2010/10/27

Análise Monitor/TV LG M2280DF

Para variar um pouco dos telemóveis e smartphones, e bem a propósito do mini-projector HS200 da LG, hoje trago-vos um dos seus monitores/TV LCD LED de 21.5": o LG M2280DF.

Mais que um monitor, mais que um televisor... vamos lá ver que tal se comporta este "tudo-em-um" da LG, ao qual não falta sequer um subwoofer! (É isso mesmo, já imaginaram um subwoofer num monitor LCD?)




Características Técnicas



  • Tamanho do ecrã: 21,5"
  • Tipo painel: LCD LED 16:9
  • Resolução Nativa: Full HD 1920 x 1080
  • Brilho (cd/m2): 250
  • Rácio de Contraste: 5.000.000:1
  • Tempo de resposta: 5ms
  • Sintonizador Digital MPEG4
  • Subwoofer
  • DivX (HD)


Para além das coisas que saltam à vista neste M2280DF, como o subwwoofer integrado, também a parte traseira impressiona pela sua quantidade de fichas:


Duas entradas HDMI, VGA, Vídeo por Componentes, AV, ficha Scart, entrada de áudio, USB, saída digital óptica e para headphones, e entrada de antena (este modelo inclui sintonizador digital com MPEG4.)

Destaque ainda para a eficiência energética, apenas possível graças aos LED: este M2280DF consome apenas 35W em funcionamento (e 0,70W em standby.)



Lado a lado com o seu "irmão maior", o Plasma LG 50PK250 de 50", que faz com que este LG de 21.5" se torne "minúsculo".


No entanto, saliente-se uma coisa que muito me agrada no M2280DF - o ecrã mate, em vez dos "glossy" que se tornam em autênticos espelhos.


Com o ecrã mate, este LG pode ser usado como monitor ou como TV em qualquer divisão da sala sem preocupação com a luminosidade ambiente ou janelas que complicam a vida aos ecrãs altamente reflectivos.

Menus de configuração e ajustes





Funcionalidade USB Quick Play

Um dos atractivos deste monitor/televisor é a sua capacidade USB Quick Play, que vos permite reproduzir fotos, música e vídeos sem necessidade de um computador ou media player externo. Basta ligarem uma Pen ou disco USB e... é só seleccionar:


Este LG não teve qualquer problema em ler os ficheiros DivX que lhe atirei, incluindo os de alta-definição.




Apreciação Final

Neste MD2280DF a LG oferece as já reconhecidas vantagens dos LCD LEDs, como as cores vivas e brilhantes - a par de um consumo energético reduzido - num equipamento capaz de funcionar como TV e como monitor.
Poucos serão os monitores capazes de digerir tantos tipos de entradas, analógicas e digitais (e sem esquecer o USB Quick Play.) E se o Full HD poderá ser "exagero" num televisor de 21.5", essa resolução é bem apreciada sempre que o decidam usar como monitor e olhem para ele a menos de um metro de distância.


Também raramente encontrado num monitor/televisor desta dimensão, é a sua excelente qualidade sonora - que embora não seja substituto de um sistema de som a sério, é mais que suficiente e apropriado para quem pretende um televisor compacto sem chatices de colunas externas com cabos espalhados pelo chão.

Como monitor, este LG sofre de alguma alteração das cores quando visto em ângulos extremos, de forma um pouco pior à que eu esperava - no entanto, isto raramente se torna num problema em circunstâncias normais.

Sendo extremamente leve, este LG M2280DF torna-se assim num companheiro ideal, que facilmente é levado do escritório para a sala ou quarto, e trazido de volta, ou que ficará alegremente instalado no local que lhe dedicarem.

Com um preço no mercado actual na casa dos 300€, este LG torna-se assim numa opção irresistível para quem procura um monitor e/ou um televisor LCD LED Full HD.


LG M2280DF
Escaldante

Prós
  • Qualidade de imagem 
  • Painel LCD LED
  • Full HD
  • Qualidade sonora
  • Múltiplas Entradas de Vídeo
  • USB Quick Play
  • Preço

Contras
  • Não ter um "irmão" de 50" ao mesmo preço ;)

5 comentários:

  1. E a função USB quick play suporta legendas?

    ResponderEliminar
  2. Carlos: isto um gajo andar sem dinheiro leva a que um gajo nem queira ver as coisas novas e fica sem saber mas fica a pergunta. Estes televisores full hd têm qualidade de imagem para o uso como monitor? Estou completamente out e parece-me a mim que mais vale comprar um televisor que um monitor a diferença de preços não é grande ou é?

    ResponderEliminar
  3. Boa... eu sabia que me tinha esquecido de algo...

    Tendo suporte DivX oficial, imagino que suporte as legendas "oficiais" do DivX.
    Mas não experimentei - vou tentar descobrir...

    ResponderEliminar
  4. @Nuno José

    Nestas dimensões sim, desde que sejam FullHD como é o caso deste.
    Aliás, por isso mesmo é que começaram a ser raros os monitores 16:10 (1920x1200), pois fica-lhes mais barato usar os mesmos paineis LCD (16:9 - 1920x1080) para TVs e monitores.

    A questão é que não encontras outro TV LCD LED FullHD por este preço.

    E se optares por ir para um televisor maior (32" ou mais, por exemplo) aí já se torna impraticável como monitor para ter na secretária. (para resolução Full HD, o máximo que arriscaria seriam as 26 ou 27"... para 30" já convém ter resoluções mais elevadas.)

    ResponderEliminar
  5. Não era mesmo nestes tamanhos que estava a pensar se valia a pena comprar Tv em vez de monitor, mas tive agora a ver preços e sem sem TV realmente fica um bocado mais barato, não muito, e como na prática a TV cada vez mais é visto num "monitor" (ligada á uma cx digital) nem sei se não é melhor fazer o oposto, solucionando o problema de ter de usar um sistema de som à parte, várias considerações que só serão analisadas se a próxima entrevista correr bem :P

    ResponderEliminar