2009/01/31

Auto-Fotografador Panoramico

Gostam de tirar fotografias panorâmicas? Refiro-me àquelas composições que são resultado de várias fotografias que são depois combinadas numa só, abrangendo um campo de visão bastante mais amplo do que o permitido pela lente da vossa máquina fotográfica.

Embora o possam fazer manualmente, com ou sem a ajuda (altamente recomendável!) de um tripé, hoje trago-vos outra opção... ou melhor dizendo, *a* verdadeira opção para quem leva isto a sério.

Eis o GigaPan Epic.

Um compacto aparelho que automatiza todos os movimentos que teriam que fazer manualmente, garantindo uma fotografia panorâmica perfeita.

É o sistema que permitiu criar aquela fotografia fantástica do discurso de inauguração do Obama, com mais de 1400 megapixels (consistindo em mais de 200 fotografias individuais.)

De que estão à espera?

Video Pseudo-3D com uma Webcam

Mais um projecto interessante do que se pode fazer com uma simples webcam, processando o vídeo para criar um efeito pseudo-3D de visualização bastante agradável.



via @celso

2009/01/30

Dimms de 32GB a caminho

Ainda no outro dia falava da evolução que os discos rígidos tiveram na última década, e agora são as memórias a acompanhar o passo.

A Samsung apresentou os seus chips de memória DDR3 de 4Gb (gigabits), que por pouco atractivos que possam parecer, ganham bastante mais interesse quando vos digo que estes pequenos chips permitirão a criação de módulos de memóra (DIMM) de 8, 16 e 32GB (gigabytes.)

Portanto, se por agora era impensável terem 8GB no vosso portátil... rapidamente deixará de o ser. E não será difícil antever que, em breve, 8 e 16GB se tornem numa quantidade "normal" de memória a ter num PC de secretária.

Mais um passo no sentido da popularização dos sistemas operativos de 64bits, que até agora apenas têm sido utilizados por uma pequena minoria.

LCD Philips 21:9 [Video]

Lembram-se de vos ter falado naquele fabuloso LCD 21:9 da Philips Ultra-wide-wide-wide-screen?


Muitos até poderiam pensar que se tratava de uma piada... mas eis que agora podem ver o LCD em funcionamento, no seguinte vídeo:



O mais impressionante, é que este LCD 21:9 de 56" tem um preço estimado bastante abaixo do que eu imaginava: "apenas" 3300 Euros - nada de especial comparado com alguns outros modelos bem mais caros...
Vai já para a minha Wish-List! E asseguro a todos os que contribuirem para o meu "fundo de maneio" que depois vos convido para virem ver umas sessões cá em casa. :)

Intel Xeon Octa-Core

Mesmo com a "crise", a Intel parece não estar disposta a dar tréguas aos outros fabricantes e diz-se que prepara o lançamento do um CPU Xeon com 8 cores para o próximo mês.



Sendo que este CPU octa-core pode (tal como o i7 Nehalem) executar até 16 threads simultâneas, isto faz com que um servidor com dois destes CPUs fique com a capacidade de processar até 32 processos.
É caso para dizer... uau!

Agora é só esperar que isto baixe de preço para ficar acessível ao mercado doméstico - e que o software comece realmente a tirar partido de todo este poderio electrónico.

Robots Auto-Recombinantes

Passo a passo lá nos aproximamos dos filmes de ficção científica onde robots destruídos se reconstroem lentamente reagrupando as suas peças.

Este pode ser um exemplo ainda longe da ficção, mas o princípios são os mesmos.



Só não sei se fique feliz pela tecnologia, ou se deva ficar preocupado e criar uma sociedade de defesa dos direitos dos robots... é que o "bicho" farta-se de levar pontapés! :)

2009/01/29

Google preocupado com Qualidade dos ISP

Embora muito se fale e diga sobre a Internet Neutrality, que basicamente diz que todo o tráfego é igual e tem o mesmo direito de navegar por toda a rede; o que é certo é que nem todos os fornecedores de acesso à Internet (ISP) se comportam como deviam.

Aliás, há um número crescente de operadores que bloqueiam ou restringem de alguma forma certos tipos de dados, com a desculpa de que sobrecarregam a sua rede e prejudicam o serviço dos restantes utilizadores.
Actualmente, essa desculpa recai principalmente sobre o tráfego bit torrent, um protocolo de transferência de dados P2P que permite eficazmente distribuir enormes quantidades de informação sem necessidade de grandes servidores (pois todos os utilizadores contribuem e partilham os dados entre si.)

Esse pressuposto baseia-se no facto de este tipo de tráfego P2P ser bastante utilizado para transferir conteúdos "ilegais". Mas essa desculpa não pode ser usada, num momento em que cada vez mais serviços *legais* também o utilizam, sendo até apoiado por entidades oficiais que olham para ele como um método viável eeficiente para a distribuição de vídeo na Internet.

A própria CNN utilizou este sistema para conseguir disponibilizar o vídeo da tomada de posse do presidente Obama, quando tradicionalmente isso obrigaria a quantidades monstruosas de servidores e gigantesca largura de banda para enviar vídeo para milhões de utilizadores por todo mundo.


Desse modo, quem estiver ligado à internet através de um operador que bloqueie este tipo de tráfego, está efectivamente a ter uma qualidade de serviço reduzida que o pode impossibilitar de disfrutar da internet que mensalmente lhe é cobrada.

Já vários organismos se têm mostrado preocupados com isto, e desta vez é o "gigante" da Internet, o Google que toma também uma posição ao criar o Measurement Labs.

Este Measurement Labs permite que qualquer utilizador, em qualquer parte do mundo, possa analisar a sua ligação à internet e verificar se o seu operador está a interferir com os seus dados.

Entre eles está um teste que verifica se o ISP está a bloquear os torrents, mas têm muitos outros testes à escolha...

Esta medida é de louvar, e espera-se que traga mais transparência a um mercado onde muitos ISP usam e abusam dos seus serviços, vendendo "gato por lebre" (como se já não bastassem venderem velocidades de acesso que raramente - ou nunca - são atingidas.)

Em vez de tratarem o tráfego P2P como inimigo, seriam bem mais inteligentes se o  usassem a seu favor, apostando no chamado P4P.

Novo iPhone a Caminho?

Os rumores continuam, desta vez substanciados por umas entradas no novo firmware para o iPhone recentemente actualizado pela Apple.

Esta entrada que refere um iPhone 2.1 pode ser considerada uma "prova evidente" do que estará para chegar, sendo que o iPhone original tinha a referência de iPhone 1.1, e o iPhone 3G tem o código 1.2.

