2009/09/30

Eee Keyboard PC

Ainda não está por cá... mas nada como ir deixando ficar algumas sugestões - que habitualmente acabam por ser concretizadas com alguns meses ou anos de atraso. :)



No caso do Eee Keyboard PC, com o seu Wireless HDMI (Ultra Wide Band?) a minimizar a "fiarada" na sala de estar, tornar-se-ia interessante vê-lo munido de um sistema de recarregamento também sem fios. Bem sei que seria pedir demais... mas, seria uma óptima oportunidade para a ASUS lançar uma "base" de carregamento que pudesse posteriormente ser usado com mais produtos seus (Eee PCs, Eee Keyboard, teclados e ratos sem fio, smartphones, etc.)

De necessidade mais imediata, espero bem que a ASUS invista algum tempo para garantir que este Eee Keyboard seja bem capaz de reproduzir vídeo HD (pelo menos a 720p) e de preferência que também o fizesse nos vídeos Flash. Senão... ter um equipamento que se adequa perfeitamente ao conceito de "vida digital", mas que depois se revela incapaz de reproduzir vídeos do YouTube... seria uma grande falha.

Dropbox no iPhone

Lembram-se do Dropbox, o fabuloso serviço de armazenamento e sincronização de ficheiros que mantém os vossos dados seguros e sincronizados por múltiplos computadores (quer sejam Windows, Linux, ou Mac)?

Pois bem... embora os vossos ficheiros tivessem acessíveis via web, com um interface optimizado para o iPhone, finalmente temos direito a usar uma App nativa que oferece inúmeras vantagens: como a possibilidade de fazer stream de áudio e vídeo directamente do Dropbox para o vosso iPhone, ter acesso aos dados "offline" (marcando-os como favoritos ficam acessíveis mesmo quando não têm net), e muitas outras.

Portanto, se ainda não usam o serviço: GetDropbox, e descarregam a App directamente da App Store do vosso iPhone.

AMD/ATI Radeon HD 5850


A evolução não pára, e a ATI/AMD está a abalar o segmento das placas gráficas com a sua nova gama Radeon HD 5870 e - talvez mais do agrado do público - a mais económica Radeon HD 5850.

Conforme se pode ver nas diversas análises que têm surgido na internet (como esta no HardOCP) esta HD5850 oferece um desempenho superior à Nvidia GTX285, mantendo-se silenciosa e consumindo menos energia... com duas em Crossfire... bem... é melhor nem falar.



A Nvidia continua a dizer que o novo DirectX 11 (que será lançado com o Windows 7) não será importante... mas certamente estará bem atarefada nos bastidores para trazer para o mercado uma placa que supere - ou pelo menos iguale - esta bombástica série 5000 das Radeon HD.

Televisão 3D

A Sony e a Panasonic estão empenhadas em nos impingir oferecer a próxima moda que nos irá atormentar nos próximos anos: a TV em 3D.



Para garantir a resolução FullHD que está tão em voga, optaram por um sistema que denominaram "activesync", que não passa do tradicional sistema de oculos com shutters sincronizados com o televisor e que alternam entre as imagens para o olhos esquerdo/direito.



As recordações que tenho deste tipo de sistemas, mesmo a 120hz, é que o "pisca-pisca" dos óculos não é nada cómodo, e não se aproxima do sistema de imagens polarizadas que podemos encontrar nalgumas salas de cinema. (Para além disso obriga a que os óculos necessitem de uma fonte de alimentação, tornando-os mais pesados e incómodos.)


Pessoalmente, continuo a achar os sistemas 3D como algo sem grande futuro - vai sempre causar "dores-de-cabeça" estar a ver conteúdo 3D que é focado "pelo filme" e não pelos nossos olhos. E quanto a mim, isto é apenas uma manobra de marketing para que - tal como aconteceu com os filmes pelos quais pagamos para ir ver ao cinema, e depois comprar em VHS, e depois novamente em DVD, e que agora compramos em alta-definição e/ou alugamos via TV por cabo/internet - agora voltemos a pagar pelo mesmo conteúdo, desta vez em 3D.

Mas... o que vale é que qualquer dia começa-se a falar de super-alta-definição e o 3D passa logo para segundo plano, voltando a adormecer por mais algumas dúzias de anos, como tem acontecido ao longo do tempo.

