2011/10/21

ISPs Nacionais fazem Traffic Shaping nos Torrents


Há algum tempo que não voltava ao - infelizmente recorrente - tema do traffic shaping e dos nossos operadores que insistem em jurar a pés juntos de que não interferem de nenhuma forma com o tráfego dos seus clientes.

Perante uma ANACOM que simplesmente nem quer ouvir falar deste assunto, e dos ISPs que se escudam atrás de operadores telefónicos que nada podem fazer a não ser repetir até à exaustão as frases pré-programadas que lhes surgem nos ecrãs, eis que agora surge um gigantesco estudo ao qual ninguém poderá ficar indiferente: e que prova, de uma vez por todas, que os operadores de internet em Portugal fazem traffic shaping nos torrents!

Graças aos resultados do teste Glasnost agora compilados, verificamos que em Portugal um dos operadores se destaca dos demais: a ZON!

Nas muitas centenas de testes efecutados ao longo dos últimos anos, a ZON tem consistentemente interferido com o tráfego de dados dos seus clientes, na ordem dos 60-80%!


Posição que é seguida pela Cabovisão, com valores na ordem dos 30-40% nos últimos 6 meses; e pela Portugal Telecom - esta com valores muito mais reduzidos, e que agora andam na casa dos 10%.

Pela positiva parece destacar-se a Sonaecom, que mesmo não estando "imune" ao problema", tem percentagens de "interferência" inferiores aos demais operadores, agora situando-se em meros 4%.


Para voltar a relembrar a minha posição quanto a isto: eu nada tenho contra o traffic shaping em si, enquanto forma de garantir uma qualidade aceitável nos casos em que haja um cliente "abusivo". A questão é apenas, de que não se pode admitir quem um operador minta continuamente a um cliente dizendo que não faz traffic shaping ou interfere com o seu tráfego (vários meses passei eu sem poder jogar um jogo, cujos pacotes de dados eram igualmente "filtrados", sem que o operador admitisse ser sua culpa). Custará assim tanto admitir que o fazem? É uma regra de pura decência e respeito para os clientes que pagam pelo serviço.

E depois disso, então passaremos para a determinação do que se poderá considerar uso "abusivo"; numa altura em que os operadores nos tentam impingir velocidades de "fibra" de 100 e 200Mbps... e em que a ZON continua a vender pacotes com tráfego ilimitado, mas que - como qualquer cliente que ultrapasse os 500GB mensais poderá confirmar - fica com o serviço "cortado"!

Meus amigos... nem me interessa discutir se 500GB é "muito" ou "pouco"... Novamente se coloca a questão de que vocês (operadores) estão a vender um serviço *ilimitado*! Se querem vender "apenas" 500GB, coloquem isso nas vossas publicidades. E aqui, penso que seria bem mais saudável que a ANACOM fizesse o seu trabalhinho e acabasse de vez com todas essas palhaçadas em ISPs e principalmente nos operadores móveis, onde se chega a ter "pacotes de dados ilimitados" que se referem a 4 ou 5GB!

(Para referência, 500GB de tráfego à velocidade de 200Mbps, significa que um cliente pode atingir o "limite ilimitado" em menos de 6h de uso do serviço à velocidade contratada... Dá que pensar...)

13 comentários:

  1. será que isto dá para cancelar um contrato de permanência com a ZONN com justa causa? visto que eles anunciam não ter limites?

    Obg,
    paulo

    ResponderEliminar
  2. Esse é outro dos assuntos em que os operadores (pelo menos a ZON) se porta bastante mal, ameaçando os clientes com tudo e mais alguma coisa...

    Legalmente, não sei quem é que terá razão (não faço ideia do tipo de cláusulas que eles tenham para lá "em letras pequeninas")... Mas se não referirem qualquer tipo de limite, que depois é imposto na realidade - e que muitas vezes continua a ser negado ao cliente (ou seja, "cortam" o acesso, mas quando o cliente reclama nem sequer lhe explicam porque aconteceu!)... acho que é completamente justificável denunciar o contrato por incumprimento do que foi contratado.

    ResponderEliminar
  3. Pois, é realmente ridículo.. É isso e eu já estar há uma hora ao telefone á espera para conseguir falar com um responsável da Zon para tentar cancelar o meu contrato..

    Isto só demonstra mesmo a enorme falta de respeito que esta empresa tem pelos clientes..

    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Tenho clix em casa e consigo sacar a sempre a 1.8MB se desligar a box claro... No entanto não uso trackers publicos, mas sim privados.. talvez tenha algo a ver...

    ResponderEliminar
  5. Eu notei um aumento da minha velocidade de downloads de torrents quando mudei da ZON para a MEO. Normalmente faço downloads entre as 20 e as 24h.

    Mas tive outros problemas com a mudança...

    ResponderEliminar
  6. Como utilizador da ZON há já alguns anos este estudo não me espanta minimamente.
    Pagando 120MB e a "sacar" em torrents a 50Kb/s...

    ResponderEliminar
  7. Tenho ZON 25Mb e não me posso queixar das velocidades a fazer downloads por torrents.

    Costumo sakar por volta dos 2.8/2.9Mb/s.

    Isto de um site de torrents privado e a morar na zona de Coimbra.

