2011/08/31

Firefox para Tablets


Depois do Firefox Mobile para smartphones, a equipa responsável por este projecto está a preparar um Firefox optimizado para Tablets Android Honeycomb.


Apesar de continuar a manter os traços fundamentais da sua versão "completa", este Firefox para tablets oferece algumas modificações que agradarão aos utilizadores de tablets, como é o caso de tabs que surgem na parte lateral quando se usa o tablet em modo horizontal, ou uma awesome bar que apresentará os conteúdos sincronizados com os vossos outros firefoxs.

Até que o Google se decida a trazer um "Chrome" digno desse nome ao Android, parece-me que este Firefox se poderá tornar numa alternativa altamente desejável no Honeycomb. (Falta ver que tal é que este Firefox para Tablets se comportará com o Google Docs - já que esse é um dos pontos fracos do Honeycomb actual.)

Gmail, Docs e Calendar com Modo Offline

Com o desaparecimento do Google Gears, muitos utilizadores ficaram frustrados com a ausência do modo offline nos produtos do Google. Embora o conceito de "web apps" num mundo continuamente ligado à Internet seja bastante agradável, todos sabemos que no mundo real as coisas por vezes não se preocupam em nos fazer a vontade - e quando funcionam mal, é sempre no pior momento.


O Google tinha prometido actualizar os seus produtos para permitir o funcionamento em modo offline usando as novas capacidades do HTML5, e parece que finalmente está prestes a concretizar a promessa, pelo menos para os utilizadores do Chrome.

A partir de hoje está disponível na Chrome Web Store o Offline Google Mail. Com muitas semelhanças com o interface Gmail usado nos tablets, passa a ser possível ler, pesquisar, e escrever mensagens mesmo quando não se tem ligação à internet. Sendo que tudo é sincronizado automaticamente assim a que a ligação é reposta.


Quanto aos documentos e calendário do Google, será possível alternar entre o modo online e offline clicando no icon da engrenagem que aparece na barra superior - embora esta funcionalidade apenas vá ser lançada de forma gradual ao longo dos próximos tempos (e ainda não suporta a edição de documentos em modo offline, apenas visualizar; mas é algo em que o Google diz estar a trabalhar.)


Esperava que o Google tivesse ido mais longe, e feito isto de forma mais "alargada", para todos os browsers e sem necessidade de recorrer à Chrome Web Store. Mas... para quem não puder passar sem o modo offline, sempre é melhor ter esta opção que nada.

Mango e as Fotografias Sociais


Pode haver muita gente que nem sequer considera que o Windows Phone tenha hipóteses de sucesso neste mundo repleto de Androids e iPhones (pessoalmente, penso que a MS ainda guarda muitas surpresas para fazer vingar a sua nova plataforma mobile e que apenas aguarda o momento "certo" para o fazer), no entanto todos têm que reconhecer que a equipa do Windows Phone é uma das que mais se tem esforçado para inovar e apresentar coisas novas (e úteis) nestes equipamentos.

A integração das plataformas sociais directamante no OS foi uma das coisas que agora se prepara para ser copiada pelos "concorrentes", e que faz com a que utilização das mesmas seja feita de forma implícita em vez de "explícita" usando uma App para o efeito.

Com a actualização para o Mango, o Windows Phone ganha muitas das funcionalidades que tinham ficado de fora por falta de tempo (copy paste, wifi hotspot, etc.) mas também outras que demonstram a mesma visão que se vislumbrava no lançamento inicial.

Relativamente às fotos, o Windows Phone Mango vai dar um passo que transforma as fotografias numa verdadeira experiência social.


Para além das funcionalidades de auto-focus e ajustes/melhoramentos automáticos, com o Mango torna-se simples fazer o tag das pessoas que estão nas fotos, e - sem "chatices" - começar a ver as galerias dos amigos com quem mais interagimos.

