2008/04/30

Win-iPhone

Era uma questão de tempo... e aqui está a prova: o iSwish.

Um interface à iPhone para os Windows Mobile, que demonstra o pouco que se avançou durante os anos de domínio dos Pocket PC e a "pedrada no charco" que foi a chegada do iPhone e a importância de um interface apropriado, concebido de raiz para os dispositivos móveis.



Como sempre disse, a questão não era o hardware, mas sim o software... e este iSwish pode muito bem vir a ter bastantes adeptos entre os utilizadores das plataformas móveis do Windows.

2008/04/29

Windows XP SP3, Ora sai, Ora não sai

Ora aqui está mais uma acção à "bailinho da Madeira" vinda da Microsoft.

Depois de terem confirmado que o Service Pack 3 para o Windows XP seria disponibilizado hoje, vieram dar o dito por não dito e resolverem adiar o lançamento do SP3 por mais algum tempo.

O problema tem a ver com uma qualquer incompatibilidade com o - e passo a citar - "Microsoft Dynamics Retail Management System".

Só acho um pouco estranho que, considerando que é tudo software da Microsoft, e após tantos meses de testes, só a poucas horas do lançamento é que tenham descoberto essa incompatibilidade.
Quanto a mim, apenas servem para dar credibilidade aos fãs das teorias da conspiração, em que isto é apenas mais uma jogada para denegrir a imagem do XP e levantar um clima de suspeição que "motive" as pessoas a passarem para o Vista...
É que o mesmo problema existe no service pack do Vista, e esse não foi adiado...

Dois pesos e duas medidas?

De qualquer forma, parece-me que é melhor não ter pressa em usarem este SP3 no XP, porque já ouvi algumas críticas do tipo: deixar de ser possível arrastar ficheiros de uma pasta de rede para uma pasta local, por motivos de "segurança".

Se assim for, abre um novo capítulo no conceito de Service Packs, servindo para limitar funcionalidades já existentes.

E ainda se surpreendem que cada vez mais gente se vire para os sistemas operativos da concorrência.

Parto díficil para este XP SP3...

Wiimote no Nokia N810

E que mais se pode dizer? É a vantagem de usar protocolos standard... (mesmo que tenham dado alguma dor de cabeça até que os curiosos tenham percebido como usar todas as funções do Wiimote por bluetooth)

Se no PC usar um Wiimote já é coisa natural, eis que agora também é possível fazê-lo no Nokia N810 com a ajuda de um script em python que recebe os dados por bluetooth e os transforma em eventos X-Windows (teclas e cliques do rato)

Fiquem com o vídeo:


Página do projecto aqui [WiiControl]

Obviamente, é compatível com os restantes MIDs (Mobile Internet Devices) da Nokia e percursores do N810, os N770 e N800.

Este Blog não me sai da cabeça


E porque é sempre bom vermos algum feedback relativo ao que escrevemos, eis que fiquei agradavelmente surpreendido quando vi o meu blog mencionado pelo Tugatronica - e ainda mais para levar com o selo de "Este Blog nao me sai da cabeça".

No meio das centenas de blogs que alguém lê, ser destacado desta forma é sempre uma grande honra.

E agora cabe-me a mim ter que passar o testemunho, e dizer quais são os blogs que não me saem da cabeça.
Hummmm... é mais fácil ser "nomeado" do que nomear outros...

Blogs nacionais, tem sido suficiente ler os dos meus companheiros do PlanetGeek, que me oferece uma boa selecção de blogs diversos para ler e visitar. É difícil estar a destacar alguns, pois quem lê o PG sabe bem quem está "activo" sempre aparece. :)
(mesmo com alguns feed que insistem a aparecer em duplicado... :P ;)

No entanto, há sempre aqueles nomes que vêm à cabeça - e não é esse o objectivo deste selo?
As conversas do Bruno Miguel,
o Absinto do Mário Gamito,
o Cineblog do J.B.Martins,
o Tony Virtual,
o Manias de Geek,
e muitos outros - que mesmo por vezes não sendo actualizados frequentemente - têm conteúdos de referência bastante úteis e que usam os seus blogs para partilharem os seus conhecimentos e experiências.
(E excusado será dizer, referência para o Tugatronica que só não leva com o selo, porque não o posso devolver à proveniência. :)

Quanto aos estrangeiros, tirandos os costumeiros (Engadget, Gizmodo, e afins) que na maior parte do tempo é para passar no Google Reader em fast-forward e a ler na diagonal - que senão seria trabalho a tempo inteiro - só me lembro de salientar blogs como o A List Apart, o Tirania do Miguel de Icaza e uns poucos mais que são actualizados pouco frequentemente, mas que oferecem sempre algumas pequenas jóias para programadores e interessados nas coisas da web.

Portanto, fica ao vosso critério levarem com o "selo" e passarem-no a quem bem entenderem. :)

2008/04/28

Eee PC "Artilhado" com 40GB de Flash

Se o Eee PC foi um dos primeiros mini-portáteis de baixo custo a atrair a atenção dos consumidores, que dizer deste Eee PC de $3200 dólares à venda no Ebay?

Completamente artilhado, este Eee PC inclui:

• 8gb solid state drive
• 32gb patriot xt drive
• 2gb RAM
• Intel Wi-Fi A/B/G/N upgraded card
• 7" LCD com touch screen
• Air Play para transmitir todo o som para um rádio FM
• Dissipador especial do CPU em cobre para suportar o overcloking
• bluetooth
• 2 usb hubs
• web cam
• speakers
• microphone
• 3 USB ports
• one external VGA port
• Windows XP Professional SP3
• Resolução de 1024x768 com um driver alterado

via [Gizmodo]

2008/04/27

Jean Michel Jarre no Coliseu

E hoje é dia de Jean Michel Jarre "Oxygenar" o Coliseu do Porto.



E a brincar, a brincar... o jovem já tem quase 60 anos. Gulp!

2008/04/26

Ubuntu 8.04 Hardy Heron

E eis que a meu mini PC de testes já foi promovido ao Ubuntu 8.04 Hardy Heron.

Inicialmente com o Feisty e depois com o Gutsy, a minha ideia era ir habituando-me às andanças do Linux e do Open-Source. Mas o tempo não dá para tudo... e antes de eu me poder considerar perfeitamente à vontade no ambiente, lá vêm as novas versões.

Vamos lá ver se é desta.