2009/09/29

Novidades do Android 1.6

O Android tem ainda um longo caminho a percorrer, mas o que é certo é que se torna (ainda) mais apetecível a cada nova actualização.




Vejam as novidades que a nova versão 1.6 do Android vai trazer:

Crysis e a Crise dos Jogos Originais


Se bem se recordam, comprei recentemente o Crysis Maximum Edition e o Half-Life 2 The Orange Box.

Embora sempre tivesse tido curiosidade em jogar o Crysis, só agora graças ao novo PC é que finalmente tenho "máquina à altura" para o poder jogar "em condições."

[Update: vídeo do Crysis a correr no meu novo PC já disponível.]

Já quanto ao Half-Life 2, embora seja um grande fã, na altura em que saiu não o comprei por não concordar com o DRM que vinha com ele (motivo que me faz não comprar a maior parte dos jogos.)
No entanto, ao preço a que estava... era difícil resistir... Mesmo se a versão original acabar por ficar fechada na sua caixa, e optar por jogar o jogo numa versão piratada sacada da internet.

E é esse o motivo pelo qual estou a escrever isto.

Instalei o Crysis há alguns dias... mas só ontem finalmente tive tempo livre para o experimentar.

Olhando para o LG de 26", com as duas Nvidia GTX275 em SLI a postos para debitarem pixeis, ansiosamente fiz duplo clique no icon do Crysis para jogá-lo.
O resultado?... Isto:



A required security module cannot be activated.
This program cannot be executed (5024)


Mas que raio? Talvez tivessem sido os patchs e updates que tinha feito. Afinal, já o tinha executado antes e visto o menu de entrada do jogo.
Uma pesquisa no Google também não ajudou muito, pelo que... Volta a desinstalar tudo e a reinstalar novamente, para experimentar com o jogo "limpo" sem os updates.

Instalando... instalando... instalando...

Finalmente, lá cliquei novamente no icon do jogo e.... novamente este estúpido erro 5024!
Que raio poderia ser?

Na internet falavam de emuladores de CDs e DVDs, que poderiam causar este erro, e outras coisas que não tenho instaladas no meu PC.


Por esta altura já estava a pensar seriamente em simplesmente esquecer tudo isto, e arranjar uma cópia piratada do Crysis na Internet; provando mais uma vez que estas pseudo-medidas estúpidas de segurança só servem um propósito: chatear os clientes legítimos, enquanto que os "piratas" simplesmente jogam sem chatices!
 
Mas, foi então que um dos posts que encontrei no google me chamou a atenção. Um utilizador queixava-se de que este erro se devia a estar a correr o programa ProcessExplorer.

Alto lá! O Process Explorer também uso!

Este ProcessExplorer é um gestor de tarefas que substitui o do Windows, e cuja qualidade é bastante superior (por alguma coisa a Microsoft rapidamente contratou o seu criador, e os seus programas fazem agora parte oficial da Microsoft.)

Então... PORQUE RAIO TEREI EU QUE ENCERRAR UM PROGRAMA COMO O PROCESS EXPLORER PARA PODER JOGAR O CRYSIS???

É completamente inadmissível, e agravada pelo facto de - em vez de mostrarem uma mensagem do que realmente se passa, estilo "Please exit Process Explorer to play Crysis", mostram um erro críptico que baralhará todos os utilizadores.

E quem são eles para decidirem se eu posso ou não correr os programas que eu bem entendo, no meu computador?

Não é suficiente ter que gramar com serviços do punkbuster a correr continuamente no meu PC, mesmo quando não estou a jogar jogos?

Não é suficiente que me obriguem a ter o DVD no drive mesmo se todos os gigabytes de dados estão duplicados no meu computador sem sequer me darem a opção de correr do DVD?


Todo este processo me faz repensar seriamente se, mesmo a preço reduzido, estes jogos com estes arcaicos sistemas de protecção valerão a pena!

Porque não aprendem com a Splash Damage e o seu Quake Wars? É instalar o jogo, meter o vosso "serial", e já está! Nunca mais precisam do DVD. Até o podem copiar para oferecer aos amigos!


