2010/01/30

As TVs - O Passado, Presente e Futuro

Há algum tempo que andava para escrever sobre isto, mas esta nova televisão CRT da LG inspirou-me ainda mais a nostalgia de partilhar convosco as memórias que tenho da "televisão."

Pois é... parece estranho falar disto numa altura em que qualquer opçao de compra de TV recai sobre escolher entre LCD ou Plasma, e medir a sua espessura em poucos centímetros em vez de várias dezenas deles.


No entanto, há bem "pouco tempo", as televisões que tínhamos eram bem diferentes... CRTs de ecrãs bem arredondados, a preto e branco, e... um único canal de televisão.

Aliás, o próprio canal não emitia durante as 24h do dia. Tinhamos a famosa mira técnica a preencher a maior parte da emissão - aliás, as emissões regulares durante as 24h só passaram a acontecer há relativamente pouco tempo: 2002.


Da minha juventude recordo-me de começar a haver emissões à hora do almoço (com um noticiário, se não estou em erro) e até das discussões que se geravam em torno da possibilidade de haver múltiplos canais de TV: com muitos a dizer que assim deixaria de se poder falar sobre o que se viu na TV no dia anterior, já que uns e outros poderiam ter visto coisas diferentes.

... que diferenças... :)


Uma das maiores aberrações que podiam ver nessa altura, no tempo das televisões a preto e branco, era o uso de filtros coloridos que algumas pessoas colocavam à frente do ecrã:

Não encontrei nenhuma foto, mas era isto - que já vem deste anúncio de 1951!


Basicamente, era um filtro com três faixas horizontais coloridas: azul, cor-de-rosa, e verde - e cujo resultado era... como dizê-lo... colorido mas nada apelativo! :)


Eu tive a sorte de ter uma TV a cores relativamente cedo. Aliás, tão cedo que por cá ainda nem tinhamos emissões a cores. Foi com enorme expectativa que esperamos esse momento... o da emissão de um programa a cores!
E isso era motivo para chamar os vizinho e amigos para virem ver o acontecimento.

Acontecimentos que se repetiram quando, anos mais tarde, os gravadores de vídeo começaram a surgir e a ser "acessíveis" ao público (e sim, rapidamente se começaram a gravar e emprestar cassetes aos amigos - mas isso é outro assunto.)
Actualmente, já ninguém imagina ter um ecrã que não seja a cores; ou que o mesmo tenha mais que alguns centímetros de espessura.
Cassetes de vídeo? Nem pensar. Agora é tudo DVD e/ou Blurays; e os serviços de video-on-demand e online streaming começam a popularizar-se.

É apenas uma questão de tempo até que todos estes serviços que agora obrigam a "caixas" (Zon Box, Meo Box, etc) passem a estar integrados no televisor - que passará a incluir acesso à internet e a serviços que tradicionalmente precisavam de um "computador."

Os nossos serviços e conteúdos estarão disponíveis a partir de qualquer ecrã; quer estejamos em nossa casa ou em casa de algum amigo - ou até mesmo num quarto de hotel no outro lado do mundo. Quer seja em ecrãs pequenos, como o do telemóvel ou um tablet (como o iPad), quer em ecrãs maiores ou verdairas "paredes digitais".

A televisão tornar-se-á finalmente numa janela virtual para o "nosso" mundo. :)

5 comentários:

  1. Eu não sou desse tempo mas ainda sou do tempo que a sic abria com a seguinte musica: http://www.youtube.com/watch?v=qjGmor9HtDk

    Acordava 5minutos mais cedo dos desenhos animados começarem para ouvir a musica :)

    ResponderEliminar
  2. Utilizei muito o saudoso Vídeo Cassete. Quando pequeno gravava e assistia desenhos animados e filmes. Na adolescência adorava gravar vídeo clipes de música e locar filmes em VHS. Há alguns anos adquiri tardiamente um DVD-player mas não o uso com a mesma frequência do antigo VHS. Tenho saudades de poder gravar meus programas de televisão.

    ResponderEliminar
  3. @Thglara
    Efectivamente... a geração VHS foi o pico das gravações. Com toda a gente a gravar tudo e mais alguma coisa e a emprestar cassetes.

    Desde então, só gravei novamente programas TV muito recentemente, na Box da Zon... E agora com a desvantagem de não podermos fazer mais nada com essa gravação a não ser vê-la. Não podemos "emprestá-la", nem sequer fazer uma cópia de segurança para salvaguardar caso a box avarie.

    Eventualmente, vai tudo no sentido do video-on-demand, onde podemos escolher o que queremos ver. Mas... ainda não estamos lá.

    ResponderEliminar
  4. Bom artigo!
    Boas memórias saem deste artigo. O "vidro" colorido das TV a preto-e-branco, o VHS... xiii... como tudo mudou.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar