2008/06/30

Matrox M-Series - Até Quatro Monitores

E uma das referências no mercado das placas gráficas profissionais (e não só) a Matrox, apresentou a sua nova gama de placas: as Matrox M-Series.

Não sendo vocacionadas para o mercado do entretenimento (leia-se: jogos 3D) serão no entanto apreciadas pelos utilizadores profissionais, pela sua capacidade de poderem ser ligadas a quatro monitores (até 1920x1200 cada um) ou dois monitores (máximo de 2560x1600 cada.)

via [Engadget]

iPhone Data Plans

E numa altura em que estamos a 11 dias do lançamento do iPhone 3G, aos poucos, operadoras de diversos países vão divulgando alguns detalhes sobre os tarifários.

E infelizmente, o "sonho" de o iPhone vir revolucionar o mercado móvel, com acesso ilimitado à Internet começa a parecer cada vez mais distante...

No Canadá, milhares de utilizadores uniram-se numa petição para que o próprio Steve Jobs intervenha, quando descobriram que os planos de dados eram bem mais restrictivos e caros do que seria de esperar. Uma mensalidade de $60 dá-lhes acesso a uns míseros 400MB. Para terem 2GB, têm que desembolsar $115 mensalmente.

Agora, são os Suecos que vêm dizer que os Canadianos até têm sorte!
Com o iPhone no tarifário mais barato (com pacote de dados ilimitados) a custar uns módicos $2400 ao fim de 24 meses.

Sabendo que Portugal não é nenhum paraíso no que toca a serviços de acesso à net de baixo custo... vamos lá ver que o quanto seremos chulados (sim, e mesmo a palavra adequada) pelos nossos operadores de telecomunicações.

Enquanto o Google não se decidir a fornecer um seviço de acesso à internet, sem fios, gratuito, a nível mundial, não vamos ter grandes hipóteses...

Se vir que é este o caso em Portugal, preferirei investir num router 3G-Wifi, e pagar apenas uma mensalidade "móvel" - de um serviço tipo Kanguru ou equivalente - e aceder com todos os dispositivos, portátil, PDA/iPhone, etc. via Wifi.

Asus Expande Eee PC com 904 e 905

Por muito que eu seja fã dos Eee PCs (e agradeço à Asus ter iniciado esta "moda" dos mini-portáteis de baixo custo) por vezes fico pasmado com as ideias que lhes vão na cabeça.

Para começar, parece que se estão a esquecer de um pequeno pormenor essencial à viabilidade destes mini-portáteis: o baixo custo!

O Eee PC 1000h, em tudo semelhanto ao MSI Wind, tem um custo 150% superior a este - o que é um pouco demais para se pedir apenas para ter a "marca" Asus.

E agora... atiram-nos estes novos modelos, o Eee PC 904 e 905, onde voltam a cometer o mesmo erro do Eee PC 701!
Tal como no Eee PC original - cujo grande ponto fraco era o LCD reduzido e de baixa resolução - estes novos modelos vão usar o chassis do Eee PC 1000, de maiores dimensões, mas vão usar os LCDs de 9" dos modelos 900! Ou seja, vamos voltar às "molduras" em volta do LCD, com plástico para encher a vista...

Ora, expliquem-me lá... quem valorizar a portabilidade, vai querer um Eee PC 901, pois tem o formato original do Eee PC (pequeno) com o maior LCD que lá cabe (de 9".) Se estiverem disposto a carregar mais uns centímetros... então, não fará mais sentido comprar o Eee PC 1000h com o LCD de 10"?

É que não acredito que a Asus tenha muita margem de manobra para colocar estes modelos a preços concorrenciais entre o actual 901 e o 1000h.

E nem quero acreditar é que estejam a pensar substituir o actual 901 (que tem como principal vantagem o seu tamanho reduzido) por estas mutações que desvirtuam por completo o conceito Eee. Se assim for, é de prever que o 901 se torne rapidamente no modelo mais cobiçado da marca.

Em vez de se concentrarem em fazer com que estes modelos cheguem efectivamente até aos consumidores (o Eee PC 901 e 1000h só cá chegam para o fim do ano) e a custo acessível andam a brincar aos "modelos", fazendo estas combinações idiotas - vá-se lá saber porquê...
Depois de um sucesso fulgurante, parece que querem assassinar a galinha dos ovos de ouro.

Desculpa lá Asus, mas estou a ficar sem motivos para te poder desculpar... depois não reclames quando vires todos os clientes a fugir para os modelos da concorrência, como o MSI Wind e o Acer One.Aliás, o Acer One está quase aí a chegar, e com um preço que vai arrasar os Eee PC: Acer One - 299 Euros na Fnac.
(O MSI Wind com Linux é que está mais atrasadito...)

É mesmo caso para perguntar: que raio andam a fumar os executivos da Asus?

via [Engadget]

2008/06/29

MSI Wind OS X

Mais uma vantagem para o MSI Wind, pelo menos para quem estiver interessado em ter um iPhone a correr no seu ambiente natural - ou fazer alguns programitas para ele.


É que, um destes mini-portáteis baratuchos pode muito bem tornar-se no vosso portátil Apple favorito.

Sim, leram bem... já há quem tenha instalado o OS X no MSI Wind - mais concretamente o Kalyway 10.5.2 (um Leopard modificado).

E esta hein?

via [ Insanely Mac Forum via Gizmodo]

2008/06/28

MyRate - OBD II Data Logger

Ora aqui está mais um aparelhómetro interessante (ou não, dependendo de cada um.)

Trata-se de uma pequena ficha que podem ligar ao interface OBD II dos vossos automóveis (tal como sucedia naquele caso do Carman) e que guarda um registo do vosso estilo de condução.

Para que serve isso? Pois bem...está a ser usado pelas companhias de seguros, que dizem melhor poder calcular as vossas apóices conforme os vossos hábitos de condução. Supostamente, os "bons" condutores poderão usufruir de descontos de 40%.

(Era bom para mim, que ficava com desconto de 80%! :)


E se acham que conduzir moderadamente não compensa... vejam este gráfico dos consumos automóveis num teste realizado por uma revista alemã:


Entre conduzir a 80Km/h ou 140Km/h... vai uma grande diferença, gastando-se quase o dobro do combustível.
(Eu que o diga, que quando reduzi a minha velocidade média dos 100-110Km/h para os 80-90... senti logo uma redução nos consumos de cerca de 10% - por pouco que pareça, significa que ao fim de um ano, poupei mais de "1 mês" de combustível.)
Fica-se também com mais tempo para ver a pouca-vergonha que se passa nas nossas estradas, com dúzias de condutores ao telemóvel, a "cortarem" ultrapassagens para a frente dos outros carros, a zigzaguear por entre filas de trânsito como se o tempo deles fosse mais importante que o dos outros, etc. etc.

via [Engadget]

As (In)Seguranças e os DRM

Vivemos numa época curiosa... uma época onde, quando se compra alguma coisa se é tratado como um criminoso. Em que, *todas* as vezes que queremos ver um DVD que compramos, temos que gramar com minutos de trailers e avisos do FBI a dizer coisas como "Cuidado! Ver este filme num autocarro é ilegal!"