Sinceramente, é uma direcção que me agrada ver explorada - e que, espero eu, nos fará esquecer o que é a gestão "manual" das fotografias. Vamos lá ver se o resto da população pensa que este conceito dos "hubs" do Windows Phone tem realmente pernas para andar... :)

Samsung Series 7 Chronos

A Samsung apresentou a sua nova família de portáteis Series 7 Chronos.


Embora não chegue ao "estilo" do Series 9 que já cá tivemos, este Series 7 Chrono continua a ter caracterísitcas que não deixaram ninguém indiferente: com processadores Intel Core i5/i7, discos rígidos acelerados pela tecnologia ExpressCache (8GB de Flash), formato compacto - que oferece um ecrã de 15.6" (1600x900) num portátil que habitualmente teria um ecrã de 14" (reduzindo o espaço das bordas desperdiçadas), e até 8h de autonomia.
 Este Chronos será oficialmente apresentado nos próximos dias na IFA 2011 em Berlim.

Notícias do Dia

Finalmente saiu a análise ao Asus Eee Pad Transformer por que tantos aguardavam; ficamos a saber que a Sony tem uns óculos de realidade virtual que finalmente valem a pena (de alta-definição); que a Wacom vai ter uma caneta digital que promete agradar aos artistas, que podem jogar Quake III num pequeno "computador" de $25,  e que talvez se possam livrar das SCUTs caso optem por comprar este Batmobile com turbina.

No último dia em que podem participar nos nossos passatempos de Verão, em que ofereceremos um Hub USB da LaCie com o apoio da Servisoft, e um headset ClearChat gentilmente oferecido pela Logitech ; ficamos também a saber mais alguns rumores sobre o futuro iPhone 5/4S.


Dolphin Browser Chega ao iPhone


Se estão fartos do espaço desperdiçado pelo browser nativo do iPhone, eis que um novo browser chega ao iPhone: o Dolphin.

O Dolphin tem sido um sucesso no Android, e certamente espera repetir a proeza no iOS da Apple.

Embora este browser continue a usar o Safari do iOS como motor de rendering das páginas web, a equipa acrescentou-lhe um número de funcionalidades extra que o tornam bastante atractivo.
Para além de suportar as múltiplas páginas à semelhança do Safari, o Dolphin permite navegar em múltiplas tabs, fazer partilhas para Facebook e Twitter de forma simples, e efectuar operações por gestos.

Ocupando menos de 4MB e sendo gratuito... não há motivo para não o experimentarem: Dolphin na App Store.

iPhone 5 Desvendado?


Quanto mais nos vamos aproximando da data de apresentação da futura geração de iPhones, mais o frenesim mediático vai aumentando - alimentado por rumores e supostos "leaks" de peças dos próximos modelos.

Uma das mais recentes é o ecrã do iPhone com o número de código N94, uma peça que - ao contrário dos rumores que indicavam que o próximo iPhone teria um ecrã ligeiramente maior, e possivelmente um home button "alongado" - é em tudo idêntica à da actual geração do iPhone 4.


A única diferença visível parece ser um pequeno "ponto" ao lado do sensor de proximidade, não se sabendo ainda qual será a sua função.

A explicação poderá ser a de que este ecrã será o do futuro iPhone de baixo custo, no fundo um iPhone 4 ligeiramente remodelado para baixar os custos de produção. (A Apple pretende continuar a fabricar este modelo, tendo já encomendado 22 milhões de unidades para o último trimestre do ano.)



Enquanto isso, fala-se de que o "verdadeiro" iPhone 5 irá abandonar o design actual, e passar a ter a parte traseira em metal - ou até mesmo todo um chassis "unibody" à semelhança do que acontece com outros equipamentos da Apple (incluindo o iPad 2).

Apesar de isso dar uma resistência superior ao iPhone, volta a trazer o problema da recepção - obrigando a recorrer a uma parte em "plástico" como a que existe no iPad 2 3G; a não ser que a Apple descubra uma nova solução engenhosa que evite essa "mancha" no design...

