2008/10/31

Livros "Aumentados"

E aqui fica mais um exemplo de como a tecnologia de realidade aumentada pode ser usada para adicionar alguns truques novos às vulgares revistas e livros.

Pode não ser muito prático, mas pode também ser o suficiente para atrair alguns "cibernautas" para a leitura tradicional.

No meu tempo era mais simples... nem era preciso realidade aumentada nem nada - não havia mais nada, e ter possibilidade de ir passando os olhos por enciclopédias cheias de factos e fotos era melhor que nada!


Superficie Anti-Dedadas

Num mundo cada vez mais povoado de dispositivos com touchscreens, não é de estranhar que muitos dos potenciais clientes não se sintam atraídos para esta tecnologia quando têm que interagir com um ecrã gorduroso e cheio de dedadas e impressões digitais.

Mas, como sempre, há alguém que está a trabalhar para resolver (ou pelo menos minimizar) esse problema.

A Tsujiden Co Ltd desenvolveu uma película hidrofílica e lipofílica que promete "apagar" todas essas dedadas em poucos segundos.

Mas não pensem que com isto deixam de ter que limpar os vossos ecrãs regularmente - a sujidade permanece por lá, só que fica distribuída de forma quase invisível.

Aquos Full Touch


O Aquos Full Touch pega no conceito de design de ecrã total com touchscreen (o qual me atrai bastante) mas mantem um teclado físico em formato deslizante, para agradar a todos.

A novidade é que este dispositivo tem uma resolução de...
1024x480!

Isso mesmo, deixa para trás os modelos com ecrãs VGA (640x480) e mesmo os tradicionais MID com LCDs de 7" e resoluções WVGA (800x480.)


Ora, é mesmo um destes que quero - mas a correr Android s.f.f. :)

8 Novidades do iPhone 2.2

E enquanto se aguarda o lançamento da próxima versão 2.2 do firmware para o iPhone, a Wired compilou algumas das funcionalidades que se esperam vir a fazer parte desta versão.

Google Street View

user151_pic53_1224911217.png

Esta já era esperada - e não sei porque é que demoraram tanto a implementá-la.
Para além do streetview, os mapas permitirão também fazer percursos a pé, e dar informações sobre os transportes públicos na área

Downloads Directos de Podcasts

iphone22podcasts-20081028.jpg

Finalmente vai ser possível fazer os downloads directos de Podcasts, tornando ainda mais desnecessário a utilização do iTunes - (algo que só uso para actualizar o firmware e fazer o backup de vez em quando.)


Classificar as Apps ao Apagar
iphone-v22-beta-2.jpg

Não sei se será boa ideia ou não, mas quando apagarem um programa, será pedido que o classifiquem.


Suporte para Line-In
Há rumores que o versão 2.2 vai finalmente permitir usar a ficha do headphone como "line-in" - tal como acontecia no iPhone original e no iPod 2G.
Ainda não se sabe concretamente se se referem à ficha dos headphones, ou ao conector da "dock" - mas considerando que actualmente essa funcionalidade não está disponível para os fabricantes de acessórios, abre outras perspectivas para novos acessórios e microfones externos.

Emoji Emoticons


175357-emoji.jpg
Feito especialmente para os Japoneses?

 Partilha da Localização
sv--02.jpg

Finalmente! Vai deixar de ser necessário ter um utilitário extra para fazer uma coisa tão simples como partilhar a nossa localização com amigos. Numa altura que as aplicações geo-localizadas se tornam cada vez mais comuns e úteis, era uma falha o iPhone não ter isto de origem.

Optimizações no Safari

iphone-safari.jpg

Alterações ao nível do interface (e optimização ao nível do funcionamento -espero) prometem tornar o Safari do iPhone num browser ainda melhor.
(A mim, ainda me continua a crashar bastante, algo que apenas começou a acontecer após o update para a versão 2.1 - a anterior versão portava-se muito melhor, e espero que a nova volte às origens nesse aspecto!)




Copy and Paste

Pois... esta é mesmo só para gozar... ou então, será motivo de festa a nível mundial!
É preciso uma forma de conseguir fazer algo como, receber um email com uma referência (por ex. um NIB) e poder ir à web, e introduzir esse número/texto num formulário.
Sem copy-paste é tarefa impossível, a não ser que tenham papel por perto para anotar... o que não é "condizente" com o funcionamento que se espera neste tipo de dispositivos.

2008/10/30

Microsoft Surface SecondLight

Como se não bastasse o show dado pelo Surface, a Microsoft não quer deixar de inovar, e a nova geração - entitulada SecondLight já demonstrou ser capaz de continuar a maravilhar o público (mesmo aqueles que já conhecem o Surface.)



O SecondLight utiliza o mesmo conceito do Surface original mas introduz uma alteração significativa que possibilita toda esta "magia". O painel onde as imagens são projectadas é feito de um material capaz de alternar entre o estado transparente e o estado translúcido centenas de vezes por segundo.

Isto possibilita que as imagens sejam projectadas no tampo da mesa, assim como atravessarem-na e serem projectados em objectos acima dela. Como isto acontece centenas de vezes por segundo, os nossos olhos vêem duas imagens distintas, uma na superfície da mesa, outra no objecto.

O sistema é capaz de detectar e corrigir as diferenças de perspectiva de forma a que a imagem projectada esteja sempre "correcta."

Não é comum vermos algo que nos impressione - neste mundo repleto de novidades - mas este SecondLight sem dúvida merece um "Uau!" :)

OpenMoko prepara Android?

Lembram-se do telemóvel open-source OpenMoko?

Pois bem, a seguir ao Neo FreeRunner, parece que estão a preparar um dispositivo vocacionado para correr o Android do Google - o que me parece ser uma excelente opção, já que o interface pouco desenvolvido dos actuais OpenMoko foi um dos principais impedimentos para que este dispositivo tivesse ainda mais sucesso.

