2011/04/30

Análise à Griffin Survivor para iPhone 4


A Griffin é uma reconhecida marca que conta com uma vasta gama de acessórios (que até incluem adaptadores OBD-II para veículos) para inúmeros equipamentos, e graças à Servisoft tive a oportunidade de testar em primeira mão uma das suas capas de protecção mais robustas para o iPhone 4: a Griffin Survivor.



Vê a tua Nova TV em Realidade Aumentada

Se estão indecisos sobre se um LCD de grandes dimensões ficará bem na vossa sala de estar ou quarto, eis que a Panasonic vem dar uma ajuda tecnológica a todos os que tenham iPhones e queiram ver que tal um dos modelos da sua série Viera ficará em vossa casa.

Este AR Setup Simulator da Panasonic utiliza a sempre mediática realidade aumentada para vos permitir olhar para o ecrã do iPhone e ver que tal o modelo escolhido ficaria no local onde o desejam colocar. (Obriga a que imprimam o "marcador" que serve de referência.)

No entanto, sem dúvida que é bastante mais prático e eficaz que estar a "imaginar" como vai ficar, ou andar a tirar medidas com a fita métrica ou recortar pedaços de cartolina para simular a coisa.

E por último, não se deixem enganar... mesmo um ecrã de 50" que nos primeiros dias vos pode parecer "monstruoso" e "grande demais", rapidamente dá lugar à inevitável sensação de que: "afinal... até nem me importava que fosse maior"! ;)

Galaxy S 2 ao Volante


A Samsung continua a promover o seu Galaxy S 2, e depois de se focar na sua espessura reduzida, é tempo de mostrar como o mesmo pode ser usado em segurança enquanto se conduz graças aos comandos por voz.

2011/04/29

Amazon com Músicas em "Saldo" Anti-iTunes


A Amazon começa a apertar o cerco ao iTunes no que diz respeito à venda de músicas. Depois da Apple ter subido o preço das músicas mais desejadas de $0.99 para $1.29 no iTunes no ano passado (o que permitiu aumentar os lucros, mas causando também um do decréscimo da taxa de crescimento das vendas), a Amazon contra-ataca agora com um argumento que certamente atrairá bastantes clientes: o preço!

A Amazon baixou o preço dos MP3 dos tops para uns competitivos $0.69, um preço muito inferior ao cobrado no iTunes (quase 50% menos!)

Vamos lá ver se isto será suficiente para fazer com que a Apple repense os seus preços no iTunes...

Samsung Galaxy S 2 sem Problemas de GPS


O novo Samsung Galaxy S 2 está a deixar toda a gente impressionada. E eu mal posso esperar para ter uns nas mãos, já que as expectativas são muitas depois do "marco" que o primeiro Galaxy S atingiu - ao ser um dos primeiros Android que realmente considerei alternativa viável a um iPhone; por algum motivo ainda está ali em destaque na barra superior no blog ;).

No entanto, para alguns utilizadores, o Galaxy S revelou ser também algo temperamental na recepção GPS... coisa que parece estar definitivamente resolvida neste novo Galaxy S 2.

Push Pop Press - Livros Fáceis no iPad


O iPad (e os restantes tablets) têm aberto o apetite para a criação de uma nova geração de livros e revistas digitais, com conteúdos que aproveitem as novas capacidades para nos apresentar a informação de forma mais dinâmica e interactiva do que simplesmente a transposição das páginas de um livro de papel para o formato digital.

No entanto, todas essas ideias acabam por ficar pelo caminho, quando se considera o conhecimento (e investimento) necessário para tornar isso realidade.

É isso mesmo que este Push Pop Press, fundado por dois ex-funcionários da Apple, pretende mudar.
Usando esta plataforma, qualquer pessoa poderá criar livros completamente interactivos, com texto, imagens e vídeo, sem ser obrigado a saber seja o que for sobre programação, e podem dar uso aos sensores existentes nos iPads e iPhone para uma ainda maior versatilidade.


O projecto nasceu do pedido para a criação de uma versão digital do livro "Our Choice" de Al Gore... e rapidamente deu origem a algo mais vasto que poderá ser utilizado por muitas mais pessoas.

Como se pode ver no vídeo já a seguir, sem dúvida que os conteúdos são bastante fluidos e demonstram o potencial desta plataforma (caso seja disponibilizada a preços interessantes para quem desejar criar os seus "livros".)