Pelo menos nesta versão não tive que a andar a googlar para corrigir bugs estúpidos, como o que me desactivava o rato naquele chipset específico... :)


E depois de uma instalação "fresquinha", não se esqueçam dos passos obrigatórios para instalar os codecs de vídeo, o flash player, o acrobat, e todas as demais "tralhices" sem as quais não se pode passar.
(Assim como configurar o Compiz, e activar os sensores de temperatura)

Update: e já há link para o HowToForge The Perfect Desktop - Ubuntu 8.04 LTS (Hardy Heron)

2008/04/25

Mini-Portateis

Com tantos mini-portáteis ao estilo Eee-PC, Cloudbook, HP Mini-note e MSI Wind a serem lançados começa a ser difícil escolher entre eles. Felizmente há quem tenha tempo livre para organizar toda essa informação, e juntar tudo numa única lista. É só darem um salto ao Liliputing e escolherem o vosso. :) Eu sei bem qual quero: Um ecrã de 9" ou 10" com (preferencialmente) 1280x720 Um CPU eficiente - Intel Atom (ou o Via Isaiah - que parece estar a portar-se bem nos testes) Autonomia decente (4h ou 5h, ou mais) Conectividade 3G era interessante, assim como a possibilidade de ter um touch-screen.

2008/04/24

Sony Happy Face

É de mim, ou isto anda cada vez pior?

É que algumas novas câmaras fotográficas da Sony vem com um modo de Happy Face Retouch, que "automagicamente" colocam uma pessoa a sorrir - com resultados que nem sempre funcionam da melhor forma, obviamente.

Mas, o que virá a seguir? O modo de emagrecer as pessoas gordas? O modo de apagar as borbulhas nas caras dos adolescentes? O modo de aumentar os seios das raparigas?... Hummm... estou a ver que o firmware das máquinas não vai ter falta de funcionalidades a implementar.

via [gizmodo]

Medion Akoya Mini-Portatil

Não há fome que não dê em fartura...

Onde antes havia uma oferta bastante reduzida (no segmento dos mini-portáteis; e particulamente nas ofertas de "baixo custo" que a Asus introduziu com o Eee PC) há agora dúzias de modelos, com mais (e melhores?) produtos a serem anunciados diariamente.

Desta vez é a Medion que apresenta o seu Akoya E1210, que me parece ser uma boa opção: é que já traz o esperado novo CPU da Intel, o Atom.

Com um LCD de 10", 1GB de Ram, um disco rígido de 1.8" (ainda não se sabe o tamanho) e um preço inferior a 400 Euros, parece-me que não vai haver falta de opções para este Verão.

via [Engadget]

2008/04/23

Cores, cores e mais Cores

Sabem dizer o nome de todas as cores dos crayons?



É so clicarem na imagem... :)

Asus Eee PC 900

A Asus reagiu depressa... Alguns dos novos Eee PC 900, os novos modelos do bem sucedido Eee PC, com LCDs maiores, estavam a ser fornecidos com baterias de baixa capacidade.

Em vez das baterias de 4-células com 5800mAh, os compradores estavam a receber uma bateria de 4-células com apenas 4400mAh.

E se, já com as baterias que tinham sido enviadas para os sites da especialidade o Eee PC não é nenhuma referência no que diz respeito à autonomia, com estas então... era uma desgraça!

Felizmente, em vez de fazer de conta que não era nada com eles, a ASUS reagiu prontamente e vai substituir todas as baterias pelas que eram susposto terem sido fornecidas, para atingir as 2h/2h30 de autonomia esperada

Mesmo assim, não dá para chegar perto da autonomia do HP Mini-Note, que com a bateria extendida consegue cerca de 5h de autonomia. Isso sim, já é falar.

(E de certeza que os ladrões de cartões no Brasil também vão gostar da autonomia extra do novo Eee PC.)

via [Engadget
]

MSN Music Dá Baile aos Clientes

Vocês nem conseguem imaginar como isto me revolta. Mais uma vez, é esta a forma com que as "corporações" tratam os clientes que fazem tudo legalmente: a Microsoft vai desactivar o servidor de autenticação DRM que usava na sua MSN Music Store.

O que significa isto?

É simples; vocês compraram música - que supostamente é vossa - mas vão deixar de ter direito a usufruir dela.
Isto é, claro que continuarão a poder ouvi-la no computador onde ela está neste momento, mas se alguma vez precisarem de a passar para outro disco, ou fazer um upgrade ao disco ou ao sistema operativo... adeus!
Portanto, é simples... é só manterem o vosso PC muito bem tratadinho, durante o resto da vossa vida e rezar para que nada corra mal (estou mesmo a imaginar, alguém continuar a usar um destes Sistemas Operativos daqui a 20 ou 30 anos...)

Claro que, podem sempre usar uma das técnicas que eles sugerem: gravar as músicas para CD e fazer o rip delas. Mas... não é isso o equivalente a estar a chamar "burro" aos seus clientes?

... claro que, metade da culpa é das pessoas que aceitaram pagar por uma coisa dessas.

Que mais é que é preciso para ficar provado de uma vez por todas que este tipo de DRM simplesmente não funciona?

2008/04/22

OLEDs a Curto Prazo?

Parece que os ecrãs OLED estão em risco de chegar a nossas casas bem mais cedo do que se poderia imaginar. Pelo menos, é isso que promete a Samsung, que vai duplicar a produção de OLEDs em 2009, e duplicar novamente em 2010 - altura em que já existirão ecrãs OLED flexíveis que permitirão muitas outras aplicações.

Vamos lá ver se estas promessas se concretizam, e se o LCD passa à história mais depressa do que esperávamos.

Google Updater Service

Por norma, sou defensor dos serviços do Google. A sua política de oferecer a maioria dos seus serviços de forma gratuita em troca de uns quantos anúncios mostrados de forma não demasiadamente abusiva parece-me uma boa opção.

Desde o incontornável Gmail, Calendar e Documents, e passando pelo SketchUp e pelo hipnotizante Google Earth, não há dia em que não use os seus serviços e programas.

Mas foi exactamente graças ao Google Earth que detectei uma ligeira aleração...
Quando fui fazer o download da última versão do Google Earth, não foi o Google Earth que me saiu na rifa mas sim um tal de Google Updater.

Na altura nem pensei duas vezes... ok, um programa para me fazer o update do Earth, siga!
O que é certo é que não é "apenas" um programa para me actualizar o Google Earth da anterior versão para a actual, mas sim um serviço que fica a correr continuamente no meu computador e que verifica todos os produtos do Google e me oferece actualizações para eles.

