2008/05/31

Toshiba Contra-Ataca Blu Ray

Isto já parece uma telenovela... mas... é fim-de-semana, há tempo para estas coisas.

Numa reviravolta interessante, parece que a Toshiba vai "morder" mais um bocadito a Sony e o seu Bluray - e ainda por cima, usando para isso o Cell!

Se nunca ouviram falar de Super-resolution, eu explico rapidamente:
Ao contrário do que acontece nos filmes, se tentarem redimensionar uma imagem de baixa resolução para dimensões superiores, reparam que a imagem fica esbatida e "desfocada."

No entanto, se tiverem vários frames em baixa resolução, cada um tirado de um sítio ligeiramente diferente (ou em momentos diferentes) é possível - usando cálculos matemáticos - reconstruir uma imagem de alta-resolução que têm efectivamente mais detalhe do que as originais.

Por exemplo, têm estes vídeos que demonstram o processo: vídeo 1, vídeo 2.
Assim como este mais antiguito, deste site que mostra várias coisas engraçadas que se podem fazer em processamento de imagem.

Infelizmente não encontrei um que vi há uns anos atrás - da Intel - que mostrava um vídeo de uma câmara de telemóvel, originalmente de 320x240, a filmar um cartaz onde não se conseguia perceber nada do que estava escrito - e depois de processado, ser perfeitamente legível todas as letrinhas... na altura o processamento demorava vários minutos por cada frame de vídeo, e é algo que qualquer um pode experimentar usando software de companhias como a MotionDSP e a Let It Wave - mas a partir desse momento percebi que era uma questão de tempo até ser possível fazer isso em tempo real: algo que a Toshiba anunciou já o ano passado, e que finalmente parece estar a chegar ao mercado - o SPURS engine (que é baseado num processador Cell, tal como o que é usado na PS3.)


[youtube video]

Sendo agora possível fazer este processamento em tempo real, é fácil conseguir resultados indistinguíveis de alta-definição a partir de DVDs ou de emissões "normais".

Será esta a vingança da Toshiba? Sabendo-se que os leitores e filmes Blu-ray tem tido vendas bem aquém do que se esperava, e que muita gente acha que os DVDs são suficientemente bons (ou usando upscalers bem mais arcaicos que estes métodos de super-resolução) um leitor ou computador com o tal SPURSengine - ou equivalente - vai fazer com que ainda mais gente se "aguente" com as suas colecções DVDs "low-def" revistos em alta-definição matemática.

E óbviamente que, quando a altura chegar, aplicando-se o mesmo conceito a uma fonte em alta-definição será possível obter resultados ainda com melhor qualidade e resolução... havendo televisores e monitores para dar uso a resoluções superiores a 1080p. :)

Audi R8 com Farois de LEDs

E para aqueles que duvidavam que aquelas "coisinhas pequeninas" chamadas LEDs alguma vez substituiriam os faróis dos automóveis... Eis que a Audi vos dá a opção de dizerem adeus de uma vez por todas aos faróis com lâmpadas convencionais.

De início os LEDs surgiram timidamente nos automóveis como acessórios - na chamada terceira luz de travagem - e depressa demonstraram a sua validade. Ainda assim, demorou bastante tempo até que os LEDs finalmente começassem a a substtuir os restantes indicadores tradicionais; ainda se contam pelos dedos de uma mão os modelos que trazem luzes de travão com LEDs, e muitos menos os que usam LEDs nos "piscas".

No entando, a Audi, que até já usava LEDs como luzes diurnas nalguns modelos, apresenta como opção no seu desportivo R8 a possibilidade de usar lâmpadas de LEDs para os "médios" e "máximos.



Esta opção custa cerca de 3,500 Euros... valor que certamente não chega para assustar quem vai comprar um R8.

Com estes LEDs, deixa de ser necessário pensar em trocar lâmpadas, uma vez que estas lâmpadas de LEDs têm uma duração de vida igual ou superior ao tempo de vida do veículo.

Esperemos que rapidamente esta tecnologia fique mais acessível e chegue aos veículos mais económicos.
(Com a sociedade a avançar em direcção aos veículos eléctricos, é essencial que a sua iluminação seja assegurada pelos métodos mais eficientes possíveis.)

[Autoblog via Engadget]

Braço Robot

É impressionante ver a tecnologia aplicada ao melhoramento da qualidade de vida daquelas pessoas para quem um acto "simples" como encher um copo com água é uma impossibilidade... mas parece que as coisas podem mudar bem mais cedo do que se esperava.





via [Wired]

2008/05/30

Helmer - Supercomputador Ikea

E já que estamos numa de supercomputadores, o Cafonso chamou-me a atenção para o Helmer.

Trata-se de um cluster de 6 computadores quad-core, com um total de 48GB de Ram, concebido para fazer o render de imagens 3D.

O recurso mais original foi usar um "arquivo" do Ikea como caixa/chassis para as 6 motherboards, fontes de alimentação e ventoinhas - opção que permitiu poupar uma fortuna e manter um design compacto e eficiente (ora tentem procurar por uma caixa que suporte 6 motherboards.)

Não deixem de visitar a página oficial do Helmer para saber tudo sobre este projecto.

Cooler Master com Fonte de Alimentação 80% Eficiente

A palavra de ordem é eficiência, e por isso mesmo é bom ver que a Cooler Master vai ter disponível uma fonte de 900W com eficiência superior a 80%.

Para receber a certificação "80 Plus Silver" a fonte tem que atingir 85% de eficiência com uma carga de 20%, 88% eficiente com 50% de carga e 85% de eficiência com uma carga de 100% loading.

Até à data apenas tres companhias obtiveram esta certificação: Dell, NXP Semiconductors e a Cooler Master. Sendo a Cooler Master a única que irá vender uma fonte de alimentação "80 Plus Silver" ao público.

Os testes feitos confirmaram que a UCP 900W PSU atinge uma eficiência de 88.14% com 50% de carga, e uma eficiência média de 86.52%.

Se estiverem a pensar numa fonte de qualidade para o vosso PC, acho que esta Cooler Master poderá ser um óptima opção.

via [DailyTech]

Asus Eee Wii?

