2009/04/30

Teste de Teclados: iPhone vs Eee PC

Para quem duvida da validade de usar um teclado virtual num touchscreen como método de escrita(mesmo sem qualquer referência táctil)  aqui fica a prova de que... nem sempre as coisas são como imaginamos.

Ok, é um caso extremo... teclar dentro de um carro de competição às voltas num circuito não será propriamente o caso diário de muitos utilizadores. Mas a verdade é que, surpreendentemente, escrever no teclado do Eee PC revelou ser bastante mais complicado que no teclado virtual do iPhone.

Vejam o vídeo:

Notificações GriP (Growl) para o iPhone

Este GriP (Growl for iPhone) pretente trazer as populares notificações Growl do Mac OS X para o iPhone.

Como devem imaginar, nos computadores actuais - assim como nos dispositivos móveis multifunções - há uma dezena de processos que frequentemente correm em simultâneo: chats, email, media players, etc. etc.
Por isso mesmo, e por podermos estar a fazer qualquer coisa a qualquer momento, obriga a que um sistema de notificações seja bem concebido - de forma a ser útil, sem ser intrusivo.

Este GriP é altamente configurável e permite que as notificações apareçam no ecrã do iPhone sem o habitual "pop-up" que interrompe o que estivermos a fazer.


Por agora, a utilização deste GriP obriga a que tenham o vosso iPhone/iPod Touch desbloqueado (jailbreaked) - mas, uma vez que utiliza apenas funções aprovadas pela Apple, pode ser que venha a ser disponibilizado oficialmente.
Isto, se tal não se tornar desnecessário com o novo update 3.0 que deverá chegar daqui por um mês ou dois, e que deverá implementar um sistema de notificações remodelado.

[thanks @Antonio]

2009/04/29

Windows 7 XP Mode

Outra dos novidades do Windows 7 é o chamado XP mode (parece que o XP está a ser mais difícil de esquecer do que a Microsoft esperaria.)

Este modo "especial" permitirá simular completamente o popular sistema operativo, permitindo executar programas do Windows que actualmente não funcionam no Windows Vista.

No entanto... não pensem que será assim tão simples.

Para poderem usufruir deste XP Mode, tem que cumprir com vários requisitos:

  1. Precisam de um CPU que suporte virtualização por hardware.
  2. Um mínimo de 2GB de RAM.
  3. Mesmo sendo gratuito para quem comprar o Windows 7 Professional, Windows 7 Enterprise, ou o Windows 7 Ultimate, para usarem o XP Mode necessitarão de uma licença do Windows XP SP3 legal.
Se o 2º ponto não é crítico (hoje em dia a RAM é barata o suficiente para que todos optem por ter 3 ou 4GB de Ram) já os outros... ahem...

No que diz respeito à vitualização por hardware:
Se os AMD suportam isso desde os Athlon 64, no caso do Intel a coisa é bem mais complicada. É que exceptuando os novos i7, as séries Pentium, Atom e Core 2 variam conforme os modelos. O melhor mesmo é verificarem se o vosso CPU suporta virtualização por hardware usando este pequeno programa.

Quanto ao ponto 3... demonstra que não há nada melhor do que vender um sistema operativo, a não ser... vender dois sistemas operativos!
Ok, na maior parte dos casos, os clientes terão já licenças de máquinas antigas que queiram migrar para o Windows 7, mas... ao ver lá explicitamente escrito XP SP3, isso quererá dizer que todas as licenças anteriores do XP "original", do SP1 e do SP2 ficam sem poder usar este modo?

Já nada me surpreende... mas pergunto-me qual será a lógica de investir dinheiro em novo software e hardware se o objectivo é continuar a correr os programas antigos tal como já é feito actualmente?
Não será mais simples continuar a usar o XP?
E quando a MS finalmente ganhar a coragem de "matar" o XP, considerar então as melhores alternativas para evoluir... sejam elas quais forem (provavelmente já um Windows 9, ou um Ubuntu 12 que - aliás, diga-se de passagem, para correr um XP virtualizado, isso já se pode fazer hoje em dia com qualquer outro sistema operativo... não precisamos esperar pelo Windows 7.)

WHDI 2.0 - 1080p a 60fps sem Compressão

Ainda mal se pôs a vista em cima em aparelhos da primeira geração deste HDMI sem fios, e já a segunda geração anuncia promessas de mais e melhor.

A AMIMON, uma das companhias fundadoras do WHDI (Wireless Home Digital Interface) que procura libertar-nos dos fios em nossas casas, diz que os seus novos integrados são capazes de transmitir vídeo Full HD 1080p a 60 fps sem qualquer compressão, e com um atraso de apenas 1ms.

Resta-nos saber quando é que isto estará realmente disponível e - tão ou mais importante - a que preço!

Até lá... é melhor não se despedirem dos vossos cabos HDMI.

Process Explorer - SysInternals

Porque há sempre gente "nova" a chegar, e nem todos estão informados sobre os obrigatórios utilitários e ferramentas que por vezes nos podem poupar frustrações e dores de cabeça, hoje venho relembrar-vos do fabuloso Process Explorer do SysInternals (criado pelo guru Mark Russinovic, e posteriormente adquirido pela Microsoft.)

Este Process Explorer é tudo aquilo que o tradicional Task Manager do Windows deveria ter sido.


Este Process explorer permite ver que ficheiros, pastas, DLLs, e handles qualquer programa está a aceder.
Tem também funções avançadas de pesquisa que permitem descobrir que processos estão a usar um determinado DLL, ou handle; para além de uma infinidade de outras funções que se tornam incrivelmente úteis em ínumeros casos.
(Ainda no outro dia tive um caso de um programa que decidiu ficar com a janela invisível; com este Process Explorer foi só selecionar o processo e mandar a janela para o ecrã novamente.)

