas já perdeu devido aos bugs estúpidos de um browser que acha que a palavra "standard" é apenas um nome bonito, mas que não se aplica a ele.

Os problemas vêm dos dias do IE5.5 que basicamente se borrifava para os standards.
Esse foi o início do fim. No IE6, embora a MS até pudesse querer melhorar a compatibilidade, havia já milhões de páginas web massacradas para ficarem compatíveis com o IE anterior, e portanto, o IE6 tinha a obrigação de se comportar de forma semelhante.

E como tudo o que nasce torto, dificilmente se endireita...

Com o IE7 o problema repetiu-se: como continuar a ser "compatível" com os cancros anteriores, mas apregoar o seguimento dos tais "standards" - que por esta altura já... mas qual standard?
Para isso criaram-se vários modos de visualição, dependendo se estamos a ver uma página web "hackada" para trabalhar no IE6, ou se é uma página web standard, ou se... sei lá...

E agora com o anúncio do IE8, voltamos ao mesmo, e a MS volta a introduzir um novo modo "standard, agora mais standard ainda".
Dizem-nos que esta vez é de vez... veremos.

Bolas, se é para se aturar estas salgalhadas todas, para que precisamos de standards afinal?

Moral da história: usem o Firefox ou qualquer outro browser que siga os... standards à letra.

via [ArsTechnica]

2008/01/25

Câmara de Segurança - Development Kit

Andando actualmente a explorar e testar vários sensores CMOS para diferentes projectos, fui dar com um kit de desenvolvimento interessante:

O Analog Devices Digital Video Surveillance Kit.

Este produto, da Avnet resulta da integração de sensores da Micron com processadores Blackfin da Analog Devices num módulo de fácil utilização.

Estes módulos estão disponíveis em vários modelos, com sensores Wide-VGA (752x480) ou de 2Mpixéis (1600x1200).

Características:

  • CMOS image sensors from Micron®
    • Low-cost, high-performance imaging technology
    • Wide-VGA or 2 Megapixel resolution
    • Wide-VGA (752 x 480) features:
      • Global shutter
      • 100 dB high dynamic range operation
      • Progressive or interlaced readout
    • 2 Megapixel (1600 x 1200) features:
      • Electronic windowing with pan, tilt, and zoom
      • Integrated MCU, Image Flow Processor, and JPEG encoder
      • Ultra low power
  • Analog Devices Blackfin® ADSP-BF561 based processor board
    • Dual symmetric 500 MHz high performance Blackfin cores
    • Dual PPI ports support glueless ITU-R BT656 video or GP mode
    • 64 MB PC133 SDRAM
    • Small 3.1" x 3.6" form factor design
  • Power directly from USB or with wall supply
  • 10/100 Ethernet
  • Tripod mount for stable optical setup
  • Easily adapted for use with other Micron image sensors
  • Works with Micron DevWare tools
  • Supports VisualDSP++® JTAG debugger
  • Royalty free reference design

Saliento que o sensor CMOS Micron WVGA (com os quais tenho trabalhado recentemente) tem high dynamic range operation, o que lhe permite, na mesma cena, filmar elementos quase na escuridão ao lado de outros iluminados em excesso.



(Nada como uma imagem para exemplificar, não é? :)
Trata-se de um único frame, com dois alvos iluminados com 30,000 lux de um lado e apenas 2 lux do outro. Qualquer sensor convencional ficaria "cego" pela quantidade de luz, obliterando completamente o lado escuro da imagem. Com esta tecnologia, isso não acontece.

E para que são usados este tipo de câmaras? Ora, logo assim "de cabeça" passam-me pela cabeça aplicações como: capturar matrículas de automóveis, mesmo que estes venham com os máximos ligados; e outras que tais... :)

Inspiração... Transpiração

E quando a inspiracao falta... nada como dar "trabalho" aos outros.
E foi exactamente isso que o Bruno Miguel fez, amaldiçoando 5 pobres incautos a espalhar esta terrível praga por outros tantos. ;)
Nomeadamente: o Daniel Marques, o Red Tuxer, o José Rocha, o Carlos Martins (EU!) e o Miguel Guerreiro.

A pergunta: Onde vais buscar ideias para posts?

Ora... costumo começar com a gaveta que está mais à mão, e se não encontrar nada de jeito, começo a olhar em volta...
Normalmente por essa altura já me ocorreu qualquer pensameno mirabolástico sobre o que escrever; mas, caso tal ainda não tenha acontecido, é tempo de recorrer à minha dose diária de feeds e seleccionar uns poucos que me pareçam interessantes e dignos de destaque.

Quando o tempo abunda - o que nem sempre é possível - até há tempo para escrever artigos completamente originais, tal como os 5 mil e um que tenho actualmente em lista de espera. (Pensavam que era só nos hopitais que havia disso?)

Tendo escrito isto, acho que que me encontro livre da maldição que caíria sobre mim caso não acatasse esta tarefa de responder ao Bruno.

E descansem aqueles que pensassem que eu lhes passaria o mesmo suplício - a minha religião (seja ela qual for) não me permite isso, pelo que se safam... por agora. :)

OLEDs com mais Futuro

A tecnologia OLED promete displays ultrafinos de alta qualidade e com baixo consumo de energia, no entanto o seu maior problema era o seu reduzido tempo de vida - quase metade do de um ecrã LCD semelhante.

Afinal, quem é que vai gastar uma fortuna num TV OLED, se souber que ele vai "gastar-se" num par de anos?

Um dos poucos displays OLED comercializados (o XEL1 da Sony) tem já um tempo de vida útil de 30,000 horas - 10 anos a ver 8h de TV por dia, ou 3.5 anos se ligado 24h/dia - o que já é bastante aceitável.

Com este novo processo de fabrico da Toshiba Matushita Displays, o tempo de vida dos OLEDs será duplicado, graças a um processo de transmissão de luz mais eficiente. Isto acabará de vez com todas as preocupações relativas à longevidades destes displays - estigma que também assombrou os plasmas de primeira geração.

via [Techradar]

Publicidade Holográfica

Actualmente não se olham a meios para publicitar os produtos. No caso da publicidade no Japão para o filme The Water Horse, há que dizê-lo com frontalidade: Porreiro pá, porreiro!
:)



[Video]

Tratam-se de imagens projectadas sobre uma ténue nuvem de gotículas de água, mas o efeito é - sem dúvida - espectacular!

PNGs Animados

Todos vocês devem saber que o GIF é um formato já bastante "velho" - no entanto, mesmo após estes anos todos, este formato ainda sobrevive na Internet graças a uma pequena funcionalidade: a animação.