Al Gore's Our Choice Guided Tour from Push Pop Press on Vimeo.

Notícias do Dia

O iPhone branco já chegou às lojas (e aparentemente é mais "gordo" que o preto), um novo Ubuntu, nova App de Google Docs para Android, e também videochat a chegar ao Android "de série" (finalmente).

Exame de certificação gratuito da Microsoft para estudantes, Motorola diz que o Xoom está a vender bem (contrariamente ao que dizem alguns analistas), palhaçadas no Facebook que permitem que qualquer anónimo suspenda uma página alheia, a guerra da Sony contra os hackers, e muito mais.


Android com Video Chamadas de Origem


O Android prepara-se para finalmente aprender a fazer video-chamadas sem o recurso a Apps de terceiros (como o Fring).

Com o novo Google Talk, podem fazer chamadas de voz e vídeo para pessoas com equipamentos compatíveis, ou para computadores com o Gmail com o Google Talk.

Esta nova funcionalidade surgirá primeiros nos Nexus S, como parte do update para o Android 2.3.4, e deverá surgir posteriormente nos restantes equipamentos com Android 2.3+.

SuperAMOLED à Lupa


Ainda não é o SuperAMOLED+ que poderemos ver no novo Samsung Galaxy S 2, mas se estão curiosos por saber como é que um ecrã SuperAMOLED (com o seu padrão "pentile") funciona, nada melhor que olhar para ele com uma ampliação de 100x.

2011/04/28

Ubuntu 11.04


Eis que chega a altura de o Ubuntu dar mais um passo na sua evolução, com a chegada da nova versão: o Ubuntu 11.04 já está disponível.

Entre as novidades podemos encontrar um novo launcher, dash, e workspaces, que prometem tornar o processo de trabalho neste Ubuntu mais prático, mesmo quando é usado em ecrãs de dimensões reduzidas.


Claro que, se preferirem manter o aspecto do ambiente de trabalho tradicional, poderã fazê-lo sem qualquer problema.

Fiquem com o seguinte vídeo para ficarem com uma melhor ideia do que podem ter neste novo Ubuntu.


What's new in Ubuntu 11.04? from Canonical Design on Vimeo.

Staples dá-te 50% de Desconto


Juntando-se aos dias de aderente da Fnac, e ao desconto de 20% da Rádio Popular, a STAPLES entra na onda dos descontos e oferece-te 50% de desconto (em talão) na compra de uma 2ª unidade da mesma referência.
Se andam para comprar algo, nada melhor que cravarem um amigo que esteja interessado no mesmo produto (isto é válido para portáteis, desktops, impressoras, fotografia e comunicações), e depois dividirem o desconto. Sempre se traduz num desconto de 25% para cada unidade, o que não é nada mau - mesmo sendo em "talão".

O iPhone Branco

O iPhone 4 branco demorou a chegar, e Phil Schiller (Vice-Presidente da Apple) numa entrevista conjunta com Steve Jobs explicou porquê.

Fazer um iPhone 4 branco foi mais complicado do que a Apple esperava. Não só para conseguir arranjar um material que não perdesse qualidades com o tempo; mas que também não interferisse com os inúmeros sensores presentes no equipamento.
Foram descobertos inúmeros aspectos inesperados, que obrigaram até a um reforço da protecção UV para proteger o iPhone branco do Sol. (factor de protecção 40? ;P)

A dupla disse ainda que este trabalho, que demorou bem mais do que eles imaginavam, serviu também de lição à Apple, preparando-a para o futuro.


Por outro lado, o novo iPhone 4 branco parece assegurar que as questões com o Grip of Death estão resolvidas, e que o problema de que se tinha falado, sobre o sensor de proximidade não funcionar correctamente no modelo branco, está igualmente ultrapassado.



Notícias do Dia

Ainda o caso dos tarifários ilimitados com limites da Zon, um bolsa da Hama com efeito de memória, as preferências dos developers quanto às plataformas mobile, e um Fring com videochamada em grupo.

Mas hoje temos ainda, um TomTom que merecia "Tau-Tau", uma análise ao Tablet Honeycom Acert Iconia, Chrome OS a caminho dos tablet,  input de voz com o Chrome, descontos na Fnac e Rádio Popular, uma invulgar caixa da Silverstone, e muito mais.