Tem também a vantagem de agrupar processos semelhantes, o que dá jeito no caso de usarem programas como o Chrome, em que cada janela do browser é um processo diferente que rapidamente enche o Task Manager normal.


Este programa é apenas um dos muitos utilitários existentes no SysInternals, e todos eles são altamente recomendados para todos os que trabalham com Windows.
Vale a pena dar uma olhada, para saberem que ferramentas têm ao vosso dispôr, quando tal for necessário.


Como novidade, todos os utilitários do SysInternals podem agora ser corridos em versão "live" directamente do Browser. Neste caso concreto, bastaria clicar aqui para executar este Process Explorer.

Direitos de Autor e o Futuro da Internet

É difícil não ficar irritado quando lemos as palhaçadas que nos atiram para os olhos em nome da anti-pirataria e da defesa dos direitos de autor.

Ninguém está a por em causa que os autores, criadores, produtores, etc. sejam recompensados pelo seu trabalho - isso é mais que evidente. É o seu trabalho, têm que poder ganhar dinheiro à custa disso, para poderem continuar a a trabalhar.

O que está em causa é a forma como isso é feito; e se será correcto limitar as liberdades a *todos* os utilizadores, por causa daqueles que usam a internet como meio de partilha de conteúdos de forma ilegal.

Aliás... o próprio conceito de "partilha ilegal" é já por si - na minha opinião - um pouco suspeito. Desde sempre que as pessoas partilharam as coisas entre si, quer fossem livros, discos, cassetes, DVDs, etc.
E, a partir do momento que passou a haver meios de cópia e reprodução - a custo inferior que o original - as pessoas logo começaram a utilizá-los para fotocopiar livros, gravar cassetes, CDs, DVDs, etc.
Portanto, nada de estar a culpar a internet; isto é algo que já vem desde sempre.

O que acontece é que, graças a esse acesso de baixo custo/gratuito; há agora muitos milhões de pessoas que acedem a esses conteúdos por curiosidade. Será isso prejudicial? Uns dizem que sim; outros dizem que não... quem saberá realmente?

O que sei é que, antigamente, se visse um filme/licro/CD desconhecido por um preço substancial... o mais certo era nem olhar para ele duas vezes.
Mas se tivesse oportunidade de o ler/ver/ouvir gratuitamente... talvez estivesse desposto a pagar por ele quando o visse novamente.
Talvez não imediatamente, caso ainda estudasse e os rendimentos fossem reduzidos... mas mais tarde, quando já trabalhasse e pudesse dispender esses euros para suportar o autor.
Isto sou eu - e cada um actuará de acordo com a sua consciência e/ou possibilidades.

Sou também o tipo de pessoa que, independentemente de ter acesso a um filme descarregado da internet, continuo a ir ao cinema semanalmente, e a comprar DVDs "originais" de filme que já vi e que já estão guardados no media center, meses antes de serem lançados no mercado nacional.
Posso dar-me ao "luxo" - quando acho merecido - de comprar várias cópias do mesmo DVD, para oferecer a amigos.

Por tudo isso, nunca me senti de consciência pesada por algo que tenha descarregado da Internet usandos os "megabits" que todos os operadores apregoam como arma de marketing nas suas campanhas publicitárias.

O que me chateia mesmo, é imaginar quanto desses euros que pago irão realmente chegar aos bolsos de quem realmente merece: os tais autores.

É que, essas empresas que usam os autores como bandeira para perseguir todos os que fazem downloads ou usam as suas obras de forma "indevida"... levam a sua missão tão a sério que até cobram por coisas que não deviam; como se pode ver nesta petição que demonstra claramente a "máfia" com que temos que lidar.
(Tal como já pagamos uma taxa por cada fotocópia, e por cada CD e DVD virgem - quer o usemos para copiar algo de outro autor ou algo inteiramente nosso, pelo qual não devíamos estar a pagar essa taxa.)

Empresas privadas, sem concorrência, que cobram os direitos de autor mesmo quando um espaço passa unicamente música "livre de direitos", e com preços que parecem ser feitos a "martelo", variando em função de "sabe-se lá o quê".

... E depois temos pessoas como presidente francês Sarkozy, que diz que fazer um download é tão grave, que caso sejam apanhados três vezes a fazê-lo, deviam ficar banidos da internet!
Ora... isto é... excepto quando é ele a fazê-lo! (via bitate)
Quando for um internauta anónimo, é um criminoso. Quando é ele, "foi sem intenção."

Pois sim...

Esperemos que a 5 de Maio a discussão sobre o futuro da Internet seja feita com cabecinha... Senão, à custa destes senhores "sem intenções" e que só querem facturar, mesmo à custa de autores que não lhes pertencem, ainda acabamos por ficar com uma semi-internet onde são eles a decidir cada bit que por lá passa.
E isso, meus senhores... seria muito mau para todos nós.

[Actualização]
E depois temos situações verdadeiramente cómicas como esta: em que a Warner Music mandou um DMCA takedown notice a Larry Lessig, um advogado que tem vindo a criticar duramente os abusos que se fazem em nome dos direitos de autor, e que já disse estar disposto a lutar pelos seus direitos até às últimas consequências.

2009/04/28

Programas Mais Usados

Contrariamente ao que acontece por cá no Sapo, o Firefox parece ser o campeão indisputável dos programas mais utilizados - quer em Windows quer nos Mac.


Fiquei também um pouco admirado por ver o Google Reader já em 5º lugar dos sites mais utilizados na web, logo depois do Facebook, Gmail, YouTube, e do Google.
(Bem sei que sou um grande fã do reader e aconselho-o a toda a gente, mas não esperava vê-lo já tão bem posicionado - ainda bem!)