Os GIFs animados fazem parte da Internet (para o bem e para o mal) e estão presentes em milhões de páginas web. Basta visitir um qualquer forum para sermos presenteados com dezenas de GIFs psicadélicos, alguns com duração e tamanho que competem com filme em DivX - mas isso é outra história...

Pois bem, é altura de andar para a frente. O formato PNG veio "substituir" o formato GIF, oferecendo taxas de compressão superiores e muito menos limitações (os GIF permitiam apenas um máximo de 256 cores.)
E em breve, os APNG (animated PNG) substituirão os GIFs animados.

De momento, ainda há poucos browsers que suportam esta extensão ao formato PNG, nomeadamente o FireFox 3 e Gran Paradiso Alpha 7, mas é de prever que a curto/médio prazo, todos o façam.

Mais informações e exemplos de PNGs animados em AnimatedPNG.

2008/01/24

Eee PC com Windows XP à venda no Japão

Como se costuma dizer, gostos não se discutem - e o Eee PC não e o tipo de aparelho que vai discriminar sistemas operativos. A partir de hoje, no Japão, podem escolher um Eee PC com Windows XP.

A nível do hardware, nada de novo, trata-se do mesmo modelo já conhecido (e que continuamos à espera que chegue até nós!) tráz um cartão extra com 4GB de flash, e custa €320.

Mas pessoalmente, em vez de XP, achava muito mais interessante colocarem o splashtop de arranque instantâneo como opção.

Paulo Coelho Apoia a Pirataria

É caso para dizer: E esta, hein?

Paulo Coelho, o famoso autor do best-seller "O Alquimista", está a usar o BitTorrent a par de outras redes de partilha P2P como forma de promover os seus livros.

Como os seus editores não estavam dispostos a fazê-lo, Paulo Coelho decidiu meter mãos à obra e colocar ele próprio os seus livros na internet. Segundo ele, permitir que as pessoas partilhem livremente cópias digitais dos seus livros apenas serve para aumentar as vendas.

Numa conferência que deu em Munique, ele descreve como essa medida serviu para aumentar as vendas na Rússia. De 1000 livros vendidos por ano, rapidamente chegou a mais de 100,000 por ano.

Dou ao leitor a possibilidade de ler os meus livros e decidir se os quer comprar ou não.

Para o efeito até criou um site: The Pirate Coelho. onde disponibiliza todos os seus livros.

O problema actual prende-se com as leis de direitos de autor, que obrigam a que ele obtenha a permissão dos tradutores para disponibilizar os livros livremente - o exemplo perfeito de como as leis actuais estão completamente obsoletas.

Mas vejam o vídeo, onde ele diz claramente o que pensa de tudo isto:




[Video]

Aqui está o exemplo de um autor de renome que se recusa a ficar acorrentado a métodos pré-históricos de distribuição, e abraça as novas fronteiras de braços abertos: ganhando dinheiro com isso!

via [TorrentFreak]

Robot do Ano 2007

Para quem ainda pensar que os robots actuais são dispositivos arcaicos e incapazes de realizar tarefas complexas com graciosidade, fica aqui um curto vídeo de dois braços robóticos da Fanuc que receberam o prémio de Robot do Ano 2007 atribuido pelo Ministério Japonês da Economia, Comércio e Indústria.


[YouTube Video]

Não se pense que se tratam de tarefas pré-programadas. Cada objecto pode vir em posições aleatórias, e um sistema de visão encarrega-se de fazer com que cada braço robot pegue nele e o coloque na posição correcta.

Impressionante. :)

Navegação por WLAN

Os nossos amigos do Instituto Fraunhofer não param quietos, e para não se perderem desenvolveram um sistema de navegação que dispensa os tradicionais satélites do GPS.

Em vez de se basearem nos sinais emitidos pelos satélites em órbita, utilizam os sinais de rádio das inúmeras instalações de redes sem fios existentes nas cidades. Numa cidade densamente povoada com WLANs, dizem que o sistema é ainda mais preciso que o GPS.

Obviamente, este método obriga a que exista uma base de dados com as localizações das redes sem fios e respectivas potências. No entanto, ao contrário do GPS tradicional, este sistema pode ser usado no interior de edifícios sem qualquer problema (desde que tenha 3 ou 4 WLANs por perto.)

O sistema já foi testado em Nuremberga, com resultados positivos. No entanto, tal como referem, este sistema visa complementar o sistema GPS, uma vez que não pode ser usado em locais que não tenham WLANs por perto.

Refira-se que este método é já usado de forma semelhante em alguns telemóveis, que dão a localização aproximada de acordo com a distância para as torres de comunicação. No entanto, a precisão neste caso é bastante reduzida, podendo ter erros na ordem das centenas de metros.

Transforme o seu LCD em Iluminação Ambiente

Ora, com ideias destas até eu posso tentar lucrar à custa de uns poucos "crentes".

Por apenas $19 dólares (mais que o preço de muitos filmes) a Kyouei Design fornece-vos um DVD de 20 minutos com transições suaves de cor, e que podem "pausar" a qualquer altura para usarem o vosso LCD ou Plasma como elemento de luz ambiente.

Que virá a seguir? Um DVD com 1h de frames a negro, para simular que têm a TV apagada?

via [Gizmodo]

Vision de Alta-Velocidade

Anda por aí tudo contente com máquinas fotográficas e de vídeo que conseguem umas poucas centenas de frames por segundo. Afinal, se é para ser de alta-velocidade, qual será o limite?

Que tal vos parecem 1000 imagens por segundo? Hein? Interessante, não?
-Não.

Humm... e que tal... 10,000 imagens por segundo?
-Não.

Err... 100,000 imagens por segundo?...
-NÃO!

Pois é, se ligar nos próximos minutos, ofereceremos, não uma, nem mil, nem cem mil imagens... mas sim uma câmara capaz de capturar 1 Milhão de imagens por segundo.
Que tal? Chega?

Obviamente, não há bela sem senão, e para atingir esta frequência a câmara funciona apenas num modo de baixa resolução com 256 x 8 píxeis.
Se quiserem usar a resolução total de 1280x800 terão que se contentar com apenas 6300 imagens por segundo.

Uma coisa é certa, a 1 milhão de fps, qualquer cena de acção se tornará uma valente seca!
Um segundo capturado a essa frequência dará origem a uma "longa-metragem" de mais de 9h de duração. :)

[PRweb]

Netvibes Ginger

A chamada "Web 2.0" está para ficar, e um dos principais inovadores, o Netvibes, prepara-se para lançar algumas novidades no panorama.