Olhem a Nintendo a processar a ASUS!

A Asus vai apresentar o Eee Stick na Computex, uns dispositivos sem fios que serão familiares a todos os possuidores de Nintendos Wii.

E se dúvidas houvesse, basta ver o agitar de braços no seguinte vídeo para dissipar todas as hipóteses:



via [Engadget]

Robocop, Aqui Vou Eu

Quando há dinheiro, não há dúvida que as coisas avançam depressa.

Veja-se estes exo-esqueletos motorizados da Berkeley Bionics, que permitem caminhar com menos esforço, assim como carregar cargas que rapidamente cansariam qualquer um.


[Youtube video]

Agora já podem comprar um (ou melhor, pré-encomendar um - embora ainda não se saiba o preço.)

Ao preço que estão os combustíveis, acho que vale a pena considerar vender o automóvel e começar a andar a pé com uma coisa destas. :)

P2P Mais Eficiente: P4P

Numa altura em que a Alta-Definição está na moda, e a distribuição de conteúdos pela Internet tem um papel cada vez mais fundamental, ainda bem que há quem esteja preocupado em tornar mais eficiente a partilha de informação.

Se o P2P tradicional veio revolucionar o método de transferência de ficheiros, permitindo reduzir custos e chegar a milhões de utilizadores sem serem necessários servidores monstruosos, o P4P vem agora acrescentar mais eficiência ao processo.

E sem dúvida que os ISPs vão agradecer.

O novo P4P priveligia as ligações entre peers que se encontrem na mesma área, aumentando as velocidades de transferência e reduzindo os custos ao ISP, que vê as comunicações para fora da sua rede reduzidas drasticamente.

"Poupar dinheiro" - ora aqui está um dos poucos motivos que fará com que os ISPs se interessem por isto!

via [DailyTech]

Velocidades na Internet - Portugal em 7º

Eia, olhem Portugal ali no 7º lugar dos países com maior velocidade de downloads!



Mas ter em conta que estamos na média Europeia com os nossos 8Mbits, mas a metade de países como a Suécia, França e Finlândia(16-21Mbits,) e a anos luz das velocidades orientais de 50 e 64Mbits da Coreia do Sul e do Japão.

Vamos lá ver se a Netcabo ZON cumpre a promessa de ter as ligações de 100Mbits disponíveis até ao fim do ano...

Para terem noção do que estamos a falar... a 60Mbits/s efectivos, fazer o download de 700Mb demora cerca de... 1 minuto e meio. Enquanto que, se preferirem fazer o download de uma distro Linux em DVD, aí já poderão ter que esperar uns desesperantes 10 minutos.

Bem, ainda a semana passada, num jantar de convívio de uma BBS dos meus tempos de jovem - sim, que eu sou desse tempo em que a Internet não era para todos e as BBS proliferavam - de recordar os tempos do meu modem de 2400, e de alucinar quando, anos depois, tive acesso a uma linha RDIS e ver os downloads atingirem os 8Kb/s!
(por falar nisso, tenho que escrever um post sobre esses tempos... :)

Clear-Armor: Blindagem Transparente



Aqui está um daqueles vídeos que parece saído da TV Shop.

Para quem não acredita que as películas protectoras podem fazer a diferença, fica a demonstração da eficácia da Clear Armor da Case-Mate.

Esta película foi desenvolvida pela 3M e originalmente concebida para proteger as hélices dos helicópetros Apache; pelo que isso, por si só já deve causar alguma curiosidade quando aos resultados do seguinte teste, onde dois telemóveis são metidos numa misturadora industrial: um sem protecção, outro com a Clear Armor.


[Youtube video]

via [Case-Mate via Gizmodo]

2008/05/29

Quad SLI Supercomputer PC

Ora aqui está uma boa forma de justificarem a compra de quatro placas gráficas para o vosso próximo computador: a necessidade de fazerem cálculos matemáticos rapidamente.

Usando quatro placas gráficas GeForce 9800GX2 (cada uma já por si equivalente a duas placas gráficas GeForce 9800,) estes investigadores da Universidade de Antuérpia puderam utilizar os 8 GPUs para acelerar drasticamente o processo de reconstrução das tomografias 3D.

Cálculos que demoravam horas num cluster de 4 PCs com CPUs Quad-Core são agora "despachados" em 30 segundos.

Obviamente, nos tempos livres deve dar para causar inveja aos amigos, jogando Crysis em super alta resolução com todos os detalhes no máximo! :)

Vejam o vídeo de apresentação:



Para quem estiver interessado em fazer estes cálculos, a lista de hardware é a seguinte:

  • AMD Phenom 9850 processor + Scythe Infinity CPU cooler
  • 4 x MSI 9800GX2 graphics card
  • 4x 2GB Corsair Twinx DDR2 PC6400 memory
  • MSI K9A2 Platinum motherboard
  • Samsung Spinpoint F1 750GB HDD
  • ThermalTake Toughpower 1500W Modular PSU
  • Lian-Li PC-P80 Armorsuit case
  • Windows XP 64-bit
E segundo o que eles disseram no vídeo, fica pela bagatela de 4000 Euros.

via [Engadget]

XP com 4GB RAM - Testado e Aprovado

Já tinha falado sobre este assunto neste post, quando andava a planear o upgrade - e considerando o preço da RAM, não fazia sentido comprar menos que 4GB; mas claro, apenas se lhe pudesse dar uso.

Pois bem, agora já posso dizer em primeira mão que... o processo funciona e está aprovado.

Numa motherboard Asus P5K-Pro, com 4GB de Ram, o Windows XP (com PAE activado) reconhece apenas 3.25GB de Ram.
No entanto, usando o tal driver de Ram Disk alterado, que é capaz de aceder ao resto da memória, pude dar uso aos restantes 768MB de memória, usando-o para criar um disco virtual (R:) para onde posso despejar os ficheiros temporários de browsers e qualquer outro programa.

De momento, tenho-o ocupado com 512MB de "swap file" do Windows, 128MB para a cache do Firefox, e os restantes 127Mb para usar como bem entender.