Por outro lado, não me surpreenderia que a Apple simplesmente optasse por lançar um iPhone 4S, com o mesmo design do actual - mantendo a tradição de apenas remodelar totalmente o iPhone de 2 em 2 anos, tal como aconteceu com o 3G e o 3GS - e usando as novidades do iOS5 para dar o tempero extra que necessita para a apresentação mediática.

(Quanto aos rumores dos novos designs, poderiam por agora aplicar-se unicamente aos iPod Touch, que têm tido o design diferente dos iPhones.)

Análise ao Asus Eee Pad Transformer


Com o interregno inesperado das férias pelo meio, eis que finalmente tive oportunidade para terminar a análise a um dos gadgets mais aguardados do ano: o Asus Eee Pad Transformer; um tablet com Android Honeycomb que promete o melhor dos dois mundos combinando um tablet com um dock com teclado que lhe aumenta a autonomia para valores que nos fazem esquecer o que é essa "coisa" de estar habituado a ter uma tomada por perto.



Sony com Óculos Digitais de Alta-Definição

Provando que há casos onde nem sempre um ecrã maior é o ideal, a Sony tem seguido também o caminho inverso, produzindo ecrãs de tamanho reduzido mas de alta-resolução - como é o caso de um microdisplay OLED XGA (1024x768) com apenas 0.5", destinado aos viewfinders de câmaras digitais.


Mas, não é só para as câmaras que estes ecrãs OLED reduzidos servem, e depois de ter apresentado um protótipo de uns "óculos  digitais" de alta definição, eis que a Sony vem agora anunciar que o mesmo está prestes a ser comercializado.



O Sony HMZ-T1 tem chegada ao mercado prevista para Novembro, com um preço de 60,000 ienes (cerca de 550 euros).

Mas a sua grande vantagem é mesmo a utilização de dois microdisplays OLED com resolução HD de 1280x720. Isto representa uma evolução enorme face aos sistemas actuais, que na maioria das vezes continuam a usar ecrãs com resoluções "ridículas" de 320x240, ou de 640x480 nos melhores casos.

Com estes óculos torna-se finalmente possível ter vídeo de qualidade "à frente dos olhos", abrindo novas perspectivas para todo o tipo de aplicações que este tipo de equipamentos permite: de sistemas de realidade virtual, a videojogos, e até ao simples visionamento de filmes 3D.

Google Doodle Celebra Eléctrico Português


O Google achou que o 110º aniversário do popular Eléctrico de Lisboa (e que também percorre as cidades do Porto) era motivo de celebração com um Google Doodle.

Não há dúvida que este veículo ainda hoje me faz recordar memórias nostálgicas. Os eléctricos - a par dos igualmente célebres "trolleys" - eram meios de transporte que, há muitas décadas atrás, evitavam muitos dos problemas que actualmente atormentam as cidades - já que funcionando a energia eléctrica não produziam gases tóxicos nas nossas cidades.




Unlimited Detail - 3D "Ilimitado"


Por mais que as placas 3D e os GPUs evoluam, toda a sua potência parece ser sempre insuficiente para criar os gráficos 3D realistas que se desejam.
E se houvesse uma forma diferente de criar estes ambientes 3D, que pudesse funcionar por software e ainda assim criar ambientes impossíveis de recriar com os GPUs actuais?

É isso mesmo que promete este Unlimited Detail, que diz ser capaz de recriar em 3D ambientes com biliões de pontos tridimensionais que "derreteriam" por completo um GPU e os seus polígonos.

Parece bom demais para ser verdade, e o que é certo é que esta tecnologia foi anunciada há mais de um ano e continuamos a aguardar pelo seu lançamento oficial mas... esperemos bem que se concretize.