As características são interessantes:
LCD 2.8" 640x480 (VGA), Wi-Fi, acelerómetro de 3-eixos, CPU 400-500 MHz, 128 MB RAM, 256 MB NAND Flash, A-GPS/GPS e... o mais curioso, uma "laser pen" 4-em-1 (seja lá o que isso for!)

Gadget do Dia: Varinha de Levitação

Nem precisei de ler mais nada... tinha levitação no nome, logo: QUERO!

Vejam o que podem fazer com o:

Fly Stick Van de Graaff Levitation Wand



É um gerador de electricidade electro-estática, que permite que mantenham aqueles objectos em Mylar a flutuar no ar...

... podiam aplicar o mesmo conceito aos automóveis, ou pelo menos a uma "hover-board", não? :)

[Thinkgeek]

Ubuntu 8.10

E hoje preparem-se para a enxurrada de notícias sobre o Ubuntu.

O Ubuntu 8.10 está aí... e a corrida aos downloads começou! :)

Entre as principais novidades contam-se - e passo a citar:

GNOME 2.24

Ubuntu brings you the newest GNOME 2.24 desktop environment with tons of bug-fixes and new features, some of which include:


  • Nautilus file manager has tab support (by Christian Neumair) and Eject icons for removable drives in Places sidebar (by Stefano Teso, Cosimo Cecchi, Christian Neumair, and others).


  • File Roller archive manager now supports ALZ, RZIP, CAB, TAR.7Z file types also (by Paolo Bacchilega and Changwoo Ryu).

X.Org 7.4

X.Org 7.4, the latest stable version of X.Org, is available in Intrepid. This release brings much better support for hot-pluggable input devices such as tablets, keyboards, and mice. At the same time this will allow the great majority of users to run without a /etc/X11/xorg.conf file. A new failsafe X is introduced, to give better tools for troubleshooting X startup failures.
Two of the older nvidia binary drivers are not available for X.Org 7.4 yet, so users of these drivers will be automatically switched to the corresponding open source drivers.

Linux kernel 2.6.27

Ubuntu 8.10 RC includes Linux kernel 2.6.27, a significant release with better hardware support and numerous bug-fixes.

Encrypted private directory

The ecryptfs-utils package was recently promoted to Ubuntu main, with support for a secret encrypted folder in your Home Folder (by Michael Halcrow, Dustin Kirkland, and Daniel Baumann).
You can help test this new feature by going to Applications → Accessories → Terminal and typing:


  • sudo aptitude install ecryptfs-utils


  • ecryptfs-setup-private

Guest session

The User Switcher panel applet (package fast-user-switch-applet) now provides an extra entry for starting a Guest session (by Martin Pitt). This creates a temporary password-less user account with restricted privileges: the account cannot access any users' home directories, nor permanently store data. This is sufficiently safe to lend your laptop to someone else for a quick email check.

Network Manager 0.7

Ubuntu 8.10 RC ships Network Manager 0.7 (by Dan Williams and others), which comes with long-expected features, such as:
  • system wide settings (i.e., no need to log in in order to get a connection)
  • management of 3G connections (GSM/CDMA)
  • management of multiple active devices at once
  • management of PPP and PPPOE connections
  • management of devices with static IP configurations
  • route management for devices
More information can be found on the Network Manager wiki.

De que estão à espera?...

E não se esqueçam que podem fazer o upgrade do Ubuntu via bittorrent, que normalmente é mais agradável e eficiente.

2008/10/29

Estudo da DECO: Internet mais Lenta que o Anunciado

Como se fosse preciso haverem estudos para chegar a esta conclusão:

DECO aponta o dedo a serviços de Internet
Um estudo sobre os serviços de Internet revela que a maioria dos operadores fornece uma velocidade de download inferior a 50 por cento do publicitado.
Podem ver o vídeo no site da RTP.


Pessoalmente, neste aspecto não me posso queixar pois, consigo atingir frequentemente mais de 17Mbits efectivos de velocidade de download- algo que está bem dentro dos limites aceitáveis que se poderiam esperar da minha ligação de 18Mbits da Zon/Netcabo - mas no caso do ADSL, a maior parte dos casos que conheço é bem diferente.

E vocês, estão a ter realmente o serviço que pagam?

Samsung mostra OLEDs Gigantes, Ultra-finos, e Transparentes

E aos poucos, os OLED lá começam a demonstrar como poderão ser as coisas no futuro.

Para além de mostrar o seu gigantesco OLED de 40" Full HD (com 8.9mm de espessura e com contraste de 1,000,000:1) a Samsung mostrou ainda um OLED com uns impressionantes 0.05mm de espessura, "abanando ao vento" como se de uma folha de papel se tratasse.

Mas melhor ainda, mostrou ainda os seus ecrãs OLED transparentes!


Assim já começa a ser possível imaginar o dia em que todas as janelas, e pára-brisas dos nossos automóveis se tornem num "monitor". :)

Mas também mostrou mais uns OLEDs interessantes, como uns que se podem dobrar ao meio, assim como grandes avanços na eficiência energética..


No entanto, eu até já me contentava com este LCD...


82", 120Hz, e 3840 × 2160 de resolução... já dava para me ir entretendo. :)

via [impress]

Teclado Ventilado - Aquecido e Arrefecido

Ah, era mesmo um destes que me dava jeito.

Este teclado da Thanko tem a particularidade de não só poder aquecer-vos as mãos nos frios dias de Inverno, mas também providenciar uma fresca ventilação no pico do Verão.


Custando cerca de $50, é dos poucos teclados a quem ninguém poderá dizer que não lhes "aquece nem arrefece"!


via [gizmodo]

Windows 7 Multitouch Video

E aqui temos, o Windows 7 em funcionamento e a demonstrar as suas capacidades multitouch (a partir dos 4:20m para quem estiver com pressa.)