No entanto quando depois alguém decide desligar um servidor de autenticação que vos permite transferir as músicas que compraram para onde vocês quiserem... isso é outro assunto. Por sorte, algumas vezes eles até vos fazem o favor de adiar isso, dando-vos mais uns anos de música... a vossa música pela qual pagaram.

A ironia da coisa? O tal DRM da Microsoft era chamado de "PlaysForSure" (toca de certeza) mas torna-se agora num "Não toca de certeza."

O mais engraçado é imaginar os milhões gastos nestas tecnologias que apenas prejudicam os consumidores, usando - ainda por cima - a desculpa de que tudo isto serve para beneficiar o cliente final!!!

Depois admiram-se com os níveis de pirataria, com a facilidade de as pessoas poderem usar aquilo que querem, quando querem e como querem.
Isso seria o mínimo indispensável que poderiam oferecer a quem paga por um produto, não?

Lembram-se das tretas das regiões nos DVDs? Os milhões que gastaram nisso, e hoje em dia qualquer leitor de DVD de 30 Euros simplesmente ignora essa treta e reproduz qualquer DVD... já para não falar na infame protecção CSS que era inquebrável - erro que foi cometido novamente nos Blu ray, e que não evita que cópias de filmes em Alta-Definição andem pela Internet (e que até apareçam leitores Blu ray region-free.)

Mas isto não se aplica unicamente aos filmes e música...

Ainda hoje dou recebo uma mensagem de um amigo que teve que mandar a sua PS3 para a oficina e que após uns meses lá recebeu uma PS3 de substituição:

Ora ainda bem que fiz o backup da PS3
32 gigas guardadinhos para não perder nadica de nada
agora vou a restaurar e...

Não é possivel recuperar o backup dado que ele foi feito numa consola diferente.

como diria o socrates... Porreiro pá... Porreiro
Liguei para a linha de assistência da Sony... Não sabem de nada... É a primeira vez que lhes poem esse problema. Normalmente as pessoas apenas fazem o backup dos saves numa pen
Pois... mas o GT 5 tem quase 3 gigas de updates... e aquilo demora quase 1 dia a sacar
Pois... que se lixe... não sabem de nada, nem querem saber. Mas quando é altura gastar 1/10 de um ordenado normal em cada jogo que queira jogar... aí já sabem tudo.

E provando que mais vale tarde do que nunca, quem tiver passado por situação semalhante na Xbox360, que fique a saber que agora têm uma ferramenta para resolver este assunto: Microsoft's Xbox 360 License Migration Tool.


Depois temos os fanáticos da segurança... que fazem com que apagar o vosso iPhone passe a demorar uma hora(!) para terem a certeza que os vossos dados não são apanhados pelo FBI, ou por algum terrorista.
Não tenho nada contra a segurança... mas daí a ter que gramar uma hora de seca se quiser "limpar" um telemóvel... vai uma boa distância. Quando muito, que oferecessem a opção de limpar o telemóvel em modo "rápido" ou "seguro", e cada um escolhia por si. Mas aqui ainda se pode dar um desconto... já se está a imaginar qualquer dia um título sensacionalista: "iPhone mal apagado revela segredos de Estado!"

Olhem se agora os Sistemas Operativos da maioria começassem a implementar o mesmo, e de cada vez que apagassem um ficheiro, tivessem que esperar uns minutos para ele usar um método seguro.


Nem de propósito, deparo-me com este artigo no BoingBoing, sobre como a suposta segurança da população serve de desculpa a que sejam implementadas medidas que reduzem essa mesma segurança.

Eu próprio já tive uma dessas experiências interessantes que mostram como as nossas liberdades rapidamente desaparecem. Tinha comprado um Nokia que vinha com uma fantástico cartão SD de 256Mb (uau!) - e sim, foi há pouco tempo, numa altura em que estes cartões 256Mb seriam já uma raridade!
Como oferta, tinha lá no cartão uma música dos U2, e um jogo qualquer. Eia, muito obrigado, ofereceram-me uma música e um jogo!
A primeira coisa que fiz, quando cheguei a casa, foi arrancar aquele cartão e meter-lhe um que tinha no monte de "cartões de memória obsoletos porque já não dão para nada" com 1GB.

Lá meto eu o cartão original no leitor, para o copiar integralmente para o novo SD mais espaçoso e...
Impossível copiar!
Ah pois... aqueles ficheiros estavam protegidos - pela primeira vez vi o "Secure" do SD (Secure Digital) a funcionar. E a sensação, deixem-me que vos diga, não é nada boa.

Nem me dei ao trabalho de procurar na net para saber como dar a volta ao problema... música é coisa que não me falta - e felizmente os muitos CDs que tenho não expiram passados uns anos... (embora alguns CDs antigos comecem a ficar suspeitamente descoloridos - e não sei se tocarão daqui a mais meia dúzia de anos.)

Mas se pensam que nessa altura irei recomprar tudo isso, em versões digitais com DRM, estão bem enganados.

Já muitos CDs recomprei eu, tendo as versões dos mesmos albuns em vinil. Se calhar pensam que o pessoal não aprende, e que depois de ter comprado a mesma música pela enésima vez, e os mesmos filmes em VHS, DVD, Blu ray, e sabe-se lá em que futuro novo formato; vai continuar a fazer o mesmo.

Por essas e por outras, já deixei de comprar música que queria, porque vinha em CDs com aqueles sistemas pseudo "anti-cópia"; e frequentemente tenho que me abster de comprar jogos por usarem sistemas semelhantes.
(Por exemplo, um jogo recente requer activação online para ser jogado - sempre que é instalado, e sempre que haja uma mudança no hardware ou no sistema operativo.)
Ou seja, instalam o jogo, mais tarde fazem upgrade à placa gráfica, depois trocam de disco... PIMBA! Já não jogam...
A resposta do "suporte técnico": Ah, tem que comprar outra cópia do jogo!

Isto admite-se?

Até os Cylons sabem que o DRM não é bom para a saúde!


Novamente, tive a "sorte" de ser um desses contemplados que teve que lidar com os "special bits". O processo de autenticação do jogo Quake Wars estava a ser apanhado pela Netcabo como sendo um pacote de dados P2P, e simplemente... era apagado na maior parte das vezes. Ah pois! Estive eu meses, em sessões de debug com os programadores do jogo, a experimentar versões beta sucessivamente, em busca de uma solução a um problema que a Netcabo garantia não existir... e que até hoje nega implementar.

Conselho a todas estas empresas: deixem-se de tretas! Poupem os milhões que andam a desperdiçar nesses sistemas de protecção e passem a tratar os clientes *pagadores* como estes merecem ser tratados; com respeito!

