2008/11/30

Como Detectar JPEGs Alterados

Nos dias de hoje, quando alguém vos apresenta uma "fotografia", o mais provável é que se estejam a referir a uma imagem digital... quase sempre um JPEG.

E, com a contante evolução das ferramentas de edição e manipulação de imagem, por vezes é difícil perceber se a imagem que nos mostram é real ou se foi alterada de qualquer forma.

... Por isso mesmo, uma ferramenta como este utilitário de error level analysis pode tornar-se bastante útil.

Esta ferramenta analisa variações subtis (e normalmente invisíveis) e mostra-as de forma bem mais visível, permitindo detectar modificações feitas na imagem.

Headphones para todos os gostos

Numa altura em que praticamente toda a gente anda com um player MP3 ou telemóvel com essa função, a escolha dos headphones adequados torna-se fundamental para se ouvir música com a melhor qualidade possível.
(E não vou entrar em debate sobre se a qualidade sonora de um MP3 a 128Kbits merece uns headphones de qualidade... isso fica para outro dia. ;)

Para quem está habituado a usar os headphones que vêm com os equipamentos, ou que os compram por meia-dúzia de euros nas lojas, pode parecer estranho falar de headphones que podem custar centenas de euros. Mas acreditem... a diferença ouve-se... e bem!

Mas... há headphones para todos os gostos... por exemplo, que tal estes duplos... ideais para quem gosta de partilhar o que está a ouvir:

Quando não é necessário partilhar, os headphones encaixam nos principais, poupando espaço e confusões.

Para quem prefere a qualidade... que tal estes Super.Fi da Ultimate Ears?

Ou, se usam exclusivamente um iPod em ambientes barulhentos... que tal estes da Maxell com tecnologia de cancelamente de ruído exterior?

... ou para quem preferir o "estilo"... pode optar por estes:

Ou usar estes da Griffin com microfone e comando, para substituir o que vem com o vosso iPhone/iPod.


Ou então, que tal uns em metal?


Obviamente... nem sempre queremos andar a ouvir música, e quanto as coisas ficam mais mexidas... que tal estes headphones com 8 speakers e descodificação Dolby 5.1? É o ideal para jogar em alto volume, sem incomodar ninguém.

Também indicado para os jogos, mas com sistema de cancelamento de ruído exterior... podem optar pelos PS500MM da Able Planet.



Pessoalmente, acho que irei continuar fiel aos meu BeyerDynamic DT770 Pro, que fazem com que tudo soe... como é suposto ser ouvido. :)

2008/11/29

Microscópio Digital 200x USB

Chamem-me "geek", mas sempre fui fanático por telescópios e microscópios...

E é por isso que, a hipótese de ter um microscópio digital de 200x, que se pode ligar ao PC através de USB e com uma resolução de 1600x1200, me faz logo relembrar memórias de criança.


Agora que o Natal se aproxima... fica a sugestão, para miúdos e graúdos! :)

Wiimote IR tracking

E mais alguns links interessantes do Johnny Lee para todos aqueles que gostam de usar o Wiimote nos seus projectos

Desde os projectos à Minority Report:


Como aqueles de head tracking que transformam o ecrã numa janela 3D:


Podem ver estes e outros projectos neste post do Johnny Lee.

2008/11/28

Netgear Digital Entertainer Media Player

E se estão indecisos entre montar um PC para servir de Media Center, ou usar um media player tipo o Popcorn Hour A110, então preparem-se para ficar ainda mais indecisos. É que a Netgear está prestes a lançar o seu Digital Entertainer Elite EVA9000.

A lista de características é impressionante:

Tem a vantagem de ter um disco facilmente substituível, Wifi N, e ler praticamente todos os formatos.
(Embora não faça DTS downmix...)

Vamos lá ver para que preço é que este brinquedo vai, para ver se tem hipótese face ao Popcorn...

A Batalha dos Browsers Móveis

E, para aqueles que ainda duvidavam... no site Gizmodo fizeram um teste para averiguar a experiência de navegar na internet em vários dispositivos móveis: Android, iPhone, Nokia, Blackberry, Windows Mobile, etc.