Alguns gestos estarão disponíveis como standard, como o popular "apertar com dois dedo"s para fazer zoom, mas cada aplicação poderá implementar operações mais avançadas.

Uma coisa é certa... preparem-se para ver os vossos monitores cheios de dedadas num futuro próximo! :)

2008/10/28

Matrícula James Bond

Aqui está a matrícula ideal para quem quiser andar incógnito apanhar uma multa.

Ao melhor estilo James Bond, ao toque de um botão este aparelho esconde a vossa matrícula.


É muito bonito, mas altamente ilegal...

O melhor mesmo (para quem pode!) é andar sem matrícula e ir pagando as multas.

via [Gizmodo]

Surface na PDC 2008

E para demonstrar o Surface na PDC 2008, a Microsoft utilizou mais um "joguinho" engraçado, que consistia em arrastar fotografias para o vosso cartão pousado na mesa.



É pena a mesa ter visto o seu preço inflaccionado (para cerca de $13500 USD) - se bem que se espera que rapidamente baixe, ou que surjam modelos mais económicos da concorrência.

De resto, embora não me importasse de ter uma coisa destas em casa (o que só acontecerá quando os preços baixarem *bastante*) nota-se que ainda há um longo caminho a percorrer no sentido de produzir aplicações que tirem partido das suas capacidades que sejam realmente úteis no "dia-a-dia".

Isso sim, será o facto decisivo para que as pessoas comecem a aderir a estes dispositivos.

Pessoalmente, não me importava de ter um espelho digital interactivo que, quando fosse a sair de casa, me mostrasse a previsão do tempo, estado do trânsito, resumo das notícias e tarefas agendadas para o dia.

Se estão com vontade, é só esperarem que o SDK do Surface chegue até nós (de momento só está disponível para os EUA) - ou em alternativa, basearem o vosso projecto num sistema operativo mais aberto... que opções não faltam.

JVC Termina Produção de VCR VHS

Foi bom enquanto durou, mas... a JVC deu finalmente por encerrado um dos capítulos que permitiu o controlo do que víamos nas nossas TVs: o leitor/gravador de vídeo VHS.

A JVC era o último fabricante a oferecer ainda um modelo exclusivamente VHS, e é esse modelo que vai deixar de ser produzido. Quem tiver milhares de cassetes VHS pode ainda ficar descansado por mais algum tempo, já que os restantes modelos "combinados" que oferecem leitores de VHS combinados com leitores DVD e/ou gravadores digitais de disco rígido continuarão a existir.

O meu conselho é... transfiram tudo o que vos interessa para DVD antes que seja tarde demais.

Mas a época de ouro dos VCRs certamente continuará presente na memória de muita gente... com as corridas aos video-clubes para apanhar os filmes do momento. :)

ZON, Internet Ilimitada... mas com Limites

Nem demoraram muito tempo a responder-me aquilo que já era de esperar...

Se lerem o artigo que deu origem a este, sobre os consumos pseudo-ilimitados que os nossos fornecedores de acesso à Internet nos oferecem, sabem do que estou a falar.

Muito simplesmente perguntei-lhes:

1) Como poderia configurar os alertas de tráfego para detectar situações "anormais".

2) Em que consiste *concretamente* a tal política de utilização aceitável que "varia" em funçao do "perfil" dos utilizadores.


Quanto à primeira pergunta, depois de 3 ou 4 emails em que me andaram a empurrar para as páginas de perguntas frequentes, incluindo as páginas de "criação dos alertas de tráfego", lá conseguiram chegar à conclusão de que:

AFINAL NÃO POSSO CRIAR ALERTAS - uma vez que tenho um tarifário com tráfego ilimitado!
(muito útil, portanto...)


Quanto à segunda pergunta, o assunto é mais complicado...
Tal como a receita da Coca-cola, parece ser segredo muito bem guardado - ou então ninguém sabe mesmo como é que o tal "aceitável" é calculado.

Segundo as suas próprias palavras:

Em suma, o que poderá ser considerado excessivo dependerá de vários factores, desde a duração de tempo da utilização excessiva contínua, até ao total de largura de banda utilizada, factor relevante quando começa a ter impacto na qualidade do serviço disponibilizado à globalidade dos nossos Clientes.
Ou seja, continuamos no mesmo... é um limite que nunca ninguém perceberá bem como funciona.

Só gostava agora que alguém me explicasse como é que uma companhia pode vender um serviço baseado num conceito de "aceitável" ou "razoável" que varia em função de tanta coisa que não se sabe...

Uma vez que o seu serviço se baseia em vender uma coisa que não têm (imaginem o que seria se todos os utilizadores, no mesmo momento exigissem ter a largura de banda que estão a pagar) o mínimo que seria exigível seria saber exactamente em que consistem essas regras de utilização aceitável.

E no mínimo fornecer mecanismos de aviso de situações anómalas - tipo os tais alarmes, que até nem estão disponíveis por se tratar de tarifários "ilimitados"! - para detectar situações deste tipo antes de se chegar ao tal limite "abusivo."

Homer Simpson CSS

Não duvidem do poder do CSS.

Aqui está um Homer Simpson feito exclusivamente em modo de texto usando CSS.


Cliquem na imagem para ver o processo em "funcionamento."

Para os utilizadores de Linux:
PS: if this doesn't look right for you, it may be that you are on Linux and don't have the Verdana font. You can install it from the msttcorefonts package.

Vejam este e outros exemplos de como usar CSS de forma inovadora, em: sixrevisions.

Menus transparentes:


Um rodapé que fica sempre preso ao fundo da página.

E muitos outros.

2008/10/27

Seagate Barracuda de 1.5TB

Eu sabia que devia ter esperado mais um bocado... É que a minha mais recente aquisição (um disco externo de 1TB) já parece pequena ao lado deste Seagate Barracuda com 1.5TB.

Gastando uns aceitáveis 8Watts, este disco tem prestações excelentes, atingindo 130MB/s em leitura e 100MB/s em escrita.

