2011/01/31

Novidades do Android 3.0 Honeycomb


O Android pode ter chegado atrasado ao segment dos Tablets, mas com a sua versão 3.0 Honeycomb, promete recuperar o tempo perdido e tomar de assalto o mercado - tal como o tem feito nos smartphones.

Nesta versão especificamente concebida para Tablets, o Android introduz alguns novos elementos com os quais nos deveremos começar a habituar:

Em vez da actual barra de estado no topo, passamos a conta com uma barra de acções (action bar) que pode até apresentar várias tabs (isto para browsing vai ser um sucesso - e aproxima-se do interface utilizado pelo Chrome, por exemplo.)


Temos também os "fragments" e elementos relacionados, que permitem visualizar pedaços de informação relaccionados com alguns tópicos (podendo ser usados, por exemplo, para agrupar preferências de Apps de forma mais simples de navegar que uma simples lista.)



E por último, o Android passa também a suportar drag-and-drop de forma mais genérica embora a documentação ainda não especifique completamente o que será possível fazer.


Tudo boas notícias... restando agora esperar que os primeiros tablets com Honeycomb cheguem ao mercado... e a preços concorrenciais.

iPad para o Dia dos Namorados

A Apple prentende que ofereçam um iPad no Dia dos Namorados que se aproxima. Podem até inscrever uma gravação (duas linhas com 35 caracteres, no máximo) de forma gratuita.

Parece-me que existem apenas dois factores que poderão desmotivar os potenciais "namorado/as":

Em primeiro lugar, prendas de 500€ ou mais, nesta altura de crise... Pois... é aquilo que sabemos...
Em segundo lugar, estar a fazer este investimento para oferecer um iPad que irá estar "obsoleto" numa questão de semanas com o anúncio e posterior lançamento do iPad 2... também não me parece lá muito interessante.

De qualquer forma, para quem quiser/tiver que dar uso a um tablet "já hoje"... sem dúvida que tem aqui uma rica prenda para o Dia dos Namorados... ou qualquer outro dia!

Notícias do Dia

O nosso fundo de janeiro está a chegar ao fim (e hoje é o último dia, para os mais esquecidos) pelo que, apressem-se se ainda não participaram; temos também o fabuloso Amnesia Connect; e nas notícias de hoje o Dell Streak 7; Google Instant Preview a caminho do iPhone e iPad - que poderá contar com um ecrã anti-reflexo na sua versão 2; a Internet desligada no Egipto; Android ultrapassa a Nokia, e muito mais.



O Fim das Passwords?

Numa altura em que alguns sistemas criados para "simplificar" o processo de autenticação - como o OpenID - começam a ser abandonados por alguns sites de renome, após meses (ou anos) de críticas, há quem acredite que em breve o problema da autenticação e das passwords poderá ser uma coisa do passado.


Com smartphones como o iPhone da Apple e os Androids do Google, torna-se ridículo depender de uma simples sequência estática de números, como os usados nos cartões de crédito e PINs, para efectuar transações. Com um smartphone torna-se possível verificar se estamos realmente no local onde a transação está a decorrer (via GPS), e se somos mesmo nós que estamos a pegar no aparelho (via identificação biométrica, através de reconhecimento de images da câmara, ou - futuramente - scanners de impressões digitais ou câmaras capazes de fazer análise aos olhos/retina.)

Parece-me que sim, que é tempo de deixarmos a tecnologia simplificar-nos a vida, em vez de "complicar". É certo que tudo tem que ser pensado com cuidado, já que por vezes se verifica que estas simplificações também simplificam o processo de uso ilegal dos sistemas - mas... entre complexidade que apresenta apenas uma falsa sensação de segurança, e simplicidade... acho que é melhor simplificar o mais possível.

Amnesia Connect - Surface e iPad e iPhone

É algo que vemos nos filmes e que todos sabemos ser apenas uma questão de tempo até que chegue a nossas casas... Mas tal não signfica que ver estas coisas em funcionamento "real" seja por isso menos impressionante.


Este Amnesia Connect permite interligar dispositivos móveis, como o iPhone e iPad com uma mesa Surface de forma verdadeiramente espectacular.

Torna-se possível transferir conteúdos de uns equipamentos para os outros com simples gestos de arrastar, e usar os dispositivos móveis como "lentes interactivas".

É algo difícil de explicar por palavras, mas que certamente vos impressionará quando o virem em funcionamento no seguinte vídeo. :)


Amnesia Connect from Amnesia Razorfish on Vimeo.

Disco Externo Samsung 1.5TB [Promoção]

Têm os backups em dia? Já imaginaram o que seria ligarem hoje o vosso computador e a única coisa que acontecia seria um cheio a queimado emanar do seu interior? Ou talvez um vírus ou malware vos tenha corrompido todos os dados no disco rígido?... Todos os vossos documentos importantes, todas as vossas fotografias... desaparecidos num piscar de olhos.

Nunca é demais relembrar a necessidade absoluta de manter uma boa rotina de backups, para evitar que este tipo de desastres tenha consequências ainda mais graves.