Uma vez que o salto é assim "tão grande" (não estamos a falar de um iPhone 1.3 ou coisa semelhante) esperam-se grandes alterações no próximo iPhone - que, quem sabe, poderá surgir já daqui a alguns meses se a Apple seguir a tradição de anunciar os seus novos modelos de ano a ano.

Quanto a saber em que consistirão essas novas alterações... isso é que é mais complicado.

A ter que arriscar, diria que iriam manter o mesmo formato físico e resolução do ecrã, mas melhorando o processador (passando a multi-core, mais rápidos mas mais eficientes) e integrando muitos dos sistemas (WiFi, GPS, BT, etc.) num único chip para autonomia ainda mais alargada. Uma câmara melhorada seria também um requisito essencial - não ao nível da resolução mas sim ao nível da sensibilidade.
Uma câmara de poucos Megapixeis mas que permitisse tirar fotos com pouca luz como - por exemplo - a Canon 5D Mark II.... seria... de sonho! :)

2009/01/28

MP3 causam Surdez!?!

Como é que querem que levemos as notícias a sério, quando numa primeira página de um jornal nacional deparamos com uma coisa destas:


Ora...então os MP3 causam surdez? Se eu fosse o senhor MP3, seguiria já um processo de difamação contra todas e quaisquer publicações que o dissessem - implícitamente ou não - e seus autores.

Desde quando é que um formato de música pode causar surdez?

Certamente também disseram o mesmo dos walkman e dos discman quando surgiram, mas - preparem-se, pois vou fazer uma revelaçao inacreditável... o que pode causar a surdez não são os MP3, meus senhores... mas sim volume excessivo com que as pessoas ouvem música/barulho/sons!
Isso não é segredo, não é novidade, não é exclusivo dos "mp3" nem de qualquer outro formato/aparelho.
(Preocupo-me muito mais com aquelas irritantes motorizadas que continuo a ver nas nossas estradas a fazer uma chinfrineira que abafa qualquer avião a descolar...)

Mas, enquanto isso, aconselho-vos então a ouvir música em formato OGG, FLAC, ou qualquer outro... já que aparentemente esses continuam a poder ser ouvidos sem causarem problemas auditivos... MP3s é que não! :P

OCZ Apex SSD - Raid 0 em 1

Eis que finalmente uma empresa faz aquilo que eu já esperava há muito: já que alguns SSDs de "baixo custo" têm problemas de perfomance, que tal colocar dois deles na mesma "caixa"?

Foi isso mesmo que a OCZ fez nos seus recentes discos SSD OCZ Apex, disponíveis em tamanhos de 60, 120, e 250GB.

Basicamente, é como se tivessem dois discos SSD em raid 0, dentro da mesma unidade física.
É certo que não resolve todos os problemas de performance, mas que ajuda... ajuda! (Como poderão verificar na análise detalhada feita pela PCperspective.)

Embora vos aconselhe a esperar um bocadinho mais, é inegável que os SSD se tornam cada vez mais apetecíveis.

KDE 4.2

Já está disponível a última versão do KDE 4.2, um projecto que se torna cada vez mais interessante e que parece estar agora bem preparado para enfrentar as necessidades gráficas para os próximos anos.



E é motivo de orgulho termos o Nuno Pinheiro à frente do design gráfico destas coisas. :)


Actualização:

Para os interessados, relembro que vai haver um encontro dos developers de plasmoids, o Tokamak II - de 6 a 9 de Fevereiro - no ISEP no Porto, onde poderão encontrar o Nuno (e outros nomes famosos do KDE) com quem poderão trocar ideias.

Actualização para o iPhone - Firmware 2.2.1

E já era sem tempo, embora - novamente - ainda não seja desta que fiquemos a ganhar o... (todos junto, em coro) COPY-PASTE!


Esta actualização do firmware do iPhone, versão 2.2.1 centra-se principalmente na habitual descrição genérica da Apple de " várias correções e melhoramentos."

Dizem-nos ainda que o Safari deverá estar ainda mais estável (o que é sempre bom) e que foi corrigido um problema que afectava algumas imagens gravadas do email.

Espero que também tenham melhorado um bocado a gestão da memória, para evitar que o Safari "coma" quase continuamente 20MB mesmo quando poderia estar fechado, libertando essa memória para outras aplicações como jogos, etc.

2009/01/27

Google Earth - Depois da Terra e dos Céus... os Oceanos

Ainda hoje frequentemente dou comigo a vaguear por esse imenso mundo que o Google Earth e o Google Maps nos disponibilizam.

Fico feliz por ver que o Google continua a levar estes projectos bem a sério, mesmo nesta altura de "crise" - e depois de se ter virado para os céus e nos mostrar as estrelas, e de na terra nos ter mostrado cidades em 3D - o próximo passo é mostrar uma das últimas fronteiras que permanece praticamente desconhecida no nosso próprio planeta... o fundo dos oceanos.

Há rumores que indicam que esta nova funcionalidade será apresentada já na próxima semana - esperemos que sim. Tenho pena que Jacques Costeau já não esteja entre nós possa assistir a este desvendar desta última fronteira a que dedicou toda a sua vida.

(Claro que não teremos *todo* o fundo do mar disponível imediatamente... mas... temos que começar por algum lado.)

Apple detém Patente do Multi-Touch

Mais uma palhaçada que nos chega das fabulosas patentes americanas...
A 20 deste mês foi atribuída à Apple os direitos de uma patente requisitada em Abril do ano passado.

Essa patente refere-se a um sistema de interacção com um interface, utilizando um touchscreen com capacidade multitouch, e inclui os populares movimentos de deslizar, fazer zoom, e de rotação que foram popularizados com o iPhone.

Ora... se por um lado acho bem que as empresas protejam a sua propriedade intelectual, patentear "movimentos" parece-me exagerado. Olhem se alguém patenteia o arrastar de uma janela no ecrã? (se calhar até existe essa patente, não me admirava nada... depois de ver a MS a patentar o PageUp/PageDown e o duplo-clique do rato já nada me surpreende.)

Falta ver que resultados esta patente terá na prática - se a Apple irá perseguir todos aqueles que implementem gestos semelhantes, ou se irá guardar a patente na gaveta e permitir que qualquer pessoa/companhia os possa usar.
É que, praticamente todos os interfaces multitouch, quer sejam em dispositivos móveis ou em ecrãs de grandes dimensões (estilo o Surface) utilizam estes gestos agora patentados.