O seu preço de $225 está ainda um pouco inflaccionado face aos discos de 1TB, mas considerando que há uma dúzia de anos, um disco de 20MB era bem mais caro que isto... não há desculpa para que não tenham os vossos dados e cópias de seguança bem guardados.

E com discos de 1.5 TB à disposição, não me digam que têm falta de espaço! :)

ZON - A Aventura Continua, com a PUA

Há já bastante tempo que não tinha motivos para falar do meu fornecedor de acesso à Internet, mas neste fim-de-semana... eis que se fez "luz."

Estava eu muito descansado a almoçar em casa da sogra quando, plim, recebo um SMS da ZON dizendo:

"Informamos que a utilização do serviço Internet que subscreve excedeu um nível razoável. Consulte a Política de Utilização Aceitável disponível em www.zon.pt"

Achei muito estranho, considerando que a minha utilização tem sido praticamente a mesma desde que contratei o serviço e até à data nunca tinha tido qualquer indicação do género.

Mas, nada como verificar...
Quando cheguei a casa fui verificar os consumos efectuados, tentando encontrar uma explicação para este aviso.

E efectivamente, o cenário com que me deparei foi o seguinte:

Claramente, algo de anormal se passava, pois nos últimos 4 dias indica um consumo de quase 270GB (mais do que o meu consumo habitual durante o mês inteiro.)

Imediatamente suspeitei de algum engraçadinho que estivesse a abusar da minha rede WiFi. Por norma não tenho nada contra alguém que use a minha rede WiFi para navegar um pouco pela net ou enviar/receber email - mas já que alguém decidiu abusar, fui obrigado a "fechar as portas."

Até aqui tudo bem, e até agradeço à Zon por me ter avisado da situação - tendo um tarifário com tráfego ilimitado, não tenho por hábito visitar as páginas dos consumos e dificilmente detectaria esta situação.


No entanto, tudo isto fez-me pensar no seguinte: já que tenho um tarifário com tráfego ilimitado - e *se*, por acaso, tivesse mesmo que efectuar tal volume de downloads?
Não é para isso que se contrata um serviço de tráfego "ilimitado"?

A Zon (e praticamente todos os outros operadores) defendem-se com uma cláusula conhecida como PUA - Política de Utilização Aceitável (disponível aqui.)

Que, em relação ao tráfego ilimitado, diz o seguinte:
5. Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados

5.1. A disponibilização de Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados está sujeita a níveis de utilização razoáveis, para que seja possível garantir uma elevada qualidade na prestação do serviço da TV CABO aos Clientes.

5.2. Determinadas acções no âmbito da utilização do Serviço Netcabo, designadamente downloads e/ou uploads de ficheiros de elevado volume, streaming e outras poderão ter efeitos prejudiciais sobre a rede de banda larga na qual se suporta o Serviço, bem como para os restantes Clientes/utilizadores da rede.

5.3. Quando se verifique que os Clientes com Produtos Netcabo com tráfego ilimitado excederam um nível de utilização razoável, a TV Cabo reserva-se o direito de informar os Clientes desse facto.

5.4. Para além de informar os Clientes que excederam um nível de utilização razoável, e a par da referida comunicação, a TV Cabo poderá:
(i) Proceder à cobrança dos consumos adicionais relativamente ao nível de utilização aceitável, de acordo com o preçário TV Cabo em vigor;
(ii) Reduzir a qualidade do serviço, designadamente diminuindo as velocidades de download e upload nos momentos de utilização acima do nível razoável;
(iii) Proceder à suspensão do Serviço Netcabo, com fundamento em violação grave e culposa das condições aplicáveis à utilização do Serviço Netcabo, nos termos da Cláusula 7. das Condições Gerais dos Produtos e Serviços TV Cabo.

5.5. O valor máximo de utilização aceitável é definido com base nos perfis de utilização dos Clientes e pode variar em função da evolução desses perfis.

Ora, o que isto quer dizer é que... aparentemente ninguém sabe o que é "razoável"!

Ou seja, se "o valor máximo de utilização aceitável é definido com base nos perfis de utilização dos Clientes e pode variar em função da evolução desses perfis" então isso quer dizer que cada cliente terá o seu próprio limite de "razoabilidade"?

Se assim é, então agradeço que a Zon/Netcabo me indique claramente quais esses limites, ou a forma como são calculados.

Porque, para quem paga para ter um tarifário "ilimitado", certamente gostará de saber porque motivo apenas é "aceitável" usufruir de 100GB, quando outro cliente que paga exactamente o mesmo tem um limite "aceitável" de 200GB.

Pior ainda, uma política deste tipo apenas incentiva ao "consumo disparatado", tal como acontece com os orçamentos em muitas das nossas instituições públicas: "Ah, temos que gastar tudo, senão para o ano não recebemos tanto."

Ou seja: será que eles querem que os utilizadores inflaccionem artificialmente os seus consumos, apenas para que o seu "perfil" lhe permita um maior limite "aceitável" do seu volume de downloads?

Será que, se começasse a fazer download de 100GB diários, então isto já passaria a ser aceitável?

Em Portugal não temos por hábito levar as coisas para os Tribunais - mas caso isso alguma vez venha a acontecer, gostaria de ver alguém a tentar explicar o conceito de "aceitável/razoável" ou não, aplicado a um serviço que apregoa o ilusório "tráfego ilimitado."

Se há alguém que não está a ser razoável, é a ZON/netcabo, ao não divulgar claramente o método que utilizar para determinar essa "aceitabilidade."


Por fim, para evitar que estes casos se repitam, seria boa ideia usar os avisos de limites de tráfego (eventualmente, um email de "alarme" caso fosse ultrapassado um limite diário) mas quando me dirijo à página de configuração destes alertas - não me surge qualquer opção para os criar.
(Algo que era possível na altura dos tráfegos "limitados".)