Por isso mesmo, hoje apresento-vos uma excelente promoção na Amazon UK, de um disco externo Samsung de 1.5TB por apenas 75€.

Este Samsung Story Station 1.5TB USB 2.0 tem um funcionamento bastante silencioso e a sua caixa em alumínio permite uma dissipação eficiente sem sobreaquecimentos que podem diminuir o tempo de vida dos discos.
Como pormenor diferenciador, tem um potenciómetro que permite ajustar a intensidade da iluminação LED branca na parte inferior.

Portanto, se estavam a adiar a compra de um disco externo para backups - ou simplesmente para guardarem a infinita acumulação de dados digitais que se amontoa nos vossos computadores - não deixem para amanhã o que podem fazer hoje! :)

KDE 4.6 Release Party [Porto]

Não é exclusiva do Porto - muitas mais KDE Release Parties estão a ser organizadas por todo o mundo - mas como é a que me dá mais "jeito", é a que vou ajudar a divulgar. :)

Vai ser já no próximo sábado, dia 5 de Fevereiro, no Café Bar Galerias de Paris (no Porto), a partir das 15h30.
O tópico central será o KDE 4.6, mas obviamente que a conversa se estenderá por muitos mais tópicos "geek".

Eventualmente, o encontro poderá estender-se e dar lugar a uma jantarada em qualquer lado, para quem assim o entender.

Last but not least, refira-se que este encontro conta com a presença de Nuno Pinheiro, criador dos fabulosos icons (e não só), e que dispensará apresentação a todos os que vão acompanhando o KDE. :)

Eu também vou lá estar... portanto, apareçam! :)

Actualização:

Pronto, foi da maneira que finalmente conheci o Nuno Pinheiro "ao vivo" (para além do restante pessoal que apareceu) , e foi uma tarde bem passada com muitas e variadas conversas de múltiplos temas - embora, como se deve compreender, quase sempre gravitando em redor do KDE e design... :)

2011/01/30

Espreitar o Passado nas Estrelas [NASA]

Já toda a gente sabe que quando olha para as estrelas no céu, está na realidade a ver um retrato de um passado distante. A luz que vemos neste preciso instante partiu há muitos milhões de anos, percorrendo o Universo sem parar.
Aliás, até a luz do nosso próprio Sol demora cerca de 8 minutos a chegar até nós.

Portanto, sempre que se olha para o espaço através de um telescópio, estamos na realidade a viajar no tempo, e a espreitar um passado distante.


Na busca pelo momento inicial do Universo, a NASA mostra-nos até onde podemos espreitar.

Com um telescópio terrestre, podemos ver apenas um passado recente, 6 mil milhões de anos após o Big Bang.

Quando o Hubble foi lançado, permitiu ver mais longe, até cerca de 1.5 mil milhões de anos após o Big Bang; e com o upgrade Ultra Deep Field em 2004, esse valor foi melhorado significativamente para 800 milhões de anos. Valor que sofreu nova actualização em 2010 com o Ultra Deep Field IR, passando para os 480 milhões de anos.

Quando o futuro telescópio espacial James Webb entrar em operação, a NASA estima que conseguiremos espreitar o espaço, "apenas" 200 milhões de anos após o início do Universo!


Faz-nos lembrar a nossa pequenez, e o ridículo que é assistirmos a tanta ganância e corrupção no nosso planeta para que uns poucos certos indivíduos possam passar umas poucas décadas acima dos restantes espécimes da raça humana...

Android permite Roubo de Ficheiros no SD

Investigadores descobriram uma falha de segurança nos Android, onde um simples web site pode "roubar" ficheiros existentes nos cartões de memória dos equipamentos, sem o conhecimento dos utilizadores.

A falha afecta praticamente todos os Android (curiosamente, parece não afectar as versões "modded") e embora esteja a ser corrigida pelo Google, coloca-se a questão das "actualizações"... Já que milhões de equipamentos poderão nunca mais receber uma actualização que corrija esta situação.

De qualquer forma, esta falha é minimizada pelo facto do atacante ter que saber exactamente o nome dos ficheiros a "roubar" - o que o torna praticamente impossível que alguém vos vá roubar documentos pessoais que lá tenham (a não ser que lhes tenham dado um nome tipo "passwords.txt"! ;P

No entanto, permite que seja relativamente fácil aceder a files com nomes "comuns", ou até a fotos e vídeos que seguem uma sequência de nomes bem conhecida e fácil de descobrir...
Estão a imaginar o que é clicarem num link, e o vosso Android secremente enviar as vossas fotos para um site desconhecido?

... Mais um  motivo para "rootarem" o vosso Android e instalarem uma rom "kitada". :)


Android Data Stealing Vulnerability from Thomas Cannon on Vimeo.

Firefox 4 beta

Mais rápido que nunca, o Firefox 4 vai-se aproximando da sua data de lançamento. É portanto o momento ideal para que possam começar a preparar-se para o que aí vem, ajudando nos últimos retoques do Firefox 4 beta.


