2009/08/31

LG comercializa OLED de 15"

Depois de sucessivos atrasos e adiamentos, parece que a LG vai finalmente dar início à comercialização em larga escala de monitores OLED.

Este monitor OLED de 15" será posto à venda na Coreia em Novembro, e chegará ao resto do mundo no próximo ano (com um modelo de 40" anunciado para um futuro não muito distante.)

Sabendo-se que o quase-protótipo XEL-1 da Sony com apenas 11" continua a ser vendido a preços exorbitantes, levanta a importante questão: quanto irá custar este LG de 15"?

Enquanto isso... vou-me mentalizando para gastar uns euritos num novo LCD de 26" para acompanhar o meu PC nos próximos anos...

[Actualização]

Já são conhecidas as especificações técnicas:

  • Resolution: 1366 x 768
  • Width: 1.7 mm
  • 16.7 million colors
  • Luminence: 200 cd/m2, peak: 440 cd/m2
  • Contrast: larger than 100,000 : 1.
  • Color Gamut (NTSC%) : larger than 87%
  • Response time : smaller than 0.01 msec
  • Interface : LVDS

Discos, ZFS, Backups e Defrags

Desculpem a ausência de posts... com os problemas que tive no computador, o tempo tem sido ocupado (ou deveria dizer: desperdiçado) a tentar recuperar os dados que não tinham backup.

A cópia continua a ser feita a velocidades infinitesimais que me fazem relembrar os tempos das disquetes... mas ao menos vão continuando, dia após dia, sem grandes problemas - o que me faz ter tempo para ir pensando no próximo sistema... e de arranjar uma forma que evitasse tudo isto.

Uma das opções, como já falei por várias vezes, é considerar um NAS - mas para evitar problemas de hardware específico, a melhor opção será talvez optar por um PC "comum" (que até pode ser montado por um custo bastante aceitável) e usar o FreeNAS.

Acho que terá que ser essa a solução por agora... enquanto não chega algo mais interessante como o ZFS (que infelizmente, depois de prometido para o OS X, ainda não viu a luz do dia.)

Numa altura em que os discos se medem em Terabytes, é incrível como continuamos a depender de sistemas de ficheiros completamente desajustados das necessidades actuais.

Não seria bom ter apenas um "bloco" de armazenamento que garantisse a fiabilidade dos dados, e que pudesse dinamicamente crescer a qualquer momento, sem chatices nem preocupações?


... mas enquanto esse dia não chega e se usam o Windows... façam os possíveis para ter os vossos ficheiros em bom estado, e muitas vezes isso significa: desframentar os ficheiros.


Aproveitando esta lista dos cinco melhores desfragmentadores para Windows, as minhas recomendações - por ordem de preferência pessoal - vão para o sempre útil MyDefrag (ex-JKdefrag) , o Disk Defrag da Auslogics, e o Defraggler.

2009/08/30

Tema para iPhone

Longe vai o tempo em que o interface do iPhone parecia algo moderno e inspirador. Actualmente é algo "banal" e até, arrisco-me a dizê-lo, já um pouco desajustado das necessidades actuais.

É pena que a Apple insista em manter o seu produto "fechado", sem possibilidades de personalização. Mas, como há sempre quem esteja disposto a fazer o que quer com os seus brinquedos - eis um tema fabuloso para o iPhone (jailbreak only, claro.)

O Whitoken Theme para o iPhone!


Para além do aspecto visual bem conseguido, permite separar as Apps em várias categorias (Media, Jogos, etc.)
Infelizmente, não é de fácil instalação... obrigando a inúmeras operações apenas recomendadas a quem saiba o que está a fazer.

2009/08/28

Banda Larga Móvel Ilimitada

Se precisam de motivos para reclamar pelos vossos direitos (tal como se fez no caso da PUA da Zon/Netcabo) que tal... fazerem-no relativamente aos serviços de acesso à internet móvel de banda larga supostamente ilimitados?

Para além de, mais uma vez verificarmos como funciona a "concorrência" em Portugal - com os preços a baterem certos ao cêntimo para as três principais operadoras:

 
  
 
(imagens via Mário Martins)

Ora reparem nos preços para os variados planos... incrível como milagrosamente encontramos os mesmos números nos tarifários da Optimus, Vodafone, e TMN!

Mas, de volta ao assunto... os novos tarifários "ilimitados" (no caso da Vodafone, pelo menos) é apenas ilimitado desde que não ultrapassem os 60GB por mês... o que no meu dicionário não é sinónimo de ilimitado.

Portanto... nada como perderem uns minutinhos e relatarem a situação ao ICAP.

Netcabo acaba com a PUA

Lembram-se daquelas aventuras com a PUA (Política de Utilização Aceitável)?

Pois bem, parece que atingimos um marco histórico, com a Zon/Netcabo a acabar com a mesma (ou pelo menos a acabar com a sua referência - resta-nos saber como será na prática.)


Claro que isto só aconteceu devido às inúmeras queixas que foram sido feitas, e a esta deliberação do ICAP.

Afinal o meu problema foi ter ido reclamar à "porta errada", com a Anacom a descartar qualquer tipo de responsabilidade neste tipo de coisas. Devia ter ido logo reclamar ao ICAP.