A isto não será alheio o facto dos 75 mil utilizadores que participaram neste estudo pertencerem a uma rede social focada no software, ou seja... talvez um "bocadinho" melhor informadas que o público em geral.
(Só assim se poderia explicar o posicionamento do Chrome acima do Internet Explorer no Windows.)

Caso para dizer: aprendam com quem sabe! :)


No mundo real (como demonstrado pelos utilizadores do Sapo) as coisas continuam bem diferentes:

Touchscreens Tacteis

Embora os touchscreens e o multitouch estejam cada vez mais na moda, não podemos negar que a falta de feedback físico faz com que não sejam apropriados para alguns tipos de operação.

Lembram-se de poder marcar um número no vosso telemóvel (com teclas) sem terem que olhar para ele?
Num smartphone com touchscreen, tal feito é praticamente impossível (embora haja projectos que procuram ultrpassar essas limitações usando interfaces mais inteligentes que reconhecem gestos.)

Mas... e se o próprio ecrã+touchscreen se pudessem moldar em função do que está a ser mostrado?


É esse o objectivo deste projecto do Human-Computer Interaction Institute do Carnegie Mellon.

Utilizando uma membrana em látex que é activada por um sistema pneumático, o ecrã pode adquirir várias formas (podem ver um vídeo aqui.)

Claro que se trata ainda de um protótipo volumoso e um bocado arcaico... mas, quem sabe? Daqui por uns anos poderemos estar a rir-nos da época em que os touchscreens eram planos. :)

Realidade Aumentada para DJs

Parece que a realidade aumentada já se começa a tornar útil para DJs.


AR scratching from vanderlin on Vimeo.

Com este sistema pode controlar-se vários aspectos da música sem necessidade de qualquer interface por hardware.
Imagino que num futuro próximo, este método de interação venha a ser aplicado aos mais variados sistemas, já que permite substituir hardware potencialmente complexo por uma simples câmara de vídeo e processamento "barato".

Prédios "Pintados" Digitalmente

Sabem o que acontece quando se apontam 7 projectores de alta-definição para umas fachadas de uns edifícios?

É isto:



Faz-me imaginar como aqueles mega-concertos épicos de Jean-Michel Jarre poderiam serhoje em dia com toda esta tecnologia

2009/04/27

Preview Nokia N97

Mais um vídeo para os fãs dos Nokia, a mostrar o rico brinquedo que será o N97.


Nokia N97 Preview (ramalhoblog.com) from Ramalho Blog on Vimeo.

... não que eu esteja a pensar trocar o iPhone por um Nokia. ;P
(Quando tivermos um Touch HD a correr Android, aí sim... é um caso a considerar. :)

Android já chegou a Espanha

Os nuestros hermanos espanhóis já se podem dar por felizes, pois a Vodafone Espanha lançou hoje o HTC Magic (o segundo telemóvel a chegar ao mercado com o aguardado sistema operativo apoiado pelo Google, o Android.)

Quanto aos preços: as mensalidades variam entre os 21 e 62 Euros; e o preço do aparelho varia entre os 19-199 Euros (c/portabilidade) e os 299-339 Euros (s/portabilidade.)

Seja lá o que essa "portabilidade" for. :)

Transístor Electrocrómico Inventado em Portugal

Mais uma inovação que nos chega... do nosso querido Portugal.

Este transístor electrocrómico permite mudar a cor de praticamente todas as superfícies: papel, vidro, cerâmica, metal ou qualquer tipo de polímero (plástico, borracha, etc.)

Como se pode imaginar, isto poderá significar uma enorme revolução na forma como visualizamos informação. Imaginem poder ver informação sem necessidade de um ecrã "convencional" - em que esta surge como por magia, nas paredes, vidros, etc.

Como ponto negativo, é pena ver que as empresas portuguesas contactadas disseram não estar interessadas nesta tecnologia, pelo que foi necessário contactar uma empresa Brasileira, a Suzano.

Esperemos que esta tecnologia chegue rapidamente à fase de produção. :)

Piratebay em Baixo

Descansem todos aqueles que imaginavam já o fim do mundo quando tentaram aceder ao PirateBay e deram com uma mensagem a dizer que o servidor não foi encontrado.

O PirateBay está em baixo, mas tal deve-se apenas a um problema técnico e não a nenhuma "ofensiva" dos seus inimigos.

Se tentarem aceder ao site usando um proxy IPv6, verifica-se que o site continua acessível e a funcionar:

http://ipv6.thepiratebay.org.ipv4.sixxs.org/

Portanto, nenhum motivo para entrar em pânico. Tudo deverá ficar resolvido rapidamente.

Google em Código Morse

Não se assustem, mas hoje o logo do Google estava aos pontinhos e tracinhos:

Era, como é evidente, uma homenagem a Samuel Morse, inventor do código morse - que para muitos é uma "antiguidade", mas que não deixa de ser um marco importante da vontade humana de comunicar.

Ainda bem que o Google não deixou passar esta data em claro.

2009/04/26

Google O3D - a Web em 3D

O O3D é o mais recente projecto do Google, que procurar disponibilizar formas de criar conteúdos 3D dentro de qualquer browser.

Como podem ver no vídeo, os resultados são bem melhores do que os que eram possíveis com o VRML (outra tentativa de trazer os mundos 3D para os browsers.)



Falta saber se este O3D vai ter aceitação, ou se se tornará noutro daqueles projectos sem futuro...
(Imaginem, daqui por uns anos, a estarem a correr qualquer jogo - como o Crysis - emulado dentro de um browser :)

Realidade Virtual 3D

Mais um vídeo que nos faz pensar: quanto tempo faltará até que possamos ter uma coisa deste tipo nas nossas casas? :)


Amazing 3D immersion technology from IDEO Labs on Vimeo.