Tudo isto já a seguir...



Fring com Videochamada em Grupo


A videochamada pode ainda estar longe dos hábitos da maioria dos utilizadores, mas com a invasão de smartphones, começa a tornar-se cada vez mais popular. Enquanto algumas apps continuam a restringir o seu uso apenas quando têm acesso de dados via WiFi, o Fring vai agora ainda mais longe ao permitir videochamada em grupo para 4 pessoas em simultâneo - mesmo quando é feita via 3G.

A App é gratuita e está disponível para iPhones (App Store) e Androids (Android Market).

iOS vs Android vs Windows Phone vs WebOS


O sucesso de uma plataforma não depende apenas da sua qualidade (ou falta dela), mas também - em grande parte - da adesão de developers que criem e desenvolvam para ela.
É esse um dos maiores trunfos que faz com que o iOS da Apple continue a ser tão atractivo. Afinal, boas Apps trazem mais "clientes"; e uma plataforma com mais clientes torna-se também mais atractiva para os developers.

Daí que o panorama revelado neste inquérito da Appcelerator pareça mostrar uma vida complicada para as plataformas que se estão a tentar implantar no mercado.

No topo da lista encontramos iOS e Android, nas versões Smartphone e Tablet.
Só depois, e muito abaixo, surge o Windows Phone 7 e o Blackberry; estando o WebOS relegado para lugares ainda mais baixos na tabela.


Destes, há que considerar que o Windows Phone 7 até reúne algum interesse, mas que não é desenvolvido por "falta de tempo", com os developers a preferirem concentrar-se nas versões iOS e Android.

Mas preocupante será analisar porque motivo a maioria dessas plataformas tem vindo a perder interesse nos últimos tempos, em vez de se assistir ao oposto.


Eu tenho confiança de que o Windows Phone se irá aguentar - a bem ou a mal - e tem grandes trunfos para usar; desde a vertente dos videojogos com a Xbox; à sua integração com o futuro Windows 8; e até na aliança com a Nokia; etc.

Mais complicado poderá ser a posição do WebOS, uma excelente plataforma, mas que a HP precisa saber dinamizar e divulgar em grande escala para que possa atingir massa crítica para poder sobreviver no panorama actual. Só que, ao contrário do que acontece com a Microsoft, esta não tem - à partida - grandes trunfos. Se os tem e os tem mantido escondidos, talvez esteja na altura de os começar a jogar.

Hama Fancy Memory

Se procuram uma bolsa para proteger a vossa câmara compacta (ou até o vosso smartphone ou MP3 player), já estão disponóveis as novas Hama Fancy Memory, que são fabricadas em nylon mas têm uma agradável surpresa no seu interior: um revestimento de espuma visco elástica.

Graças às suas propriedades, a espuma ajusta-se perfeitamente aos contornos do objecto a proteger.

Estão disponíveis em dois tamanhos, de 1,5x10x6,5 cm ou 1,5x11x7,5 cm, pesam apenas 40g, e têm um preço bem atractivo de 11,99€.

Audiotool - Um Estúdio Musical na Web


Mais um excelente exemplo de como podemos usar a web para fazer coisas que tradicionalmente associamos como sendo apenas possíveis usando programas dedicados instalados no computador.

Se para a edição de imagem não dispenso o Sumopaint - um autêntico Photoshop na web de uso gratuito - para a música fiquei a conhecer este Audiotool. Um fabuloso exemplo de como se pode/deve usar o Flash para executar o que ainda não é possível fazer usando apenas "HTML", e que fará as delícias de todos os que queiram explorar as suas capacidade musicais.

[via lifehacker]

2011/04/27

TweetDeck 2 para iPhone

Os fãs do TweetDeck no iPhone têm agora uma nova versão completamente redesenhada com que se entreterem.

Continuando a utilizar as múltiplas colunas como forma principal de organização dos vossos conteúdos no twitter (temas, grupos, amigos, etc.), mas agora de forma ainda mais versátil, que permite combinar múltiplos feeds numa única coluna.

Obviamente, podem também contar com um design bem mais atractivo, que faz uso do retina display nos iPhone 4; e suporte para o multitasking nos equipamentos iOS que o suportarem.