Após décadas de tentativas frustradas, acho que já era altura de perceberem que não há nada que possam fazer para evitar a pirataria. Assim sendo, porque não pouparem o tempo e dinheiro investido nessas medidas ineficazes; e dedicarem-se a fazer bons jogos que possam ser comercializados a preços mais atractivos; e acima de tudo: que parem de tratar os clientes legítimos como criminosos!

Em alternativa, terei que continuar a esperar meses/anos até que um jogo esteja finalmente a um preço aceitável - e depois de o comprar ser obrigado a descarregar uma cópia pirata para poder efectivamente jogá-lo?

A decisão está do lado deles... eles que mo digam.

Noticias do Dia

Notícias (boas e más) que nos chegam da Apple, um sistema operativo do futuro que nos chega da Microsoft, os novos CPUs da Intel, como ver vídeos HD em Flash num netbook sem problemas... e um mini-mini-netbook Linux que custa apenas $38.


App Store atinge 2 Mil Milhões de Downloads

A verdadeira galinha dos ovos de ouro de Apple continua imparável, tendo agora sido atingida a marca dos 2 mil milhões de Apps descarregadas para iPhones e iPods Touch.
Certamente que a grande maioria serão Apps gratuitas... mas é a prova de que a App Store foi/é um marco importante na forma como se distribuem programas, permitindo o acesso fácil e rápido, assim como uma forma de pagamento "transparente." (Por algum motivo inúmeras outras companhias se apressaram a copiar o sistema... mas falta ver se terão igual sucesso.)

Aliás, as preocupações são tantas que até os fabricantes de consolas de jogos começam a sentir a pressão crescente dos dispositivos da Apple. (Eu que o diga, que desde que tenho o iPhone raramente pego na Nintendo DS - que dantes me servia de companhia nos tempos "mortos.")

Mas como todos sabemos, nem tudo são rosas...

Apple força Updates Indesejados aos Utilizadores


Lembram-se daquele célebre episódio com a Apple a instalar o Safari, e mais tarde o serviço "Bonjour", sem o vosso conhecimento? Em vez de aprenderem com os erros passados, parece que preferem continuar a tomar decisões em nome dos seus clientes.

Desta vez, estão a tentar empurrar-nos um iPhone Configuration Utility, que aparentemente não oferece qualquer funcionalidade que possa ser utilizada pela maioria dos utilizadores; numa altura em que o iTunes "pesa" já mais de 100MB e começa a dar demasiado trabalho para ser limpo de toda a tralha desencessária!
(Eu já arranjei a minha solução - ter uma máquina virtual só com um XP e um iTunes, só para fazer o backup e update do iPhone e *nada mais*! Livrando-me de todo o lixo na minha máquina principal. Pimba!)


Microsoft Barrelfish

A Microsoft está a trabalhar para dar uso, de forma eficiente, aos actuais (e futuros) processadores multicore. O seu sistema operativo Barrelfish foi concebido de raiz para trabalhar com múltiplos processadores simultâneamente.

Por acaso, ainda recentemente reflecti sobre o ponto da situação dos sistemas operativos actuais, e me interroguei se serão realmente os mais indicados para o hardware actual.
Afinal, estamos a falar de sistemas operativos que têm as suas raízes no tempo em que a memória era um bem precioso, e em que havia necessidade de usar o disco rígido como memória "virtual".
Actualmente, temos CPUs com múltiplos processadores no seu interiors, máquinas com gigabytes de memória que dispensariam o uso da memória virtual na maioria das situações, e muitas mais coisas que mudam completamente a forma como um sistema operativo devia ser concebido.

Bem sei que se vão fazendo adaptações aos sistemas operativos para ir aproveitando estas novidades... mas.... será que a própria estrutura onde se apoiam não começará já a estar demasiado desajustada da realidade?


Intel Clarkdale e Arrandale

Mais uma prova da evolução do hardware, os novos chips da Intel denominados Clarkdale e Arrandale de apenas 32nm começam a demonstrar o que valem, com o seu GPU integrado que irá mudar o panorama dos computadores sem placa gráfica.

Estes novos CPUs com GPU integrado serão bastante apreciados por quem precisar de alto-desempenho com consumos reduzidos; já que foi demonstrado num sistema que gastava apenas 28W em idle e uns meros 70W em carga. (O que será bem interessante para computadores "always-on", para media-centers e muitos outros casos.)


Zipit "netbook"

Gostam dos mini-netbooks que por aí andam, mas não gostam do preço?
E se vos disses que podem ter um produto semelhante por apenas... $38?

