2010/02/28

SSD Tweak Utility

Se têm um disco SSD e não estão para se chatear a activar/desactivar manualmente cada uma das várias recomendações para SSD, eis um programa que vos irá agradar: o SSD Tweak Utility.

Com poucos cliques poderão ter o vosso Windows optimizado para a utilização destes "discos" SSD que dispensam muitas das optimizações pensadas para os discos rotativos. Coisas como a desfragmentação, indexação, e outras podem ser desactivadas sem qualquer problema (e até com benefícios) nos SSD.

2010/02/27

Lockheed Martin HULC

Não vos tranforma em Hulk, mas anda lá perto. Este HULC é um exoesqueleto da Lockheed Martin (por agora destinado aos militares) e que tornará mais fácil o transporte das cargas pesadas com menor esforço.



Quanto tempo demorará até que este tipo de equipamento se torne comum em tarefas mais mundanas como trabalhos pesados na construção e indústria?

[Via aindaapensar]

Samsung LED TV 3D


Queiramos ou não, o que é certo é que os principais fabricantes não estão dispostos a perder a oportunidade para nos venderem novos televisores, filmes, e tudo o mais que lhes esteja associado. A moda do 3D é recorrente, mas agora parece finalmente prestes a entrar em nossas casas.

A Samsung tem televisores 3D LED que, para além de reproduzirem os filmes nesse formato, são também capazes de transformar os conteúdos 2D em 3D (ou, para ser mais correcto: "pseudo-3D".)
Esse efeito é conseguido através da análise do movimento dos objectos no ecrã, e se dizem que até funciona relativamente bem nas cenas com muito movimento, o caso muda de figura quando se assiste a um noticiário com um apresentador estático no ecrã.



Claro que será necessário utilizar os óculos especiais...

Mas, como sempre... há quem diga que este tipo de 3D estará para sempre condenado ao fracasso, já que o verdadeiro 3D é interpretado através de uma série de factores, enquanto que estes televisores 3D (tal como no cinema) utilizam apenas um deles (parallax) para nos fazer pensar que estamos a ver uma cena 3D.

2010/02/26

Flash no Android - Nao é para todos

A existência do Flash nos dispositivos mobiles continua a estar na ordem do dia. Depois de Steve Jobs "insultar" publicamente o Flash, e recusar determinantemente que este chegue ao iPhone, e das polémicas sobre o verdadeiro impacto que o Flash tem na autonomia de um "mobile", vem agora a público mais algumas informações que mostram o quanto o Flash não é mesmo vocacionado para estas plataformas.


Aparentemente, embora tudo indique que o Android 2.0 possa vir a ter o Flash 10.1, parece que isso revela apenas metade da questão. Há muitos aparelhos que mesmo sendo actualizados para a versão 2.0, continuarão a não correr o Flash 10.1.

O ponto fundamental é que o dispositivo tenha um processador ARM v7 (Cortex), como os Qualcomm Snapdragon e os TI OMAP3 - que encontramos em dispositivos como o Nexus One e Motorola Droid, mas a grande maioria dos Android no mercado ficará assim excluída.

Noticias do Dia

O DRM nos jogos chega a níveis de insanidade nunca antes vistos, ainda os fabulosos LCDs da PixelQi, os ratos "azuis" da Microsoft - agora a preços mais acessíveis, o DRM nos videojogos cada vez mais abusivo, Asus Eee PCs com 14h de autonomia, e um suporte "low cost" para iPhone.


Displays Pixel Qi



Os LCDs "multi-modo" da Pixel Qi continuam a dar que falar. Aliando as tradicionais vantagens dos LCDs às vantagens dos displays eInk visíveis à luz do sol (e gastando muito menos energia), não é de estranhar que hajam cada vez mais interessados. Actualmente a empresa está a começar a produzir os ecrãs de 10" em volume, e pensa já em fabricar outros tamanhos de ecrã.


DRM "internet-sempre-ligada" nos jogos Ubisoft

Como se os DRM já existentes não fossem já motivo de transtorno suficiente, imaginem o que é pagarem por um jogo que requer uma ligação à internet contínua!
É o que acontece com o mais recente DRM da Ubisoft, usado em jogos como Assassin's Creed 2, e Settlers VII.
Para além de exigir uma ligação à net quando arrancam o jogo, se a perderem por algum motivo enquanto estão a jogar serão atirados para o menu principal, perdendo todo o progresso feito desde o último "save game."
Depois que se venham queixar que o pessoal nos PCs não compra jogos, e que a pirataria está a aumentar!!!
(E gostava de os ver explicar com é que isto beneficia os jogadores!)



Ratos "Azuis" da Microsoft mais Baratos


Se gostam de ser diferentes, e estão fartos de ter ratos ópticos com luzinhas vermelhas, então fiquem a saber que a MS baixou o preço dos seus ratos BlueTrack.
Estes ratos usam luz azul, que supostamente lhes confere ainda maior precisão devido ao seu comprimento de onda (à semelhança do que o Bluray fez em relação  aos CDs e DVDs) e estão agora disponiveis por uns bem acessíveis preços de 20 a 30 euros (desde o modelo com fio - mais barato - até aos modelos wireless.)
Tenho que dizer que me sinto tentado a experimentar... já que eu gosto de ratos simples... e o azul fica sempre bem! :)


Portáteis ASUS Eee PC com 14h de Autonomia?

