2008/09/30

Nanotubos de Carbono - O Fim do Aço?

Os nanotubos de carbono estão constantemente nas notícias: desde eventualmente virem a permitir a construção dos cabos para o elevador espacial, até serem utilizados para construirem um material transparente mais forte que o aço.

É isso mesmo, leram bem.

Uma equipa de investigadores diz que é possível fabricar um "tecido" de nanotubos de carbono de forma comercialmente viável a velocidades de 7m/s.

Este "tecido" tem a particularidade de ser transparente e bastante mais forte que o aço, permitindo novas aplicações até aqui consideradas impossíveis.

A mim parece-me que qualquer diz alguém tem que editar a entrada na Wikipedia relativa ao famoso alumínio transparente do Star Trek, e passá-lo de material ficcional para material real.

Estica a tua TV

Ora aqui está algo que certamente já passou pela cabeça de todos os que têm uma TV de retroprojecção (RPTV) - aumentar o seu tamanho!

É que há um efeito curioso quando se compra uma TV de grandes dimensões: passado uns tempos o ecrã parece "encolher." Ou seja, o monstro gigantesco que era quando o compraram inicialmente, rapidamente passa a parecer normal e até pequeno...

Eu que o diga, com as minhas 50" de imagem a parecerem cada vez mais microscópicas e a desejar algo mais próximo das 80" ou 100" de imagem.


E foi exactamente isto que alguém se lembrou de fazer com a sua SONY de 50" (exactamente igual à minha) - tirar o ecrã de projecção e usar uma nova tela com 100":


Converter uma RPTV num ecrã (ainda mais) gigante para Home Cinema

Não digo que seja aconselhável para todos, mas mesmo que seja só pela curiosidade de ver como um destes aparelhos é por dentro (basicamente, "ar", um espelho, e um projector) já vale a pena.

Sony demonstra OLED Curvo

A jogar em casa, a Sony demonstrou na CEATEC um novo protótipo dos seus OLED com 0.3mm de espessura - mas desta vez com uma ligeira curva.


Eventualmente, há-de chegar o dia em que qualquer objecto, com qualquer forma, poderá ser um display OLED... mas até lá ainda temos um longo caminho a percorrer até que esta tecnologia se torne economicamente viável para os consumidores.

via [Engadget]

SanDisk MicroSDHC de 16GB

E aqui está a prova de que micro já não quer dizer nada hoje em dia: a SanDisk anunciou os seus novos cartões microSDHC e M2 com 16GB de memória!

É isso mesmo, 16GB metidos naquele minúsculo (mas popular) formato.

Podem começar a ver o que vão lá meter, assim que arranjarem $100 no vosso orçamento.

(E pensar que paguei mais que isso por um mísero cartão com 512MB há uns anos atrás... uiii)


via [Engadget]

2008/09/29

Japão com Internet 1Gbit por Fibra Óptica

Enquanto por aqui os ISPs vão vendendo gato por lebre - ao anunciar as famosas velocidades *até* N Mbits que deixam a maior parte dos clientes ADSL com velocidades bem abaixo das que são cobradas, no Japão começa-se a usar fibra óptica para redes que disponibilizam 1Gbit de velocidade para acesso à Internet em casa dos clientes.


E nem vamos falar em preços... senão é que ficamos todos doentes. Tal como o Joca já referiu, a ligação de 1Gbit vai custar uns "estrondosos" 48 Euros - num país onde o nível de vida é infinitamente superior ao nosso.

Acho que vou começar a treinar o meu japonês...

Para referência, a velocidade "normal" no Japão é cerca de 100Mbits, sendo este 1Gbit cerca de 10 vezes mais rápido (atingindo velocidade de até 128 Megabytes/segundo!)
Ainda há alguém que duvide da viabilidade de descarregar filmes de alta-definição via internet?
Mesmo num cálculo conservador de 60MB/s um filme Bluray de 25GB demoraria apenas 7 minutos a ser completamente descarregado (e poderia começar a ser visto imediatamante, em streaming.)


E por falar em 100Mbits, a Netcabo Zon tinha prometido essas velocidades durante este ano, e que atingiriam 200Mbits antes do fim do ano. De que estão à espera?

Hyperwords - Firefox Plugin

Se estão constantemente a fazer copy paste de palavras de páginas web para pesquisar informações sobre elas (sejam elas nomes de pessoas, companhias, ou até meras conversões de câmbios ou traduções para outras línguas) então vão achar piada a este plugin para o Firefox.

Hyperwords

Com o Hyperwords, todas as palavras se tornam potenciais links que rapidamente podem ser usados para fazer todas aquelas operações que já mencionei, e mais ainda.

Nada como um curto vídeo para demonstrar esta nova funcionalidade que poderá servir de base para o que a web será no futuro, com tudo interligado e não apenas os hyperlinks.


[Youtube video]

SpaceX Falcon 1 em Órbita

Trata-se de um dia histórico: na sua 4ª tentativa, o Falcon 1 da SpaceX conseguiu atingir finalmente a tão desejada órbita terrestre.

Porque é que é tão especial?

É que este é o primeiro foguete totalmente desenvolvido por uma empresa privada.

Depois dos anteriores falhanços desencorajadores, o espaço fica assim um pouquinho mais próximo de todos nós.

Update: aqui está o vídeo.