Senão, onde é que isto vai parar? Com os clientes cumpridores a terem que pagar pelos faltosos?

Acho que é mesmo caso para dizer: "E os burros, são eles???"

2008/06/27

Sumopaint - Editor de Imagens Online

Até agora, tinha usado o Picnik para fazer a edição de imagens online (podem também experimentar o Pixlr)... no entanto, embora seja mais que suficiente para edições básicas em fotos, sempre que precisava fazer algo um pouco mais elaborado - e nem só, o picnik nem sequer permite adicionar um texto à imagem - tinha que recorrer a um editor de imagens no computador.

Felizmente, fui dar com o Sumopaint. Este sim... é um verdadeiro Photoshop online, mais mesmo que o próprio Photoshop Express (que tal como o Picnik, é mais vocacionado para o tratamento de fotos, e não de "imagem" no geral.)

Neste Sumopaint, qualquer utilizador de Photoshop se sentirá à vontade... Layers, efeitos, texto, transparências... tudo se cria tão facilmente como num editor de imagens "instalado."
Apenas fico a sentir falta da gravação de imagens directamente para o Photobucket... mas isso é algo com que se pode viver, face às funcionalidades oferecidas pelo Sumopaint.

MediaMarkt Gaia

Com a abertura de uma nova MediaMarkt em Gaia amanhã hoje, há algumas promoções que vos podem interessar:

Por exemplo, uma Pen USB de 8GB por 18 Euros.

E um portátil Acer que me parece bem interessante (Pentium Dual Core 1.7Ghz, 2GB Ram, LCD de 14.1", 80GB, DVD+RW DL) por 399 Euros.

E nem falo no resto das promoções, em LCDs, máquinas fotográficas e isso...

Se estiverem a precisar de algo do género... não deixem de espreitar e ver se conseguem um bom negócio.

Blogger com cara Lavada

Não sei se repararam, mas o Blogger (o serviço de blogs do Google) está com cara lavada.

(Não sei é se está já "efectivo" no blogger standard ou se está apenas disponível no "draft.blogger.com" que é o meu poiso habitual.)
[Update: é mesmo só no http://draft.blogger.com por enquanto, mas são alterações que em breve deverão passar para a versão oficial.]

Para começar, no painel principal, aparece uma check box para permitir usar o "draft" como editor pré-definido.

Depois, na criação de mensagens, temos os botões remodelados - mas não só: o processo de upload das fotografias está mais rápido e eficiente, e ao arrastar a imagem na caixa do texto, ela faz automaticamente o float à esquerda, centro, direita. Clicando duas vezes na imagem, surge então a opção de redimensionamento. Bem mais prático do que ter que seleccionar aquilo na altura do upload.

O preview do post passa a ser feito numa janela "popup", e mesmo no modo de compose, o espaço ocupado por objectos como vídeos do youtube passam a estar "visíveis" em vez de desaparecerem completamente.

Se são fãs das estrelinhas, passa também a ser possível adicionar um star rating aos vossos posts.
(Quem estiver com problemas a activar as estrelinhas, pode dar um salto aqui para ver explicações mais detalhadas.)

Passa a estar disponível também um função de import/export, que permite transferir blogs de um sítio para o outro, assim como juntar "dois em um", e também fazer o backup do vosso blog no vosso próprio computador.

E uma das grandes falhas (na minha opinião) está também a ser tratada, os comentários! Finalmente vai passar a responder-se aos posts e comments numa form no fim dos comentários.
Infelizmente tem ainda alguns pormenores por resolver - como o facto de não permitir seleccionar os "follow-up comments", mas deve ser resolvido em breve,

Isto está tudo em "remodelação", e de cada vez que visito o site, novas funções surgem... (por exemplo, de momento não existe nenhuma opção no modo "Edit HTML" algo que provavelmente vai ser corrigido em breve.)

MSI Wind Atrasado

Afinal não posso "descasacar" apenas na ASUS por ter demorado mais de meio ano a trazer o Eee PC até nós.
É que o MSI Wind, o mini-portátil que mais interessante me parece de momento, também tem sido vítima de sucessivos atrasos.

A última desculpa é a de que não conseguiram arranjar baterias suficientes para as encomendas, pelo que a data de lançamento fica adiada para 7 de Julho.

Como estou à esperada da versão com Linux (mais barata) e bateria de 6 células (dificilmente mais barata) não tenho grande pressa - até Setembro não me importo de esperar.

Entretanto, e procurando não perder o comboio, a Asus diz que os seus novos Eee PC 901 e 1000 vão ser lançados no EUA no dia 8 de Julho - embora tal deva ser tomado com a devida precaução: cá em Portugal o Eee PC 701 também estava prometido para Fevereiro e só agora chegou até nós.

A Internet Morreu - Viva a Internet

A Internet como a conhecemos está prestes a acabar...
Despeçam-se dos habituais domínios .com .net .org e os demais domínios de cada país, como o .pt de Portugal e o .it de Itália.

A proposta do Icann para permitir mais flexibilidade nos domínios de topo (a última parte que vemos num URL depois do último "ponto" foi aprovada.

Um dos motivos, como eles referem é de que:

At the moment, there are one-and-a-half billion people online and four-and-a-half billion people for whom the Roman script just means nothing.
Efectivamente, é de um descaramento quase "obsceno" obrigar a que todo o mundo siga o nosso alfabeto, quando existem biliões de pessoas que usam o alfabeto árabe, hindú, chinês, coreano, japonês, etc.

Assim, está aberta a porta a domínios virtualmente ilimitados, como por exemplo:
clubede.futebol
mas também outros que usem quaisquer alfabetos, como:
omeudomínio.áéíóú (ou com letras chinesas, russas, arábicas, ou o que quer que seja.)

Olhem nós a ter que aprender chinês a curto prazo...

via [BBC]

Gmail 1GB

E quase que nem dava por isso: hoje atingi finalmente a barreira de 1GB de email no Gmail - numa altura em que oferecem quase 7GB de espaço a cada utilizador.

Tendo em conta que me iniciei no Gmail no Natal de 2004 (ou seja, cerca de 3 anos e meio de uso) não posso considerar que esteja a abusar do sistema. Ao contrario de certos conhecidos que dizem necessitar desesperadamente de várias contas do Gmail, porque o espaço não lhes chega...
(imagino os milhões de vídeos repetidos que descansam nos servidores do Gmail)

1GB de tralha... 3.5 anos de comunicações...

E pensar a revolução que foi no início... quando ofereciam uns astronómicos "1 GB" de espaço de forma gratuita.

Como as coisas mudam....

Apple Aumenta Encomendas do iPhone

A Apple fez uma actualização ao número de iPhones (e também iPods) encomendados às empresas produtoras.

O número foi aumentado significativamente, apontando para cerca de 15 milhões de iPhones durante este ano (a estimativa anterior era de 10 milhões - portanto, um aumento de 50%!)

O número de iPods Nano e Classic foi também aumentado em 15%, enquanto que o iPod Touch compreensivelmente teve tendência inversa - pois espera-se que muitos desses potenciais clientes optem pelo iPhone.