Pessoalmente, acho que bastariam poucos segundos para ficar com uma valente dor-de-cabeça! :)

2009/04/25

Computador para jogar Crysis por 500 Euros

Lembram-se do tempo em que o jogo Crysis era sinónimo de computadores que necessitavem de hardware no valor de muitos milhares de euros para que pudesse ser jogado como devia ser?
Pois bem, os tempos vão mudando, o hardware vai baixando de preço... e o resultado é: actualmente é já possível ter um PC capaz de correr este exigente jogo com um orçamento de 500 Euros.
(O artigo apresenta os valores em USD, mas na maioria dos casos, podemos "traduzir" dólares por euros para ficarmos com uma ideia dos valores - o que não significa que não se deva procurar preços mais baixos em lojas da especialidade.)

Em que consiste então este PC de 500 Euros capaz de correr o Crysis a 40fps?

Motherboard MSI P43 Neo3-F LGA 775  $90
CPU Intel Pentium E5200  $71
Videocard Powercolor AX4870 512MB  $175
RAM Crucial 2GB DDR2/800  $23
Hard Drive Western Digital Caviar SE WD3200AAJS  $50
Optical Drive Samsung SH-S223F  $25
Case + Power Supply Rosewill TU-155 II 500 Black  $75

Num total de $509 USD (sem incluir alguns descontos).

O resultado (no modo High Quality)
  • 1280x1024 - 44.42 FPS
  • 1680x1050 - 42.57 FPS
e mesmo quando subimos a resolução ainda mais:
  • 1900x1200 - 36.22 FPS
Impressionante...

O que é certo, é que não deve faltar muito para que surja um novo jogo que impressione toda a gente com gráficos fabulosos nunca antes vistos... e que necessite de um PC no valor de milhares de euros.
(E daqui por dois anos, novamente teremos PCs de 500 euros capazes de corrê-lo perfeitamente. :)

OVNIs na NASA

Ok, achei que este era o dia ideal para levantar algumas teorias da conspiração, e para tal nada como repescar um dos temas que mais me fascinou durante a minha juventude e a que ultimamente não tenho dado grande atenção: o fenómeno OVNI.
(isso e a Área 51, pois claro! :)

Portanto, fiquem com esta compilação de vídeos oficiais da NASA (pelo menos é o que nos dizem - que nestas coisas nem sempre se pode acreditar em tudo) que mostram OVNIs.



Atenção que o termo OVNI é quase sempre (e muitas vezes infelizmente) associado a naves espaciais extra-terrestres, mas na realidade um OVNI é simplesmete todo e qualquer objecto voador não identificado. Nas quais se incluem coisas tão ridículas como nuvens, pássaros, e tudo o mais que se possam lembrar.

No caso destas filmagens, mesmo não sendo um especialista na área, muitos dos objectos parecem-me fragmentos ou destroços das próprias naves da NASA - mas, como sempre, claro que há uma percentagem deles que cai na categoria de "inexplicável". E é essa a categoria que nos faz imaginar e sonhar com o que possam ser.

Divirtam-se. :)

2009/04/24

O Julgamento do Pirate Bay

As palhaçadas continuam, agora com o Juiz a admitir que afinal até é membro de uma organização de protecção dos direitos de autor, mas que mesmo assim se considerava imparcial e isento!

E enquanto se fala de anulação e repetição do julgamento, outros dedicam-se a brincar com a questão, demonstrando que o Google também pode ser "pirata".

Mil Milhões de Apps Descarregadas da App Store

Já vos tinha falado desta iniciativa da Apple para premiar o utilizador que efectuasse o download número "mil milhões" da App Store.

E o sortudo que descarregou a App que quebrou a barreria dos mil milhões foi Connor Mulcahey, um rapaz de 13 anos, que irá receber uma panóplia de prémios que incluem um Macbook Pro, um iPod touch, 10.000 USD de crédito no iTunes, e um Time Capsule.


Como se isso não fosse indicador suficiente, os últimos dados sobre o acesso à internet em dispositivos mobile demonstram que o iPhone já ultrapassou os dispositivos Symbian.


Só espero que o Android chegue rapidamente ao (nosso) mercado, para que não fique definitivamente para trás na corrida.

Gedit como Ferramenta de Desenvolvimento Web no Ubuntu

Desculpem lá, mas tenho que mencionar este post - nem que seja para ficar aqui como referência sempre que eu precisar dele! :)

Quando se muda para outra plataforma - como acontece quando alguém com longos anos de tradição no Windows muda para o Ubuntu - é normal sentir-se perdido quanto tenta encontrar ferramentas que lhe permitam fazer o mesmo que fazia no seu "ambiente natural".

Claro que é uma questão de tempo até que descubra novas ferramentas... e em muitos casos até pode ficar agradavelmente surpreendido.

Como é o caso deste gedit artilhado.



Para desenvolver solução para a web (HTML, Javascript, PHP, etc.) muitas vezes pensa-se que seja necessário um editor "topo-de-gama" cheio de funcionalidades. O que muitos não sabem é que o "básico" gedit serve e sobra - desde que o saibam configurar e ajustar às vossas necessidades.

E como é que isso se faz? Nada como aprender com os melhores: é só darem um saltinho ao blog do Micah Carrick.

Quando terminarem, serão incapazes de reconhecer o vosso gedit:

  • VERY STABLE! You won't lose your work due to a crash!
  • Syntax highlighting for PHP, HTML, CSS, Javascript, and just about any other language you'll use as a web developer.
  • Line numbers.
  • Right margin guide.
  • Auto Indentation
  • Indent/Unindent selected block of code
  • Spaces or tabs with cusomizable tab width and optional modeline support.
  • Matching bracket highlighting.
  • Side pane file browser with FTP, SFTP, SSH, etc. support.
  • Side pane tag list with XHTML Elements, XHTML Attributes, CSS Properties, and PHP Functions.
  • Snippet library with accelerators and "Tab Triggers".
  • Validate HTML using Tidy.
  • Beautify/Cleanup HTML using Tidy.
  • Parse and check syntax of PHP using php.
  • Beautify PHP using PHP_Beautifier.
  • Reference the function under the cursor in the online PHP manual.
  • Customizable external tools--the sky is the limit.
  • Color picker to insert hex color from a standard GTK+ color wheel.