2008/09/28

Levar as Coisas com Calma

Porque hoje é Domingo e há muita gente por todo o mundo que vive "a 100 à hora" nada como relembrar o quão diferentes são as coisas vistas mais devagar.

... Bem mais devagar...


[Youtube video]

Poupa os Gráficos com o RRDtool

Se alguma vez tiveram necessidade de processar dados temporais e mostrá-los de forma gráfica, saberão como rapidamente as coisas se podem complicar.

É por isso que uma ferramenta opensource como este RRDtool vem mesmo a calhar.

As possibilidades?... São infinitas.

Vejam apenas alguns dos exemplos de gráficos que podem criar com esta ferramenta:

2008/09/27

Eee PCs na Worten

Demoraram a chegar, mas agora até na Worten se encontram:

Eee PC 901 e Eee PC 1000H.


Por 399 e 449 Euros respectivamente.

Para comparação, podem também encontrar o mesmo Eee PC 901 na MHR por 351 Euros.
(E podem oferecer-me a diferença. :)

Walmart encerra Servidores DRM

A Walmart é mais uma na longa lista de companhias que tem deixados os seus clientes pendurados!
Depois de incentivar, durante anos, a compra de música online com o seu DRM como um meio conveniente e seguro para os seus clientes - vem agora mostrar-lhes o "dedo."

Num email simples e sucinto dizem algo do género:
"Obrigado por terem comprado a nosssa música, a qual deixarão de poder ouvir a partir de agora. Se quiserem continuar a ouvi-la então gravem toda a vossa colecção para CDs Audio e posteriormente façam a sua conversão novamente para formato digital nos vossos computadores!"

Acham isto admissível?
Quem paga, lixa-se; quem não paga, tem todas as vantagens!

É por isso que *todos* deviam recusar-se a comprar produtos com DRM.

Incluindo o tão falado jogo Spore da EA e outros que tais. É que, se por enquanto o tal sistema até parece não incomodar muito - imaginem se quiserem jogar o jogo daqui por 10 anos... acham que ainda vão ter servidores para autenticar um DRM arcaico e obsoleto?

E mesmo o iTunes da Apple, ou a Zune store da MS(que aliás, ja teve a sua quota parte de sistemas "para o futuro" que foram sendo encerrados e subsituidos - incluido o famoso "play for sure" que perdeu o pio da mesma forma) - quem nos garante que estejam ainda em funcionamento nas décadas vindouras?

Eu tenho esperança que aos poucos isto vá mudando... mas a este ritmo, e com a estupidez dos gestores destas companhias que insistem em se agarrar a modelos de mercado obsoletos, parece-me que ainda vai demorar umas centenas de anos até que "vejam a luz."

Cubo de Rubik 2008

Lembram-se do famoso cubo de Rubik que encantou (e fez desesperar) milhões de pessoas por todo o mundo no século passado?

Pois bem, desta vez temos uma nova variação deste puzzle que oferece um cubo com peças assimétricas e espelhadas que asseguram um look mais fresco e tecnológico para este novo século.

Estão interessados?

Então é só esperar que isto comece a ser vendido fora do Japão.


via [Technabob]


2008/09/26

Light Bot - Aprende a programar

Eu sei que jogos é no Amiga Speaking, mas este jogo é mais que um simples jogo - é uma ferramenta educacional.

Este jogo em Flash entitulado Light Bot é a forma perfeita para explicarem o conceito de programação a qualquer pessoa, de uma forma divertida e fácil de entender.


Basicamente têm que dar instruções ao vosso pequeno robot, para que este acenda todos os quadrados azuis.
Para isso têm que fazer um "programa", uma lista de tarefas que ele irá executar - por exemplo: dar um passo, virar à direita, dar um passo, saltar, acender a luz.

Sem que dêem por isso rapidamente saberão utilizar funções para poupar "espaço" e tudo. 

Divirtam-se. :)

Tirar o Pio ao Media Center

E ontem lá tive finalmente tempo e paciência para tirar o pio ao meu novo usado PC Media Center.


Umas ventoinhas de 9dB, um CPU cooler mais jeitoso e... fez-se silêncio.

Se houver por aí interessados, farei um post mais aprofundado sobre a coisa. :)

XL Party no Porto

E se não tiverem nada para fazer neste fim-de-semana e estiverem pela zona, não se esqueçam da XL Party no Porto (no pavilhão Rosa Mota.)

 
Mais um mega encontro desta LAN Party tamanho XXL que continua a fazer furor por onde passa.

Eu estarei por lá durante a tarde, a preparar-me psicologicamente para o primeiro jantar "semi-oficial" do Planet Geek aqui da zona que decorrerá mais tarde, com o ponto de encontro marcado no Cais de Gaia. :)

Post #1000

Tchii... reparei agora que já atingi os 1000 posts aqui no "Aberto Até de Madrugada."

Para ser tecnicamente correcto, o post #1000 foi o anterior, que falava do Asus Eee PC a 143 Euros - e que acaba por ser uma coincidência engraçada, pois o meu primeiro post foi também sobre o Eee PC.

Já lá vai quase um ano (344 dias para ser mais correcto) a colocar notícias, análises, ou simplesmente a "divagar" sobre a tecnologia.

E para celebrar esta data, vou passar também a usar o domínio: www.abertoatedemadrugada.com a tempo inteiro.