Sem grandes surpresas, o iPhone foi o que se revelou mais prático e eficaz... embora o Android não fique muito atrás.

MSI Wind a 2.3Ghz

... não, não é engano... mas também não esperem ver um modelo destes à venda nas lojas.

Colocar um MSI Wind a funcionar a 2.3Ghz não é tarefa fácil. Aliás, é daquelas tarefas que até necessita da ajuda de azoto líquido para o manter fresquinho.

Sem dúvida que seria bom que todos os Atom a 1.6Ghz tivessem um modo "super-turbo" para além do modo "turbo" normal dos MSI... mas até lá, o melhor é contentarem-se com o vosso netbook à velocidade normal.

(Para além disso, imaginem o rombo na autonomia que isto teria a funcionar àquelas velocidades. :)

iPhone 2.2 com TV out

Parece que a última actualização para o iPhone traz algumas funcionalidades não anunciadas, nomeadamente a possibilidade de fazer Video Out.


iPhone Video Out from Ars Technica on Vimeo.

Que os iPhone tinham saída de vídeo para ver os clips de vídeo e filmes não é novidade, mas esta nova função permitirá eventualmente correr as aplicações do iPhone num monitor exterior.
(Embora pareça que, com este modo activado, o touchscreen fique inactivo - daí a demonstração usar o acelerómetro como método de controlo.)
Mas, veremos o que os hackers conseguirão fazer com isto nos próximos tempos... :)

2008/11/27

Samsung Aposta nos Touchscreens

Parece que não vai faltar muito até que todos os painéis publicitários que vemos espalhados por aí sejam substituídos por LCDs com touchscreen.

Esta série de LCDs da Samsung tem tamanhos que vão dos 32 às 82" (humm... 82" servia-me perfeitamente para a sala!) e podem ser ligados uns aos outros para criarem uma "parede visual" ainda maior (tecnologia MagicInfo).

via [Engadget]

2008/11/26

Carregador USB via VGA

Ora aqui está uma montagem ideal para quem tem um portátil com poucas portas USB e deseja carregar os seus gadgets sem desligar os seus periféricos.

Vejam este adaptador VGA-USB

Não esperem transmitir o sinal VGA via USB, nem nada do género. Esta ficha serve unicamente para disponibilizar os 5V disponíveis na ficha VGA, de forma a poderem usá-los em aparelhos com alimentaçao via USB.

Fedora 10 já Disponível


A mais recente versão desta popular distribuição linux já está disponível: Fedora 10

As principais alterações:
Para além de:

Google Actualiza Streetview

Não é preciso ser um génio para perceber que o modo como se utiliza o streetview deveria ser mais intuitivo (especialmente no iPhone!) e eis que finalmente o Google fez algumas alterações no seu serviço de mapas que vão nesse sentido.

Para começar, o modo de streetview está agora sempre disponível e logicamente posicionado no nível máximo de zoom.

O "boneco" continua a poder ser arrastado para qualquer estrada, e mostra agora uma pequena imagem da estrada sempre que pararem nalgum local durante uns segundos.


Está também disponível o modo misto, que permite visualizar o mapa e streetview ao mesmo tempo, o que permite reconhecer visualmente onde devemos virar.



Toshiba MicroSD de 16GB

Quem diz que micro tem que ser sinónimo de coisas pequenas?


Que o diga a Toshiba, que acabou de anunciar um microSD com 16GB de capacidade.

... ainda me lembro do tempo em que 512MB custavam uma pequena fortuna... ouch.

MacBooks Lentos sem Bateria

Ora aqui está uma daquelas coisas que, se me contassem, pensaria que estavam a gozar comigo.

Aparentemente, os MacBook e MacBook Pro da Apple trabalham muito mais lentamente se estiverem a funcionar sem a bateria.

Ora, muita gente que costuma usar estes (e outros) portáteis durante longos períodos de tempo em casa ou no escritório, opta por retirar a bateria para minimizar o efeito das cargas/descargas.