Acham que falta algo? :)

Windows 7 - A Evolução Retrógrada

Muitos olham para o Windows 7 como sendo o melhor sistema operativo alguma vez lançado pela Microsoft. Não ponho isso em causa, é bem provável que seja verdade. Depois de falhanços como o Windows ME, e versões apressadas como o Windows Vista, seria de esperar que a MS se esmerasse - ainda para mais numa altura em que a concorrência começa a conseguir chegar às massas; e falo da Apple com o seu OS X, e também dos Linux e seus derivados, dos quais o Ubuntu se tem conseguido destacar e popularizar.

O que acho ser incompreensível é o facto de ver a Microsoft a insistir numa segmentação de mercado, dividindo o seu sistema operativo em inúmeras edições; coisa que depois das tentativas de separar o XP em Home e Pro, e o Vista em ainda mais categorias; se esperaria que acabasse de vez!


Mas, desta vez a Microsoft foi ainda mais longe, e impôs limitações nas versões base do Windows 7 que - espero eu - sirvam para fazer com que as pessoas abram os olhos e optem por alternativas bem mais sensatas que até podem ser gratuitas.

Falo obviamente da limitação ao número de programas que podem executar simultâneamente!


Onde já se imaginou, em pleno século XXI, uma companhia impôr tal restrição ridícula?

No Windows 7 Starter Edition, só poderão ter três programas a correr ao mesmo tempo - com algumas excepções que apenas servem para baralhar ainda mais a coisa: as janelas do explorer não contam, nem os anti-vírus, nem "alguns" utilitários, nem... sabe-se lá o quê. O que se sabe é que provavelmente irão levar com este aviso na pior altura possível, quando estiverem a precisar de todos os três programas que têm abertos, e a precisar de abrir um outro para fazer algo que não pode esperar.

... Parece que, por mais que algumas pessoas ainda se esforcem em tentar dar um "desconto" à MS, esta está empenhada em nos empurrar para outras paragens. Talvez eles não se lembrem que, a partir do momento em que qualquer outro OS comece a ganhar quota de mercado relevante... não haverá volta a dar.
(Ainda estou para ver o dia em que a MS vai querer oferecer os seus sistemas operativos de graça - e depois ficar admirada por, mesmo assim, ninguém os querer.)

2009/04/23

OLPC 2 com Ecrã Triplo

Se se recordam do primeiro OLPC, uma das novidades que apresentou na altura foi o seu ecrã com dois modos de operação: um modo a cores em alta-resolução para utilização no interior, e um modo a preto-e-branco de baixa-resolução para poupar bateria e/ou utilização no exterior, ao sol.

No OLPC 2, o novo ecrã de 10" vai continuar a apresentar novidades, tendo agora 3 modos de operação.

Ao modo colorido e monocromático acrescenta-se agora um novo modo de epaper (papel digital)  que permitirá combinar a qualidade do modo colorido com o baixo consumo do modo monocromático.

Rato Tarântula

Não se trata de um rato para fãs do Homem-Aranha (Spider Man), mas se estão fartos de ver os vossos colegas a apropriarem-se do vosso rato, desafio-vos a que vejam se tal coisa sucede com este rato:


Como único senão, imagino o susto que seja olhar instintivamente para o local onde vamos pousar mão... :)

Quem não for fã de Tarântulas, poderá optar por outra bicharada agradável para povoar o seu rato, nestes Animalia Mouse.

Clipboard Managers

Ainda no outro dia falava eu aqui do meu básico SenderClipboard, e hoje venho falar-vos de alternativas gratuitas para gerirem os copy-pastes no Windows de forma um pouco mais avançada e prática.


1. ClipX
Pequeno e prático (ocupando apenas 260Kb) este ClipX permite guardar os últimos 25 items copiados - mas podem configurá-lo até aos 1024. Guarda textos. imagems, e caminhos de ficheiros; podendo ter as suas funcionalidades expandidas via plug-ins.

2. ArsClip
Para quem precisar de algo com mais funcionalidades, este ArsClip será provavelmente a vossa melhor opção. Permite gravar e catalogar items copiados, e até traz um ajudante para preencher formulários. Gere múltiplos formatos (HTML, Rich Text, imagens, etc.) e nem precisa de instalação. É clicar e usar.

3. Oscar's MiniCLIP
Este funcionar melhor como uma traskbar flutante, para/de onde podem arrastar elementos.

4. M8 Free Multi Clipboard
Para além de permitir guardar os últimos 25 elementos copiados, mostrando uma imagem ou texto quando passam o ponteiro do rato sobre eles, este Free Multi Clipbard funciona também permite fazer a captura do ecrã ou de uma janela usando o [PrtScr] ou [Alt] + [PrtScr].

5. Phrase Express
Esta ferramenta é mais vocacionada para todos aqueles que tenham que introduzir blocos repetitivos de texto. Consegue copiar o texto usando teclas de atalho ou Autotext triggers. Disponível em versão portable sem necessidade de instalação.

6. AccelClip
Este AccelClip suporta fragmenteos de texto e imagem, que podem depois ser organizados e editados à vossa vontade.

7. Ditto
Quantas vezes não desejaram poder fazer copy-paste de um computador para outro? Este utilitário tem a particularidade de permitir sincronizar clipboards em múltiplos PCs na mesma rede (com ligação encriptada.) Também disponível em versão portable sem instalação.