[Actualização]

Com a ajuda de um colega, consegui finalmente pôr o blogger a aceitar os domínios sem os inestéticos e "ultrapassados" www.
Portanto, poupem essas letras e guardem o endereço oficial como sendo apenas:

http://abertoatedemadrugada.com


Portanto, actualizem os vossos links e não estranhem se vos aparecer uma mensagem relativamente a isso! :)
(embora os links actuais/antigos continuem a funcionar, redireccionando para o endereço correcto.)


E por último - mas não menos importante - obrigado a todos os que diariamente vão acompanhando o que por aqui escrevo. É sempre bom ver que há alguém aí desse lado.

Eee PC 701 a 143 Euros

Se andam com desejos de comprar um Eee PC, a Expansys tem uma óptima proposta para hoje:

Um Eee PC 701 por apenas 143 Euros!


Bem sei que seria melhor se fosse um 901, mas por este preço... não se pode dizer que seja mau negócio.

Se quiserem, despachem-se pois a oferta é apenas válida para hoje, até às 16h.

2008/09/25

Asus adiciona 3.5G ao Eee PC 901

Sendo o Eee PC 901 um dos netbooks mais "perfeitos" que há (tchiii... esqueci-me que tenho o artigo da análise feita ao 901 ainda por publicar - estou a ficar velho) é bom ver que a Asus está a torná-lo ainda melhor.

A partir de Outubro, os Eee PC 901 incluirão um chip 3.5G (ou seja, um 3G melhorado) e que permite transferências de dados com velocidades até 7.2MBps/2Mbps - o dobro das atingidas com a tecnologia 3G "tradicional".

via [gizmodo]

Hitachi tambem aposta no Upscaling

Dizem que é mau perder, mas parece que a Toshiba não é a única a deixar os Bluray de lado e a promover os leitores de DVD com upscaling "super-resolution."

Agora é a Hitachi que se junta ao grupo dos apologistas do upscaling - e de certeza que muitos outros se seguirão, até que eventualmente esta tecnologia se torne tão banal que passe a ser incluída de série em todos os dispositivos (ou até mesmo nos LCDs.)

Ao contrário do "upscaling" burro que obtemos quando fazemos a interpolação de uma imagem, estesnovos métodos conseguem efectivamente ir buscar detalhes à imagem que não seriam visíveis de outra forma.

E como a Hitachi refere, o mesmo processo pode também ser aplicado a imagens de alta-definição para melhorar ainda mais a sua qualidade.

Casio leva Alta-Definição aos mini-LCDs

Em breve, ter um LCD pequeno não vai ser impedimento para poder ter qualidade e resolução quase de alta-definição.

É que a CASIO anunciou um LCD de apenas 2" com uns impressionantes 960x540 píxeis de resolução!

É um quarto da resolução FullHD (1920x1080) num ecrã de telemóvel.
Comparem com os ecrãs muito maiores de 7" que equipam inúmeros dispositivos móveis e que têm "apenas" 800x480.

Sem dúvida que estes ecrãs farão as delícias de todos aqueles que gostem de ver filmes com o LCD a poucos centímetros dos olhos... já que a distâncias normais, a sua densidade de píxeis é tão alta (546ppi) que fará com que seja preciso uma super-visão para ser usado.

Como curiosidade, se tivessem um LCD de 40" com a mesma densidade de píxeis... teriam monitor suficiente para verem filmes a 19200x10800p. :)

Acelera no iPhone com Rev

Pelo título até pareceque vou falar de um jogo para o iPhone, mas não... não se trata de um jogo mas sim de uma ferramenta essencial para todos os que queiram saber o que se passa dentro do motor do seu automóvel.

O Rev e o Rev Lite são duas aplicações para o iPhone que permitem analisar o funcionamento do vosso automóvel.

A versão Lite (gratuita) utiliza apenas o acelerómetro do iPhone para medir acelerações e o GPS para traçar o vosso percurso. Mas o mais interessante é mesmo a versão "completa" que permite fazer a ligação com o motor do vosso automóvel através do interface OBD-II e de um módulo WiFi.

Isso permite medir inúmeros parâmetros de funcionamento do motor, em tempo real, como



Entre os parâmetros que podem medir, através do interface OBD-II, podem ficar a conhecer:

  • Velocidade do veículo
  • RPM
  • Consumo combustível
  • Temperatura do Liquido de Referigeração
  • Pressão do Combustível
  • Posição do acelerador
  • Nível do combustível
... entre outros.

Podem também ficar a conhecer o motivo por que aparece uma luz de "aviso" no vosso painél de instrumentos, e fazer um reset aos parâmetros.

Já disponível na App Store, a um "toque" de distância.

2008/09/24

Firefox Update e Chrome

Firefox 3
E hoje é dia de relembrar os mais distraídos que saiu mais uma actualização para o Firefox - estando agora na versão 3.0.2

Não há nenhuma mudança radical, trata-se apenas de correcções de pequenos bugs e falhas de segurança, enquanto se espera a saída da versão 3.1.


Já relativamente ao Chrome, tem-se assistido a uma descida gradual do número de utilizadores - o que era previsível. Embora seja uma plataforma que tem boas possibilidades de crescer no futuro, a falta de alguns plugins essenciais (tais como um ad-blocker) fazem com que não seja apropriado para o uso a tempo-inteiro.