Este Zipit não tem tido uma carreira brilhante... Começou como um terminal de mensagens que custava $149 (e que foi um fracasso comercial) e mesmo depois de ter visto o seu preço reduzido para $38 não tem tido grande sucesso.

Mas isso pode mudar rapidamente, já que alguém se deu ao trabalho de o transformar num verdadeiro computador linux - e de forma simples, como podem ver no seguinte vídeo.



É certo que um CPU a 300Mhz e 32MB de RAM não fazem milagres, mas... mesmo assim... não me digam que não ficam tentados por $38 USD? :)


Vídeo 720p em Flash num Netbook

Uma das principais críticas dos possuidores de netbooks é o fraco desempenho que têm quando tentam ver vídeo em alta-definição em Flash. Pois bem, parece que em breve isso será coisa do passado... se tiverem um netbook com a plataforma Nvidia ION.




Foi demonstrado recentemente um vídeo 720p em flash a correr sem problemas num HP Mini 311, como podem ver no seguinte vídeo por volta dos 1:20.

2009/09/28

Thermaltake Level 10

Estão a pensar trocar de computador, ou até montar o vosso próprio PC?

Que tal optarem por uma caixa que faça esquecer por completo os tradicionais "caixotes" a que estamos habituados? Que tal escolherem uma caixa como esta Level 10 da Thermaltake?


Até pode parecer um estudo virtual... mas a caixa é mesmo real, e pode ser vossa a partir do próximo mês... desde que estejam dispostos a pagar $700 USD por uma caixa de computador. :)

Google Chrome OS [Video]

Vídeo que demonstra como poderá ser o futuro Chrome OS do Google.



Atrai-vos? Com uma coisa tão light-weight e web-based como é suposto ser, mais valia integrarem-no como uma espécie de Splashtop - encaixava tipo uma pen usb "especializada" directamente na motherboard, e arrancava directamente (e instantaneamente) sem necessidade de disco.

Isso é que era! :)

Ilusão Óptica

Mais algumas ilusões ópticas, que nos chegam do falecido Jerry Andrus.

2009/09/27

jsMath - Fórmulas Matemáticas TeX em Javascript

Se têm que lidar com fórmulas matemáticas regularmente e "publicá-las" na Web, gostarão de saber que com o jsMath escrever TeX na internet passa a ser bem mais simples.


Escrever algo como o que está na imagem (exemplo aqui - podem fazer duplo clique na fórmula para verem a expressão TeX que lhe deu origem) passa a ser possível sem ser necessário andar a capturar imagens, e é compatível com praticamente todos os browsers. Desta forma as fórmulas são desenhadas com texto real, podendo ser redimensionadas dinamicamente e ter o máximo de resolução quando impressas.

Emuladores CD/DVD gratuitos para Windows


Já alguma vez tiveram que lidar com ficheiros .ISO?

Tradicionalmente estes ficheiros representam uma "imagem" dos conteúdos integrais de um CD/DVD, e são gravados para um desses formatos para que possam ser acedidos.

Mas... muitas das vezes tal é desnecessário: porque não aceder directamente ao seu conteúdo, montando-o num drive virtual?
Para todos os efeitos seria como se gravassem um CD/DVD e o introduzissem num drive no vosso computador.

Existem vários programas gratuitos (e até open-source) que vos permitem fazer isso em Windows.

WinCDEmu



Virtual CloneDrive





MagicDisc




[via Makeusof]

2009/09/26

Papel de Parede Digital via Projection Mapping

Mais um excelente exemplo das possibilidades que o projection mapping proporciona, ao usar projectores para animar o "papel de parede" de uma loja.



Vejam o vídeo:


Hirzberger Events - Digital Wallpaper from Gregor Hofbauer on Vimeo.

XBMC Transparency v2 Theme

Estão à procura de um media-center de aspecto irresistível?
Então vejam o sempre interessante XBMC associado a este impressionante tema: Transparency v2 theme.




É impossível resistir!