De qualquer forma, é um grande dia para todos os clientes Zon, e para a transparência no serviço de acesso à internet.

Agora só falta fazerem o mesmo com os serviços de traffic shaping e packet filtering que eventualmente utilizem para regular o trafégo (o que até concordo que esteja nos seus direitos para a manutenção de um serviço de qualidade - desde que não seja abusivo/intrusivo e, principalmente, esteja claramente identificado de como é feito!)

Ah... e claro... andarem a vender ligaçoes com "fibra" de 50 e 100Mbits (e até anunciando 1Gbit para breve) que depois não passam dos 20 ou 40Mbits... também me parece ser "lenha para se queimarem".

Aconselho a todos os que tenham essa ligações via fibra a testarem as suas velocidades, e caso não estejam de acordo com o contratado... RECLAMEM!
(E não se deixem ir em cantigas sobre as eventuais desculpas que vos derem... afinal, estão a pagar por um serviço que não está a ser fornecido!)

2009/08/27

Nokia N900 com Maemo 5

Aqui está aquilo que a Nokia já deveria ter feito no seu netbook Booklet 3G, mas que preferiu lançar apenas no seu MID N900:

Embora não sendo revolucionário, esta nova actualização do Maemo que faz mexer os seus populares "tablets" parece estar bastante bem conseguida.



Resta apenas saber se ainda há espaço para dispositivos deste tipo numa altura em que os smartphones começam, cada vez mais, a ter capacidades que rivalizam com os netbooks.

Mais uma vez... os Backups

As férias já se acabaram, e cá estou novamente de volta ao ritmo normal.

Infelizmente este ano, o fim-de-férias veio acompanhado de dores-de-cabeça informáticas: quando estava a preparar-me para organizar os gigabytes de fotos deste ano, tive a infeliz ideia de os tentar copiar para um disco "problemático." O resultado foi um crash do computador - mas que infelizmente desta vez veio acompanhado de um ecrã azul sempre que tentava reiniciar o Windows novamente.

Lá tive eu que optar pela opção de "Last Known Good Configuration" - que felizmente lá permitiu arrancar o Windows - mas que infelizmente veio acompanhada de uma velocidade *extremamente lenta* depois do Login. Coisas que demoravam segundos demoram agora dezenas de minutos, e mesmo após horas de espera parece ser impossível entrar no device manager para tentar descobrir o que se passa.

Suspeito que seja alguma má configuração nos acessos DMA dos discos (a minha motherboard nunca gostou muito de ter os acessos DMA dos discos IDE à velocidade máxima.) E agora vou ter que andar a arranjar forma de tentar reinstalar os drivers, ou repôr as configurações correctas... Mas é desesperante fazer "experiências" a esta velocidade.

O facto de ter os dados todos em discos RAID também não simplifica as coisas: não posso facilmente aceder a estes discos de outro PC; e embora tenha backups de muita coisa, há também muita coisa que lá permanece sem backups.
(Para não falar em montes de pequenos dados de que raramente nos lembramos, como as tabs que permaneciam abertas nos browsers; as configurações de acesso FTP a vários servidores; os locais guardados no Google Earth; etc. etc. - Nesse aspecto, faz-nos lembrar as coisas boas dos serviços "cloud", com tudo isso disponível na Internet.)

Felizmente, mesmo com este azar, ainda consigo aceder ao PC pela rede e copiar muito do que lá está - embora a uma velocidade de cerca de 800KB/s - o que, caso não encontre outra alternativa, significa que serão necessários *dias* para copiar os dados que lá estão. Mas espero entretanto conseguir corrigir isto (não sei como) e recuperar a minha sanidade mental.

Portanto... fica o aviso: e se o vosso computador hoje deixasse de arrancar? Têm os vossos dados essenciais bem guardados noutro local que permita uma fácil (e rápida) recuperação?

(Bem sei que parece "chato" preocuparem-se com Backups quando tudo funciona bem... mas depois quando algo corre mal - e isso é apenas uma questão de tempo, acontecendo mais tarde ou mais cedo - isso irá evitar estas dores de cabeça.)


E se, alguma alma caridosa tiver alguma dica de como resolver este problema... agradeço! :)
A Board é uma MSI K8N Neo2 Platinum - chipset nForce3 - com os discos em 2 conjuntos RAID (4xSATA + 2xIDE.)

Ubiquity para Firefox

Porque nem sempre o rato é o melhor amigo do homem/mulher que trabalha com o computador, hoje apresento-vos o Ubiquity para o Firefox.

A ideia é rapidamente tratarem a informação... e o conceito é um bocado estranho para ser explicado...
O melhor é mesmo verem o vídeo de apresentação; mas mais que isso, o essencial é experimentarem-no e verem o tempo que vos pode poupar.

Acreditem quando vos digo que é daquelas ferramentas que, depois de usarem durante uns dias, não irão acreditar como consguiram viver tanto tempo sem ela!


Ubiquity for Firefox from Aza Raskin on Vimeo.

2009/08/25

Subscrever Feeds via Email com o FeedMyInbox

Como bem sabem (ou pelo menos, deveriam saber) podem subscrever as novas notícias deste blog por email. E o mesmo se aplica a milhares de outros blogs e sites que utilizem o Feedburner e tenham essa opção activada.

No entanto, por vezes poderemos ter necessidade de receber as noticias por email de um feed RSS que não tenha essa opção.