Dell LCD de 22" Full HD - S2209W

Embora sejam cada vez mais populares, os LCD de 22" nunca me atrairam por terem uma resolução "esquisita."

Chamem-me antiquado, mas para mim as resoluções têm que ser as tradicionais!
Dos 640x480 passei para os 800x600, depois para os 1024x768 e mais tarde para os 1280x1024. A progressão lógica para os 1600x1200 apenas foi "manchada" pelo aparecimento dos modelos 16:9 que me fez aguentar o upgrade até poder ter um LCD com 1920x1200.

Esta resolução esteve muito tempo restringida a LCDs de 24" (e maiores) - embora apareça também nalguns portáteis de com LCDs de 16-17".

Mas agora a DELL apresenta o seu S2209W de 22" com uma resolução Full HD de 1920x1080.

Pessoalmente continuo a preferir o espaço vertical extra disponibilizado pelas 120 linhas a mais nos modelos de 24" com 1920x1200 - mas esta será uma tendência cada vez mais comum, à medida que os fabricantes tentam uniformizar o fabrico destes painéis LCD para serem usados em TVs e monitores sem qualquer diferenciação.

O Android, o iPhone... e agora?

Pronto, o Android está aí, e até tem Copy-paste e tudo. :)
(Embora não se perceba porque não tem uma ficha audio para headphones.)

E então... em que é que isto irá afectar os consumidores na hora de comprar um smartphone?

Tradicionalmente, quem compra um equipamento deste tipo está bem informado sobre o que existe e sabe exactamente o que vai comprar. Mas claro que há também aqueles que querem um "telemóvel" destes porque viram alguém com um - e têm que ter um igual ou parecido, seja lá qual for. Estes últimos são normalmente aquelas pessoas que se guiam pelas sugestões dos vendedores, colegas, etc.

Porque, sejamos francos - se vocês disserem que anda por aí um "Android", o mais certo é as pessoas olharem para vocês com aquele olhar "Mas este tipo está maluco ou quê?"
O iPhone terá talvez a vantagem de ter tido mais divulgação e publicidade - fazendo com que mais gente o conheça como sendo "aquele telemóvel onde se passa o dedo."
Talvez dizendo que se trata de um telemóvel do Google faça mais sentido para alguns - mas mesmo assim, exceptuando a camada mais jovem, há ainda muita gente que não faz ideia do que seja o Google (mas também não é esse o mercado que estes Androids procuram atingir.)

Mas tirando aquelas pessoas que sabem exactamente o que querem, tudo se vai resumir às sugestões que alguém faz no momento da compra - e ao preço dos equipamentos e dos tarifários.
E nesse aspecto, tudo vai depender da preferência dos "sugestionadores": quer seja Windows Mobile, Symbian, iPhone, ou futuramente... o Android (que também não é perfeito.)


Por outro lado, é engraçado assisitir ao panorama na Internet, com os constantes avanços e recuos.

Enquanto uns criticam a atitude "quero-posso-e-mando" da Apple, que ignora constantemente os pedidos dos utilizadores do iPhone para que implementem certas funções - e que rege a App Store com mão de ferro, retirando programas sem qualquer explicação apenas porque lhes apetece, e oferecendo desculpas esfarrapadas para não permitir programas desejados por milhares de utilizadores - do outro lado temos pessoas a criticar a abertura total do Market do Google Android. Dizem que essa abertura total vai ser uma grande confusão, com toda a gente a poder lá pôr o que quiser.

Ou seja, criticam por estar fechado - criticam por estar aberto!

Faz lembrar aqueles que criticavam a "falha de segurança" do iPhone que permite ligar para qualquer número de telefone usando o modo de chamada de emergência.
De certeza que se apenas permitisse ligar para o 911/112 ou lá qual for o número das emergências - rapidamente surgiriam críticas a dizer que numa situação crítica o iPhone não permitiu ligar para o pai/mãe/filho/filha e salvar uma vida.
(Ainda estou para ver como o Android vai lidar com isto - no ecrã de desbloquear o aparelho, tinha também uma opção para chamadas de emergência - faltando saber se permite apenas números de emergência, ou qualquer outro número de telefone.)

 Por último, as críticas quanto ao interface dos aparelhos...
Embora nunca tenha sido grande apologista dos produtos da Apple, o que é certo é que eles têm um atenção quase "fanática" pelos pormenores. E no dia a dia, acabamos por dar connosco a dizer "Eia! Que espectáculo!" - especialmente quando vimos de outros ambientes onde estamos a ser tratados com mais brusquidão.
Coisas como os simples "fade-in/fade-out" quando se faz pause numa música, ou até a subtil transição quando se passa do modo "airplane" (para ser usado em vôos - que desliga todos os transmissores do iPhone) para o modo normal, onde um pequeno avião voa pela letras transformando-as nos icons normais.
São - como se costuma dizer - "paneleirices"... mas são coisas que mostram o cuidado posto nestes ínfimos detalhes. (Outros havendo que precisavam de atenção e continuam por resolver: como o tal copy-paste.)