O pior de tudo é que nem me lembro de me ter sido perguntado se queria isso ou não. Porque, se até é possível desligar os updates do Windows, porque razão não é possível desligar os updates do Google? Mesmo desactivando a opção nas preferências do Google Updater, o raio do serviço continua a ser executado, sendo necessário ir manualmente aos serviços e desactivá-lo.

Ok, dir-me-ão que estou a ser paranóico, e que se confio no Google o suficiente para lá ter todos os meus emails, então não é um serviço destes (que aliás, a ver pela memória ocupada, me parece estar bem programado e não ocupa recursos por aí adiante) que me deve preocupar.

Mas... seria bom ter a "opção", não?

De qualquer maneira aqui deixo as informações relativas ao Google Updater e como pará-lo ou removê-lo.


1. Ao instalar software do Google, sujeitam-se a levar com o Google Updater em: "C:\Program Files\Google\Common\Google Updater".


2. Este processo instala um serviço no registry - localizado em:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\gusvc

Este serviço "gusvc" está definido como tendo arranque automático sempre que iniciam o vosso computador, arrancando o processo GoogleUpdaterService.exe (processo gerido pelo SCM - Service Control Manager.)


3. Isto faz com que o "GoogleUpdaterService.exe" esteja continuamente a ser executado durante todo o tempo que tenham o computador ligado. Supõe-se que passe 99.9% do tempo sem fazer nada, verificando apenas ocasionalmente se existem novas versões do software do Google que têm instalado no vosso computador. A única coisa que o Google nos diz relativamente ao serviço é:

The Google Updater Service is a Windows service that updates Google software that users have chosen to install. It ensures users have the most current software available. It is being distributed to ensure users' Google Toolbar search bars are Vista compatible
Pois... mas eu nem sequer uso o Vista, e prefiro fazer os updates manualmente, porque motivo tenho que gramar com ele?


4. Terminar o processo manualmente - É só irem ao task manager, verificarem que mostra todos os processos e terminarem o "GoogleUpdaterService.exe". No entanto, isto apenas trata dele durante esta sessão do Windows, quando reiniciarem o PC, ele voltará a ser executado.


5. Se não o quiserem a correr no vosso PC de forma definitiva, podem mudar o estado do serviço de forma permanente. Para isso executem o comando "services.msc" para correr o gestor de serviços e procurem pelo serviço "gusvc": párem-no e coloquem-no em modo desactivado. O serviço permanecerá no registry, mas não deverá voltar a ser executado - pelo menos até que corram qualquer novo update do Google.

6. Podem também usar o uninstall do Google Updater; ou ir ao registry e apagar a chave em questão que foi mencionada no passo 2.

7. Em último caso, podem também ir à pasta do program e apagar os executáveis: "GoogleUpdaterService.exe"


É que, para cúmulo dos cúmlos, nunca tive problemas a instalar fosse o que fosse, e desde que me saiu este "updater" na rifa, queixa-se que não consegue actualizar o Google Earth para a última versão! Imagine-se.

2008/04/21

MicroSD WiFi

Enfiar um módulo WiFi dentro de um cartão SD, por muito avançado que parecesse na altura - já não impressiona ninguém.

Agora, se nos disserem que o fizeram usando um Micro SD, aí... é outra coisa.

Quem é fez foi a Spectec, que depressa se tornará na empresa mais adorada de todos aqueles que têm PDAs e Smartphones que usem MicroSD e que estejam desesperadamente à procura da funcionalidade Wifi.

(Bem sei que 90% dos novos gadgets provavelmente já vêm com WiFi, mas há sempre que não esteja disposto a trocar de gadgets de mês a mês e prefira acrescentar estas funcionalidades aos seus aparelhos "velhotes")

via [Engadget]

2008/04/20

Via Isaiah bate Intel Atom?

A VIA parece não estar disposta a deixar que o recém anunciado Intel Atom fique sem concorrência no sector. Segundo alguns benchmarks preliminares, o seu último CPU o Isaiah, parece ser bastante concorrencial, superando a performance do CPU de baixo consumo da Intel e aproximando-se de um CPU "full-power" como o Celeron.



Afinal, parece que já não me vou importar muito de ter um HP Mini-Note, desde que eles passem VIA C7 para o Isaiah. :)

[EeePCnews via Engadget]

Quando o Linux Crasha

Todos sabemos que um dos tópicos habituais de gozo dos utilizadores de sistemas Linux relativamente ao Windows, é a sua instabilidade e os frequentes "ecrãs azuis" BSOD (Blue Screen of Death) - no entanto, de vez em quando, vindo do nada... o inimaginável acontece! E o LINUX crasha!

E por acaso fui dar com estas dicas enquanto andava à procura de informação sobre como mover a pasta /home para uma nova partição.

Então, o que fazer quando o vosso Linux deixa de responder? Valerá a pena gritarem histericamente e considerarem a hipótese de voltar ao XP? É claro que não.

Aqui ficam os passos a seguir:

  1. Abrirem uma janela do terminal e escreverem “ps -A” para verem uma lista dos processos activos. Agora é so ver o PID (o número do processo) do programa encravado e matarem-no usando “kill PID”.

  2. Em alternativa usar o comando “killall” por examplo, “killall firefox-bin”

  3. Mas se até o vosso ambiente gráfico está encravado, e não conseguem aceder aos menus para abrir um novo terminal, então é altura de usarem a combinação CTRL-ALT-F1. Isto abre um novo terminal, numa nova sessão, de onde poderão correr os passos 1 e 2.

  4. Outra alternativa é reiniciar o ambiente gráfico (GUI - graphic user interface) usando a combinação CTRL-ALT-Backspace. Mas atenção que isto vai terminar todas as aplicações que estiverem a correr no GUI.

  5. Se mesmo assim as coisas não correrem bem, é altura de abir uma nova sessão com CTRL-ALT-F1 e fazer o tradicional CTRL+ALT+DEL. Isto dará início a um reboot "bem comportado".

  6. Mas... e se mesmo assim o computador não responder? Então, a última e derradeira tentativa antes de recorrerem ao botão de reset pode parecer-vos um pouco estranha, pois tem a ver com elefantes magricelas. :)
Isso deve-se à mnemónica usada para memorizar mais facilmente a sequência de letras que temos que carregar neste passo:
Raising Skinny Elephants Is Utterly Boring

(estão abertas sugestões para encontrar uma mnemónica em português :)
A minha falta de inspiração apenas se lembrou de:
Ruas Sempre Estreitas Indicam Um Beco

E temos que fazer então:
Alt+SysRq+r (a tecla ALT do lado esquerdo) ( SysRq é habitualmente a mesma tecla do PrtSc )
Alt+SysRq+s
Alt+SysRq+e
Alt+SysRq+i
Alt+SysRq+u
Alt+SysRq+b

(E dando um pouco de tempo entre cada passo)

E perguntam vocês o que faz tudo isto?

