2009/05/31

Os LCD LED com/sem Local Dimming

Os LCD LED estão na moda, permitindo cores fabulosas e espessuras reduzidas. No entanto... o principal problema dos LCDs continua a ser os níveis de preto, que aos poucos vão melhorando e que podem ser resolvidos se...

... se optarmos por um LCD com iluminação por LEDs... mas com dimming local!

A maioria dos modelos LED que podemos ver no mercado actualmente, têm apenas LEDs nas suas margens, como podem ver na foto que se segue, com os leds visíveis na barra superior:

Graças a difusores, a luz das margens é espalhada de forma uniforme por todo o painel LCD.

A vantagem? Permite a construção de aparelhos bem mais finos. Nos LCDs tradicionais com iluminação CCFL, as lâmpadas fluorescentes obrigam a uma maior espessura:

Ora, em ambos os casos, esta "luz" está sempre ligada (embora alguns modelos possam ajustar o seu brilho dinamicamente entre vários níveis) e cabe aos "píxeis" do LCD tapar completamente o seu brilho no caso de um ecrã a preto.
Obviamente, há sempre uma pequena fracção de luz que continua a passar pelos minúsculos espaços entre os píxeis... causando o tal "cinzento escuro" nos LCDs, em vez do preto total e profundo que seria desejado.
(E o teste é fácil de fazer: liguem o vosso LCD com uma imagem totalmente preta, numa sala/quarto completamente às escuras - será fácil verem o ecrã "iluminado", mesmo se este devesse estar completamente preto; não?)

No entanto... aquilo que nos interessa mesmo são os LCDs com sistema de iluminação LED com dimming local! Nestes modelos, a parte traseira do aparelho tem uma matriz de leds como a que se segue:

Cada parte da imagem é analisada continuamente, sendo apenas iluminados (com a intensidade adequada) as partes do ecrã que necessitem. O resultado: um ecrã completamente escuro nas cenas nocturnas.

 Por exemplo, para mostrar o símbolo Dolby, a imagem à esquerda representa os leds que estariam iluminados (parecendo desfocados por causa dos difusores que garantem a uniformidade da luminosidade), e a imagem à direita representa os pixeis do LCD que estariam activados.


 Numa cena real, o resultado é este (e ter em consideração que capturar este tipo de sistemas em "fotos" é muito complicado, já que a gama dinâmica real é bastante superior à que podemos ver nos nossos próprios monitores.):


A imagem da esquerda é um painel LCD com LEDs e local dimming, a imagem da direita é um LCD com backlight convencional CCFL. Apesar de a imagem no LCD com LEDs ser muito mais brilhante (nas partes brilhantes) o nível de negro continua escuro como sempre.


Esta imagem mostra novamente a intensidade dos LEDs nas várias zonas do ecrã para a imagem que vimos anteriormente.

Nesta demonstração da Dolby, ambos os televisores estavam a usar exactamente o mesmo painel LCD, sendo que a única diferença era o sistema de iluminação (CCFL num, LEDs com local dimming no outro.) O que torna as diferenças ainda mais impressionante - ainda para mais, tratando-se de um LCD já com alguns anos e que com o sistema de LEDs passou de "mediano" para um sistema superior a quase todos os outros LCDs no mercado.

As principais marcas já começam a oferecer alguns LCDs com local dimming, mas são ainda bastante caros. Resta-nos esperar que, tal como tem acontecido até agora... a sua tecnologia comece a ficar cada vez mais comum, e os seus preços fiquem bem mais acessíveis.

Fica a informação... para que tenham consciência desta "ligeira" diferença se estiverem interessados em comprar um dos actuais e bastante publicitados LCD LED que por aí andam.

Plastic Logic Ebook Reader

O Kindle pode estar na moda (particularmente o novo modelo recém apresentado com um ecrã maior) mas... não pensem que vai ter a vida facilitada.

Muitas outras empresas estão a trabalhar a toda a velocidade para trazerem os seus eBook readers para o mercado. Como este da Plastic Logic.


plastic logic ebook from Gizmodo on Vimeo.

Ao contrário de um teclado, este leitor de livros electrónicos tem um touchscreen que o torna bem mais prático de usar. Permite também escrever anotamentos em cima de qualquer página, o que pode ser bastante interessante e útil.

Claro que, tratando-se ainda de uma versão de pré-produção, há alguns pontos a melhorar... nomeadamente a velocidade de refrescamento das páginas... mas isso são coisas que daqui por uns anos estarão completamente resolvidas e das quais nos riremos dizendo: "Lembras-te de quando uma página piscava por completo sempre que se mudava?" :)

Microsoft Zune HD

A Microsoft não desarma, e mesmo perante a supremacia dos iPods continua a tentar a sua sorte - desta vez com o Zune HD.


Ao contrário do que se poderia pensar, este novo Zune parece ser realmente... um bom produto, e com uma qualidade acima da média.