  • Sincronização entre múltiplos dispositivos (favoritos, histórico, settings, passwords, etc)
  • Melhor gestão de tabs abertas
  • Melhor gestão de add-ons
  • WebM e HD Video
  • Mais privacidade
  • Javascript mais rápido
  • Suporte para multitouch
  • WebGL 3D
  • Audio API
  • Retained layers para scrollins super-rápidos em páginas complexas
  • XPCOM - para arranques rápidos
  • CSS3
  • OpenType Fonts
  • HTML5 Support
  • Web Console
  • JetPack SDK (para a criação de Add-ons)
  • Aceleração por Hardware (Direct2D and Direct3D em Windows, XRender em Linux, OpenGL no Mac).
  • Imagens SVG
  • Protecção Anti-Crash de plugins
  • HSTS - Mais segurança nas ligações via https

2011/01/29

ZTE passa Apple

A ZTE ultrapassou a Apple, tornando-se na 4º maior marca de telemóveis/smartphones no mundo.
As maiores marcas passam assim a ser:

  1. Nokia 
  2. Samsung
  3. LG
  4. ZTE
  5. Apple


Não posso dizer que me surpreenda... a ZTE é - por exemplo - responsável pelo fabrico de equipamentos muito bem conseguidos, e que servem de base a "remarcações" como o Optimus San Francisco, ou sofrendo alterações e dando origens como o Sapo A5.

No topo da lista encontra-se a Nokia, que continua a vender muitos mais milhões que os outros... mas sempre com uma tendência negativa na quota de mercado que detém. Enquanto que a LG parece estar a sofrer um pouco com a concorrência da Samsung e até da própria ZTE (esperemos que os seus novos modelos consigam inverter essa tendência... o LG 2X parece ser modelo para isso! :)

Por outro lado, quem sai do mapa é o anterior 5º classificado: a RIM/Blackberry.

Aposta da Samsung no Android dá Resultados


A aposta em força da Samsung nos Android parece ter resultado: a marca subiu os lucros 17% no último trimestre, face ao ano anterior. Em grande parte devido aos excelentes resultados do seu Galaxy S, e também do Galaxy Tab.

Para além do Google ter escolhido a Samsung para fabricar o seu Nexus S, podemos esperar para breve novos modelos Android que serão bastante apetecíveis... o Galaxy S 2, com processador dual-core e ecrã Super Amoled+, assim como novos tablets de diferentes dimensões (incluindo um posicionado para competir directamente com iPads e outros tablets de 10").

Trigonometria Interactiva

Se fazem parte daquele grupo de pessoas a quem a trigonometria sempre pareceu uma coisa esquisita, talvez o seguinte site interactivo ajude a perceber a coisa de forma mais visual.


Touch Trigonometry é um site onde podem ver a representção visual do que é o seno, coseno, tangente, e demais "palavrões trigonométricos" que tantas dores de cabeça causam a estudadentes de Matemática.

Um site em Flash que pode fazer maravilhas a quem quer perceber (ou explicar a alguém), o que é esta coisa chamada Trigonometria.

2011/01/28

Intel Atom de 16 Cores

A Microsoft está a pressionar a Intel para que esta fabrique um Atom de 16 cores.
Mas, antes que comecem a esfregar as mãos de contentes, este CPU seria principalmente vocacionado para os servidores; onde os múltiplos núcleos poderiam ser aproveitados de forma mais eficiente - e com as óbvias vantagens em termos energéticos dos poupados Atom.

Sem dúvida que será algo a ter em conta, numa altura em que outros fabricantes - como a Nvidia - já reveleram intenções de fazer coisas semelhantes com base nos processadores ARM, que começam a querer dar o salto dos dispositivos mobiles para os "computadores" e "servidores", oferecendo uma relação potência/consumo imbatível face aos CPUs tradicionais usados nestes segmentos.

Notícias do Dia

Para além do regresso do nosso Fundo para Gadgets, desta vez para um mega comparativo de ratos e teclados (toca a participar! :) temos ainda curiosidades como: os empregos tecnológicos centrados em Lisboa; Nokias cor-de-rosa; as verdadeiras velocidades sustentadas dos ISPs norte-americanos; o sucesso do Kinect (e o insucesso do Windows Phone 7); e as diferenças entre as várias "espécies" de ARMs cada vez mais populares no segmento mobile... entre outra coisas.


Fundo para Aquisição Mega Comparativo Ratos e Teclados

Para não faltar ao prometido de tentar organizar uma aquisição do nosso Fundo para Gadgets a cada mês, vamos estrear 2011 com um formato um pouco diferente para desenjoar um pouco dos smartphones, tablets e afins - já que em breve iremos ter nova invasão de smartphones dual core e tablets, e teremos bastante tempo para isso nos próximos meses! ;)

Por isso, para começarmos o ano de forma "limpa", vamos centrar-nos em algo que é essencial para todos, e que usamos sempre que mexemos num computador... e que tantas vezes passa despercebido: os ratos e os teclados!