8. HovText
Para quem estiver farto de ter que andar a limpar códigos HTML dos seus copy-paste, este HovText é a ferramenta ideal: pois está vocacionado para limpar toda a formatação dos vossos "copianços", deixando-vos apenas com o texto essencial.

9. Xteq URL Bandit
Para quem precisar caçar URLs, este URL Bandit vigia permanentemente o vosso clipboard, e guarda todos os URL que encontrar nos textos copiados.

10. RKG Duck
Para utilizadores avançados, este RKG DUck utiliza filtros em PERL que permitem uma infinidade de operações. É a escolha ideal para programadores.

via [Techradar]

Ubuntu 9.04 - The Jaunty Jackalope

A notícia do dia é seguramente o lançamento da mais recente versão do Ubuntu.

Trata-se do Ubuntu 9.04 "The Jaunty Jackalope".

Os downloads/upgrades serão disponibilizados ao longo dia... e como sempre, é aconselhável lerem as release notes para evitarem qualquer eventual surpresa inesperada.

Entre as novidades estão: tempos de arranque mais reduzidos, e suporte para o novo sistema de ficheiros ext4.

E se têm um netbook, então não se esqueçam de experimentar o Ubuntu Netbook Remix. Trata-se de uma versão optimizada para esse tipo de equipamentos e com um interface mais agradável de usar nos seus ecrãs com resoluções mais baixas.

2009/04/22

Promoção Media Markt - Compre 4 Pague 3

A MediaMarkt está a fazer uma promoção, de 21 a 23 de Abril (até amanhã) em que, na compra de 4 artigos oferecem-vos o mais barato.

Ora aqui está uma boa forma de incentivar o consumo...

E aparentemente, não há limite quanto ao que podem escolher, a promoção é válida para todos os artigos.


Ou seja, no "melhor dos casos", corresponde a uma poupança de 25% - caso optem por comprar quatro produtos de valor idêntico.
Vale a pena conferenciar com alguns amigos e conhecidos, para ver se há gente interessada, e partilhar o desconto por todos.

Imaginem que compram um LCD de 1000 Euros. Ficam com 4 LCDs, mas pagam apenas 3000 Euros.
Repartindo o desconto por todos, cada um paga apenas 750 Euros - o que é um bom desconto!


P.S. - Para os "inteligentes" que estejam já a pensar em esquemas, de comprar 4 produtos para posteriormente irem devolver 3 e ficarem com o gratuito: as trocas só são efectuadas em caso de defeito do fabrico; e não dão direito à devolução do dinheiro. :P

Netgear MoCA Adaptador Ethernet-Coaxial

Não, não vou estou a tentar dar uma "moca". Este adaptador da Netgear não liga a vossa rede informática à rede eléctrica, mas - usa a mais "limpa" rede coaxial existente na maioria das casas para distribuir o sinal para as Televisões.

É o Netgear MCAB1001, o o MoCA significa que este adaptador segue as especificações do Multimedia over Coax Alliance - que pretende usar essas ligações coaxiais para transferir conteúdos digitais multimédia.

Sempre é mais uma alternativa a quem não for adepto das redes wireless e adaptadores ethernet-rede eléctrica.

LG LED TV LH90

Se estão à procura de um novo televisor LCD, nada como optar pelas últimas tecnologias que oferecem a melhor qualidade de imagem: como este LCD LED LH90 a 240hz da LG.


Disponível em modelos de 42, 47, e 55" este LCD tem iluminação por LEDs - permitindo-lhe obter um contraste de 2,000,000:1 - e é capaz de reproduzir filmes DivX por USB.

De resto, se andam à procura de TVs "grandes" (de 50-55") podem querer espreitar este artigo sobre as 5 melhores TVs de grandes dimensões.
(Na altura em que escrevi isto, está o server em baixo, pelo que fica aqui a link para o Google Cache.)

2009/04/21

Fonera 2 Já Disponível

Relembro os potenciais interessados que o Fonera 2 já está disponível.

Para quem está "a leste" destas coisas, o Fonera é um acess point wifi que permite partilhar a vossa ligação com os restantes utilizadores (Foneros) - partilha essa que vos permite receber dinheiro sempre que alguém acede à Internet usando o vosso Fon, e também usar qualquer ligação Fonero em qualquer parte do mundo (o que pode dar bastante jeito a quem passa muito tempo fora de casa.)

Este Fonero 2 tem bastantes mais potencialidades que o modelo anterior, permitindo ligar discos USB e descarregar ficheiros da Internet para lá, sem necessidade de ter o computador "principal" ligado.

Pesquisa Imagens Similares com o Google

Outra "experiência" que o Google disponibilizou ao grande público é a pesquisa por imagens similares.
O reconhecimento de imagens é algo que o Google tem vindo a desenvolver nos últimos anos, quer para efeitos de pesquisa, quer para efeitos de privacidade - como acontece no caso do Google Streetview, que foi "obrigado" a esconder os rostos de todas as pessoas nas suas imagens.


Agora com este Similar Images do Google Labs, passa a ser possível pesquisar por imagens semelhantes à que nos interessa. Algo útil quando estamos a pesquisar por algo que pode ser interpretado de várias maneiras, como se pode ver no vídeo seguinte, onde a pesquisa por "Jaguar" devolve imagens do animal a par de imagens dos automóveis da marca com o mesmo nome. Com a função de "similar images", passa a ser bastante mais simples encontrar o que nos interessa.



Daqui a uns anos, estaremos a fazer este tipo de coisas... com vídeo. :)

Touchscreen Trackpad do Sharp Moebius

Os LCDs e touchscreens estão a ficar tão comuns que utilizá-los como touchpad num portátil começa a ser uma opção viável.


Foi o que a Sharp fez no seu netbook Moebius NJ70A, e podem ver o vídeo já a seguir.

