2009/10/15

O meu PC 2009 - [Making Of] - Parte 5


Para terminar a saga da montagem do meu PC, tive que ganhar alguma coragem para mostrar umas fotos do "antes" (gulp!) e "depois".

No "antes", pode ver-se um verdadeiro "antro"... com tralhas material acumulado ao longo dos meses de forma "temporária"... e que só agora finalmente foram postos em ordem.

Preparem-se, pois não é algo bonito de se ver!



Pois... até para chegar ao teclado era preciso tirar um curso...

Mas, agora as coisas estão bem diferentes, ora espreitem:


Nem parece o mesmo sítio... :)

No entanto as aventuras não terminaram... Um daqueles três discos externos de 1 TB que podem ver em cima da mesa no lado esquerdo resolveu encrencar - e qual é que tinha que ser? - exactamente o disco que tinha os backups do meu PC anterior que está agendado para passar a NAS.

Ora bolas... o material não ajuda... nem sequer me dá tempo para organizar as coisas para ficar com os dados em segurança e com redundância novamente. :/

E para além do NAS ainda me falta reactivar o PC "domótico" que me guarda os dados da casa (consumos eléctricos e temperaturas) que eventualmente passará a ser um computador virtual a correr no mesmo PC que irá servir de NAS (e que vai estar folgado)... é um trabalho que nunca acaba...

... E ainda estou para ver onde vou colocar o meu velhinho CRT de 17" "topo-de-gama-mas-que-pesa-de-caraças-e-ocupa-muito-espaço"...

[O meu PC - Making of]
  • Parte 1 - A montagem inicial
  • Parte 2 - A lista de componentes (e preços) e consumos eléctricos
  • Parte 3 - Alterações não-planeadas
  • Parte 4 - Montagem final
  • Parte 5 - O "Antes e Depois"

8 comentários:

  1. WOW! Já tinha visto o antes... mas o depois... oh oh...
    A Cris agradeçe ;)

    ResponderEliminar
  2. Mesmo assim o "antes" aqui era bem melhor que o do antro anterior, onde praticaste os dotes de equilibrista de cds em cima do mousepad durante longos anos.

    ResponderEliminar
  3. Oh, assim essas artes de equilibrismo vão cair no esquecimento... tsk tsk..

    E por falar nisso, ainda não foste lá calibrar o monitor! Depois como é que sei se o verde não é vermelho, e o vermelho não é azul?

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos
    Conforme o prometido aqui está a minha foto tb.

    http://www.picamatic.com/show/2009/10/17/08/15/5578153_960x1080.JPG (com flash e sem)

    Nao deu para tirar da mesa toda e nem dos periféricos que ficam na prateleira acima por falta de oportunidade.

    Como pode ver, é um:
    * Monitor Samsungo T220 azul.
    * Teclado DKT Board. (com iluminação das teclas em azul e carcaça em alumínio preto).
    * Mouse Logitech VX Nano. (Gostei dele nos meus Notebooks e coloquei um tb no desktop).
    * Gabinete Asus Vento TA-M2 (com iluminação azul em 3 dos 4 coolers, 2 laterais e 1 frontal, o de trás não tem. Ele tb é todo furado, tanto na lateral como na frente, inclusive nas tampas dos periféricos internos para ajudar na entrada/saida de ar e refrigeração.)
    * Impressora HP preta (tive que comprar outra para combinar com o novo desktop, não lembro o código)
    * Caixa de som 3 em 1 portátil e retrátil, com Sub. Cor preta (tb troquei para combinar com o desktop, tb serve para conectar ao notebook e leva-lo para um churrasco com os amigos :D)

    A parte interna como disse no making of parte 1 creio, estou esperando a board com Sata III e USB 3.0. Saiu uma notíca esta semana dizendo: "Os fabricantes de placas-mãe P55 pediram e a Intel atendeu. Novos modelos da linha terão suporte a USB 3.0 e usarão SATA 6 GB/s, velocidade de transferência de dar água na boca..."
    Espero agora que saia logo para eu aproveitar o Core i7 tb :)

    ResponderEliminar
  5. @A.Z.

    Aquela questão do cursor/copy/paste deixar de funcionar no campo de comentários é um bug que acontece de vez em quando (apenas no FF, acho eu.) Não é nada que eu consiga alterar. :/

    Quanto ao PC, está bonito sim... e isso do SATA III e USB 3.0, já se sabe que a partir do momento em que compramos algo... está logo sujeito a ficar "antiquado". :)

    ResponderEliminar
  6. Provavelmente sairão depois placas que conectarão à mobo e acrescentarão a funcionalidade USB 3.0 para quem quiser utilizar sem ter de trocar toda a board (como aconteceu com placas PCI que acrescentavam a funcionalidade USB 2.0 ou IEEE1394 para quem delas necessitava)

    ResponderEliminar
  7. e axas q o BUS PCI tem largura de banda para isso?

    ResponderEliminar
  8. O PCIe vai até 16GB/s. ;)
    E não esquecer que até que comecem a surgir dispositivos que atinjam realmente as velocidades "anunciadas", ainda falta muito.
    Vê aos anos que temos USB 2.0, e diz-me quais os dispositivos que realmente usam os 480Mb/s que aquilo permite.

    ResponderEliminar