[thanks Nasp]

2009/09/25

Teclados Iluminados com LEDs

No meu novo PC tenho usado um teclado que não me agrada muito (é da Microsoft, e é daqueles que na fotografia parece ter teclas de alta qualidade gravadas a laser - mas na realidade tem os tradicionais decalques foleiros de letras que desaparecem ao fim de algum tempo de uso.) Na altura até me senti enganado... até depois ver que eles já tinham previsto isso, com a salvadora mensagem de "a foto pode não representar o producto no interior" (ou coisa semelhante.)

No entanto, é da forma que me fez procurar que alternativas... e já que estamos nisso, que tal uns teclados iluminados com LEDs?

As ofertas são muitas, mas encontrar modelos que sejam comercializados por cá e fáceis de encontrar, isso é mais complicado.

Fui dar com dois modelos que me atrairam, um teclado iluminado da Logitech e outro da Razer.

Logitech Illuminated Keyboard




Razer Lycosa


Que também existe numa versão totalmente "espelhada" Mirror:



E temos ainda o SideWinder Gaming Keyboard da Microsof (mas que já me parece espalhafatoso demais.)





O primeiro problema... é o preço, o teclado mais barato (da MS) custa 60 euros, e os outros cerca de 75 euros.
O segundo problema, é que parecem não existir em versão com as teclas portuguesas ("ç", etc.) - pelo menos até ao momento não consegui encontrá-los.

Em alternativa... há também este Roccat Valo:


Que já existe com teclado em Português (e várias outras funcionalidades, como ecrã LCD e dezenas de teclas programáveis e subsituíveis)... mas com preços já próximo dos 100 euros.


Com preços destes, acho que a solução vai ser abrir um teclado baratucho e colocar meia dúzia de leds espalhados pelo fundo... e ver que tal isso resulta.... :)

WebGL

Lembram-se de vos ter falado das capacidades 3D estilo OpenGL integradas no browser? O chamado WebGL?

Pois bem, aqui ficam mais alguns exemplos.



Um dos exemplos, em vídeo:

Promoção Worten Eee PC

Se estão com desejos de comprar um Eee PC, então esta campanha de "despromoção" da Worten talvez vos interesse.



O Eee PC 1000HE (um dos modelos mais interessantes, e que recomendo) tem o seu preço reduzido dos 339 Euros para uns mais interessantes 259 euros.



No site já aparece como indisponível, mas se forem rápidos a irem a uma loja talvez ainda tenham a sorte de apanhar um.

Acelera o teu Netbook - Parte 2

Hoje vou dar-vos mais uma dica sobre como acelerar o vosso netbook. Esta será particularmente apreciada por todos os possuidores de netbooks com SSD.

Embora a maioria dos netbooks tenha tido SSDs na sua origem, actualmente a maior parte dos fabricante opta por comercializá-los com discos rígidos de maior capacidade. Por outro lado, muitos dos módulos Flash usados como SSD nas primeiras gerações de netbooks deixava muito a desejar quanto ao seu desempenho: oferecendo velocidades de escrita lastimáveis - especialmente quando sujeitos a múltiplas escritas de pequenos ficheiros (situação bastante comum nos sistemas operativos actuais.)

Apresento-vos então... o Flashfire (anteriormente conhecido como zFlashpoint.)

Este Flashfire faz aquilo que os sistemas operativos deveriam permitir "afinar" de origem: agrupar as escritas no disco de forma a que múltiplas escritas pequenas sejam feitas apenas uma única vez (com resultados bem notórios em SSDs que tenham fraco desempenho nestas circunstâncias.)

Ora vejam o seu efeito num Acer Aspire One com SSD de 16GB



E num Eee PC 1000 com SSD de 8GB, as diferenças são... explosivas!


Portanto, se usam Windows nos vossos netbooks, este FlashFire poderá ajudar a tornar a experiência de utilização dos vossos mini-portáteis em algo bem mais agradável.
(No entanto, não se esqueçam que é um software ainda em desenvolvimento... e como é algo que mexe com a escrita dos ficheiros... há sempre um factor de risco!)

Noticias do Dia

Computadores com arranque instantâneo, portáteis com o novo i7 Mobile, realidade aumentada para o iPhone, e as novidades do Google para a web e para o Internet Explorer.