Para isso, iremos ter uma selecção de vários ratos e teclado, que terão também o benefício de posteriormente permitir dar as prendas a mais pessoas. :)



Google Docs com Substituições Automáticas

O Google Docs tem tido constantes evoluções ao longo dos tempos, e recentemente ganhou uma capacidade que acho bem interessante: as substituições automáticas (automatic substitutions.)

Estas substituições automáticas permitem que, por exemplo, quando introduzem (c) este seja imediatamente convertido no símbolo de copyright ©, ou passa o 1/2 para ½. Obviamente, podem criar as vossas próprias regras de auto-substituição.

Infelizmente para mim, que continuo a usar o editor antigo para não estar sujeito às "margens" à editor de texto; estas opção não estão disponíveis.)
Espero bem que o Google adicione rapidamente uma nova opção de visualização ao editor do Google Docs, que permita ver os documentos sem formatação, usando a largura total do ecrã sem margens, páginas, etc.
(Embora agora já haja um modo que maximiza a área de trabalho minimizando ou escondendo a barra de ferramentas - mas não chega!)

Mas, há muitos mais melhoramentos: desde o suporte para drag-and-drop nos browsers suportados; mais tipos de letra; diagramas com conectores automáticos; novos tipos de gráficos; histórico das revisões; etc.

Há muitos meses que tenho sobrevivido sem necessidade de um "office" instalado no PC; e com todas estes melhoramentos, torna-se cada vez mais fácil fazê-lo.

Converte Fotos em Lego


Se alguma vez desejaram criar a vossa fotografia em Legos, sem dúvida que apreciarão a ajuda deste Brickify.

Criar um logotipo em Lego não é assim tão difícil... embora continue a ser  uma tarefa que irá demorar algum tempo. No entanto, as coisas tornam-se bem mais complicadas assim que passam de uma imagem com poucas cores, para algo mais... fotográfico, como um rosto.

Com este Brickify basta introduzirem o url de uma qualquer fotografia ou imagem, e rapidamente obterão uma versão "lego" da mesma, onde não falta sequer uma lista das peças necessárias ou um esquema para auxiliar a sua montagem (para além das dimensões do quadro final).

Sem dúvida uma ferramenta curiosa, e que poderá servir para que criem uma prenda de Natal ou de aniversário, bem especial. :)



E se tiverem uns anos livres, e 45 mil peças Lego por aí espalhadas... podem construir uma répica de um estádio em Lego.

2011/01/27

Notícias do Dia

Para além da apresentação da Sony NGP (PSP2), do aniversário da apresentação do iPad e da chulice iminente de cobrança extra de dados móveis, o dia de hoje traz-nos coisas como: um grande trunfo por parte da RIM nos seus novos smartphones e Tablets, um Twitter mais social, empresas que poupam nos computadores (à custa dos funcionários), um Google que censura torrents, e muito mais.



UI Design para Android

Se estão interessados em programar para Android, eis algumas importantes considerações que devem ter em conta, e que nos chegam do Luís Abreu nesta sua apresentação: Android UI Design Tips.

Nela não só podem ficar com alguns dos princípios na concepção de interfaces das vossas Apps, como também ficar a saber um pouco mais sobre os elementos disponibilizados pelo Android e como/onde os utilizar.

(E por falar nisto, o Preview e SDK para o Android 3.0 Honeycomb já está disponível)

Apple iPad - 1 Ano Depois

O tempo passa a voar, e muitos de vocês podem já ter esquecido que foi há exactamente um ano que Steve Jobs apresentou o então secretivo produto revolucionário cujo nome era ainda desconhecido... o Apple iPad!


Um tablet que rapidamente foi dissecado (e que estreou o nosso fundo de gadgets) e que - obviamente -  teve direito a análise aqui no AadM.

Agora, todos sabemos o sucesso que o iPad teve, e as consequências no mercado - com inúmeras marcas a apressarem-se a preparar produtos concorrentes. Mas, convém não esquecer que há um ano atrás, as coisas eram bem diferentes.


Muitos duvidavam que o iPad pudesse ter sucesso; dizendo que não passava de um "iPod Touch grande". Outros diziam que o iPad não teria hipóteses face aos netbooks e computadores já existentes.

O que é certo é que conheço vários casos de pessoas que assistiram à sua apresentação com total desinteresse... e que agora quase não podem viver sem o seu iPad.

Com a chegada iminente do iPad 2, e muitos mais tablets de outras plataformas (WebOS, Blackberry, Android - e o sempre resistente Windows), este novo formato pode finalmente começar a revolucionar a forma como a sociedade interage com a informação digital.

Vamos lá ver quantos mais anos serão necessários até que um tablet se torne finalmente numa ferramenta obrigatória e indispensável em todas as escolas...

Gmail com Notificações no Chrome

 Hoje fui recebido com uma interessante mensagem no Gmail:


Clicar "ali" para activar notificações no desktop para o Gmail. Se o fizerem, passaram a receber notificações bem visíveis quando recebem novos emails - garantindo que não passarão despercebidos.