Por norma, alguns portáteis funcionam de forma mais lenta quando estão a ser usados apenas com a bateria (para pronlongar a sua autonomia) - mas nunca tinha ouvido falar do oposto.

É que, não se trata de uma perda de performance que nem se nota... estamos a falar de uma perda de performance superior a 30%!

A explicação oficial da Apple é a de que tal se deve para evitar que o portátil se desligue se a fonte de alimentação for incapaz de fornecer a energia necessária.

Fica a informação para quem tiver portáteis da Apple...

2008/11/25

Google Maps com Transportes Públicos em Lisboa

E para quem tem andado distraído, relembro que Google Maps já vos pode ajudar a andar de transportes públicos em Lisboa.



A CARRIS e o Metropolitano de Lisboa já disponibilizam as informações necessárias para que possam planear as vossas rotas na web com todas as informações de horários e preços listados de forma detalhada.

Agora só falta fazerem o mesmo no resto do país.

Scalado Instant Snapshot

Alguma vez tentaram usar o vosso telemóvel ou câmara digital para apanhar um momento especial?
Estou a falar de um momento mesmo, daqueles momentos que passam rapidamente, e que na maior parte das vezes quando clicam no botão para tirar a foto... já passou.

Isto deve-se, quase sempre ao processo que a maioria das câmaras digitais usam, que faz com que - apenas depois de clicarem no botão se dê início ao processo de captura e codificação da imagem.

Mas a Scalado oferece agora um novo sistema, que está continuamente a captar e processar as imagem em tempo real, com um atraso reduzido e quase imperceptível.

Isto faz com que, no preciso momento que clicam no botão para capturar a imagem, esta já esteja capturada - garantindo que apanham o instântaneo que queriam.



via [Engadget]

Lunascape - Browser 3 em 1

Quantas vezes não assistiram à guerra: "o meu browser é melhor que o teu"?

O que importanta é que a maioria dos utilizadores está contente com o browser que usa, e por isso - como alguns deles (como o IE, cof, cof) não se dignam a implementar os standards como deve ser - quem desenvolve páginas web tem o trabalho acrescido para verificar se o seu site funciona em todos os browsers mais populares.

É por isso que este Lunascape se torna interessante (principalmente para quem faz trabalhos na web) por integrar os três motores de rendering mais populares: o Gecko (usado pelo Firefox), o WebKit (Safari e Chrome), e o Trident (Internet Explorer).

Ver como uma página é mostrada em qualquer um desses browsers é tão simples como clicar com o botão do rato direito na tab e escolher outro motor de rendering.

Este browser está ainda numa versão alpha e disponível apenas para o Windows, mas pode revelar-se já uma ferramenta preciosa para quem estiver constantemente a abrir e fechar todos estes browsers para verificar compatibilidades de páginas web.

Dell Mini 9 com Touchscreen

E por falar no Dell Mini 9, relembro que tal como já foi feito em praticamente todos os outros netbooks, também este mini-portátil pode ser apetrechado com um touchscreen.



via [jkkmobile]

YouTube 16:9

E após todo este tempo, eis que o YouTube tem finalmente uma merecida remodelação.


Sinal da evolução dos tempos, o leitor do YouTube passa a ter o formato 16:9 e a página foi alargada para os 960px - para permitir uma maior qualidade dos vídeos.
(Que, relembro, até já permite ter conteúdos a 720p!)

Claro que, como em todas as alterações, à vozes críticas a dizer que todo o conteúdo 4:3 vai agora parecer "antiquados"... mas... é o preço a pagar pela contante evolução deste sector.

2008/11/24

Está a Chover no meu Gmail

E esta hein?

OLED Dobrável da Samsung

Podiam pensar que isto pertencia ao mundo da ficção científica... mas novamente a Samsung vem mostrar que poucas coisas não se podem tornar realidade.

Gostavam de ter um ecrã dobrável? Então vejam este protótipo com um ecrã OLED funcional que se dobra e desdobra...