2011/08/30

Batmobile com Turbina à Venda no Ebay


Se tiverem 620 mil dólares para gastar no vosso próximo automóvel, que vos parece a possibilidade de deixarem todo o mundo de boca aberta, incluindo aquele vizinho que acabou de comprar um Bugatti Veyron. Qual o veículo capaz de tal feito? Um Batmobile. Mas não é um Batmobile qualquer; é um que em vez de ter um motor de 16 cilindros como um Veyron, tem no seu interior uma turbina da Boeing!

... e ainda por cima, no cockpit encontram um iPad a servir de mostrador de instrumentos.

A nível de combustível e de revisões também podem ficar descansados, já que este motor pode ser alimentado a kerosene, diesel, ou jet A; e o intervalo entre revisões é superior aos dos motores tradicionais dos automóveis. Portanto, de que estão à espera?

Dava tudo para ver a cara de um qualquer "inspector" que estivesse a controlar as imagens das passagens nas SCUTs ou pórticos da Via Verde e visse lá pelo meio a foto deste veículo! :)



Wacom Inkling


Porque há sempre situações onde nada chega a desenhar verdadeiramente em papel, e onde nem sequer uma mesa digitalizadora serve, a Wacom apresenta a Inkling. Uma caneta "real" que tem a particularidade de poder transferir aquilo que escreverem ou desenharem - em qualquer tipo de papel - para um computador sob a forma de desenhos vectoriais.

Para ajudar a manter as coisas em ordem, não lhe falta sequer a capacidade de separar diferentes fases do desenho em layers individuais, para que possam manter tudo sob controlo.

Com um preço anunciado de $199 dólares... imagino que não faltem "artistas" interessados.

Criar PDFs no iPhone e iPad


A partir de hoje passa a ser possível criar PDFs directamente a partir de qualquer iPhone ou iPad graças ao CreatePDF da Adobe. Infelizmente, é algo que vos irá obrigar a gastar 8€ - um valor que me parece exagerado, mas que a Adobe certamente acha que os "profissionais" pagarão sem hesitar.

Esta App promete a criação de PDFs de alta-qualidade, exactamente iguais aos originais, e suporta ficheiros:


  • MS Word (docx, doc), Excel(xlsx, xls), PowerPoint (pptx, ppt) 
  • Adobe Illustrator (ai), Photoshop (psd) and InDesign (indd) 
  • Imagens – JPEG, BMP, PNG, GIF, TIFF
  • RTF, Text e WordPerfect
  • Documentos OpenOffice e StarOffice
Pessoalmente, penso que teriam mais sucesso se tivessem colocado esta App ao preço habitual de "comprar sem pensar nisso" de 0,79€.

Notícias do Dia

Torna-se cada vez mais frequente ver as marcas a contratarem aqueles que muitos vêem como seus "inimigos", e depois da Apple também a Google opta pela mesma táctica. Temos ainda novidades sobre o explorador de ficheiros do Windows 8, novos modelos Bada da Samsung, e indícios que o Facebook continua a preparar a sua ofensiva via Web Apps.

Relembro ainda que estamos a pouco mais de 24h do encerramento dos nossos dois passatempos de Verão, que te dão a possibilidade de ganhar um Hub USB da LaCie e um headset da Logitech. Se ainda não participaste, não deixes para amanhã. :)



Parrot Asteroid leva o Android ao teu Carro


Se estão fartos dos kits mãos livres bluetooth e querem algo mais potente, talvez este Parrot Asteroid seja aquilo que procuram.

Este auto-rádio não só vos permite controlar a maioria das suas funções por voz, como tem a vantagem adicional de usar Android - o que lhe aumenta as potencialidades exponencialmente. Por exemplo, para além de poder usar a internet disponibilizada pelo vosso smartphone, podem ligar-lhe um dongle 3G USB e também um GPS para passarem a ter um sistema de navegação que vos permite navegar até ao restaurante mais próximo, ou pesquisar o posto de combustível que tenha preços mais baratos.