A App continua a ser gratuita e está disponível na App Store.


O Limite Secreto do Ilimitado da ZON


Há muito que andava para voltar a falar deste assunto, dos tráfegos "ilimitados" que nos vendem - mas que depois estão sujeitos a "PUAs" (Políticas de Utilização Aceitável) - e que no caso da Zon, pecam por serem algo que, incrivelmente, parece ser apenas do conhecimento dos Deuses e fora do alcance de quem usa (e paga!) os seus serviços.

[Actualização: graças a esta polémica e às reclamações daí resultantes, a ZON removeu a PUA dos serviços ilimitados!]


Despoletado por uma recente discussão no nosso grupo, por um membro que viu a sua ZON Fibra reduzida a uns ridículos 50Kb/s, eis que me parece apropriado reatar esta questão.


1) Para começar, qual a legalidade da venda de uma mentira?

A Zon anuncia vender internet ilimitada; ou seja: sem limites. Por isso mesmo, qual o propósito de depois dizer, em letras pequenas ou escondidas num qualquer "asterisco", que esse mesmo ilimitado está afinal sujeito a um qualquer tipo de regras que vai limitar esse acesso?


2) Como se pode cumprir uma regra que não se conhece?

Mais caricato ainda, é o facto dessa tal PUA que limita o "ilimitado" não ser do conhecimento público, nem mesmo quando o utilizador - no seu direito - contacta a empresa para que fique a saber quais as condições do acesso que está a pagar. A empresa escuda-se sempre, dizendo que varia conforme as condições da rede, etc. etc... Mas isso de nada serve a alguém que está a pagar um serviço ilimitado.


Pois bem, eis que o limite secreto a partir da qual a ZON vos fecha as torneiras está descoberto, graças aos relatos de algumas pessoas que me têm contactado: se são clientes ZON e não querem arriscar-se a ficar sem internet, o melhor é não ultrapassarem os 500GB de tráfego por mês.


Relembro que o que está em causa não é discutir se 500GB é muito, ou pouco, ou apropriado, ou não. O que está em causa é uma empresa dizer que vende um serviço ilimitado, que na realidade tem limite.
Se para muitas pessoas 500GB será um valor "astronómico", para outras poderá não o ser - e considerando-se que o streaming de conteúdos HD é cada vez mais frequente (quer em download, quer em upload, para quem quiser partilhar os vídeos caseiros com a família), olhem que os "gigas" rapidamente vão passando.



Vejamos o caso de um ligação "Zon Fibra" de 30 Megabits.
Se por acaso usassem continuamente aquilo pelo qual estão a pagar, isso traduzir-se-ia em:

30 Megabits/seg x 24h x 30 dias

Ou seja, aproximadamente:  9500GB mensais - mas dos quais poderão usufruir apenas de 500GB.

Em menos de dois dias teriam ultrapassado o limite "secreto" dos 500GB que vos é imposto sem que disse sejam informados.

Sim, é certo que este tipo de serviço se baseia numa média de utilização, e que seria incapaz de fornecer tal largura de banda continuamente a todos os clientes ao mesmo tempo. Mas, na realidade é isso que estão a dizer vender!
Ora imaginem se o mesmo se aplicasse a outros serviços, como a TV, e se muitos clientes estivessem a ver a SportTV vocês não a poderiam ver, mesmo quando estão a pagar para isso?


O mais absurdo é que mesmo que se chegasse ao ponto de uma situação "abusiva" (segundo os tais critérios que permancem no segredo dos Deuses) segundo o próprio contrato da ZON a empresa seria obrigada a comunicar atempadamanete ao cliente de que a ligação iria ser limitada - coisa que não tem acontecido. Os clientes simplesmente são atirados para a idade da pedra (leia-se: modems), com velocidades na ordem dos 50Kbits/s e sem qualquer explicação.
Nem sequer vos dizem quando/se a vossa ligação será reposta - o que habitualmente acontecerá apenas no final do mês, quando puserem o "contador" a zero.

Nalguns casos, mesmo após semanas de telefonemas, o serviço da ZON não informa o cliente de qual a causa do abrandamento - chegando até a sugerir o agendamento de uma visita de um técnico para verificar se não será problema do equipamento! Surreal!


Todos Iguais Todos Diferentes?