Instruções:

  1. Instalar o driver do Ram Disk, que podem descarregar aqui.
  2. Escolher o tamanho do disco em função da memória extra não utilizada pelo Windows - e confirmar que efectivamente não "roubou" memória ao Windows.
  3. (opcional) Alterar a localização e tamanho da page file do Windows para dar uso ao novo "drive."
  4. No Firefox, mudar a localização (e ajustem o tamanho) da cache, no about:config introduzindo:
    browser.cache.disk.parent_directory = R:\TEMP
(cliquem na imagem para aumentar o tamanho)

Download do driver aqui: Ramdisk Driver.

Dell mini-Inspiron

Bolas, estes fabricantes não dão tréguas ao Eee PC!

Desta vez é a DELL que vem anunciar o seu "mini-Inspiron".

Não há fome que não dê em fartura... é só escolherem o vosso sub-notebook preferido.

Por mim, preferia que eles se concentrassem em descer ainda mais os preços, para que estes brinquedos chegassem à barreira dos 250 Euros... Isso sim, é que era interessante.

via [Gizmodo]

Asus Lança Splashtop nos seus Portáteis

De acordo com o que já tinha sido anunciado, a Asus começa a integrar o Splashtop (um sistema operativo baseado em Linux que corre directamente do firmware, com arranque quase instântaneo) nos seus produtos, e chegou a vez dos seus portáteis.

Em poucos segundos podem estar a navegar na net, falar no Skype ou via chat com os amigos, ver vídeos e transferir ficheiros - tudo sem necessidade de um sistema operativo instalado no disco.

Eu só pergunto: o que estão à espera para por o Splashtop no Eee PC?

via [Gizmodo]

Acer Aspire One

E aqui estão as primeiras imagens do concorrente do Eee PC feito pela Acer: o Aspire One.



Mais um sub-notebook de "baixo custo" para ajudar à festa...
Mais detalhes na próxima semana, quando for apresentado oficialmente na Computex.

via [Engadget]

OLPC 2 com Multitouch e Feedback

Ainda o primeiro OLPC não se aguenta nas pernas, e já a segunda geração promete revolucionar novamente o mercado dos portáteis low cost.

Para além de ser bem mais apelativo e com um look menos "infantil", este OLPC 2 terá dois ecrãs com touchscreen integrado (dispensando a película extra tradicional) capaz de multitouch, e possivelmente com feedback háptico integrado - o que seria bastante interessante uma vez que o teclado é "virtual", usando um dos ecrãs.



Com um preço estimado de $75, será sem dúvida um sucesso... mas teremos que esperar até 2010.

Até lá, não me custa prever que outros fabricantes se aproveitem desta ideia e comecem a fazer os seus próprios mini-portáteis usando o mesmo conceito - por mim, era da maneira que me esquecia dos Eee PC, Msi Wind e restantes candidatos.

via [Engadget]

Android HTC

E os telemóveis Android já mexem... de certeza que muita gente anda a trabalhar horas extra para que saiam cá para fora quanto antes.

É que sinceramente, mesmo com a Apple a dizer que vai abrir o SDK do iPhone para toda a gente, preferia uma plataforma mais aberta, em que tivesse liberdade de fazer o que bem entendesse, sem estar preso a iTunes e coisas que tais.



Agora expliquem-me lá... porque é que sempre que fazem um gadget novo, a primeira coisa que fazem é pô-lo a correr jogos pré-históricos?

Faz-me lembrar aquela gente que compra os últimos aparelhos "high-tech", para depois usá-los exclusivamente para correr emuladores de aparelhos mais antigos... :)


Mas, claro que há mais, por exemplo, o seu interface fácil de usar:


... ver que tal se comporta com o Google Maps.


... e claro, o melhor para o fim! :)
Vejam como se pode dar bom uso ao acelerómetro e criar uma janela virtual para o mundo, graças ao Street View - sem dúvida a demonstração mais espectacular desta apresentação:



via [Android Community]

2008/05/28

CAM-TRAX

Sentem inveja da Nintendo Wii e do seu Wiimote?

Pois bem, se este CAM-TRAX funcionar como nos querem fazer crer, em breve toda uma nova geração de jogos para PC poderão usar comandos à Wiimote... sem ser necessário um Wiimote - tudo o que precisam é de uma simples Webcam.

Bem, melhor que tudo é verem o video:



Impressionante, não?

Que Baterias Preferem?

Aqui está uma questão que me intriga, e sobre a qual muitos de vocês também já terão pensado bastante: o que é mais importante, a autonomia da bateria ou o tempo de carga?

Numa altura em que quase todos dependemos de baterias, de uma forma ou de outra, quer seja no telemóvel, no leitor MP3, ou em qualquer outro dispositivo móvel, a bateria continua a ser um ponto crítico que pode fazer com que um produto seja bem sucedido ou fracasse miseravelmente.

Depois de muito pensar, continuo indeciso e não sei qual delas preferia, autonomia longa é boa... mas a possibilidade de recarregar rapidamente também não era mau.
(Embora ainda não tenha visto no mercado nenhuma daquelas baterias "milagrosas" que usam aquelas tecnologias que permitem recarregamentos a velocidades alucinantes.)

Portanto, criei uma sondagem, e gostaria que todos vocês participassem e dessem a vossa opinião:


Que tipo de bateria preferiam ter?

a) Uma bateria que durasse 8 dias, e que demorasse 8h a ser recarregada.

-ou-

b) Uma bateria que durasse 2 dias, mas que demorasse 5 minutos a ser recarregada.


Votem no "poll" ali na coluna do lado direito, e deixem as vossas opiniões nos comentários.

Eee PC 1001

Parece que tão falado Asus Eee PC com LCD de 10" (o modelo 1001) afinal vai ser apresentado mais depressa do que se esperava - já nos próximos dias na Computex.

Parece que a Asus não está disposta a deixar o MSI Wind ganhar asas, e prepara-se já para travar a sua adopção mostrando o 1001 ao mesmo tempo que o modelo 901.

Vamos lá ver o que sai daqui... e eu continuarei a ficar indeciso entre todos estes modelos, sem comprar nenhum.

via [Engadget]

2008/05/27

Adaptador de Discos Sata USB - Agora com Cartões

Parece que estes adaptadores de discos SATA para USB não param de surgir em novas combinações.