Com o Netvibes Ginger, a próxima versão (de momento em fase de testes apenas para alguns utilizadores) será lançada em Fevereiro e promete novas funcionalidades.



[Video]

Em boa verdade, embora tenha usado o Netvibes no início, actualmente só mantenho o Gmail e o Google Reader constantemente abertos... mas, tenho a certeza que muitos outros darão bom uso ao Netvibes. :)

2008/01/23

Como Reduzir a Pirataria

Assim é fácil, barato, e poupa milhões.

Em vez de se imporem DRMs estúpidos que apenas servem para hostilizar os consumidores, a própria MPAA (os fanáticos que andam a perseguir todos os que façam download de um filme na internet) admitiu que: MENTIU!

Bem, claro que era bom demais eles dizerem isso, pelo que usaram um sinónimo mais simpático: Enganaram-se, dizem eles.

Num estudo encomendado por eles em 2005, a MPAA (Motion Picture Association of America) anunciou que 44% dos prejuízos causados à indústria eram derivados do download ilegal de filme por estudantes universitários - que por vezes usam as redes de alta velocidade das universidades para esse efeito.

Ora, imeditamente usaram este estudo para iniciar uma "caça às bruxas" pedindo às Universidade que implementassem medidas "hitlerianas" para prevenir todo e qualquer download de conteúdos "protegidos".

Agora, passados 3 anos, vêm dizer que afinal houve um erro no estudo, e que afinal o número será na ordem dos 15%. (devem-se ter enganado numa vírgula... digo eu)

Isto aliado ao facto da maioria dos estudantes (80%) viverem fora das Universidades e usarem as ligações à internet em sua casa para este tipo de downloads, aponta para que as Universidades sejam efectivamente responsáveis por apenas 3% dos prejuízos... um valor bastante diferente do inicialmente publicado.

Com estes novos dados, fica claramente provado que, quaisquer medidas que sejam implementadas nas Universidades, mesmo que sejam eficientes (e admitindo que não prejudicam usos legais) terão um impacto bastante reduzido na Indústria.

Eu só me interrogo, quantos mais erros andarão por aí, em estudos que apontam a Internet como causa de todos os males?...

[AP]

2008/01/22

Eu Não Roubaria um Carro...

Já viram aquelas publicidades asquerosas que têm que se gramar quando se insere o DVD no leitor?
É que, desculpem lá, mas... EU COMPREI O RAIO DO FILME, e agora tenho que gramar com treilas de outros filmes e clips a dizerem: Não roube, não roube, olhe que vai pro Inferno!

É que... eu volto a repetir: EU PAGUEI O RAIO DO FILME! E agora vou ter que gramar com aquilo de cada vez que quiser ver o filme?
Ainda bem que no nosso país ainda é permitido ripar o filme e guardá-lo no disco, mas depois admiram-se que o pessoal prefira os downloads, onde é só "click-and-play" sem chatices.

Pois bem, mas então que tal se houvesse um clip alternativo no início dos DVDs?
Vejam-no:


[YouTube video]

Europeus Livres de Espionagem pelos ISPs... por agora

Se leram o meu post de ontem sobre as leis que estavam para ser votadas no Parlamento Europeu que iriam permitir que os ISPs espiassem o tráfego dos seus clientes, vão gostar de saber que aparentemente todas as propostas nesse sentido foram chumbadas ou retiradas da mesa.

Ufa!

Danny O’Brien da EFF disse:

“Just got word from the European Parliament all three of the filtering/copyright extension amendments were defeated or withdrawn in the committee vote. We’re still waiting on the official record, but if that’s true, it’s an amazing victory — one was originally proposed by the original author of the report, Guy Bono himself, one was voted in by the powerful industry committee, and one was drafted by an EPP-ED member, the largest bloc in the parliament.”


Mas, então se é ilegal "espiolhar" o tráfego dos clientes, porque é que a Netcabo me continua a filtrar certos pacotes de dados com um padrão específico?

Intel Celeron Dual Core

E o Mundo pertence cada vez mais aos dual core. Não dando tréguas no avanço tecnológico, a Intel introduz agora o formato dual core na sua gama baixa: os Celerons. Isto pode dizer que, a curto prazo toda a gama média seja composta exclusivamente por processadores Quad-Core (e abrindo o caminho para 8 cores, na gama "alta".) O primeiro Celeron Dual Core a chegar ao mercado é o E1200 a 1.6Ghz, que utiliza ainda o fabrico de 65nm, tem apenas 512Kb de cache e um FSB de 800MHz. Pode não impressionar muita gente, mas atendendo ao preço de apenas $53 é certo que dentro em breve todos os processadores "single-core" estarão extintos.

2008/01/21

Adeus IE6

12 de Fevereiro de 2008, Internet Explorer 6 - R.I.P.

Pois é, digam adeus ao IE6 (aqueles que ainda não disseram.)
A partir de 12 de Fevereiro a Microsoft vai "forçar" o upgrade de todos os sistemas para o mais recente IE7.

Adeus IE6, vai-te que não deixarás muita gente com saudades... e muitos designers que partiram a cabeça a corrigir bugs CSS por tua causa de certeza que festejarão esta data por muitos e longos anos.

Se já usam o Firefox, ou qualquer outro browser que realmente considera os "standards" como sendo standards, podem ignorar esta notícia. :)

[Microsoft]

Digam NÃO à Espionagem pelos ISP!

Querem gramar com uma Europa que incentiva os ISP a espiar os seus clientes, a bloquear sites incómodos, e que quer extender o prazo dos direitos de autor para valores ainda mais ridículos?

Se querem, então basta não fazerem nada.

Mas se estão contra este abuso, então é altura de perderem uns minutos e escreverem ao nosso representante na CULT (o comité da Cultura e Educação) que é Vasco Graça Moura.
E não esperem por amanhã, que a votação está para breve.

O email dele é: vasco.gracamoura@europarl.europa.eu

Mais informações sobre o que estão a tentar passar, na página da EFF.

via [Boing boing]

A confusão dos bitrates HD

Quando até "profissionais" atiram coisas destas para o ar, vê-se bem a confusão que anda por aí.

Em primeiro lugar, não se podem comparar bit rates de codecs diferentes, tal como o Mpeg2 usado nos DVDs "antigos" (e ainda usado nalguns filmes de alta definição) com o muito mais eficiente Mpeg4 h264 que é cerca de 3 a 4x mais eficiente.