AC/DC Video via Excel

Querem ver um vídeo dos AC/DC em formato Excel?
Ah pois...



Faz lembrar os velhos tempos das animações ASCII... :)

Se quiserem, podem fazer o download do ficheiro Excel.

Windows 7 com Aceleração por GPU?

Parece que a Microsoft não quer ficar atrás da Apple, no que diz respeito à utilização do GPU como forma de acelerar certos tipos de processamento.

O próximo OS X (conhecido como Snow Leopard) irá ter essa capacidade, e a MS parece querer seguir o mesmo caminho. Pois um dos tópicos em discussão é:

  • Windows 7: Unlocking the GPU with Direct3D (Direct3D-based GPU acceleration of Win32 applications).

Para além da crescente popularidade dos multi-processadores idênticos, a médio prazo deveremos ter computadores capazes de atribuir tarefas diferentes aos processadores mais vocacionados para esse serviço.

Por exemplo, em vez de estarem a "queimar" o vosso CPU principal a fazer compressão de vídeo, poderão usar o GPU da vossa placa gráfica para o fazer muito mais depressa e de forma mais eficiente.

2008/10/26

Os Bastidores do Plasma com 3.81 Metros

Lembram-se de eu ter delirado falado no Plasma de 150" da Panasonic?

Pois, esse mesmo, que tem quase 4 metros de diagonal.

Se, como eu, sonham em vir a ter um monstro destes em casa é tempo de vos dizer que têm que considerar também o reverso da medalha. É que este plasma imponente tem muito que se lhe diga.

Ora vejam:

Trata-se de um produto tão exclusivo que, até à data, apenas foram construídos 6.

Porquê 150"? O processo de fabrico de plasmas está limitado pelo tamanho do fabrico do "vidro" do painel. A anterior geração de fábricas conseguia apenas produzir paineis de 103", de onde eram cortados 4 painéis para plamas de 50". A fábrica mais recente consegue fazer painéis de 150", suficientes para produzir 9 painéis de 50" de uma só vez:


Quanta electricidade gasta?
Ora aqui começam as más notícias... (isto é, quem for bilionário suficiente para poder comprar uma coisa destas, dificilmente se importará com estas pequenas questões, mas...) este plasma gasta em média 3000W podendo chegar a 7000W.
Por norma, ver um filme neste "televisor" fica mais caro em electricidade do que pagar um bilhete para o ver no cinema.

Transportá-la de um lado para o outro também será um pouco complicado... já que pesa 770Kg.


Portanto, o melhor é deixarem-se de coisas e optarem por um projector, que ficará bem mais em conta e poupará muitas destas dores de cabeça. :)


via [gizmodo]

2008/10/25

Adeus CDs e DVDs

E depois de anos a encher CDs e DVDs chegou a altura de finalmente lhes dizer... ADEUS!

Bem sei que muita gente não tem qualquer problema em fazer o download de um vídeo da Internet, vê-lo... e apagá-lo de seguida. Mas para aquela geração que, como eu, encheu dezenas (muitas dezenas - gulp!) de cassetes VHS a gravar séries como o Knight Rider (o original,) V - A Batalha Final, Galactica, etc. o desejo subconsciente de "armazenar" sobrepõe-se a toda a lógica.

Os tempos mudam, o conceito permanece.

Actualmente são séries que podem ser descarregadas da Internet... e que, para quem - como eu - nem sequer tem sintonizados os canais da TV Cabo, estas séries rapidamente começam a encher o disco rígido do meu computador.

A solução até à data era simples... ir acumulando até ter episódios suficientes para encher um DVD.

No entanto, ao longo do tempo, os DVDs vão-se acumulando... e o seu armazenamento começa a causar problemas logísticos.
Ainda por cima, sou o primeiro a admitir que é muito pouco provável que volte a procurar um DVD com uma série que já vi - e quando algum amigo me pede alguns episódios, é uma dor de cabeça encontrar com o DVD certo.

Pelo que... a opção é agora esquecer tudo isso e utilizar exclusivamente um (ou eventualmente, mais) disco(s) externos.
Um disco externo permite um acesso instântaneo a qualquer episódio sem ter que andar a "dedilhar" por caixas de DVDs até encontrar (se é que se consegue encontrar) o que se procura.
Acabam-se também os problemas daquelas séries que ocupam um DVD e "mais um bocadinho" que nunca se sabia onde se colocar.

Pelas minhas contas, o meu recém-adquirido disco externo de 1TB (104 Euros na Vobis / 109 Euros na Pixmania) - e que na realidade tem 931GB (o raio dos arredondamentos dos "gigabytes" dos fabricantes fazem com que se percam 70GB nesta brincadeira!) vai permitir-me guardar mais de 840 episódios de séries TV em alta-definição, gastando cerca de 1.1GB por episódio.

Ora, 840 episódios necessitariam 210 DVD... o que para além de representar um espaço físico razoável, implicaria gastar também cerca de 100 euros (da marca que costumo comprar - de "qualidade" - mas que mesmo assim duvido conseguirem aguentar 10 ou 15 anos em condições de serem lidos no futuro.)

Ora assumindo um caso extremo, de 21 episódios por semana (3 séries por dia,) seria suficiente para 40 semanas - 10 meses de armazenamento. Sem considerar séries que sejam de "ver e deitar fora."
Para casos mais realistas, será mais que suficiente para aguentar mais de um ano sem nos termos que preocupar com gravações em DVD.

E quando o disco finalmente ficar cheio, então poderemos optar por apagar algo - por muito que nos custe - ou fraquejar um bocado e gravá-los num DVD que ficará perdido no meio de todos os outros.
(Ou comprar novo disco externo!)


... o único problema passa a ser: e se o disco avariar?