Depois do modelo que oferecia um hub USB integrado, é altura de acrescentar um leitor de cartões de memória.

Por este andar, daqui a umas semanas temos um modelo com máquina de café incluida...

da [Brando via Engadget]

VIA OpenBook

Mais vale tarde do que nunca, e com a moda dos mini-portáteis a não dar sinais de abrandar é a VIA que vem agora apresentar o seu modelo de referência para estes sub-notebooks: o VIA OpenBook.

Para começar, a coisa menos boa: o CPU. Trata-se dos conhecidos CPUs da VIA que não impressionam ninguém. (Embora seja fácil a sua adaptação aos futuros Isaiah, que são cerca de quatro vezes mais potentes, sem aumentar o consumo, uma vez que são compatíveis pino-a-pino com os actuais CPUs da VIA.)

De resto, muitas coisas boas: um LCD de 8.9" com 1024x600, a conectividade que inclui WiMAX, HSDPA e EV-DA (certamente como opções, e não todos ao mesmo tempo,) três portas USB 2.0, VGA out, leitor de cartões 4-em-1 e duas webcams de 2Mpixeis.

Traz ainda suporte para até 2GB de RAM e discos de 2.5", com uma autonomia estimada de 3h.

O projecto está disponível com uma licença de Creative Commons Attribution Share Alike 3.0 que permite que muitos fabricantes possam fazer este mesmo portátil, ou fazer as alterações que bem entenderem.

O factor determinante - como sempre - vai ser o preço com que estes mini-portáteis chegarem ao mercado.


via [Engadget]

LEDs Automobilísticos

Ora só nos falta disto nas estradas portuguesas, sinais luminosos animados para mostrarmos o nosso descontentamente face aos constantes aumentos de combustível, portagens nas SCUTs, e tudo o mais que o futuro nos reserva.



Disponível em [Drivemocion] por cerca de $60.

2008/05/26

Eee PC a Caminho do "Tablet"?

Há rumores de que o bem sucedido Eee PC (que verá a sua família expandir-se para o mercado dos mini-desktop em breve) poderá também dar lugar a um Tablet PC.

Por enquanto, não passa de um rumor; mas considerando todos os "mods" que foram feitos, adicionando um touchscreen ao Eee PC - não é de estranhar que a Asus possa vir a fazer o mesmo.

Infelizmente, os mesmos rumores também dizem que é provável que esse tal Tablet PC seja lançado sob uma marca diferente, para o distanciar dos produtos "de baixo custo", e consequentemente com um preço acima do que seria de esperar.

É pena... porque um Tablet PC de baixo custo poderia revolucionar o mercado deste tipo de dispositivos, tal como o Eee PC fez pelos mini-portáteis.
(Embora, não se possa esquecer que o Eee PC era suposto ser vendido por $199, e acabou por custar cerca do dobro - pelo que também já não se pode dizer que seja verdadeiramente "low cost")

via [Gizmodo]

Samsung com SSDs de 200MB/s

É excusado dizer que sou um grande fã dos SSDs (Solid State "Disks") - mas quando chega a altura de ver o preço... é difícil justificar a sua compra; a não ser que se trate de uma aplicação onde as suas vantagens se sobreponham ao seu custo.

Para além disso, os SSDs a preços ditos "acessíveis" têm performances inferiores aos discos magnéticos convencionais. Se em velocidades de acesso os SSD são imbatíveis, no que diz repeito à velocidade pura de transferência, já não é bem assim...

A não ser que seja um destes SAMSUNGs.

Estes novos SSDs de 256GB Flash da Samsung são capazes de suportar 200MBytes/seg. em leitura e 160MBytes/seg. em escrita.

Ora aqui está o componente perfeito para o meu próximo PC... especialmente se forem 4 destes em Raid 0. :)

via [Gizmodo]

Comprar Lebre por Gato

Já é a segunda vez que perco semanas e neurónios graças a estas coisas!

Ora, qual é então esta treta que me aflige?

É simples: o raio do overclock automático que aparentemente vem activado de fábrica em cada vez mais motherboards!

Depois de semanas a tentar descobrir porque é que o computador do meu primo crashava sem razão aparente: re-instalando o sistema operativo, experimentando distribuições Linux diferentes, trocando memórias, placa gráfica, fonte de alimentação, cpu, motherboard, disco, caixa, teclado, rato... eis que vou dar com o problema ao re-configurar a BIOS na motherboard nova e reparo numa opção de... Overclocking automático!?!

Desactivo aquilo... remédio santo! Ficou a funcionar perfeitamente, mesmo depois de 3 dias de burn-in a esquentar o CPU e a usar a memória toda!

Mas que raio de coisa! Se eu compro um CPU de 3Ghz não quero que a motherboard o ponha a funcionar a nem mais um Mhz que seja.

Bem sei que fica bonito nas reviews dizerem que a motherboard X é mais rápida que a motherboard Y com o mesmo CPU - PUDERA! A acelerar aquilo ao ponto de tornar todo o sistema instável.

É que, não tenho nada contra os overclockers. Mas isso é uma coisa para quem sabe o que faz e que não se importa de correr os riscos - agora, vir isso activado de fábrica... que abuso!

Ao menos desta vez a opção estava visível nas opções da BIOS, na minha motherboard, depois de semanas a tentar resolver um problema que me encravava o som nos jogos 3D, fui descobrir que era um overclocking automático que a mesma fazia à placa gráfica - mas que, para cúmulo, está apenas acessível nas opções avançadas da BIOS, apenas acessíveis com uma combinação tipo CTRL+ALT+F2, que nem aparece no manual!

Desde então (deste episódio recente) fui verificar mais 3 computadores, e efectivamente todos têm a tal opção Automática activada que acelera o CPU.

Por acaso todas estas motherboards são da ASUS, mas pelo que pesquisei, as restantes marcas têm opções semelhantes.

Se tiverem um qualquer problema semelhante, não se esqueçam de ver a vossa BIOS, não vá ela estar a abusar do vosso CPU sem vos dizer nada.

2008/05/25

Eee PC - Baterias USA melhores que as do UK

Sinceramente não percebo porque é que uma marca que se quer assumir como marca de "qualidade" está constantemente a meter-se nestas confusões que só prejudicam a sua imagem.