Já alguns profissionais a sério tinham avisado anteriormente que o facto da Sony ter introduzido um "bitrate meter" nos seus leitores, com gráficos tipo "conta-rotações" a mostrar o bitrate ia dar nestas coisas.

A questáo é: que vos interessa ter um gráfico que diz que o vosso filme, numa certa cena tem um bitrate de 10Mbits, se o mesmo poderia ser codificado a 1Mbit com a mesma qualidade?
Obviamente que cenas haverá, onde 10, ou 100, ou 500Mbits seriam necessários - mas é só para demonstrar que "mais" não implica obrigatoriamente que é melhor.

Há uns meses atrás assisti a uma situação curiosa, onde a conversa entre vários entusiastas a falar sobre a compressão de um filme que era particularmente "escuro" deu lugar a uma verdadeira guerra.
Diz a "regra" da etiqueta que um filme deve ser comprimido de forma a aproveitar da melhor forma o espaço disponível, que no caso eram os 4.4GB de um DVD5.
Ora, alguém tinha comprimido o filme de forma a que enchia perfeitamente um DVD, até aí nada de mal.
No entanto, outra pessoa - considerada como sendo das que tem mais conhecimentos, e que prima pela qualidade com que faz as coisas - comprimiu o filme para 3.5GB.
Defendia ele que, era completamente estúpido estar a gastar mais espaço naquilo, se o resultado de ambos era absolutamente indistinguível!
Comparações feitas "à lupa" de capturas feitas em inúmeras cenas (incluindo cenas movimentadas,) provaram que ele estava correcto.

É por isso que digo que, não vão em cantigas de "números". Tal com há DVDs com encodes excelentes, e outros que parecem VHS, também no HD temos encodes fabulosos com baixos bitrates e outros "fedorentos" a ocupar 50GB.
A diferença está no que se vê - deixem ser os vossos olhos a dizer se aprovam ou não.

2008/01/20

Google Maps Daqui para Ali

Inspirado por este post do Tony Virtual, decidi ver até onde vão as capacidades do Google Maps, pedindo-lhe para que ele me diga do caminho "daqui" para "ali".

Como sempre, o Google não me deixou ficar mal, e indicou-me a rota daqui para ali, sem qualquer problema.


View Larger Map

Eee PC "Full Extras"

Já vimos Eee PCs com HSDPA, com memória expandida e bluetooth, e até com touchscreen, mas agora é a vez de admirarmos um Eee PC Full Extras, com quase tudo o que se pode meter lá dentro.

Ora comecem a contar: GPS, Bluetooth, leitor de cartões interno, flash drive extra, Wi-Fi 802.11n, transmissor FM e modem.

Os custos é que... bem... venham por vocês mesmos:

  • USB hubs - 11.20 USD
  • GPS module - 36.70 USD
  • Bluetooth - 5.65 USD
  • SDHC card reader - 6.45 USD
  • Adata SDHC 8 GB - 74.50 USD
  • Corsair VoyagerGT 4 GB USB drive - 90.94 USD
  • Switch + Prototypingboards - 2.66 + 30.10 USD
  • Intel Wireless adapter - 62.69 USD
  • Airplay FM transmitter - 14.98 USD
  • Conexant Modem - 11.89 USD
  • Crucial 2 GB DDR2 module - 106.62 USD
Ficam mais caros todos os extras ($454.38) do que o Eee PC de origem ($399) - mas... o que interessa é que isto demonstra a versatilidade do micro-portátil da Asus.

A minha única "reclamação"... é que lhe falta o touchscreen!

via [ClumPC]

2008/01/18

Porto vai ter Wi-Fi Municipal Gratuito

A Câmara do Porto está a apostar em fornecer acesso gratuito à internet via Wifi.

Para já, a Avenida dos Aliados, Palácio de Cristal, Parque da Cidade e envolvente do Edifício Transparente são as primeira áreas abrangidas pelo programa Porto Online da Associação Porto Digital.

Em breve, o projecto será expandido a outras zonas como os Jardins de Serralves, Praça D. João I, Casa da Música e Rotunda da Boavista permitindo aceder à internet de forma fácil e gratuita.

Prevê-se, assim, durante o primeiro semestre de 2008, a cobertura de parte significativa do passeio marítimo e fluvial, Praça da Ribeira, envolventes às estações de S. Bento, Campanhã e Trindade, Rua de Santa Catarina, Batalha, praças dos Leões e de Carlos Alberto, Rua Miguel Bombarda, zonas envolventes aos estádios do Dragão e do Bessa, Praça Francisco Sá Carneiro e Monte Aventino.

Projecto prevê 50 hotspots no futuro.
(...)
O Porto poderá, assim, contar com a maior rede wireless mesh gratuita da Europa.
Eia! :)

Boing 777 "crasha" Duplamente

Num mundo cada vez mais dependente da electrónica, parece impossível que isto possa acontecer:

O Boeing 777 da British Airways que se despenhou ontem no aeroporto de Heathrow sofreu uma falha completa dos sistemas de vôo. Não se trata de uma luz que não acendia ou de um mostrador que falhou - foi como se tivessem desligado tudo.

O piloto teve que aterrar o avião a planar, sem energia, sem motores, sem nada.

Milagrosamente, mesmo com a aterragem forçada (que partiu o trem de aterragem devido ao violento impacto) todos os passageiros e tripulantes sairam ilesos, havendo apenas 13 passageiros feridos. Um verdadeiro milagre!

Os aviões têm sistemas redundantes para prevenir coisas deste género, mas fica demonstrado que algo falhou de forma catastrófica - resta esperar pelos resultados da investigação, para determinar a origem do problema e evitar que o mesmo volte a acontecer.

Pioneer Abandona Plasmas de 42"

Parece que o futuro pertence aos gigantes. A Pioneer vai deixar de fazer plasmas com tamanhos até 42".

Quanto às resoluções, o Full HD (1920x1080) vai entrar em velocidade de cruzeiro, com todos os modelos de resolução inferior a serem progressivamente abandonados.

Uma vez que os Plasmas da Pioneer são considerados como modelos de referência, e estando disponíveis apenas com dimensões de 50" e superiores - resta-nos esperar que os preços continuem a cair alucinantemente, para podermos ter um deles em casa no próximo ano sem termos que hipotecar a casa, o carro, e o cão do vizinho.

MCEGuru - o Controlo Remoto Perfeito

Se procuram o controlo remoto perfeito para o vosso Windows Media Center, têm que dar uma olhada neste vídeo do MCEGuru!