Por outro lado, para evitar que isso seja frequente motivo de distração, podem optar por notificações apenas no caso de emails importantes (ou desligar esta funcionalidade). Para isso basta irem aos settings do Gmail, e escolherem o que pretendem:

Por agora estas notificações funcionam apenas com o Google Chrome - mas há boas probabilidades de este sistema vir a integrar o HTML5 passando a ser "standard" entre os browsers.

As Chulices dos Dados e dos Dados

Ainda me lembro do tempo em que ter uma ligação de dados num telemóvel era apenas um sonho, reservado apenas a quem pudesse pagar as pesadas mensalidades impostas pelos operadores.
(Aliás, ainda sou do tempo em que ter sequer um telemóvel era já um luxo reservado a poucos! Mas isso agora não interessa...)

O que interessa é que, lentamente as coisas foram evoluindo e - muito lentamente - os tarifários de dados móveis lá se foram tornando numa coisa mais aceitável... e que agora se começa a tornar cada vez mais "obrigatória", com o surgimento dos iPhones e Androids, e demais smartphones.

Mas, claro que as operadoras não iam deixar de tentar rentabilizar ao máximo este novo mercado, pois não?

Claro que não!
Portanto, chegamos agora ao ponto em que já não basta pagar um tarifário de dados; mas somos também roubados obrigados a pagar pela forma como esses dados são utilizados!

Ou seja... há dados... e dados!

Querem usar a internet no vosso smartphone? Muito bem... usem e abusem (desde que não cheguem ao limite - mesmo nos "ilimitados").
Mas... querem usar os dados do vosso smartphone no vosso portátil, via tethering? Então cuidado! É que, dependendo do vosso tarifário, esse consumo de dados pode já surgir como consumo de dados "extra", pago à parte dos dados incluidos.
E agora com a possibilidade de usar um smartphone como "hotspot wifi", partilhando a internet com muitos outros dispositivos; há operadores que começam a cobrar ainda mais por essa funcionalidade.

Sinceramente... dados são dados! E já pagamos uma mensalidade que inclui os "Megabytes" respectivos. Que lógica tem querer cobrar extra por algo que já estamos a pagar mensalmente!?!

Felizmente, no meu tarifário Vodafone os dados são dados, e nunca me surgiu tal aberração de me quererem cobrar extra por tethering. Mas, vejamos se a introdução do modo hotspot no iPhone não serve de desculpa para que comecem a cobrar taxas extra como tem acontecido nos EUA.

Espero sinceramente que não; e aliás, nem percebo como é que a Anacom poderia deixar que algo deste tipo aconteça: afinal, não é o seu dever "regular"? Então que regulem bem estes senhores que parecem andar desregulados em busca de dinheiro fácil à custa dos clientes!

Rendering Fotorealista no SketchUp

Se os renderings estilizados produzidos pelo SketchUp do Google não vos servem, que tal algo mais... foto-realista como o que podem ver nesta imagem?


É isso mesmo que poderão obter com este Shaderlight, um renderer para SketchUp que promete imagens que rivalizam com a realidade.
Para começarem a brincar, existe uma versão gratuita para Windows (estando uma prometida para Mac em breve.)

2011/01/26

Notícias do Dia

Para além das baterias de papel Portuguesas, e de uma dica imperdível para o Gmail, hoje temos ainda o relacionamento das crianças com as novas tecnologias; o interesse crescente dos developers na plataforma Android; um vídeo a 360º dos Muse; a Sony Ericsson cada vez mais "enterrada" no Facebook; e até uma curiosa relação entre a Intel e o feijão fradinho - ah pois!



Icon do Gmail com Contador de Novos Emails

Eis uma funcionalidade que certamente agradará a todos os viciados no Gmail que frequentemente vão espreitar se têm novos emails: a possibilidade de mostrar um contador de novos emails no icon da tab do browser.

Assim, torna-se possível ver de forma imediata, quantos novos emails têm no vosso Gmail, mesmo quando estão com outra página aberta.

Como é costume, esta funcionalidade encontra-se disponível no Gmail Labs - que agora, graças à nova caixa de pesquisa dinâmica - pode rapidamente ser encontrada escrevendo Unread message icon.

Para mim, que tenho sempre dúzias de emails "por ler", acaba por não ser lá muito interessante (no máximo o icon só mostra "20+"), mas... sem dúvida que poderá ser útil para todas aquelas pessoas que gostam de ter o seu gmail "limpinho".

Telecomando Samsung e Carregador sem Fios de Óculos 3D


Telecomando com ecrã TV

Entre as novidades Samsung para 2011, podemos encontrar o controlo remoto Touch Control (modelo RMC30D1) que para além do touchscreen, permite usar o seu ecrã para funcionar como segundo ecrã do televisor; permitindo até continuar a ver TV quando na TV principal estão a ver um filme DVD/Bluray - mas permitindo também que até estes sejam redireccionados para o pequeno ecrã do telecomando.