Nesse caso, poderão optar por um serviço como o FeedMyInbox.


Basta introduzirem o endereço URL do feed e o email onde pretendem receber as actualizações, e está feito.

E a qualquer momento poderão cancelar a subscrição, num link enviado em cada email.

2009/08/24

Os Mais Rapidos em... Tudo?

Para quem tem a mania das velocidades, aqui fica um vídeo que mostra algumas das pessoas mais rápidas em diversas actividades... que certamente vos farão repensar a velocidade com que fazem as coisas no dia a dia.



... e por agora deixem-me regressar à minha forma de fazer as coisas... bem mais devegar. :)

Nokia Netbook Booklet 3G

Parece que a Nokia se vai diversificar novamente, desta vez com a apresentação de um netbook com 3G, o Nokia Booklet, e - há que admiti-lo - de design bastante interessante.

As características são as habituais nos netbooks actuais, Intel Atom, LCD de 10.1 HD (imagino que 1280x800), Wifi B/G/N, Bluetooth,  webcam, 12h de autonomia, 3G.

O sistema operativo será o Windows.



Resta saber a que preço é que isto vai chegar até nós.

Apanhados do Google Streetview em Portugal

Demorou, mas chegou! (E tinha que ser logo enquanto eu estava de férias - pelo que só agora vos posso dar a "notícia" atrasada ;)

Depois de termos visto os carros do Google Streetview a passearem pelo nosso país nos últimos meses (com avistamentos capturados em Guimarães, Gaia, Leiria, Porto, etc.) o serviço está finalmente activo e podemos passear por várias cidades portuguesas "como se estivéssemos lá".

Obviamente, não demorou muito até que se começasse a descobrir os primeiros "apanhados", e como tal temos já alguns em Portugal.
(podem clicar nas imagens para ir para o streetview real)

Como a tradicional "mijinha" semi-escondida:


Ou uma rapariga mais acalorada:

Ou até actividades menos próprias na via pública (que entretanto já foram censuradas pelo Google)

Por último, à semelhança do que se passa na Suiça, a minha privacidade continua garantida... A poucos metros de passarem pela minha casa, os carros do Google Streetview optaram por virar para outro lado... e assim sendo, o meu lar continua longe dos olhares indiscretos dos internautas. :)

(Se entretanto descobrirem mais "apanhados", mandem os links.)

Actualização:

Mais alguns casos...

2009/08/23

DVDisaster - Recuperar DVDs e CDs com Erros

Muitos de vocês certamente farão backups das vossas fotos de férias (já para não falar em filmes de alta-definição caseiros, agora que as máquinas de filmar HD estão a preços convidativos) para DVDs, esperando que esses dados para sempre fiquem protegidos para a posteridade.

No entanto... e se, daqui por 5, 10, ou mais anos, quando quiserem rever essas fotos e vídeos, tiverem a infelicidade de descobrir que há partes do CD/DVD que não podem ser lidas?

Aí está um trabalho para o DVDisaster.


O DVDisaster pode funcionar de duas formas:

Para os mais prevenidos, pode criar um ficheiro de paridade para os vossos CDs e DVDs. Este ficheiro de paridade (.ECC) serve para corrigir eventuais erros que possam surgir posteriormente. Claro que não será capaz de corrigir um DVD totalmente inutilizável, mas tem boas probailidades de corrigir erros em sectores individuais. Nessas circunstâncias, o DVDisaster será capaz de, com o DVD original (com erros) e o ficheiro ECC, recriar um DVD sem erros tal como estava originalmente.


No entanto, muitas vezes os erros ocorrem em DVDs para os quais nós não criamos um ficheiro ECC de correcção de erros. Neste modo, as probabilidades de recuperação são mais diminutas, mas o DVDisaster irá copiar as partes boas do DVD, e de seguida irá tentar fazer a leitura dos sectores danificados, usando múltiplas passagens.

Este programa é gratuito e está disponível para Windows, Mac OS X, e Linux.

2009/08/22

TuneWiki

Já todos devem conhecer aqueles programas que permitem "escutar" uma música e identificar qual é: no iPhone temos o Midomi e o Shazam, por exemplo.

Mas... e que tal ir um pouco mais além, e termos um programa que nos mostra as letras das músicas à medida que estas vão tocando?

É isso que podem fazer com o TuneWiki, que tem apps disponíveis para Android iPhone, Blackberry e até para Firefox e Internet Explorer.


Este vídeo é ainda da versão beta, mas permite ficar com uma ideia do funcionamento... as versões actuais estão já mais avançadas.

2009/08/21

NASA MLAS - Launch Abort System

Todos sabemos que lançar um foguete para o espaço é algo incrivelmente arriscado e perigoso, onde há milhões de coisas que podem correr mal.

Por isso mesmo, e como a segurança da tripulação está no topo da lista de prioridades da NASA, há equipas que constantemente tentam melhor os sistemas de fuga e salvamento que poderão salvar os astronautas durante o inicial período crítico do lançamento.


Vejam em que consiste este MLAS Max Launch Abort System:



No entanto, a cápsula Orion irá continuar a usar o seu sistema:

2009/08/20

Mecanica do Futuro recupera o Passado

O que fazer se precisarem de uma peça inexistente para um dos vossos autmóveis clássicos?