Teremos que esperar para ver o próximo passo da Apple... mas não me parece que vá ser boa coisa...


Aconselho algum benemérito a patentear o acto de olhar para um ecrã e receber informação visual através dos olhos - antes que alguma companhia maléfica o faça, e nos impeçam de olhar para um monitor ou TV.

Actualização: mais algumas considerações que entretanto foram surgindo,  e como o Nelson disse nos comentários, esta apresentação do Jeff Han nas TED Talks de 2006 mostra perfeitamente que estes tipos de gestos não são "invenção" da Apple.

A Evolução dos Discos Rígidos

Esta notícia sobre o lançamento do disco de 2TB da Western Digital levou-me a parar por uns momentos e reflectir sobre a evolução das coisas.

Pensar que podemos adquirir um disco com 2TB por uns "meros" $250...

Que diriam se vos dissesse que daqui por 10 anos, poderão - pelo mesmo dinheiro - comprar um disco com 160TB?

Pode parecer-vos exagerado... mas não mais do que se vos tivesse dado esta notícia do disco de 2TB em 1999.

Em 1999, a máximo com que podíamos sonhar era ter um disco de 25GB. Transferências de 20MB/s eram rapidíssimas, e os discos de 7200rpm começavam a inundar o mercado - abrindo caminho para os futuros discos de 10,0000rpm - os de 15k, esses nem sonhados!

Se a evolução continuar a igual ritmo ao que teve nestes últimos dez anos, em 2019 teremos os tais discos de 160TB a preços aceitáveis.

Isto se... toda a indústria não levar uma grande reviravolta e os discos de estado sólido (SSD) não os tiverem tornado obsoletos por essa altura (ou então relegando-os para papel de armazenamento secundário, como backups de baixa velocidade e alta latência.)

2009/01/26

Google AJAX Playground

É praticamente impossível visitar um site que não dê uso ao popular Javascript - que ultimamente está mais em voga devido ao AJAX, que permite dinamizar uma página web, tornando-a quase num "programa" a correr nativamento no vosso computador.

No entanto, por vezes somos confrontados com coisas que gostaríamos de implementar mas que... não sabemos como.

Nesses casos, o melhor é brincar. Sim, brincar!

Este AJAX API playground do Google serve para isso mesmo, para brincarem com inúmeras funções e métodos de serviços do Google que servirão para integrarem mapas, gráficos, tabelas, e muito mais coisas, nos vossos sites sem terem que desesperar com inúmeras tentativas falhadas sem perceberem o que está a faltar.

via [Google code blog]

Jolicloud Linux para Netbooks

Está mais que visto que a era do hardware "puro e duro" está a dar lugar a uma nova era: a era onde a facilidade de utilização e um interface intuitivo serão os factores predominantes no sucesso de qualquer programa (nos quais se incluem os sistemas operativos.)

É por isso mesmo que este projecto Jolicloud é tão interessante, pois chega precisamente na altura em que os utilizadores mais dele precisam.


Com um conjunto de páginas fáceis de navegar (ao estilo iPhone) e com icons grandes apropriados para uso em dispositivos com touchscreen, este Jolicloud pode muito bem tornar-se numa referência para os interfaces que veremos a curto prazo nos netbooks - alguns dos quais oferecem já algo parecido mas bastante mais limitado.

O segredo está em conseguir atingir a tal facilidade de utilização, sem reduzir a eficiência e produtividade.

Relembro que este Jolicould não terá a vida fácil, pois há muitos mais concorrentes (como o iFrame) no horizonte, para não falar dos interfaces feitos pelos fabricantes (como a Asus para os seus Eee Touch) e dos Linuxes optimizados para este efeito (Ubuntu Mid, Netbook Remix, etc.)

Dell Adamo

Goste-se ou não do Macbook Air, o que é certo é que tal como Eee PC deu início a uma revolução no mercado dos mini-portáteis de baixo custo (netbooks) também o Air fez com que vários fabricantes começassem a dar mais valor ao design.

E a resposta da Dell é... o Adamo.

Fiquem com algumas fotos, e digam-me lá se não dá vontade de perder a cabeça e comprar um brinquedo destes (quando estiverem disponíveis.)

2009/01/25

Como libertar Memória no iPhone

Lembram-se de vos ter falado naquele programa que nem deveria existir, o Free Memory para o iPhone?

Pois bem, depois de alguns testes feitos por um amigo meu (que é o experimentador oficial #1 de tudo que sejam novidades :) chegou-se à seguinte conclusão.

Depois de algum uso "normal", não é incomum o iPhone ficar com menos de 10MB de memória livre, com vários programas "oficiais" da Apple a permanecerem em memória (Safari, Email, Contactos, etc.)
Mesmo sem o programa Free Memory poderão detectar alguns sintomas... maior lentidão a abrir programas, teclado a demorar mais alguns instantes a aparecer, atraso de alguns segundos desde que fazem "lock" até que toque o som pré-definido - atraso esse que também se verifica quando se muda para o modo vibratório, enquanto aguardamos o feedback da sua activação.

Ora... a "grande" descoberta foi que, aparentemente há outra forma fácil (e gratuita) de recuperar essa memória sem a necessidade de esta App.

Ao desligar e voltar a ligar o WiFi, o resultado foi o encerramento dessas tais aplicações que se mantinham em memória, libertando cerca de 20MB de memória!

Em opção, podem simplesmente activar e desactivar o modo "airplane", que aparentemente tem o mesmo efeito.

Imediatamente deverão notar uma resposta mais rápida quando fazem "lock" do iPhone ou activam o modo vibratório, assim como um teclado que surge mais instantaneamente. E a memória recuperada pode também ser o suficiente para permitir executar uma App que necessite mais memória sem necessidade de um reset.
(Em último caso, o reset do iPhone dá-vos no arranque, cerca de 40MB de memória livre.)

Não é que isto sirva de desculpa - espero bem que a Apple resolva este assunto na próxima actualização do firmware - mas, pode ajudar a evitar chatices até que isso aconteça.

2009/01/24

VMware ThinApp - Programas Virtualizados

Um dia todos os programas serão virtualizados... mas enquanto isso não chega, este ThinApp da VMware parece ser um passo no bom sentido.

Ora, que é isto da virtualização? (e preparem-se porque vão começar a ouvir esta palavra cada vez mais frequentemente.)  Ora... engloba muita coisa, mas neste caso é aplicado à aplicação.
Em vez de necessitarem instalar um programa no vosso sistema operativo (coisa que pode obrigar a direitos administrativos, alterações no registry, etc.) executam um simples programa que... cria todo um "sistema operativo virtual" que permite que o programa corra sem necessidade de modificar realmente o sistema operativo hospedeiro.