Parece-me a solução ideal para quem quer dar um salto à cozinha (ou casa de banho) sem perder o que se está a passar na TV.
(E sim, sei que seria simples pressionar o "pause" para quem tem uma box com essa funcionalidade. ;P

Quando ligado a uma rede WiFi, o Touch Control pode aceder ao Samsung Apps, bem como ao Facebook, Twitter e YouTube, mesmo com o televisor desligado.


Carregador sem fios de Óculos 3D

Para minimizar o inconveniente dos óculos 3D (para aqueles que não acreditam que o 3D não funciona) a Samsung oferece o carregador sem fios modelo CY-SWC1000A.

Este cilindro em preto brilhante carrega até quatro pares de óculos activos 3D utilizando tecnologia de indução electromagnética de alta eficiência.

Sempre é melhor do que ter que andar a trocar pilhas/baterias, ou a ter que ligar e desligar cabos eléctricos que rapidamente se tornam num emaranhado impossível de destrinçar.

Baterias de Papel Auto-recarregáveis Portuguesas

Pode parecer fantasia, mas investigadores Portugueses estão a desenvolver baterias de papel, que se tornam ainda mais incríveis quando nos dizem que usam vapor de água para se recarregar - bastando para isso uma humidade ambiente superior a 40%.

Noutra variante, estas baterias desenvolvidas no Cenimat (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa) tornam-se também nas primeiras biobaterias, que podem ser recarregadas pelos fluidos do corpo humano, como o plasma e o suor, permitindo o uso continuado de aparelhos como pacemakers e outros, sem preocupações de "recarregamento".

Sem dúvida, boas notícias para os dispositivos móveis. Esperemos é que rapidamente estas inovações possam dar lugar a produtos reais. :)

Disc Unlocker da ASUS


Para alguns, parecerá um dejá-vu dos tempos em que os discos tinham que ser configurados manualmente nas BIOS via os famosos CHS e LBA, e que causaram problemas no tempos dos discos de 500 e tal Megabytes.
(Sim, estão a ler bem, discos de 500 MB... valores ridículos hoje em dia, quando uma qualquer PEN USB tem 4 ou 8 Gigabytes! :)

Nesse tempo, devido às limitações das BIOS e da configuração dos discos via CHS (cylinders, head, sectors), os computadores conseguiam aceder a apenas 528MB de informação; e para acompanhar a evolução - e o crescimento dos discos - criou-se um novo modo de endereçamento: o LBA (Logical Block Addressing), que permitia ultrapassar essa barreira.
Nos computadores que não suportavam esse novo modo de endereçamento, a solução passava por instalar programas como o OnTrack, EZDrive, ou outros, que permitiam aceder aos discos de maiores dimensões.

A lição foi aprendida, e o LBA actual (de 48 bits - e podendo crescer até os 64bits) permite discos de tamanho até 128PiB (o que deverá ser suficiente para algum tempo...) No entanto, nem tudo evolui ao mesmo ritmo, e mesmo com todo esse espaço à disposição, eis que novamente os discos de tamanho superior a 2.2TB apresentam alguns entraves aos sistemas actuais.

É que o Master Boot Record permite criar partições com um tamanho máximo de apenas 2.2TB - e embora existam alternativas mais recentes (GUID Partition Tables) que suportem tamanhos superiores - os sistemas Windows não conseguem arrancar de um destes discos a não ser que tenham uma BIOS "EFI", ainda não muito comum.

Portanto, eis que voltamos a soluções como a do OnTrack nos velhos tempos: recorrer a programas auxiliares como é o caso deste Disc Unlocker da ASUS.

O Disc Unlocker permite que o Windows XP/Vista/7 aceda a partições com tamanho superior a 2.2TB, e será uma solução a considerar até que, tal como aconteceu anteriormente, os sistemas passem a suportar estes discos de grande capacidade sem necessidade de artifícios especiais.

No caso dos Macs e de Linux, o mais provável é nem terem que se chatear com nada disto. :)

Awesome Drop


Transferir ficheiros entre o computador e o vosso Android é agora muito mais simples, graças a este Awesome Drop.

A ideia é super simples e eficiente: basta abrirem uma página no vosso browser, e arrastarem ficheiros para lá. Os ficheiros serão transferidos automaticamente para o vosso smartphone, sem necessidade de registos ou configurações especiais - apenas é necessário introduzirem o número "pin" que aparece na página.

Os ficheiros que forem transferidos para o vosso Android ficarão guardados numa pasta "drop" no cartão de memória.

Arduino Hack Day no Altlab [Lisboa]

Eis um evento que irá agradar a todos os que gostam de "mexericar" com coisas electrónicas. O Altlab em Lisboa, espaço hackerspace que podem/devem visitar, está a organizar um Arduino Hack Day no próximo dia 5 de Fevereiro (sábado) a partir das 10h30, no AltLab (Rua dos Arroios 56).