Considerando o custo atronómico de alguns controlos remotos com display, e sabendo que se pode arranjar um Nokia N770 por cerca de 150 Euros (ou menos, se encontrarem um usado - o que não deve ser difícil com muitos a trocá-los pelos novos modelos) este MCEGuru passa a ser a forma ideal de controlarem o vosso Media Center.

Infelizmente, está apenas disponível para os Nokia N770-810 e para os MiniBox Linux, e funciona exclusivamente com os edicões Media Center do "Windows", ou seja o XP Media Center e Vista Media Center.
Se fosse mais genérico e funcionasse com software de Media Centers open-source, seria bem mais atractivo. Mas... para quem tiver um Windows MCE, esta continua a ser uma boa opção.

A Electrónica do Vácuo

Pois é, custa a crer como as coisas evoluem.
Ainda "recentemente", antes do aparecimento do transístor de estado-sólido, o mundo da electrónica era governado pelo tríodos nos seus tubos de vácuo - as conhecidas "válvulas".

Ainda hoje estas válvulas são usadas por muitos aficionados, e na impossibilidade de encontrarem válvulas novas para substituirem as que se vão queimando, resta sempre a possibilidade de as fazerem vocês mesmo.

Eis aqui, um vídeo que demonstra o processo de fabrico de uma, por um rádio-amador francês:



Agora imaginem colocar milhões destas coisas num espaço de poucos mm2, como acontece com os chips actuais com os seus milhões de transístores. :)

2008/01/17

Lentes de Contacto Electrónicas

O sonho de todos os espiões (e não só) pode estar mais próximo da realidade do que se poderia imaginar.

Todos nós deliramos com os efeitos que vemos diariamente em filmes de ficção científica, e bem no topo da lista - a par da visão de raios-X do Super-Homem - está a capacidade de ter uma supervisão que permita fazer zooms extraordinários; já para não falar na possibilidade de ver um ecrã de computador projectado directamente no olho sem usar óculos pouco práticos e nada discretos.

Pois bem, a lente de contacto electrónica promete vir a permitir tudo isso e muito mais.
O primeiro passo já foi dado, com a criação de um protótipo (ainda não funcional) que demonstrou que é possível construir circuitos electrónicos com materiais flexíveis que poderão ser usados por humanos (por enquanto os testes foram - como habitualmente - feitos em coelhos, que têm que gramar com estas experiências.)

Futuramente, os investigadores pretendem introduzir capacidade de comunicação wireless, e usar sistemas de radio-frequência e energia solar para alimentar a lente.

Dizem-nos que uma versão com poucos píxeis poderá estar operacional dentro em breve - depois, é só deixar a evolução seguir o seu curso.


E vocês? Para que fim usariam este tipo de tecnologia? Seriam capazes de resistir à tentação, ou iriam cair no "lado negro" da força? :)

[UVnews]

Everex Cloudbook 9"

É tudo a correr atrás do mesmo... depois da Acer, também a Everex (que também já tinha anunciado o seu mini-portátil baratucho o Cloudbook de 7") embarca na concorrência ao Eee PC.

Para tal, anunciou que brevemente lançará um modelo com LCD de 9" (humm... porque será? :) assim como modelos com mais memória e espaço em disco.

Vamos lá ver se os preços não aumentados de forma descabida... porque a essência do sucesso destes mini-laptops com Linux é mesmo o preço reduzido. Senão, começam a afugentar as pessoas para um portátil "normal".

Actualizem os vossos Torrents

Há uma falha de segurança nos seguintes clientes de torrents:

- BitTorrent 6.0 (build 5535)
- uTorrent 1.7.5 (build 4602)
- uTorrent 1.8 (alpha 7834)

Que permite que um atacante crashe o vosso programa remotamente.
Não é considerada muito grave, uma vez que não permite a execução remota de código malicioso, mas... é melhor prevenir que remediar.

Já saiu um novo uTorrent, corrigido:
uTorrent 1.7.6 (build 7859)
[Link]

Navegação GPS 3D

Se estão fartos de ver uns rabiscos coloridos no ecrã do vosso sistema de navegação - e para além disso, já quase toda a gente tem um "coiso" destes colado no párabrisas do veículo para impressionar quem vem a conduzir atrás deles - eis que podem de novo mostrar aos vosso vizinhos que estão uma dimensão inteira à frente deles.

O navegados da Nav'N'Go mostra-vos o terreno em 3D, assim como vias elevadas (como pontes e travessias,) prédios e monumentos.

Não posso dizer que não seja engraçado de ver (vejam o video do YouTube já aqui em baixo) - mas... não é suposto estar a olhar-se para a frente enquanto se conduz?



via [MobileMag]

Novos Monitores Dell e Samsung

A busca do meu futuro monitor de 24" continua.

A Dell lançou o seu novo modelo, o DELL 2408WFP (24" e 1920x1200) que - como habitualmente - tem todas as portas e mais algumas, mas a mais interessante é mesmo a inclusão do "futuro" DisplayPort, que será cada vez mais habitual daqui para a frente.

Características:

  • 178-degree viewing angle
  • 1,300:1 contrast ratio
  • 400 cd/m2 brightness
  • 6-ms response
  • 102% color gamut

Quanto às hipóteses de ligação, como disse, não falta nada:
  • HDM
  • 2x DVI
  • DisplayPort
  • VGA
  • Composite
  • S-Video
  • Component
  • 1x USB upstream and 2x USB downstream
Quanto ao preço: $748 nos EUA - cá, nem vale a pena falar nisso!


Mas desta vez, temos também novos modelos da Samsung. O SyncMaster 2493HM de 24" com os habituais 1920 x 1200, contraste dinâmico de 10,000:1, 5ms de tempo de resposta, 400 cd/m2 de brilho, 160º de visão e DVI / HDMI.

No entanto, o que me atraiu mais foi o Syncmaster 2693HM (a fotografia ali no canto) com uns nada covencionais 25.5" de diagonal. Tem características semelhantes ao modelo de 24", mas inclui ficha VGA, ao mesmo tempo que reduz o contraste para 3,000:1. Preços anunciados de $599 e $699.

O que me atrai nos monitores de 24", é de facto a resolução de 1920x1200 - no entanto, concordo que uma dimensão de 25.5" é mais amigável para os nossos olhos. Nem toda a gente tem a visão perfeita 20/20 para distinguir os pixéis minuscúlos que se concentram nos LCDs com DPIs reduzidos. :)

2008/01/16

Fujitsu P1620

E o que se faz quando se tem um Tablet PC de luxo?
Lança-se um modelo ainda melhor.

Talvez tenha também a ver com o facto de eu sempre ter sido um apaixonado pelo Fujitsu P1610. Mas agora é altura de abandonar a paixão antiga, e trocá-la pela paixão nova.
Adeus P1610... Olá P1620!

