2009/03/31

MSI Wind Top - Gasta apenas 45W

Sem dúvida que a próxima moda vai ser a dos computadores integrados nos monitores, que várias marcas (HP, Asus, etc.) têm vindo timidamente a introduzir no mercado.
(Coisa que não é propriamente novidade, e vem já dos tempos dos monitores CRT, mas que agora no caso dos LCD é sem dúvida bem mais "confortável.")



O MSI Wind Top vai ser um dos candidatos, e numa altura em que todos olham para os consumos, este modelo vai ter atrair a atenção dos clientes mais ecológicos: é que este Wind Top AE1900 gasta apenas 45W em funcionamento, mesmo tendo um LCD de 18.5" - agora é só esperar para ver quanto gastam os modelos equivalentes da Asus (que imagino serem aproximados) e... toca a comprar um para colocar na cozinha... (humm, faltará muito até que eles lancem um modelo destes que seja à prova de água? :)

via [gizmodo]

Jogos deviam exibir o DRM usado

Ora aqui está algo com que simpatizo fortemente: tal como a indústria está preocupada em dizer se um jogo é (ou não) violento, com classificações que permitem aos consumidores saber se o jogo é apropriado para uma certa idade; Hal Halpin diz que é necessário fazer o mesmo em relação ao DRM utilizado.

Numa altura em que os sistemas DRM anti-cópia e anti-pirataria se tornam tão intrusivos, instalar um jogo "às cegas" acarreta graves riscos: a maioria dos sistemas DRM usados instala serviços escondidos que monitorizam constantemente o vosso computador para detectar alterações "não-autorizadas". Pior ainda, muitas vezes estes serviços escondidos permanecem mesmo depois de desinstalarem o jogo.

Eu concordo que devia ser obrigatório que os jogos tivessem um aviso deste tipo perfeitamente visível que permitisse aos consumidores identificar rapidamente que tipo de "problema" estariam a instalar.

Pessoalmente, há muito tempo que me recuso a comprar jogos para PC que tenham qualquer tipo de DRM abusivo - e isso implica não ter comprado vários jogos que estava disposto a comprar; e enviar um email aos seus produtores informando-os disso.

Fezlimente, há outros felizes exemplos, de jogos bem sucedidos, como o Enemy Territory: Quake Wars (um dos últimos jogos que comprei para PC) que dispensam qualquer tipo de DRM, e que mostram que não é "dificultando a vida" a todos os clientes que pagaram pelo jogo que se evita que o jogo seja piratado.

Honda mostra Asimo controlado pelo Pensamento

Já todos ouviram falar do Asimo da Honda, o popular robot que permite imaginar o que o futuro nos aguarda. O que provavelmente não sabiam é que a Honda está a trabalhar para que o possam controlar unicamente com o pensamento.

Embora esta tecnologia tenha ainda muito que evoluir, este novo sistema representa uma grande evolução face aos sistemas anteriores. Permitindo, segundo eles, um reconhecimento superior a 90% sem necessidade de treino especial.

De repente, dou comigo a pensar que este tipo de interface cérebro-máquina poderá tornar-se prático e fiável bem mais cedo do que imaginava.

2009/03/30

iPhone OS 3.0 com Javascript Acelerado

Parece que o recém anunciado OS 3.0 para o iPhone vai trazer algumas novidades interessantes no que diz respeito à velocidade de execução do javascript.

A versão beta demonstrou ser cerca de 3x mais rápida que a actual versão do iPhone. Considerando o peso que o javascript tem na maioria das páginas e serviços web, é de esperar que a já boa experiência de mobile browsing proporcionada pelo iPhone se vá tornar ainda melhor.

(E, uma vez que os testes se referem à versão beta do OS 3.0, podemos esperar que até à data de lançamento as coisas possam ser optimizadas ainda mais.)

Asus Eee PC ganha DVD

Se a vossa desculpa para não comprarem um Eee PC era a "confusão" de não terem um drive óptico DVD para poderem instalar programas, ver uns filmes, ou gravar uns backups (relembro que uma pen USB de 8GB custa actualmente... uma ninharia, mas pronto...) então vão deixar de a ter.

É que a Asus confirmou o lançamento do seu novo Eee PC 1004DN, que adiciona o drive óptico e um leitor de impressões digitais aos genes do 1000HE, com um CPU 1.66GHz Atom N280, disco até 120GB e demais características habituais destes Eee PCs.

Opera Mobile 9.7 com Turbo

A guerra dos browsers, que nos últimos tempos tem estado "parada" nos desktops, parece estar a voltar-se para o segmento que tem tido maior crescimento nos últimos tempos: o dos dispositivos mobile.

Com o novo Opera Mobile 9.7 a competição vai ficar ainda mais renhida - especialmente se considerarmos a possibilidade de dar uso à aceleração server side Opera Turbo que comprime imagens para aceleração substancial na sua transmissão para o cliente.



Com suporte para Flash Light e aceleração por hardware OpenGL ES em ecrãs de alta resolução VGA e WVGA, este novo Opera parece ter tudo o que é preciso para agradar aos possuidores de dispositivos Windows Mobile.

Skype no iPhone

Parece que desta vez os rumores estavam correctos, e os possuidores de um iPhone poderão utilizar um cliente Skype oficial nos seus aparelhos já a partir de amanhã.

Embora fosse já possível realizar chamadas VoIP para o Skype (usando o Fring, por exemplo) estas eram reencaminhadas através de um servidor que fazia a reconversão do áudio - sendo que com esta app oficial, a qualidade deverá ser ainda melhor.

Como era de esperar, as chamadas apenas podem ser feitas quando ligados à internet via WiFi (quando ligados via rede celular, podem continuar a usar a app no modo de chat/messenger.)

A partir de amanhã, numa App Store perto do vosso iPhone.

2009/03/29

Publicidade Honda Let it Shine

A Honda continua em grande nos seus spots publicitários... desta vez usando centenas de automóveis e as suas luzes para criar um gigantesco ecrã virtual.

O melhor é verem.

As 25 Melhores Dicas para iPhone 3G

Se têm um iPhone 3G, aqui têm uma lista de 25 dicas para o iPhone 3G que eventualmente poderão tornar-se bastante úteis.

Eu pensava que já sabia tudo, e mesmo assim, dei comigo a aprender 3 ou 4 que me vão dar bastante jeito. :)
(Em bold as que eu não conhecia...)

  1. Como desligar a ligação GPRS - (Usar dados inválidos no "login")
  2. Usar Restrições para bloquear certas funções
  3. Usar a imagem de fundo (wallpaper) para mostrar as tarefas do calendário
  4. Ensinar novas palavras ao corrector automático  - (usar a caixa de search do Google no Safari, que actualiza o dicionário imediatamente)
  5. Outros domínios no teclado (.com, .org, .net) - pressionar a tecla ".com" durante algum tempo
  6. Tirar foto ao ecrã - Pressionar o Home Button e o "sleep" button simultaneamente
  7. Desligar a pré-visualização dos SMS no home screen
  8. Aumentar o volume dos toques - (usar samples com o volume mais alto.)
  9. Gravar imagens no Safari e Email - pressionar a imagem até que surja um menu com a opção de gravar a imagem.
  10. Caracteres de pontuação extra - pressionar as teclas até que surjam mais símbolos (ver a imagem ali em cima)
  11. Forçar o fecho de uma App - pressionar o botão Home durante seis segundos, a app será fechada e libertará mais memória.
  12. Escrever números e simbolos e regressar rapidamente ao teclado do alfabeto - carregar e manter pressionado a tecla do 123, arrastar o dedo para a tecla pretendida e largar. O teclado volta imediatamente para o "ABC".
  13. Fazer fast-forward/rewind the músicas e vídeo - manter pressionado os botões do "anterior/seguinte"
  14. Definir o duplo clique do home button para aceder aos favoritos, menu principal, ou controlos do iPod.
  15. Como maximizar a bateria do iPhone
  16. Como apagar todos os dados do iPhone de forma segura e permanente
  17. Como fazer um backup dos vossos contactos - pessoalmente prefiro o Funambol.
  18. Como criar temas gráficos para o iPhone
  19. Como aceder à calculadora científica - entrar na calculadora e mudar para o modo landscape/horizontal.
  20. Como partilhar as Apps com outros iPhones
  21. Como usar o iPhone como disco USB
  22. Como criar toques musicais gratuitamente usando o iTunes
  23. Como converter vídeos para o iPhone
  24. Como fazer sync de um iPhone com múltiplos computadores
  25. Como transferir dados (contactos, notas, fotos) de outro telefone para o iPhone 3G
Para todos os detalhes, dêem um salto ao hongkiat.