Ainda no outro dia parecia impossível ter um portátil que durasse mais que um par de horas... E agora temos estes ASUS Eee PC 1015P, 1016P e 1018P com autonomias que vão das 10 às 14h!

Se a autonomia não vos atrai, que tal saber que o modelo 1018P tem uma espessura de apenas 18mm?

Ou então, que dizer daquele aspecto bem atractivo, em metal escovado em vez dos tradicionais "plásticos" dos Eee PC?
Para além disso, conta ainda com leitor de impressões digitais, e já tem USB 3.0.


Suporte para iPhone de baixo custo

E por fim, uma sugestão para um suporte para iPhone (ou outro equipamento semelhante.) Que tal utilizarem a caixa de uma cassete DV?

Temas para artigos "Connect"

Fiz a cobertura do Sapo Codebits, ao qual se seguiu um artigo sobre a realidade aumentada (que em breve poderão ler integralmente aqui no blog) e em Março espero não vos, com um tema que está bem na ordem do dia (e que será revelado nos próximos dias. :)


Mas, uma vez que uma revista se faz para os seus leitores, gostaria que sugerissem também temas que gostassem de ver abordados nas próximas edições da Connect.

Fico à espera das vossas sugestões! :)

2010/02/25

O Flash e a Bateria do Nexus One

Parece que andam a circular uns rumores de que o Flash a correr num Nexus One (Android) "comia" bateria até mais não!



Ora, para evitar mal-entendidos que daí pudessem decorrer, alguns entendidos acharam fazer uns testes mais elucidativos, incluindo o seguinte vídeo que mostra que o Flash tem um impacto absolutamente normal.


Battery Performance with Flash Player 10.1 on the Nexus One from Mark Doherty on Vimeo.

O grande "assassino" de bateria (e isso acontecerá quer seja Flash ou em qualquer outra coisa - como uma página HTML+Javascript) são as coisas mal feitas!

Um programa que esteja constantemente a dar uso ao CPU, irá obviamente gastar bateria mais rapidamente que outro que saiba "esperar" pelo utilizador sempre que possível. E tal como a má-fama dos programas em Basic e Visual Basic, também o Flash sofre bastante com inúmeros programas feitos de forma... duvidosa.

Portanto, neste caso em concreto, fica demonstrado que não é o "Flash" em si, que come a bateria no Android.

Canon 550D / Rebel T2i


Parece que a Canon se prepara para colocar outra máquina vencedora nas mãos dos interessados: a Canon 550D / Rebel T2i (nos USA) parece cumprir com tudo aquilo que se esperava dela.

Para quem quiser produzir vídeos "cinematográficos" em Full HD, a 24/25/30 fps, encontrará neste modelo uma imbatível (ao que parece) relação desempenho/preço - com resultados que nos dizem ser semelhantes aos conseguidos por uma 7D, por um preço bem mais "em conta."


Enquanto se aguarda o início da sua comercialização (que está previsto para as próximas semanas) fiquem com este vídeo que podem ver em 1080p no YouTube, e que vos mostra o que este brinquedo é capaz de fazer.

Gmail com melhor Pesquisa, Férias, e Labels coloridas

Para muitos não serão novidades, pois já estavam disponíveis no Gmail Labs há algum tempo, mas para os outros, aqui estão elas:
  1. Search Autocomplete
    - facilita as pesquisas, como é óbvio...
  2. Go To Label
    - para quem usar os atalhos do teclado, pressionando "g" e "l" preenche automaticamente "label:" no campo de pesquisa
  3. Forgotten Attachment Detector
    - ajuda a evitar esquecimentos ao enviar attachments
  4. YouTube Previews
    - permite ver os vídeos youtube directamente no mail
  5. Custom Label Colors
    - finalmente, a possibilidade de colorirmos as labels ao nosso gosto.
  6. Vacation Dates
    - definir datas de férias para respostas automáticas

Todas bastante úteis (o que justifica a sua passagem do "Gmail Labs" para o Gmail oficial.)


De igual forma, cinco outras funcionalidades consideradas de "interesse reduzido" foram retiradas do Gmail Labs:
  1. Muzzle
  2. Fixed Width Font
  3. Email Addict
  4. Location in Signature
  5. Random Signature

Notion Ink Adam Tablet


O Adam Tablet da Notion Ink começa finalmente a aproximar-se do mercado real (relembro que será o primeiro a ter os LCDs "multi-modo" da PixelQi, que lhe permitem funcionar no exterior perante a luz do sol, e ter um modo de poupança de energia que lhe dá centenas de horas de autonomia.