É a solução perfeita para evitar que dezenas de programas espalhem ficheiros de configuração pelo vosso sistema operativo. O argumento de que este tipo de programa se torna "mais pesado", é um factor que tem cada vez menos importância num mundo onde os computadores têm mult-processadores e Gigabytes de memória. Factores como a simplicidade de instalação, manutenção e execução tornam-se agora factores mais importantes que uns MB extra de memória ou uns ciclos extra de CPU utilizados.

População na Internet Ultrapassa os Mil Milhões


De acordo com a comScore, a Internet conta agora com mais de mil milhões de visitantes.

Ordenado por países, temos que:
  1. China: 179.7 milhões
  2. EUA: 163.3 milhões
  3. Japão: 60.0 milhões
  4. Alemanha: 37.0 milhões
  5. Reino Unido: 36.7 milhões
  6. França: 34.0 milhões
  7. Índia: 32.1 milhões
  8. Rússia: 29.0 milhões
  9. Brasil: 27.7 milhões
  10. Coreia do Sul: 27.3 milhões
  11. Canadá: 21.8 milhões
  12. Itália: 20.8 milhões
  13. Espanha: 17.9 milhões
  14. México: 12.5 milhões
  15. Holanda: 11.8 milhões

Por continentes, passa a ser ainda mais notório que a Ásia é -cada vez mais- o "ponto central" da Internet, representando quase metade do fluxo mundial.
  • Ásia-Pacífico: 416 milhões(41.3%)
  • Europa: 283 milhões(28.0%)
  • América do Norte: 185 milhões(18.4%)
  • América Latina: 75 milhões(7.4%)
  • Médio Oriente & África: 49 milhões(4.8%)

As 7 Piores Previsões Tecnológicas

Num mundo tecnológico como aquele em que vivemos, é difícil relembrarmos que há muitos "entendidos" que nem sempre acertam naquilo que dizem.


#1
"Penso que há mercado mundial para talvez cinco computadores."
Thomas Watson, presidente da IBM, 1943

Claro que naquela altura um computador era um "monstro" que pesava toneladas e ocupada dezenas de metros quadrados... como poderia ele imaginar que umas décadas depois, uma simples calculadora de bolso (para não falar num telemóvel) teria mais poder de cálculo que todos os computadores existentes naquela década?


#2
"A Televisão não será capaz de aguentar nenhum mercado por mais de seis meses. As pessoas rapidamente se cansarão de olhar para uma caixa de madeira todas as noites."
Darryl Zanuck, executivo da 20th Century Fox, 1946

... algo que certamente todos concordamos... não?


#3
"Aspiradores a energia nuclear serão povavelmente uma realidade dentro de 10 anos."
Alex Lewyt, presidente da Lewyt Corp.(fabricantes de aspiradores), 1955

Não só estava errado (previsões a 10 anos são complicada) como - o que nos daria jeito agora, seriam aspiradores capazes de limpar as situações como as de Chernobyl. :/


#4
"Não há nenhuma razão para que alguém queira um computador em sua casa."
Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corp., 1977

Lembram-se da DEC?... Foi por causa destas previsões que agora não conhecem o seu nome.
(Na altura, era um gigante da informática..)


#5
"Quase todas as previsões feitas agora sobre 1996 se baseiam no crescimento continuado e exponencial da Internet. Mas eu prevejo que a Internet irá, em 1996, sofrer um colapso catastrófico."
Robert Metcalfe, fundador da 3Com, 1995

Esta é uma das previsões erradas mais famosas dos tempos modernos (exceptuando as do Zandinga!)...
Este caso foi ainda mais caricato por Metcalfe ter dito que, caso estivesse errado, comeria as suas palavras.
... e, não sendo um político, Metcalfe cumpriu com o prometido e, em 1999, durante o seu discurso na World Wide Web Conference, efectivamente comeu uma cópia daquilo que tinha escrito.
(Eu acho que isto devia ser obrigatório para todos os políticos que não cumprem o que prometeram nas suas campanhas eleitorais!)



#6
"A Apple já está morta."
Nathan Myhrvold, ex-CTO da Microsoft, 1997

... Como podem ver, o "amor" da MS pela Apple já vem de longe...



#7
"Daqui por dois anos, o problema do spam estará resolvido."
Bill Gates, fundador da Microsoft, 2004

... Exacto! Tal como os vírus e os "Blue Screen of Death"...
(hmmm... porque será que ele não se comprometeu a comer as suas palavras caso estivesse errado?)


fonte [MSN]

... Não se esqueçam que, por muito cómico que isto hoje pareça, continua a haver gente *hoje mesmo* a dizer o mesmo tipo de coisas... mas isso é algo que só saberemos daqui a uns anos. :)

2009/01/23

iFrame - Tablet PC

Espero bem que as marcas se apressem a lançar os seus produtos para o mercado... senão qualquer dia fazemos todos como o Oliver Seres, que pegou num Amtek T10L UMPC e tranformou-o no iFrame que podem ver no vídeo.

Para além do habitual hardware: Intel Atom N270 processor, 2GB RAM, bateria, 80GB, LCD de 10.2" 1,024 x 600, webcam 1.3Mpx, colunas de som, e WiFi; encontramos ainda um Ubuntu personalizado que me parece muito bem conseguido para funcionamento "touch-based".


Regresso ao Passado - Windows 1.0

Windows 95, 98, XP, Vista, Windows 7... sistemas operativos que tantas alegrias e dores-de-cabeça têm dado a milhares de utilizadores por todo o mundo.

Mas... ainda se lembram de como tudo isto começou? Onde estavam vocês em 1983, quando a primeira versão de Windows foi apresentada?

 As coisas eram bem diferentes naquela altura, e o "Windows" era um mero programa que se corria sobre o DOS 2.0, em computadores com 2 drives de disquetes "floppys" de 5.25" com 360Kb cada uma, e 256Kb de memória. (Riam-se, riam-se...)

Naquele tempo, era inovador ter um sistema que permitia ter janelas redimensionáveis, gráficos ao lado de texto, etc... A Apple na altura tinha o Lisa, e a MS não queria ficar para trás. (E faz-me recordar o quanto o Amiga estava avançado para a época, quando surgiu alguns anos mais tarde.)