2009/03/28

Pico Projectores HD 720p

Aqui está a prova de que os projectores não se medem aos palmos. A Forever Plus anunciou os seus micro (pico?) projectores, agora com resolução HD 720p.

Com uma fonte de luz LED capaz de projectar os 1280x720 pixeis durante 30.000h. Por enquanto não de pode esperar que um projector deste tamanho possa competir em qualidade de imagem com os seus irmãos maiores... mas imagino que seja uma questão de tempo até que essa diferença comece a reduzir-se substancialmente (talvez com projectores laser?)

Até lá, se têm necessidade de andar com um projector HD no bolso... esta é a vossa melhor opção. :)

Eee Keyboard [Video]

Aqui está o brinquedo que mais me tem atraído ultimamente, o Eee Keyboard - desta vez em vídeo, demonstrando o seu funcionamento.

Se tiver um preço competitivo, em linha com a restante gama Eee PC... imagino-me a não resistir à tentação.

2009/03/27

Dell Anuncia PC com suporte para 192GB de Ram

Mais um passo na interminável escalada que aumenta a memória disponível nos computadores.
Se em tempos alguém pudesse imaginar que 640Kb seriam mais que suficientes para tudo, hoje todos sabem que não há limite para tal coisa.

1GB de RAM parece já uma coisa do passado, com 4GB a serem comuns, e os 8GB a ameaçarem tornar-se o novo "standard" a curto prazo.

É por isso que este anúncio da DELL a oferecer um servidor que suporta até 192GB de RAM não me parece nada exagerado.

Há muito que imagino que eventualmente chegaremos a um ponto onde a noção de memória e armazenamento se tornarão irrelevantes. Tal como os recentes serviços de streaming de jogos tornarão irrelevantes ter uma placa gráfica 3D de 50 Euros ou uma de 500 Euros.
A partir de certo ponto, os dados simplesmente estarão "lá", onde quer que isso seja - quer seja nos Gigabytes de memória local, nos Terabytes dos discos rígidos, ou nos Petabytes da Internet.

SSDs Cheios Tornam-se mais Lentos

Se estão interessados em perceber algumas das coisas estranhas que por vezes parecem atormentar os discos SSD, então é aconselhável darem um salto a esta análise feita pelo site Anandtech.

Ficarão a saber, por exemplo, porque motivo um disco SSD vai ficando mais lento ao longo do tempo.

Algo que é explicado pelo facto do tamanho dos blocos de escrita não ser coincidente com o tamanho dos blocos que podem apagar.

Por exemplo, pode acontecer que possam escrever blocos de 4KB, mas só poderem apagar blocos de 256KB.

Isso faz com que, à medida que os blocos vão sendo preenchidos, a escrita de um único byte possa obrigar à leitura de um bloco de 256KB, proceder à mudança do byte em questão, e reescrever os 256KB novamente.
(O que explica a drástica redução da performance do SSD neste cenário do pior-caso-possível.)

Algo que irá ser certamente melhorado nos próximos tempos, à medida que os sistemas operativos e software começarem a saber tirar partido desta nova geração de dispositivos de armazenamento.

Samsung inicia Fabrico de LCDs Mais Finos

O que quer que o futuro traga, será certamente mais "fino." Pelo menos no que se refere aos LCDs da Samsung, que deu início à construção de LCDs para HDTVs de grandes dimensões com um novo sistema de retroiluminação por LEDs.

Em vez de os LEDs ficarem por trás do painel LCD, este sistema permite que os LEDs fiquem nas margens, usando um difusor para espalhar a luz uniformemente por todo o ecrã. Isto permite que o LCD seja mais fino e consuma menos energia (pois necessita de menos LEDs.)

Estes novos painéis estarão disponíveis com tamanhos de 40-55".

Pessoalmente, continuo a preferir o sistema de retro-iluminação com LEDs directos, especialmente quando ligado a um controlador que permita criar um contraste dinâmico HDR.

Havok OpenCL Demo

Mais uma demonstração que visa promover o OpenCL, um standard de programação que permite que cálculos complexos (como os necessários para fazer a simulação de movimentos realistas) sejam processados no CPU e no GPU das placas gráficas aceleradoras 3D.

O resultado:



"This demo shows Havok Cloth in action, simulating 25 dancers, each one wearing a high resolution (7000 polygons) red dress. This demo is completely interactive and runs at solid 60FPS on a standard PC."

Ainda me lembro do tempo em que conseguir fazer algo como isto em tempo real era apenas um sonho... e agora, é o que se vê.

Mas... se isto vai obrigar a ter placas gráficas "potentes", ou simplesmente uma ligação à internet, isso é o que falta saber. :)

Inspecção de Bagagens 3D

É dia de festa para milhares de seguranças espalhados por aeroportos de todo o mundo. Em breve, a tarefa de vasculhar as bagagens das pessoas em busca de objectos... "diferentes"... poderá ser feita - imaginem só - em 3D.


Graças a uma nova máquina da GE Security (General Electrics), a CTX 9800 DSi, a rotineira tarefa de olhar para malas bidimensionais a passar no ecrã passa agora a ser mais interactiva e interessante (especialmente se tiverem uma tendência para o voyeurismo.)

Para os mais curiosos, podem ver um vídeo demonstrativo aqui.

2009/03/26

Google Docs com Falhas de Segurança

Se, tal como eu, usam frequentemente o Google Docs para criar, armazenar, e partilhar dados, então isto vai interessar-vos certamente.


Quais são então estas falhas de segurança do Google Docs?

Para começar, parece que qualquer imagem que vocês insiram num documento protegido está - ao contrário do que poderiam pensar - facilmente disponível para ser vista por qualquer pessoa na internet; desde que se dê ao trabalho de descobrir o seu "id."

Para além disso, ao partilharem um documento com um diagrama, permitem que essa pessoa possa ver as versões anteriores do mesmo, alterando o identificador no URL. Algo que pode ser bastante desagradável caso se tratem de dados confidenciais que vocês tenham apagado para partilhar o documento de forma mais "segura" - e que ficam assim facilmente acessíveis a um colaborador mais "curioso."

A última - e talvez mais grave - prende-se com o facto de, mesmo depois te terem removido alguém da lista de pessoas com acesso a um documento; nalguns casos, a pessoa continua a poder aceder ao documento. Ora... se vocês removem alguém da lista, é porque definitivamente não querem que ela continue a ver o documento... não?



Pessoalmente, sempre que se fala de serviços na Internet, sempre tive a perfeita noção que a questão da privacidade e segurança é sempre relativa. Uma coisa num servidor acessível a milhões de outros computadores está sempre "em risco". E por isso, sempre tentei dividir ao máximo o que é "privado" mas não crítico, das coisas realmente "privadas".
Para estas últimas, o ideal é guardá-las num dispositivo local, guardado em lugar seguro - e preferencialmente, com uma boa dose de encriptação à mistura.
(Com esta encriptação - a opção de os guardar online volta a ser uma opção - dependendo dos casos.)