Sem dúvida que o grande sucesso nas pré-encomendas do iPhone, com operadoras como a O2 a terem já mais de 300,000 encomendas em Espanha e no Reino Unido, ajuda a Apple a ter uma estimativa mais precisa do volume de vendas que se vai verificar no dia 11 de Julho.

Por cá, nem a Vodafone nem a Optimus avançam com muito informação. Estando a Optimus já na segunda fase da pré-reserva, o que parece indicar que a primeira remessa se encontre já totalmente "reservada" para os que foram mais rápidos.

2008/06/26

Asus P5Q com Express Gate (Splashtop)

E as famosas motherboards Asus com o ambiente de arranque instântaneo Splashtop - ou melhor dizendo - o Express Gate, já estão aí.

Todos os modelos das motherboard P5Q da Asus vêm com este sistema que vos permite usar o vosso computador mesmo sem terem um sistema operativo instalado. Aliás, nem precisam de ter um disco rígido. É só ligar... e arrancar. Em poucos segundos estão num ambiente gráfico estilo "mini-Linux" com acesso à maioria dos programas e funções que necessitam:

Messenger, Skype, Browser... com todas as funcionalidades que isso inclui: YouTube, Emails, etc. etc.

Embora (ainda) não seja alternativa a um sistema operativo completo... com a maioria das aplicações a virarem-se para a Web e a permitirem funcionalidades cada vez mais potentes, não é difícil antecipar uma altura em que um Splashtop/Express Gate seja mais que suficiente para muitos utilizadores.

Hasta la Vista Vista

Invariavelmente, duas ou três vezes por semana deparo-me com um amigo ou colega a colocar-me a seguinte questão:

"Então... e o Vista, aprova?"

Ao que eu respondo que ainda me mantenho no XP, e que cada vez mais me tenho passado para o campo dos Linux, usando o Ubuntu (Xubuntu) sempre que possível - e usando máquinas virtuais para o resto.

As poucas experiências que tive com o Vista não me convenceram... e aparentemente também não convenceram a INTEL.

Intel, the giant chip maker and longtime partner of Microsoft, has decided against upgrading the computers of its own 80,000 employees to Microsoft’s Vista operating system, a person with direct knowledge of the company’s plans said.
Parece que o slogan da Intel: "Leap ahead (saltar em frente)" também se vai aplicar a saltar por cima do Vista...

... ou será que qualquer dia vemos uma nova frase, do género: Intel Inside, Vista Outside?

Os Limites do Gmail

Nem é preciso dizê-lo: sou fã do Gmail.

No entanto nem mesmo este serviço gratuito de email do Google é perfeito, e existem algumas limitações que não são muito conhecidas.
Por exemplo, sabiam que:

- só podem enviar 500 mensagens por dia (clicando no "enviar" 500 vezes)
- ter um máximo de 500 destinatários por mensagem
- enviar um total de 2000 emails por dia (por exemplo, se mandassem um mesmo email para um grupo de 500 pessoas, 4 vezes)

Estas restrições visam complicar a vida a quem pretenda usar o Gmail para enviar Spam, e são mais que suficientes para "uso normal."

Aliás, quem pretender mandar tais quantidades de email, provavelmente já usa o GoogleGroups, ou algum serviço de mass-emailing.

Quanto a serem aceitáveis ou não... se até agora não vi ninguém a reclamar deles (a maioria nem sabe que existem) é porque não são assim tão limitativos. :)

via [GoogleSystem]

2008/06/25

iPhone / iPod Dock Duplo da JVC

E agora que faltam... (deixem-me ver, que tenho ali um countdown a dizer quantos dias faltam até ao lançamento do iPhone cá em Portugal :) 16 dias até que o iPhone chegue até nós, é altura de começar a pensar no que vão fazer aos vossos iPods.

Vão reformá-los? Atirá-los para dentro de uma gaveta com o resto dos vossos gadgets obsoletos? Continuar a andar com um iPod vídeo + um iPod nano + um iPod Touch + um iPhone na mochila? (Olhem que já começa a pesar...)

Uma das opções é arranjar uma docking station dupla como esta NX-PN7 da JVC que custa uns aceitáveis $150 USD.



Ou então, podem sempre ser um bocado mais generosos e oferecer os vossos iPods "antigos" a alguém da família. :)

via [Gizmodo]

Carman Renovado

Se ainda não conhecem o Carman, deixem-me que vos diga que é o programa obrigatório para todos aqueles que queiram saber o que se passa debaixo do capot do vosso automóvel.

Utilizando um adaptador OBD-2 / Bluetooth, podem usar o vosso Nokia N770, N800, ou N810 para ver em detalhe todos os parâmetros e dados que passam pelo cérebro electrónico do vosso carro em tempo real.

A razão da notícia? É que, embora o Carman fosse já bastante útil, o seu aspecto poderia não agradar a todos...

Mas esta nova versão - que está quase para sair (Agosto) - sem dúvida que irá fazer virar cabeças!







via [Marcelo Eduardo]

Apple Snow Leopard de Dieta

Após décadas a assistirmos a novas versões de programas e sistemas operativos cada vez mais "pesados", é bom ver que finalmente as coisas começam a ter o sentido inverso.

É a época da eficiência. E tal como nos automóveis onde os fabricantes tentam livrar-se dos quilos extra em busca de consumos mais reduzidos e menos emissões poluentes, também a Apple está a fazer pela vida.

A próxima versão do seu sistema operativo, o OS X Snow Leopard, vai sofrer uma lipo-aspiração que fará com que se poupem muitos Megabytes.


Se é agradável ver o "Mail" a passar de 287MB para apenas 91Mb, não deixa de ser impressionante ver outras aplicações como o Automator, Calculator, Font Book, Photo Booth, Stickies e TextEdit passarem de dezenas de Megabytes para apenas 1 ou 2 Mb.

Espermos que seja uma tendência que seja seguida por toda a comunidade de programadores, independentemente do sistema operativo utilizado.

via [Apple Insider]

Nokia OS2008 para N800 e N810 Update

Para os possuidores mais distraídos destes MID (Mobile Internet Devices) da Nokia, já está disponível o update para o OS2008 para o N810 e N800.

Entre muitas alterações, é prometido que este é o último update a necessitar de um "re-flash" do firmware. Sendo que os próximas updates serão feitos unicamente por software.

[Maemo]

Mitsubishi LaserVue

Todos nós precisamos de objectivos, ou pelo menos: de sonhar com alguma coisa.

E assim sendo, já tenho candidato à substituição do meu Sony de 50" (que já me começa a parecer claustrofobicamente pequeno)!

Por muito que eu gostasse de ter um destes, não estou a ver isto a descer de preço nos próximos 2 ou 3 anos para valores "realistas."