Há também ainda quem coloque a possibilidade deste limite dos 500GB não ser igual para todos os clientes, e ser dependente do tráfego habitual que se faz. Ora, se isto é assim, torna-se ainda mais ridículo: pois um cliente que habitualmente use apenas 1GB de internet, poderá ser "limitado" caso ultrapasse o seu limite personalizado de "10GB" (hipoteticamente); enquanto um seu vizinho mais gastador possa continuar a usar os seus "500GB" habituais sem problemas.


É por tudo isto que se exige que os operadores sejam claros naquilo que fornecem. É completamente enganador e falso que continuem a apregoar a venda de um acesso ilimitado, quando depois se tem que lidar com situações destas.
Se são 500GB, que coloquem isso de forma bem visível nos seus tarifários; ou então que criem tarifários apropriados para todo o tipo de utilizadores... Esconderem-se atrás de cláusulas de PUA que nada dizem, isso é que não.


Actualização: a nossa batalha parece ter tido um desfecho favorável para os consumidores: a Zon anunciou ao fim da PUA nos planos com dados ilimitados!

Vencedor das Colunas Philips

Já temos vencedor do passatempo que, graças à colaboração da Philips, vai dar música à tua mãe.

E sem mais demoras, estas pequenas (mas boas) colunas portáteis SBA1520 da Philips vão servir para aumentar a qualidade dos momentos musicais da mãe do...


Nuno Carvalho


Aproveito para agradecer a todos os restantes participantes (mais de 250!) que muito dificultaram a seleccção de um único vencedor/a com a sua magnífica originalidade; mas infelizmente, há apenas um prémio para oferecer.

De qualquer forma, é com enorme prazer que verifico que se torna cada vez mais frequente a oferta de material por parte de algumas marcas e entidades, pelo que... espero que em breve possa ter mais prendas para vos dar! :)

Notícias do Dia

O iPhone 4 branco já chegou às lojas europeias, sugestões da Philips para o dia da mãe, um media player que cabe no bolso, uma grave falha de segurança que deu a atacantes os dados de milhões de utilizadores da PlayStation Network, a resposta da Apple à questão do tracking dos iPhones,  um sintonizador TDT com WiFi que permite ver TV no iPad/iPhone/PC/Mac, e até um festival de cinema imersivo.

Mas temos ainda, as desculpas esfarrapadas das empresas que não querem os seus filmes no YouTube, um Motorola Xoom que parece não estar a convencer os "reviewers" - ao contrário do que tem acontecido com o Eee Transformer da ASUS; um serviço online que vai eliminar todos os dados dos clientes; e muito mais.



Apple Clarifica Questão da Localização nos iPhones

A Apple respondeu finalmente às questões que têm sido levantadas nos últimos tempos, depois de terem sido descobertos registos que revelavam a localização aproximada do iPhone e que mostravam por onde tinham andado nos últimos meses.

Segundo um comunicado oficial da Apple, esses dados não são usados pela Apple para fazer o tracking dos seus utilizadores.

Segundo a Apple este histórico guarda apenas a localização dos hotspots WiFi nas imediações, e é usado para acelerar o serviço de geolocalização. Trata-se de registos que são compilados com recurso a todos os utilizadores, e que são posterioremente descarregados para cada iPhone (com os dados da zona de interesse.)

No entanto, existem vários bugs reconhecidos pela Apple: como o facto do registo nunca ser limpo e guardar dados com meses de idade, e o de registar dados mesmo quando o serviço de localização estar desligado (a Apple diz que num futuro update corrigirá a situação para manter apenas os últimos 7 dias de dados; e limpar a cache no caso de se desligar o serviço de localização).


Não menos interessante é o facto da Apple levantar o véu sobre um serviço de recolha de dados para criar um mapa sobre o estado do trânsito para um futuro serviço que possa surgir nos próximos anos.
Será isto sinal que estará para chegar uma App de navegação integrada no iOS, e com informação de trânsito sempre actualizada com base nos utilizadores?

iPhone 4 Branco Chegou Finalmente

Com muitos meses de atraso, o prometido iPhone 4 Branco começa finalmente a chegar às lojas, e fez a sua estreia na Bélgica e Itália.