O Parrot Asteroid deverá estar disponível em Outubro, com um preço anunciado de $349 dólares.






[via Engadget]

Fundadores do Pirate Bay Lançam Bay Files


Nada como acompanhar as tendências do mercado. Com a maioria das partilhas a ter passado dos torrents para os serviços de download directo, eis que dois dos fundadores do Pirate Bay anunciam agora a criação de um serviço desse tipo: o BayFiles.

Para se livrarem de potenciais problemas legais como os que os atormentaram devido ao PirateBay, Fredrik Neij e Peter Sunde dizem que este serviço se destina a ser usado com conteúdos perfeitamente legais. Algo que, como todos sabemos, será bastante difícil de controlar na realidade - seja como for, perante as leis dos EUA o site é perfeitamente legal já que não promove o upload de conteúdos ilegais, e refere explicitamente que tal não deverá ser feito pelos utilizadores sob pena de suspensão da conta.


Utilizadores não registados podem partilhar ficheiros até 250MB, que passa a 500MB para os registados, e 5GB para os utilizadores premium (5€/mês ou 45€/ano.)

[via TorrentFreak]

iTunes Match com Download de Músicas


O iTunes Match, o serviço que vai permitir "legalizar" toda a música "pirata" que tiverem nos vossos computadores - por uma taxa anual de $25 - permitirá ouvir as músicas via streaming e também fazer o seu download.

Este serviço da Apple vai evitar que a maioria dos utilizadores tenha que fazer o upload de "gigabytes" de músicas, optando por fazer o scan das músicas que detiverem - e dando-vos acesso imediato às mesmas a partir dos "originais" no iTunes.

No entanto, para todos aqueles com planos de dados que não permitem o streaming contínuo das suas músicas favoritas, ou que estão em zonas de recepção complicada (ou em roaming), o serviço permite igualmente fazer o download para o dispositivo em questão, para que possam ouvi-las sem problemas.

No fundo, é um sistema semelhante ao que eu desejaria ver aplicado às próprias Apps, e que permitiria poupar espaço no dispositivo naquelas Apps que raramente são utilizadas ou que estivessemos dispostos a utilizar via "streaming".
(Com o surgimento de um iPhone low cost com apenas 8GB, espero bem que a Apple esteja a preparar algo deste género.)



Canon 5D MKII vs Red EPIC

O vídeo digital tem sofrido bastantes alterações com o aparecimento de câmaras digitais com preço relativamente acessível e que oferecem sensores capazes de captar imagens de alta qualidade e gravar vídeo em alta-definição, como é o caso da Canon 5D MKII.

Bem... quando comparadas com o preço das câmaras de cinema digital, então podemos mesmo dizer que se tratam de câmaras super económicas.

Mas, que tal é que esta câmara "de baixo custo" se comporta face a uma das melhores câmaras de cinema digital da actualidade? Uma câmara que tem uns incríveis 5K de resolução (5120 x 2700), capaz de gravar vídeo a 120fps à resolução máxima (e até 300fps a 2K), e gama dinâmica alargada: a Red EPIC.


2011/08/29

CyanogenMod no HP TouchPad

Com os (defuntos) TouchPads da HP a preço de saldo, estes tablets tornam-se assim em apetecíveis "brinquedos" com os quais se podem fazer experiências... como transformá-los em tablets Android Honeycomb.

A coisa ainda está muito "verde", mas para demonstrar que tal é possível aqui está um vídeo de um HP TouchPad a arrancar o CM7.

Tablets Emagrecem e Vão ao Banho

Parece que os fabricantes finalmente perceberam que os consumidores dão valor ao design e elegância dos seus tablets.
Na sua terceira tentativa, a Toshiba diz que prentende apresentar um novo Tablet ultra-fino em Setembro que tem metade da espessura do seu antecessor, e que supostamente trará algumas "surpresas". Pelo que se sabe, para além das coisas habituais dos Tablets Android Honeycomb, este Toshiba terá um CPU OMAP4460 dual core a 1.5 GHz.