Em comparação, o Android parece uma manta de retalhos feita por uma equipa de universitários caloiros, com cada programa a ter o seu próprio interface com aspectos diferentes - e as próprias fotos e vídeos promocionais a mostrarem falta de cuidado e produtos claramente inacabados.
As aplicações por si só podem ser fantásticas, mas o aspecto geral da "experiência" sai um pouco prejudicado.
(Não esquecer que estamos a falar de um produto de primeira geração - e é de prever que rapidamente surjam "frameworks" que ajudem a estabilizar e a criar um "look" Android.)

Mas mesmo assim, e mesmo com o risco do "caos" de um mercado livre inundado por milhões de aplicações onde apenas 1% mereça destaque - é óbvio que prefiro isto ao caminho seguido pela Apple com a censura de aplicações e conteúdos fechados.


Espero sinceramente que a aposta do Google tenha sucesso, e que possa ser também um ponto de viragem no que respeita aos conteúdos digitais livres - com o Android a ter acesso a milhões de músicas na Amazon sem qualquer tipo de DRM - ao contrário do que acontece com o iTunes da Apple.
Não se admite que no mundo digital de hoje, continuemos a ser massacrados se decidirmos comprar um produto em suporte digital, e o queiramos copiar ou transferir para outros aparelhos.


P.S. Nota final para algo essencial ao sucesso destes equipamentos: o acesso móvel à Internet. Sabendo-se que o acesso "ilimitado" oferecido para o Android é afinal "ilimitado" desde que não passe 1GB de tráfego mensal, relembra a necessidade de um pacote de acesso à Internet integrado. Com as pessoas a pagarem para ter Internet em casa, no portátil, e no telemóvel - é bom relembrar que ninguém está disposto a pagar três mensalidades para ter o mesmo serviço em três equipamentos diferentes.
Alguns operadores começam já a oferecer soluções integradas - mas queremos mais *e melhor*!

Audi Testa Sincronização com Semáforos

Ora aqui está uma coisa que devia ser obrigatória.
Quantas vezes não desesperaram à espera que um semáforo passasse de vermelho para verde?

A Audi está a testar, numa cidade alemã, um sistema que indica a velocidade recomendada para que apanhem os semáforos com a luz verde.

Pessoalmente, quando vejo um sinal vermelho, modero a velocidade para tentar evitar um "pára-arranca" - mas já por várias vezes me deparo com aqueles inteligentes da estrada que, ao me verem a seguir a 30 ou 40Km/h a uma dezena de metros do semáforo, me ultrapassam a grande velocidade, para depois travarem bruscamente no semáforo vermelho.

A todos eles, recomendo que comprem destes Audis!

Para mim, precisava era de um sistema que funcionasse em sentido contrário... que mudasse a luz para verde quando eu fosse a passar. :)

Mas pior que tudo isso, é quando seguimos numa estrada movimentada, e o raio do semáforo muda para vermelho para dar passagem a... ninguém - de uma rua deserta com quase nenhum movimento. Isso é que é inadmissível, manter dezenas de veículos parados a queimar combustível desnecessariamente para poupar o raio de um sensor que determinasse se existem veículos que justifiquem mudar para a luz verde naquela estrada.

via [Gizmodo]

2008/09/23

Apresentação do Android [em directo]

E a apresentação do primeiro smartphone Android (powered by Google) está a decorrer neste preciso momento.

Se estiverem interessados em acompanhar, podem fazê-lo aqui.

Até agora, ainda não há novidades de relevo, para além das insistências constantes de que se trata de uma plataforma aberta para o futuro da internet móvel, etc.
(Algo que certamente vai fazer comichão na Apple, que tem sido vítima de inúmeras críticas ao proibir e retirar programas da sua App Store do forma um pouco... aleatória e descabida.)

Irei actualizando este post à medida que forem sido apresentadas novidades.

[Actualizações]
.... continuam a insistir no "aberto", "livre", e que dão valor a quem fizer programas para esta plataforma - e demais coisas que tantas dores de cabeça tem dado à Apple...

O interface parece ser bastante intuitivo, com drag-n-drop, arrastamentos, toques longos, etc.

O Google Maps é ainda melhor que a versão do iPhone, com mais funcionalidade, e com o Streetview que faz scroll dependendo da posição do G1 (como já tinha sido mostrado nalguns vídeos de demonstração.)

O browser também não parece ficar atrás do Safari no iPhone, e com os tais toques longos a dar acesso a mais opções, tais como enviar um link por email.
(Querem apostar que no fim da apresentação vão apresentar um "copy-paste" como trunfo para chatear a Apple? ;)

$179 e disponível a 22 de Outubro - mensalidades a partir de $35 com SMS e internet ilimitadas.

Disponível no UK em Novembro, resto do Europa só para 2009... (confirma-se a razão de eu ter optado por um iPhone até que os Androids cheguem cá.)

Sem suporte para Exchange (isso vai limitar bastante o uso empresarial - digo eu...)

Sincronização com todos os serviços do Google (Gmail, Calendário, etc.) - já era esperado.
E novamente, dizem que é mais voacionado para o mercado doméstico/público (pois, sem o Exchange...)
Mas isto servirá também para tentar convencer as pessoas de que as WebApps poderão ser usadas em ambientes empresariais e eventualmente destronar o Exchange?... Quem sabe?

Tem search integrado, incluindo no Gmail. (Mais uma para chatear a Apple, que não tem search no email.)

Nada de iTunes - tem que ser tudo DRM free - e existem já milhões de músicas disponíveis para compra, sem qualquer tipo de DRM. (PIMBA APPLE!)