Considerando-se que o próximo modelo poderá chegar apenas no final do ano, este modelo branco poderá permitir que muitos potenciais compradores optem por comprá-lo... algo que se poderia tornar mais difícil caso o novo modelo fosse esperado já em Junho ou Julho. (Embora, conforme me disseram várias pessoas que têm lojas: há sempre pessoas a comprar iPhones e iPads, mesmo nos dias que antecedem a chegada de um novo modelo.)

Se o motivo pelo qual adiavam a compra de um iPhone era a cor... Podem agora voltar a considerar a sua compra, sabendo que o saberão distinguir no meio dos iPhones 4 dos vossos amigos. ;P

PicoHD 5.1 Media Player


Provando que os media players não se medem aos palmos, eis o PicoHD 5.1 da Crystal Acoustics.
Um media player que mais parece um simples leitor de cartões e que tem um preço de £39.99 na Amazon UK (cerca de 45 euros).

Por este preço ficam com um leitor capaz de reproduzir conteúdos HD 1080p com áudio 5.1 através da saída HDMI, e para além de reconhecer tudo e mais alguma coisa (FAT, FAT32, NTFS MKV, DivX, MP3, FLAC, JPG, suporte para legendas, etc) também faz o downmix de Dolby Digital e DTS audio para stereo.

Não deixa de ser caricato que até o telecomando seja maior que o próprio media player! :)

Se procuram um leitor de conteúdos HD que possam levar para todo o lado - ou "esconder" por trás de um televisor... aqui têm uma proposta interessante (só lhe faltava ter WiFi para ser perfeito :)

2011/04/26

Samsung Galaxy S 2 "Fininho"


Imune às questões das patentes com a Apple, a Samsung continua a promover o seu Galaxy S 2 com anúncios bem conseguidos... Depois do spot publicitário que exaltava as qualidades do seu ecrã SuperAMOLED+, eis um novo anúncio onde o elemento de destaque é a sua reduzida espessura.

Ver TV Digital no iPad e iPhone


Querem usar o vosso iPad ou iPhone como televisor, sem necessitarem sequer de ligação à Internet? Então o que precisam é deste tivizen da elgato.

Este tivizen é um receptor de Televisão Digital Terrestre (TDT) que permite sintonizar e ver as emissões digitais no vosso iPad ou iPhone (ou num PC ou Mac) - e até gravá-las. Pode ser carregado via USB e tem autonomia até 3.5h quando está longe de uma porta USB.

Este tivizen está disponível na Servisoft por 149€. - Mas confirmem antes que funciona mesmo para as nossas emissões digitais em Portugal, já que nas especificações dizem que no iPhone e iPad a App suporta apenas emissões em  MPEG-2 de qualidade normal; sendo que MPEG-2 HD e H.264 funcionam apenas nos PCs e Macs.

Notícias do Dia

Para além da aguardada análise ao Philips HomeRun, do serviço de teleconferência da Vodafone, de 15 atalhos do Windows que vos podem poupar tempo, e de mais dois tablets Androids da Sony, hoje temos ainda:

Nova App Store Nokia/Microsoft; Motorola Xoom com futuro duvidoso segundo um analista; ainda as guerras de quem tem direito a utilizar o termo "App Store"; um Facebook com ofertas à "GroupOn", os padrões sociais (e não só) revelados pelo dados recolhidos através de smartphones, e muito mais.



Vodafone Conferencing


A Vodafone apresentou um novo serviço que procura simplificar a realização de conferência via Web com áudio e vídeo, com até 240 participantes: o Vodafone Conferencing.

O Vodafone Conferencing permite a realização de reuniões com o envolvimento simultâneo de participantes que se encontram geograficamente dispersos, minimizando o impacto ambiental e proporcionando reduções de custos e tempo em deslocações e estadias. O serviço não requer a instalação de software adicional, nem
tem custos de adesão ou mensalidades. O utilizador, que pode inclusivamente estar noutro país, paga apenas o custo da chamada telefónica do serviço.

Esta solução de conferências interactivas, disponível 24 horas por dia, permite a partilha fácil de informações e ficheiros à distância e em tempo real com possibilidade de edição directa por parte de qualquer participante.

Das diversas funcionalidades disponíveis no Vodafone Conferencing sem quaisquer custos adicionais, destacam-se a partilha de ficheiros, gráficos e vídeos ou mesmo da totalidade da área de trabalho em reuniões; a comunicação via chat para uma partilha mais discreta das ideias; a visualização de conceitos dentro de um grupo de trabalho através de ferramentas de desenho e texto; a utilização de mind map para partilha e desenvolvimento de ideias; criação de votações interactivas com apresentação de
resultados ao vivo e anonimamente.