Eu não saberia o que fazer, mas Jay Leno - o famoso apresentador televisivo (e fanático coleccionador de automóveis) - tem uma solução bem engenhosa: fazer o scan 3D das peças e imprimir umas novas!

Utilizando um scanner de alta-resolução (160 mil pontos por polegada) e uma impressora 3D, Jay Leno consegue recriar facilmente qualquer peça para qualquer um dos seus automóveis clássicos - alguns deles verdadeiras peças únicas de museu.



E já agora... aqui está o video de Jay Leno quando foi ao Top Gear. :)

2009/08/19

Philips 21:9

Já vos falei deste televisor LCD da Philips de formato 21:9 algumas vezes; mas desta vez -finalmente- tive oportunidade de o ver ao vivo. :)


E claro, graças ao iPhone 3GS... agora já vos posso mostrar este tipo de coisas em movimento:


Agora só falta saber se este formato super-panorâmico alguma vez irá tornar-se "normal", ou se ficará reservado apenas a um segmento reduzido do mercado.
Pessoalmente, acho que andamos sempre atrasados umas décadas... Quantas pessoas não terão comprado TVs 16:9 -há anos- e ainda têm que gramar com a grande maioria das emissões em 4:3?
E numa altura em que finalmente começam a chegar canais em verdadeiro 16:9, vamos agora começar a ter TVs 21:9?... Parece que os principais responsáveis estão mesmo a fazer tudo por tudo para que "isto" nunca bata certo...

2009/08/18

RGB LED Strips com Controlo Individual de cada LED

Já todos conhecem as faixas de LEDs, em versões monocromáticas ou multicoloridas, e até com LEDs RGB que podem mudar de cor.

No entanto todas elas têm algo em comum: apenas se podem controlar todos os LEDs em paralelo.

Não seria bom se pudessemos controlar cada LED dessas faixas de forma independente?
Pois bem... já existem LED strips RGB com LEDs endereçáveis individualmente.

Descobrir o método de controlo não foi tarefa fácil, mas graças a um feliz acaso que juntou duas pessoas interessadas nestas coisas, está agora disponível como libraria para o Arduino que pode ser usado por qualquer pessoa.



Poderão imaginar as possibilidades que uma coisa deste tipo permite... Eu, só de pensar nelas até fico com a cabeça a andar à roda! :)

2009/08/17

Controla Remotamente o teu Computador via Twitter

Nesta altura de férias, quantos de vocês não gostariam de saber que tal está o vosso computador em casa, ou até comandá-lo remotamente?

Claro que há muitas ferramentas para o efeito: Remote Desktop, VNC, etc... Mas, e se não tiverem um computador ou smartphone à mão? Não seria interessante poder fazê-lo via SMS, ou email, via Twitter?

E efectivamente é possível. Graças ao TweetMyPC podem controlar remotamente o vosso PC via Twitter.

Isto significa que podem comandar o vosso PC via web, sms, email, ou até via chat (se bem que para alguns casos poderão ter que usar serviços extra.)

Mas no final, terão o computador sempre às vossas ordens, quer seja para efectuar um shutdown remoto, ou fazer o um download ou upload de um ficheiro, tirar uma "fotografia" ao desktop, perguntar que processos estão a correr, e muito mais.

Se é do vosso interesse, espreitem este guia mais detalhado de como usar o TweetMyPC.

2009/08/16

Stop-Motion Animation

Querem entreter-se durante as férias?

Que tal pegarem em 60 mil fotos digitais, 9.600 fotos impressas, e muita imaginação e critatividade para criarem um vídeo com 1800 imagens como o que podem ver a seguir?



Simplesmente fabuloso!

(Afinal parece ter sido uma ideia "roubada" a este clip, que apareceu uns meses antes.)

2009/08/15

Estabilização de Video Digital 3D

Este é um daqueles artigos onde por muito que se escreva, nada se compara a ver o vídeo.

Trata-se de um sistema de estabilização de imagem digital e tridimensional que utiliza distorções na imagem que permitem simular um movimento tridimensional numa cena, a partir de vídeo filmado "à mão" e cheio de movimentos irregulares, que foi desenvolvido na Universidade de Wisconsin-Madison: Content-Preserving Warps for 3D Video Stabilization

Não pensem que é um mero "estabilizador de imagem" pois este processo permite programar "movimentos de câmara" que... bem... vejam o vídeo e depois digam-me. :)





Um pouco diferente dos estabilizadores de imagem "normais", não?

2009/08/14

Google Streetview em Guimarães

Os avistamentos dos carros do Google Streetview que andam a fotografar Portugal continuam, e desta vez no berço da nação: Guimarães.

Estas fotos foram-me enviadas pelo Nuno Lima, que não deixou passar a oportunidade de fotografar quem nos anda a fotografar. :)


E aqui uma vista mais pormenorizada da "cabeça" que tira fotos panorâmicas em redor do veículo e faz um mapeamento 3D com laser range-finders.

2009/08/13

Parar o Tempo com uma Fonte Temporal

As câmaras digitais de alta velocidade estão na moda, permitindo capturar vídeos onde tudo se passa em câmara-lenta. Mas... e se quisermos aplicar o mesmo efeito a algo que está a acorrer em tempo real, e com o qual queremos interagir?

