2009/06/16

Opera Unite - A Reinvenção da Web?

A Opera tinha prometido revolucionar a Web neste dia, o produto: o Opera Unite.


Este novo Opera Unite vem "complicar" a separação entre um browser e um servidor, já que podemos usá-lo para partilhar os nossos próprios conteúdos com outras pessoas: fotos, músicas, chat... tudo!

Vejam o vídeo de apresentação:



Um conceito de P2P aplicado à web? Vamos lá ver que tal resulta...

Se quiserem experimentá-lo desde já, podem fazer o download das versões de teste.

4 comentários:

  1. Após testar alguns minutos o Opera Unite posso dizer que não fiquei fã da coisa. Não quero com isto dizer que não será uma boa ideia ou um bom serviço, mas penso que estou melhor servido com o Hamachi a correr nao duas máquinas que preciso de conectar. Contudo, entendo que nem toda a gente esteja disposta ou tenha os conhecimentos para tal configuração, pelo que este sistema bastante intuitivo parece que talvez ainda cause algum furor.
    Apesar de não ter bem a certeza, acho que a partilha funciona através dos servidores da Opera, por isso não estou bem a perceber o vídeo promocional deles. Alguma explicação para isto?

    BTW, espero bastante mais ansiosamente o Google Wave, isso sim um serviço que me parece bastaaaante inovador.

    Um abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  2. Já agora, e que tal fazeres uns guias e dar algumas dicas sobre algumas configurações ou workarounds mais necessários como este do Hamachi a partilhar ficheiros, que requerem algum conhecimento impeditivo para alguns users mais inexperientes? Parece-me que é uma lacuna não haverem ainda How-To's desses em português para algumas possibilidades da internet, que muitos de nós não usamos ao máximo por falta de conhecimentos.

    ResponderEliminar
  3. Fica a sugestão, e vou tentar criar uns guias desses (são temas óptimos para abordar no período de férias! :)

    Quanto a este opera Unite, acho que na maioria dos serviços faz a partilha directamente do teu PC para o dos teus amigos (tipo P2P) sem passar por nenhum outro servidor.
    (Quando muito, podem usar o servidor deles apenas como método para ligar o teu computador ao dele, para ultrapassar firewalls, etc.)
    Mas saberemos mais detalhes sobre isso à medida que ele for sendo testado.

    ResponderEliminar