Para começar, finalmente parecem ter acertado com um interface bem conseguido - para não falar no fabuloso ecrã OLED, que garante uma qualidade de imagem superior a todos os modelos com os "tradicionais" LCDs.

Aqui está um vídeo do bicho em funcionamento, para verem a fluidez imperturbável do interface (pena estar desfocado durante a maior parte do tempo.)

Zune HD Video Hands On from Gizmodo on Vimeo.

... se eles tivessem lançado este Zune HD na altura em que andaram a brincar com os Zunes de primeira geração...

2009/05/30

Como instalar o Windows7 num Netbook

Para os mais curiosos, a oportunidade de experimentarem o novo Windows 7 da Microsoft não podia ser melhor - o Windows 7 RC está disponível gratuitamente para download e funcionará durante cerca de um ano.

Esta é uma versão Release Candidate, destinada a resolver os últimos pormenores, pelo que poderão deparar ainda com alguns bugs - assim sendo, aconselha-se a necessária cautela para que não percam dados importantes. Mas... ao que parece, esta versão funciona já de forma bastante estável, pelo que não deverão ter problemas de maior.

(Relembro apenas que esta versão deixará de funcionar a 1 de Junho de 2010; e como "pré-aviso", a partir de 1 de Maio de 2010 começará a fazer shutdowns de 2 em 2h.)


Se na maior parte dos casos, experimentar este Win7 implica apenas gravar o ISO para um DVD e arrancar com ele no vosso computador; isso torna-se mais complicado quando o queremos fazer num netbook sem drive óptica.

No entanto... não deixa de ser possível, obriga apenas a mais alguns passos, para transferir os ficheiros de instalação para uma pen USB e torná-la "bootable".

É aconselhável o uso de uma Pen USB com 4GB ou superior.
De igual forma, é aconselhável que o Netbook tenha no mínimo 1GB de RAM, e 8GB de espaço em disco (acreditem em mim, eu sei - depois de uma instalação padrão do Win7, vi que estava com 7.8GB ocupados!)

Necessitam também de um outro computador a funcionar (Windows, Linux, ou Mac,) para executar os passos necessários à criação da Pen USB de instalação do Windows 7.

No caso do Windows XP
No Windows Vista
Em Linux/Mac

Depois disso, basta introduzir a pen USB no vosso netbook, e prosseguir com a instalaçao a partir da mesma.

Para quem tiver com dificuldades em criar o USB bootable, ou quiser comprimir o disco do sistema de onde vai correr o Windows 7, poderá ler mais algumas dicas aqui.

Ou então ver os guias específicos para alguns dos netbooks mais populares do mercado:

Aspire One
ASUS Eee Pc
Dell Mini
MSI Wind
HP Mini-Note

Relógio Christophe Claret DualTow

Nao é preciso ser apreciador de relógios para se ficar impressionado com a "maquinaria" que faz mexer este Christophe Claret DualTow.


Vejam o vídeo e... digam-me se não é preciso um talento especial para conseguir montar uma máquina destas, com as suas peças minúsculas de alta-precisão.



[Claret]

A Eficiência chega ao Software? [Page's Law]

Todos conhecem a lei de Moore, que diz que os computadores duplicam o seu poder de processamento a cada 18 meses.
No entanto, também constatarão na prática que, a cada 18 meses o software fica duplamente mais lento - fazendo com que, na realidade, a maior parte das coisas pareça demorar o mesmo tempo que sempre demorou.

Esta é a chamada Page's Law (de Larry Page, um dos fundadores do Google.)
 (E que é uma injustiça... já que eu - e muito mais gente - tem vindo a dizer o mesmo há muito, muito tempo. :P)

No entanto, Sergey Brin (outro dos fundadores do Google) diz que o Google vai quebrar essa "lei."
Diz que, com o passar do tempo, o software e produtos do Google irão ficar cada vez mais rápidos e eficientes.



Resta-nos esperar que seja mesmo verdade... e que o resto da indústria siga o mesmo exemplo.

Chrome Extensions e Plugins

Um das grandes falhas do Google Chrome é a sua falta de plugins e extensões que nos permitam adicionar-lhe algumas funcionalidades - é por isso que ainda me vou mantendo fiel ao Firefox e à minha colecção de plugins indispensáveis.

Mas, parece que está para breve... os primeiros plugins para o Chrome começam a surgir, embora por agora estejam disponíveis apenas numa versão de desenvolvimento.

Entre os quais temos um eliminador de publicidade AdSweep, e um interessante "acelerador" para o Chrome, que permite rapidamente pesquisar selecções de texto - o Cleeki.

Esperemos que estas novidades não demorem muito a chegar às versões públicas, para que todos nós possamos disfrutar delas.

Enquanto isso, podem sempre divertir-se a criarem as vossas extensões para o Google Chrome. Afinal... é só HTML e Javascript - com a particularidade de, ao serem instaladas não necessitarem de reiniciar o browser, e tendo compatibilidade assegurada com todas as futuras versões do Chrome.