Foi o que fez Nate True na sua Time Fountain, uma fonte onde as gotas de água podem parar no ar, e até andar para trás no tempo.

O melhor é mesmo verem o vídeo, para ficarem maravilhados com o efeito estroboscópico dos LEDs.



via [Cafonso]

2009/08/12

Cidades Digitais 3D geradas Matematicamente

Lembram-se de vos ter falado na PixelCity, uma cidade gerada matematicamente?

Pois bem, esse conceito não é novo e tem vindo a ser explorado de muitas outras formas, como a Nvidia demonstra na sua precedural city, utilizando OpenGL e PhysX



Neste caso, não são gerados apenas os prédios, mas também o seu interior, com lojas, salas, escadas, etc. tudo de forma "correcta" e detalhada, sem que seja necessário perder meses de trabalho a criá-los manualmente.
(E sendo possível interagir com os ambientes, e destruí-los.)


Mas não nos ficamos por aqui. A Procedural também tem ferramentas para a criação automática de cidades digitais em 3D, e que se adequam não só à criação de cidades "modernas", mas também de cidades ao estilo mediterrânico; que podem seguir estradas e o relevo de um mapa já existente.




E por fim, mais um exemplo que nos chega da Introversion:

Comparativo Fotos iPhone 3GS/3G

Depois de ter feito a comparação do novo iPhone 3GS com o modelo 3G anterior, achei que seria interessante também comparar o que mudou na câmara fotográfica.

Enquanto o modelo anterior tirava fotos a 1600x1200, o novo 3GS sobe a resolução para 2048x1536. Mas... será que isso significa um aumento de qualidade?

É o que vamos ver.
(Atenção que os seguintes testes foram feitos apenas de forma "não técnica", com os iPhone lado a lado e disparados ao mesmo tempo, e cujos resultados visam apenas dar uma ideia das diferenças entre ambos os modelos.)

Situação de baixa luminosidade


Numa situação de baixa luminosidade o resultado do 3GS é algo estranho. Por um lado apresenta menos "ruído" que o 3G, mas por outro lado parece ter menos resolução, como se fossem combinados vários pixeis para obter maior qualidade à custa da resolução.


Interior 


Numa fotografia de interior, a diferença mais notória é a reprodução de cor mais exacta (ou pelo menos, mais próxima da percepção que temos dela) por parte da câmara do iPhone 3GS.


Exterior

Finalmente, na fotografia de exterior podemos ver os resultados práticos do aumento de resolução. No iPhone 3GS pode ver-se o maior detalhe, como o pormenor da antena parabólica num prédio distante, ou o recorte das árvores.
Novamente, as cores parecem aproximar-se mais da realidade (ou pelo menos, mais próximas das cores que gostamos de ver nas fotos, com cores vivas - ver o azul do céu, por exemplo.)


Close-Up/Macro

E por último, uma comparação injusta... já que o 3G era incapaz de tirar fotos focadas a curta distância.
Mas... fica aqui o resultado para comparação.

2009/08/11

LG BL40 Hands-On

Se estão curiosos quanto ao novo LG BL 40 com o seu formato 21:9, podem ler aqui (embora via auto-tradução do Google) as primeiras impressões de um site russo que teve a oportunidade de brincar com um.


Hubble Deep Field


Um curto vídeo que explica como o telescópio espacial Hubble tirou aquela fotografia impressionante - conhecida por Deep Field -  do ponto mais escuro que encontrou no firmamento celeste... e cujo resultado não deixa ninguém indiferente, com milhares e milhares de galáxias que nos fazem sentir... ínfimos.

2009/08/10

Comparativo iPhone 3GS / 3G

Eis o momento que muitos estavam à espera: a verdadeira análise "hands-on" ao novo iPhone 3GS, por alguém que passou o último ano a usar diariamente o iPhone 3G.



Em primeiro lugar torna-se necessário relembrar que muitas das novidades do iPhone não têm nada a ver com o 3GS mas sim com o update do firmware da versão 2.2.1 para a 3.0 (e agora para a 3.01.)


Assim, exceptuando coisas como a gravação de vídeo (restringidas ao novo 3GS), a maioria das funcionalidades está disponível para todos os iPhones - e faz estranhar que coisas como o copy/paste estejam a ser usadas na publicidade ao novo modelo.

Como se pode ver também na tabela, a gestão das notificações passa agora a ser um dos pontos mais críticos a merecer uma remodelação por parte da Apple - os avisos modais "pop-up" já não têm lugar neste mundo moderno em que vivemos. É necessário uma melhor forma de gestão de avisos múltiplos, e espero que não demore um ano até que a Apple implemente isso!


Mas adiante... o novo iPhone 3GS então...

As primeiras impressões

Em primeiro lugar, alguns detalhes subtis em que não pude deixar de reparar: a caixa do novo modelo é praticamente igual à do anterior mas... onde a anterior tinha um revestimento de esponja no seu interior, o novo tem apenas plástico. Nada de grave, mas faz lembrar redução de custos.

Desapareceu igualmente o pequeno pano de microfibras para limpar o ecrã que vinha com o 3G - embora aqui possamos desculpar isso como fazendo parte da promoção do novo ecrã oleofóbico que pode ser limpo facilmente com um qualquer pano.