    ResponderEliminar
  8. Há cerca de um ano atrás tinha ZON com 20Mb. O máximo que conseguia 90% do tempo era sempre abaixo de uns ridiculos 10 a 12Mb. Após compra de uma pen de 7.2Mb da Vodafone, constato que consigo quase sempre sacar uns impressionantes 7Mb. Telefonema para a ZON para anular o contrato de Internet. Para minha surpresa, e para manter os canais de TV a que assistia, o único pacote que eles tinham era com 10Mb de Net incluida. Reduzi o valor da mensalidade pra metade e acabei por manter a net. E qual não é o meu espanto quando constato que afinal os 10Mb são a velocidade de cruzeiro, e muitas vezes isto ainda atinge uns 12Mb. E nestas velocidades, acho que já nem eles se estão para chatear com traffic shaping. Pelo menos, eu não me posso queixar. Pago 10, tenho 10. Mais não peço.
    Vejam quais são as vossas velocidades efectivas e reduzam para esse pacote. Ficam servidos como estavam e por metade do preço.

    ResponderEliminar
  9. Estive a ver que a Vodafone não consta no estudo, isso quererá issp dizer que não foram enviados dados para teste desse ISP ou que simplesmente não fazem traffic shaping?

    ResponderEliminar
  10. Confirmo o traffic shaping de torrents na ZON. Em certas zonas como a minha, a partir das 18-19h os torrents baixam para 5-20KB/s, enquanto que de manhã os mesmos torrents sobem a 500KB/s. É dependente da zona, já que tenho pessoas a testar os mesmos torrents que eu de outras zonas (ex: Estrela/Lapa) e conseguem os ditos 300-500KB/s mesmo às 22 horas. Também parece ser proporcional à banda contratada, já que diferentes pessoas no mesmo local teem valores médios diferentes, dependentes do facto de terem contratados 30,60,120 Mbps. Mas aqui não tenho total certeza, não fizemos médias muito longas.

    Quanto aos limites, a ZON 10 anos depois ainda se comporta como a Netcabo mas há volta a dar-lhe para quem queira fazer 500GB/mês sem problemas. Basta pensar um bocado, especialmente em zonas densamente povoadas...

    Pedro Lucas
    Autor do velhinho Netcount

    ResponderEliminar
  11. Hoje foi-me confirmado por um responsável de departamento da ZON que consoante as zonas podem baixar as velocidades mas que isto nao esta anunciado na política de utilização aceitável deles..

    Ja pedi a copia da chamada para poder apresentar queixa deles na ANACOM e na Defesa do Consumidor, se todos fizéssemos o mesmo muito provavelmente eles mudavam as políticas..
    (isto foi depois de falar com um operador que me jurou a pés juntos que nao alteravam as velocidades e que podia fazer os downloads que quisesse).

    Nao sei se eh verdade ou nao, embora ache que nao tem lógica nenhuma, que nao posso cancelar o contracto de permanência por causa disto, nem por causa dos problemas técnicos que tenho todos os meses porque os vao resolvendo, nem porque todos os meses me tentam cobrar valores a mais e sem me saberem explicar porque..

    eh ridiculo mas eh o que temos.. :((

    Paulo

    ResponderEliminar
  12. É isto e os cortes na velocidade, uma pessoa já teve 8 Mbits e colocam a 4Mbits... Enfim o zé sempre a lixar-se, haviam era de reclamar todos como eu, pois... agora colocam a linha da sapo a pagar depois fazem descontos, em maioria das vezes enganam-se nos valores para proveito próprio. Cancelam o contrato porque já passou um ano, simplesmente querem desistir das redes 3g, continuam a aparecer em casa faturas para pagar meses em que a pessoa nunca mais utilizou a net. Fazem descontos para quem muda de zon para meo e afinal não veem desconto nenhum, se não forem reclamar já foste. Estas empresas são criminosas e não sou eu que o digo pois há muitos relatos destes dos nossos amigos. Engraçado é que nunca ouvi nada assim destes autênticos roubos com a clix e vodafone. PS: Agora tb existe a "publicidade" da sapo do até 12Mb o que é isso? Eu posso escolher? Ou se meterem 100KBits eu não posso reclamar? Deitem-se ao lixo e deixem de dizer que as tomadas não têm filtros que o computador está cheio de vírus. Eu não sou um técnico que parece um moço de call center, nem vidente, só sabia que havia de chegar alguém para dar razão para estes lados! Keep going :D PT SUCKS :)

    ResponderEliminar
  13. O problema aqui é que os ISPs jogam e contam com a ignorância técnica generalizada entre a vasta maioria dos clientes, já para não falar entre as próprias entidades reguladoras, que querem regular mas parecem perceber menos do assunto do que os "simples" clientes residenciais.

    Esta será uma tendência difícil de inverter até se ter departamentos com pessoas tecnicamente competentes e com conhecimento de causa (Engenheiros de Informática e Telecomunicações) contratadas pelas entidades reguladoras (Anacom e CACC's) para permitir a devida análise destas situações.

    Actualmente, um cliente com um problema como o exposto no artigo acima liga para a Anacom ou para o CACC para falar sobre questões de KiloBytes, Kilobits, traffic shaping e bandwidth com indivíduos que conhecem tanto sobre esses termos como a minha falecida avó, que era analfabeta.

    Primeiro há que criar as condições, depois os meios, e então pode-se regular e legalizar, neste país...

    ResponderEliminar