Podem ver todas as especificações técnicas no site da Fujitsu.
Como habitualmente, o maior inconveniente é o preço, pelo que é muito mais provável comprar um Eee PC e lhe adicione um touchscreen no "pós-operatório", do que gaste centenas de contos neste brinquedo mais dispendioso.

Revolução nas Memórias - Memória Multicore

É engraçado como muitas das vezes os avanços mais revolucionários são coisas simples e básicas. Muita gente olha para as memórias como algo que não pode evoluir muito mais. As velocidades vão aumentando a conta-gotas, é certo, mas os módulos de memória continuam a ser basicamente a mesma coisa desde que foram inventadas dúzias de anos atrás.

Por isso, torna-se ainda mais estranho quando um criptógrafo anuncia que tem em suas mãos a solução para tornar as memórias exponencialmente mais rápidas.

O "problema" com as memórias utilizadas actualmente é que, permitem apenas um acesso de cada vez. Ou seja, se estivermos a ler o endereço "00001", não podemos estar simultaneamente a aceder ao endereço "07483".
Considerando que um processador actual tem vários cores, a executar múltiplas intruções simultaneamente, ou que até mesmo um único core esteja a executar múltiplas tarefas e executando milhões de pedidos de acesso à memória, é facil ver que a memória se torna num ponto fulcral onde ocorrem grandes engarrafamentos.
(É por isso que se investem milhões em caches, a vários níveis para minimizar esse impacto nos computadores actuais.)

A ser verdade o que este criptógrafo - de nome Joseph Ashwood - diz, será fácil implementar a sua nova estrutura de memória que permitirá acessos simultâneos e independentes a cada célula de memória.
Melhor ainda, ao contrário do que acontece actualmente, onde quanto mais memória se utilizar, mais lento fica o seu acesso; com esta memória multicore, quanto mais memória, mais rápido será o seu acesso.

Isto parece tão impossível que os projectos foram enviados para a famosa universidade Carnegie Mellon para confirmação - e confirmados ficaram.

Os detalhes não são ainda totalmente conhecidos, uma vez que ele está à espera de obter a patente para que ninguém se aproveite do seu trabalho - mas mal isso esteja resolvido, é certo que terá uma longa fila de fabricantes à sua porta, desejosos de utilizar esta tecnologia revolucionária e aparentemente simples.

Não tenho dúvidas que mal se tornem "públicos", muita gente irá dizer: "ora, porque é que não me lembrei disto antes?" - ou até mesmo: "Ah, assim também eu fazia!"
:)

A curto prazo, podem-se prever módulos de memória muito mais rápidos, assim como avanços nas memórias FLASH e consequentemente, os tão badalados SSDs.
(Refira-se que, como se passa a ter controlo directo sobre cada célula de memória individual, o problema do número limitado de escritas na Flash - que actualmente assenta em apagar blocos de memória inteiros cada vez que se tenha que modificar um único byte - passa a ser muito menos incómodo, aumentando a sua longevidade enormemente.)
A longo prazo, pode revolucionar toda a arquitectura dos computadores, dispensando ou reduzindo vários níveis de cache (alguns CPUs da Intel chegam a ter 12MB de cache interna,) tornando-os mais baratos - ou usar o espaço "livre" para adicionar novas funcionalidades ou cores adicionais.


Para quem pensasse que "está tudo inventado", aqui está a prova de que muito está ainda por inventar...

via [EEtimes]

Acer Prepara Concorrente do Eee PC

Mau seria se o resto da indústria andasse a dormir. Face ao enorme sucesso do minúsculo Eee PC da Asus, muitas outras companhias devem ter entrado em modo overdrive para lançarem produtos equivalentes.

Desta vez é a Acer, cujos rumores apontam para que lancem a sua versão de um mini-portátil, com LCD de 8" ou 9", no fim do primeiro trimestre de 2008.

Sabendo que a Acer costuma lançar os seus produtos a preços bastante competitivos, será interessante ver como é que a Asus vai reagir à concorrência.
Para já sabe-se que os novos Eee PCs vão ter ecrãs ligeiramente maiores (embora com a mesma resolução ridícula!)

E por cá... continuamos à espera que o Eee PC chegue oficialmente ao território nacional.

Optimus Borlix


Relembram-se todos os estimados clientes que as chamadas entre Optimus, durante o dia de hoje (dia 16 de Janeiro de 2008) são gratuitas (incluindo as video chamadas.)

Supostamente é apenas a primeira de muitas outras campanhas e "novidades" que a Optimus pretende introduzir para breve.

Vejam o novo site da Nova Optimus para mais informações.

Vamos nessa...

2008/01/15

Apple MacBook Air

E aí está ele, o novo brinquedo da Apple que vai fazer virar cabeças, causar olhares invejosos e partir corações: o novo portátil MacBook Air.

É impossível não olhar para este portátil e não ficar tentado a destruir o delicado balanço das nossas contas bancárias.

Tecnicamente, nada de novo - apenas que se trata do portátil mais fino de sempre e que traz o "obrigatório" trackpad tamanho gigante com capacidade multi touch.

Se no design, a Apple reina, há já vários pontos a assinalar: a bateria é interna e não pode ser substituída pelos utilizadores (a não ser que sejam aventureiros.)
Isto vem no seguimento do que acontece com os iPhone - e assumindo que a Apple usa baterias de qualidade (não há razão para suspeitar o contrário) não me parece que isto seja muito grave.

Outra das opções, a possibilidade de usar um disco SSD de 64GB em vez de um disco rígido tradicional é sem dúvida bastante atraente... no entanto isso adiciona $1,300 USD ao preço! Ouch!

Mesmo assim... acho que continuo a querer um! E com todos os extras s.f.f. :)

Super Adaptador IDE/SATA/USB

Aqui está uma ferramenta essencial a todos os que me lêem: um adaptador USB para discos IDE (5.25", 3.5" e 2.5") e SATA.

A tarefa de ligar um disco, ou drive de CD/DVD, a um computador torna-se muito mais rápida e fácil, dispensando a abertura da caixa do computador.

Só é pena que estes standards necessitem de um conector de power à parte - não seria muito mais simples usar só um cabo? Veja-se a vantagem dos dispositivos USB que é so ligar e usar.

O preço desde adaptador também é bastante acessível, cerca $29.95 pelo que acho que é altura de substituir o meu velho adaptador - que era semelhante a este mas sem a possibilidade de ligar discos SATA - por este novo modelo.

via [Engadget]

Super Hi-Vision para 2015?