É caso para dizer, o futuro está cada vez mais perto. :)

Dell Mini com SSD de 32GB por $100

E é bom ver que finalmente os preços dos SSD começam a ficar bem mais interessantes.
A Dell, no seu netbook Dell Mini 9, começou a oferecer a opção de escolherem um SSD de 8/16/32GB por preços bastante competitivos (assumindo que são SSDs em condições, com velocidades de jeito - tal como no mais recente Eee PC 901.)

Aos poucos, os SSD começam a tornar-se numa alternativa viável aos discos magnéticos tradicionais.

307 Milhões de Pixeis

Enquanto não podemos transformar as nossas paredes em ecrãs gigantes de super-alta-resolução, temos que nos contentar com encher as paredes de monitores para que sirvam o mesmo propósito.


E como neste mundo, os recordes foram criados para serem batidos, a Universidade do Texas superou o anterior recorde do display multi-monitor com 200 milhões de píxeis, ao juntar 75 monitores Dell de 30", cada um com uma resolução de 2560x1600, num total de 307 milhões de píxeis.

Claro que, para movimentar tanto píxel, podem imaginar o hardware necessário por trás de tudo isto:
36GB de memória gráfica, 108GB de memória de sistema, 100 processadores...

... E eu que me dava por feliz com apenas um destes monitores... (ou dois... ou já agora, talvez três ou quatro. :)

Telemóvel Sofre [Nokia]

Se acham que tratam mal os vossos telemóveis, então vejam o que se passa no laboratório de testes da Nokia, que se certifica que os seus telemóveis estão prontos para enfrentar a guerra do dia-a-dia.

Desde submetê-lo a condições de humidade extremas, quedas consecutivas, raspá-lo contra os mais diversos materiais, e dobrá-lo até aos limites... não admira que a Nokia seja considerada uma marca de qualidade.

(Achei curioso o facto de eles também testarem como os telemóveis reagem a cremes e loções que possam entrar em contacto com eles.)

E o vídeo de alta velocidade de um telemóvel a bater no solo também é interessante, especialmente quando se vê que o modelo em computador se comporta tal e qual o modelo real.

Agora... queria ver um iPhone sujeito a estes mesmos testes... especialmente aquele que dobra o telemóvel! :)

2008/11/23

Ciência e Saúde - Todos de Olhos Fechados?

Este artigo da Wired fez-me relembrar alguns documentários que vi, e sobre os quais - sem querer ser alarmista - gostaria de partilhar alguns pensamentos convosco.

O artigo em questão fala sobre a "explosão" de aparelhos de Raios-X que surgiram depois do seu descobrimento.

Na altura, essa grande descoberta foi quase revolucionária, e como em quase todas as grandes inovações científicas, havia milhares de pessoas a usarem-na para tudo e mais alguma coisa. Pouco faltava para que toda a gente tivesse uma máquina de raios-X em casa.

Até as sapatarias tinham máquinas de raios-X, para que as pessoas pudessem ver os seus pés dentro dos sapatos e botas!

... e obviamente, estamos a falar de máquinas sem qualquer tipo de protecção, que irradiavam de forma indiscriminada todas as pessoas em seu redor.

Mas, naquela altura, ninguém conhecia ainda as consequências da exposição prolongada a este (nem outros) tipos de radiação.

Aliás, a raça humana sempre ficou maravilhada com as novas descobertas - e já no início do século, quando o petróleo era considerado a fonte inesgotável de energia, havia à venda vários "medicamentos" petrolíferos que prometiam energia e vigor...

No auge da época atómica, novamente o mesmo aconteceu - com a energia atómica a ser condiderada a nova fonte de energia inesgotável e sem problemas... e com milhares (milhões?) de pessoas a serem expostas desnecessariamente a níveis elevados de radiação...