As características técnicas já estão finalizadas (aqui num comparativo com o incontornável iPad):

Sem dúvida que as características técnicas impressionam: nVidia Tegra 2, video 1080p, câmara com auto-focus, GPS, USB, múltiplos OS à escolha... e um preço que começa nuns convidativos $327 USD.
Infelizmente, ainda teremos que esperar até Julho (assumindo que não há mais atrasos.)

2010/02/24

Conferências de Robótica e Cinema no Fantasporto 2010

Se amanhã estiverem pelo Porto, e não tiverem "nada" para fazer, recomendo vivamente que aproveitem a oportunidade e visitem esta conferência robótica no Fantas.


Dia 25 FEV- 18h- Peter Corke (Prof. da Universidade de Queensland)

Titulo: Robotics: where from and where to?

O termo “robot” surgiu pela primeira vez em 1920 e a tecnologia robótica conta agora com 50 anos de existência. Muito foi já conseguido mas ainda nos encontramos muito longe de conseguir aquelas máquinas apresentadas nos filmes “Star Wars” e “I Robot”.

Os robots adquiriram um papel importante no ambiente industrial e desempenham uma quantidade significativa de tarefas na indústria automóvel. As fronteiras da robótica estão neste momento em veículos de exterior (na Terra ou em Marte), veículos que voam ou veículos. Novas áreas de aplicação estão em desenvolvimento, tais como as de assistência pessoal, reabilitação médica, cirurgia, florestal, manipulação de carga, entre outras.

Esta conferência pretende dar uma perspectiva do estado actual da robótica, o que já se consegue fazer e o que se poderá fazer muito em breve. Peter Corke é desde o início de 2010 professor na Queensland University of Technology, Australia. É um Investigador de referência na área da “vision-based robot control”, “field robotics” e “wireless sensor networks”. É “fellow” do IEEE, editor chefe do IEEE Robotics & Automation Magazine, e “officer” da “International Federation of Robotics Research”, fundador e editor associado do “Journal of Field Robotics”, membro do da comissão editorial e editor fundador para o multi-média do “International Journal of Robotics Research”, membro da comissão de editorial da “Springer Tracts on Advanced Robotics series”. Entre os vários prémios que lhe foram atribuídos destaca-se o “Qantas/Rolls-Royce” e o “Australian Engineering Excellence awards”. Antes de ingressar na Queensland University of Technology foi o Investigador principal do CSIRO onde fundou o “Autonomous Systems laboratory”, que integrava mais de 50 técnicos e investigadores, cujo objectivo era a investigação nas áreas dos robots subterrâneos, terrestres, aéreos e submarinos , bem como redes de sensores sem fios.

NOTA IMPORTANTE: A entrada nas conferências é livre mediante o levantamento de bilhete, no limite dos lugares disponíveis. O levantamento de bilhetes faz-se no próprio dia, a partir das 10.30h no Secretariado do Festival.

Relembro ainda que poderão ver robots em acção no Rivoli - e caso o tempo permita, até alguns no exterior - como é o caso de um automóvel autónomo que nos chega da Universidade de Coimbra - assim como robots humanoides (IST), futebolistas (Aveiro), e outros da FEUP e ISEP.

A não perder!

Noticias do Dia

Mais uns detalhes sobre o projecto Natal da Microsoft, o adeus do YouTube ao IE6, as novas Nvidia DX11 chegam já no próximo mês, e um MSI Wind Top verdadeiramente todo-em-um. :)


YouTube diz Adeus ao IE6


Depois de terem anunciado a abandono do suporte para o "velhinho", e altamente vulnerável, e causador de enormes dores de cabeça na criação de sites, Internet Explorer 6 no Gmail, o site que se segue é o YouTube - e já há data definida: a partir de 13 de Março, os utilizadores do IE6 terão forçosamente que se actualizar para um browser mais recente se quiserem aceder ao YouTube.


Novas Nvidia GTX 480 e 470 com data marcada

Duramente criticados por ainda não terem nenhuma placa gráfica DX11, a Nvidia anunciou finalmente que a sua nova família de placas gráficas DX11, a GTX 480 e 470, que darão uso ao novo chip GF100, começarão a ser comercializadas a 26 de Março.
Ou seja... falta um mês para eu estar novamente desactualizado... oh well...

MSI Wind Top "Tudo-em-um" com 3D



Há computadores "tudo-em-um", e depois há estes MSI Wind Top, que ao "tudo-em-um" habitual acrescenta ainda umas novas coisas que vos deixarão curiosos:

LCDs Full HD, com 120Hz de refrescamento e capacidades 3D, CPUs até o Core i7, e claro: multitouch. Os topos de gama serão o Wind Top AE2420 nas 24"e o AE2280 nas 22".


Projecto Natal da MS tem lag de 0.1s


Lembram-se do revolucionário Natal da Microsoft, a câmara que reconhece pessoas e ambiente em 3D, e que permitirá "jogar" sem qualquer tipo de acessório físico? Aos poucos lá se vão conhecendo mais alguns pormenores, e os últimos indicam que o "lag" desde que o movimento é feito até que tem efeito no ecrã, é de cerca de 0.1s - o que não me parece nada mal, considerando tudo o que está a ser processado.