O r coloca o teclado em modo raw.
O s faz sync ao disco
O e termina todos os processos
O i faz kill a todos os processos
O u remonta todos os sistemas de ficheiros em modo apenas de leitura
O b faz um reboot ao sistema

E é tudo!
Com tudo isto, espera-se que não precisem destas instruções frequentemente, mas... é sempre bom para referência.

2008/04/19

CCD, CMOS, e agora... CIGS

Os sensores CMOS têm vindo a substituir os "tradicionais" CCD na captura de imagem. No entanto, os problemas começam quando a quantidade de luz que chega aos sensores é insuficiente: como todos deverão já ter experimentado, por uma vez que seja na vida, ao tentarem tirar uma fotografia numa sala pouco iluminada - ou pior ainda - gravar vídeo.

Sem recorrer aos chamados "night-mode", que usam luz infra-vermelha para iluminar a cena, as imagens capturadas no "escuro" são inutilizáveis.

Mas eis que um novo tipo de sensor está a chegar: o CIGS.


Estes CIGS são 100x mais sensíveis do que os tradicionais chips CMOS, e abrem inúmeros possibilidades para o uso em sistemas de visão nocturna, automóveis, etc.

Esperemos que não seja um tiro no escuro. :)

via [Gizmodo]

iPhone Visual Search

Numa altura em que o "visual" é por vezes mais importante que as palavras, já seria previsível que as pesquisas visuais começassem a ter cada vez maior importância nas nossas vidas.

Com toda a gente a ter telemóveis com resoluções de megapíxeis, começa a ser possível fazer umas coisas engraçadas, como podem ver no vídeo a seguir:



[Evolution Robotics]

2008/04/18

Drive-In no Quintal

Querem fazer uma sessão de cinema ao ar livre no vosso quintal ou jardim?
A casa do vizinho não tem as paredes brancas e não dá para servir de tela?

Então não se chateiem mais: é so comprarem este ecrã insuflável de 3.60m e vai ser um sucesso.



Quem sabe, até podem começar a cobrar bilhetes à vizinhança... :)

2008/04/17

iPhone Naked Case

Mais uma caixa de protecção "estilosa" para quando tiverem um iPhone.

Não posso dizer q seja apologista destas coisas... mas esta parece-me jeitosa. :)


E claro, é daquelas que não impede o uso do "toque" através da camada protectora - seja lá como for que isso trabalha. Como se pode ver no seguinte vídeo:




via [Gizmodo]

Google Earth 4.3

O novo Google Earth tem umas novidades interessantes, como se pode ver neste video:



Para além dos edifícios foto realistas, temos agora a opção de brincar com o Sol, vendo o efeito do nascer e do por-do-sol em qualquer parte do mundo.

Qualquer dia nem é preciso viajar. :)

Resoluções Médias Altas, e Mais Além

Ando aqui eu a chorar por um mísero LCD de 24" com 1920x1200 de resolução quando...



Sim, está no número 11, que fica naquele canto, minúsculo, reduzido à insignificância...

Agora é só começar a decorar aqueles acrónimos todos, e ver quando é que estaremos a ver filmes e a jogar em ecrãs WHUXGA - talvez na altura da Sony PS7! :)

2008/04/16

Sony mostra OLED de 0,2mm

Podem ser caros, mas sem dúvida que os OLED vão revolucionar o mercado. Se actualmente, em inúmeros dispositivos, a espessura do display LCD é factor impeditivo para que se possa reduzir ainda mais o seu invólucro, o que dizer quando estes OLEDs começarem a ser comercialmente viáveis?

O seu OLED de 3.5" com 320x220 de resolução (apropriado para PDAs, Pocket PCs, Smartphones, e telemóveis) tem uma espessura de... imagine-se... 0.2mm!

Comparado com isto, até o LCD mais fino que existe, com 0.67mm parece um "monstro".

E se pensam que isto só funciona nos ecrãs pequenos, a Sony também demonstrou um OLED de 11" (960 x 540) com apenas 0.3mm de espessura- ou seja, 10x mais fino que a sua actual TV OLED XEL-1.


via [Engadget]

iPhone com Reconhecimento de Escrita

Ainda nem chegou cá, mas se achavam que a falta de reconhecimento de escrita era factor impeditivo à compra de um iPhone, então podem ficar descansados.

Graças ao Hpen, poderão escrevinhar tudo o que quiserem no ecrã, com a garantia de que as palavras aparecerão quase por magia na área pretendida.

O software está ainda em beta, e como tal tem alguns bugs e funcionalidades que faltam. Mas é uma questão de tempo até que tudo se resolva.

Para experimentarem, basta:

no Installer.app. Ir a "Sources," -> "Edit" ->"Add"

http://iphonecake.com/src/new


via [Gizmodo]

2008/04/15

Viagem a Marte

Querem ir a Marte, e ainda serem pagos por isso?

A ESA (Agência Espacial Europeia) está à procura de cobaias voluntários para se submeterem a uma experiênca que pretende simular os efeitos de uma viagem espacial de longa duração, como a que será necessária para chegar a Marte no projecto Aurora.

Para isso, durante cerca de 500 dias, uma equipa de seis tripulantes estará encerrada numa "nave espacial" com um volume de 500 m3 (o equivalente a 9 contentores) em ambiente fechado para que sejam avaliados os efeitos psicológicos de uma estadia desta duração nos seis ocupantes.

Embora cada voluntário vá receber 120 euros por dia, não pensem que isto é uma viagem turística; há montes de experiências e trabalho duro e rotineiro que será ser feito - já para não falar na evidente falta de privacidade (pensem num Big Brother que se estende por quase ano e meio!)

E então? Estão prontos a embarcar numa coisa destas?

via [BBC]




P.S. Se preferirem serem astronautas reais, relembro que a ESA vai abrir as candidaturas para isso a 19 de Maio. (Onde é que eles estavam quando eu tinha idade para isso? tsk tsk.)

IoGear DVI Extender

Não há nada mais chato do que instalar equipamento, tal como um novo projector de Alta-Definição no outro lado da sala, para chegar à conclusão de que: o cabo de vídeo afinal não chega lá.