No entanto, estes LaserVue da Mistubishi, de 65" e 75" (75" ficava mesmo a calhar na minha sala) poderão ser uma alternativa bastante interessante. Usando tecnologia de retroprojecção, mas com Lasers em vez das tradicionais lâmpadas, estes LaserVue são bastante mais eficientes energeticamente que os LCDs e Plasmas, e oferecem uma gama de cores muito mais alargada.

Agora só me resta esperar pelos preços...

via [Engadget]

2008/06/24

Displays Virtuais

Johnny Chung Lee, o génio dos Wiimotes que os usa para tudo e mais alguma coisa (menos para jogar na Wii :) falou de mais alguns projectos interessantes no seu blog.

E um dos mais engraçados é o dos displays virtuais, que como podem ver no seguinte vídeo, abre inúmeras perspectivas:

Multitouch LEDs

Aqui fica um vídeo que demonstra uma das técnicas de detectar o toque multitouch num painel de LEDs.

Esta é particularmente interessante porque utiliza os próprios LEDs que são usados para fazer o output do display também como forma de input. (Infelizmente, sem muitos detalhes sobre como isso é feito.)



Um conceito interessante que provelmente veremos aplicado a mais equipamentos num futuro próximo.

[Ledtouch]

2008/06/23

Banshee 1.0

A versão final 1.0 do Banshee, o "fabulástico" gestor de aúdio (e agora vídeo) para Linux já está pronto.

Para além de suportar os vossos iPods, faz tudo aquilo que vocês imaginam - e mais alguma coisa.

Para além do suporte vídeo, permite:
  • Sync your music and videos to your iPod or other device
  • Download or stream podcasts and video podcastsListen to favorites and discover new music with free, streaming music from Last.fm
  • Queue up songs, videos, and podcasts on the fly
  • Artwork is automatically fetched as you listen
  • Filter your library or playlist by selecting artists or albums
  • Powerful Search, Smart Playlists
(Ideal para todos aqueles que - como eu - apesar de terem um iPod, nunca quiseram instalar o iTunes.)

[Actualização]
Agora já podem ver um vídeo para ficarem a ver como tudo isto se processa:

Firefox 3.0 Portátil

E como seria de esperar, cá está a última versão do Firefox (3.0) em modo portátil pronto a funcionar a partir de qualquer dispositivo externo sem terem que se preocupar com instalações.

É daquelas coisas que é obrigatória em qualquer USB flash disk a par dos antivírus e demais utilitários.

Firefox Portable - convosco onde quer que estejam.

Android Atrasado?

Quem me conhece sabe bem o quanto eu quero que o "Android" saia cá para fora, e dê início a uma revolução móvel... no entanto, parece que os prazos optimistas para que isso aconteça estão a sucumbir ao "peso" da realidade.

Ao contrário do iPhone que é feito exclusivamente por uma companhia, para o seu próprio hardware, o Android do Google está dependente de muitas outras empresas e operadores, e como tal, as coisas são mais complicadas. E para complicar ainda mais, a própria plataforma ainda está em constante mudança, o que tem "chateado" alguns developers.

No melhor dos casos, só começaremos a ver telemóveis Android no fim do ano, com algumas pessoas a dizer que só mesmo para 2009.

Rumores? Marketing? Quem sabe...

Só espero é não demorem muito - o mais tardar daqui a um ano, gostaria de poder ter um nas mãos.

via [Yahoo News]

Cabos Denon Ultra Premium: Parte 2

Lembram-se de ter falado sobre aquela roubalheira dos Denon Ethernet Digital Audio Cables que permitem o "som digital mais puro" de sempre?

Pois bem, parece que os comentários dos consumidores não se fizeram esperar, e na Amazon podemos assistir a vários que certamente mereceriam lugar num sketch dos Gatos Fedorentos. :)

"If I could use a rusty boxcutter to carve a new orifice in my body that's compatible with this link cable, I would already be doing it. I can just imagine the pure musical goodness that would flow through this cable into the wound and fill me completely -- like white, holy light."

“A caution to people buying these: if you do not follow the ‘directional markings’ on the cables, your music will play backwards. Please check that before mentioning it in your reviews.”

"The first time I downloaded a picture to the printer over this cable, the bits moved so fast the printer collapsed into a naked singularity, right there in my office.”

"I accidentally dropped one end of my Denon cable into a glass of Tuscan whole milk I was drinking. Later when I finished my milk (yeah, I still drank it; should I not have done that?), my right arm (lost in an accident in 1987) spontaneously grew back. Is that normal?"

via [Boing boing]

Ubuntu para o Eee PC

E se não conseguiram resistir à tentação e ao passarem na Fnac perderam o amor a 300 Euros e chegaram a casa com um Eee PC; eis o passo seguinte (para os utilizadores mais exigente):

Trocar o Xandros pelo Ubuntu.

Como podem nem saber por onde começar, nada como dar um salto ao Ubuntu-Eee, onde podem descarregar uma edição do Ubuntu que já vem ajustada para as particularidades do Eee PC 701, assim como encontrar todas as instruções necessárias ao "transplante."

2008/06/21

GPS Knight Rider

Têm saudades do KITT? Pois então estão com sorte, este GPS oficial do Knigth Rider dá-vos as indicações com a voz original: é mesmo o KITT a falar convosco!
(E nao me estou a referir à versão brasileira Ediberto Lima! ;)


E como não podia deixar de ser, tem as luzinhas a condizer e tudo...
Já estou a imaginar os "tuners" portugueses a acotovelarem-se para arranjarem uma coisa destas! :)

via [Gizmodo]

2008/06/20

Dell LCD de 27"

A NEC anuncia o seu LCD de 26", a Dell não deixa por menos e apresenta o seu novo Ultrasharp 2709W de 27". Como vêem, não há falta de oferta nesta gama... :)

A resolução é exactamente a mesma que encontramos nos modelos de 24" - 1920x1200.

Como habitualmente , encontramos montes de "extras", desde o leitor de cartões integrado 9-em-2, e todas as entradas possíveis e imagináveis, desde o tradicional VGA até ao novíssimo DisplayPort.

Mais concretamente:

  • 1 x DVI-D - 24 pin digital DVI
  • 1 x VGA - 15 pin HD D-Sub (HD-15)
  • 1 x component video input - RCA
  • 1 x composite video input - RCA
  • 1 x HDMI
Só é pena o preço de $999 que dificilmente se justifica, considerando que se encontram LCDs de 24" com a mesma resolução por menos de metade do preço...

[Dell via Gizmodo]

HDTV - A nova Baixa Definição

Andava tudo (pelo menos, alguns sortudos) a ver o Euro em Alta-Definição a 1080i e a achar aquilo impressionante - quando na realidade, mal sabem vocês que essas coisas de HD, com os seus 720p, 1080i, 1080p e sei lá que mais... são uma tristeza.

Ah pois são. É que, ainda mal isso começa a aparecer por cá, e noutras partes do Mundo já estão a tratar de sistemas com resoluções de 7,680 x 4,320 pixels, como foi recentemente demonstrado pela NHK, projectados numa tela com 6.6 x 3.7 metros, com 8,000 lumens.