E pronto... por agora foi isto - de certeza que amanhã teremos muito mais informações sobre o G1. :)

Android G1 [Especificações]

E na recta final da contagem decrescente para a apresentação do primeiro telemóvel "Android" começam a surgir detalhes sobre o hardware deste G1.

As suas dimensões são 11.7 x 5.5 x 1.6cm (comparação com o tamanho de um iPhone), pesa 159 gramas, tem uma resolução de 480 x 320 (HVGA), 3G, GPS, camara de 3.1-megapixel, até 8GB de memória, 5h de autonomia em conversação e 130h em standby.

Estranhamente, parece que não será capaz de fazer captura de vídeo, nem ter bluetooth stereo.

Por fim, os seus utilizadores necessitarão de ter/criar uma conta no Gmail.


Embora seja defensor desta plataforma, este primeiro Android não me convence a nível de hardware (mas eu sou suspeito porque nunca engracei com smartphones com teclado)  - mas suponho que rapidamente surjam muitas outras alternativas, de todos os tamanhos, cores e feitios.
Se o pusessem naquele HTC Touch HD é que era... :)

Pretec Anuncia CF de 100GB

Se pensavam que os cartões de memória CF estavam destinados a desaparecer... então tentem arranjar outro "cartão" que vos permita ter 100GB num bocadinho de "plástico."

Sim, é mesmo verdade... a Pretec anunciou um Compact Flash com 100GB de capacidade.
E não se pense que é um cartão daqueles que demora uma eternidade a ser gravado, pois tem uma velocidade de escrita nem razoável de 35MB/s.

Se isso não é suficiente, então podem optar pelos CF mais pequenos de apenas 32GB - mas que oferecem velocidades de escrita de 50MB/s.

Ideal para aqueles que gostam de tirar fotografias em RAW na suas máquinas digitais com muitos megapíxeis.

Tanto por onde escolher... é só ter a carteira recheada de $$$... :)

Photoshop CS4

E o novo Photoshop CS4 está aí.

A ferramenta de edição de imagem mais usada em todo o mundo tem agora algumas novidades - mas mais que as novidades, esta versão aposta na melhoria das coisas que já fazia bem; sendo agora mais rápida que nunca.

A nova versão dá finalmente uso aos processadores de 64 bits, tornando muito mais rápido o processamento de imagens gigantescas (desde que o computador tenha memória para isso) uma vez que passa a poder usar mais que os 4GB de memória que limitam os sistemas operativos de 32 bits.

É também a primeira versão que passa a usar o GPU (processador gráfico) existente nas placas de aceleração 3D para acelerar muitas das operações que ocupavam o CPU.

Outra dos novidades é o impressionante modo de resizing por seam-carving, que permite esticar ou encolher uma foto sem distorcer as características da imagem - para além de permitir remover elementos de uma imagem de forma simples.


Além de outras novidades como o modo 3D, onde se pode pintar directamente num objecto 3D em vez de usar uma textura planificada; novos modos de criação de fotografias panorâmicas, interface remodelado (com tabs,) etc.

Um upgrade obrigatório para todos os artistas que querem usar o computador como sua tela.

Refrigera o teu PC - Thermaltake Xpressar

Ainda no outro dia falei de uma caixa esquelética ideal para ventilar o vosso PC - mas hoje vou mais além.
De certeza que conhecem alguém que já terá atirado para o ar a ideia: "Fixe, fixe era meter o PC dentro do frigorífico para estar sempre fresquinho!"

Pois bem, se não querem meter o vosso computador no frigorífico, que tal meterem um frigorífico no vosso computador?

É isso mesmo que propõe a Thermaltake com o sua Xpressar PC case.


Esta caixa trás um compressor em tudo equivalente ao que encontram num frigorífico (apenas de menores dimensões e com uma potência de 50W.)
As especificações prometem baixar 20ºC relativamente a sistemas de dissipação por líquido sem refrigeração.

Então... que tal vos parece? Será que aquilo tem sítio para arrefecer umas latas de coca-cola/cerveja/etc.?

via [Gizmodo]

Fujifilm Super CCD EXR

A Fujifilm anunciou um novo sensor Super CCD que promete uma qualidade de imagem sem precedentes.

De lembrar que a Fujifilme inovou na altura do lançamento do seu sensor super CCD com uma padrão heaxgonal que a diferenciou das restantes marcas com sensores convencionais.


Este novo Super CCD EXR (imagem da direita) apresenta um novo padrão nos filtros de cor usados, e permite processamento independente entre diferentes grupos de píxeis.


Podendo, em situações de com grande gama dinâmica de luminosidade, tirar simultâneamente uma fotografia com diferentes exposições que são posteriormente combinadas numa imagem final com qualidade nas zonas escuras e claras.

Por enquanto não estão ainda anunciadas máquinas com este novo sensor - mas não deverá demorar muito.

via [dpreview]

2008/09/22

StarCAVE - a caminho do Holodeck

Aos poucos, aos poucos, lá nos vamos aproximando do mítico Holodeck do Star Trek.

Claro que ainda estamos a anos-luz de distância mas...

Na Universade da California em San Diego, uma equipa de professores e estudantes desenvolveu a 3ª geração de salas de realidade virtual, chamada StarCAVE.


