2011/06/06

Notícias do Dia

O dia de hoje será marcado pelo início da WWDC 2011, onde se espera que Steve Jobs apresente as novidades do iOS5, OS X Lion, e do iCloud.

Eu já falei sobre algumas das coisas que gostava de ver resolvidas no iOS5 e enquanto os rumores vão subindo de tom... começa a contagem decrescente para se saber quais se tornarão realidade ou não (as notificações é "obrigatório" que sejam!) - embora o conceito de fazer com que os "iDevices" se tornem numa janela virtual para a "iCloud" de cada um (ou seja, poderem fazer login em qualquer lado, e ter acesso imediato ao "vosso" computador) me pareça uma gigantesco salto em frente, caso se concretize.

Seja como for, estão todos convidados a assistir ao evento e discutir o que for apresentado na nossa chat room.

Hoje também já vos disse como resolver um grave bug da bateria da Nikon P500, falei-vos dos RevoDrive SSD da OCZ, da actualização oficial do Android 2.2 para o Sapo A5, e neste fim-de-semana até vos mostrei como se pode simplificar o ensino da matemática.

Relembro ainda que nos estamos a aproximar do fim do nosso passatempo que te dá oportunidade de ganhares um kit de iniciação X10 e vouchers de desconto EuroX10.




Taipei quer 7 dias de testes para Apps no iOS e Android

É uma questão que se torna cada vez mais essencial, e que agora surge por imposição governamental: Taiwan quer que Apple e Google disponibilizem as Apps com um período gratuito de 7 dias para testes.

Alguns developers tentam dar a volta ao assunto, disponibilizando versões gratuitas das suas Apps, mas que normalemente têm algumas limitações; e isso não invalida que o utilizador deva ter direito a experimentar realmente aquilo que vai comprar. No Android, o período de teste durante o qual pode ser pedido o reembolso foi recentemente reduzido para uns caricatos 15 minutos. Enquanto que na App Store isso nem sequer está contemplado, sendo necessário fazer um pedido especial para que a situação seja analisada.

Sinceramente, penso que 7 dias será um exagero, mas... considerando-se que várias Apps podem apresentar problemas que só se notam ao fim de alguns dias... não me parece má ideia.
Para além disso, limitando-se esta possibilidade de reembolso a uma única vez por cada versão/App... evitar-se-iam abusos por parte de quem pretendesse recorrentemente "abusar" deste sistema.


Windows 8 será o fim do Silverlight?


Na ânsia de querer aguçar o apetite sobre o futuro Windows 8, a Microsoft parece estar a cometer um grave erro... ao deixar os developers "no escuro" sobre o caminho a seguir. Já todos sabemos que aquilo que a MS diz num dia, pode rapidamente passar ao esquecimento (veja-se o casos dos sistemas de DRM "Plays for Sure", ou o malfadado "Kin"). E no caso do Silverlight, com o anúncio de que o Windows 8 irá assentar em HTML5 e Javascript faz com que, novamente, muitos developers coloquem ainda mais em causa o futuro desta tecnologia Microsoft.
Vamos lá ver se a MS se decide a abrir o jogo e a dizer de forma claro em que coisas os developers deverão apostar... sob risco de estes simplesmente decidirem "abandonar o barco".


Música no YouTube combate a Pirataria
Há cada vez mais pessoas que nem se dão ao trabalho de "piratar" música, simplesmente optando por ouvi-la no YouTube de forma gratuita.
Para as editoras, cada uma destas audições representa apenas uns poucos cêntimos de lucro... mas que no caso de artistas e músicas populares, que acumulam várias centenas de milhões de visitas, os lucros passam a ser bem palpáveis.

No futuro, imaginem que o próprio YouTube passava a cobrar 1 cêntimo por cada vídeo que quisessem ver? Seria assim tão escandaloso? Se vissem 100 vídeos "pagos" por dia, representaria apenas 1€ ao final do dia, um valor irrisório... mas que, para quem conseguisse ter 100 mil visitas já representaria um lucro de 1000€.

Isto não invalida que muitas pessoas continuassem a disponibilizar os seus conteúdos de forma gratuita, mas parece-me uma boa forma de permitir aos criadores ganharem alguma coisa com o seu trabalho sem "cobrar demasiado"...


iOS5 Preview no iPad

E enquanto esperamos pelas novidades do iOS 5 que serão apresentadas dentro de poucas horas na WWDC, fiquem com este excelente vídeo que mostra um iPad verdadeiramente "mágico". ;)

Como é normal neste tipo de eventos, estão todos convidados a juntarem-se a nós na nossa chat room.




Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)