Coincidentalmente, na altura em que estiverem a ler isto, estarei numa apresentação de câmaras 3D (e outras, incluindo umas com o mesmo tipo de tecnologia usada neste "Natal" - e olhem que aquilo tem uns "truques" verdadeiramente engraçados; nos próximos dias explicar-vos-ei como é que aquilo funciona realmente! :)

Super AMOLED

Enquanto uns acusam o ecrã AMOLED do Nexus One de ser de fraca qualidade, a Samsung exibe o Super-AMOLED do seu Wave que parece não deixar ninguém indiferente.

Comparado com um Nokia X6 e um Nexus One, o Samsung Wave mostra bem a diferença.



Mesmo no exterior, local onde os AMOLED não se dão muito bem, este Super-AMOLED não parece ter qualquer receio em enfrentar ambientes luminosos:


Comparado com o LCD do iPhone as vantagens dos OLED são então evidentes:



Cara Apple, para quando um ecrã destes num iPhone? ;)

Realidade Aumentada nos Relógios de Pulso

Indecisos sobre que relógio comprar? Graças à realidade aumentada, poderão experimentar vários modelos da Nooka sem terem que sair de casa.

Um conceito interessante que demonstra tudo o que a realidade aumentada pode fazer por nós:



Update: O video foi posto como privado. :/
O mais aproximado que encontrei foi este, para vos dar uma ideia (o da Nooka tinha melhor "acabamento" e parecia estar mais refinado.)

2010/02/23

Pordata - Dados e Estatisticas de Portugal

Os fãs de números e estatísticas têm um novo site à disposição que permite analisar os dados do nosso país.


Bem vindo à Pordata, a Base de Dados sobre Portugal Contemporâneo.


A PORDATA é um serviço público de informação estatística criado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e à disposição de todos os interessados.


Aqui encontrará milhares de estatísticas e indicadores sobre os mais diversos aspectos da realidade portuguesa.


Existem várias maneiras de procurar a informação desejada. É possível fazer uma busca por palavra-chave, como no Google, no Yahoo, no Bing e noutras ferramentas similares.


Pode-se aceder por etapas, o que permite visualizar várias possibilidades e ir seleccionando o que se pretende.


O portal permite ainda executar consultas avançadas, incluindo através da selecção de intervalos de tempo ou de anos específicos.


Poderá finalmente efectuar os cálculos que quiser e criar os seus próprios indicadores.


Convidamo-lo a explorar este portal e experimentar todas as suas possibilidades: poderá assim compreender melhor um país que nem todos conhecem, o dos factos.


A Fundação Francisco Manuel dos Santos agradece todos os comentários, sugestões e críticas.


António Barreto


Presidente do Conselho de Administração

E há quem já se tenha dado ao trabalho de transformar esses resultados nalguns gráficos bem interessantes.

iPhone LCD vs Nexus One AMOLED

Mais lenha para a fogueira, um estudo vem agora revelar que o LCD do iPhone é afinal superior ao ecrã AMOLED existente no Nexus One (nalguns aspectos.)

Verdade seja dita, há quem tenha estranhado as cores exageradas do ecrã do Nexus One desde o primeiro dia, mas... à semelhança das tácticas utilizadas nas lojas, onde os LCDs e Plasmas são demonstrados com brilho e contraste exagerados para atrair as pessoas, essas cores exageradas nem sempre são o que se pretende.


A questão é que, para além das cores "exageradas", o Nexus One parece utilizar apenas 16 bits de cor, ao contrário dos 18 bits utilizados no display do iPhone (e de outros modelos "topo-de-gama") - algo que parece estranho, mas que certamente se deve também à ainda pouca maturidade dos ecrãs AMOLED.
(Os mesmos especialistas dizem que, dentro de dois anos, as próximas gerações de ecrãs AMOLED deverão já ter estes "problemas" resolvidos, e tornando-se então nos campeões incontestáveis em todas as áreas.)

Mas calma... o LCD do iPhone, embora vença naquele capítulo, está longe de ser perfeito: um contraste muito baixo e pouca saturação de cor são problemas que se esperam que a Apple solucione nos próximos modelos (até eventualmente não ter alternativa e optar também pelos "OLEDs".)

(Eu pessoalmente também já me tinha queixado disso quando troquei do 3G para o iPhone 3GS. Continuo a preferir as cores e contraste do LCD do iPhone 3G... mas continuo sem saber se a culpa será mesmo do LCD - que poderá ter sido escolhido para reduzir custos no 3GS - ou da tal camada oleofóbica que o 3GS tem, que também afectará a imagem.)

O comparativo final só será publicado daqui por uns dias, mas será interessante analisar os pontos em que ambos devem melhorar.

Noticias do Dia

As televisões 3D estão prestes a chegar a Portugal, bugs que andam em órbita, ainda o iPad e o Flash, nudez proibida na App Store da Apple (mas só para alguns), e uma dissertação sobre PNGs e JPGs.