Batalhas de alta-definição?... Bahhh
Blu ray VS HD DVD?... pfffff
Cinema Digital 4k?... ahahaha

Bem vindos ao Japão, onde todas as coisas estão obsoletas antes sequer de chegarem às lojas.
A levar a sério o projecto que agora se inicia, eles esperam ter emissões em Super-Hi-Vision em 2015.

E o que é este Super Hi Vision perguntam vocês?

Nada menos que emissões em 7680 x 4320 (também chamado de Ultra High-Definition.) Isso mesmo, frames de 33 Megapíxeis - e pensavam vocês que a vossa câmara digital de 12Mp era avançada...

Obviamente, como não se pode ter tanta qualidade de imagem sem a respectiva componente sonora, que tal um sistema de som 22.2? Ora pois, quero ver quem é que vai conseguir convencer as respectivas esposas a deixarem colocar 22 colunas espalhadas pela sala.

Para ficarem com uma ideia do que está aqui em causa, comparem as respectivas resoluções:



Exagero? Uma amostra do futuro?... Quem sabe?
Considerando que 4k está no limite da acuidade visual numa tela de cinema, quer dizer que vamos todos ter telas IMAX em nossas casas?

Para já encontram-se por resolver os problemas práticos: construir camaras de vídeo que capturem a estas resoluções, e equipamento para processar streams de 24Gbps de vídeo não comprimido.

Google Maps diz-lhe o Tempo

Era apenas uma questão de "tempo" até que o Google Maps lhe desse a previsão do Tempo. :)

Agora, quando se dirigirem aos vossos My Maps no Google Maps, poderão escolher Weather Channel para terem acesso a estas novas layers feitas em parceria com o The Weather Channel.

Já existiam milhares de ferramentas semelhantes feitas por outras pessoas, mas esta é a primeira a ser feita com apoio oficial do Google.

Será que está para breve a hipótese de podermos definir as nossas rotas em função do tempo?
"Ambrósio, quero ir para o Algarve mas não quero ver nuvens pelo caminho...."

Quem sabe? Quem sabe? :)

via [PC World]

2008/01/14

Splashtop no Eee PC

E demonstrando que muito se pode (e deve!) fazer no campo do software para efectivamente se tirar real partido do hardware existente - tal como já tinha reclamado anteriormente no meu post Anda tudo mal habituado, aqui está o verdadeiro exemplo: um Eee PC a arrancar instantaneamente para o ambiente Splashtop.


[YouTube video]

O ambiente Splashtop é uma versão "minimalista" de um sistema operativo, que permite o acesso à internet assim como a outras funções básicas, e que vem integrado nalgumas motherboards da Asus, embora aqui se demonstre que também é possível instalá-lo e corrê-lo a partir de um Flashdisk USB externo.

Numa altura que assiste cada vez mais a aplicações "Web-based", um dispositivo que arranque instantaneamente para um browser torna-se cada vez mais importante e útil.

Porque, qual é a desculpa para se ter que aguardar alguns minutos à espera que o sistema operativo arranque, apenas para lermos e respondermos a um email?

via [UltraMobileGeek]

2008/01/13

Guerras passadas: DVD-Audio vs SACD

Li este artigo interessante que compara a actual guerra de formatos HD DVD / Blu ray com a que se passou há algum tempo atrás nos formatos áudio de "alta-definição".

Efectivamente, este guerra do áudio - que passou ao lado da maioria dos consumidores - é a prova evidente que a versatilidade, portabilidade, e principalmente - a disponibilidade, são os factores que mais interessam à grande maioria das pessoas.

Tendo-se "esgotado" o mercado dos CDs (leia-se: toda a gente já tinha re-comprado todas as suas colecções de discos em vinil na nova e melhorada versão digital em CD,) eis que era altura de anunciar um novo formato áudio, para que todos voltassem a comprar as suas músicas favoritas novamente.

Obviamente, o plano falhou. Não posso dizer que conheça muita gente que tenha um DVD-Audio, e ainda menos quem tenha um leitor SACD (Super Audio CD.)

E porque falhou? Não só porque o CD oferece qualidade "suficiente", mas porque surgiu um formato que veio revolucionar a forma como a música era ouvida e partilhada, o MP3.

Mesmo sem oferecer a melhor qualidade possível, o formato MP3 invadiu as nossas casas, obliterando completamente esses super-formatos aúdio.


Veremos o que sucede com os formatos vídeo. Assim que as pessoas começarem a ver o que é a alta-definição e quiserem tirar partido dela - quantos preferirão usar leitores "upscale" que transformam os seus DVDs normais em imagens HD? Quantos irão comprar os filmes que já tinham comprado em VHS, e depois em DVD, agora em Blu ray?
E mais importante, quantos é que passarão a fazer downloads dos filmes em alta definição da internet, à semelhança do que acontece com os MP3?

Filmes HD a 720p de 4GB com qualidade equivalente aos Blu ray e HD DVD, e filmes 1080p a ocupar 8GB... até poderia parecer loucura fazer download disso há uns anos atrás. Mas com as ligações de 16, 24, 30, e até os 100Mb/s anunciados pela Netcabo até ao fim do ano... que me dizem vocês?

A 16Mbits, sacar 4GB leva pouco mais de meia hora - permitiria mesmo começar a ver o filme imediatamente em streaming. Com 100Mbits, sacar um filme de 8GB demora pouco mais de 10 minutos.


Isto apenas obriga a que a indústria de distribuição se adapte aos novos tempos. Na Suécia já se fala na legalização da partilha de conteúdos P2P.

Com as editoras a abandonar os DRM nos formatos musicais, é altura de deixarem de considerar os seus clientes criminosos, e preocuparem-se sem fornecer os conteúdos tal como são desejados.
Não me importo de pagar para ver um filme, mas quero poder vê-lo em qualquer das minhas televisões, ou no meu PC, ou no meu portátil, ou num iPod, quando quiser, como quiser, sem ter que me preocupar em instalar software proprietário infestado de rootkits e que me apaga programas que me permitam fazer uma cópia dele.

2008/01/12

Entertainer - Media Center em Linux

Se estão a considerar montar o vosso HTPC (Home Theater PC) mas nem querem ouvir falar em Windows Media Center Editions, de certeza que vão gostar do Entertainer. Este projecto é uma solução multimédia completa para ambientes Gnome e XFce escrito Python. Para as funções multimédia usa a libraria GStreamer e o interface é implementado com o Clutter, que permite animações suaves usando OpenGL. O Entertainer usa ainda outros projectos de destaque, como o SQLite, pyIMDBb e iNotify .