De qualquer forma, espera-se que o Google resolve estes (e outros) pequenos pormenores, para que a confiança nos seus serviços não vá descendo cada vez mais.

[update]
A resposta do Google.

Sony Abandona os FED

Más notícias para todos aqueles que aguardavam por um display FED.

Depois de tanto alarido e publicidade fazer aos FED, com direito a demonstrações impressionantes a 240fps, a Sony vem agora anunciar que vai abandonar o desenvolvimento desta promissora tecnologia que iria revolucionar os displays.

Esperemos que isto seja apenas um contratempo, e que outras companhias continuem a apostar nesta tecnologia.

[Update]

E aqui está uma delas, a Futaba, fabricante bastante conhecido de displays VFD e que continua a apostar no futuro dos FED (nem que seja em segmentos de mercado mais específicos, como na indústria automóvel.)

Apple Assassina App Store?

A Apple parece ser uma daquelas empresas que "dá uma no cravo, outra na ferradura" - que é como quem diz: tanto oferece coisas boas aos developers, como de seguida lhes dá uma tremenda chicotada.

Querem saber a última?

Não é segredo que o modelo de negócio que a Apple criou com a sua App Store para o iPhone, disponibilizando uma maneira simples e prática de qualquer pessoa poder criar um programa e rapidamente disponibilizá-lo a uma vasta comunidade, sem ter que se preocupar com distribuição ou detalhes como as formas de pagamento, tem sido um grande sucesso.

Pessoas "normais" tornaram-se milionárias da noite para o dia, ao lançarem uma única app bem sucedida na App Store.

Mas eis que tudo pode mudar. Uma nova cláusula pode dar origem ao inverso: levando qualquer developer à falência.


Os utilizadores vão ter 90 dias para decidir se gostam do programa que compraram e, dentro desse prazo, podem pedir o reembolso do dinheiro que pagaram.
Até aqui tudo bem... quantas vezes não acontece pagarem por um programa que depois se revela não ser exactamente aquilo que estava anunciado, ou então ter problemas de estabilidade, ou erros?

O problema está no "pequeno pormenor" da Apple poder decidir reembolsar o utilizador no valor total da compra - mas - mantendo a sua comissão de 30%. Nesse caso, cabe ao developer suportar os encargos extra daí decorrentes.

Ou seja, compram uma App por 100 Euros:

  1. A Apple recebe imediatamente os seus 30 Euros de comissão, e eventualmente mantém os restantes 70 euros cativos durante os 90 dias seguintes.
  2. O utilizador decide que não está satisfeito, e pede o reembolso
  3. A Apple devolve-lhe os 100 euros, mas exige ao developer os 30 euros da sua comissão.
  4. Em vez de ganhar 70 Euros, o developer tem - ele próprio - que pagar os 30 euros.

Parece-me obsceno querer fazer dinheiro desta forma à custa de quem realmente trabalha para manter a App Store com programas interessantes. A Apple faz uma fortuna à sua custa... e agora quer continuar a enriquecer, quer venda quer não venda?


Poder-se-á argumentar que, no caso de Apps bem feitas, os reembolsos serão praticamente inexistentes.
Mas há que considerar as políticas e interesses nem sempre saudáveis que regem este mundo: no pior dos casos, um grupo mal intencionado pode lançar uma "mega-campanha" de compra-e-devolução contra uma App específica e que poderia ter um sério impacto nas finanças de um pequeno developer, ou até mesmo arruiná-lo completamente.

Quando muito, cobrar parte dos custos reais do processamento e transferências de dinheiro... ainda se admitia - não esquecer que estamos a falar de Apps que são aprovadas pela Apple para que estejam na App Store; ou seja, em último caso, a responsabilidade também é deles. E se a aprovam, estão implicitamente a dar-lhe um "selo de garantia" que devia oferecer - no mínimo - esse suporte dos custos em caso de reembolso.

Esperemos que esta situação fique esclarecida nos próximos tempos, senão... pensem bem antes de se aventurarem a lançar um programa na App Store. Em vez de se tornarem milionários podem é ficar em maus lençois e cheios de dívidas com a Apple.

Windows 7 Multitouch

Se pensam que o implementar funcionalidades multitouch num sistema operativo é algo que se faz sem pensar, fiquem a saber que a realidade é bem diferente.

No caso do próximo Windows 7, a Microsoft dedicou bastante tempo e recursos para garantir que a experiência final fosse o mais fiável e agradável possível.

Coisa que obrigou até a criar algumas "formas" de teste, para avaliar a precisão dos touchscreens e determinar até que ponto poderiam causar erros no reconhecimento dos gestos e toques.


De resto, é bom ver que coisas como estas começam a tornar-se banais:

<a href="http://video.msn.com/?mkt=en-US&playlist=videoByUuids:uuids:891c68b3-a534-4159-b6b2-8e4ac56b6890&showPlaylist=true" target="_new" title="Windows 7 Touch Gestures">Video: Windows 7 Touch Gestures</a>


E que em breve o mundo estará literalmente na ponta dos nossos dedos:

<a href="http://video.msn.com/?mkt=en-US&playlist=videoByUuids:uuids:8f5ee5db-24f5-45fb-a3f6-d1a9660155a6&showPlaylist=true" target="_new" title="Windows 7 Touch - Globe Application">Video: Windows 7 Touch - Globe Application</a>

2009/03/25

Mintpad

Não sei bem o objectivo deste Mintpad, um pequeno aparelho com webcam, Wi-Fi, LCD de 2.9" com touchscreen, browser, microfone e colunas.


Baseado no Windows CE 5.0, este Mintpad traz vários programas: calendário, notas, blogging, biblioteca, música, leitura e gravação de vídeo, e browser com suporte "flash" (de forma limitada, imagino eu - tipo os "flash light" existentes para outros mobile devices.)

Se o preço for interessante, até pode ter algum interesse, caso contrário... acho que ficarão mais bem servidos com um qualquer netbook de baixo custo.

USB Net Sharestation - USB via Ethernet

Têm alguns dispositivos USB que gostariam de ter partilhados na vossa rede? Então estão a precisar deste USB Net Sharestation da IOGear.

Com quatro portas USB e um ficha ethernet, este módulo (na foto, à esquerda) permite aceder aos vossos periféricos USB a partir de qualquer ponto da rede.
Considerando que podem ligá-lo a um Access Point WiFi, poderão também usá.lo como uma extensão USB "sem fios".

Do lado direito podem ver um comutador automático para impressoras USB... que também poderá ser interessante para quem der uso a essas coisas (não é o meu caso.)

2009/03/24

Cérebro num Chip

Ainda no outro dia falavamos aqui da computação e da simulação de um cérebro humano... e hoje dou com esta notícia que mostra que não faltam projectos dedicados a perceber como funciona o nosso cérebro: mais concretamente, como é que o nosso cérebro funciona sem nenhum "sofware instalado."

Por agora, as experiências têm sido feitas a uma escala bastante reduzida, mas começam agora a crescer - com os investigadores a esperarem conseguir fabricar, neste segundo estágio da experiência, um chip neuronal com 200,000 neurónios e 50 milhões de sinapses.

Há que relembrar que um "cérebro" funciona de forma bastante diferente de um "computador" tradicional, no sentido em que:

  1. é muito eficiente (gastando pouca energia)
  2. lida bem em caso de falhas (ao contrário de um CPU onde um único transístor pode encravar todo o sistema)
  3. funciona sem necessidade de qualquer "software".
Um melhor entendimento de todo este processo irá ajudar a criar novos sistemas que conseguirão (espera-se) juntar o melhor dos dois mundos - a análise lógica dos computadores tradicionais, e a "inteligência" humana - com resultados que se esperam... surpreendentes.