TVs 3D chegam a Portugal em Abril

Nada como "facturar" à custa da tecnologia da moda: o 3D. A Panasonic vai dar início à comercialização de um Plasma de 50" Full HD com tecnologia 3D, o Viera TX-P50VT20, que terá um custo de cerca de 3000 euros.
No pacote podemos encontrar incluídos um par de óculos 3D, sendo que um par adicional custará 150 euros adicionais.

Esperemos que estes óculos 3D não sejam confiscados pela nossa ASAE, à semelhança do que aconteceu nos cinemas italianos! ;P

Mas, se esperavam poder ver o Avatar em 3D em vossas casas ainda este ano, desenganem-se: os rumores de que o filme seria lançado em Bluray 3D em Novembro foram já desmentidos, não havendo ainda qualquer data para a sua edição.


Bugs Espaciais


Queixam-se dos bugs nos vossos computadores? Ao que parece, nem a estação espacial está imune a estes problemas de software. A ISS tem sofrido várias anomalias nos seus computadores, que se pensam ser devido a um bug de software (que foi actualizado recentemente para acomodar a instalação do novo módulo Tranquility.) A ISS tem vários sistemas redundantes (e em triplicado) sendo o computador principal assistido por um outro de backup, e ainda um terceiro, de recurso.
O bug tem causado que o processamento esteja a "saltar" entre cada um desses sistemas, e está a ser analisado.


Opiniões...iPad e Flash

Há coisas que me tiram do sério... e uma delas é ver algumas opiniões a chegarem "ao buzz internético" e que, após ter perdido alguns minutos da minha vida a lê-las, descubro que foram um desperdício completo.
Um tal senhor que se dizia especialista em Flash veio a público explicar os motivos pelo qual não poderia nunca existir num iPad (ou iPhone) ou coisa que tal.

Segundo ele isso devia-se - imagine-se! - à inexistência do "hover/mouse over" (o evento que ocorre quando colocamos o ponteiro do rato em cima de algum elemento, mas sem clicar nele.) E que tal impedirá a utilização de apps que "dependem" desse evento (e ele dá alguns exemplos, como jogos Flash que utilizam o movimento do ponteiro do rato para dirigir um veículo, etc.)

Ora... como se esse suposto impedimento tivesse sequer alguma coisa a ver com o iPad (ou qualquer outra plataforma)! Parece que se esquecem que isso depende unica e exclusivamente de se estar a usar um touchscreen, que na sua grande maioria são apenas capazes de detectar "toque" ou "não-toque", e não o tal "posicionamento próximo mas sem tocar".

Mais: os touchscreens existem há décadas, e isso nunca foi impedimento para que se criassem programas para eles - mesmo em Flash. Basta olhar para todos os "kiosks", postos de informação, ou máquinas de jogos multimedia que se encontram em bares e cafés, que utilizam touchscreens.

É um argumento tão "não-argumento" que até me deixa sem mais nada a dizer...

Mas imagino que este senhor também esteja a dizer que os netbooks não têm qualquer futuro, porque os computadores sempre tiveram drives de disquetes e CD-ROMs...

(E o facto de ele estar a falar do iPad, deve ser apenas para capitalizar no gadget da moda, já que temos Tablet PCs há dezenas de anos, assim como dispositivos mobile que dependem exclusivamente de touchscreens, e que até correm Flash, isso parece passar-lhe "ao lado.")



Nudez na App Store... só se for séria!

Um executivo da Apple veio explicar a recente "caça à bruxa" às apps que continham senhoras com pouca roupa ou em poses consideradas demasiado provocantes ou obscenas pelos grandes júris e juízes da moralidade humana que certamente existem por trás das cortinas do processo de aprovação da App Store.
Como sempre, todos são tratados de igual forma... mas uns são mais iguais que outros. Apps como a da Sports Illustrated ou Playboy continuam a ser permitidas... enquanto os outros se vêm atirados para o caixote de Apps recusadas (mesmo que tenham a restrição "para adultos".)
Acho que estou com vontade de mandar um email a reclamar... já que o browser que a Apple me oferece me permite aceder a conteúdos também obscenos, e a app de ver fotos também me permite ver fotos obscenas...


PNG vs JPG

E já que estou numa de "reclamar"... deixem-me desabafar convosco algo que me chateia profundamente. Enquanto apologista da eficiência, detesto o desperdício... e isso tanto se aplica aos combustíveis, como à electricidade, como à comida, como até aos próprios bytes que circulam pela internet.
É por isso mesmo que fico "doente" quando vejo sites que continuam a nem sequer saber usar as imagens em condições. No artigo que linkei no parágrafo anterior, do TechCrunch, um site de suposta referência... o raio da imagem que tinham a ornamentar o artigo era um PNG.
Ora... se nada tenho contra os PNG, irrita-me que estes sejam usado em circunstâncias em que um JPEG seria muito mais eficiente: convertida para JPG com uma perda de qualidade reduzida, a imagem passa de 145KB para apenas 33KB (e se a qualidade fosse mesmo um factor primordial, poderiamos mantê-la e mesmo assim poupar mais de 30 ou 40% do tamanho original.)