2009/05/29

HDMI 1.4 - Um novo Puzzle a descobrir

Quando pensávamos que o mundo se estava a dirigir para um futuro uniforme, onde os carregadores de telemóveis fossem todos compatíveis, e onde um cabo AV pudesse ser utilizado em qualquer aparelho, eis que o novo HDMI 1.4 vem dar um passo para a frente... e dois para trás!

É certo que esta nova revisão deo HDMI traz-nos coisas boas:
integra tem uma ligação Ethernet channel, retorno de canal áudio, capacidade para formatos 3D, resoluções de até 4K x 2K, fichas ainda mais reduzidas com o micro HDMI (metade do tamanha da actual mini HDMI) e até um sistema apropriado para ser utilizado em veículos.

Infelizmente... isso vem com um grande senão... Se até agora apenas tinham que se preocupar em comprar um cabo HDMI que tivesse a ficha normal ou mini, a partir de agora vão ter que andar a coçar a cabeça para tentarem encontrar o vosso caminho pela panóplia de inúmeras combinações possíveis graças aos cinco tipos de cabos diferentes que vão existir.

  • Cabo Standard HDMI  – suporta até 1080i/60;
  • Cabo High Speed HDMI Cable – suporta resoluções superiores a 1080p, com Deep Color e os novos formatos 3D;
  • Cabo Standard HDMI com Ethernet – inclui conectividade Ethernet;
  • Cabo High Speed HDMI Cable com Ethernet – inclui conectividade Ethernet;
  • Cabo Automotive HDMI – para ligar dispositivos externos HDMI a sistemas HDMI em veículos.
 É caso para perguntar... mas que andam estes tipos a fumar!?!
Porque não usar uniformizar e criar um único cabo standard, que suportasse tudo já de origem... permitindo baixar os custos para os fabricantes (um cabo, uma única linha de produção em vez das várias variações) - e principalmente - simplificar a vida ao utilizador final!

VPlay - Brincar com Video em Surface

Brincar com vídeo nunca foi tão divertido.


Ora vejam este VPlay, que mistura a manipulação de vídeo com um interface ao estilo Surface e no qual é estupidamente fácil fazer misturas de vídeo, aplicar efeitos, e muito mais... vejam o vídeo:

Displays LCD + eInk 3qi da Pixel Qi

A Pixel Qi demonstrou os seus displays híbridos que misturam os tradicionais painéis LCD com os displays de eInk (tinta electrónica.)


Estes novos displays 3qi têm três modos  de funcionamento:
  1. Com o backlight ligado, funcionam como um LCD normal
  2. Com o backlight desligado, funcionam como um display de ePaper, perfeitamente visível mesmo sob intensa luz solar
  3. Para poupança máxima, este modo de ePaper tem ainda um modo extra low-power (possivelmente deixando de ter uma taxa de refrescamento instântanea.)

Aqui vemos uma foto de um Aspire One com um destes displays 3qi de 10.1", sob plena luz do Sol - ora tentem isso com os vossos netbooks. :)

Dizem-nos que o processo de fabrico é compatível com as actuais fábricas de LCDs, pelo que os custos serão reduzidos - e que estes displays começarão a estar disponível mais para o fim do ano.

Detectar a Gripe A H1N1 com Câmaras Térmicas

E se vos dissesse que a tecnologia permite-nos facilmente detectar e individualizar casos de gripe no meio de um grupo de pessoas?

Basta usar uma destas câmaras térmicas.

Com uma resolução de 384 x 288, esta HM300 permite detectar variações de temperatura de apenas 0,1ºC - sendo portanto fácil identificar pessoas com temperatura acima do normal (embora não identifique se se trata de febre especificamente causada pelo vírus H1N1, ou se causada por qualquer outra infecção.)


No entanto... já estou a imaginar os mais paranóicos a salivarem por uma câmara destas, para andarem pela rua a afastarem-se de todos os que tenham uma temperatura corporal superior ao "normal". :)

Google Wave - o Email do Sec. XXI

O Google volta a levantar ondas, desta vez com o anúncio do seu Google Wave.


Segundo eles, este Wave representa uma nova forma de comunicação - o email como seria caso tivesse sido inventado neste momento.

O que é este Wave?

Este wave é conversação e documentos. As pessoas podem comunicar e trabalhar juntas usando documentos, fotos, vídeos, mapas, etc.

A wave é partilhada. Qualquer participante pode responder instantaneamente em qualquer ponto da mensagem, editar o seu conteúdo, adicionar novos participantes. Todo o processo pode ser posteriormente reproduzido para ver quem disse o quê e quando.

A wave é dinâmica. Com transmissão em tempo real enquanto escrevem, para uma comunicação mais rápida entre todos os participantes.


Fiquem com o vídeo de apresentação.



Como curiosidade... há quase duas década atrás, havia também uma "onda" que já nos permitia comunicar e partilhar informação entre computadores. Ah, quem daqui é que ainda se lembra do Blue Wave offline mail reader do tempo das BBS? :)

Eee PC 1008HA com Técnica de Montagem Revolucionária

Ao que parece, a ASUS decidiu recorrer às mais avançadas tecnologias na montagem do seu netbook ultra-fino e ultra-estiloso, o Eee PC 1008HA.