Quanto ao iPhone em si... é virtualmente indistinguível do anterior, e não fosse a referência ao modelo a dizer 16GB em letras mais visíveis seria complicado descobrir as diferenças entre eles:




O processo de transferência

A troca de telemóvel é sempre um processo algo complicado... temos que transferir os contactos, informação, etc. E o caso torna-se ainda mais delicado quando se trata dum smartphone, com todos os programas, dados e configurações que lá tenhamos armazenado.
No caso do iPhone isto é simplificado graças ao iTunes... o meu tão odiado iTunes que fui novamente obrigado a usar para efectuar este processo.

Na teoria é simples: fazer backup do modelo anterior, ligar o novo, fazer restore... e pronto!

Na prática revela-se um pouco mais complicado...

Fazer o backup, e sincronizar o modelo "antigo", isso faz-se sem problemas.
Depois troca-se o cartão SIM para o novo modelo e faz-se a activação... e começam as confusões: novo registo (mas afinal, se eu já estou registado no iTunes?) em que tive que introduzir alguns dados, mas a certo ponto cancelei... E mais algumas perguntas que não me pareceram nada intuitivas... mas lá chegou ao ponto em que começou a fazer o restore das informações para o novo iPhone 3GS.

Terminado o restore, pensava eu que teria o novo iPhone pronto a usar... Mas estava enganado: não sei que raio de coisas o restore faz, mas não me passou as Apps! Para isso é necessário fazer um Sync novamente (grrrr!!!)
Mais um sync... e tudo pareceu ficar - finalmente - como estava! (surpreendentemente até a posição das Apps - que eu já estava mentalizado para ter que reorganizar novamente - ficou direita.)

No entanto, há coisas que não foram "restauradas": as passwords da conta de email, as passwords dos access-points WiFi; foi necessário voltar a introduzi-las.


Tive também que andar a experimentar os vários jogos que tinha, para saber se tinha perdido os "save games". Alguns dos jogos online originalmente identificavam-se com o número de série do iPhone... o que causa problemas quando trocamos de iPhone. Felizmente que na sua maioria já permitem transferir o vosso estado para um novo dispositivo. Nalguns casos isso é feito de forma automática; noutros obriga a remover e reinstalar o jogo; e noutros ainda obriga a fazer uma transferência "manual", introduzindo os vossos dados e número de identificação do novo iPhone. (No caso de terem uma App "problemática", nada como Googlar um pouco.)

De seguida foi altura de verificar se as notificações Push estavam a funcionar como deviam (acho que ninguém está interessado em que as suas notificações acabem por ir parar ao seu iPhone "antigo")... e efectivamente estava tudo direito.
(No entanto, pode haver apps em que seja necessário fazer um "forget this device" no iPhone a ser desactivado - caso do Heyway - senão, se/quando o utilizador do iPhone instalar a mesma App, poderá ver os dispositivos que tinham associados àquele iPhone.)

Outro pequeno detalhe... alguns dos meus calendários do Google no iPhone tinham desaparecido. Foi necessário ir ao m.google.com/sync e configurar novamente.
(E reparei também que não tinha os eventos do Google Calendar a actualizar por "push", activei-os, e funcionam que é uma maravilha! As alterações feitas na Internet são imediatamente actualizadas no iPhone. Só fica a faltar o push email do Gmail de forma nativa.)

E com tudo isto, o novo iPhone 3GS estava agora exactamente igual ao antigo. Altura para finalmente começar a ver do que o novo brinquedo era capaz....



O iPhone 3GS

Agora que finalmente podia olhar para o 3GS com olhos de "ver", a primeira diferença notória era o próprio ecrã. Onde o 3G mostrava uma imagem brilhante o novo 3GS mostrava uma imagem baça e com pouco contraste.

Lá mergulhei eu nos ajustes e definições, para descobrir que apesar do auto-brightness estar ajustado para o mesmo nível nos dois iPhones, a escala no novo é completamente diferente!

Com ambos os iPhones regulados para 50%, a luminosidade no novo 3GS é uma fração da do 3G!

Apenas quando se atinge o topo da escala o brilho no 3GS parece acompanhar o modelo anterior.
Talvez seja propositado para poupar bateria... mas... tendo um ao lado do outro, e para quem vem de um iPhone 3G, a imagem do 3GS não "satisfaz" como vem de origem.

Pior ainda, além do brilho, as próprias cores parecem alteradas, mais "desbotadas" e esverdeadas, e com os níveis de negro a parecerem mais "cinzentos" que no anterior modelo... Algo que pode ser, em parte, causado pelo novo revestimento oleofóbico do ecrã, ou então será algo que poderá ser corrigido num update futuro (tal como já sucedeu anteriormente quando um update alterou ligeiramente as cores do ecrã do iPhone.)

São detalhes que não afectarão quem não tiver termo de comparação... Mas com ambos os modelos lado-a-lado, a qualidade de cor do novo iPhone 3GS parece ser pior que a do 3G - o que não deixa de ser curioso e bastante estranho.


Ultrapassada esta fase de re-adaptação ao ecrã: a verdadeira primeira impressão é...

A VELOCIDADE!