Mesmo se a electrónica tradicional não pára de evoluir, e quebrar continuamente as barreiras que se pensavam intransponíveis, tal como circuitos de baixo consumo a funcionarem a 1000Ghz!

(Desde que não acabamos num apocalipse à lá Terminator ;)

OnLive Streaming Games

Será o fim da geração das placas gráficas hiper-potentes que conhecemos?


Se o serviço OnLive conseguir efectivamente fornecer o que promete... pode ser que sim. Trata-se de um serviço que vos disponibiliza jogos via internet - mas de forma bastante diferente da habitual.

Em vez de o jogo ser transferido para o vosso computador e executado localmente, o jogo é processado num servidor remoto, e o que vêem no vosso ecrã é o vídeo resultante enviado de lá.

Que quer isto dizer? Quer dizer que qualquer computador, por mais básico que seja, é capaz de "correr" jogos como o Crysis, com todas as opções gráficas activadas.
Estão a imaginar o show que seria poderem fazer o mesmo num normal Eee PC, ou semelhante?

Claro que o sucesso desta iniciativa depende exclusivamente da vossa ligação à Internet. São necessários 1.5Mbps para fazer o streaming de vídeo em resoluções normais, subindo para 4-5Mbps para vídeo em alta-definição.
Mais importante ainda, é que a latência da ligação seja o mais baixa possível, para que não exista um "lag" demasiado grande entre os movimentos que fazem, e a imagem que vêem exibida no ecrã.
A cada movimento, a informação tem que ser enviada para o servidor remoto, processada, o vídeo gerado, codificado, e enviado para o vosso computador - tudo no mínimo espaço de tempo possível.


A OnLive diz ter conseguido reduzir esse tempo para 1ms - sendo o único factor variável, a latência da ligação à Internet.

Há muito que venho a dizer isto... e finalmente começa a torna-se tecnicamente possível e viável.

Irá sempre haver um nicho de mercado para quem quer ter um computador "super-potente" para jogos, mas para a grande maioria... certamente não se importará de usar estes sistemas para jogar os últimos jogos com a melhor qualidade grafica, sem ter que estar a investir fortunas em novas placas aceleradoras 3D a cada seis meses.

[update]
Podem ver o vídeo da apresentação do OnLive aqui (e se tiverem pressa, saltem até ao minuto 17, para verem aquilo a correr o Crysis. ;)

2009/03/23

Adeus Mário Gamito

Estou... sem palavras.

A mensagem de que Mário Gamito, um companheiro virtual do Planet Geek e "dinossauro" destas coisas dos computadores, informática e Internet, já não se encontra entre nós deixou-me sem saber o que dizer. Durante longos momentos esperei que a confirmação revelasse que se tratasse apenas uma piada de muito mau gosto - mas infelizmente, não foi o caso. O Mário decidiu deixar-nos...

Com a sua personalidade vincada, era pessoa que dizia o que pensava, e com quem facilmente se entrava em atrito. Pessoalmente, sempre lidei com ele de forma fácil e serena, e por várias vezes tivemos longas discussões (no bom sentido) que me ficarão na memória.

Pensar que ainda há um ou dois dias atrás tentei falar com ele quando o vi no chat... e que agora será algo que nunca mais acontecerá... Nem sei mesmo que dizer... o_O

Adeus Mário Gamito.

Que a tua família tenha a força necessária para continuar a olhar para a vida com esperança.



O funeral irá realizar-se na próxima quarta-feira, dia 25, às 15 horas, no cemitério da Gafanha da Nazaré.

Qualidade HDTV nas Lojas

Da próxima vez que virem uma loja a comparar dois LCDs HDTV com imagens de alta-definição, certifiquem-se que não estão a ver "gato por lebre".


Tal como EUA, onde um cliente mais inteligente se lembrou de espreitar para trás dos LCDs e ver que, afinal, um deles estava ligado por HDMI enquanto o outro estava ligado por um cabo de video composto.
Nem sequer por componentes...

Ainda há quem caia nestes truques?

Compressão JPEG 600x

Como a maioria deve saber, o "milagre" das imagens em formato JPEG ocuparem tão pouco espaço em disco deve-se a este método de compressão descartar pequenos detalhes de informação - a chamada compressão "lossy" (embora exista lossless Jpeg, mas isso é outro assunto.)

Por isso mesmo, sempre que se tem que trabalhar com uma imagem, é aconselhável guardar sempre uma imagem original, para que não se esteja constantemente a abrir e guardar sucessivamente a mesma imagem em formato JPEG, com esta a perder cada vez mais detalhes.

Aqui está um vídeo que mostra esse efeito - ao abrir e gravar consecutivamente a mesma imagem JPEG... 600 vezes.


Generation Loss from hadto on Vimeo.

SATA3 promete Velocidades de 6Gbps

A Seagate já demonstrou um novo melhoramento do interface SATA (provisoriamente chamado de SATA3) que permite velocidades de 6Gbps, o dobro do limite máximo actual disponibilizado pelos discos SATA2.


Nos computadores actuais, as velocidades de transferência dos dispositivos de armazenamento de dados (discos, SSD, etc.) são um dos principais factores da "lentidão" que muitos utilizadores se queixam ao utilizar o computador.
Com este novo interface, esse problema será atenuado e permitirá tirar partido das maiores velocidades disponibilizadas pelos discos SSD que actualmente já se começam a aproximar dos limites máximos actuais.

2009/03/22

Robots na Passerelle?

Aceitam-se apostas: quanto tempo até que tenhamos robots suficientemente graciosos para passear nas passerelles nos desfiles de modelos?

Vejam este HRP-4C.

Navegação GPS Turn-by-Turn com Voz no iPhone 3G

Pode ter demorado, mas as apps de navegação GPS começam a chegar ao iPhone em força: e agora, com aquilo que todos esperam de um navegador GPS - indicação por voz, turn-by-turn, com o Sygic Mobile 2009.

Este programa utiliza mapas da TeleAtlas, e tem tudo aquilo que se pode esperar de um programa deste tipo; incluindo informações de trânsito em tempo real (que podem ser desactivadas, caso não as queiram utilizar.)

O que pergunto é:
1) Considerando o preço do dólar face ao euro (actualmente a menos de 0.80 Euros por cada dólar) porque razão querem "roubar" os clientes europeus, ao cobrar 79 Euros por uma app que custa 79 USD nos EUA?

2) Considerando os 80 Euros pedidos, por pouco mais podem comprar um navegador GPS dedicado, que continuará a dar-vos instruções da rota a seguir caso atendam o telemóvel ou necessitem ler ou enviar algum SMS.

2009/03/21

Computador a Pensar em Xadrez

Já não é surpresa nenhuma que um computador consiga vencer a grande maioria dos jogadores de xadrez - até mesmo os grandes mestres.

No entanto, alguma vez sentiram curiosidade de saber o que se passa dentro do "cérebro" de um computador à medida que ele analisa as possíveis jogadas, para determinar o melhor movimento?


Agora podem vê-lo, bastando dar um salto até ao ThinkingMachines.

E com a potência computacional a duplicar a cada 1.2 anos, está previsto que dentro de poucos anos possamos simular um cérebro humano... e dentro de algumas décadas, a simulação completa ao nível neuronal.

Interesting times indeed. :)

Linux Kernel Interactive Map

Alguma vez se interrogaram do que se passa no "interior" de um sistema Linux?