O segredo... fita-cola!

Foi esta a imagem com que se depararam os nossos colegas italianos quando lhe abriram "as tripas."
Será que veremos esta tendência a alastrar-se aos demais fabricantes? :)

2009/05/28

O Início do Fim do Flash?

Com a chegada iminente do novo HTML5 e a sua tag os dias da dependência do Flash para visualizarmos vídeos nas páginas web estão contados.

Se duvidam, basta dirigirem-se a esta página do YouTube na sua versão HTML5, que duplica todas as funcionalidades do YouTube normal... mas sem usar Flash. (Claro que necessitarão de um browser que suporte o HTML5 - como o Firefox 3.5 beta, senão... não vão ver nada.)

Até o DailyMotion, outro popular site de partilha de vídeos anunciou que iria suportar formatos de vídeo abertos, e também esta nova funcionalidade do HTML5 - tendo também já uma página de teste que dispensa o Flash.

Microsoft Touch Pack para o Windows 7

Aos poucos, os "brinquedos" do Surface começam a chegar até nós. A Microsoft lançou agora o Touch Pack para o Windows 7.

Este pack integra vários programas que certamente irão fazer as delícias de todos os que estejam a experimentar o Windows 7 num computador com touchscreen (de preferência com capacidade multitouch.)



Os programas que integram este pack são os seguintes:
  • Microsoft Surface Globe
  • Microsoft Surface Collage
  • Microsoft Surface Lagoon
  • Microsoft Blackboard
  • Microsoft Rebound
  • Microsoft Garden Pond

Novidades Google I/O - HTML5, Android, e iPhone

A conferência do Google tem tido bastantes novidades.

Para começar, está mais que visto que a web como plataforma para aplicações continua em franca expansão.

Algo que apenas irá aumentar ainda mais com as novas funcionalidades do HTML 5.0 que oferecem a possibilidade de manipular imagens, vídeos, sons, sem necessidade de plugins externos (como acontecia até agora, com o Flash) - e que aliado à velocidade de processamento do Javascript acelerada, permite fazer coisas até aqui impensáveis de serem feitas dentro de uma janela de um browser: animações 3D, processamento de imagens e vídeo, etc.

As capacidades de executar e guardar dados offline (sem ligação à Internet), executar javascript em background usando worker threads, e os serviços de geolocalização também estão na ordem do dia, com o Google a ter demonstrado o seu serviço de geolocalização Google Latitude a correr no iPhone, no Safari 3.0.

A internet móvel é algo que se torna cada vez mais comum e importante: um mercado que actualmente é dominado pelo iPhone:
Mas que o Google não está disposto a abandonar sem luta... Nada menos que 18 modelos de telemóveis com Android estão prometidos até ao fim do ano! Vamos lá ver se é desta que temos direito a receber alguns!

Aliás, para os felizardos que assisistiram à conferência... o Google surpreendou tudo e todos ao anunciar que todos eles irão receber um HTC Magic (o Android G2) gratuitamente!

A luta pelo mercado mobile vai começar a aquecer... o que é bom para todos nós.

E ficam aqui algumas demos das capacidades do HTML5.

Projector Laser de Bolso - Microvision ShowWX

Se passam a vida a viajar de um lado para o outro a carregar um incómodo projector para fazerem as vossas apresentações... este será certamente a prenda ideal que desejarão no próximo natal.

Este ShowWX Pico Projector da Microvision alia as capacidades de um projector tradicional às vantagens de um tamanho super reduzido e de uma iluminação Laser que oferece uma luminosidade e gama de cores sem precedentes.


Com uma resolução de 848x480, este pequeno projector pode projectar imagens em formato 16:9 até uma dimensão de 2.5m de diagonal (100".)

Outra das vantagens é ter a imagem sempre focada, mesmo que estejam a projectar sobre superfícies curvas.

Sem dúvida um projector a manter debaixo de olho... só é pena não ser FullHD... :)

2009/05/27

Rato Cooler Master Storm Sentinel

Para quem leva os "ratos" bem a sério, certamente que se sentirá tentado com este Cooler Master Storm Sentinel com resolução de 5000 DPI.


Mas como nem só de jogos vive o homem, este rato tem também um pequeno ecrã OLED para visualizarem as configurações actuais (que podem ser rapidamente alteradas ao toque de um botão), 8 botões programáveis, iluminação configurável (com 7 cores) e sensor laser duplo para maior precisão.

Fiquem com um curto vídeo de demonstração:

iPhone FlipTime Clock

Para os mais nostálgicos... que tal a oportunidade de voltarem ao tempo dos relógios de placas rotativas?

É isso mesmo que o este relógio FlipTime (iTunes link) para o iPhone permite.
(é pena não ser gratuito, mas pagar uns cêntimos por uma App com esta qualidade... não é nenhuma exorbitância.)

