2011/09/28

O que o Facebook Sabe Sobre Ti


Que o Facebook sabe muita coisa sobre os seus utilizadores, isso ninguém duvida. Mas... o que sabem eles ao certo?

Graças às leis europeias que garantem o acesso aos nossos dados, ficamos a saber que para o caso de uma utilizadora do FB que usa o serviço desde 2007, a informação compilada atinge as 880 páginas!

E lá pelo meio ficamos a saber que o FB guarda nos seus registos: todos os "pokes" feitos e recebidos pelo utilizador; registo de todas as máquinas pelas quais o utilizador acedeu ao FB (assim como outros utilizadores que tenham usado os mesmos computadores); todos os eventos para que foi convidado; todos os "ex-amigos" que desmarcaram como amigos; e até mensagens e chats que supostamente teriam sido eliminados pelos utilizadores.

(Se muitos desses dados têm que ser "logicamente" guardados por eles para o normal funcionamento do serviço - ainda para mais agora que eles querem guardar a vossa "vida toda" com o novo timeline do Facebook - outros haverá que poderiam ser eliminados...)

Para quem estiver preocupado com o que o FB sabe sobre si, há um formulário de contacto para requisição de todos os dados que eles tenham. (E que já deu origem a uma forma sobre como chatear os funcionários do Facebook :)

6 comentários:

  1. Curiosamente, o formulário pede ainda mais dados pessoais, embora assegure a "eliminação permanente" do documento de identificação enviado...

    ResponderEliminar
  2. "Indica a lei ao abrigo da qual estás a pedir os dados"?? Alguém sabe qual é essa lei?

    ResponderEliminar
  3. O último link de "como chatear o Facebook" tem lá uma lei (não sei se funcionará para pedidos originados em Portugal) mas... não custará experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda não percebi esta onda.
    O Google com o gmail e a MS com o Hotmail não teram o mesmo nivel de informação pessoal? Claro que tem. E alguém fala nisso?

    ResponderEliminar
  5. @Fernando
    Dificilmente... A MS não tem widgets por toda a web que te podem fazer "tracking" mesmo quando estás "logged-out".

    Já o Google, sim, poderá compilar perfis idênticos ao FB - tendo os AdSense e afins espalhados por todo o lado.

    No entanto aqui a questão não será tanto saber o que eles sabem sobre ti, mas mais concretamente o que eles sabem sobre ti e não te dizem! Essa é que é a grande questão.

    Se alguém demonstrar que o Google, ou MS, ou outros, andam a guardar emails ou demais informação que tu apagaste expressamente, "levará nas orelhas" tal como o FB.

    ResponderEliminar
  6. E existe algo nas condições de utilização Facebook vs Google que indica que a primeira refere que assim que lá metes dados são deles e poderão ser usados como eles bem entenderem; ao passo que na segunda empresa é totalmente o oposto, os dados são nossos e somos livres de os apagar assim que quisermos...e são mesmo apagados, o que não acontece na Facebook.
    Atenção, isto é teoria.

    O que é certo é que toda a gente tem noção dos dados que a Google poderá registar...mas nunca vi um ataque tão cerrado como agora este à Facebook. Acho que a principal razão é mesmo a questão da propriedade das nossas informações e fotos.

    ResponderEliminar