É também de salientar que na conclusão final da análise feita ao Windows 1.0, a conclusão final tenha mencionado:
It is natural to wonder whether Microsoft Windows ability to run in limited memory and off floppy disks will result in noticeable delays during execution. Even Lisa with its megabyte of memory and 68000 microprocessor frequently asks the user to wait. Is the ease of use worth the waiting? Will Microsoft Windows somehow ingeniously avoid the problems of these delays?
É isso mesmo, estavamos numa altura em que os computadores obrigavam os utilizadores a esperar... esse facto, por si só, é representativo do quanto se tem evoluído - hoje em dia são os computadores que passam a maior parte do tempo à nossa espera. :)


Divirtam-se com a primeira análise a este "bebé" da Microsoft feita pela BYTE em Dezembro de 1983, e que hoje em dia se tornou naquilo que todos conhecemos.

iPhone Nano Desmentido pela Apple

Se estavam à espera de um novo iPhone miniatura (nano) - bem poderão continuar a esperar.

De acordo com declarações de Tim Cook (COO da Apple) não faz sentido estar a dividir o mercado tão bem sucedido do iPhone e da sua App Store com múltiplos modelos com funcionalidades diferentes.
Software is the key ingredient, and we believe that we are years ahead of our competitors. Having different screen sizes, different input methods, and different hardware makes things difficult for developers.

(Era o que eu já tinha dito...)

Mas já que ele refere o software, também quero aproveitar para lhe relembrar que há ainda bastante a fazer no iPhone - que continua a falhar em questões tão básicas como... o malfadado copy-paste, melhor gestão de SMS, melhor organização de apps para quem tenha instalado dezenas/centenas deleas, etc.


Quanto a um eventual netbook, é também desmentido... Eu acho que faria muito mais sentido lançarem um pseudo-netbook (teclado+LCD+bateria) onde se pudesse encaixar o iPhone; produto que poderiam vender a um preço bastante competitivo com os netbooks da concorrência, e satisfazer as necessidades de quem precisa de um teclado e LCD maior para trabalhar.

2009/01/22

Acer equaciona abandonar Netbooks de 9"

Parece que até no concorrido mercado dos mini-portáteis, maior é melhor.

Que o diga a Acer, que parece estar a considerar abandonar o seu popular Aspire One com LCD de 8.9" para se concentrar exclusivamente nos modelos de 10".

Se são fãs dos modelos de dimensões reduzidas e preferem os modelos de 9" aos de 10", então não demorem muito a tomar uma decisão...

Discos SSD? - Esperem até 2010

Muito tenho falado sobre os discos de estado sólido baseados em Flash (SSD). Embora as suas vantagens sejam inegáveis, pecam por alguns modelos - ou melhor dizendo, os controladores que alguns discos utilizam - terem um desempenho ridículo nalgumas circunstâncias.

Nomeadamente, quando o disco se encontra cheio, a performance no número de escritas aleatórias decresce substancialmente - havendo até casos em que pode "empancar" o vosso computador durante alguns segundos.
É por este motivo que muitos fabricante optam por reservar uma área do disco para ajudar a reduzir este sintoma (assim como para providenciar espaço para sectores danificados que tenham que ser transferidos para novos locais.) Assim, já ficam a saber porque alguns SSDs apresentam capacidades de 30/60/120GB em vez dos mais usuais 32/64/128GB... aqueles GB extra estão reservados.

Outros controladores há (por exemplo, os existentes nos discos SSD da Intel) que não têm este problema... mas - como seria de imaginar - são também bastante mais caros.

No entanto a JMicron, responsável pelos controladores mais afectados por este problema, diz já ter melhorado a actual geração de controladores, e que o problema será totalmente resolvido quando apresentar a sua nova geração de controladores, mais para o fim do ano, com memória DRAM integrada.

Portanto, se pensam comprar um SSD durante este ano, verifiquem que tipo de controlador ele utiliza para evitarem eventuais problemas desagradáveis - ou então... aguardem mais um ano e joguem pelo seguro.

Os "espremedores" da TV Digital

Com a chegada para breve da TV digital, prometem-nos um melhor serviço e qualidade de imagem inigualável - mas nem tudo são rosas. Do outro lado do Atlântico, nos EUA, alguns telespectadores mais atentos têm descoberto vários "esquemas" interessantes que as emissoras utilizam para espremer mais uns segundos de publicidade.

Por exemplo, a ABC tem usado uma técnica de compressão de tempo nas suas populares séries: Grey's Anatomy, Brothers & Sisters, e ontem no episódio de estreia da 5ª season de Lost.

O que eles fazem é simplesmente eliminar alguns frames do stream digital de vídeo, fazendo com que, a cada poucos minutos, consigam "poupar" alguns segundos extra para passar mais publicidade.

Esta técnica é quase impossível de detectar a olho nú, mas quando alguns desses telespectadores decidem gravar esses episódios e recomprimi-los para outro formato - esse truque é rapidamente revelado devido à "falta" de sincronismo causado pelos frames em falta.


Fico a aguardar para ver que técnicas empregarão as nossas emissoras, quando os seus gestores - depois da euforia inicial do "melhor serviço público, melhor qualidade", começarem a pensar "humm... mais uns segundos de publicidade?"

(Como se já não bastasse cortarem os genéricos finais de filmes e séries, ou acelerarem-nos a 1000%.)


Como curiosidade, refiro apenas que estas "tácticas" para poupar tempo já existem há bastante tempo - até mesmo nos "antigos" cinemas tradicionais, em que o projeccionista, se estivesse com pressa para ir embora, por vezes acelerava a projecção da película, dos normais 24fps para -por exemplo- 26fps.
Pode não parecer muito mas, num filme de 2h isto permitia poupar cerca de 10 minutos.
Se estivessem mesmo com muita pressa, chegavam mesmo a exagerar - ficando já a aceleração perceptível a olho nú - por exemplo, a 30fps, poupando quase 25 minutos num filme de 2h. :)


E quando me refiro aos cinemas tradicionais, isto não quer dizer que esta mesma técnica não seja usada agora nos cinemas multiplex, para poupar uns minutos nas exibições dos filmes...

2009/01/21

Computadores com Anuidades

A incessante tentativa de nos separar dos nossos sempre escassos euros parece levar alguns fabricantes a níveis "alucinogénicos".

Para todos aqueles que já acham disparatado ter que pagar por um sistema operativo, quando tantas alternativas gratuitas existem, ouçam a última loucura que nos chega da Phoenix Technologies e do seu Hyperspace - mais um sistema InstantOn que disponibiliza um "mini-sistema operativo" em poucos segundos sem necessidade de arrancarem o sistema operativo completo - que será implementado nalguns computadores da Asus.