Ora, e porque tudo isto?
Se actualmente ficamos arrepiados, ao vermos estes documentários sobre essas épocas,  em que nos apresentam spots publicitários a aconselhar as pessoas a colocarem elementos radioactivos na sua água de beber e a dá-la às suas crianças - quem nos garante que o mesmo não possa estar a acontecer hoje mesmo, e que as gerações vindouras digam o mesmo de nós daqui a 40 ou 50 anos?

Não pensem que é assim tão difícil... temos o exemplo do que aconteceu com o tabaco, com o amianto na construção civil, e sabe-se lá que mais... tudo produtos que originalmente foram anunciados como sendo uma "maravilha" para as pessoas.

[Futurologia]
2090, dois jovens comentam um documentário sobre o início do século XXI que passa nos seus visores holográficos.

- Tchiii... olhem para aqueles desgraçados. Andavam com aqueles telemóveis a fritar a cabeça... mal imaginavam eles o que aquilo fazia às células do corpo humano após exposição prolongada!
- Ei, pois era... E não era também naquela altura que eles tinham aqueles sistemas pré-históricos de comunicação sem fios?... Aqueles... WiFi?
- Sim, sim, era isso mesmo... e pensavam eles que aquilo era seguro! Aquela gente parecia da idade da pedra.
[fim da futurologia]

Como disse, não é minha intenção alarmar ninguém. E sendo eu um apologista e defensor da ciência, acho que agora - mais que nunca - temos cientistas e entidades que se preocupam com os efeitos adversos das novas tecnologias na saúde humana.

No entanto... é preciso não esquecer as lições do passado, onde durante décadas(séculos?) os interesses económicos se sobrepuseram à racionalidade humana.

E por isso, o meu conselho é que... certifiquem-se que não andam de olhos fechados!

Um bom domingo para todos! :)

Apple Prepara LCD com Backlight Secundario

Não há dúvida de que o iPhone é uma excelente montra tecnológica... no entanto, há pormenores que lhe faltam. Pormenores que se podem encontrar até no mais básico telemóvel... tal como indicadores luminosos sempre visíveis.

No meu velhinho telemóvel tinha sempre o relógio visível, assim como facilmente sabia se tinha chamadas não atendidas ou SMS recebidos. O seu LCD era visível mesmo sem a iluminação ligada, e o seu LED de estado piscava de forma diferente conforme as situações.

No iPhone, temos um exclente LCD... mas que de nada nos serve quando está desligado.

De facto, uma das coisas que mais me "custou" na fase inicial de ter o iPhone, foi habituar-me a ter que pressionar o botão para "acordar" o LCD sempre que quero ver as horas; e o mesmo se aplica para ver se tive SMS, ou chamadas não atendidas.


A Apple está bem consciente destas limitações, e é por isso que anda a investigar LCDs que permitam mostrar informação mesmo com o backlight desligado.

O princípio é simples, usar uma fonte secundária de iluminação, numa zona específica, que permita iluminar uma parte do ecrã LCD mesmo quando a iluminação principal (que ilumina o LCD todo) está desligado.

No entanto... parece-me ser uma solução condenada logo à partida.

Não seria muito mais fácil e prático usar a iluminação por matriz de LEDs, onde se teria controlo absoluto sobre que zonas do ecrã se querem iluminar, e até alterar a sua cor?

Isto para não falarmos na solução ideal, que seria utilizar um ecrã OLED, que apenas gasta energia nas cores/píxeis que está a emitir... em vez de necessitar de um backlight constantemente aceso independentemente do que está ser mostrado.

Só o tempo dirá se esta solução da Apple virá alguma vez a ser implementada, ou se ficará perdida para sempre nos arquivos de patentes.

2008/11/22

Como usar o Streetview no iPhone 2.2

E para facilitar a vida a quem, como eu, andou às aranhas para descobrir como aceder ao modo Streetview na recente actualização do firmware 2.2 para o iPhone, aqui ficam as instruções:

  1. Colocar um Pino no mapa
  2. Arrastar o pino para a estrada pretendida
  3. Clicar no icon do lado esquerdo da descrição do pino
    (caso esteja disponível)

Eu sei que até parece simples... mas no entanto parece que não fui o único a ficar perdido até descobrir como o fazer.