Desta vez, a Asus e o seu Eee PC - que ainda recentemente se viram envolvidas no "escândalo" das baterias, com as baterias fornecidas com o mini-portátil a serem de menor capacidade do que as que foram fornecidas aos "reviewers" - volta ao mesmo: com os Eee PC no Reino Unido a serem vendidos com baterias de apenas 4400mAh enquanto que a versão Americana traz baterias de 5800mAh.

Ainda por cima, estamos a falar do Eee PC 900, com LCD maior, que certamente agradecerá a bateria maior... (que a autonomia não é coisa em que o Eee PC se destaque.)

Eu só pergunto: quem é que na Asus toma estas decisões?

(Bem sei que devem ter excesso de stock dessas baterias fracotas, depois de o pessoal na Ásia ter obrigado a Asus a trocá-las pelas de maior capacidade... mas... e agora despacham-nas para a Europa? É assim que querem vender mais Eee PCs?...)

via [Engadget]

2008/05/24

Reconhecimento de Escrita - Leopard vs Vista

Aqui fica um vídeo que elucida as diferenças no reconhecimento de escrita entre o Leopard e o Vista.



Diga-se o que se disser do Vista, o que é certo é que esta funcionalidade trabalha de forma impressionante - e será cada vez mais importante num mundo que se quer afastar cada vez mais dos teclados e usar exclusivamente touchscreens e escrita no ecrã.

via [MobilitySite]

2008/05/23

Planilum - Vidro Emissor de Luz

Se os LEDs (Díodos Emissores de Luz) estão já mais que integrados na sociedade moderna, parece que em breve será a vez do Planilum - um vidro emissor de luz que promete revolucionar a iluminação.

Com 2cm de espessura e com 4 camadas de vidro especial contendo um gás raro (e não tóxico) e fósforos serigrafados, este vidro pode iluminar a vossa casa durante 50,000 horas - ou que representa cerca de 20 anos de uso doméstico normal.

De momento a eficiência energética deste vidro encontra-se entre as lampâdas convencionais e as lâmpadas de neon - estando a companhia agora a tentar aumentar a eficiência luminosa, de forma a que este vidro possa competir com o neon num prazo de 3 anos, oferecendo uma luz mais natural sem a sua toxicidade.



Pessoalmente, continuo a preferir os LEDs...

via [Inhabitat]

Samsung Desenvolve LCD de Dupla-Face

Ainda não perebi bem a lógica deste novo LCD, mas de certeza que milhares de especialistas em publicidade e outras áreas estarão já a salivar com as novas possibilidades.

A Samsung está a desenvolver um LCD que mostra imagens diferentes conforme seja visto "pela frente" ou "por trás."



Agora só falta fazerem isto usando paineis completamente transparentes... que assim podiamos transformar qualquer janela num ecrã, ao mesmo tempo que podiamos mostrar aos vizinhos outra coisa completamente diferente... :)

via [Gizmodo]

Ventoinha para Portátil

Ora aqui está uma base para portáteis com ventoinha que até dá vontade de expôr sem qualquer portátil:



Com uma ventoinha de quase 9" iluminada por LEDs a rodar a menos de 1000rpm e virtualmente inaudível (20dB) só é pena esta base custar $70.
... Por outro lado, com o dólar ao preço que está... humm... Venha lá uma que só se vive uma vez.

Página do produto [Enermax]

2008/05/22

Nano Futebol

Esta é boa para os paranóicos das teorias de conspirações (grupo no qual eu próprio me incluo - em parte.)

Ora então pensam que a nanotecnologia está ainda a décadas de distância, não é?

Pois o que é certo é que até já há quem organize torneios de futebol à escala nano, como forma de avançar este tipo de tecnologia.

E se duvidam do que é possível fazer hoje mesmo, então o vídeo seguinte deve ser exemplificativo e esclarecedor.



E agora, a parte da teoria da conspiração:
Portanto... se isto é possivel "publicamente"... que raio de máquinas andarão por aí em segredo nas mãos dos militares?

via [Medgadget]

Debian no Nokia N800

Com o Debian a correr nos MID (Mobile Internet Device) da Nokia, abrem-se novas perspectivas para os possuidores destes "tablets."

Tal como, correr o Open Office:



GIMP:


E até mesmo o XFCE:



via [GeekPenguin]

2008/05/21

Atom: Wind vs Eee

Ora aqui está mais uma notícia para baralhar ainda mais aqueles que estão com dúvidas entre comprar um MSI Wind ou um Asus Eee PC.

Se o MSI tem tudo aquilo que o Eee PC deveria ter tido desde o início (e particularmente o LCD maior e com mais resolução - que foi corrigido pela Asus na segunda geração do Eee PC) trazer o mais recente CPU da Intel, o Atom, era também motivo de atracção.

No entanto, testes feitos num Wind de pré-produção vêm revelar que afinal não há assim tanta diferença ao nível das performances entre o Atom do Wind e o Celeron existente nos Eee PC.



Estes testes não nos dizem, no entanto, qual a diferença ao nível da autonomia... Porque a performance do Atom só faz sentido ser analisada relativamente ao seu consumo energético, por exemplo: se o Atom for 10% mais lento que um Celeron, mas gastar apenas 50% da energia consumida, continuará a ser uma opção viável para este tipo de dispositivos portáteis.

Bem, o que é certo é que a Asus também vai integrar este Intel Atom nos seus Eee PCs a partir de Junho/Julho, pelo que... a escolha vai depender exclusivamente do gosto pessoal de cada um.

Pssst... Asus... metam um touchscreen no Eee PC 901 com o Atom e assim já não penso duas vezes.

via [Engadget]

YouTomb

Uma vez na Internet, para sempre na Internet.
É um pouco isto que se verifica, mesmo se recentemente, cada vez mais se assista ao fenómeno de clicarmos num vídeo do YouTube e vermos um "Sorry, this Video is not available anymore."

Embora tenha que admitir que, embora isto seja chato para quem queira ver o vídeo, o certo é que quem produz e detem os direitos de exibição de um filme deve poder exercer esses mesmos direitos.