Google Acelera o IE com o Chrome Frame

Se se sentem desmotivados pela falta de vontade da MS em fazer com que o seu popular browser seja capaz de usar os últimos standards (HTML5) e correr javascript de forma eficiente... Não se preocupem. O Google deu uma ajudinha, com o Chrome Frame. Este Chrome Frame é um plugin que traz grande parte das vantagens do Chrome para dentro do IE (tornando-o até 10x mais rápido), sendo assim um passo intermédio para que é "forçado" a usar o IE e não pode instalar o Chrome no seu local de trabalho (já que em casa, não há desculpa para continuar a usar o IE! ;P)


Google SideWiki

Ainda do Google, outra novidade que tem causado algum reboliço na internet: o Google SideWiki.
Quantas vezes não quiseram comentar uma página, mas desistiram ao descobrir que teriam que se registar em mais um sistema de comentários? Ou pior ainda: a página em questão nem sequer permitia comentários?

Com o Sidewiki o Google pretende resolver todos esses inconveninentes, permitindo aos utilizadores do seu Google Toolbar comentar toda e qualquer página da internet.

Ora vejam o vídeo:




Bionic Eye para iPhone

As Apps de realidade aumentada estão a chegar em força ao iPhone 3GS (dando uso à bússula digital) e este Bionic Eye está já disponível na App Store - infelizmente ainda não contém dados para cidades portuguesas - algo que espero ver corrigido a curto prazo.




Asus anuncia primeiros portáteis Core i7 Mobile

Se querem o máximo desempenho num portátil, preparem-se para esquecer os tradicionais Core 2 Duo e Quad - os Core i7 mobile estão aí!


O Asus M60J será assim a referência para os próximos tempos, ao qual podem ligar as recentes colunas USB ASUS uBoom compactas para portáteis, para garantir uma qualidade sonora ao nível do restante hardware. :)



(Eu só espero é que eles não se esqueçam de lançar o Asus Eee Keyboard por cá o mais rapidamente possível! :)


Phoenix com Bios "Instantâneas"

Numa altura em que o InstantOn está na moda, e todos se preocupam com os tempos de arranque dos seus sistemas operativos convém lembrar que isso é sempre bastante relativo... se passarmos 10, 15 (ou mais!) segundos a esperar que a BIOS chegue efectivamente ao ponto de carregar o sistema operativo.
A detecção da memória, dos discos, das placas e demais periféricos é um processo lento - mas que poderá ser facilmente ultrapassado se acreditarmos neste Instant Boot Bios da Phoenix, que promete chegar à fase de arranque do sistema operativo em cerca de 1 segundo!



Só espero que se lembrem de lançar um update para BIOS da minha motherboard com esta nova funcionalidade... e assim já poderei dar uso aos 5 segundos de arranque do Ubuntu num SSD! :)

Animação 3D Multi-Threaded

Numa altura em que os processadores multicore com 4 (e até 8) núcleos se começam a popularizar, e que nos próximos anos provavelmente aumentarão para os 16 e 32, é tempo de começar a utilizá-los.

Para isso a Intel tem feito alguns estudos para promover a adopção de código que utilize dinamicamente o número de cores disponíveis e se ajuste automaticamente.

Ou seja, em vez de termos um CPU "potente" desperdiçado com poucos objectos no ecrã, porque não aumentar o número de objectos na cena - até ao limite máximo que permita manter um framerate aceitável?

É isso que podemos ver em várias demonstrações disponibilizadas pela Intel (com sourcecode completo.)

Por exemplo, nesta demonstração que coloca cavalos a passear pela paisagem, um CPU dual core é capaz de suportar 235 cavalos simultaneamente.



Mas, se corrermos a demonstração num Core i7, com 8 cores, passamos a poder ter quase 600 cavalos.


E o mesmo pode ser aplicado a sistemas de partículas como nesta demo "Smoke":


2009/09/24

Fonera 2.0n

Já está disponível o novo router Fonera 2.0n que aumenta a velocidade da rede WiFi e oferece funcionalidades... curiosas.



Desde o donwload de torrents até uploads para YouTube, Facebook, Picasa e Flickr a partir de uma pen USB ou camera, este Fonera 2.0n torna-se mais atractivo que nunca.

E se querem novidades: o que dizer de um router que vos envia actualizações do seu estado via Twitter? :)



Por 79 Euros, torna-se uma excelente proposta para quem procurar um router "mais que um simples router" para colocar em casa.

Intel Larrabee


A Intel continua a apostar na potência pura para - eventualmente - tornar obsoletas as actuais placas gráficas 3D.