Mas aí... ou optam por investir o dobro, noutro disco externo para manterem os dados em duplicado - ou confiar na fiabilidade dos discos rígidos actuais e mentalizarem-se que é um risco calculado.

iPhone 2.2 com Streetview

A última versão de testes da próxima actualização do firmware do iPhone (versão 2.2 beta 2) revelou algumas funcionalidades interessantes na secção de mapas renovada.

Finalmente vai ser possível usar o Streetview:



Assim como planear percursos a "caminhar" e usando os transportes públicos (sendo até possível ver os horários desses transportes públicos - nos países onde isso for suportado.)


Quanto ao copy-paste, nada se sabe...

Graficos Flash Open Source

Se têm necessidade de abrilhantar as vossas estatísticas (ou quaisquer outros resultados que queiram mostrar de forma gráfica) então apresento-vos o:

Open Flash Charts 2

Que é uma evolução do Open Flash Charts original, que continua a ser bastante utilizado e útil, e permite dar um pouco mais de "estilo" às vossas páginas com inúmeras opções de gráficos animados.

E que até gere algumas situações complicadas como:

E sendo open-source, têm acesso ao código original em Actionscript e podem alterá-lo à vontade.

2008/10/24

MSI Wind com Overclock Oficial

Boas notícias para os possuidores do MSI Wind.

O última actualização do firmware vem alterar ligeiramente o funcionamento do botão "turbo" para que este proporcione uma aceleração de 8%, 15%, ou 25% acima da velocidade standard.

Isto permite utilizar aplicações intensivas de forma muito mais agradável (falam em melhoria do desempenho na ordem dos 30% em programas como o Photoshop.)

Link para o download:
Firmware 1.09 para o MSI Wind.

Gmail - Agora com Smileys e Emoticons

Adorem-nos ou odeiem-nos o que é certo é que os populares smileys (também conhecidos como emoticons) estão aí para ficar.

E agora chegaram ao serviço de email mais popular do mundo, o Gmail.
É isso mesmo, a partir de agora já podem "pastar" emoticons nos vossos emails do Gmail - para o melhor e para o pior!


E como seria de esperar, o "chat" também recebeu alguns novos emoticons:


Assim deixa de ser preciso procurar por aqueles emoticons secretos. :)

Sabemos que o Multi-Toque está na moda quando...

... até já é usado para fazer comédia:



É preciso dizer mais alguma coisa? :)

2008/10/23

Experimenta o Express Gate no teu Eee PC

Lembram-se de vos ter falado no Splashtop, aquele ambiente "instant-on" que arranca em poucos segundos e que permite ter acesso quase instântaneo ao browser, messenger, e coisas que tais?

Na Asus foi "remarcado" como sendo Express Gate e está disponível nalgumas motherboards. Infelizmente não vem de série num dos dispositivos em que mais sentido faria: no popular Eee PC.

No entanto, se não se importarem de seguir um tutorial, podem agora pôr o Express Gate a correr no vosso Eee PC.



Espero que o vosso francês esteja em dia: Express Gate no Eee PC 901.

SMART - Mesa Surface para Miudos

E se a Microsoft está hesitante em comercializar a sua Surface, outras companhias há que começam a aproveitar-se do mesmo conceito.

Ora vejam esta mesa SMART, vocacionada para a educação primária.



Não era má ideia começar a deixar os miúdos brincar com estas tecnologias...
(Mas enquanto vamos tendo o Magalhães, já não é mau.)

CineMassive OmegaPlex 12x HD

Se precisam de píxeis... muitos píxeis... e nem um monitor Full HD chega para as tarefas, então que tal um OmegaPlex da CineMassive com 27.6 Megapixels?

Se pensam que um LCD de 24" é muita fruta, então imaginem 12 deles dispostos numa autêntica "parede" visual com uma resolução de 7860x3600. Assim sendo, até o seu preço de $12,995 parece uma pechincha... (ou nem por isso.)

Pessoalmente, não acho grande piada a ver a imagem "quadriculada" com as margens dos monitores... mas para quem precisar de ver todos aqueles píxeis em movimento, e por aquele preço, não se poderá queixar muito.

Agora é so arranjar uma placa gráfica que dê para correr o Crysis naquela resolução com velocidades decentes! :)

Vídeo:

Fita-cola Gera Raios-X

Aparentemente é um fenómeno conhecido há bastante tempo (mas para mim é novidade) de que o acto de descolar fita-cola gera luz e Raios-X.

Mas agora, uma equipa de cientistas conseguiu demonstrar que essas emissões de Raios-X são bem mais potentes do que se imaginava, sendo suficientes para radiografar os ossos no corpo humano.



Este fenómeno - conhecido como triboluminescência e visível na forma de luz - ocorre sempre que um sólido (frequentemente um cristal) é esmagado, riscado ou esfregado. É um fenómeno conhecido há bastante tempo, se bem que algo misterioso, e já relatado por Francis Bacon em 1605. Ele reparou que a arranhar um bocado de açucar fazia com que se iluminasse.


No entanto, não comecem a atirar já todas as fita-colas do escritório pela janela com medo das radiações dos Raios-X, este fenómeno apenas acontece quando a fita-cola está no vácuo... dizem eles...

2008/10/22

Assistente Robótico Opera em Coração a Bater

Ora aqui está um exemplo perfeito de utilização da tecnologia para o benefício da Humanidade.

Como devem poder imaginar, operações ao coração são bastante complicadas porque é um orgão que... nunca está quieto (e não convém que pare!)

O método tradicional consiste em parar o coração e utilizar uma máquina para substituir temporariamente as actividades cardiopulmunares, mas acarreta graves riscos para a saúde do paciente.

Mas agora um novo assistente robótico que é capaz de analisar o movimento do coração em tempo real e compensar a posição do "bisturi" para que esteja sempre no local certo.

Utilizando um sistema de ultra-sons 3D, é possível detectar a posição do coração e prever onde estará 70 a 100ms no futuro, constantemente corrigindo a posição do braço robot. Claro que existem ainda outras salvaguardas, que detectam qualquer anomalia e que imeditamente afastam o braço do coração em caso de emergência.