Pois é... quando não há alternativa, as opções para "esticar" um cabo DVI por dezenas de metros não são muitas; e há que recorrer a aparelhos como este da IOGEAR, que transporta um sinal DVI sobre um normal cabo de rede Cat5 por mais de 30 metros.

Infelizmente, nada disto é barato... e se querem uma coisa destas, têm que pagar cerca de $500 USD.

via [Engadget]

RED Epic 5k

Anda tudo contente com a alta-definição, e os muito publicitados Full HD 1080p quando, noutras paragens, até os 4k do cinema digital são "curtos".

É por isso que a RED acaba de lançar a sua mais recente câmara de cinema digital, a EPIC, com 5k de resolução: 5000 pixeis de resolução horizontal até 100fps.

Obviamente que o preço não será muito agradável para o comum dos mortais... mas há muita gente que não se importará de pagar $30,000 por um brinquedo destes.


Se acharem que 5k é demais, e vos bastaria 3k de resolução, então podem optar pela Scarlet que sempre custa uns mais acessíveis $3000 e completa a gama de câmaras da RED.

[RED via Engadget]

2008/04/14

Verão Quente para os Ultra-Portáteis

Se andam apaixonados pelos ultra-portáteis de baixo custo que têm surgido como cogumelos desde que a Asus acertou no "jackpot" com o seu Eee PC, o meu conselho é que esperem mais 2 ou 3 meses.

Bem sei que é sempre difícil esperar, e que - quando quer que seja que se compre um portátil - é inevitável que nos meses seguintes logo surja novo e mais apetecível modelo. Mas neste caso, com as novas ofertas da Asus, MSI, Everex, e HP, é o MSI Wind que parece mais bem posicionado.

  • O Eee PC é um sucesso, disso ninguém duvida, no entanto falha nalguns pontos críticos, nomeadamente: o tamanho e resolução do seu LCD, e o teclado pequeno que requer habituação. Veremos que tal o modelo mais recente, com mais resolução, se irá portar face à concorrência.


  • O HP Mini é bem mais interessante nesse aspecto, com resolução suficiente, e um teclado com 92% do tamanho normal - o que vai agradar a quem passar horas a teclar; para além da excelente qualidade nos acabamentos. O único "desleixo" é o CPU da Via, que podia ser bem mais moderno e eficiente (algo que está prometido para os próximos meses.)


  • O MSI Wind, embora chegue mais tarde, parece colmatar todas estas falhas: oferecendo resolução suficiente, um teclado semelhante ao do HP, e ainda a mais recente plataforma da Intel, o Atom. Por esse motivo, parece ser o primeiro a conjugar "tudo" aquilo que eu critiquei como faltando no Eee PC. No entanto, até que efectivamente chegue ao mercado, também os outros fabricantes poderão apresentar algumas novidades.

A única questão que fica por esclarecer (embora algumas marcas já o tenham mencionado) seria o touchscreen, que poderia ser útil para quem quiser usar - por exemplo - o seu mini-portátil enquanto conduz.

Obviamente, que temos ainda outras possibilidades, como este Fukato de 280 Euros, ou o ultra portátil religioso Jisus de 299 Euros.

Na altura em que fiz o review ao Eee PC, não havia qualquer tipo de concorrência neste segmento ultra portátil de baixo custo com preços abaixo dos 500 euros - neste Verão que se aproxima, as coisas prometem ser bem mais quentes. :)

Adaptador de Discos Sata USB com HUB

A Brando lançou um novo modelo do seu adaptador "plug-n-play" para discos rígidos SATA de 2.5" e 3.5" que já cá tinha anunciado.

Para além da facilidade de utilização, que permite encaixar um disco rígido em poucos segundos, este novo modelo acrescenta um hub USB com quatro portas que o tornam bem mais interessante e prático de usar.

Se costumam ter a vossa mesa de trabalho cheia de discos rígidos, e a tampa do vosso computador sempre aberta para "trocas e baldrocas"... este é um adatador a considerar seriamente.

[Brando]

2008/04/13

Asetek LCLC System

Toda a gente gosta de ter o seu computador a trabalhar em condições, e em grande parte isso depende do factor: temperatura.

O aquecimento é o inimigo número 1 dos actuais componentes electrónicos, nomeadamente do CPU e dos GPUs.

Enquanto muitos investem em ventoinhas mais potentes, para reduzir a temperatura à custa de mais barulho (ou optando por ventoinhas mais silenciosas em detrimento de alguns ºC extra) o ideal seria mesmo usar arrefecimento por líquido - que é muito mais eficiente a remover o calor.

No entanto, nem todos têm "vontade" de estar a investir uma pequena fortuna num sistema de refrigeração a água para o seu PC - já para não falar nos potenciais riscos, caso exista alguma fuga de água no circuito.

Pois bem, a Asetek veio agora trazer um sistema de refrigeração líquido para as massas, e a baixo custo. O Asetek LCLC (Low Cost Liquid Cooling) foi analisado pelo site HotHardware e chegou ao fim com uma classificação de "recomendado".

Ao contrário da maioria dos kits existentes, este vem completamente pré-montado, com o liquido de refrigeração em circuito fechado que não requer constantes "recargas", tem uma performance excelente e silenciosa, e é bastante económico.
(Por algum motivo foi este o sistema escolhido pela HP para arrefecer o seu computador topo-de-gama destinado aos jogos, o Blackbird 02.)

Sem dúvida, a ter em consideração para quem estiver farto do barulho do seu computador e/ou quiser espremer mais umas centenas de Mhz dos seus processadores.

Skate Todo-o-Terreno

Finalmente, começa a ser possível andar de skate nas estradas portuguesas. :)



Obviamente que seria preferivel este, mas enquanto não o inventam...



[Scarpar]

Kohjinsha UMPC com Drive DVD

Se pensavam que o facto de quererem um UMPC minúsculo vos impediria de ler e gravar DVDs em qualquer lado, pois bem... este Kohjinsha SR8KPO6S vai surpreender-vos.

Não me perguntem como, mas o que é certo é que eles conseguiram meter um drive DVD dentro deste UMPC. Algo que vai deixar muita gente de boca aberta.

"Ah, tens um Eee PC? Então gravas-me um DVD?"
- Não posso, não tem drive
"Mas eu posso, porque tenho Kohjinsha!"

(ou algo do género :)

Obviamente, o preço deve dar para comprar 2 Eee PCs, no mínimo.