Lembram-se do tempo em que precisávamos de uma placa aceleradora MPEG para poder ver vídeo DVD num computador? Hoje em dia até é difícil acreditar nisso, já que qualquer processador actual tem potência de sobra para desempenhar isso e muito mais (embora se assistam a coisas de género, com chips aceleradores para vídeo em alta-definição - vídeo esse que também já é facilmente processado pelo CPUs mais evoluídos).

Pois bem a Intel acredita que é uma questão de tempo até que os CPUs se tornem tão potentes que até tornem obsoletos os chips gráficos dedicados existentes nas placas gráficas actuais.

E para isso, nada como demonstrar um popular jogo 3D - o Quake Wars - numa versão ray-tracing em tempo real a correr no seu Larrabee, um cpu/gpu multicore que será lançado no fim do ano, e que se prevê poder vir a ser integrado nas motherboards (e até em CPUs) no futuro.




(Vejam o vídeo em "HD" senão não tem piada! :)


Eu até concordo com este rumo da Intel... a questão é: será que estes novos chips multicore da Intel serão capazes de fornecer toda esta potência, sendo mais eficientes que os chips dedicados que a AMD/ATI e Nvidia têm lançado?

Isso, só o futuro o dirá.

Lentes Pericêntricas

Imaginem que vos pediam para tirar uma foto de um objecto cilíndrico, como uma lata de uma bebida ou de uma pilha eléctrica, onde se visse um dos topos e toda a sua parte lateral... de uma única vez!

Bem sei que não é um requisito comum para a maioria das pessoas, mas é um problema que surge frequentemente em ambientes industriais e sistemas de processamento de imagem.

Claro que há varias formas de o fazer... Utilizando várias câmaras ou sistemas de espelhos, cujas imagems são processadas e reconstruídas. Mas, a forma mais simples de o fazer é usando uma lente pericêntrica.




Podem pensar nela como o "inverso" de uma lente grande angular, e permite-vos capturar imagens como estas:



Talvez seja mais fácil interpretarem a imagem da seguinte forma:

[Imagens do site opto-engineering]

A imagem lateral aparece distorcida (podendo ser corrigida digitalmente) - mas o processo de captura de imagem torna-se assim bastante mais simples.

Este tipo de lentes, tal como as entocêntricas e as telecêntricas (já para não falar em lentes que retornam o resultado espectral da imagem) são lentes de uso especializado que dificilmente serão utilizadas em circunstâncias "caseiras", mas... nada como ficarem a conhecer o que é possível fazer com uma "simples" lente. :)

TomTom iPhone Car Kit já à Venda [Update]


Lembram-se de vos ter falado do TomTom iPhone Car Kit, a base que adiciona colunas e um receptor GPS extra para garantir um melhor funcionamento do software de navegação que corre no iPhone?

Pois bem, já está à venda e custa 99,95€ (e já inclui a App de navegação da TomTom, cujas versões regionais custam 69,90 euros - portanto, parece-me boa opção optarem pelo Car kit completo.)
 Update: Afinal parece que o kit não inclui a App, pelo que assim deixa de ter qualquer interesse - já que por 170 euros (kit+app) arranjam um navegador dedicado em condições.

No entanto, pessoalmente - e até que a Apple permita a execução deste tipo de Apps em modo background - continuo a aconselhar-vos a compra de uma unidade GPS dedicada que poderão encontrar pelo mesmo preço. (Porque podem acreditar no que vos digo... no momento em que mais precisarem do navegador GPS a meio de uma viagem, vão receber uma chamada e... puf... lá se vai a navegação.)

LG DVD Bluebirds


Uma das surpresas que tive quando montei o meu novo PC, veio de onde menos esperava: o leitor/gravador de CD/DVD.

Neste caso, um aparentemente inocente DVD-RW da LG... mas que se viria a revelar bem mais problemático do que alguma vez poderia imaginar.

Desde o início, desde o primeiro arranque para o ambiente "instant-on" Splashtop (Express Gate em Asus-ês) que estranhei a presença de um tal disco chamado "Bluebirds."