O problema é que, quantas vezes não terão sido retirados vídeos injustificadamente?

É por isso mesmo que serviços como o YouTomb são sempre bem vindos:

YouTomb is an interesting project by MIT Free Culture that collects YouTube videos taken down because of copyright infringements. "More specifically, YouTomb continually monitors the most popular videos on YouTube for copyright-related takedowns. Any information available in the metadata is retained, including who issued the complaint and how long the video was up before takedown. The goal of the project is to identify how YouTube recognizes potential copyright violations as well as to aggregate mistakes made by the algorithm."
Porque afinal, quem é que controla quem nos quer controlar?

via [GoogleSystem]

Google Street View Blurring

Com as constantes queixas que muita gente tem feito relativamente ao Google Street View, com as pessoas a querem manter a sua imagem longe dos olhares do resto do mundo, o Google introduziu um processo que desfoca todos os rostos presentes nessas imagens.

Não se diga agora que o Google não cumpriu, preservando a privacidade até de quem não tem o dom da palavra:



Se querem ver mais alguns "apanhados" no Streeview, é só darem um salto a StreetViewFun.

NTRIG Multitouch

Mais um vídeo, mais uma demonstração da tecnologia Multitouch e de como ela promete revolucionar a forma como interagimos com os computadores.

A novidade desta tecnologia, é permitir simultâneamente o uso de dedos ou de stylus, sem limite no número de toques simultâneos.



É tudo muito bonito, mas o que interessa mesmo é: para quando, e a que preço, é que teremos isso em nossas casas?

via [Yahoo]

2008/05/20

SAMSUNG com Tecnologia Portuguesa

Quando eu falei dos LCD Samsung Blue Phase, mal sabia eu que por trás daquelas características técnicas impressionantes estava tecnologia "made in Portugal."

Ao que parece, a Samsung está a utilizar transístores feitos à base de óxidos, que ao contrário do silício tradicional têm a vantagem de ser totalmente transparentes e poderem ser feito à temperatura ambiente por um baixo custo -tecnologia esta que foi desenvolvida em Portugal.

Estão a ver? Afinal não falta transparência em Portugal...
(pena que não seja a todos os níveis... assim como: nos preços dos combustíveis?)

via [IOL]

Automóveis: Depois dos Telemóveis, a Internet

Esta é uma daquelas notícias que me deixa arrepiado: um grupo quer que seja criado um grupo de trabalho responsável por definir métodos para aceder à internet em segurança nos automóveis.

Isto é; não tenho nada contra isso, e até acho muito bem que sejam estabelecidas normas para o acesso fácil e seguro nos automóveis... mas... por outro lado, vendo o que vejo diariamente nas estradas, com dezenas de condutores irresponsávelmente falando ao telemóvel (já para não falar nos artistas que até escrevem SMS a conduzir) a ideia de os ver ainda mais distraídos com a Internet é assustadora!

De qualquer forma, não se consegue travar o progresso, e venham lá os domínios: .car

via [autoblog]

OLEDs Aprovam... mas...

A Sony teve a coragem de lançar o primeiro TV OLED, o XEL-1, que será sem dúvida um marco importante na evolução da tecnologia dos displays.

Já lá vai o tempo dos volumosos CRTs (tubos de raios catódicos) e os actuais Plasmas e LCDs, embora em contante evolução e oferecendo excelente qualidade de imagem, esforçam-se por atingir os níveis de negro anunciados pelos OLEDs.

No entanto, numa análise mais atenta ao Sony XEL-1, nem tudo foram rosas.

Embora a qualidade seja excelente, especialmente no que toca à resolução de imagens em movimento e - como seria de esperar - nos níveis de negro absolutamente fantásticos; no que diz respeito à luminosidade as coisas foram bem diferentes.

Para começar, a luminosidade reduz-se drasticamente assim que se sai da frente do aparelho; mas pior ainda é a função que a Sony "Auto Brightness", mas que na realidade é um "Auto Dimming", e que reduz automaticamente a intensidade um minuto após se ter ligado o OLED, qualquer que seja o setting escolhido.

A "desculpa" é a de que tal é feito para evitar o "burn-in", mas a verdade é que tal se deve sem dúvida a mais um método para prolongar o tempo de vida do painel OLED.

A Sony anuncia 30,000 horas até o painel atingir metade da luminosidade original, mas uma empresa de investigação (a Display Search) anunciou recentemente que nos seus testes o painel durou apenas 17,000 horas - cerca de metade do tempo anunciado. Compare-se este valor com os dos LCDs (60,000h) e Plasmas (até 100,000h) e depressa se vê que este é um ponto em que os OLED precisam ainda de evoluir até serem comercialmente viáveis.

via [HDguru]

Opera Mobile 9.5

Ora aqui está um mobile browser que não se deixa intimidar por essa coisa chamada iPhone: Opera Mobile 9.5


[Video Review]

Quem estiver habituado a usar o Opera na Wii de certeza que vai achar este Opera 9.5 bastante familiar.

2008/05/19

Novo PC

Desculpem a falta das notícias habituais... mas é que um dos PCs do trabalho resolveu crashar e levar com ele metade da FAT, e os últimos backups oficiais datavam de há 3 anos - culpa de ser uma máquina ainda com Win95 e que não suportava USBs.

Em contrapartida, a máquina nova que o vem substituir vem finalmente permitir aquilo que eu já andava a planear há algum tempo: trabalhar quase exculsivamente em ambientes "virtualizados".

Como todos vós devem saber, a principal "seca" quando se troca de PC é voltar a reconfigurar tudo conforme os nossos gostos. Os editores de texto, os utilitários, os ambientes de programação, etc. etc.

Assim sendo, vou passar a usar principalmente PCs virtuais, que facilmente posso transferir para qualquer outro PC - ficando tudo pronto a funcionar em poucos minutos.

De momento estou ainda a tentar decidir-me se uso o VMware ou o VirtualBox. O VirtualBox estava a ir bem, e tinha a minha preferência, mas entrentanto já me ofereceu duas "crashadelas", enquanto que o VMware se tem portanto sempre de forma exemplar... Vou esperar mais uma semana ou duas, e depois decido.