Não menos interessante é este Tablet da Fujitsu que não parece ter problemas em enfrentar aquilo que tradicionalmente nos faz proteger os nossos gadgets de forma imediata: a água.

Há muito que venho a reclamar a necessidade de se começarem a conceber equipamentos móveis mais resistentes às variadas condições atmosféricas. Nem digo que os mesmos devam ser totalmente à prova de água, mas pelo menos deveriam ser capazes de poder ser utilizados sob chuva intensa.

Porque senão, que nos adiante ter um smartphone ou tablet capaz de fazer tudo o que queremos... mas que não podemos utilizar assim que as nuvens decidam não colaborar?

Notícias do Dia

iPhone 5 irá manter as dimensões do ecrã semelhante à actual, ainda as questões dos downloads ilegais e da tentativa de fazer corresponder um IP à pessoa que tem o nome no contrato; estará a Apple a preparar um ataque às nossas salas de estar com o lançamento de um TV Apple em 2012? Estas e outras questões, já a seguir na habitual rubrica notícias do dia do Aberto até de Madrugada.

E não deixem de espreitar um excelente programa que vos permite brincar com robots virtuais, um projector 21:9 que supera os FullHD, uma visita a uma empresa nacional que dá "show" na interacção com imagens, e ainda um serviço de mensagens da Samsung que está prestes a estrear-se.


Samsung ChatON - Mensagens "de Borla"


Disponível para Android, iOS, Blackberry e Bada, a Samsung entra no segmento das Apps de mensagens com o seu ChatON.

Para competir com os diversos seviços de mensagens gratuitas multiplataforma já existentes, o ChatON oferece algumas características que poderão ser interessantes: tal como uma pontuação de interacção entre as diversas pessoas.

No entanto... vamos lá ver se isto se consegue implementar numa área onde a maioria dos utilizadores já optou por um serviço, onde o Facebook também está em força, e onde a Apple irá também entrar em breve com o iMessage no iOS 5.

Em breve, este ChatON - que deverá ser lançado durante o mês de Setembro - deverá estar igualmente disponível nos PCs via Web App acessível do browser.

CoVii - Computer Vision Interaction


No outro dia recebi um convite para visitar uma empresa, que curiosamente está sediada aqui bem perto de mim (em Gaia), e que trabalha numa área que muito me atrai: a CoVii.


Se alguma vez viram aquelas montras com projecções interactivas onde podem seleccionar os produtos que vos interessam, ou aqueles campos de futebol projectados no chão nos quais podemos jogar, já saberão do que estou a falar.

Tendo recentemente comemorado o seu primeiro aniversário, foi com especial agrado que fiquei a conhecer alguns dos seus produtos - e até vislumbrar alguns dos projectos que preparam para o futuro.


Projector Ultra-Wide Screen


Longe vão os tempos em que o sonho de ter um televisor panorâmico de formato 16:9 era apenas uma possibilidade ao alcance de alguns. Desde então, o formato 16:9 banalizou-se de tal forma que, hoje em dia, é praticamente impossível arranjar um ecrã que não tenha esse formato alargado.

No entanto, a busca pelo "panorâmico" não se ficou por aqui, e para além de televisores com formato 21:9 temos agora projectores com resolução nativa de 2560 x 1080 e este formato alargado, como é o caso do dVision Scope 1080p.

Com o seu formato de 21:9, este projector permite ver filmes no formato cinematográfico de 2.35:1 sem necessidade de lentes especiais (anamórficas) para "expandir" a imagem.

Brincar com Robots Virtuais


Para muitas pessoas, o fascínio pelos robots é algo que vem desde criança e o desejo de brincar e fazer experiências com eles é um sonho que - muitas das vezes - não se pode concretizar pela ausência da "hardware" necessário.