Nada mais nada menos que 16x mais resolução que a Alta-Definição convencional.

Vai ser a desgraça das maquilhadoras... com as actrizes/apresentadoras a mostrarem todo o seu "esplendor" natural no mais ínfimo detalhe.

Relembro que nos cinemas "topo-de-gama", têm - quando muito - 4k de resolução, metade do que este sistema apresenta. E na maior parte dos casos, temos apenas projectores 2k, o equivalente à maioria das cópias em película normal.

O que vale, é que no meu CRT de 12", qualquer coisa parece alta-(in)definição! :)

via [Engadget]

Parede de Leds

Um dia, todos nós teremos paredes assim... mas por agora, apenas quem tenha alguns milhões de dólares para estourar é que se pode divertir.



Neste caso é a sede regional da Comcast em Filadélfia, que gastou $22 milhões numa "parede" com 10 milhões de LEDs ligados a um sistema capaz de fazer funcionar aquilo tudo.

Aquelas animações pseudo-3D até funcionam bastante bem...

via [engadget]

Asus Eee PC 1000H

A LaptopMag teve mais sorte do que eu, e já teve hipótese de pôr as mãos no maior e mais recente Eee PC 1000H da Asus.

Resumindo e concluindo, este Eee PC é aquilo que deveria ter sido de início. Embora seja ligeiramente mais volumoso que o 701 original (quem fizer questão de poupar todos os centímetros, para isso que escolha o 901) o tamanho extra permite uma melhor funcionalidade, com um teclado bem mais fácil de utilizar.

O único ponto que falha (tinha que ser, não era?) é exactamente um dos pontos mais importantes: o preço!

Para um modelo que começou por fazer furor por ser de baixo custo (no início, o Eee PC custaria apenas $199 - lembram-se?) este 1000H já custa uns "astronómicos" $650.

Ainda mais quando temos agora outras opções como o MSI Wind, com características semelhantes (ou mesmo superiores) por apenas $499 (ou $399 na versão com Linux.)

Assim sendo, este Eee PC vai ter a vida bastante mais complicada, embora não tenha nada de mau a apontar - no que respeita às suas características técnicas.

2008/06/19

Falha de Segurança no Firefox 3.0

Não será o último, mas será "famoso" por ser o primeiro a ser descoberto desde o lançamento do Firefox 3.0 - eis que já foi descoberta uma falha de segurança na mais recente versão do famoso browser da Mozilla.

(Algo que o Miguel já andava a agoirar. :)

É daquelas coisas que irá sempre acontecer, e que pode acontecer de forma semelhante em qualquer outro browser.


E isto leva-me ao ponto seguinte: descobrir estas falhas é um negócio lucrativo!

Quem descobrir uma falha de segurança deste tipo (ou de qualquer outro tipo) só tem que se dirigir a um serviço do tipo: Zero Day Initiative.
Este serviço recompensa quem descobre estas falhas e mantém-nas "em segredo" até que seja possível corrigi-las; divulgando-as depois, para que mais gente possa analisar o que falhou e ajudar a evitar problemas semelhantes no futuro.

O valor do prémio varia em função da gravidade do problema encontrado... mas pode chegar aos milhares de contos (desculpem lá, é a força do hábito:) dezenas de milhares de euros e até contar com viagem paga a Las Vegas para participar na DEFCON, BlackHat Conferences, e BlackHat Training.

fonte [DVlabs]

Medicina Robótica

Se alguma vez tiverem que ser operados, e vos disserem que vão usar uns braços robotizados para o efeito... não se preocupem.

Porque, a ver por este vídeo, precisão absoluta é coisa que não lhes falta:



Eu até para fazer um Origami em ponto grande me vejo atrapalhado... quanto mais um destes minúsculos.

[DaVinci telesurgery system via BoingBoing]

Flapi

E para mostrar que por cá também se fazem umas coisas interessantes, vejam o Flapi, a criança virtual da Y-Dreams.



via [Exame Informática]

2008/06/18

Microsoft Seadragon

Aqueles tipos no Microsoft Live Labs têm umas ideias jeitosas (lembram-se do Photosynth e do popular Surface?) Mas hoje venho falar-vos do Seadragon.

O objectivo é simples... numa altura em que regularmente temos que lidar com imagens gigantescas, com dezenas/centenas/milhares de Megapíxeis - e ninguém quer "esperar" por isso - o Seadragon propõe-se a fazer aquilo que nunca antes foi feito:

  1. A velocidade de navegação é independente do tamanho ou número de objectos.
  2. O desempenho depende unicamente do factor largura de banda / píxeis no ecrã.
  3. Transições fluidas.
  4. Redimensionamento perfeito e rápido qualquer que seja a resolução do ecrã.
E o que é certo... é que é impressionante, como podem ver no vídeo seguinte - que mais uma vez mostra o Surface a dar "show":

NEC apresenta LCD de 26"

Já cá tinham que vir estes estragar a festa. Acabo eu de arranjar um LCD de 24" e vem a NEC oferecer este LCD de 26".

Trata-se do EA261WM com 26" e resolução 1920x1200 (WUXGA.) Para além do contraste 1,000:1, brilho de 400 cd/m2, tempo de resposta de 5ms e gama de cores a 92%, temos ainda um hub USB com 4 portas.

O preço? Uns aceitáveis $679.99 - que por cá se traduzirão certamente nuns inaceitáveis milhares de Euros...


Estando agora habituado a ver o que é um de 24" "ao vivo e a cores", acho que 26" será já um pouco grande demais. Mas pode dar jeito a quem preferir ver os pixeis um bocado maiores - já que nem todos têm a felicidade de ter a visão "perfeita". E tudo depende da distância a que queiram colocar o LCD. Quando eu tiver que trocar... será por um de 30"... mas nunca a curto prazo.

SPAM

Hoje decidi fazer alguma coisa relativamente a um Spammer que está constantemente a convidar-me para festas VIP e sei lá que mais. Emails esses que nem chateiam muito porque são apanhados pelo GMail 99% das vezes; mas hoje acordei mal disposto e uma vez que este é "cá da zona"... resolvi perder mais algum tempo com ele.

Embora o email venha com a lenga-lenga: "Este mail não é spam.. bla bla... artigo tal... para remover o seu email faça isto... bla bla..." O facto de o email usar vários domínios diferentes para o contacto: mail enviado da Netcabo, com resposta para um email do Sapo e com contacto para uma conta do GMail - dá para perceber que é tudo uma grande treta.

Então... fui ver o que se podia fazer quanto a isso.

O Gmail mandou-me para esta página de "Reporting SPAM outside the US"
Que me mandou para:

Portugal
Organization: Commissão Nacional de Protecção de Dados Pessoais Informatizados
Website: http://www.cnpd.pt/
Email address: cnpdpi@mail.telepac.pt

Mandei-lhes um mail... pouca sorte, aquele mail já está "off-line", pelo site, o novo email de contacto é: geral@cnpd.pt

E agora... vou esperar para ver o que me dizem...