Se para um utilizador de internet de banda larga isto pareça irrelevante, imaginem que estão a aceder via modem "dos antigos", ou via mobile; ou então que estão do outro lado, e que caso tenham 1 milhão de visitas, essa simples troca de PNG para JPG poupou-vos uns meros 112GB de tráfego!

Portanto... vamos lá ver se espalhamos a dica: usem os formatos mais apropriados ao tipo de imagem que pretendemos e que permitam o máximo de eficiência (seja ele JPEG, PNG, ou o que calhar!)

T-Shirts Android PT

Se têm um Android, ou simplesmente são fãs da plataforma, nada como ajudarem a sua divulgação com uma destas T-Shirts Android PT, iniciativa da comunidade Android em Portugal.


O custo é de 10 euros, já com transporte incluido, e... é de aproveitar. :)

Aproveito a oportunidade para relembrar que também estou a oferecer uma camisola exclusiva "Um Dia Fui ao Cinema", que poderá ser vossa caso cumpram os requisitos necessários. ;)

Gmail lento no iPhone via 3G - Buzz e Vodafone?


Algo de estranho se passa. Não sei se será apenas uma mera "teoria da conspiração", mas o facto é que desde o lançamento do Google Buzz, o meu iPhone não se tem comportado da mesma forma.

Aceder ao email do Gmail (utilizando a mail app nativa do iPhone) - coisa que tradicionalmente era algo instantâneo - ocorre agora com inexplicável lentidão.

Os "assuntos" dos emails aparecem rapidamente, mas o corpo da mensagem... isso só angustiantes e longas dezenas de segundos (ou mais!) é que lá aparecem.

Uma queixa no Twitter revelou que não sou o único a notar estes atrasos, e também confirmam que tal começou a acontecer depois do lançamento do Buzz (embora isso possa ser apenas coincidência.)

E o mais estranho, é que a velocidade 3G continua "rápida", ao acedermos à net no browser, ou nas outras Apps - parece apenas afectar o email no Gmail. (Mas, estranhamento, mesmo via web, o Gmail e outros serviços do Google - como o Buzz - demoram também bastante mais tempo a carregar do que o habitual.)

No entanto... a culpa parece ser mesmo do 3G, já que via WiFi tudo se comporta como esperado, com o email a surgir rapidamente e de forma completa.

Falta agora determinar se isto se limita à ligação Vodafone 3G, ou se também afecta Optimus e TMN, para sabermos "de quem é a culpa"!

Cria Toques para o iPhone

Se noutros equipamentos a criação de ringtones (toques para o telemóvel) pode ser feita de forma simples e rápida, para o iPhone -por vezes- isso torna-se bem mais complicado.
Mas... não precisa sê-lo: com este iRinger, transformar a vossa música favorita num toque para o iPhone pode ser feito facilmente.

Podem criar o vosso ringtone a partir de qualquer formato áudio, seleccionar a parte que vos interessa, e até aplicar diversos efeitos. No final o toque será exportado directamente para o iTunes, onde o poderão sincronizar com o vosso iPhone. (Para quem não for fã do iTunes, pode ainda exportá-lo directamente para o iPhone via SCP/SFTP.)

E, já vos disse que este iRinger é totalmente gratuito?

2010/02/22

Noticias do Dia

Compact Flash actualizado para os próximos anos, docking stations SATA USB 3.0, livros dinâmicos, Bloom Box - a energia misteriosa, e uma impressionante cidade móvel feita em Legos.

Compact Flash atinge os Petabytes

Mudam-se os tempos, mudam-se os cartões de memória: ou neste caso - evoluem-se as especificações. O "velhinho" compact flash teve nova actualização - o CF 5.0 - que lhe garante nova longevidade para os próximos anos.

Entre as novidades estão o aumento da sua capacidade máxima, que passa de 137GB para 144 Petabytes (sendo 1 PB = 1000 TB = 1000 x 1000GB) e maiores velocidades de transferência (que passam a contar com a utilização de blocos até 32MB em vez dos anteriores - e agora "inapropriados" 128KB.)


Sata Docking Station USB 3.0

Nada que já não tivessemos visto antes, mas... esta docking station para dois discos SATA agora disponível com duas portas USB 3.0 para o máximo desempenho: Sharkoon USB 3.0 SATA HDD docking station.


Preço anunciado de 59.90 euros.

Livros dinâmicos

Os livros foram (e para muitos efeitos ainda continuam a ser) um dos principais meios de distribuição do conhecimento - no entanto, não estão isentos de falhas.
No mundo dinâmico em que vivemos, onde as coisas mudam de hora a hora, torna-se difícil obter um livro com informação actualizada.

Mas, com os eBooks, as coisas podem ser bem diferentes: tal como é possível editar um artigo num site online, porque não haver livros dinâmicos que são actualizados continuamente?