Quanto ao hardware, é impressionante pensar que uma máquina destas ficou mais barata queo PC que ela veio substituir.

Adeus, AMD a 300Mhz, com 64MB de Ram e Disco de 10Gb!
Olá Intel QuadCore Q9300, 4GB de RAM, e Disco de 500Gb!

Ah, e finalmente sempre concretizei o meu sonho: um LCD de 24"! Oh yes! :)

2008/05/18

LCD Samsung QuadHD 82"

Era mesmo um destes que ficava bem na minha sala: um LCD de 82" da Samsung, com resolução de 3840 x 2160, 120Hz, e retro-iluminação por LEDs.



Ora bem, pelos meus cálculos... daqui a 10 anos já deverá estar a um preço acessível..

via [Engadget]

10 Ilusões Ópticas em 2 Minutos

Como parte da campanha de lançamento do seu novo telemóvel (o Soul) a Samsung fez um clip que mostra 10 Ilusões Ópticas em apenas 2 minutos:



A maioria já é conhecida, mas vale sempre a pena ver de novo. :)

EMP Cerebral

Provavelmente já assistiram a algum filme onde a certa altura foi usado um EMP (ElectroMagnetic Pulse) para desactivar aparelhos electrónicos.

Ora, o cérebro humano também funciona com base em impulsos eléctricos, e como tal também é afectado por campos magnéticos fortes.

E aqui fica uma experiência que é capaz de impressionar os que pensam que o seu cérebro é imune a estas coisas - quando um cientista desactiva por momentos a capacidade de falar num repórter - mesmo se este continua a conseguir cantar, demonstrando que as duas funções são desempenhadas por partes diferentes do cérebro.



Sem dúvida, uns "hackers" que se divertem a brincar com "hardware" bem diferente dos demais. :)

2008/05/17

Ubuntu Studio

Se são produtores de conteúdo multimédia e sentem-se presos à plataforma "Windows" - embora estejam curiosos de experimentar aquele tal "Ubuntu" que toda a gente anda a falar, para ver o que é com os vossos próprios olhos; mas têm medo de ficar sem as ferramentas necessárias ao vosso hobby/trabalho - então apresento-vos o:UbuntuStudio.

O Ubuntu Studio, tal como dizem na página principal é:

Ubuntu Studio is aimed at the GNU/Linux audio, video and graphic enthusiast as well as professional.

We provide a suite of the best open-source applications available for multimedia creation. Completely free to use, modify and redistribute. Your only limitation is your imagination.

E inclui, entre outros:

Audio
  • Ardour 2 - A multitrack recorder/editor

Imagem
  • GIMP
  • Inkscape
  • Blender
  • RAW camera files tools
  • Wacom drawing tablets support

Vídeo
  • PiTiVi
  • Kino
  • Cinepaint

Afinal, parece que não faltam ferramentas multimédia para Linux.

(ou podem sempre experimentar o Studio64)


*Agradecimentos ao Ricardo Nunes, por ter falado nestas edições num comentário no blog do Luis Miguel.

2008/05/16

LED-mania

E não poderia faltar um post sobre o meu vício de LEDs e coisas luminosas:



É um projecto de Steve Gilbertson e usa acelerómetros para fazer mudar as cores do cubo.

Se estiverem interessado em ver o "making of", é so dar um salto à pagina do projecto.

Será que falta muito para adaptarem uma coisa destas às bolas de futebol, basketball, e demais desportos? :)

Multitouch no Mac

Não é ainda a versão oficial, mas o que é certo é que este projecto que permite usar multi-touch no Mac OS X dá já para ver as possibilidades.

Chama-se Lux, e... bem... o melhor é verem por vocês mesmos:

[Vídeo do Lux Multitouch em OS X]

Feito em Flash, usando AS3, demonstra que o principal é pôr as ideias em prática. :)


E se quiserem fazer um interface multi-touch enquanto não existe nada no mercado a preços de jeito, aqui está como:


E depois podem dar-lhe uso para fins verdadeiramente interessantes, tais como:



Jogar Missile Command! :)

Eee PC 901 com Atom?

Parece que a Asus não quer perder o comboio dos mini-portáteis (ainda para mais, tendo em conta que foi o Eee PC da Asus que deu início a esta tendência,) e se prepara para lançar mais uma remodelação na sua gama.

Depois de ter aumentado o tamanho do LCD (a principal causa de "reclamações") parece que Junho é o mês em que iremos assistir ao lançamento de um Eee PC com um CPU bem mais atractivo: nada menos que o Intel Atom, que promete altas prestações aliado a consumos reduzidos - ou seja, tudo o que um mini-portátil precisa para ficar ainda mais apetecível.

E também se fala em Bluetooth... o que fica sempre bem num dispositivo móvel.

Eee PC, MSI Wind?... só me complicam a vida... decisões, decisões.

via [Gizmodo]

2008/05/15

K7 Bluetooth

Ora aqui está mais um gadget curioso que poderá desenrascar aqueles que ainda mantêm leitores de cassetes nos seus automóveis - ou sempre que tiverem que viajar com um amigo que ainda não se tenha convertido às lides digitais: a cassete bluetooth!



Já conhecia a cassete com MP3, mas esta evita que tenham que andar a trocar de cartões de memória... é só emparelhá-la com os vossos telemóveis bluetooth e começar a tocar música.

Só acho mal que não utilize o motor do deck de cassetes para fornecer a energia ao receptor bluetooth, usando ao invés um vulgar bateria recarregável... tsk tsk...

via [DigitalDrops]

Splashtop - A morte do Sistema Operativo?

Nem de propósito, ando eu aqui a discutir o futuro dos sistemas operativos, e a Asus vem confirmar o que eu já dizia há muito.

Ainda ontem, explicava eu a um amigo: o núcleo principal de um sistema operativo eficiente poderia muito bem resisidir numa memória Flash de alta-performance integrada na motherboard (ou num slot), funcionando um pouco como aqueles computadores "antigos" que traziam o Basic no firmware.
Nada disso impedia que muitas mais funcionalidades estivessem presentes no disco rígido, podendo até sobrepôr-se completamente à versão existente no firmware. Mas tal como a BIOS actual - estaria lá, para quem a quisesse usar.