Com mais de 68 milhões de píxeis a serem processados em tempo real e em 3D, os requisitos a nível de hardware são assombrosos:

  • 34 chips gráficos de última geração da NVIDIA
  • 34 Projectores de Alta-definição 2K (2048x1536) - 2 por ecrã - para criar o efeito 3D
  • Cada par de projectores está ligado a um computador topo-de-gama com um CPU quad-core e correndo Linux, com 2 placas gráficas e duas placas de rede para conectividade gigabit Ethernet ou 10GigE.

O resultado final é uma qualidade visual sem precedentes, e que a equipa espera conseguir melhorar no futuro, com projectores com o dobro da resolução actual - passando para os 4K.
Estes projectores permitirão uma qualidade de imagem equivalente à visão 20/20 - ou seja, uma imagem "real."

[University of California]

Brincar com Aranhas

Gostam de aranhas?

Não?... Então cliquem neste link e soltem-nas nos desktops dos vossos colegas de trabalho.

Demonstração excelente do que se pode fazer em Flash.


[Playing with Spiders via Boing Boing]

Carrinho de Bebé Robotizado

Estão curiosos por saber como é que tecnologia e bebés se combinam?

Se querem que os vossos bebés se sintam à vontade com Transformers desde o berço, então nada melhor que este carrinho de Bebé da 4Moms que se auto-dobra/desdobra.

[Video]

Antes de começar a receber ameaças de mães e pais aterrorizados, nem é preciso dizer que este carrinho implementa todas as medidas de segurança necessárias para evitar "trilhar" seja o que for.

O preço pode não ser para todos($650) - mas comparando com todos aqueles que andam por aí e que custam tanto ou mais, sem darem espectáculo... até pode ser que compense.

PS3 Video Store Suicida-se com o DRM

E como se ainda fossem necessários mais motivos para mostrar que o DRM não tem qualquer futuro, veja-se o caso do Video Store da Sony PS3.

No caso de comprarem um filme por este método, rapidamente poderão descobrir que o "vosso" filme continua a pertencer à Sony. É que se por algum motivo apagarem o filme (para instalarem um jogo, por exemplo) não poderão fazer o download do filme novamente sem que contactem a Sony - e isso é válido para apenas uma vez.

Pior ainda, no caso de a vossa PS3 ter problemas e tiver que ser trocada... azarito! Porque os filmes não podem ser transferidos para outra consola.

Portanto, mesmo que sintam vontade de experimentarem estes novos métodos de distribuição - não se esqueçam destes pequenos pormenores.
E mesmo aqueles "inocentes" métodos que necessitam de validação online - imaginem como será daqui por 5 ou 6 anos, quando tudo isto tiver mudado e essas companhias simplesmente decidirem deixar de suportar esses métodos (como já tem acontecido!)

Portátil Dell... de PESO

Se se sentem um pouco claustrofóbicos sempre que têm que trabalhar num portátil, então é porque ainda não viram este Dell de 17"...

É que para além do seu CPU Quad-core, do LCD de 17" e dos seus 2 discos em RAID até 1TB, este portátil oferece a possibilidade de instalarem até 16GB de Ram!

Obviamente vocacionado para o trabalho gráfico e multimédia, este portátil tem um jog-shuttle integrado e pode ser ligado a 2 monitores externos até 30".

2008/09/21

Usabilidade iPhone vs Windows Mobile

Deixo-vos aqui dois vídeos que comparam o tempo que se demora a fazer algumas tarefas comuns num iPhone e num Palm Treo 800w.

Tirem as vossas próprias conclusões, e comparem com o vosso próprio smartphone/telemóvel.

iPhone


Palm Treo 800w

2008/09/20

Scanner de Negativos e Slides

Tchiii... quantas caixas de negativos e slides não têm aí por casa arrumados nalgum lugar poeirento? Eu sei que tenho a minha dose delas - daquele tempo em que uma câmara digital era apenas um sonho, e onde as verdadeiras SLR de 35mm pesavam ao tiracolo de cada um.

Pois bem, não têm que dizer adeus a tudo isso, nem esperar que essas preciosidades se degradem até ficarem inutilizadas.

Se não estão dispostos a pagar centenas ou milhares de euros por um scanner fotográfico profissional, que tal gastar uns aceitáveis $100 por um scanner de negativos e slides com uma resolução de 5-Megapixeis?

Aproveitem antes que se arrependam por terem perdido esses momentos únicos.

Safari retoma a Liderança no Javascript

Muito se tem falado na performance dos Javascript desde que o Google lançou o seu Chrome com o processador V8.

Mas o que é certo é que ninguém está disposto a ficar para trás nesta corrida pela máxima velocidade desta linguagem que promete revolucionar a Internet ainda mais do que tem feito até agora.

Se o Firefox 3.1 anuncia já melhorias notáveis em relação à sua performance a executar javascripts, o Safari não faz por menos e avança com melhorias significativas que deixam toda a concorrência para trás.

Trata-se do SquirrelFish Extreme e o seu único senão é não haver ainda data anunciada para o seu lançamento no Safari.

De qualquer maneira, é bom ver esta competição salutar entre os principais browsers... quem fica a ganhar somos todos nós.

2008/09/19

Splashtop nos HP

Depois da Asus começar a incluir o Splashtop nalgumas motherboards (e mostrar interesse em expandir isso a toda a sua gama) eis que a HP também opta por um processo semelhante.