Se gostam de saber como funcionam as engrenagens que fazem o vosso sistema operativo mexer, não deixem de dar um salto ao:

Linux Kernel Interactive Map

2009/03/20

Arquivo da Internet recebe Upgrade de 2PB

Se para muitos utilizadores, 1TB é espaço mais que suficiente para guardarem todos os seus dados durante uma década, o caso é bem diferente quando se está a falar do Wayback Machine, um projecto que tem arquivado grande parte das páginas da Internet ao longo do tempo.

Por exemplo, podem ficar a conhecer o Google tal como era em 1998.

Como será fácil de imaginar, as poucas centenas ou milhares de sites que existiam no início da Internet transformaram-se agora em milhões de sites, num número sempre crescente.
Para armazenar tudo isto, este arquivo vai efectuar um upgrade substancial, passando a contar com mais 2PB (petabytes) de espaço para armazenamento histórico da Internet.

Ou seja, 2000TB, ou - para terem uma melhor noção da escala - o equivalente a 500,000 DVDs single layer.
É obra...

B&O Plasma de 103"

Já acabaram de pagar a vossa casa? Estão a ponderar comprar um plasma gigante de 103" em vez de comprarem uma casa de férias?



Então vão adorar este brinquedo de 103" da Bang & Olfusen - o BeoVision 4-103 - que custa a módica quantia de... 100.000 Euros (+IVA)
Nada de exagerado, portanto... cof cof...

Por este preço poderiam comprar três modelos do plasma da Panasonic com o mesmo tamanho, mas... claro que não teriam o aspecto "transformista" deste B&O.

Ora vejam só o vídeo, onde podem vê-lo a subir e descer, girar... tudo sem que tenham que sair do sofá.
Ah, e também se calibra automaticamente a cada 120h, para garantir o máximo de qualidade de som e imagem.



Certifiquem-se é que pedem o aumento da potência do vosso quadro, já que um brinquedo destes gastará algo como 1500W de electricidade... (pormenores...)

via [flatpanelshd]

Novo iPhone a Caminho?

Depois dos rumores que apontavam um novo iPhone, novos dados descobertos no interior do OS 3.0 vêm reforçar a ideia de que a Apple está realmente a preparar algo para breve.

Novamente, a questão prende-se com os números de identificação do diversos produtos existentes já bem conhecidos:

iPhone First Gen - 0×1290
iPod touch 1G - 0×1291
iPhone 3G - 0×1292
iPod touch 2G - 0×1293

Mas que no novo update são acompanhados destas misteriosas novas referências:
iPhone2,1 - 0×1294
iProd0,1 - 0×1295
iPod2,2 - 0×1296
iPhone3,1 - 0×1297
iFPGA - 0×1298
iPod3,1 - 0×1299

Ao iPhone 2.1 já "rumorizado" junta-se um iPhone 3.1, e um iProd 0.1 - Que vos parece que possam ser?

Gmail - Agora com "Undo" ao enviar Emails

Quantas vezes não carregaram no botão de "enviar" do Gmail, para logo de seguida se arrependerem sem que nada mais possam fazer?
Talvez tenham enviado o email com um erro ortográfico no título; talvez o tenham enviado para a pessoa errada e só depois de clicarem no enviar é que repararam nisso.

Pois bem, embora possa parecer uma piada do 1 de Abril, é mesmo verdade.



Esta nova opção disponível do Gmail Labs faz com que tenham 5 segundos para repensarem se querem anular a operação de enviar o email.

5 segundos que podem fazer toda a diferença... :)

Peixe Robot Anti-Poluição

Não é uma combinação muito vulgar - à primeira vista, robots e água não "combinam" - mas depois de verem o seguinte vídeo irão mudar de ideias.



O objectivo é usar estes robo-peixes para analisar a qualidade da água e detectar focos de poluição.

A mim, ao ver o movimento natural que conseguiram criar, faz-me lembrar uma única coisa: para quando um remake do Tubarão, com estas novas tecnologias? ;)

2009/03/19

iPhone 3.0 com Video?

Aos poucos começam a surgir algumas perguntas relacionadas com o OS 3.0 para o iPhone.
Ora vejam um dos ecrãs que surgiu enquanto um programador brincava com a versão beta do novo sistema operativo:


Publish Video?

Será que a Apple se prepara para permitir a gravação de vídeo no novo update? E se sim, porque não o anunciou durante a apresentação oficial?


O limite de 10MB para os podcasts também parece  ter sido removido.

Microsoft IE8

Para o bem e para o mal, a última versão do browser da Microsoft, o Internet Explorer 8 (IE8) é lançado hoje às 16h.


Há muito que tenho tentado afastar-me ao máximo deste browser, e quando lido com ele, é porque normalmente tenho que andar a "dar a volta" a coisas standard que no IE funcionam de forma... "nada standard."

Eu sei que é estranho haver um standard bem especificado quando depois a Microsoft entende fazer as coisas de forma diferente... tornando a web em algo não-standard.

Depois dá nisto, um browser que tem que ter vários modos de compatibilidade, para que as páginas apareçam direitas caso tenham sido feitas correctamente, ou feitas para o IE, ou para sabe-se lá o quê.

Se os standards existem, porque não - sei lá... - seguirem-nos, e deixarem-se de tretas?

Bem vindo IE8, espero que a tua quota de mercado continue a reduzir-se para que dentro em breve não tenha que perder 90% do tempo a corrigir 10% dos "bugs" que ocorrem para ver um site correctamente construído nas tuas janelas.

Firefox, Safari, Opera, Chrome... tantas boas alternativas. Descubram-nas e decidam qual o melhor, por vocês, em vez de aceitarem um IE apenas "porque sim".

Chrome Javascript Experiments

Haverá limites ao que se pode fazer num browser usando Javascript?
O Google acha que não, e para isso lançou o Chrome Experiments.

Neste site podem ver os mais variados exemplos do que é possível fazer com javascript, desde animações, vídeos, simulações, jogos, e muito mais:



E até animações com objectos 3D em tempo real (que aparece no fim do vídeo anterior.)


É o que vos digo... dediquem-se ao javascript! :)

2009/03/18

MSI Winki Instant-On

Já vos falei várias vezes sobre o Splashtop, o mini-sistema operativo InstantOn que a Asus tem utilizado nos seus computadores como ExpressGate.

Pois bem, a MSI não quer ficar para trás e está a oferecer um produto semelhante vocacionado para os desktops: o Winki.


Pela imagem, parece-me ser uma simples "pen USB" que liga directamente aos pinos de uma das portas USB da motherboard, e que conterá o tal sistema operativo de arranque instântaneo. Ou seja, nada impede que o mesmo módulo pudesse ser utilizado em qualquer outra motherboard com chipset compatível.

Mas, esperemos para ver se a popularidade deste tipo de produtos começa a aumentar - uma vez que, para um número crescente de utilizadores, o browser começa a tornar-se o único programa "essencial" que precisam no seu dia a dia.

SmartQ 5 MID - Ubuntu a Baixo Custo

Se estão à procura de um brinquedo, pequeno e barato, para acederem à net em qualquer lado: que tal vos parece este SmartQ 5 da smartdevices?



Com um LCD de 4.3" com 800 x 480 e um processador ARM, este MID corre a popular distro Ubuntu - que o torna bastante apetecível - e, não menos interessante, tem um custo de cerca $132.

Por 100 Euros, digam-me lá se não se sentiriam tentados? :)

iPhone OS 3.0

O destaque do dia vai para a apresentação realizada pela Apple ontem ao final da tarde, sobre a próxima actualização do sistema operativo do iPhone e iPod Touch.
 
Que podemos então esperar do OS 3.0?



Copy Paste

Para começar, algo que era frequentemente apontado como uma das grandes falhas inexplicáveis do iPhone:
o Copy-paste vem finalmente aí!

Fazendo duplo-tap sobre um texto faz aparece uma caixa de selecção para gerir a função de copy-paste, e no caso de terem feito algo que não desejavam podem abanar o iPhone para anular a operação a qualquer momento.