Junta-te a nós neste dia completamente dedicado à mais famosa plataforma de computação física, o Arduino.
Todos são bem-vindos, (newbies, geeks, designers, engenheiros, artistas, etc), vamos partilhar os nossos conhecimentos em electrónica e programação para ajudar no desenvolvimento dos teus projectos.
Não te esqueças de trazer o teu Arduino; se ainda não tens um, não te preocupes, pois temos alguns disponíveis para partilhar contigo ;)
O evento começa a partir das 10h30, mas podes aparecer à hora que quiseres, a diversão irá até às 20h30! 

O preço simbólico para utilização do espaço e das ferramentas é de 5€, sendo gratuito para quem já for membro do Altlab, e podes registar-te aqui.

2011/01/25

Notícias do Dia

Para além de vos explicar porque o 3D não funciona (uma questão sempre actual, e desta vez explicada por alguém de "peso" na indústria), hoje trago-vos muitas outras notícias, que vão desde os pormenores com que o iPhone mostra o email, aos créditos do Facebook, mapas de conectividade no LinkedIn, imprimir do Gmail via internet, e muito mais.



Vodafone FM


A Vodafone prepara-se para atacar as ondas hertzianas e prepara o nascimento de uma nova estação ed rádio em Portugal: a Vodafone FM.

O nascimento está agendado já para as 0h00 do dia 26 (ou seja, "hoje" à meia-noite) e irá emitir 24h por dia, 7 dias por semana a partir do estúdio da Media Capital Rádios.,


A Vodafone FM pode ser ouvida nas frequências 107.2 MHz na Grande Lisboa, e 94.3 MHz no Grande Porto e em www.vodafone.fm para todo mundo.

Android no Espaço

Há quem não se contente em levar um Android até aos limites do espaço, mas prentenda ir ainda mais além, colocando um vulgar smartphone Android em órbita!

Como todos sabemos, um smartphone actual contém um conjunto de hardware bastante invejável: processadores velozes, Gigabytes de espaço de armazenamento, acelerómetros e muitos outros sensores, câmaras, etc.

O que falta saber é que tal um equipamento de uso "doméstico" se irá comportar face às adversas condições espaciais. E é isso mesmo que esta equipa de investigadores pretende descobrir.
Se tudo funcionar como previsto, muitos mais projectos de baixo custo poderão dar uso a estes completos equipamentos móveis - em vez de terem que pagar exorbitâncias por hardware especializado e certificado para resistir a essas condições.

Veja-se o exemplo dos pequenos robots em Marte, que foram capazes de resistir muito para além do que era suposto resistirem. Em breve saberemos que tal um Android se comporta em órbita! :)

Transcendent Man


Se ainda não conhecem Ray Kurzweil, então em breve terão um excelente (espera-se!) documentário sobre a sua visão: Transcendent Man.

Bastará dizer que Kurzweil tem sido responsável por alguns avanços notáveis na área do reconhecimento de caracteres, reconhecimento de voz, síntese vocal, síntese instrumental (em 1984 um dos seus sintetizadores foi sujeito à prova de fogo de ser cmparado com um piano real... e os músicos não foram capazes de distinguir um do outro), e muito mais.

Actualmente, Kurzweil está mais virado para questões da evolução da humanidade, e do ponto em que a tecnologia será capaz de prolongar, de forma quase indefinida, a vida humana (e ultimamente permitir a vida para além da "biologia"): o que ele chama de Singularidade.

Um dos seus maiores receios, é não conseguir chegar com vida até esse ponto... que ele prevê ser atingido dentro de algumas décadas.

2011/01/24

Teclado com sensor de Movimento

Mais uma patente da Apple, que desta vez combina um teclado físico com diversas câmaras lineares capazes de detectar movimentos feitos por cima das teclas.

Isto permitiria manter o feeback táctil das teclas físicas, com gestos efectuados sobre o teclado.
Parece-me uma ideia interessante... falta agora saber se alguma vez verá a luz do dia ou se ficará armazenada na gaveta como muitas outras patentes. (Aliás, é mais uma das grandes falhas das patentes... Quem pede uma patente deveria ser obrigado a fabricar e comercializar aquilo que patenteou... ou então, perdia o direito a ela. :)

Mapeando o Mundo em 3D com o Kinect


Os projectos com o Kinect estão a sair de casa, e há até quem o esteja a usar para mapear o mundo lá fora, usando o Kinect num automóvel para captar uma imagem 3D do que está em seu redor.
Usando os dados de um samrtphone com giroscópios permitiria uma calibração muito melhor dos resultados (que por agora contam apenas com os dados GPS), mas... considerando que se está a fazer com um periférico "de brincar" aquilo que até agora era apenas possível com equipamentos muitas ordens de grandeza mais dispendiosos... Só me dá vontade de ter muito tempo livre e um Kinect para brincar. :)

[via Kinect-hacks]

Notícias do Dia

Tirar fotografias a 80MP; novo Nvidia Tegra 2 a caminho - com 3D; memórias híbridas que prometem revolucionar a electrónica; tablet da Nokia com MeeGo; um prémio que quase parecia mentira; e uma Toshiba a espicaçar a Apple; num dia repleto de copianços e com cada vez mais pessoas satisfeitas com os seus Android San Francisco e Sapo A5.