2008/04/12

La Bionda

Desculpem lá estar a postar aqui uma coisa meramente nostálgica sem grande sentido - mas passei tanto tempo atrás desta música sem descobrir de quem era... e hoje por mero acaso descobri!

Trata-se de uma daquelas músicas que de vez em quando surge na nossa cabeça, vindo dos confins da infância... e penso que me tenha ficado na memória pelo videoclip, que na altura saia fora do normal - e eu mesmo em 1980 já gostava de filmes de animação. :)

Trata-se de nada mais nada menos que "I Wanna Be Your Lover" dos La Bionda, cujo video clip deixo aqui:



Esta já está arrumada... fica a faltar outra, que penso que também tinha o videoclip com cenas de animação, e que começava com "three... two... one... contact!" ou coisa do género, acho eu (a velhice é tramada!)... alguém se lembra de alguma coisa que possa ajudar a dar com isto?

E não, não me estou a referir à serie do mesmo nome, que por acaso também andava praqui perdida nalguns neurónios. :)

2008/04/11

Fartos de Serem Roubados? Comprem nos EUA!

Não há mês em que não me queixe da diferença abismal de preços entre os EUA e a Europa, sem que haja qualquer explicação que não seja a pura ganância.

Com o câmbio actual, em que 1 Euro vale quase 1.6 USD, não há taxa nem impostos que expliquem as diferenças de quase 100% que assistimos nalguns produtos.

Pois bem, nada que não se resolva facilmente com este serviço: Access USA.

Trata-se de um reencaminhador de correio e encomendas que vos oferece a possibilidade de terem um endereço nos EUA. Dessa forma, podem comprar em lojas online como se vivessem nos EUA, com um endereço personalizado em solo americano que é depois re-enviado para o vosso endereço real cá em Portugal.

Mesmo com o custo do transporte intercontinental, vale bem a pena fazer as contas; pois é difícil não se ficar a poupar bastante dinheiro.

Obviamente para quem tiver a sorte de ter família/amigos por aqueles lados (olá primo!) pode fazer isso dispensando este tipo de serviços. ;)


Update: Outro site para compras internacionais, para referência: International Orders

Ledube - Blocos de LEDs em Rede

Parece que eles adivinham que eu sou fanático por LEDs.

Estes blocos de LEDs estão ligados em rede e permitem fazer shows de luz limitados apenas pela vossa imaginação.

O único ponto negativo é que isto não fica barato: o aluguer custa cerca de $5,000 por dia, sem contar com o custo de programação inicial que pode atingir outros $2,400.

O resultado é este:



Só nos resta esperar que estas coisas (ou outras ainda melhores) desçam drasticamente de preço para que as possamos usar em nossas casas como bem entendermos.

(Não há ninguém por aí que queira fazer uma versão open-source disto? ;)

[Kilian-Nakamura via Gizmodo]

2008/04/10

Firefox Mobile Acelera N810

Ninguém tem dúvidas de que o Firefox 3.0 se vai tornar num dos melhores browsers de sempre.

No entanto, nem sempre temos um "computador" por perto, e os dispositivos móveis têm cada vez maior importância nos dias de hoje.

Portanto, é com particular agrado que podemos ver que, mesmo todas as optimizações feitas no Firefox, reflectem-se de igual forma nas versões mais pequenas.

Por exemplo, no Nokia N810 que vem com um browser chamado MicroB, quando comparado com o Fennec (nome de código para o Mozzila Mobile), demonstrou a superioridade deste último, sendo seis vezes mais rápido que o browser "oficial". Para além disso, as diferenças de velocidade eram visíveis durante o uso normal - não sendo daquelas melhorias que ficam bem nos benchmarks, mas que acabam por não se notar na prática.

Isto demonstra que as optimizações que têm sido feitas resultam num ganho ainda maior nesta plataforma ARM do que nos PCs tradicionais.

Boas notícias para todos os "mobilistas"! :)

[0xDeadBeef via Arstechnica]

Música Visual com o Processing

Se pensam que aqueles efeitos visuais no Media Player ou no Winamp são bons... Então ainda têm muito que aprender...

Um amigo perguntou-me se eu conhecia software para criar ambientes visuais baseados em música e lembrei-me daquele post que escrevi em Fevereiro sobre o Processing.

Fui cuscar mais uns exemplos e, é sempre bom relembrar o que um pouco de imaginação e criativadade conseguem fazer:

Ora vejam estes:


Solar, with lyrics. from flight404 on Vimeo.



Solar from flight404 on Vimeo.


Magnetic Ink, Process video from flight404 on Vimeo.

[flight404, making of, processing]

2008/04/09

Viewfinder - um Photosynth sobre o Google Earth?

O Viewfinder promete revolucionar o modo de interligar o Flicker com o Google Earth, mas ao ver o seguinte vídeo de demonstração é impossível não nos lembrarmos do Photosynth da Microsoft.



O Viewfinder aplica um conceito semelhante ao do Photosynth para posicionar uma foto sobre um ambiente 3D na perspectiva correcta.

Interligando vários serviços:

  • Google Earth has posed several hundred photos in Google Earth and has 4.5 million geo-located more photos to go;
  • Microsoft PhotoSynth has an impressive way of automatically combining sets of photos from the same area but with no underlying 3D model and cannot handle most photos taken under arbitrary conditions;
  • Yahoo Flickr taps the power of the community to create and organize an enormous free-for-all database but has no 3D world models.

Passa a ser possível então colocar fotos sobre o Google Earth, quer seja usando um modo 2D:


Como um modo 3D:


Projecto interessante. :)

On-Chip Water Cooling

Se pensam que água e componentes electrónicos não combinam, então basta olharem para os PCs "artilhados" com sistemas de water cooling (arrefecimento por água.)

A água é muito mais eficiente do que o ar, no que toca a transportar o calor para fora de um sistema. E por isso, a IBM aproveitou o conceito, mas levou-o até mais perto do CPU.

O seu novo super-computador Power 575 usa 448 CPUs Power6 a 5GHz e será o primeiro sistema a usar o "Hydro Cluster", o sistema de water cooling no chip, que permitirá manter todo o sistema dentro das temperaturas de funcionamento com muito maior eficiência.



Quanto ao calor em excesso, em vez de ser desperdiçado, poderá ser usado para aquecimento de habitações ou outras aplicações.

via [Gizmodo]

USB Caps Lock Changer

Para quem gosta de electrónica, a ideia de fazer qualquer coisa com USB pode parecer assutadora. No entanto, muitas vezes é bastante mais simples do que pode parecer.