Análise ao Philips HomeRun


Se estão curiosos para saber que tal o Philips HomeRun se comporta face ao Roomba, já está disponível a análise ao mesmo na "casinha" do lado! :)

Sony S1 e S2 Android Tablets

A Sony está a preparar dois tablets Android (Honeycomb, pois claro), sendo que um deles tem a particularidade ainda incomum de surgir com dois ecrãs.

O S1 tem um ecrã de 9.4", é baseado num Tegra 2, e poderá ainda ser usado como controlo remoto para equipamentos da Sony graças à sua porta IR integrada.

Quanto ao S2, conta com dois ecrãs de 5.5" com 1024 x 480, e como pode ser "dobrado ao meio", tornar-se-á bastante apetecível para quem desejar um tablet compacto.
Ambos os tablets contam com interfaces adaptados pela Sony (não sei porque anda o Google a apregoar que o Honeycomb iria uniformizar a experiência de utilização do Android - quando cada fabricante continua a oferecer e desenvovler as suas interfaces.)

Estes Sony S1 e S2 deverão ser lançados ainda este ano - mas com preços no ordem dos $600 e $700... não sei se terão muitas hipóteses de sucesso.

Técnicas CSS Avançadas e Ferramentas

Há muito que as capacidades do CSS deixaram de ser simples estilos aplicados a texto, para permitirem coisas verdadeiramente incríveis.



A Smashing Magazine complilou mais uma longa lista de fabulosos exemplos do que é possível produzir com CSS, assim como algumas ferramentas que vos poderão facilitar a criação de efeitos com CSS.



Uma página para marcar na secção de referência dos vossos bookmarks favoritos... :)

2011/04/25

15 Atalhos no Windows para Poupar Tempo


Se alguma vez desejaram poder clicar num icon para iniciar o screensaver sem que seja necessário esperar 5 ou 10 minutos; ou ejectar dispositivos USB de forma segura; fazer hibernar o computador; ejectar o CD; limpar o conteúdo da área de transferência ou copiar todo o conteúdo de um ficheiro de texto sem terem que o abrir; eis uma lista de 15 úteis atalhos que podem criar para vos poupar tempo.

Não falta sequer um que até já evita em muitos casos o programa que eu fiz para permitir que se copiasse os nomes de uma lista de ficheiros seleccionados para o clipboard.

Neste caso funciona apenas para copiar os nomes de uma pasta completa, mas... já vos poder dar bastante jeito.


  1. Ir ao 'Start' e escrever regedit na caixa de pesquisa, e executar
  2. Navegar até: 'HKEY_CLASSES_ROOT\ Folder\shell'.
  3. Criar uma nova chave/key com nome 'copylist', e uma subkey dentro dela chamada 'command'. 
  4. Fazer right-click no valor default da 'copylist' e fazer 'Modify' e escrever "Copy list to clipboard".
  5. Fazer right-click no default value do 'command' e fazer 'Modify'
  6. Introduzir o seguinte comando: cmd /c dir "%1" /b /a:-d /o:n | clip
  7. Fechar o regeditClose regedit – you can now right-click any folder to see the new menu option.

Notícias do Dia

Hoje temos uma App metereológica que deverá estar sempre certa, um screen-capture de origem no LG 2X,  e agradecemos à Philips o seu apoio.

Mas temos ainda, um novo Lenovo que vai dividir as atenções dos que esperam pelo Asus Eee Transformer, um Acer que consegue ter um ecrã maior numa caixa pequena, o Galaxy Tab na Vodafone, e muito mais.


Lenovo Thinkpad X1 - o Anti-"Air"?

A Lenovo parece ter aderido à moda dos portáteis ultra finos, dos quais o Apple MacBook Air tem sido a referência nos últimos anos; mas que também já mereceu resposta por parte da Samsung com o seu Series 9. Agora com o seu novo ThinkPad X1, os fãs da marca que anteriormente exibia o logotipo da IBM, podem esperar um portátil de alta-qualidade que fará todos os modelos anteriores parecerem... "gordos".