É isso mesmo que a Macmillan pretende fazer com estes Dynamic Books, livros que os professores podem ir alterando (para o bem e para o mal! :)


Bloom Box - Energia para todos


Preparem-se para começar a ouvir "Bloom Box" bastantes vezes nos próximos dias. A ideia de um gerador altamente eficiente que permita gerar energia onde ela é precisa, em vez de termos gigantescas infraestruturas de distribuição - com enormes custos de manutenção - não é nova.

Esta Bloom Box é uma fuel cell que parece ser uma verdadeira "caixa mágica", e que parece ter provas dadas: tem sido usada pelo Google (e várias outras grande companhias) há mais de um ano, o que faz antever que possa vir a ter um futuro risonho - e que eventualmente possa chegar às nossas casas.


Carrinhos em Lego?

Certamente, já todos vocês fizeram uns carrinhos em Legos em alguma altura da vossa vida. O que não terão feito é... algo como isto:

Novos Tarifários Internet Optimus Smart


Boas notícias para os clientes Optimus. Como todos devem imaginar, um dos principais obstáculos à plena utilização da internet nos dispositivos mobile é... ter um tarifários adequado.
A Optimus sempre foi pioneira neste campo, ao oferecer planos de dados a preços competitivos (que a Vodafone e TMN são posteriormente "obrigadas" a seguir.)

Agora... oferece novos tarifários ainda mais atractivos para o acesso à internet nos smartphones, com estes seus tarifários Smart.

  • 15 euros - 500MB internet, 75 minutos/SMS/MMS para todas as redes
  • 30 euros - 500MB internet, 150 minutos/SMS/MMS para todas as redes, chamadas grátis para Optimus
  • 60 euros - 500MB internet, 450 minutos/SMS/MMS para todas as redes, chamadas grátis para Optimus

Vamos lá ver quanto tempo demorará até que as restantes operadoras se mexam...

[via Exame Informática]

Sessão de Formação em Android

Avisam-se os potenciais interessados que vai decorrer uma Sessão de formação em Android a realizar dia 27 pelas 14.30 (3h previstas de duração) na UPTec Porto mapa com o apoio da Neoscopio.




O objectivo do workshop é preparar os presentes para serem capazes de construirem aplicações para Android.

Conteúdos :

  • Pequena introdução sobre o surgimento do Android e das suas filosofias OpenSource;
  • Apresentar e trabalhar com as ferramentas necessárias para programar para Android;
  • Overview da estrutura de directorias usadas e dos conteúdos existente nessas directorias;
  • Construir uma aplicação exemplo com alguns widgets ou controlos mais utilizados;
  • Apresentar fóruns de discussão, grupos e websites onde é possível encontrar ajuda e documentação sobre a plataforma Android.
Será preciso trazer portátil, no qual será instalado o SDK e eclipse (é recomendada uma distribuição de Linux);
As aplicações poderão ser testadas no emulador ou no próprio Android do programador-aprendiz

Há 25 vagas limite;
Custo: gratuito;

Actualização: afinal havia tantos interessados que as inscrições já se encontram encerradas.
(Mas considerando o interesse, imagino que haja todo o interesse em se repetir a iniciativa o mais brevemente possível! :)

2010/02/21

Teste Regular da Velocidade da Internet

Como convém, aqui está o resultado do teste que todos devem fazer de forma regular: como está a vossa velocidade internet? Estão realmente a ter o serviço que pagam?

Por aqui, felizmente a ZON vai-se portando bem:


20Mb/s download; 0.93Mb/s upload.

Quanto aos pings... também não me posso queixar muito:

Graffiti Digital

E se as paredes fossem feitas de luz, telas nas quais pudessemos pintar e desenhar com as nossas próprias mãos?
Talvez um dia as nossas casas tenham paredes assim... Até lá, podemos ficar com uma ideia do que poderíamos fazer, neste vídeo de "Graffiti Digital". Um projecto feito para os Jogos Olímpicos de Vancouver.

Carl Sagan 'A Glorious Dawn'

Tendo crescido "colado" ao ecrã da TV a cada episódio do Cosmos de Carl Sagan, como poderia eu resistir a partilhar este vídeo convosco? :)

2010/02/20

Novidades Google Apps

O Google não pára de introduzir funcionalidades e melhoramentos nos seus produtos. E, caso ainda não tenham notado, têm agora uma nova área de transferência (clipboard) no Google Docs. Que permite facilmente transferir conteúdos entre diferentes documentos Google Docs, mantendo a formatação correcta.


Associado às formulas que podem usar... a folha de cálculo do Google está assim cada vez melhor. (Obrigado pelo link, Dos Passos :)


O botão de "save" sofreu também ligeiras modificações. Mesmo com os documentos a serem guardados frequentemente de forma automática, muitos utilizadores sentiam-se um pouco "inseguros" por não terem a possibilidade de forçar uma gravação a seu gosto.
Pois agora, isso será sempre possível... (Afinal, "o cliente tem sempre razão", e nada como dar a ilusão de controlo - como acontece naqueles elevadores onde o botão para mandar fechar as portas não faz nada, mas as pessoas sentem-se melhor pensando que sim.)