Ora vejam este exemplo, que necessita apenas de um pequeno microcontrolador Atmel AVR ATTiny45 para implementar um pequeno dispositivo stealth USB que muda o estado do CAPS LOCK do vosso teclado de forma aleatória.

No entanto, este mesmo projecto pode facilmente ser alterado para muitas outra funções, desde fazer um "keylogger", até servir de interface entre outros dispositivos e um computador, simulando o teclado.

Huddle Chat vs Campfire

Nada como um pouco de polémica para começar bem um novo serviço.
O recém-lançado Google Apps, já começou a dar "estrilho"!


Uma das primeiras aplicações usadas para demonstrar as capacidades do serviço, o HuddleChat rapidamente atraiu as atenções por ser bastante parecido uma cópia quase integral do Campfire.

Obviamente, isto não passou despercebido ao responsável pelo Campfire, que logo aproveitou para mandar uns bitaites:

“We’re flattered Google thinks Campfire is a great product, we’re just disappointed that they stooped so low to basically copy it feature for feature, layout for layout…We thought that would be beneath Google, but maybe its time to reevaluate what they stand for.” (ReadWriteWeb)

Sinceramente ainda não sei o que pensar disto... Por um lado não concordo que alguém faça uma cópia integral de um site ou serviço, por outro lado acho que devia haver liberdade para qualquer pessoa poder implementar - ou até mesmo copiar - funcionalidades semelhantes a outras já existentes. Se assim não fosse, estariamos nós limitados a haver um único programa de chat, porque mais ninguém poderia usar essa funcionalidade? Ou um único programa de edição de imagem, etc. etc.?

E se assim for, quando é que um programa deixa de ser cópia de outro? Mudando a cor de fundo? Mudando a ordem dos menus? Mudando os icons?

Olhem se o Digg começasse a processar todos os sites que agregam e votam notícias...

via [TechCrunch]

Android num Nokia 810

Se estão ansiosos por saber que tal vão ser os dispositivos Android, porquê continuar à espera?

Se tiverem um Nokia N810 por perto, podem vê-lo já hoje, pois já puseram o Android a funcionar nos dispositivos OMAP.





via [Etrunko]

2008/04/08

HP Mini-Note 2133

Esta é uma daquelas notícias que vou ter que dar muito depressa (para não perder a cabeça e ir a correr comprar um!): o HP Mini está cá fora!

E o problema é que, toda a gente está a dizer bem dele.

Para mim, que continuo à espera de um Eee PC que me satisfizesse os requisitos, este HP (e eu quem nem gosto particularmente da HP!) parece-me cada vez mais uma boa opção - gulp!


[Video review do jkOnTheRun]


Claro que não é perfeito, tem umas "niquices" que podiam ser melhoradas, mas está 95% "no ponto".

A única coisa que eu mudaria para que ficasse absolutamente perfeito, era usar os novos CPUs da Intel, os Atom; e tirar aquele acabamento glossy no LCD (ainda estou para perceber como é que há gente que gosta de se ver espelhado num LCD.)


Comparação do tamanho e teclado do Eee PC e do HP Mini.

Obviamente, falta saber a que preço a HP vai tentar impingir-nos isto por cá: o modelo topo de gama custa $750, o que dá cerca de 480 Euros... valor que eu não me importaria de pagar por este mini portátil.

Google Apps IO

E a partir de agora, podem usar a infraestrutura do Google para correrem as vossas aplicações Web: o Google App Engine.

Infelizmente, nesta fase as inscrições estavam limitadas aos primeiros 10,000 - e excusado será dizer que quando lá cheguei, já não era um deles; mas podemos sempre começar a brincar com o SDK e a documentação.

Este vídeo demonstra a simplicidade de fazer uma aplicação tipo "shoutbox".



Depois de fazerem o download do SDK, lerem o Getting Started e verem algumas das Aplicações já feitas... é so esperarem que chegue a vossa vez. :)

Lenovo Ideapad U8

E eis que eles começam a invadir o mercado: os MIDs (Mobile Internet Devices.)

Depois do desbravar de terreno feito pela Nokia, com os seus N770, N800 e N810, preparem-se para levarem com MIDs vindos de todas as outras marcas.

Neste caso, trata-se do Ideapad U8 da Lenovo. Ora vejam o vídeo:



Quanto muito, podemos ver que estes dispositivos começam finalmente a oferecer interfaces vocacionados para o toque - algo a que o lançamento do iPhone não terá sido alheio.
Embora já existissem alguns interfaces e aplicações interessantes, há que admitir que até à chegada do iPhone estas nunca tiveram a projecção (mediatização?) necessária à sua implementação em grande escala.

Agora, vai assistir-se a efeito contrário - um exagero na oferta de diferentes interfaces... o que até pode acabar por prejudicar estes dispositivos. Mas, desde que se mantenham intuitivos, pode ser que tudo corra bem.

Mas para começar, podem tratar de eliminar aquele "lag" horrível entre carregar no ecrã para ver um vídeo e ter que esperar intermináveis momentos até que ele tenha início: é necessário feedback instantâneo. :)

iPhone Screen Cleaning

Não se pode negar que a Apple está sempre a inovar.

Se uma das coisas que vos preocupa no iPhone é a ampla superfície vidrada que convida a dedadas, pó e sabe-se lá que mais; eis que existe agora um software (iWash) que é capaz de tratar de pôr o ecrã do vosso iPhone como se tivesse acabado de sair da caixa de origem.



Não sei é se impedirá que as vossas esposas/namoradas o atirem duma janela de 10º andar. :)

2008/04/07

Jisus vs Eee PC

Pois é, se estão fartos de esperar por um Eee PC, talvez o melhor sejam pedirem ajuda ao Jisus.

Este Jisus é um ultraportátil bastante semelhante ao Asus Eee PC, mas vindo de uma marca Holandesa, a Van Der Led.


* Monitor: 8.9” LCD screen (800×480 pixels), LED backlight, VGA port
* Processor: 1 GHz, 64-Bit Loongson 2F
* Graphics: SM712
* Memory: 512 MB DDR2-667
* RAM: 4GB Nand flash
* Wi-Fi: 802.11b/g wireless LAN
* USB port: 2 x USB 2.0
* Network: Realtek 8139 10/100Mbps Ethernet controller
* 1 x 10/100Mbps RJ45 port
* Audio: 1 x microphone port 
1 x two channel earphone port
* Build in stereo speakers
* 4.5 Hours of wireless productivity
* Operating system: Ubuntu, others possible



Tudo isto por 300 euros 299.99 Euros, e supostamente disponível a 25 de Maio.