A Asus aproximou-se desse campo há uns tempos atrás, quando anunciou algumas motherboards com uma versão "embedded" de Linux chamada Splasthop, que permite que um utilizador tenha acesso imediato a um mini-sistema operativo, com browser para navegar na net, falar com o Skype, e mais algumas coisas.



Para uma grande parte da população, é mais que suficiente para fazer bastante coisa sem ter sequer que "ligar" o computador. Para quê aguentar longos segundos (ou mesmo minutos) apenas para poder clicar no browser para ver o email?

Embora isto estivesse apenas disponível nas motherboards Asus "topo-de-gama", a Asus demonstrou interesse em integrar o Splashtop em todas as suas motherboards.

Considerando o volume de vendas da Asus, é da maneira que o Splashtop vai ter um empurrão bastante bem-vindo para se aproximar do grande público - em vez de ficar restringido a um mercado bastante mais reduzido de "geeks" interessados nestas coisas.

Poderá a morte do sistema operativo - tal como o conhecemos hoje - mais próximo do que se poderia imaginar?

via [Engadget]

2008/05/14

Vista? Não Obrigado

É o que dizem várias empresas, que optaram por manter o XP por mais algum tempo e não utilizar o Windows Vista, preferindo esperar até que o próximo Windows 7 - que promete ser bem mais eficiente a nível dos recursos do hardware - chegue em 2010.

E não estamos a falar de pequenas empresas: a última a tomar esta decisão é a gigantesca General Motors. Que diz não ter condições para correr o Vista na sua infraestrutura actual.

Eu espero é que a Microsoft se despache, antes que tenha que lidar com a deserção destes grande clientes para o campo do Linux - que depois de se experimentar software gratuito e open-source... dificilmente se voltará atrás.

via [DailyTech]

Valve Vai Suportar Linux?

De certeza que muitos de vocês se encontram na mesma situação que eu: até nem se importariam de passar a 100% para Linux, não fosse um ou dois programas (mas esses até se conseguiriam resolver usando uma máquina virtual,) e o pior de tudo: os jogos!

Embora actualmente até só tenha comprado jogos que também funcionam em Linux (ET:Quake Wars, UT III) o que é certo é que muitos deles são exclusivos para o sistema operativo da Microsoft.

Para muitos, o assunto é resolvido através da compra de uma consola. No entanto, jogos há que só podem ser verdadeiramente apreciados num PC... e para mostrar que os jogos em PC têm efectivamente vida para além do "Windows", é a própria Valve que aparentemente se está a preparar para converter o seu Source Engine para Linux.

Aos poucos, as poucas amarras que me vão prendendo ao Windows vão sendo quebradas, uma a uma. :)

Samsung entra na "Fase Azul" com LCDs de 240Hz

Enquanto os Plasmas vão evoluindo e os OLED vão prometendo revoluções continuamente adiadas, os principais fabricantes de paineis LCDs não estão parados.

A Samsung anunciou um novo painel LCD para uso nos seus televisores de alta definição usando a tecnologia "Blue Phase."

Ao contrário dos painéis LCD convencionais, que usam a tecnologia STN, IPS, VA (ou outras,) este novo método evita o uso de camadas de alinhamento durante o processo de fabrico.

Permite ainda o uso de taxas de refrescamento de 240Hz, o dobro das usadas actualmente nos LCDs topo de gama - o que promete uma qualidade bastante superior na reprodução de imagens em movimento .

Para quem esperasse a "morte anunciada" dos LCDS, afinal parece que ainda podem ter algumas surpresas na manga...

via [Akihabara News]

Mono e Moonlight

Há novidades no Mono e Moonlight, os projectos open-source que levam o framework .Net e o Silverlight para além das plataformas Windows.

No Mono, foi atingido um marco importante, ao finalmente se ter conseguido implementar todos os métodos da API relativa às WinForms. Um trabalho que começou em Julho de 2004, e que agora - quase 4 anos depois - está concluído.
(E não se esqueçam da ferramenta de análise de migração do .Net para o Mono, se quiserem testar os vossos projectos em Mono: a MoMA.)

Quanto ao Moonlight está finalmente disponível a primeira versão que traz o suporte Silverlight 1.0 para Linux. Embora ainda obrigue a algumas "acrobacias" para colocar tudo a funcionar como deve ser, necessitando de uns scripts greasemonkey e coisas que tal. Esperemos que tudo esteja resolvido e mais fácil de utilizar em breve.

2008/05/13

Google Reader Mobile

Tem sido anunciado como mais uma adaptação do interface do Google Reader para o iPhone, mas o que é certo é que qualquer pessoa que queira ler os feeds num dispositivo móvel com internet vai apreciar este novo modo do Google Reader.

Adaptado para funcionar melhor em ecrãs pequenos, e com botões maiores para uso "finger-friendly" com os dedos, é a prova de que quando há vontade... tudo se faz.

Muitos vão reclamar de que é pena que isto só tenha sido feito depois do lançamento do iPhone, e que os restantes utilizadores do reader "móvel" já mereciam isto há muito... mas o que é certo é que no pouco espaço de tempo em que o iPhone está no mercado, ele é já responsável pela maioria dos acessos móveis... pelo que se pode argumentar que só agora os grandes sites se preocupam com a usabilidade dos seus sites em tais aparelhos.

Eu apenas digo, mais vale tarde do que nunca.

via [GoogleReaderBlog]

Gigabyte MID com Intel Atom

Desculpem-me se há aqui alguma coisa que não me parece bater certo....

Por um lado vemos a Intel a anunciar este processadores eficientes e de baixo custo como forma de levar estes MIDs (Mobile Internet Devices) até às massas por um preço de combate (a Intel falava em cerca de $200 como preço de referência); por outro lado vem a Gigabyte anunciar o seu primeiro MIDs com um Intel Atom por um preço completamente exorbitante: mais de $1100 USD!

Afinal em que é que ficamos? Isto é para ser para todos, ou só para todos os que forem malucos o suficiente pra pagar este preço "roubalheira"?

O que vale é que não vão faltar ofertas de marcas concorrentes, com preços bem mais atractivos... digo eu.