Podem ver um vídeo de uma demonstração feita num coração de um animal (não aconselhado aos mais impressionáveis.)

OLEDs Mais Finos que Papel

Boas notícias para os fãs dos OLEDs.

Investigadores da Universal Display Corporation criaram um display OLED com uns meros 50 micrometros de espessura - menos do que uma vulgar folha de papel. Apesar disso, consegue exceder as 1000h de tempo útil de vida habitual para este tipo de displays.

Aos poucos, aqueles aparelhos que costumamos ver nos filmes de ficção científica começam a poder ser viáveis no mundo real.

Quantos Toques tem o Multi-toque?

Numa altura em que cada vez mais fabricantes anunciam o multitouch (multi-toque) como uma característica diferenciadora, já se poderia imaginar que rapidamente se iria assistir a uma escalada no número de toques reconhecidos.

Se para uns, o multi-toque é sinónimo do reconhecimento de dois dedos, outros há que se fazem distinguir pela sua capacidade de reconhecer um número ilimitado de pontos de contacto. Como neste monitor da Stantum.

Agora só falta começarem a surgir aplicações práticas que dêem uso a estas novas tecnologias multitouch.

2008/10/21

Android Source Code já Disponivel

E finalmente o Android já está disponível. Não me refiro ao Android G1 que será lançado amanhã nos EUA (e que chega a Portugal em Dezembro, dizem-me) mas sim ao código-fonte open-source da própria plataforma

Se estão interessados em dar uma olhada, ou até - quem sabe - contribuir para o projecto, é só darem um salto até:

http://source.android.com/

Sei o que escreveste no Verão Passado!

Mais uma noticia que demonstra que as questões de segurança electrónica vão muito para além daquilo que se imagina.

Utilizando um scanner electromagnético, investigadores demonstraram ser possível detectar o que as pessoas estavam a escrever em diversos teclados a dezenas de metros de distância, mesmo através de paredes.

E não estamos a falar de teclados "sem fios" que transmitem as suas informações, mas sim dos tradicionais teclados com fios - cujas emissões electromagnéticas, mesmo sendo bastante fracas, são ainda assim suficientes para serem analisadas e decifradas.

Foram testados teclados USB, PS/2, e teclados de portáteis.


Compromising Electromagnetic Emanations of Keyboards Experiment 1/2 from Martin Vuagnoux on Vimeo.


Compromising Electromagnetic Emanations of Keyboards Experiment 2/2 from Martin Vuagnoux on Vimeo.

Aproveito para relembrar que esta tecnologia não é nova, e já foi demonstrada anteriormente como sendo capaz de duplicar o que era mostrado num monitor CRT à distância.

Computador a Óleo

Se são obcecados pela performance do vosso computador mas não suportam o barulho das inúmeras ventoinhas que tentam impedir que os vossos componentes se derretam numa mistura de plástico e metal fumegante, eis a solução ideal para vocês.

E não, não estou sequer a falar dos populares sistemas de arrefecimento por água (watercooling)... isso é para os "amadores."


Este PC que vos trago hoje é o Hardcore Reactor e tem todos os seus componentes completamente submergidos em óleo - um sistema conhecido como "oil immersion."


Porquê óleo? Porque um líquido oferece uma melhor transferência de calor do que o ar (10x melhor, segundo eles dizem) e este óleo mineral não-condutor consegue assim assegurar uma refrigeração eficiente de todos os componentes electrónicos, e não só dos componentes que tradicionalmente levam um dissipador.

E sim, até os discos ficam submergidos (mas só porque se tratam de discos SSD.)
Neste caso, três discos SSD da Samsung - não o tentem fazer com discos convencionais!


E se é potência gráfica que procuram, não se preocupem, pois esta máquina vem com 3 placas gráficas Nvidia GeForce GTX 280 (devidamente "overclocked" como seria de esperar.)


Já estã a imaginar o preço? Pois é... começa nos $4000, mas facilmente gastarão o dobro disso assim que começarem a escolher componentes melhores. Afinal, quem comprar um PC destes não o vai fazer sem escolher o que de melhor há em todas as categorias.

Depois não se esqueçam de o levar à revisão para mudar o óleo a cada 10,000km! :)

Hidrogénio a Baixo Custo

A ser verdade, aqui está uma notícia que irá certamente impulsionar ainda mais o mercado da energia baseada no hidrogénio.

Embora as pilhas de combustível (fuel cells) sejam apontadas como uma das mais promissoras tecnologias para geração de energia eléctrica, o processo de fabrico do hidrogénio necessário para as abastecer não era lá muito eficiente.

Pelo tradicional processo de electrólise, são necessários cerca de 4 kWh para processar cada metro cúbico de hidrogénio.

Mas uns cientistas coreanos anunciaram ter descoberto um novo processo que requer apenas 0.1 kWh, sendo 30 vezes mais barato que os processos actuais.

Boas notícias... desde que não surjam novas "GALPs" e afins, interessadas em manter o alto custo dos combustíveis.

2008/10/20

Imovio iKIT

Se conhecem alguém que esteja constantemente a exibir o seu Oqo, em breve poderão envergonhá-lo sem necessidade de roubarem um banco.

Vejam este iKIT da IMOVIO.

Baseado em Linux, este ultra-mini-portátil de baixo custo (130 Eur - com contrato de permanência) possibilita o acesso à net via Wifi ou utilizando o vosso telemóvel via Bluetooth e tem webcam e microfone. Talvez por isso seja chamado de "Multimedia Messenger."

A este preço torna-se o companheiro ideal para andar sempre convosco.