Vamos lá ver o que sai dali. Para já há que admitir que a tag line é original: "Be the first to own a miracle / Seja o primeiro a ser dono de um milagre" :)

Seekway 3D LED Cube

Tem LEDs. Muda de cor.

Isto por si só já seria suficiente para me fazer querer um, mas... depois de ver isto em "movimento", acho que ninguém ficará indiferente a este cubo de LEDs da Seekway capaz de reproduzir sequências animadas em 3D.

Este cubo consiste numa matriz de 16x16x16 LEDs RGB (isso dá um total de 4096 se não quiserem ter trabalho de fazer as contas) que, por muito bem que pareçam nas fotografias, ficam ainda melhor no seguinte vídeo:



Os seus criadores estão já a trabalhar no próximo modelo, que terá 48x48x48 LEDs (isso dá mais de 110 mil LEDs.)

Só falta saber a que preço é que isto vai ficar.

via [Gizmodo]

2008/04/06

Compressões HDTV e Não Só

Quando a política de lucros fala mais alto, nada como cortar na qualidade e apostar na quantidade. É isso que tem acontecido com a Comcast nos EUA, mas é algo que todos nós já assistimos por cá, na operadoras de TV por cabo - e agora que a alta-definição está cada vez mais perto... não me surpreenderia ver isto a ficar ainda pior.

O que se passa é que, para "enfiarem" mais canais HD nas sua emissões, estas operadoras cortam na qualidade.



Como podem ver nesta tabela, a diferença no bitrate chega aos -38% do que seria suposto para manter a qualidade original.

Mas... perguntam vocês: e isso é assim tão grave? Não é melhor ter mais canais?

Depende...

Se estiverem dispostos a ver TV assim:



Mais exemplos nesta thread do AVSforum.

Por cá, mesmo em "low-def", são estes mesmos problemas que sempre me impediram de aderir aos canais de filmes pagos. Se eu tenho que pagar extra para ver filmes, o mínimo que teriam que fornecer seria qualidade acima de qualquer suspeita - coisa que não considero que a ex-TV Cabo fornecesse, com inúmero artefactos de compressão em cenas de muita acção, mudança de cena, etc.

Infelizmente, assim que começarem a fornecer canais em HD... duvido que a política deles mude.

2008/04/05

Photoshop Express Deixa de Roubar Fotos

Muito se falou sobre o Photoshop Express, uma versão "online" e gratuita do célebre programa de tratamento de imagem Photoshop (provavelmente o mais usado no mundo.)

Embora tenha apenas um sub-conjunto reduzido das funcionalidades existentes na versão desktop, é mais que suficiente para muitas das operações que os utilizadores pretendem.

Havia apenas um pequeno problema...
(daquele tipo de problemas que vem escrito nas letras pequenas...)

Ao usarem o serviço, estavam a dar o direito à Adobe de usarem as vossas próprias imagens para o fim que eles muito bem entendessem!

Isto incluia dizerem que eram os donos das fotos, e venderem-nas ficando com a totalidade do lucro.

(ora, eu não sei o que vocês pensam disso, mas para mim, isso é um abuso do caraças!)

E afinal, parece que não fui apenas eu a pensar isso, uma vez que a Adobe voltou atrás, e dizem que a partir do dia 10 de Abril, retêm apenas os direitos necessários para permitir a edição das imagens que os utilizadores enviarem, e nada mais.

[Photoshop Express terms of Use via Gizmodo]

2008/04/04

Cliffside, WiFi em "stereo"

Confesso que fiquei desapontado...
Quando li esta notícia pensava que iam finalmente resolver um dos maiores problemas do WiFi (na minha opinião) que é a impossibilidade de ligar a duas (ou mais) redes WiFi simultaneamente com um único adaptador de rede.

Havia uma experiências aqui há uns anos que apontavam nesse sentido (da Microsoft ou da Intel - já não me lembro bem,) mas nunca deram frutos reais.

Edit: era o VirtualWifi da Microsoft. :)

Pode não fazer falta a muita gente, mas diariamente sou confrontado com a necessidade de estar ligado quase permanentemente a duas redes WiFi diferentes, e isso é uma dor de cabeça.

Quando vi este "cliffside", pensei logo - finalmente! Lembraram-se de mim!

Mas não (embora seja um passo nesse sentido.) Trata-se apenas de, com um único adaptador wireless, estar ligado a uma (única) rede WiFi, e criar uma outra rede PAN para uso específico - ao estilo Bluetooth, mas usando o WiFi.

Vamos lá ver se isso se desenvolve e se permite a ligação WiFi "pura" a várias redes, que isso sim... dava-me jeito. :)

2008/04/03

XP Dura... dura...

Descansem todos aqueles que pensavam que a MS ia assassinar o XP dentro de alguns meses. Demonstrando que afinal o "resto do mundo" ainda tem muito peso - e de certeza que não querem dar mais desculpas para que ainda mais utilizadores mudem para um S.O. da concorrência, seja ele o Mac OS, ou uma qualquer versão de Linux - o suporte para o Windows XP foi alargado até 2010.

Bem ou mal, cedo ou tarde, o que é certo é que voltaram com a palavras atrás.

E para ser sincero, não sei se ainda estão a tempo de recuperar dos erros cometidos no passado recente... mas isso, só o tempo o dirá.

(e nem vou falar na balbúrdia que vai na "aprovação" do formato "aberto" dos documentos no comité ISO)

via [dailytech]

iShield para iPhone

Para mim, uma das principais vantagens do iPhone é o facto de ser extremamente resistente a riscos; no entanto há aqueles que preferem ter sempre os gadgets bem protegidos.

Nesse caso, podem sempre optar por uma proteção espelhada cheia de estilo, o iShield.
(Que pode sempre ser usado para fazer sinais de luz para pedirem auxílio caso se percam na selva urbana. :P :)

Enquanto o ecrã está apagado, esta protecção funciona como um espelho; quando o ecrã se ilumina, podem vê-lo como habitualmente - e continuar a usar o touchscreen, como é óbvio. (Embora suspeite que a visibilidade do LCD não vá ser a melhor quando estiverem no exterior num dia com o Sol a "torrar".)

Não é nenhuma novidade, porque já existem protecções semelhantes para outros dispositivos (como os iPods, etc.) Mas, se acham que ter um espelho sempre à mão é útil... então esta capa espelhada está a apenas $29.99 USD de distância.

via [Gizmodo]