Ora vejam-no em funcionamento:

2009/05/26

Projection Mapping auxilia Protótipos

Já imaginaram utilizar projection mapping para auxiliar a criação de protótipos automóveis?

Aparentemente, a ideia não é nova, e os resultados... são os que podem ver no seguinte vídeo.

Fibra Óptica - A Solução da Crise

Ah caraças, já nem precisamos da Auto Europa, segundo esta notícia, as redes de Fibra Óptica vão gerar 25.000 novos empregos no nosso país.

Assim sendo, aconselho os Estados Unidos a fazer o mesmo, pois certamente com as suas áreas, será a solução perfeita para dar vazão aos desempregados que sairão da GM e demais indústrias automóveis em crise.

É caso para dizer que... é muita fibra.

... interrogo-me apenas se 24.900 daqueles empregos referidos não serão num call center numa qualquer outra parte do mundo, a atender clientes que perguntam porque motivos os seus "100Megas" afinal não passam dos 20 ou 30Mbits. :P

Reconhecimento de Faces

Não se admirem se as pesquisas que actualmente fazem em texto no Google, a curto prazo poderem ser feitas com imagens e vídeo.

Vejam por exemplo este caso de face mining , em que foram analisados os populares personagens do Star Trek ao longo de vários episódios da série.



Permitindo depois analisar a frequência com que cada um deles surge nos diversos episódios:

Como seria de esperar, o Capitão Kirk está no topo da tabela... e Chekov aparece apenas esporadicamente.

Sem dúvida, apenas um aperitivo dos métodos de pesquisa e análise visual que poderemos ter num futuro próximo.

Repsol e Recuperação de Password

Livrem-se de se esquecerem da vossa password ou nome de acesso no portal da Repsol. Depois de ter recebido um novo cartão e a minha conta no site ter desaparecido misteriosamente, não tive outra alternativa a não ser contactá-los por email para saber o que se tinha passado.

Pois bem, algo que deveria ser um processo automático - ou no mínimo, rápido de resolver - tem-se revelado ser uma aventura. Depois de vários emails para trás e para a frente, sem ter qualquer resposta... até já me tinha esquecido do assunto, quando hoje, recebo um email 11 dias depois do meu último pedido de resolução do problema, a dizer (novamente) que o mesmo foi redireccionado para o departamento respectivo para ser resolvido - email que já recebi inúmeras vezes anteriormente.

Inacreditável, como um simples username e password ainda podem dar tanto trabalho hoje em dia...

2009/05/25

Os Netbook ION estão a chegar

Se esperavam que os netbooks começassem a passar de moda... estão bem enganados. Embora um bocadinho volumoso para ser considerado um verdadeiro netbook, este Lenovo Ideapad S12 é o primeiro modelo a chegar ao mercado com o novo chipset ION da Nvidia.

Será apenas o primeiro de muitos outros... e finalmente, os netbooks terão a capacidade de processar gráficos 3D de forma mais adquada às necessidades actuais, assim como reproduzir filmes em FullHD 1080p sem interrupções.

[Update]
E aqui estão uns vídeos que demonstram bem a superioridade dos Nvidia ION face aos chipsets actuais usados nos netbooks, com este Lenovo a correr vídeo em 1080p sem qualquer problema, e até a correr Call of Duty 4: Modern Warfare - algo impensável em qualquer outro netbook.



Sincronizar Música com o iPhone sem o iTunes

Se me acompanham há algum tempo saberão que, apesar de eu ser um feliz possuidor de um iPhone... se há algo que eu não posso ver à frente é... o iTunes!

Eu sei que parece um contra-senso, mas... tenho direito às minhas "pancas", não? :P
Apenas tenho o iTunes instalado porque não há outra forma de fazer updates ao firmware do iPhone... de resto, apenas o uso uma vez por mês (ou menos) para guardar um backup do estado actual do aparelho.

Pois bem... dei com este excelente post que demonstra 6 maneiras de sincronizar música com o vosso iPhone sem precisarem do iTunes (que também é valido para o iPod Touch, obviamente.)

A minha opção pessoal recai sobre o SharePod (para Windows) que é bastante básico mas que faz o que eu quero.

Quem precisar de funcionalidades mais avançadas, poderá usar o MediaMonkey... ou então permanecer fiel ao Winamp.

2009/05/24

Sinais dos Tempos

Vivemos numa época instantânea.

Numa altura em que tanto se fala sobre a legitimidade de descarregar conteúdos da Internet, da pirataria, dos direitos de autor, dei por mim a voltar ao passado... recordando-me como as coisas eram no século passado, na minha infância e adolescência ainda bem presentes na memória.