O copy-paste funciona também com fotos, sendo agora possível seleccionar várias fotos e enviá-las num único email.


Spotlight
A necessária remodelação às "páginas" de apps instaladas surge na forma do spotlight, uma nova página situada à esquerda da página home inicial. Este spotlight permite fazer a pesquisa de apps, contactos, músicas, mapas, e qualquer outra informação no vosso iPhone (desde que as Apps o permitam.)
Passa assim a ser mais fácil encontrar o que vos interessa, sem andar a "passear" por todo o lado.


Pesquisa no Mail, Calendário e iPod
Um pouco no seguimento do que foi dito para o spotlight, o iPhone passa agora a permitir também fazer pesquisas dentro de cada uma destas aplicações.


Tethering 3G
A Apple passa a suportar oficialmente o tethering, permitindo o uso do iPhone como ponto de acesso à Internet para outros dispositivos - e que poderá ser feito via cabo USB ou Bluetooth.
A última palavra cabe, no entanto, às operadoras - que poderão permitir, ou não, o seu uso.


Teclado em modo Horizontal
Para os escritores intensivos, a possibilidade usar o teclado em modo horizontal em apps que até aqui permitiam apenas o uso no modo vertical, será certamente apreciada. Escrever emails, SMS, e notas em modo horizontal será bem mais agradável.



MMS
Mais uma das críticas que muitos apontavam como uma grave falha, está agora colmatada. O suporte nativo para mensagens MMS. Bem sei que já era possível enviar e receber MMS usando uma app da Vodafone - mas não estava isenta de falhas (não poder estar ligado por WiFi, por exemplo) Algo que agora se tornará... bem mais prático e simples de usar.
(Continuo a dizer que, com email sempre à mão, pagar MMS e SMS a peso de ouro é completamente ridículo.)


SMS
A gestão dos SMS também foi remodelada, podendo agora ter "assuntos", e permitindo a eliminação de um ou vários SMS de uma conversação. (Neste momento, era "tudo ou nada".)
A lista de chamadas efectuadas/recebidas também sofreu remodelações.


Stereo Bluetooth A2DP audio
Finalmente, o bluetooth no iPhone vai servir para mais que usar com um simples auricular. Headphone stereos sem fios são agora uma excelente opção para quem os quiser usar.


Voice Notes
O iPhone passa a contar também com uma app nativa para gravar/tocar voz e sons.

Enviar/Receber Ficheiros
Trocar ficheiros entre iPhones ou iPod Touchs passa agora a ser mais simples.

Peer to peer
Graças ao Bluetooth, será possível interligar iPhones que se encontrem na proximidade, e trocar informações entre eles.


Notificações Push
A resposta da Apple às aplicações a correr em segundo plano (que segundo a Apple prejudicam seriamente a performance e autonomia) estas notificações permitirão que o iPhone receba informações sem necessidade de ter o programa em execução.
Programas de Instant Messaging, por exemplo, serão agora muito mais atractivos de usar.


Novidade para os Programadores
Passa a ser possível utilizar as funcionalidades geográficas dos mapas presentes no iPhone em qualquer app.
Existência de um serviço VoIP para permitir a comunicação por voz a partir de qualquer App (quando em modo WiFi.)
Os programadores passam a poder usar a vibração (rumble) nas suas apps.
Gravação de aúdio a partir de uma API standard, evitando "truques" como era feito até agora.
Acesso às músicas do iPhone a partir de outras apps, permitindo - por exemplo - que um jogo possa tocar a música que vocês escolherem da vossa playlist.


App Store
A App Store passa a ter mais modos de utilização, permitindo a compra de conteúdos periódicos (subscrições ou assinaturas.)
Passa também a ser possível aceder à App Store a partir de qualquer App, fazendo com que seja possível comprar "extras" para Apps dentro da própria aplicação


Quanto custa?
Este update será gratuito para todos os possuidores de iPhones, custando $9.95 para os iPod Touch.

Espera-se que esteja disponível ao público em Junho/Julho.


[Actualização]

Faces às críticas que têm surgido, de estes updates serem "poucos", "tardios", ou de "coisas que deveriam ter estado disponíveis desde o início"... tenho que salientar um pequeno pormenor que é: o facto de a Apple estar continuamente a actualizar o software do iPhone e a disponibilizá-lo a todos os possuidores.
Quantos modelos/fabricantes podem dizer o mesmo de um seu produto lançado há quase dois anos, e ao qual vão adicionando novas funcionalidades?
Esperemos que os outros fabricantes aprendam com a Apple e passem a dar mais valor ao suporte continuado, em vez de lançarem novos modelos a cada 6 meses e deixando para trás todos os que compraram os modelos anteriores.
Afinal, por muito bom que seja um qualquer smartphone, digam-me, ao verem este histórico de actualizações: sentem-se mais assegurados ao comprar um iPhone ou a comprar um qualquer outro aparelho que mal é lançado fica logo "obsoleto" com anúncios do próximo modelo que virá nos próximos meses?

Acho que isto é uma daquelas coisas que infelizmente se tornou tão habitual, que as pessoas já nem estranham... mas deviam.

2009/03/17

iPhone Multitouch Remote [Rejeitado pela App Store]

Ainda no fim-de-semana passado discutia com alguns colegas o problema do processo de aprovação da App Store ser completamente incompreensível, e eis que hoje já temos mais um caso.

Este MSA Remote Client, é uma app que permitia utilizar o iPhone como controlador multitouch usando o protocolo standard para este tipo de eventos, o TUIO.


MSA Remote for iPhone from Memo Akten on Vimeo.

[update]
Aparentemente, a Apple disse que a decisão de rejeitar a app baseada em "funcionalidade mínima e sem interesse para o utilizador" se deveu ao facto de não ter experimentado o programa com nenhum programa cliente. Aguardam-se novos desenvolvimentos, agora que o programador lhes enviou vários programas que podem ser usados em conjunto com esta app.

Asus Eee PC 901 Linux - Redução de Preço

Se estavam à espera da oportunidade ideal para comprarem um dos mais apetecíveis netbooks do mercado - o Asus Eee PC 901 - aqui está ela.

Este Eee PC 901 na versão Linux viu o seu preço recomendado reduzido de 319 para 249 Euros. Menos 70 Euros!
Que poderá ser ainda mais baixo nalgumas das lojas que habitualmente oferecem preços ainda mais competitivos. (E pensar que, ainda recentemente um brinquedo destes custava 400 euros.)

Vamos lá ver qual será a resposta da concorrência.

Desktop Windows 2019

São fãs de desktops "tuning"?

Então vejam o que um utilizador inspirado fez ao seu Windows depois de ter visto aquele vídeo futurista da Microsoft que antevia o Mundo em 2019.


Descubram mais informações e quais os programas utilizados para conseguir atingir este objectivo, no Lifehacker.

2009/03/16

Carregador para iPhone Não Autorizado

No seguimento do meu post sobre os headphones do novo iPod, em que mencionei o absurdo que é ter chips de autenticação em headphones, ou em meros carregadores de bateria - surgiram algumas dúvidas sobre a veracidade do que dizia. Nomeadamente o de um tal senhor Hélio Fonseca, que sucintamente me colocou a questão nos termos "Pics or sftu..."

Eu bem sei que tudo o que se diz, vê, ou lê na internet não é verdade (longe disso) - mas penso haver necessidade de também dar algum crédito a quem merece; ou no mínimo, analisar bem o tom das palavras que se escrevem num comentário.

Portanto aqui fica a prova do que disse anteriormente, que até para usar uns ridículos 5V de alimentação para carregar a bateria, é necessário pagar a "taxa apple".