A novidade não é nenhum revolução tecnológica (a Asus já utiliza há algum tempo a solução da Splashtop, remarcada como "ExpressGate") mas sim o facto de este novo Hyperspace obrigar ao pagamento de - imaginem - uma anuidade!

Ou seja: para além de comprarem o computador, terão que pagar uma "renda".

Sinceramente, não sei como é que a Asus se mete nestes sarilhos... será que pensa que os seus clientes são burros? Ou pensam que, lá por terem tido sorte com os netbooks, que tudo o resto que nos impingirem terá o mesmo sucesso?...

O resultado é previsível... e falaremos dele daqui a alguns meses.

O Início do Fim da Anti-Pirataria?

Surpreendentemente, a Apple removeu a necessidade de introdução do tradicional "número de série" do seu programa iWork 09.

Será esta uma tendência que a companhia irá seguir no futuro? Afinal, como todos sabem, todas as medidas para combater a pirataria são completamente ineficazes e apenas servem para complicar a vida a todos os utilizadores que adquirem os produtos legalmente.
(Aliás, há estudos que demonstram até que a partilha de ficheiros não prejudica em nada a economia - pelo contrário - mas isso é outro assunto.)

Tome-se como exemplo um qualquer jogo que tenha a mais avançada protecção anti-cópia: basta visitar o ThePirateBay para verificar que o jogo lá se encontra, disponível para download e instalação - quase sempre com alterações que o tornam bem mais cómodo para ser utilizado (como, por exemplo, permitindo que se jogue sem a necessidade de um CD/DVD original no drive.)

Veja-se o caso dos filmes Blu-ray, onde foram gastos milhões em tecnologias protecção anti-cópia (responsáveis até por inúmeros meses de atraso no seu lançamento) - tanta coisa, e todos os filmes se encontram também disponíveis para download (incluindo versões não comprimidas, cópias integrais do filme.)

Até o Windows, o suspeito número #1, com todas as técnicas (por vezes subreptícias) de comunicar com a Microsoft... continua a existir de forma "ilegal" em milhões de computadores por este mundo fora.

E onde quero chegar?...

Que tipo de software estarão vocês mais inclinados para comprar: um software que precisa de números de séries, de activações via Internet, e que instala diversos serviços que espiam o que fazem no vosso computador, tratando-vos como criminosos; ou um software que não desperdiça recursos com essas "paneleirices", e que se limita a fazer o que é suposto fazer - não vos penalizando por causa de outras pessoas que possam decidir piratá-lo?

Update da Seagate piora Discos

Lembram-se de vos ter falado do problema que tem afectado milhares de discos da Seagate?

Pois bem, parece que a actualizção de firmware para resolver o problema... tem tornado as coisas ainda piores!
Inúmeros utilizadores estão a relatar que depois de actualizarem o firmware, o disco deixa de funcionar completamente.
Poderia dar-se o caso de ser apenas um problema de utilizadores que não soubessem fazer a actualização correctamente - mas o que é certo é que a própria Seagate já retirou o update da sua página.

Se têm um disco das séries afectadas, será melhor esperarem mais um pouco e acompanharem o forum da Seagate... para ver no que tudo isto vai dar.
 

Sanyo Renova Xactis

As Xacti são câmaras de vídeo digitais bastante populares - e a Sanyo parece não querer deixar que caiam no esquecimento.
Para isso, lançou uma série de novos modelos com características de chamar a atenção.

Entre estas, incluem-se modelos capazes de gravar vídeo em alta-definição (FullHD) 1,920 x 1,080 a 60fps, câmaras à prova de água, e câmaras capazes de tirar fotos a 10megapixels.

Com lançamento anunciado para Fevereiro, terão tempo suficiente para as analisar e decidir se valem a pena - para que as férias de Verão deste ano sejam já captadas em "gloriosas" alta-definição.

2009/01/20

A Nova Face da América

É engraçado comparar o site oficial da Casa Branca, quando Bush tomou a presidência, e hoje, no dia de tomada de posse do novo presidente Obama.

2001-2009... muita coisa mudou no mundo... no mundo electrónico e no real.




Não é preciso ser um "analista político" para perceber que a Internet tem cada vez maior peso e impacto na sociedade, e que Obama terá sido o primeiro presidente a tirar real partido destas novas "armas", quer na sua campanha (com os resultados que estão a vista) como durante a sua governação que agora se inicia.

Mudança é a palavra de ordem; esperemos que seja para melhor.

Interface Touch da Asus

Tal como tenho vindo a dizer, a aposta agora será nos interfaces apropriados para o uso via touchscreen.

Fico feliz por ver que a ASUS, para além dos produtos inovadores que tem lançado, também está preocupada em fazer com que o software evolua nesse sentido.

Fiquem com um vídeo que demonstra o interface para os seus novos Eee PC "Touch".

1 Ano de Actualizações no Open Street Map

Praticamente toda a gente conhece o Google Maps, o que se calhar não sabem é que existe um projecto open-source que oferece o mesmo tipo de informação de forma completamente livre e gratuita: o Open Street Map.

Para além de contarem com dados disponibilizados por algumas entidades oficiais, estes mapas são fruto do trabalho de inúmeros indivíduos que vão acrescentando, a pouco e pouco, as suas áreas a este gigantesco projecto.

O vídeo que se segue mostra a evolução que o OpenStreetMap teve durante o ano de 2008.


OSM 2008: A Year of Edits from ItoWorld on Vimeo.

(via Celso)

2009/01/19

Teclado iPhone Híbrido

Eu não vos disse que a Asus ia remexer o mercado todo outra vez com o seu Eee Keyboard?

Vejam lá se isto não faz todo o sentido? Encaixar um iPhone num teclado, de forma a poder teclar, e ter todo o poder do diminuto processador do iPhone à vossa disposição - quer o usem como "computador" principal, ou como secundário.


Com a saída de vídeo ligada a um monitor LCD... o conceito "computador de bolso" voltar novamente a fazer sentido.

Microsoft, Europa, Monopólio

Sinceramente, já não percebo onde esta gente quer chegar.

Mais um processo contra a Microsoft, por esta ter o Internet Explorer demasiado integrado com os seus sistemas operativos Windows.

Ora... desde o lançamento do Vista que cada vez mais me tenho "passado" para o campo dos Ubuntus e coisas que tais - mas não sou fanático por qualquer um dos lados - pelo que não quero me digam que venho para aqui defender a MS ou coisa parecida.