Mais Android

Numa altura em que muita gente conta os dias até o lançamento do iPhone 3G em Portugal, convém não esquecer que daqui a um ano (ou mesmo antes) o panorama será certamente bastante diferente. E porquê? - perguntam vocês.

Por causa do Android, a tão falada plataforma desenvolvida pelo Google para dispositivos móveis e que, ao contrário do que acontece com o iPhone, é totalmente livre e open-source.

Infelizmente, tudo se encontra ainda em fase de desenvolvimento e dificilmente chegará ao mercado antes de 2009 (no melhor dos casos.)

Em contrapartida, como se trata de um sistema operativo - chamemos-lhe assim - não haverá apenas "um" telemóvel Android, mas sim uma vasta gama de equipamentos, desde modelos com teclados, outros com touchscreen, GPS, acelerómetros, etc.

Muitas aplicações prometem, como o Enkin, que sobrepõe no mundo real informação geográfica (a chamada realidade aumentada/expandida) - o que é preciso é que... saiam cá para fora o mais depressa possível.


Enkin from Enkin on Vimeo.

(Enquanto não sai... e mesmo que seja apenas para durar 1 ano, vai ser difícil resistir a um iPhone... admito.)

via [Hardwarezone e Cnet]

2008/06/17

Crysis no Eee PC

E ainda dizem que o Eee PC 701 era lento?... Então vejam que tal o Crysis se porta num Eee PC 701.

Tudo graças às maravilhas da tecnologia e do streaming. O jogo (neste caso - bem poderia ser qualquer outra aplicação) é corrido no vosso PC principal, sendo o vídeo posteriormente enviado para o computador "cliente", que tanto pode ser Windows como Linux, ou até mesmo uma PS3.

Basicamente, o pequeno Eee PC serve apenas como teclado/rato e monitor - o que vai de encontro à ideia que tenho da computação a médio/longo prazo:
Havendo uma conexão suficientemente rápida entre dispositivos, que permita transmitir vídeo sem grande "lag", o que nos impede de ter um computador potente dentro de um armário qualquer, num data center a milhares de quilómetros, e utilizá-lo através de um simples ecrã e qualquer método de input? Eventualmente, nem precisaríamos de um computador "dedicado", utilizando antes a potência disponível da tão em voga "cloud computing."

[StreamMyGame]

Download do Firefox 3.0 - 18h

Não se esqueçam de fazer o download do Firefox 3.0 uma media dúzia de vezes... para garantir que bate o recorde.

E não se esqueçam de o optimizar com estas dicas "fabulásticas" do Lifehacker: Firefox 3.0 Tips
(pessoalmente, reduzi logo o tamanho do "back button"!)

E também sacar o Flash actualizado, que resolve os problemas com os vídeos do YouTube.

Para quem tem estado ansiosamente à espera desde madrugada, pode sossegar... é que o download só vai estar disponível a partir das 10AM da costa leste dos EUA. Ou seja, a partir das 18h de Portugal.
(13h em Manaus, 14h no Rio de Janeiro - para os nossos irmãos brasileiros.)

Isso faz com que na Europa, muitas poucas empresas poderão fazer o download a contar para os registos... pelo que espero que compensem com os downloads feitos em casa. :)
Se bem que... o dia de amanhã também conta para os downloads... que serão 24h contadas a partir das 18h de hoje - digo eu.

(Como sugestão para a próxima vez: uma vez que se trata de um evento a nível mundial, porque não explicarem de início o horário certo, tipo GMT, em vez de dizerem "dia 17"... e depois ser dia 17, mas às 10h de uma timezone qualquer?)



Actualização: São 18h e... já se imaginava... o site do Firefox está completamente atascado com tanta gente a tentar sacar o FF 3.0 - quanto a mim ainda batem o recorde de Denial of Service voluntário! :)

Actualização 2: faltam ainda 4h para o fim do prazo e já vai em mais de 6.5 milhões de downloads... estimativas para o final: 7.5-8 Milhões. Quem dá mais? :)

Actualização 3: Foram mesmo mais de 8 Milhões. :)

Usenet Newsgroups - O Início do Fim?

Parece que a política do medo e do "terror" já chegou à Internet. Como se não bastasse a censura imposta em certos países (como a grande "muralha" digital na China) agora são os "defensores da liberdade mundial" que optam por censurar completamente uma das mais antigas formas de comunicação na Internet: os newsgroups.

Tudo isto começou com um caso em que foram detectadas fotografias de pornografia infantil num desses fóruns. Ora, ninguém põe em causa que isso seja combatido, mas não à custa de todos os restantes milhares de fóruns e respectivos utilizadores. É que, em vez de bloquear apenas os grupos que disponibilizavam aquelas fotos, os ISPs americanos decidiram bloquear todos os newsgroups alt.*

É o equivalente a dizer que: se há um pedófilo português, então vamos impedir todos os portugueses de sair do país!

E já agora, o melhor é proibir também o correio dos CTT, já que algum pedófilo pode usá-lo para mandar fotos - ah, e proibir também todos os telemóveis com câmara, porque também podem ser usados para essas poucas-vergonhas...

É certo que os newsgroups já não têm os utilizadores nem a influência que tinham nos 80/90... mas é triste ver muitos milhares de utilizadores, que participam em fóruns como os: alt.tv.simpsons, alt.fan, alt.religion, etc. ficarem impedidos de comunicar.

AMD Cinema 2.0

E a AMD/ATI não está disposta a deixar que a Nvidia fique com a publicidade toda, e para isso demonstrou o seu novo GPU RV770. Ou melhor, 2 deles, numa única placa gráfica a gerar vídeo já bastante próximo do que consideramos "foto-realista".



Duvidam? É só darem um salto até aqui para verem o vídeo.

Como eles próprios dizem, "mais do que ver filmes, vai ser possível jogar dentro deles."

... agora só é preciso que estas placas custem menos que um computador completo e não precisem de uma pequena central nuclear para funcionar... :)

2008/06/16

E para que serve um Sistema Operativo?

... se não houver programadores a fazer programas para ele?

É exactamente isso que se passa com o Windows Vista da Microsoft. E embora a MS anuncie que aquilo é um sucesso (pudera - com o Vista a ser impingido em quase todos os computadores novos, mesmo que depois muitos deles sejam "downgraded" para o XP ou até mesmo Linux) a verdade é que a realidade é um pouco diferente: como se pode ver neste relatório.

Apenas 8% dos programadores inquiridos estão a desenvolver programas para o Vista. 8%!
Compare-se com a percentagem que ainda trabalha para o XP: 49%.

E mesmo para 2009, o panorama não é animador para a MS, subindo de 9% para 24%, mas mesmo assim abaixo do XP, com 29% da quota.