No caso da Asus, a tecnologia foi "remarcada" de ExpressGate.
Na HP, a mesma coisa chama-se IOS.

O que é certo é que isto demonstra claramente uma tendência para usar sistemas operativos (mesmo que com funcionalidade reduzida) disponíveis instantâneamente e sem que seja necessário ter um sistema operativo tradicional instalado.

via [Splashtop]

Adeus 3G - Olá LTE

Ainda muitos de nós se estão a habituar às velocidades que o 3G oferece (eu que o diga, que bastante uso tenho dado ao iPhone) e já estamos condenados à obsolescência!

É que o 4G já anda por aí, e a nova palavra de ordem é o LTE.

E se algumas centenas de KB/s eram já suficientes para vos colocar um sorriso no rosto, então fiquem a saber que na Alemanha, em testes de condições reais, foi possível atingir velocidades de 170Mbps em download e de 50Mbps de upload num autmóvel em movimento a 65Km/h.

Falta muito até 2010?

[Reuters]

Popcorn Hour Media Player A110

No outro dia falei-vos deste Popcorn Hour A110.

Mas hoje venho dizer-vos que já tive oportunidade de experimentar um ao vivo (embora fosse o modelo anterior, o A100 - mas que cujas características são praticamente idênticas) e o resultado...

APROVA!

Vídeos a 720p... a 1080p... tudo tocou correctamente e sem qualquer problema.
É pena não ter WiFi, mas com a hipótese de se colocar ali dentro um disco de 1TB (ou usar um disco USB externo) também não é isso que atrapalha.

Embora não substitua uma Media Center baseado em PC, é certamente ideal para ver vídeo em alta-definição em locais onde não se tenha um PC por perto.
Um dos "impedimentos" pelo qual tenho adiado a compra de um LCD de Alta-Definição para o quarto era exactamente o facto de não ter forma fácil de levar o conteúdo HD até lá. Com um Popcorn Hour, isso fica resolvido.

E já imaginaram ir a casa de um amigo que comprou um LCD Full HD e que apenas o usa para ver as emissões nacionais em super low-def? É so tirarem este Popcorn Hour do saco e mostrar-lhe o que a sua TV é verdadeiramente capaz de mostrar...

Se estiverem interessados, dêm um salto à PTchip (que pelo que vi até agora, são bastante simpáticos) e reservem já o vosso.

Smiley faz 26 anos

Ouch, é assim que sabemos que estamos a ficar velhos...
O nosso popular smiley que é usado milhões de vezes por dia em toda a Internet faz hoje 26 anos.

Foi a 19 de Setembro de 1982 (sim, já havia computadores nessa altura :P) que Scott Fahlman enviou a seguinte mensagem electrónica para o departamento de ciência dos computadores na Carnegie Mellon University:

19-Sep-82 11:44 Scott E Fahlman :-)
From: Scott E Fahlman

I propose that the following character sequence for joke markers:

:-)

Read it sideways. Actually, it is probably more economical to mark things that are NOT jokes, given current trends. For this, use:

:-(

E assim nasceram os populares emoticons.

2008/09/18

Discos Blu-ray Não vão baixar de Preço

A Blu-ray Association diz que é ainda demasiado cedo para baixar os preços destes que são agora o único formato de alta-definição no mercado (depois da guerra entre Blu-ray e HD-DVDs.)

O motivo é caricato: "Não há ainda volume suficiente de vendas para que se possam baixar os preços."
Ao que eu responderei: "Não há volume *porque* os preços não são atractivos!"

O que é certo é que mesmo sem concorrência, o formato Blu-ray não tem tido grande êxito... com a Samsung a dizer até que o formato estatá "morto" dentro de 5 anos e que futuro está nos "downloads."

E isso nem mesmo a Sony pode negar, a avaliar a avaliar pelo número de downloads de jogos para a PS3, que tem sido bastante superior ao que se esperava.

Eu só digo que: enquanto os discos e filmes Bluray continuarem a custar uma pequena fortuna e vierem carregados de DRM que nos impedem de fazer as cópias a que temos direito... sem dúvida que me manterei afastado deste formato.

HTC Touch HD

Para aqueles que acham o estilo do iPhone agradável, mas preferem (ou são obrigados) a usar Windows Mobile, o HTC Touch HD parece finalmente ser uma alternativa viável.

Com dimensões equivalentes à do iPhone e um interface fluido onde não se nota a lentidão que atormenta outros interfaces que tentam imitar o estilo do aparelho da Apple (e estamos a falar de um LCD com 800x480) este HTC mostra-se superior em aspectos que são duramente criticados no iPhone (tal como a sua câmara.)



Agora só falta pegar neste hardware, esquecer o Windows Mobile, e pô-lo a correr o Android. :)

Android já tem Preço Anunciado

E o primeiro smartphone Android já tem preço anunciado:

O HTC Dream vai custar cerca de $199 (com contrato de 2 anos) e vai ter a marca Google (para além da marca do fabricante e da operadora.)

Para além disso, dizem ainda que irá ter um plano de dados com preços bastante agressivos - o que será factor essencial para o crescimento deste tipo de equipamentos.

Vamos lá ver que tal as coisas correrão deste lado do Atlântico.