Google News Timeline

Se não podem passar uma hora sem querer saber o que se passa no mundo (ou são jornalistas) então este News Timeline do Google Labs será uma benção para vós.

Com um interface dinâmico que carrega as notícias (de fontes que vocês escolherem, se bem que de uma selecção bastante limitada) automaticamente à medida que vão navegando no tempo, este projecto é bastante interessante.

(Dica: podem fazer duplo clique na timeline para fazerem zoom-out/zoom-in.)

CPU, GPU, RTPU? O Ray-Tracing de novo na moda.

Ainda ontem falei da evolução que os computadores têm tido ao longo dos anos (décadas) e hoje venho falar-vos de um acrónimo que se prevê vir a tornar-se bastante comum nos próximos tempos: o RTPU (Ray Tracing Processing Unit.)

Esta placa da Caustic Graphics acelera o cálculo de imagens utilizando a técnica ray-tracing, que calcula a trajectória de cada ponto de luz que chega até à câmara virtual - operação matematicamente muito complexa, mas capaz de produzir imagens foto-realistas, como esta que se segue:


Com esta placa, cenas deste tipo podem ser calculadas em fracções de segundo, em vez de minutos ou até horas. (Ainda me lembro do tempo em que deixava o meu computador ligado, de um dia para o outro, para poder ver o resultado de uma única imagem deste tipo... para depois descobrir que afinal me tinha esquecido de ligar a "luz" na cena, e me deparava com um imagem completamente às escuras.)

A placa actual, a CausticOne, permite obter cerca de 3-5 imagens VGA por segundo, ainda longe do que muitos entusiastas desejariam... mas é um passo no sentido certo. Já no próximo ano, a empresa lançará a CausticTwo, cerca de 14x mais rápida que a actual, e que pode ser usada em paralelo com outro placa, aumentando a performance para 28x - issop signfica cerca de112fps numa resolução VGA, ou 30fps a 1280x960. Nada mau, pois não?
Segundo a Caustic, dentro de 4 ou 5 anos poderemos ter placas capaz de produzir imagens ray-tracing FullHD a 1920x1200 a 60fps.


Quanto à parte do software, o sistema foi concebido para se integrar perfeitamente com os standards já existentes, como o OpenGL ES 2.0:
Quem tiver a placa verá os seus cálculos acelerados, enquanto que os outros verão os resultados muito mais lentamente (calculados exclusivamente por software.)


Caustic Graphics—Raytracing Dynamic Geometry from Caustic Graphics on Vimeo.

As imagens podem não impressionar quem estiver habituado a jogos de última geração, mas considerando que esse jogos têm que usar "truques" para simular muitos dos efeitos que em ray-tracing se tornarão "simples"... é fácil prever que a tendência no futuro poderá favorecer esta tecnologia que finalmente começa a tornar-se viável para ser feita em tempo real.

2009/04/20

OLEDs Transparentes

Mais um passo em direcção aos ecrãs futuristas que vemos nos filmes. Apresento-vos o NeoView Kolon, um ecrã OLED transparente destinado a ser utilizado nos espelhos retrovisores de um hipotético automóvel no futuro.


Eu só pergunto... porquê restringirmo-nos ao espelho retrovisor? Dêem-nos um OLED transparente do tamanho do pára-brisas; e aí sim, estamos a falar! :)

via [Engadget]

A Evolução dos Interfaces dos Sistemas Operativos

Excelente post sobre a evolução dos interfaces gráficos dos sistemas operativos ao longo dos tempos.

Curioso pensar que (e atenção que isto é apenas uma consideração minha) no fundo, ainda não houve nenhum desenvolvimento revolucionário ao longo destas três décadas, com os interfaces a manterem-se praticamente inalterados.

Sim, agora têm mais resolução, mais enfeites (e efeitos), mas no fundo... são as mesmas pastas e as mesmas janelas com que já podiamos brincar no século passado, em 1981 com este sistema operativo da Xerox: o Xerox 8010 Star (e cujas origens vêm já de projectos da década de 70.)


... e claro, tinha que falar do saudoso Workbench do Amiga... ah, isto é que era avançado para a época.



Estamos a falar de máquinas a correrem milhares de vezes mais lentamente que os processadores actuais, com milhares de vezes menos memória... Ainda acham que estamos bem servidos? É tempo de começar a exigir mais.

Ora considerem um CPU Motorola 68000 (como o que era usado no Commodore Amiga A500) capaz de efectuar 1 MIPS (milhões de instruções por segundo) com o mais recente Intel Core i7, capaz de 76 mil MIPS. Dá uma ideia da ordem de grandeza da evolução que tivemos (embora seja uma forma simplista de comparar, há muitas coisas que não dependem unicamente da velocidade do CPU.)
Mas, apenas para comparação, isto significa que, um cálculo que agora pode ser feito num único segundo num Intel i7 demoraria mais de 21 horas se fosse feito num daqueles processadores, que já na altura corriam sistemas operativos verdadeiramente multi-tarefa, com janelas, ratos, capacidades avançadas de som e imagem, etc.
Os 40 segundos que um computador actual demora a arrancar um sistema operativo recente correspondem então a mais de um mês de processamente ininterrupto naquela altura! Não sei... mas parece-me exagerado o desperdício a que assistimos diariamente.

É que, aquelas coisas que muitos consideram impensáveis, como a Intel dizer que quer uma máquina que faça boot em 2 segundos, não deviam ser "impensáveis"... deviam era ser uma exigência dos consumidores considerando toda a potência computacional que as máquinas têm actualmente.

Finalmente, após todas estas décadas, começa-se novamente a dar importância a estas coisas, e actualmente, com a proliferação dos touchscreens, começa a assistir-se a um novo interesse na criação de novas formas de interagir com os computadores - algo que levou o iPhone a destacar-se dos restantes concorrentes, que agora se apressam a lançar novidades equivalentes.