Para além disso não é nada intuitivo ter que se colocar um pino antes de poder aceder a essa opção... nem ter que se andar a arrastar o pino por vários sítios, na tentativa de descobrir quais estradas têm ou não streetview.

Mas, vamos lá ver as reacções que se vão fazer ouvir nos próximos dias.

Repetidor WiFi Solar

Não se pode dizer que seja para todas as bolsas, mas para quem precisar, este Repetidor WiFi solar da Meraki pode ser a solução que estavam à espera.

Disponibilizar um sinal WiFi por áreas extensas nem sempre é fácil - particularmente se estivermos a falar de áreas onde a distribuição eléctrica seja inexistente.

Mas, juntando o útil ao agradável, estes repetidores solares podem ser instalados em qualquer local desde que tenham uma boa exposição solar; sem que seja necessária nenhuma infraestrutura adicional.

Já não há desculpas para não poder aceder à net "no meio do mato." :)

Mercedes MyCommand

Este é um vídeo de demonstração dos sistemas de informação que a Mercedes pretende introduzir nos seus veículos nos próximos anos.


Mercedes Benz myCOMAND interface

Depois admirem-se quando virem o tamanho dos manuais de instruções dos vossos autmóveis. :)

iPhone 2.2 - Primeiras Impressões

E depois de algumas horas a brincar com a nova versão 2.2 do firmware do iPhone eis as minhas primeiras impressões.

Os melhoramentos nos mapas são bem vindos, especialmente para quem tem a sorte de viver numa zona com os transportes públicos "digitalizados", como acontece em Lisboa (para quando o resto do País?)
Ir de um local de Lisboa para outro, passa a ser uma "maravilha", com o itinerário a dizer quais os transportes públicos a usar.

Menos bem está a implementação do Streetview. De certeza que não sou a pessoa mais inteligente à face da terra, mas por norma consigo dar com as opções nos gadgets... e esta, para ficarem com uma ideia.... tive que vir procurar na Internet para descobrir como conseguir aceder ao Streetview!

Para o conseguirem fazer, tem que colocar um pino na rua em questão - e, caso a rua tenha streetview, clicarem num pequeno icon que surge na descrição do pino.
Parece-me demasiado rebuscado ter que andar a colocar e arrastar um pino para conseguir ver o Streetview... mas talvez seja só eu que ache isso bastante irritante.

O Safari foi supostamente melhorado... mas a barra única para URL e Google faz com que aquilo pareça um pouco claustrofóbico. Algo um pouco estranho pois essa "input box do google" nem sequer mostra as palavras que se pesquisam - pelo que tal poderia muito bem continuar a ser um icon bem mais pequeno...

E quanto à estabilidade... já levei com um crash logo nos primeiros minutos - já limpei novamente todas as caches, para não haver desculpas, e verei que tal se comporta ao fins de uns dias.

Depois, há alguns pormenores bem vindos, como o facto de as actualizações não criarem um novo icon durante o download - surgindo agora imediatamente sobre a App já instalada.
Estranhamente, continua ausente a opção para instalar todas as actualizaçãos, obrigando que se faça uma a uma - era uma opção que existia nos firmware anteriores... não percebo porque foi retirada.

O clicar no home button para voltar à primeira página principal é mais um sinal de que Apple sabe que a actual solução não é a ideal. Se o interface do iPhone foi revolucionário na época pré-App Store, em que as pessoas teriam duas ou três páginas no máximo para "circular"; agora mostra as suas limitações, com pessoas a terem que andar a arrastar ecrãs incessantemente através de N páginas.
Voltar rapidamente à primeira página nada mais é que um remendo apressado.
Se a Apple quer ser reconhecida pela facilidade de utilização que lhe é atribuída, terá que fazer melhor.

Por muito que custe, uma solução que ofereça algo do tipo de "pastas" seria bem vinda, permitindo que eu tivesse um único icon sob o qual armazenar - por exemplo - os jogos, ou ferramentas pouco utilizadas, de forma a que estes não ocupassem vários ecrãs "principais".