Se tentarem ligar um destes carregadores num iPhone:


O resultado é este:

This accessory is not made to work with iPhone
Charging not supported with this accessory

Eu traduzo, para que não hajam dúvidas:
Este acessório não é feito para trabalhar com o iPhone
Carregamento não suportado com este acessório.

Não se equivoquem... a ficha é exactamente a mesma que qualquer outro carregador "oficial" para o iPhone. E estamos a falar exclusivamente de alimentação de energia eléctrica, e não de nenhuma funcionalidade avançada, como comunicação de dados, ou - imagine-se! - aceder a uma saída de áudio.

Para se ter uma noção ainda melhor do maior absurdo que isto é, há acessórios que trabalham com o iPhone original, mas que no iPhone 3G não. Ou seja: comprar um carregador para "iPhone" não oferece nenhuma garantia que ele trabalhe num iPhone 3G, a não ser que exiba explicitamente que o faz.
Esperemos que a pressão da UE para uniformizar os carregadores faça com que estas práticas se tornem obsoletas num curto espaço de tempo.


Agora só falta dizerem-me que a imagem foi feita no Photoshop... Mas, por muito que gostasse, não tenho habilidade para tal. :P

Palm Pre Mais Rápido que iPhone

Espero que a actualização para o iPhone que será divulgada amanhã inclua uma optimização do Safari (o browser utilizado pela Apple.)

É que alguns testes realizados no browser do Palm Pre, mostraram que o carregamento de um site bem "pesado" demorou apenas 8 segundos - quando no iPhone o mesmo site demora cerca de 20 segundos a abrir.

Aqui fica a primeira prova para aqueles que duvidavam das capacidades do Pre.

Eu agradeço a concorrência, para evitar que a Apple fique a "descansar à sombra da bananeira" tal como a MS fez com o Windows Mobile durante muitos anos.

Lenovo Pocket Yoga

Será que a Sony iniciou uma nova tendência com o seu Vaio P, tal como a Asus o fez com o seu Eee PC?
Não sei...

Mas sei que este Pocket Yoga da Lenovo tem realmente muito bom aspecto.


Falta saber se este é apenas um "concept", ou se irá tornar-se um produto real comercializado entre nós.

[actualização]

Já se descobriu: afinal trata-se apenas de um concept design já com 2 anos, e sem qualquer plano para ser fabricado.
Bem... pode ser que outro fabricante aproveite a ideia (como a Sony e o seu Vaio P.)

Apple DRM chega aos Headphones?

Com o lançamento do novo iPod Shuffle, surge uma nova questão: a única forma de controlo passa a estar nos headphones - fazendo com que todos os headphones "standard" se tornem... desinsteressantes.

Para piorar, suspeita-se que a Apple tenha implementado um sistema de autenticação, que fará com que apenas os headphones aprovados por ela (e que utilizem um chip de validação) funcionem no novo iPod.


Não seria nada de novo, a Apple já faz o mesmo com as docking stations para os seus iPod/iPhone, activando ou desactivando funcionalidades. Se ligarem o vosso iPod a uma docking station "não oficial", arriscam-se a não ouvir áudio.


Estas restrições atingem níveis ainda mais absurdos, como pude descobrir recentemente ao tentar carregar o meu iPhone no automóvel com um carregador "genérico" de baixo custo. Mal o liguei, surge-me uma mensagem no ecrã do iPhone: acessório não autorizado pela Apple, o iPhone não será carregado.

Ora bolas, estamos a falar de um simples carregador USB - apenas quero carregar a bateria!

Por este andar, estão a imaginar o inferno em que nos podemos colocar num futuro próximo? Ligam uns headphones a um qualquer aparelho e arrsicam-se a deparar com mensagens do género: "Estes headphones não são autorizados, por favor compre uns novos."

A ser verdade que os headphones para o novo iPod necessitam efectivamente de um chip de autenticação, será da forma que recomendarei a todos os amigos e conhecidos para que optem por outros produtos menos restritivos.

[Actualização]

Está confirmado, é mesmo um chip proprietário - mas pelo menos parece não encriptar o aúdio, permitindo que outros fabricantes o possam copiar. De qualquer forma, é um passo na direcção oposta à que se pretende...

Novidades do iPhone OS 3.0 [Rumor]

Enquanto se aguardam as novidades que irão ser apresentadas para a nova versão do sistema operativo do iPhone (OS 3.0) a 17 de Março - já amanhã - os rumores não têm parado de surgir.

Aqui ficam dez dos que mais se têm falado pela internet.

1. Notificações Push

Esta faz lembrar as promessas dos políticos. Foi anunciada e prometida com pompa e circunstância, mas depois sucessivamente adiada até que... nunca mais apareceu. Ainda hoje todos aguardam estas notificações que iriam permitir ao iPhone receber avisos sem necessitar que os programas estivessem continuamente a correr em background.


2. Suporte para Adobe Flash

Não me parece provável. Como todos sabem, o Flash é bastante pesado para ser corrido nos processadores móveis actuais (ainda para mais num iPhone.) Poderia haver uma versão "light" para os flash mais comuns, mas seria uma soluçao de compromisso que não penso que agrade à Apple.
Para além do mais, pensem no dia-a-dia... será que querem mesmo levar com publicidade Flash quando estão a navegar na net num telemóvel? Só se viesse com opção para o desactivar, para poupar tráfego e tempo ao carregar as páginas.


3. Funcionalidades Bluetooth Avançadas

Adicionar funcionalidades que permitissem utilizar um teclado bluetooth, ou transferir ficheiros e contactos sem necessidade de apps externas, seria muito bem vindo.
Mas será isso uma prioridade da Apple? Veremos...


4. Copy-Paste

Inacreditavelmente, a Apple tem vindo a fazer orelhas moucas a este simples (mas essencial) pedido por parte de todos os utilizadores.
Esta versão 3.0 é a oportunidade perfeita para se redimirem desta indesculpável falha que atormenta o iPhone desde a sua primeira geração.


5. Correr Programas em Background


A Apple sempre disse que manter vários programas a correr gastaria muita energia e prejudicaria a performance do iPhone. No entanto, é fácil ver que há ainda muito por optimizar. O popular programa Free Memory para o iPhone mostra que a maioria das aplicações da Apple são continuamente mantidas em memória, mesmo depois de serem fechadas. Porque não gerir melhor os recursos e arranjar um compromisso mais de acordo com as necessidades dos utilizadores.
É indamissível ter que abandonar um programa para responder a um SMS ou email...


6. Teclado em modo Horizontal

Não lhes custa nada. Há aplicações gratuitas que o fazem. Apple, não tens desculpa!


7. Video-Chamadas

Talvez para uma nova geração do iPhone. De momento, não me parece que seja prioridade para a Apple. Para além disso, é necessário considerar o impacto que isso teria nas redes das operadoras. Se actualmente o tráfego gasto pelos possuidores de iPhones é já substancial, imaginem se - de um dia para o outro - todos eles começassem a fazer video-chamadas?


8. iPhone Tethering

Usar o iPhone como modem é indispensável para muitos utilizadores. Nem toda a gente está disposta a pagar várias mensalidade para ter internet móvelem vários dispositivos. Se se pudesse usar o iPhone para aceder à  net do vosso portátil, através de USB ou Bluetooth... seria uma enorme vantagem.


9. Pesquisa Global

Com os iPhones cada vez mais recheados com gigabytes de informação, não seria altura para implementar uma pesquisa global que permitisse rapidamente encontrar contactos, músicas, documentos, fotos, etc.


10. Opções Extra nos SMS

A gestão de SMS pode/deve ser ainda bastante melhorada. A impossibilidade de apagar um único SMS numa numa conversação com um contacto, não poder reenviar o SMS para outra pessoa, enviar um contacto por SMS, etc. São coisas que poderiam ser facilmente resolvidas pela Apple.