Vamos lá ver o que o futuro nos reserva...

[Update]
E como tributo ao meu colega Nuno Pinheiro, aqui fica a imagem dum dos mais recentes ambientes gráficos, o KDE com o Oxygen - porque ele e o projecto merecem. :)

Adobe Flash a caminho das TVs

Não se admirem se da próxima vez que ligaram para o apoio técnico do vosso fornecedor de TV por cabo ou por satélite, o operador vos perguntar: "Qual é a versão do Flash que tem instalado na sua TV?"

Parece que a Adobe está a pressionar os fabricantes no sentido de incluirem o Flash integrado nas TVs. Por um lado percebe-se... com a maioria das pessoas a preferirem a Internet e os computadores à televisão, a inclusão desta tecnologia nos aparelhos permitira trazer um novo fôlego ao "caixote que mudou o mundo."

Seria também uma forma da Adobe ganhar um enorme mercado, já que a sua tecnologia permitiria ver vídeo de alta-definição, com total interactividade, já para não falar no potencial para aplicações educativas e lúdicas, como jogos.

Na minha opinião, o único problema seria o facto de se tratar de uma tecnologia proprietária... mas isso, mesmo não sendo o aconselhável, é já algo com que muitos consumidores se habituaram a viver.
Preferia muito mais que fosse usado um sistema aberto, baseado num browser open-source que desse uso às capacidades do HTML 5 (com algumas extensões extra, caso necessário)... Ou então convencer a Adobe a "abrir" o seu Flash à comunidade (era bom não era? ;) Mas só o tempo o dirá.

O que vos posso garantir é que as batalhas pela posse do tele-comando irão aumentar substancialmente! :)

Pinguins Robot - O que virá a seguir?


Um impressionante vídeo da FESTO que nos mostra projectos biónicos que irão moldar o nosso futuro, desde pinguins robot que nadam graciosamente debaixo de água até paredes ondulantes que reagem ao movimento e som.

2009/04/19

Multitouch + Particulas = Resultado Fantastico!

Querem mais um motivo para terem um "surface" (mesmo que seja um surface de baixo custo) em casa?

Vejam o seguinte vídeo, e ficam a perceber porquê.
(Bem sei que o resultado é puramente "decorativo"... mas... é preciso mais alguma justificação? :)


Superfluid vs Particle from jimi hertz on Vimeo.

Apophysis - Gerador de Fractais

Apophysis é um programa gratuito que vos permite criar imagens únicas. Descrito como sendo um "Freeware fractal flame editor for Windows", o seu uso não é complicado (tutorial aqui) mas, pode demorar algum tempo até que consigam criar imagens como estas - ou então, terem um pouco de sorte. ;)


(mais imagens aqui)

Fotografia Infinita da National Geographic

Verdadeiramente hipnotizante esta fotografia infinita da National Geographic que consisteem mais de 300 mil fotos que são usadas para criar um mosaico de fotos pelas quais podemos navegar infinitamente.

Vejam o vídeo, e deliciem-se.

2009/04/18

Midi over Ethernet em Windows (Linux e Mac em Breve)

Parece que hoje é mesmo um dia dedicado a assuntos musicais.

Não podia deixar passar este interessante artigo que fala sobre como conseguir sincronizar vários PCs por MIDI utilizando uma mais habitual rede Ethernet.


Melhor ainda, o este EthernetMidi é open-source (e gratuito) o que faz com que este seja possivelmente o primeiro programa que poderá possibilitar o Midi-over-Ethernet entre computadores de plataformas diferentes (Windows, Mac, Linux.)

Com este programa, a tarefa de usar 2 computadores (1 para vídeo, outro para audio) com programas como o Ableton e o Resolume sincronizados via Midi-Ethernet é agora possível.

TechnoBox no iPhone - Roland TB-303 TR-808 TR-909 no Bolso

Mais um motivo para os "fanáticos" pelo som arranjarem um iPhone.



Vejam este simulador sonoro, o TechnoBox (App Store Link) para o iPhone feito pela AudioRealism e que coloca os clássicos Roland TB-303, TR-808 e TR-909 no vosso bolso.

2009/04/17

Eizo LCD de 56" com 3840 x 2160

Se um LCD FullHD é algo que vos invoca um bocejo, então imagino que acharão mais piada a este LCD da Eizo: o RadiForce LD560W.

Com 56" de diagonal e uma resolução de 3840 x 2160 (4 vezes superior ao muito badalado FullHD de 1920x1080) este LCD será tudo menos "barato" - o que será de fácil de entender, se considerarmos que é vocacionado para um mercado onde o preço não seja factor decisivo: as salas de operação.

... No entanto, ao ritmo que os LCD têm baixado de preço, não arrisco a imaginar quantos meses/anos demorarão até que possamos ter uma coisa destas em nossa casa, altura em que falaremos mal do tempo em que os filmes eram vistos apenas a 1080p. :)

Julgamento Pirate Bay - Veredicto: Culpados

O veredicto oficial do julgamento do The Pirate Bay já é conhecido: culpados.

Sem dúvida que muita tinta digital irá correr por baixo da ponte, uma vez que os arguidos irão certamente recorrer da sentença.

Quanto às implicações que isto possa ter... é o que vamos ver: uma vez que o site irá continuar a funcionar, e esta medida intimidatória parece querer apenas "crucificar" os seus responsáveis como manobra publicitária.

Não se pode fechar os olhos e ignorar que eles sabem bem o que fazem - mas culpar os administradores de um site por algo que é feito pelos seus utilizadores... isso levanta questões que terão que ficar muito bem esclarecidas.
Senão, porque não processar um qualquer canal televisivo por ter mostrado a alguém um anúncio de uma arma, que este tenha comprado e depois utilizado para cometer um crime?


Vejamos no que isto vai dar...