E para os utilizadores mais avançados... têm agora a possibilidade de automatizar tarefas nas Google Apps com o Google Apps Script.

Intel Core i3 vs "Tudo o resto"

Por muito que saibamos o quanto os CPUs têm evoluído, não deixa de ser interessante fazer um comparativo de um "normalíssimo" CPU actual, como o Intel Core i3, face a outros CPUs - incluindo com alguns velhos clássicos de outros tempos, como o "velhinho" Pentium 4. :)


Foi isso mesmo que o site TechReport fez neste mega-comparativo Core i3 vs Athlon II.

Há gráficos para todos os gostos, incluindo a eficiência energética:
E claro... podem também descobrir que um i3 "baratucho" permite uns overclockings bem interessantes.

No final ver quais os sistemas que oferecem melhor relação desempenho/preço.
Curiosamente, os AMD têm uma relação desempenho/preço imbatível no que se refere aos CPUs "sozinhos", mas quando se considera o custo do sistema total, as coisas mudam de figura, passando os Intel Core a ocuparem 3 dos primeiros quatro lugares.
(E até o meu Core i7-920 demonstra estar ainda bem posicionado, embora seja ultrpassado pelos processadores mais recentes, como o i7-870, e com o i5-750 a ocupar o lugar cimeiro.)

2010/02/19

Como funcionam os Torrents

Os torrents são uma tecnologia incontornável de transferência de ficheiros (de pequenas ou grandes dimensões) de forma eficiente entre qualquer número de utilizadores.

Em vez de necessitar de servidores "poderosos" capazes de suportar milhares (ou milhões) de utilizadores, pedaços de informação vão sendo transferidos directamente entre os vários utilizadores.

Ora... embora isto seja "fácil de perceber" por muitos, para outros continua a ser um mistério.

Por isso, nada como ver uma visualização em processing que demonstra o funcionamento do protocolo BitTorrent.


Nos segundos iniciais verão os "servidores" (seeders) a enviar informação para apenas alguns clientes (peers)... mas passado algum tempo esses peers começam a transferir dados entre si, poupando os "servidores" originais.

[via Torrent Freak]

Noticias do Dia

Mais técnicas de optimização que nos chegam do Facebook, um crashanço histórico do Wordpress.com, mais umas novelas da App Store da Apple, e um incrível episódio de uma escola que espia os seus alunos (e famílias) nas suas próprias casa.


Facebook mais rápido e com Paypal

O Facebook não pára. Na sua constante optimização para oferecer uma melhor expriência de utilização aos seus utilizadores, concebeu uma técnica a que chamou "BigPipe" que permite mostrar as páginas de forma mais rápida (a par de outras optimizações, isto permite tornar as suas páginas até 2x mais rápidas dizem eles.)
Resumidamente, em vez de o browser fazer um pedido, e depois esperar que o servidor crie uma página completa para enviar de volta (algo que pode demorar centenas de milisegundos), com esta tecnologia o servidor vai enviando diversos elementos à medida que vão ficando prontos - permitindo que o browser do utilizador comece logo a processar essa informação, mesmo sem ter recebido a página completa.
O Facebook passa agora a contar também com integração com o Paypal para simplificar todas as questões "de pagamentos."


Wordpress.com foi "abaixo"

... levando com ele mais de 10 milhões de blogs que aloja.

Durante 110 minutos, muitos milhares de pessoas estiveram quase em "pânico", sem saber o que se estaria a passar.
As causas não são ainda completamente conhecidas, já que se desconhece porque motivo esta falha terá "ultrapassado" todas as medidas de segurança e redundância que existem.

Isto prova que ninguém está livre...


Apple remove Apps sexuais da App Store

Mais um "tira-põe-e volta a tirar" da Apple. Inicialmente qualquer app com qualquer indício de teor sexual não tinha qualquer hipótese de ser aprovada pela App Store (chegando-se ao ridículo de retirar uma App de eBooks por esta permitir ler o Kama Sutra!) Depois começaram a surgir aos poucos... e agora, sem se perceber porquê, estão de novo a ser retiradas.
Não esquecer que este tipo de Apps é já sujeita a uma "validação" que obriga os utilizadores a declararem que têm mais de 17 anos.
(E claro, a definição do que é -ou não- permitido continua a permanecer um segredo que ninguém compreende: enquanto umas Apps são retiradas, outras que permitem "funcionalidades" semelhantes, continuam a existir - e em último caso, basta usar o browser do iPhone para aceder a qualquer um dos milhões de sites pornográficos que existe na Internet especificamente concebidos para acesso via iPhone.)

... por outro lado, abre as portas da App Store a outro negócio altamente lucrativo: Apps de Lotaria.



Big Brother chega às Escolas

E se vos disser que há escolas que andam a controlar os alunos, acedendo e visualizando remotamente as webcams nos seus portáteis?
Parece impossível?... Olhem que infelizmente é mesmo verdade.