Mas eles são os especialistas, eles lá saberão como o fazer - agora, tal como está é que não.

Super Bateria Eee PC

E aqui fica a prova de que maior nem sempre é melhor.

Depois de ter comprado uma "super-bateria" para o seu Eee PC, supostamente com 12000mAh, que proporcionariam uma autonomia de 10h de utilização... os testes indicaram que, afinal, a bateria gigante durava menos tempo que a bateria original!

Como ele próprio diz, pode tratar-se de uma bateria avariada... mas até que surjam mais relatos, é melhor manterem-se afastados destas baterias "milagrosas" de baixo custo que prometem horas e horas de prazer.

2008/11/21

PS3 a 240fps ou Super-HD - Você Decide

Descansem que hoje não vou falar (muito) mal da Sony. :)

Numa demonstração recente a Sony demonstrou a sua PS3 a correr o popular jogo Gran Turismo 5 numa resolução de 3840x2160 (quatro vezes superior ao tradicional Full HD) e apropriadamente projectado para dimensões surrealistas por um dos seus projectores de cinema digital 4K.

Mas não pensem que é tudo graças à PS3... ou melhor dizendo, a uma única PS3.

Para que tal fosse possível, foram usadas quatro PS3, cada uma calculando um quarto da imagem.


No entanto, este mesmo sistema permite também uma variação interessante...
Se regressarmos às resoluções normais, as mesmas quatro PS3 podem ser usadas em conjunto para permitirem correr o jogo a uns impressionantes 240fps!

Podem descansar... uma vez que não poderiam sequer ver isto num televisor convencional. Esta demonstração foi feita num dos "míticos" ecrãs FED e diz quem viu que a demonstração era bem impressionante, parecendo imagens verdadeiramente reais.

A Sony diz que a comercialização destes FED está para breve... pelo menos para os mercados profissionais (como estúdios de televisão e cinema.) 

via [gizmodo]

Sistema de Defesa Anti-RPG

É incrível as coisas que se conseguem fazer numas fracções de segundo.

Imaginem que alguém dispara um RPG na vossa direcção... estão a imaginar?
Agora imaginem que no espaço de tempo em que esse rocket se aproxima, outro é disparado, direccionado, e propulsionado na sua direcção... destruindo-o antes que vos atinja!


Impressionante este sistema Quick Kill de protecção de veículos...

Nokia Prepara Telemoveis comandados por Gestos

Numa altura em que tudo o que é "touch" está na moda... são os touchscreens, ou multitouch, etc. A Nokia está já a preparar-se para a próxima moda, ou seja: os dispositivos "sem toque", comandados apenas por gestos.


Se não estou a ver a utilidade de gesticular para um dispositivo a poucos centímetros (será talvez mais fácil realmente tocá-lo) se esta tecnologia se aplicar a aparelhos a maior distância... digamos, controlar a TV a partir do sofá... aí sim, era da maneira que nunca mais iríamos perder o telecomando. :)

Ulteo - Virtual Desktop Open Source

Se têm que gerir dúzias de computadores então vão gostar de saber que já está disponível para download a solução Open Virtual Desktop do Ulteo.

O Ulteo é um serviço que vos permite ter um "desktop" funcional a partir de qualquer browser, facilitando a gestão desses mesmos computadores virtuais. Ou então servir apenas uma aplicação... fica ao vosso critério.

Se o Ulteo era conhecido por permitir acederem ao vosso computador virtual na internet, este novo pacote permite que façam o mesmo na vossa rede privada, com os vossos próprios servidores.

Vejam por exemplo o Open Office a correr virtualmente.

iPhone 2.2 Já Disponível

E se têm um iPhone ou iPod Touch, toca a actualizá-lo. A versão 2.2 do firmware já está disponível.