Antes de poder sequer sonhar com a ideia de que - qualquer dia - a hipótese de ter um computador em casa se tornaria possível, a minha ideia de tecnologia era o computador que existia onde o meu pai trabalhava.
Lembro-me de aquilo lá ter sido instalado com pompa e circunstância, com o seu monitor CRT de fósforo verde, a impressora matricial barulhenta a debitar papel perfurado, e as suas disquetes de 8". Oh oh! O tempo que eu passava a olhar para o "engenheiro" que lá teclava, a ver o cursos piscante saltitar de lado para lado...
Era muita tecnologia... e pior que tudo: completamente inacessível e indecifrável.
Já muito feliz ficava eu quando me davam uma ou outra impressão ASCII feita no papel contínuo, que pendurava orgulhosamente no meu quarto como se fosse a mais valiosa obra de arte.

Embora a TV já tivesse alguns programas interessantes, maravilha-me com as séries que os meus primos mais velhos me descreviam e que já não passavam na TV - séries com agentes secretos, séries de ficção - que acumulava com as séries que o meu pai me contava ver quando ia ao estrangeiro. Tudo coisas com as quais podia apenas imaginar. Imaginar que talvez - algum dia - pudessem passar novamente na TV, para que eu as pudesse ver.

Outro dos pontos altos eram as idas ao cinema. Tchii... que raio de vício me meteram logo desde chavalo.
Hoje atiram uma PSP ou Nintendo DS para as mãos de um puto, naquela altura o meu pai dava-me 50$00 para eu ir a um qualquer cinema cinema na baixa portuense. Caminhar não era problema, e tinha ali perto os Lumiére, o Trindade, Coliseu, Batalha, S.João, Águia D'Ouro, Passos Manuel, etc.
Via-se o que estreava, e as estreias dos filmes aguardados causavam enormes filas nas bilheteiras...

Mas, para isto não descambar num artigo cinematográfico que devia ir para o Um Dia Fui ao Cinema, o importante é que novamente me falavam de filmes que já tinham passado anteriormente... e com os quais eu sonhava algum dia poder ver.
Mais concretamente, lembro-me perfeitamente de ver o Star Wars: The Empire Strikes Back, e de ficar bastante triste quando me disseram que este era a continuação de um anterior... que só poderia ver caso algum cinema se lembrasse de o passar novamente.

De vez em quando isso lá acontecia... foi assim que pude ver o 2001: Odisseia no Espaço no cinema Foco, com apenas duas ou três pessoas a assistir. Mas na grande maioria... ou se via um filme na altura, ou então... nunca mais.


Tudo isso mudou com o surgimento dos leitores VHS e dos vídeo-clubes. De um momento para o outro, podiamos ver os filmes que queriamos, sem estarmos dependentes dos cinemas nem dos (dois) canais de televisão. Foi uma revolução!

Finalmente pude ver e rever filmes que guardava na minha lista de títulos acumulados durante os anos, que os meus amigos me diziam "tens que ver!"

Os novos lançamentos eram ansiosamente reservados com semanas de antecedência nos vídeoclubes... e, dependendo do nível de confiança que se tinha com os donos ou empregados, por vezes lá os convencíamos a encomendar alguns filmes menos conhecidos.

Para quem tinha família no estrangeiro, tornou-se também possível passar a receber algumas "prendas"... foi assim que fiquei a conhecer o Knight Rider, e ver os Tranformers (animação) anos antes de passarem na TV nacional.

O mesmo acontecia também para a música... com a procura de certos albuns menos conhecidos a obrigarem ao conhecimento de certas lojas e pessoas, capazes de os encontrar e encomendar.

Claro que... tudo isso demorava tempo: dias, semanas, meses...


Voltemos à parte instantânea que escrevi na primeira frase.

Hoje em dia, tudo isso - filmes, música, livros, etc. - estão imediatamente acessíveis a qualquer pessoa com um computador. Quer por vias legais, com lojas tipo iTunes e outras, quer por vias ilegais.
Muitas vezes, mesmo que se queira pagar pelos conteúdos, estes não estão disponíveis: ou porque não estamos numa zona geográfica "correcta", ou porque o conteúdo que nos querem vender vem envenenado com DRM que o tornará inútil mais cedo ou mais tarde.
Daí que, na maior parte das vezes, a causa da pirataria que tanto se fala, acaba por ser unicamente... a não existência de outra alternativa.

Arranje-se forma de fornecer os conteúdos que os consumidores querem, *como* e *quando* eles quiserem... e o problema será drasticamente minimizado. Aproveite-se também para, de uma vez por todas, actualizar as partes das receitas que vão efectivamente para quem merece - como se justifica que um autor receba menos de 10% do lucro da sua criação, ficando a parte de leão para as editoras e distribuidoras?

Se já pagamos taxas em CDs e DVDs virgens, taxas de TV mesmo que já paguemos TV por cabo, e outras tantas "taxas" que nem sabemos existir... talvez seja por isso que os próprios ISPs façam publicidade para que usemos a internet para descarregar músicas, jogos e filmes.

Parece-me que a tecnologia muda, mas as coisas permanecem na mesma... enquanto houver a ganhar milhões à custa da exploração de outros, está sempre tudo bem. Quando se fala em mudança... é sempre o "fim do mundo."