Eu adiciono à lista uma melhor gestão dos menus iniciais.
A ideia dos 9 ecrãs lado a lado pode ter sido boa, mas está mais que visto que é demasiado trabalhoso andar a deslizar ecrãs para trás e para a frente à procura de uma App usada raramente.
Aqui entra a ideia da pesquisa global, ou uma estrutura por pastas que melhor permitisse agrupar apps relacionadas, ou raramente usadas.


E vocês, o que acham que falta melhorar no iPhone?

2009/03/15

MSI Wind U115 com 15h de Autonomia

Que vos parece a ideia de um netbook que aguenta 15h até necessitar de recarregar baterias?
É o que nos promete a MSI com o seu Wind U115.

Parte desse segredo recai sobre o uso de um sistema híbrido que usa um SSD e um disco rígido tradicional. O sistema operativo e os programa mais utilizados ficam no SSD, permitindo que o disco rígido fique em modo de suspensão de energia durante a maior parte do tempo.

Em testes, este Wind conseguiu atingir umas impressionantes 13h em uso contínuo, o que não é nada mau...

Simulador de Voo

Pensam que levam os jogos a sério? Então apresento-vos Matthew Sheil, um Australiano que há mais de uma década tem vindo a aperfeiçoar o seu simulador de vôo, cujo custo ascende já a $300,000 USD. (ouch!)


Talvez por isso o Guinness o tenha na sua lista de recordes como o simulador doméstico mais caro do mundo.
Com 14 computadores e sistemas hidráulicos que simulam o movimento do avião na perfeição, este é - definitivamente - um senhor que leva os seus hobbies bem a sério! :)

2009/03/14

TED Talk - Pattie Mae Sixth Sense

Mais um impressionante vídeo que nos chega dos TED Talk.


Desta vez assistimos à apresentação de Pattie Maes, que nos expande os horizontes no que diz respeito à interacção homem-computador-ambiente.



De visionamento obrigatório.

2009/03/13

VIA com Suporte 1080p H.264

Lembram-se do tempo em que era preciso uma placa aceleradora MPEG2 para ver um vídeo DVD no computador? (Eu lembro-me. :P)

Actualmente, passa-se algo semelhante com os vídeos em alta-definição - mais concretamente com os videos em FullHD 1080p.

A VIA não está alheia a isso, e o seu novo VX855 Media System Processor está concebido para reproduzir vídeo 1080p sem qualquer dificuldade, pois tem um descodificador de H.264 por hardware, mantendo o consumo reduzido (apenas 2.3W) necessário para a sua utilização em portáteis e netbooks dependentes de baterias.

Agora é só esperar que os primeiros produtos com este chip comecem a chegar ao mercado.

Twittelator Pro v2

Se têm um iPhone e são fãs do Twitter, fiquem a saber que o mais completo cliente para o telemóvel da Apple teve direito a uma actualização - e que actualização!

Dizer que o Twittelator Pro v2 é uma mera actualização é estar a enganar-vos. Aquilo sofreu tal remodelação que... bem...

São tantas as novidades que o melhor é verem vocês mesmos:

Interface:
* Redesigned from ground up for usability for V2.0
* 3 tweet themes to suit your mood: Gradient - for indoors Dove - for outdoors Raven - for night
* Easy navigation from Tab Bar or More to anywhere
* Configure items on Tab Bar to suit you
* English, Español and Deutsche
* Complete Help at your fingertips

Accounts:
* You can have as many accounts as you like
* Switch between accounts instantly
* Optionally set your current location as place name
* Optionally set your current location as lat/long
* Use identi.ca “Laconica” service too!
* Create sub groups of special friends - don’t miss any important tweets

Writing Tweets:
* Landscape mode for easy typing
* Reply to any Tweet or Tweeter
* Private message any Tweeter
* Toggle Private/Reply with tap
* Paste in links and text
* Option to ReTweet
* Choose from list of @friends for replying
* Option to pre-shorten links to recover precious characters when sending tweet 4 services to choose from bit.ly, piurl, href.in and is.gd
* Add a map of your current location
* Add a snapshot or library photo to your tweet
* Post photo to your choice of: Pikchur, TwitPic, yFrog
* Optionally use high resolution images
* Option to turn off confirmation for experts
* Character count always updated
* 8 Dingbats panels to insert pictorial glyphs, icons, zodiac, chess pieces, crosses, trigrams, arrows, greek, hebrew, diacriticals
* Just swipe to move betwen panels
* Auto splitting of tweets over 140 characters into two
* Instant access to your friends for easy insertion
* Confirmation on tweet so you don’t pre-tweet
* Turn on or off capitalizing and auto-correction (two annoying features for tech people!)
* Tweet any link from Safari
* Safari bookmarklet to load current page as tweet

Reading A Tweet:
* Large readable font size
* Tap the tweeter’s name to:
* Reply or Private message
* Re-tweet
* Email tweet
* Copy tweet
* Copy link
* Favorite tweet
* Delete tweet (if yours)
* Send link to Instapaper
* Tweet sizes to fit length of text
* See user’s real name and screen name
* Photos appear inline in the tweet from: TwitPic, MobyPic, Yfrog & Pikchur
* Song.ly MP3 links have speaker button
* Follow embedded web link right in Twittelator
* Choose which link when more than one
* Tap photo to drill into tweeter’s details
* Investigate any referenced tweeter in a tweet
* Load stock quote of $
* Instant search on any #tag in tweet
* Tap and hold tweet to add to Recents

Reading Tweets:
* Select how many: 20, 50, 100, 150 or 200
* Tap ‘bubble’ to see reply chain conversation
* See just replies to you
* See just direct messages to you
* See just your tweets
* See just your direct messages
* Follow your friends
* See everyone’s tweets
* See any Tweeter’s tweets
* See any Tweeter’s favorites
* See Featured Tweeters
* See the current Trending Topics
* Page Down by double-tapping text of tweet
* Tap top toolbar to Page Up
* Tap top toolbar twice to scroll to top
* Refresh on demand
* Option to automatically retrieve new tweets
* Option to play sound on auto retrieve
* Option to Refresh All tab bar groups on refresh

User Details:
* Tap any picture to bring up User Details
* If @name mentioned, choice of tweeter or @name
* See their full screen version of their avatar
* See their location and bio
* Start or Stop following any tweeter
* Option to enable notifications when you follow
* Add person to your bookmarks
* Visit their website right in Twittelator
* See their favorites
* Send them reply or private message
* See how many friends and followers they have
* See how many tweets they have made
* See last tweet
* See their friends
* See their followers
* Drill down into their friends

Searching Tweets:
* Instant simple search
* Search “Nearby” to find tweeters near you
* Simple search mode (just enter words)
* Advanced Search including:
* All, Every, Not, Any
* Reference, To, From, Hashtags
* Since and Until Dates
* Nearby your current location
* Links and Questions
* Positive/Negative Attitudes
* Searches remembered automatically & persistently
* Delete and reorder persistent searches
* Quitting on search redoes search on launch
* Double tap tweet with #tag searches on tag

Stock Tweets:
* Search on any stock symbol, eg $APPL
* Stock searches automatically saved
* Build a portfolio to keep track of recent mentions

Bookmarks:
* Add any user to Bookmarks
* Instant retrieval of their latest tweets

Recents:
* Tap/hold a tweet to add to Recents this session
* Instant retrieval of their latest tweets

Trending Topics:
* See what’s hot in twitterverse!
* Updates each time you choose it

Log File:
* see how many server accesses left this hour
* read connection and failure log


O Twittelator Pro está disponível na App Store por 3.99 Eur, sendo de actualização gratuita para quem já possuir a versão anterior.