Rapidamente reparámos que todas aquelas pausas a que já estavamos habituados estão agora drasticamente reduzidas. Abrir Apps nos dois modelos lado a lado demonstra uma diferença quase inacreditável; e Apps que anteriormente se notavam "puxar" pelo iPhone, deslizam agora de forma suave e fluida como se nada fossem - como por exemplo o Google Earth.

No iPhone 3GS já a App foi lançada e fez o zoom até ao local onde nos encontramos, enquanto no 3G a App ainda está a ser carregada. É simplesmente incrível!

E o mesmo se aplica a todas as operações que fizermos no iPhone. Aquelas ligeiras hesitações subtis que se sentiam de vez em quando no funcionamento desaparecem agora por completo.

No entanto, espero que os programadores da Apple não usem o novo 3GS como desculpa para começarem a fazer as coisas mal-feitas. É essencial que continuem a desenvolver e a optimizar o código para que seja o mais rápido e eficiente possível nos modelos anteriores; e que consequentemente sejam ainda mais rápidos no 3GS - e não fazer as coisas para que corram no 3GS e se arrastem nos modelos antigos!

(mais um vídeo de comparação do 3GS com o 3G.)


Após alguns dias de utilização do 3GS, voltar a usar um 3G torna-se uma experiência desesperante! Notam-se todas as pausas que antiormente eram normais, e custa a acreditar que aquilo nos parecia rápido. Acho que em parte a culpa se deve ao update 3.0 - que poderá ter tornado o iPhone 3G mais lento - e espero que o desempenho seja melhorado num futuro update. (Não gostaria de ter que entrar em teorias da conspiração de que a Apple tivesse propositadamente tornado o 3G mais lento apenas para justificar o upgrade para o 3GS.)



As novas Funcionalidades

Lamentavelmente, muitas das novas funcionalidades estão apenas disponíveis no 3GS, mesmo não havendo impeditivos de que pudessem ser igualmente possíveis no 3G.

Temos o voice command, que poderá ser útil sempre que não seja conveniente estarmos a olhar para o ecrã (e para controlar o iPod a partir do microfone nos headphones.)

As funcionalidades de text-to-speech estão extremamente bem conseguidas (e adequadamente localizadas, com vozes em português) permitindo ler os emails, icons no ecrã, etc.
Apenas se pedia uma melhor integração que permitisse activar/desactivar esta funcionalidade sem ter que andar sempre a saltar para o ecrã dos settings. Poder ter esta função desactivada mas rapidamente poder ouvir um email seria óptimo para aquelas situações em que vamos a conduzir...
(é de prever que novas Apps comecem a tirar partido disto no futuro.)


A camâra com auto-focus e tap-to-focus, uma melhoramento essencial que permite agora tirar fotos a curta-distância sem preocupações... e até brincar um pouco com fotos artísticas com "depth-of-field".

Experimentem tirar uma foto destas com um iPhone 3G! :)

Lamentavelmente, é pena ver que a Apple não se deu ao trabalho de adicionar algumas funcionalidades à câmara, como a possibilidade de tirar fotos temporizadas, utilizar um zoom digital, etc. (mais uns anos à espera?)

[Para quem quiser ver alguns exemplos práticos das diferenças entre a câmara do 3GS e do 3G fiz um artigo mais específico que podem ver ali no link]


A gravação de vídeo, que tal como os anteriores iPhones fizeram com as fotos, irá popularizar o upload de vídeos para o YouTube a partir de plataformas móveis (e o Google até parece estar a preparar-se para essa explosão). Permite até fazer uma edição básica do vídeo, que será melhorada no próximo update 3.1 e que - não será difícil imaginá-lo - abrirá as portas a Apps de edição "avançada" de vídeo no futuro.




O Nike+... dizem que é fixe... mas não me posso pronunciar sobre isso... talvez seja por correr pouco ou nada! ;)


Conclusão

Tenho que dizer que este iPhone 3GS é tudo aquilo que se poderia esperar de um novo iPhone, tornando a sua utilização mais prática e rápida que nunca.
Para os utilizadores intensivos de um iPhone, o custo do upgrade - embora dispendioso - será certamente justificado; no entanto, não invalida o que já tinha dito de que os actuais possuidores do 3G poderão continuar a disfrutar do seu iPhone durante mais um ano sem se sentirem demasiado "ultrapassados".

Agora só nos resta ir acompanhando as situações do calcanhar de Aquiles do iPhone da Apple... aquela "pequena" questão chamada App Store que continuamente se vê envolvida em polémicas - tal como a mais recente rejeição de uma App de dicionário, por conter palavras obscenas!!!


Para saberem tudo o que o iPhone pode fazer por vocês, caso sejam novos utilizadores, nada como darem uma leitura rápida ao Underground Guide do iPhone, e às dicas de utilização do iPhone 3.0.



O Futuro...

Coisas a melhorar, e que certamente poderemos esperar num futuro iPhone (quem sabe já para o próximo ano)?
Como já referi anteriormente, muitas das coisas têm a obrigação de ser melhoradas via software: melhor gestão das notificações Push; melhores ferramentas para edição de vídeo e fotos; etc.

A questão da execução das tarefas em "background" continua por resolver. Com o novo 3GS a ter o dobro da memória será perfeitamente possível "adormecer" uma App enquanto se recebe uma chamada, e retomá-la exactamente onde se estava - em vez de a reiniciar novamente. Seria até possível manter a App em execução - nem que fosse para certo tipo de apps "especiais", como as de navegação, etc. Será inevitável que a Apple reconsidere a sua posição neste aspecto, face aos concorrentes que o permitem (há muito!)