Inicialmente até pensei que tal fosse o dispositivo onde estaria instalado o Splashtop, e nem pensei mais nisso... mas após ter instalado os sistemas operativos verifiquei que este Bluebirds estava sempre a aparecer... E depois de ter pesquisado na Internet descobri que - afinal - era mesmo aquilo que eu suspeitava mas me recusava crer: o raio do leitor DVD GH22NS50 da LG simula a presença de um "CD virtual" no drive quando está vazio!

Ora, isto é inacreditável (já para não dizer: inadmissível!)

Então, ejectamos um disco do drive.. para logo de seguida sermos presenteados com a "sugestão" de instalarmos este software da LG?

Parece que entretanto, face à polémica que isto gerou, a LG já deixou de usar esta táctica - e só gostava de saber quem é que - no seu perfeito juízo - terá permitido que isto alguma vez acontecesse.

Mas pronto... se tiveram esta praga no vosso computador poderão exterminá-la actualizando o firmware do vosso drive LG para uma nova versão já sem estas passaradas azuis!

2009/09/23

Particular 2.0 After Effects

Há coisas bonitas que "qualquer pessoa" pode fazer com o After Effects... e com este plugin Particular 2.0 as coisas assumem outra dimensão:


street tests from Najork on Vimeo.

Noticias do Dia

A nova ATI Radeon HD 5870 dá que falar, o Google transforma o IE no Chrome como que por magia, a realidade aumentada ganha uma nova dimensão com o Layar3D, e um portátil com 3 ecrãs extra.



AMD/ATI Radeon HD 5870


A AMD acabou de lançar um novo "peso-pesado" no segmento das placas gráficas de topo, com a sua Radeon HD 5870.

Trata-se de primeira placa gráfica com total suporte DX11 (que virá de série no Windows 7) e o seu desempenho arrasa os modelos equivalentes da Nvidia (GTX285) - melhor dizendo, vai obrigar a Nvidia a repensar o posicionamento e preço dos seus modelos.
(Relembro apenas que a Nvidia continua a insistir que o DX "não vai ser importante"... pelo que, o futuro dirá qual das companhias teve razão ao apostar nesta novidade.)


Google faz upgrade ao IE com Chrome Frame



Já que a Microsoft não parece muito interessada em fazer com que o seu Internet Explorer se comporte ao nível dos browsers concorrentes, não oferecendo muitas das funcionalidades do HTML5 nem o desempenho javascript adequado... o Google fez o trabalho por eles ao oferecer o Chrome Frame para IE.

Assim, com um simples comando, passa a ser possível ter todas as vantagens do Chrome de dentro do IE.

E... qual a melhor forma para "obrigar" os utilizadores do IE a fazerem este upgrade? Nada melhor do que sugerir esse upgrade quando tentarem usar o Google Wave a partir do IE.


Layar 3D

Layar, o browser de realidade aumentada está a ganhar capacidades 3D que futuramente poderão vir a causar muitos acidentes na via pública, com pessoas a fugirem em pânico dos fantasmas do Pac-man! :)



Mas que terão aplicações também interessantes, ao sobrepor títulos tridimensionais sobre locais:



Portátil Intel com 4 Ecrãs

Se um ecrã não incomoda muita gente, que tal um portátil com quatro ecrãs?

Trata-se apenas de um protótipo, denominado "Tangent Bay" desenvolvido pela Intel... e que pode ser um sinal do que poderemos esperar no futuro (ou então não.)

Microsoft Courier Tablet

Até que seria uma boa surpresa. Numa altura em que muitos aguardam ansiosamente o misterioso Tablet PC da Apple, a Microsoft parece ter um produto concorrente à altura: o Courier Tablet PC.



Mais que um "tablet", este Courier aproxima-se mais de um verdadeiro "caderno digital", com dois ecrãs com touchscreens que reconhecem toques dos dedos e stylus.

Mais do que o hardware, o verdadeiro sucesso de um equipamento deste tipo estará certamente no software e no interface com que os seus utilizadores terão que lidar.

E nesse aspecto, este Courier parece estar no bom caminho, embora o seguinte vídeo ainda me pareça um bocado "futurista" demais... Mas... é mesmo algo assim que a MS precisa para não ficar para trás nesta corrida ao livros digitais - depois de ter perdido a corrida no segmento dos Smartphones.



... e se fossem verdadeiramente inteligentes... lançavam este "Courier OS" como plataforma open-source, à semelhança do que o Google fez com o Android... e aí seria o "fim-do-mundo"! :)