Pela primeira vez, parece que assistimos à mudança que permitirá aos artistas e criadores finalmente tomarem controlo sobre a forma como as suas obras são usadas e vendidas, sem necessitarem pagar uma taxa de 90% a alguém que diz representar os seus interesses.

Certo que haverá sempre pessoas que vão piratar e usufruir sem pagar - isso é algo que não adianta perseguir; podendo até argumentar-se que, atingindo uma maior audiência, poderá até funcionar como publicidade extra, que permite que o seu trabalho chegue a mais pessoas... pessoas dispostas a pagar.

O ponto fulcral em que se deviam concentrar é: arranajr forma de disponibilizar os seus produtos de forma rápida e de fácil acesso, de preferência a um preço justo.
(Se actualmente dos 25 euros que pagamos apenas 10% vão para quem o criou, o artista poderia vender o mesmo produto a um preço efectivo de 5 euros, que teria ainda assim um lucro 100% superior ao que tem actualmente - sem contar com o aumento exponencial do número de vendas.)

2009/05/23

Serviço Cliente - Zon Netcabo

Porque é que *sempre* que envio um email para o serviço de apoio ao cliente da Zon Netcabo, a partir da conta de email oficial do próprio serviço, recebo uma resposta destas:

Estimado Cliente,

Na sequência do seu pedido, que desde já agradecemos, comunicamos que para podermos dar continuidade ao mesmo, necessitamos que nos reenvie, por favor, o presente e-mail com um dos seguintes dados:

- Número de cliente;
- Número bilhete de identidade;
- Número de identificação fiscal;



DUH!!! Estou a usar o vosso serviço de email, que me foi fornecido por vocês! Já têm esses dados milhões de vezes nos vossos registos...
Faz-me lembrar aquelas tretas de, para activar um qualquer serviço basta telefonar e dizer "que sim"; mas se quiseremos cancelar, tem que ser com fotocópias do BI enviadas por fax e sei lá que mais...
... Ai as vantagens de não terem concorrência...

Windows 7 Starter vai Permitir mais de 3 Programas

Se bem se lembram, já qaui falei sobre o que achava desta limitação ridícula, da versão base do Windows 7 Starter Edition permitir apenas correr três aplicações simultâneas (se bem que a definição de "três" dependia do tipo de programas, e de outras coisas que ninguém percebia bem como funcionavam.)

Numa surpreendente manobra de bom senso, a Microsoft parece ter percebido que este medida não tinha qualquer lógica, e vai retirar esta limitação.

Resta-nos saber se o mesmo bom senso se vai alastrar a outras limitações completamente incompreensíveis, tais como não se poder mudar a imagem de fundo que temos no ecrã!

Partilhar qualquer página com o Google Reader

Se utilizam o Google Reader para ler feeds e partilhar notícias com os vossos amigos, certamente já se depararam com a situação de quererem partilhar algo que não esteja nos vossos feeds.

Este vídeo demonstra como isso pode ser rapidamente resolvido, ensinando-vos a partilhar conteúdos e clips de qualquer página - tenham feeds RSS ou não - através do Google Reader, com os vossos amigos.

2009/05/22

Internet Explorer Crashing

*** Urgente - Em resolução ***

Chamaram-me a atenção para que os visitantes que tentam aceder aqui ao site usando o Internet Explorer, estão a levar com um erro "Operation Aborted" ou um crash do browser.


É um caso estranho, uma vez que, por vezes consegue ultrapassar-se o erro, clicando no "back" para voltar a ver a página.

Estou a tentar determinar o que estará a causar este problema.
Até que o assunto esteja resolvido, peço desculpas pelo sucedido, e aconselho-vos a acompanharem o blog via feed RSS, ou usando um browser alternativo (Firefox ou Chrome funcionam perfeitamente sem qualquer problema.)

(E aceito sugestões para tentar descobrir o que está a causar isto.)

[Update #1]
As coisas que tenho encontrado parecem indicar ter a ver com um script que mexa no BODY do HTML e que causa o operation aborted no IE. No entanto... que raio terá acontecido para que isto aconteça?
Não fiz nenhuma alteração nos últimos tempos, e de um dia para o outro isto começa a acontecer em todos os meus blogs??? Não percebo!

Se for mesmo esta a causa, e uma vez que a página tem dezenas ou centenas de scripts... não estou a ver como consegurei resolver o assunto.
Não gosto de forçar ninguém a usar programas específicos, mas no caso dos browsers, esta é mais uma prova que ficam melhor servidos se usarem qualquer um excepto o IE. :P

[update #2]
Parece que isto tem mesmo a ver com o Google, resta-nos agora esperar que eles digam alguma coisa.

[update #3]
A equipa do Blogger já está ao corrente do problema, vamos lá ver se resolvem rápido.

[update #4]
O problema parece estar relacionado com o widget dos "Seguidores" do Google pelo que, até estar resolvido, retirei-o da coluna lateral.
Por vezes o erro ainda aparece ao clicar numa notícia, mas fazendo "back", permite ver a página e até comentar... digam-me que tal está no vosso IE.