Quanto ao hardware em si... será obrigatório passar para uma câmara capaz de gravar vídeo em alta-definição à semelhança das populares câmaras que surgiram recentemente (aqui podem ver um vídeo comparativo). É incompreensível também como o iPhone grave estes vídeos ainda em formato 4:3 e não em 16:9... grrr.
Uma câmara frontal poderá também finalmente tornar "comuns" as video-chamadas, desde que feitas através de um programa tipo Skype, e não através das operadoras celulares que cobram valores absurdos por isso.

O ecrã LCD poderá também passar à história e ser substituído por um ecrã OLED - se vários smartphones o têm feito (e até o novo Zune HD tem um!) porque motivo não deverá a Apple optar por estes ecrãs de maior qualidade e mais eficientes?

O resto será especulação... não será exagerado esperar ainda mais poder de processamento; idealmente acompanhado de maior autonomia; mas... daqui por uns meses saberemos, quando começarem a surgir os primeiros rumores credíveis sobre o futuro iPhone "4G".
(E não esquecer que por essa altura, teremos também muito mais por onde escolher, com dúzias de modelos Android -para todos os gostos- já no mercado.)

Funambol - Backup e Recuperação de Contactos

Nesta altura de férias, há muita gente que aproveita para fazer upgrade ao telemóvel... ou simplesmente pode ter o azar de o deixar cair à agua enquanto se refresca numa piscina ou na praia.

Já imaginaram o que seriam, de um momento para o outro, perderem todos os contactos que têm guardados no telemóvel?

Para muitos, isso não é problema... pois já têm os seus contactos sincronizados com o seu computador pessoal... Mas muitos há que ainda não o fazem, ou preferem fazê-lo de outra forma, para que não fiquem dependendentes do computador.

É para estes últimos que apresento o Funambol. Disponível para uma quantidade apreciável de dispositivos (incluindo o iPhone, pois claro) este serviço permite guardar uma lista sincronizada dos vossos contactos, garantido que - em caso de azar - possam recuperá-los facilmente.

Ao contrário de outros serviços de backup, este guarda até as fotos dos vossos contactos (caso existam) assim como os campos "extra" que podem ser introduzidos em muitos telemóveis (aniversários, moradas, etc.) que depois podem ser acedidos através do portal my.funambol.com

Para além disso, oferece ainda outros serviços mais avançados (mas que não utilizo) como podem ver no seguinte vídeo:

2009/08/09

Memory Stick com 2TB

Sinceramente, por vezes fico horrorizado com as coisas que leio nalgus sites ditos "da especialidade".

Desta vez é sobre (mais um) cartão de memória que nos chega da Sony, um tal de Memory Stick XC que promete capacidades de até 2TB!

Ora, como é possível imaginar que - lá por dizerem que isto suporta cartões de 2TB - é alguma garantia de estabilidade... ainda para mais vindo da SONY!?!

Já os velhinhos cartões SD suportavam uma máximo de 4GB; mas bastante antes de lá chegarem foram "substituidos" pelos SDHC que agora suportam "publicamente" até 32GB - embora permitissem também atingir os tão "mediatizados" 2TB... há anos!

E temos também já os SDXC, cujo hardware permite também cartões com 2TB.

Mas, uma coisa é "permitir", outra é fazê-lo já neste momento!

É preciso não esquecer que apenas agora começam a surgir cartões com 32 e 64GB (ainda a preços proibitivos) e que, pela altura em que os cartões começarem a chegar aos 128/256/512GB, podem crer que irá surgir uma qualquer nova actualização ao formato para permitir maiores velocidades, ou um qualquer novo avanço nas memórias flash, etc. etc.

Daí que, implicar que qualquer anúncio futurológico deste tipo é uma enorme "revolução"... é pura demagocia tecnológica...

(Mas claro... é preciso não esquecer o departamente de marketing da Sony, que também nos diziam que os discos UMD iam ser um sucesso estrondoso... e os BluRay, esses, mesmo agora sem concorrência, tem sido o que se vê...)

Fogo-de-Artifício Virtual dentro de casa

Fãs de fogos-de-artifício? Passam o ano a contar os dias até que cheguem as festas de S.João, Stº António, e Passagem de Ano para poderem ver aquelas fabulosas explosões de luz e cor no céu nocturno?

Pois bem, graças à Sega Toys poderão passar a fazê-lo muito mais frequentemente... e sem sair de casa!

Eis o primeiro projector virtual de fogo-de-artifício.

Poderão criar os vossos próprios shows, escolhendo entre as 55 explosões existentes.

Funciona com pilhas AAA e é facilmente levado para qualquer lado.

No Japão está à venda por cerca de 115 euros.


2009/08/08

Comboios MagLev

No meu tempo os comboios andavam com as rodas no chão, mas graças às maravilhas do magnetismo e dos materiais supercondutores, estes comboios MagLev flutuam no ar.

Como poderão ver no seguinte vídeo:



Não sei porquê, mas fiquei com uma súbita vontade de voltar a bincar com comboios. :)

via [Boingboing]