Specifications

Processor Marvell PXA270 312MHz
Operating System Linux 2.4.19
User Interface GUI : Proprietary plus Trolltech QT/E 2.3.8
Display Icons / Indicators
- Battery signal strength
- WiFi active/inactive/level
- Bluetooth® active/inactive
- Date & time

Keypad
- QWERTY/AZERTY + numeric keys, other
- languages optional
- 2 soft keys, 5 quick access keys, multi directional
- key, power on/off key, volume up/down key
- Backlight: White

Speaker
- 16 mm built-in, monophonic

Memory Internal
- ROM : 128 MB, RAM : 64 MB SDRAM
- User  data : 12MB, User media files : 23MB

Memory External
- Micro SD (up to 8GB)

Display
- 2.8 inch QVGA, TFT, 260 000 colors, landscape

Camera
- 0.3 MP fixed focus camera (Option)
- Viewfinder: 15 fps, 16-bit color depth
- Image format: JPEG, fine and standard
- compression, user selectable
- Digital zoom: Up to 3X smooth digital zoom with
- 7 steps
- Effects: Color, black & white, negative, sepia
- Capture time: less than 2 seconds to return to
- viewfinder mode after shuttered


Vibrator
- Built-in for use as an alert

Dimensions
- 95 mm (L) x 65 mm (W) x 15.5 mm (H)

Weight
- 113 g (with battery)

Connectivity                       
- Bluetooth® 2.0 with EDR, supports wireless
- stereo headset
- (A2DP) & DUN profile
- WIFI® IEEE 802.11 b/g
Connector
- Mini-USB 1.1 used for charging, PC data exchange
- and wired stereo headset.
Software support
- Web browser Opera Mini 4.1                               
- JAVA JTWI / JSR75 compliant
- Email POP3 / IMAP / SMTP        
- Support MSN
- Audio: MIDI, WAV and MP3
- Image: JPG, BMP, GIF and PNG
- Video: 3GP, MP4 and AVI format, QVGA@ 25 fps

Battery                                   
- 1050 mAh, Li-ion
- Standby Time; up to 250h
- Power-up Time; up to 3h (25% data download per hour)
- Gaming Time; up to 4h (java game)
- Charging time: 2.5-3.5 hr


via [webpitr]

CityWall Multitouch

Mais uma demonstração da tecnologia interactiva que promete revolucionar a indústria da publicidade à semelhança do Surface da Microsoft. O Citywall é um exemplo de como estes sistemas podem ser usado em qualquer local e suporta vários utilizadores em simultâneo - com o tradicional "multitouch" a ser levado ao extremo.




O monitor utilizado é da Multitouch:

Screensaver F1 Multi-Screen da Intel Brasil

E se pensam que o pessoal das grandes empresas não se sabe divertir, então vejam este screensaver bastante interessante desenvolvido pelos programadores da Intel no Brasil.



Trata-se de uma corrida de F1 que utiliza todos os monitores do escritório e que segue a sua topologia.

E se estão num ambiente propício a estas corridas, também podem entrar na festa descarregando o screensaver aqui.

Está disponível em duas versões: uma que faz tudo automaticamente, outra mais "elitista" que necessita a sincronização manual para que tudo funcionamente perfeitamente.

Z-Portal

Parece uma daquelas piadas de franceses a falar inglês, mas este ze Portal é um assunto bem mais sério.


Trata-se de um sistema estilo via-verde que está a ser implementado na fronteira EUA/México mas com uma grande diferença... ao passarem pelo "scanner", o veículo e todos os seus ocupantes serão analisados minuciosamente pelo scanner Z Portal.

Bem sei que estamos num mundo onde a segurança é a palavra de ordem, mas não deixa de ser triste "desperdiçar-se" milhões de dólares nestas tecnologias quando existem outros campos (como a medicina) que desesperadamente agradeceriam o mesmo empenho.

CDs vs LPs - a Qualidade já não é o que era

Esta é para os puristas...

Não, não quero recomeçar nenhuma guerra quanto aos formatos digitais vs analógicos, mas o que é certo é que a suposta garantia da máxima qualidade nos CDs de música tem passado para segundo plano.

E a prova (como se fossem preciso mais provas ainda) está no mais recente album dos Metallica, Death Magnetic, que tem melhor qualidade na versão em vinil (LP) do que na edição em CD.


O problema é que a indústria discográfica está convencida que um CD tem que estar gravado com o "volume" no máximo para ter sucesso - e para isso, maximiza o sinal digital perdendo informação.

Há quem diga que isto é devido à popularidade dos leitores MP3 portáteis, na sua maioria fornecidos com headphones de fraca qualidade onde é impossível distinguir este tipo de detalhes sonoros.

E como tal... como é para "surdos"... as indústrias parecem achar que qualquer coisa serve.

(No campo dos DVD assistem-se a coisas semelhantes, com transferências para DVD, e mais recentemente para formatos Alta-definição, que seriam mais apropriadas para fitas VHS.)

2008/10/19

Laservue, Plasmas e LCDs

Domingo.

O dia ideal para passear...
... ou ficar em casa e pôr as séries de TV e filmes em dia.

E para isso, nada como ter a melhor TV à face da Terra.

Se ainda pensam que os LCDs não conseguem reproduzir aquelas cenas escuras, com os tons de cor a aproximarem-se do negro absoluto, então... comecem a poupar:



A nova Sony Bravia KDL-55XBR8 com iluminação por LEDs arrasa com tudo, conseguindo eliminar todas as vantagens dos Plasmas que tradicionalmente eram melhor a reproduzir cenas escuras.


Mas... se querem mesmo o topo dos topos... então esqueçam estas questões entre LCDs e Plasmas: o que está a dar são TVs a LASER!

Os Laservue da Mitsubishi vão mostrar-vos cores que nunca antes viram em qualquer ecrã de TV, computador, ou mesmo no cinema.


Aliás, é curioso que as cenas onde as diferenças eram mais notórias, eram de um vídeo de demonstração da Pioneer.
(Faz lembrar aquelas lojas com os DVDs de demonstração da Sony a passar a LCDs Philips e vice-versa! :)