Apenas acho estranho que dêem tanta importância a este quase insignificante pormenor - sim, porque é um pormenor - e não a outras coisas que, essas sim, seriam meritórias de séria análise.

Ou seja: é um problema a MS oferecer um browser no seu Windows; algo que facilmente é resolvido por qualquer pessoa, bastando para isso instalar de qualquer outro browser (Firefox, Opera, Safari.)
Que querem eles fazer? Retirar o IE e obrigando a que todos os clientes tenham que instalar obrigatoriamente um browser conscientemente?
Não é como se o Windows se recusasse a instalar browsers alternativos - isso sim, seria grave.
(Embora casos haja onde a MS se recusa a revelar informações necessárias à programação de aplicativos que interajam com o sistema - mas esse é outro assunto...)


Qualquer dia lembram-se de dizer que o Windows não pode vir com um explorador de ficheiros, nem uma linha de comandos, nem um gestor de processos - porque senão não dá hipótese a quem faz utilitários desse tipo...


Se acham que têm que fazer algo, então que obriguem a MS a oferecer um CD com uma distro Linux grátis por cada Windows vendido. Ou então, mais simples... comecem por educar por exemplo, usando sistemas operativos livres e gratuitos nas escolas para que as próximas gerações não estejam "viciadas" em sistemas operativos que chegam a custar mais que o próprio computador onde são executados.

Senão, temos governos a gastar milhões de euros por ano em software microsoft (aí não se preocupam com os monopólios) e depois dizem que o raio do browser que lá vem de séris é que é uma coisa grave?... Não percebo...

Espelhos Matemáticos

Para o matemático Andrew Hicks na Universidade de Drexel, os espelhos são algo bem diferente daquilo a que estamos habituados.

Farto de olhar para as imagens distorcidas do espelho curvo que tinha na sua bicicleta, lembrou-se de aplicar os seus conhecimentos matemáticos à forma como os espelhos reflectem a luz.

Os resultados... são impressionantes.
Na imagem de cima, podem ver alguns dos  seus espelhos - incluindo um (o pequeno, no meio) que é um espelho que reflecte uma imagem não espelhada! Ou seja, se levantarem a vossa mão direita, irão ver o vosso reflexo a levantar igualmente a mão direita. Deve ser mesmo de fazer trocar os olhos! :)

Com aplicação mais prática, está um protótipo de um espelho para aplicação nos espelhos retrovisores laterais nos veículos que elimina completamente o chamado "ângulo-morto".

Ou seja, passamos disto:


para isto:


Para além do campo de visão alargado, a imagem não fica distorcida.

Através deste artigo fiquei também a saber que - apesar das rigorosas questões de segurança automóvel nos EUA, não é premitido o uso de espelhos "curvos", por estes afectarem a perspectiva da distância para os objectos. A única excepção é que podem ser usados no lado do passageiro, e tendo a famosa advertência: "Objects in Mirror Are Closer Than They Appear."

Ainda bem que deste lado do Atlântico, ver "mais" é sempre ver "melhor." Espero que estes espelhos hi-tech cheguem até nós rapidamente.

via [Philly]

Seagate Mete Água - Discos com problemas

Perguntem a qualquer* pessoa que vos diga uma marca de discos rígidos para computador. As probabilidade de que o nome Seagate seja mencionada é infinitamente superior às probabilidades que têm de acertarem no euromilhões.

Mas, tal como os famosos discos IBM já foram por algumas vezes alvo de problemas recorrentes (lembram-se do famoso click-of-death que apavorou milhares de utilizadores?) parece que agora é a vez da Seagate passar pela mesma situação.

Felizmente, desta vez parece não haver grande risco de perda de dados, sendo apenas um bug no firmware de alguns modelos Barracuda e Diamond MAX, que torna o disco inoperante ou extremamente lento nalgumas circunstâncias.

Pior foi a atitude da Seagate, que começou por ignorar o problema e só agora veio a público admitir o erro.

Se têm discos Seagate, o melhor é verificarem se não são das séries afectadas e actualizarem-nos - caso necessário - o mais depressa possível.

AVISO! Não actualizem o firmware até que esteja testado!
Parece que a actualização do firmware está a causar mais problemas do que resolve.


*Qualquer pessoa = Qualquer pessoa que saiba o que existe dentro da caixa "mágica" que é um computador. :)

2009/01/18

TDT em Portugal - Faltam 100 Dias

E se tudo correr como previsto, faltam apenas 100 dias para podermos disfrutar da tão falada TDT - a Televisão Digital Terrestre.


Iremos finalmente poder dar real uso aos LCDs e Plasmas que muitos portugueses têm já em suas casas - os quais apenas podem usufruir completamente (neste momento) se tiverem um media center ou leitor Blu-ray de alta-definição.

Infelizmente, parece que inicialmente teremos apenas um canal em alta-definição que será partilhado(?) pelos operadores... mas é melhor que nada - temos que começar por algum lado.

Outra vantagem, para além da qualidade superior de imagem e som, é a possibilidade de disfrutar de guias de programação electrónicos (o EPG - imaginem um teletexto bastante melhorado. :) - depois só falta saber se as emissoras conseguem cumprir com o prometido.

Para mais informações dêem um salto ao portugalTvDigital.

2009/01/17

Maq. Digitais Compactas Super-Zoom

Que vos parece a ideia de terem sempre à mão uma máquina fotográfica digital, que em poucos segundos permite tirar estas duas fotos:


Parece incrível mas é mesmo verdade; hoje em dia, por um preço relativamente acessível podemos comprar um câmara digital compacta "estilo SLR" com zooms que chegam aos 20x.

O problema é descobrir qual delas é a melhor... Mas para isso podemos confiar em sites como o DPreview, que fez uma análise aprofundada a vários modelos.

  • Canon Powershot SX10 IS
  • Fujifilm FinePix S2000HD
  • Fujifilm FinePix S8100fd
  • Nikon Coolpix P80
  • Olympus SP-565UZ
  • Panasonic Lumix DMC-FZ28
  • Sony Cybershot DSC-H50


Leitura obrigatória para todos os que estejam a pensa comprar uma máquina digital nos próximos tempos.
(Por mim, continuo a poupar para uma Canon 5D Mark II - que afinal, até é máquina que chega para fotografar presidentes! :)

Windows 7 Multitouch Video

Mais um vídeo que demonstra as capacidade multitouch do próximo Windows 7,com o teclado virtual a fazer a primeira aparição.