Campanha de Descontos na HP



Até 31 de Janeiro, a HP dá-te a oportunidade de usufruires de descontos imediatos de 100 e 200€ em portáteis, e 20% em Impressoras Multifunções Jacto de Tinta.

Nas impressoras, os 20% de desconto imediato aplicam-se a todas as Multifunções Jacto de Tinta com PVP igual ou superior a 79€ (englobando modelos como a Deskjet, HP ePhotosmart eAiO, HP eOffficejet eAiO e HP eOfficejet Pro eAiO).

Quanto aos portáteis, o desconto imediato de 200€, é válido para vários modelos das séries Pavilion dv8, dv7, dv3 e TouchSmart tm2:
HP Pavilion dv8-1140ep; HP Pavilion dv8-1250ep; HP Pavilion dv7-3160ep; HP Pavilion dv7-3170ep; HP Pavilion dv3-2320ep; HP Pavilion dv3-4020sp; HP TouchSmart tm2-2050ep; HP TouchSmart tm2-2150ep

Enquanto que o desconto de 100€ está disponível para os modelos:
HP G72-120ep e HP G72-a40sp.

Caso estejam a considerar algum destes modelos... é aproveitar até ao final do mês.

Cópias e Plagiarismo na Internet

Escrevendo diariamente há vários anos para alimentar os meus diversos blogs, penso que será evidente que o faço com o intuito de partilhar com todo o mundo aquilo que acho interessante.

Por isso mesmo, nunca me preocupei demasiado com quem usa algum dos meus artigos para os seus propósitos... sendo que a única coisa que peço é que deixem a devida referência para a fonte original (tal como eu próprio o faço.)

Não é coisa que faça habitualmente nem regularmente, mas hoje lembrei-me de ir espreitar uma das mais conhecidas ferramentas de detecção de plágio, o Copyscape.


Este site permite que introduzam um url de uma página vossa e rapidamente vos informe se existem páginas com conteúdos demasiado semelhantes.

... Apenas por curiosidade, lembrei-me de ver que resultados daria o meu artigo sobre Como Funciona um CPU?

Um dos resultados indicava um site que entretanto já tinha removido este conteúdo; outro indicava um site com o artigo copiado na íntegra, mas que no final apresentava um link para o artigo original (e como tal, dentro do uso que considero aceitável); mas outro site - que obviamente nem merece aqui ser mencionado - tinha uma cópia integral sem qualquer referência para o artigo, site, ou autor original!

Aliás, todos os artigos que estavam visíveis na primeira página do site, eram todos eles copiados integralmente do Aberto até de Madrugada. E sem uma única qualquer referência à sua origem...

Embora não seja site que pareça ter grande actividade (0 comentários na grande maioria dos artigos), não deixa de ser um abuso.

O que se pode fazer nestes casos? Bem, a minha sugestão é que comecem por contactar o "plagiador"... Mas se não obtiverem resultados, podem sempre avançar com outras vias - que incluem um DMCA Takedown Notice, em que o ISP ou serviço de alojamento do site em questão será contactado.

Fica a informação...

Os Parafusos da Apple

A Apple não é grande apreciadora de que os seus clientes mexam nos "seus" aparelhos. Ora, isto entra em total colisão com todos aqueles que - no seu direito - pretendem abrir os seus gadgets para que os possam reparar, modificar, ou fazer aquilo que bem entenderem!

Não sendo a primeira nem a única empresa a usar parafusos com fichas "esquisitas" para dificultar a vida aos consumidores (lembro-me que a Nintendo também usa os parafusos Tri-Wing), a Apple parece agora querer dar mais trabalho a quem gosta de abrir os seus brinquedos...

É que nos iPhones Japoneses, em vez dos comuns parafusos de estrela usados nos iPhone 4 ocidentais, a Apple decidiu usar um novo tipo de parafuso com cinco "lobulos" por agora conhecido como Pentalobe.


É evidente que a única função destes parafusos é mesmo evitar que se abram os seus aparelhos - uma vez que são usados unicamente no exterior, e não como parafuso de uso habitual no interior (um pouco como as porcas de segurança usadas nas jantes automóveis.)

Não percebo esta paranóia... Ainda para mais num equipamento que vende milhões, é óbvio que será apenas uma questão de tempo até que surjam no mercado chaves de fenda para estas (e qualquer outro tipo de) fichas que possam inventar. A chave de fendas poderá ser mais cara, mas por isso mesmo a solução mais recomendada passará simplesmente por pedirem que vos substituam esses parafusos por outros mais comuns.

Até lá, sugiro à Apple que se deixe destas coisas, e se concentre em coisas de maior utilidade... como, por exemplo, arranjar um sistema de exibição de notificações que não seja da idade da pedra! ;P

[via ifixit]