Principais alterações:

  •  Melhoramentos nos Mapas
    - Google Street View
    - Informações dos transportes públicos e rotas a pé
    - mostrar endereço dos pontos marcados
    - partilhar localizações via email
  • Melhoramentos no Mail
    - problemas corrigidos na busca de email agendadas
    - formatação melhorada de email HTML largo
  • Safari com estabilidade e performance melhoradas (espero bem que sim!)
  • Possibilidade de fazer download de Podcasts via WiFi e 3G
  • Redução no número de chamadas falhadas
  • Qualidade de som melhorada nas mensagens de voicemail
  • Carregar no Home button leva-nos para a primeira página do ecrã principal
  • Possibilidade de ligar/desligar a auto-correcção nas opções do teclado

O que mais espero é que o Safari esteja efectivamente melhorado a nível de estabilidade, tal como estava antes do update 2.1 - daqui a uns dias já vos digo. :)

[Primeiras impressões já disponíveis]

Controla o Combustivel com o iPhone

Se gostam de controlar os gastos do vosso automóvel, este Gas Cubby para o iPhone pode ser a App que procuravam.

Infelizmente não é gratuita, mas pode valer bem o investimento... considerando que vos pode ajudar a poupar mais que isso ao longo de poucos meses.


Só não sei se hei-de ficar contente por existiriem aplicações deste tipo, ou triste a olhar para o preço dos combustíveis que estão ali no gráfico, que em 6 meses desceram para metade!
(Mas imagino que o petróleo que vem para Portugal deva ser especial de corrida... já que por aqui os preços só são alterados rapidamente quando é para subir...)

via [gizmodo]

2008/11/20

PC Magazine deixa de ser Impressa

Sinal dos tempos? Sinal da crise?...

A PC Magazine, uma das revistas icónicas da área da informática, que nos companhava há 27 anos, vai deixar de existir em forma física.

A revista continuará a existir sob a forma digital, opção que tem sido responsável pela maioria das suas receitas.

O declínio no número de assinantes da versão em papel desde o final dos anos 90, passando de 1.2 milhões para apenas 600 mil, ajuda a explicar os motivos que levaram a esta decisão.

Ainda me lembro da "fortuna" que gastava em revistas, e do espaço sempre insuficiente para as armazenar... coisa que deixei de fazer graças à informação mais actualizada e directa disponível na Internet.

Fica a memória de uma época... e a chamada de atenção para as outras revistas do ramo, para que se adaptem aos novos tempos, ou corram o risco de extinção.

Asus Eee Top

E o mais recente membro da família Eee da Asus já foi lançado oficialmente: o Eee Top.


O Eee Top torna-se assim numa excelente proposta para quem quiser um computador de baixo custo facilmente transportável para qualquer lado.

Esperemos que chegue até nós rapidamente... e a um preço competitivo.

USB 3.0 Demonstrado - 450MB/s

As vantagens do novo USB 3.0 já tinham sido anunciadas... mas finalmente foram vistas em funcionamento.


E que melhor demonstração do que transmitir vídeo de alta-definição 1080p não comprimido a 30fps?

Era uma transferência efectiva a 450Mbytes/seg... o que abre boas perspectivas para que o USB 3.0 realmente cumpra com o prometido.

Agora é só esperar que chegue até nós... o que ainda irá demorar algum tempo.

Gmail com Temas e Adeus Lively

Caso ainda não tenham notado... o Gmail passou a permitir a escolha de vários temas.


Esta nova funcionalidade está a ser implementada de forma faseada, pelo que não deverão ficar "stressados" se ainda não aparecer no vosso gmail. É apenas uma questão de tempo.

Estes temas chegam no dia em que o Google anuncia também o encerramente do seu ambiente 3D, o lively.com.

2008/11/19

Kanguru Flash Drive - USB e eSATA

Até admira ninguém se ter lembrado disto antes.

Imaginem um vulgar pen USB.
Agora imaginem que do lado oposto à ficha USB têm uma ficha eSata.


Pronto, é isso!


Este Kanguru (sem qualquer relação com os nossos Kangurus) está disponível em versões de 16 e 32GB por $85 e $120, e brevemente também com 64GB.


via [Engadget]