Estações de Troca de Baterias

Querem saber como serão as estações de troca de baterias dos automóveis eléctricos?


Supostamente, será isto que andam para aí a implementar, a respeito daquela parceria do Estado Português com a Renault/Nissan.

Aqui fica o vídeo:



Este sistema totalmente automatizado permitirá trocar as baterias dos veículos em menos tempo do que demoram a reabastecer com combustível. Mas... será que se vai tornar a solução ideal?
Cada vez mais, um carro vai tornar-se mais uma despesa fixa mensal... em vez da "falsa-liberdade" que muitos o consideram actualmente.

App Store da Apple - As Anormalidades Continuam

Muito se tem criticado a política de aprovação de Apps da Apple App Store, e eis que... aqui temos mais uma prova.

O Eucalyptus, um interessante programa para ler livros electrónicos no iPhone (eBook reader) - que até simula o virar de páginas com uma fluidez e realismo impressionantes - permitindo descarregar livros do domínio público do projecto Guttenberg tem sido recusado por... imaginem só: permitir descarregar livros com teor sexual, como o Kama Sutra.

Claro que se esquecem que isto só acontece se alguém for explicitamente procurar pelo livro, e escolher descarregá-lo; tal como acontece se se usar o próprio browser do iPhone para procurar por sexo ou pornografia na internet!

Faz-nos mesmo interrogar, que raio de anormais terá a Apple a fazer o processo de aprovação das Apps para o iPhone!?!

Chrome 2.0

Depois de 8 meses de vida, o Google Chrome recebe finalmente a primeira actualização de destaque.

Nesta actualização, há algumas novidades bem interessantes, como:
  • a possibilidade de apagar um thumbnail da página inicial (finalmente!)
  • modo full-screen
  • auto-preenchimento de formulários
Menos visíveis mas igualmente importantes:
  • maior estabilidade (mais de 300 bugs corrigidos)
  • ainda maior velocidade



Para quem já tem o Chrome instalado, esta nova versão deverá ser actualizada automaticamente através dos serviços do Google Update.

Para referência, neste teste de velocidade do javascript, para terem uma noção da diferença que separa os browsers:
  • Firefox 3.0.10 - 240
  • Chrome 1.0 - 2400
  • Chrome 2.0 - 3200

E depois... muito, muito depois...
  • IE 6.0 - depois de avisar que um script estava a correr lentamente, está há mais de 5 minutos ainda a mastigar.. pelo que tive que encerrar o programa no gestor de tarefas!

2009/05/21

Zon 100 Megas

Têm dúvidas sobre o que se pode fazer com uma ligação de 100Mbits à Internet?
A ZON esclarece perfeitamente, tal como pude acabar de constatar numa publicidade adsense que me surgiu:

ZON- Net Fibra 100 Megas - www.zon100megas.com - Download de filmes, séries, jogos e músicas em minutos... Adira já!

Mozilla JetPack

Demonstrando que as ferramentas de programação web estão cada vez mais em voga, este Jetpack da Mozilla vem permitir à web reescrever-se a ela própria.

Em vez de necessitarem aprender uma nova linguagem para criarem plugins para o Firefox, podem fazê-lo usando javascript e os habituais métodos de programação web.

Vejam o exemplo em vídeo:


Mozilla Labs Jetpack - Intro & Tutorial from Aza Raskin on Vimeo.

iPhone Soma e Segue

Goste-se ou odeie-se, o que é certo é que a Apple revolucionou o mercado com o seu iPhone.
E se dúvidas houvesse, os factos rapidamente as dissipam.


A quota de mercado do iPhone duplicou no espaço de um ano, com um crescimento superior a 128%, detendo agora 10.8% do segmento.
Considerando que a Apple é uma récem-chegada a este mercado, com o seu iPhone a ter sido lançado há apenas dois anos, e que consiste apenas num único modelo... são valores sem dúvida impressionantes.

2009/05/20

Nokia Prepara Maemo para Telemóveis?

A Nokia parece não estar disposta a ficar para trás na guerra dos smartphones, e apercebendo-se das limitações do Symbian, prepara-se para dar um passo em frente e trazer o Maemo (utilizado nos seus MIDs) para os telemóveis.


Esta Maemo Harmattan permitirá à Nokia competir com o Android, Palm e iPhone de forma mais equilibrada - o que é benéfico para todos os consumidores.

Projector Laser 8K da E&S

Duvido que seja para breve, mas... já escolhi o meu próximo projector para Home Cinema.


Este projector laser 8K da E&S parece-me ser a opção ideal para ter em casa, já que para além da sua resolução 16x superior ao FullHD 1080p, permite também projectar vídeo em 3D a uma resolução de 4k.

Tratando-se de laser, a gama de cores é também 200% superior aos sistemas tradicionais e... é preciso mais alguma coisa?

Este projectores vão ser demonstrados numa feira em Junho e deverão ser postos à venda até ao fim do ano.

Enquanto isso... toca a poupar... :)