E para quem for fã dos atalhos pelo teclado, relembro que têm uma boa compilação deles no site do Brandon.

2009/01/16

HDTV LCD de 55" e LED Backlight

Será que o meu próximo TV está mais perto do que eu julgava?

É que este Vizio VF551XVT parece ter tudo o que se quer num TV de alta-definição: as dimensões "cinemáticas", um painel LCD Full HD 1920x1080, refresh rate de 120Hz (240Hz nalguns modelos)... e iluminação por LEDs.

Ou seja... não falta mesmo nada!

Mas... o melhor mesmo... é que este LCD custa "apenas" $2000!

Pode não parecer muito barato, mas é preciso não esquecer que um LCD equivalente da Samsung (por exemplo) custa o dobro.

Vamos lá ver se estas coisas chegam rapidamente até este lado do Atlântico... :)

Plasmas Banidos?

Nos últimos dias andaram a circular notícias de que os televisores habitualmente denominados "Plasmas" iriam ser banidos. Ora, não é bem isto o que se passa.

O que acontece é que, para melhorar a eficiência energética de todos os aparelhos, tal como já aconteceu com máquinas de lavar, frigoríficos, etc. também os televisores irão ter direito a um "rótulo energético".

A tecnologia plasma é conhecida como sendo mais gastadora que um painel LCD das mesmas dimensões, mas daí a dizer que vão ser banidos... vai um grande passo.

Da mesma forma que dificilmente encontramos um frigorífico que seja "classe F", o mesmo acontecerá com os LCDs e Plasmas, cujos fabricantes estão constantemente a melhorar, no sentido de oferecer melhor qualidade e consumos mais baixos.

O que poderá acontecer - digo eu - é que da próxima vez que forem comprar um televisor, poderão encontrar modelos LCD com classificação A e B, com os plasmas a serem "apenas" B ou C.

A escolha final será do consumidor... Para alguém que utilize o televisor apenas 1h por dia (ou semana) o consumo eléctrico será menos importante do que para alguém que o vá ter ligado 8h por dia.

iPhone Free Memory

Aqui está o exemplo de um programa que não deveria existir. O Free Memory para o iPhone é um programa que suspostamente liberta memória, permitindo que outros programas possam ser executados sem que "saltem para menu principal" (síndroma que muitos utilizadores conhecem em algumas aplicações.)

O problema é que, apesar de ter 128MB de Ram, a maior parte dessa memória é utilizada pelo sistema operativo do iPhone e pelas suas aplicações oficiais.

Não é incomum, em situações onde tenham andado a ver emails e a passear pela Internet no Safari, ficarem com menos de 10MB livres... um valor que pode impedir que executem uma aplicação que necessite de bastante memória (como alguns jogos, por exemplo.)

É por esse motivo que muitos developers recomendam que façam um reset ao iPhone antes de executarem as suas aplicações - algo que permite ao iPhone ficar com cerca de 40MB de memória livre (após um reboot.)


Não é que deseja mal aos developers desta aplicação, mas este é o exemplo perfeito de um aplicação que não deveria existir. O sistema operativo deveria ter a obrigação de gerir tudo isto de forma bem mais inteligente - se há uma App que precisa de mais memória, porque não terminar esses processos que não estão a ser utilizados, libertando os tais 40MB que temos ao ligar o iPhone?

Espero que a próxima versão do firmware venha melhorada a este nível.

2009/01/15

Google Maps já mostra Metro em Portugal

Não sei se repararam, mas em Lisboa e no Porto já podemos ver as linhas de Metro e informação das estações (e em Lisboa até mostra os horários dos comboios - coisa que no Porto ainda não temos.)


Espero que alguém dos STCP e do Metro do Porto aproveite a oportunidade e implemente o que for preciso para podermos planear as nossas viagens nos transportes públicos utilizando o Google.
Não só é útil para nós, como também para todos os turistas que visitam a "capital do Norte".

Obama e Primeira Foto Digital Oficial

Este presidente Obama anda a dar umas promoções bem jeitosas a várias marcas... primeiro foi o seu Blackberry; e agora é a vez da Canon sorrir com a publicidade gratuita.

É que a sua Canon 5D Mark II foi a máquina escolhida para tirar a primeira fotografia digital oficial de um presidente dos EUA.



A fotografia foi tirada por Pete Souza, o fotógrafo oficial da Casa Branca, e pode ser descarregada aqui.
De acordo com dos dados EXIF data, a foto foi tirada ontem às 17:38, com exposição 1/125, F/10.0, 105mm, ISO 100, sem flash.

Uma fotografia digital que ficará na história...

Philips anuncia LCD 21:9 Ultra Widescreen

Parece que eles me andam a ouvir. Para quê restringirem-se ao formato 16:9 quando temos tantas obras primas cinematográficas que demonstram exemplarmente que... quanto mais largo melhor?

A Philips vai comercializar os seus novos LCDs sob a iniciativa CINEMA 21:9
num formato widescreen ainda mais largo que os existentes, num formato de - como o próprio nome indica -  21:9.

Finalmente, a data aproxima-se em que se acabarão com as monstruosidades cometidas:


... Agora é só lançarem isto num projector com 4k de resolução... e não preciso de sair de casa para ir ao cinema - com ou sem cartão My ZON Card.

Mini-Adaptador USB WiFi 802.11n

É cada vez mais dificíl encontrar um computador que não tenha WiFi de origem. Mas se é o vosso caso e não querem ter um inestético "mastodonte" pendurado na porta USB, então vão gostar de saber que a Buffalo lançou um adaptador USB WiFI com dimensões bastante reduzidas.




Este WLI-UC-GN 802.11b/g/n mede uns míseros 16×33×8 mm e custa cerca de $24 USD.

Só têm que ter cuidado onde o pousam... com este tamanho vai ser fácil perdê-lo.

MMS no iPhone

Para todos aqueles que eliminavam à partida a hipótese de terem um iPhone por este não suportar os MMS... festejai! Já está disponível o iMMS, uma App da Vodafone que permite enviar e receber MMS no vosso iPhone.



Se bem se lembram, a ausência dos MMS foi um dos características mais duramente criticadas pela altura do lançamento do iPhone no nosso país. Pessoalmente, não senti a falta delas - motivo pelo qual nem sequer senti curiosidade em instalar e experimentar esta App. Mas, se era isso que vos mantinha afastados dum iPhone... já não têm desculpa. :P

iMMS cortesia da Vodafone... numa App Store perto do vosso iPhone.