Este ThinkPad X1 pode não ser tão fino quanto os seus rivais, mas com pouco mais de 2cm de espessura, continuará a impressionar que o experimentar.
No seu interior podemos encontrar um Core i5-2520M a 2.5Ghz, 8GB de RAM, e um SSD de 160GB; enquanto que o LCD de 13.3" (1366 x 768) recebe um Gorilla Glass para lhe garantir a resistência necessária.

Quanto à bateria, para compensar o facto de não ser substituível, a Lenovo diz que estas novas baterias têm um tempo de vida 2 ou 3x superior às baterias normais, e podem ser recarregadas em apenas 30 minutos.

O grande inconveniente é que toda esta tecnologia surge com um preço pouco ou nada atractivo, na ordem dos 2000€.

Weddar - Metereologia Sempre Certa


Se estão farto das previsões do tempo que nunca acertam; ou de ver o estado do tempo do sítio onde estão e dizer que está a chover quando está um sol abrasador, ou vice-versa - eis a App que procuravam. Este Weddar permite que qualquer pessoa partilhe o real estado do tempo no sítio onde está.



Philips [Apoiante Oficial]

É com especial prazer que esta semana vos apresento uma marca com uma longa tradição - e que penso que todos deverão conhecer ;) - como nossa apoiante oficial: a Philips.

Muito haveria para dizer sobre esta marca que está bem presente em nossas casas há inúmeras décadas. Da electrónica de consumo aos electrodomésticos, passando por outras áreas como a iluminação e a saúde, a Philips está presente no nosso dia a dia mesmo quando nem damos por isso.


Pela parte que me toca, tenho que lhes agradecer a possibilidade que já me deram de analisar vários produtos seus, como foi o caso dos produtos Lumiware, a máquina de barbear SensoTouch 3D, e também um dos aspiradores robóticos mais avançados do mercado: o Philips Home Run (que será interessante de analisar para ver que tal se comporta face ao Roomba que já cá tivemos).

LG 2X com Screen Capture de Origem

É daquelas coisas que me irrita bastante sempre que tenho que fazer uma review a qualquer equipamento Android: a dificuldade de capturar um simples "screenshot" do que se passa no ecrã.

Bem sei que há formas de o fazer, mas quase sempre envolvem ter que ligar o equipamento a um computador em modo de debug; ou correr Apps que necessitam de modo root... Mas comparando com o processo no iPhone (e até em equipamentos como os Bada), onde basta pressionar o botão de "home" e o "lock"... bem que dá vontade que isto fosse "standard" em todos eles.

E agora parece que está mais próximo de o ser: é que a LG implementou essa mesma funcionalidade de tirar um screenshot no seu LG 2X usando essa mesma combinação de teclas.

Só falta mesmo que a LG me envie um 2X para que eu possa verificar isto pessoalmente - e evitar-me as habituais chatices nas análises! :)


2011/04/24

Último Dia para Ganhares umas Colunas Philips

Relembro todos os interessados que estamos a chegar ao final do passatempo que vos dá a possibilidade de ganharem umas fantásticas colunas portáteis da Philips.

Um passatempo possibilitado pela Philips para honrar o Dia da Mãe, e que neste momento conta já com mais de 200 excelentes frases que irão dificultar bastante o processo de escolha de um vencedor (ou vencedora.)

O formulário de participação só estará disponível até amanhã... pelo que restam menos de 24h para que possam participar. Se estão à espera de uma musa inspiradora, não esperem demasiado. :)


Se em vez de música estás mais virado para a imagem, relembro que o nosso fundo para gadgets - que te irá dar a possibilidade de ganhares uma fabulosa câmara Nikon - está também na recta final, faltando apenas uns poucos euros para que também seja dado por encerrado.

Obrigado a todos pela participação e pelo apoio - e em breve poderão contar com novos passatempos com prémios cada vez mais apetecíveis. :)

Segurança nos Data Center do Google


Bem a propósito do recente "falhanço" dos serviços EC2 da Amazon, eis um interessante vídeo que nos revela alguns dos segredos por trás dos Data Centers do Google, no que diz respeito à segurança e protecção dos dados - e onde podemos ver como são destruídos os discos, para além das inúmeras camadas de segurança que protegem os dados de todos os milhões de pessoas e empresas que diariamente utilizam os serviços do Google.