Se estiverem interessados em participar no projecto, dêem um salto à pagina oficial e enviem-lhes um email.

Depois de ter descoberto recentemente o LinuxMCE, eis que o panorama de Media Centers em Linux está cada vez mais atractivo.

Fiquem com um curto vídeo do YouTube, que permite ver como o interface é bastante agradável:

2008/01/10

Tela Motorizada Invertida

Para os fãs dos projectores (contra os quais não tenho nada contra, sendo a forma mais económica de ter um ecrã HD de grandes dimensões) eis um conceito interessante.

Em vez de pendurarem a tela no tecto, que tal se a pousarem no chão e deixarem que ela se levante?
(Era exactamente isto que eu já planeava fazer a médio prazo, quando os projectores 1080p ficarem mais acessíveis.)

Estes Elite Portable Floor-Rising Screen vão estar disponíveis a partir de Junho, com diagonais de 84" e 100" - e estando previstos tamanhos até 150" - a um preço de $2000.

De resto para quem tiver dúvidas dos projectores, estou a preparar as fotos tiradas no fim de semana passado, a testar um projector 1080p com HD-DVDs e Blu rays. :)
Mas posso dizer desde já... não me importava nada de ter um!

2008/01/09

Samsung Blu ray/HD DVD HD Player

Muita tinta tem corrido por baixo (e por cima) da ponte quanto ao debate Blu ray vs HD DVD, principalmente desde que a Warner anunciou a sua viragem para suporte exclusivo Blu ray (poucos meses depois de ter anunciado o suporte exclusivo HD DVD.)

No entanto, todas estas mudanças e alterações pouco farão para melhorar a credibilidade dos discos de alta-definição, e de resto serão irrelevantes porque o futuro pertencerá a leitores como este Samsung BD-UP5500 que lê ambos os formatos.

Com toda a oferta de conteúdos HD distribuídos digitalmente - com cada vez mais ofertas a surgir todos os dias - resta saber se o futuros dos discos físicos com filmes HD não estará já condenado desde o início.

Eee PC com LCD de 8" e 8.9" [Fotos]

E aqui estão elas: as primeiras fotos dos Eee PCs com os LCDs maiores.



Podemos ver o Eee PC "original" à esquerda, com LCD de 7". O modelo com o LCD de 8" encontra-se à direita.
Como o André Reis fez questão de me corrigir, o modelo ao centro, é um MacBook.
(Eu tenho tanta vontade de ter um Eee PC que já os vejo por todo o lado! ;)

Infelizmente, ainda não temos imagens do modelo com o LCD de 8.9"

Mais estranho ainda é o facto de o LCD de 8" (que quanto a mim substituirá o modelo de 7" a curto/médio prazo) ter exactamente a mesma resolução do original: 800x480.



Portanto, o ganho em funcionalidade é... NULO. Embora isso também permita à Asus introduzir este novo modelo quase ao mesmo preço do anterior - o LCD de 7" deve estar quase "obsoleto", servindo este como continuação da espécie.



O LCD de 8.9" parece ter maior resolução, mas ninguém sabe ainda qual será. Como eu disse anteriormente, há fornecedores de LCDs desta dimensão com 1200x800 - o que seria excelente - mas sem dúvida que a Asus nos faria pagar bem por isso.


Resta-nos continuar com a esperança que a Asus consiga meter um LCD de 8.9" no Eee original, senão... Resta-nos o modding! :)

via [Eeepcnews]

2008/01/08

Shuttle KPC Linux de baixo-custo

A Shuttle não quer ficar de fora da corrida aos PCs ultra-baratos (e com Linux) e apresentou o KPC que terá um preço de combate de $199 USD.

Estará também disponível uma versão em kit "barebone" por apenas $99 para quem preferir montá-lo à sua medida.

Por enquanto não se sabem detalhes quanto às especificações do hardware que vem lá dentro, mas embora não se possa esperar um topo de gama por este preço, com este aspecto basta que não "exagerem" muito na poupança para que tenham um produto com boas probabilidades de se tornar um sucesso.

via [Engadget]

Confirma-se Upgrade das Velocidade Netcabo

Desta vez não tive que esperar muito, quando cheguei a casa reiniciei o modem e....



Média de 2Mbytes/s, 16Mbits um pouco abaixo dos supostos "18Mbits" anunciados, mas pronto, já se sabe que eles arredondam sempre "pra cima". Agora só falta deixarem de mentir quanto ao traffic shaping...

Ainda ontem me ligaram novamente (passadas umas semanas de emails sem resposta,) para fazerem uma despistagem da velocidade. ...
- Oh meus senhores, pela centésima vez, eu não me queixo das velocidades! Queixo-me do shaping e do packet filtering que vocês fazem! E mais concretamente, queixo-me de não me o admitirem.

2008/01/07

Oficial: Asus Eee PC com LCDs Maiores

É oficial, o Eee PC vai ter maior escolha a nível dos LCDs. Nomeadamente: 7" (o actual) 8", e 8.9" - passamos de nenhuma oferta para oferta a mais!
Resta esperar para ver se vão manter o formato "mini" que fez dele um sucesso, ou se vão estragar tudo e aumentar o tamanho no plástico.



Ah, e que os preços não sejam estupidamente inflacionados, óbviamente...

O WiMax também terá interesse (quando tivermos cobertura,) e vamos ver como aquele worldwide availability at launch funciona... uma vez que por cá ainda continuamos à espera que o Eee PC "antigo" chegue até nós oficialmente!

via [Engadget]

VideoTrace: Modelação 3D Interactiva

Para quem trabalha em 3D, de certeza que ver o VideoTrace em acção o vai dexar com água na boca.
Já toda a gente viu fazer um "trace" a uma imagem num programa tipo Photoshop. O VideoTrace adiciona as 2 restantes dimensões, o "3D" e o tempo. Nada como verem o vídeo no site oficial para esclarecerem todas as dúvidas.

VideoTrace is a system for interactively generating realistic 3D models of objects from video—models that might be inserted into a video game, a simulation environment, or another video sequence.

The user interacts with VideoTrace by tracing the shape of the object to be modelled over one or more frames of the video. By interpreting the sketch drawn by the user in light of 3D information obtained from computer vision techniques, a small number of simple 2D interactions can be used to generate a realistic 3D model.
(...)
The Siggraph paper describing VideoTrace is available here (pdf 6MB), and an avi of the video below which outlines how it works is available here (avi), with a more compressed version here (avi).

[Videotrace]