O grande vencedor tem sido o Mac OS com uma explosão no número de programadores a trabalhar para ele, assim como o Linux que vem lentamente (mas constantemente) a ganhar mercado.

via [Cnet e Fortune]

Talvez seja por isso que já há rumores que a MS está a acelerar o Windows 7 ao máximo, com datas já para 2009.

Por um lado, acho que já é tempo das pessoas se concentrarem mais no software que usam, e não no sistema operativo... E isso "obriga" a que se utilizem formatos aberto que possam ser livremente partilhados por todos.

Nvidia GTX 280

Era mesmo uma destas (ou melhor, três destas em SLI) que eu precisava.

A Nvidia, como habitualmente, insiste em tornar todas as placas gráficas com mais de 6 meses em artigos obsoletos, e estas novas GTX 280 e 260 não são excepção.

A GTX 280 tem 240 processing cores e 1GB de RAM, enquanto que o modelo "mais fraco", a GTX 260 tem apenas 192 cores e 896MB de RAM.

E para provar que todo este processamento serve para mais que jogos 3D, eis um gráfico que demonstra bem todo o poder destes novos chips:



Nem o Cell da PS3 lá chega perto.

Quanto aos jogos, como podem ver nestes benchmarks, é uma placa que - sozinha - permite jogar perfeitamente a 2560x1600 a cerca de 50-60fps na maioria dos jogos.

Até o Crysis corre de maneira bem jeitosa a 30fps a 1920x1200.

Infelizmente, toda essa potência bem com um custo bem proibitivo para a maioria de nós, $640 e $400 USD respectivamente. Considerando que uma 9800 GX2 fica bem mais barata e tem resultados igualmente bons... é caso para pensar: quem vai comprar aquilo?

Resta também saber quem vai ter melhores resultados com a escolha da arquitectura das suas placas a médio/long prazo, com a Nvidia a apostar em chips super potentes, enquanto a AMD/ATI prefere apostar em chips mais simples, mas que podem ser usados em paralelo para aumentar a potência...

via [Engadget, Gizmodo, Techreport]

Entertainer 0.1

Já está cá fora o Entertainer 0.1.

Bem sei que há outros softwares para Media Center, e até com mais funcionalidades, mas este Entertainer (do qual já ca tinha falado) tem muito bom aspecto.

E claro, sendo open source e gratuito também ajuda um bocado.

Não deixem de experimentar e dar a vossa opinião - ou até ajudarem um pouco o projecto se se ajeitarem com Python.



O Custo do iPhone

Muito se tem discutido sobre qual será o custo do iPhone quando finalmente as operadoras Portuguesas (Vodafone e Optimus) se dignarem a revelá-lo.

Lá fora, temos ouvido falar de valores tão díspares como 120, 600, e até 0 Euros (de borla) - tudo dependendo do tarifário escolhido e se o iPhone está (ou não) bloqueado à rede.

Assim, para evitar contas à pressa no próximo dia 11, decidi fazer umas simulações para me ajudarem a decidir, quando a altura chegar.

Mas em primeiro lugar, tenho que referir que o uso que pretendo dar ao iPhone é principalmente o de Web Browsing, sendo que o GPS também útil se se vier a verificar que sai efectivamente um "TomTom" para ele. O facto de ser também um telemóvel acaba por ser quase... irrelavente.
Portanto, todas as minhas conjecturas assumem que - tal como "lá fora" - o iPhone esteja associado a plano/tarifário que permita uso ilimitado no tráfego 3G.

Vamos lá às contas:

Hipótese 1:

iPhone 8GB: 130 Euros
Mensalidade: 35 Euros (com o tal tráfego ilimitado + X minutos de chamadas)
Custo para 18 meses: 130 + 18 x 35 = 760 Euros
Custo para 24 meses: 130 + 24 x 35 = 970 Euros


Hipótese 2:

iPhone 8GB: 500 Euros
Sem Mensalidade: 10 Euros/mês (para o tráfego ilimitado) + Chamadas de voz à parte...
Custo para 18 meses: 500 + 18 x 10 = 680 Euros
Custo para 24 meses: 500 + 24 x 10 = 740 Euros

Num cenário mais realista, se assumirmos um gasto médio de 7,5 Eur por mês para as chamadas de voz, ficaremos com:
Custo para 18 meses: 500 + 18 x 17,5 = 815 Euros
Custo para 24 meses: 500 + 24 x 17,5 = 920 Euros

Para quem não fizer muitas chamadas de voz, pode compensar - mas com um custo inicial de aquisição superior. Por outro lado, pode evitar o contracto de permanência de N meses...
(Mas parece-me demasiado optimista assumir que, quer a Vodafone quer a Optimus, dêem uso ilimitado 3G por 10 euros/mês - actualmente, a Optimus cobra 7,5 Eur/mês por uns míseros 100 MB.)


Hipótese 3:

iPhone 8GB: 0 Euros (ou 1 Euro)
Mensalidade: 89 Euros/mês (tráfego ilimitado + X minutos de voz)
Custo para 18 meses: 18 x 89 = 1602 Euros
Custo para 24 meses: 24 x 89 = 2136 Euros

(Pois... não admira que assim possam oferecer o iPhone de borla!)

Vejamos uma mensalidade "mais em conta":
iPhone 8GB: 0 Euros
Mensalidade: 74 Euros/mês (tráfego ilimitado + X minutos de voz)
Custo para 18 meses: 18 x 74 = 1332 Euros
Custo para 24 meses: 24 x 74 = 1776 Euros

Nem assim...
Para ficar equivalente à primeira hipótese, teríamos que ter uma mensalidade de cerca de:

iPhone 8GB: 0 Euros
Mensalidade: 41 Euros/mês (tráfego ilimitado + X minutos de voz)
Custo para 18 meses: 18 x 41 = 738 Euros
Custo para 24 meses: 24 x 41 = 984 Euros
(Algo que não me parece muito provável, pois as operadoras vão cobrar caro o facto de "oferecerem" o iPhone de borla.)


Em que ficamos?

Pessoalmente, não me importo de pagar mais pelo equipamento e ficar livre da obrigatoriedade de permanência, a não ser que seja bastante mais vantajoso optar pela outra opção. Por outro lado, isso implica ter um iPhone desbloqueado - senão, de que serve não estar "obrigado" a ficar numa operadora, se continuar a ser impossível usar o iPhone noutra rede?

Ainda para mais, para muita gente que utiliza duas redes diferentes, ter o iPhone desbloqueado permitiria o uso daqueles adaptadores 2 SIMs em 1 - assumindo que é compatível (mas se o meu Samsung velhinho era, mau seria se o iPhone não fosse!)

Conclusão: enquanto a Optimus e Vodafone não abrirem o jogo - e de certeza que estão ambas a adiar o mais possível para depois "copiarem" uma pela outra - temos que continuar à espera. Mas o relógio não pára e o dia 11 de Julho está cada vez mais perto. Tic tac tic tac...

(E esperar que não demore a aparecer uma naked case para o iPhone 3G. :)