Por isso, hoje trago-vos um software que nos permite brincar com todo o tipo de robots sem que seja necessário gastar um cêntimo que seja: o V-REP (Virtual Robot Experimentation Platform).

Este V-REP é uma plataforma virtual de experimentação robótica que oferece um campo de trabalho  praticamente ilimitado, como podem ver no seguinte vídeo que demonstra algumas das suas capacidades:



E não pensem que este V-REP está limitado ao "virtual", uma vez que pode ser facilmente interligado a coisas bem reais, como Wiimotes e Webcams, como se pode ver neste exemplo de um labirinto manipulado por um robot virtual, mas controlado por um Wiimote e webcam bem reais.




Portanto, se pensam se alguma vez tiveram ideias sobre como criar robots melhores que aqueles que vêem na TV e Internet, nada como meter mãos ao trabalho e testarem os vossos projectos neste ambiente virtual. Quem sabe... ainda podem acabar por ensinar umas coisas à NASA e criar um robot para ir a Marte melhor que o que eles têm. ;)

2011/08/28

Handroid - Mão Robótica


Não confundir com a plataforma do Google que serve de base a milhões de smartphones, tablets, e outros dispositivos; esta Handroid é uma mão robótica que, ao contrário das mãos motorizadas tradicionais, utiliza os mesmos princípios que nos permitem ter as mãos que temos.

Em vez de usar motores individuais em cada dedo, tornando-a mais volumosa e pesada, nesta Handroid os motores estão posicionados remotamente, sendo o movimento transmitido através de cabos - tal como os tendões nas nossas mãos humanas. O resultado é uma mão ultra leve e que poderá ser usado em robots ou como prótese.


iPad Quad-Core só Chega em 2012

A evolução não pára, e se por agora todos aguardam para saber quando a Apple irá apresentar o seu novo iPad 3, e se este trará efectivamente o aguardado retina display - que fará os tablets darem o mesmo salto na resolução que o iPhone 4 deu nos smartphones - há quem esteja já a trabalhar na próxima geração que chegará na 2ª metade de 2012: o futuro chip A6 da Apple, baseado nos ARM Cortex A9 Quadcore.

Tal como o A5 presente no iPad 2 (e em breve na futura geração de iPhones) passou de um processador single-core para um dual-core, o A6 irá novamente duplicar o número de núcleos de processamento, passando a ser um quad-core. Isso não só lhe permitirá enfrentar a concorrência, que também prepara chips quad-core (como o Tegra 3 da Nvidia), mas... sendo fabricado com um processo de 28nm pela TSMC, permitirá criar chips mais rápidos, mais pequenos, e mais eficientes que a maioria dos restantes fabricantes (para comparação, os chips quad-core da Nvidia estarão a ser feitos em 40nm.)

O "problema" é que estes chips A6 apenas deverão estar pronto para o fabrico em massa a partir de Junho de 2012, o que impossibilitará o tradicional ciclo anual de actualização do iPad, com a sua apresentação a ser feita na primeira metade do ano - no entanto, a Apple já "quebrou" a tradição este ano, ao adiar igualmente o lançamento do iPhone.

Pelo que, a questão que agora se coloca: como irá a Apple gerir todas estas datas, de forma a que lance os novos modelos tão depressa quanto os possa fazer chegar ao mercado, mas sem estragar demasiado a tradição dos ciclos anuais das suas actualizações?

Será por isso que estão tão interessados em fazer sair um iPad 3 ainda este ano, para lhes dar algum tempo para depois lançarem o próximo mais tarde que o habitual? - Mas, com os rumores que a produção de ecrãs de alta-resolução estão a dar problemas, isso faz com que pareça pouco provável que um modelo lançado este ano traga o "retina display" - e se assim for, sem ecrã e sem novo chip mais potente, o que o diferenciará do actual iPad 2?

... A não ser que, tal como se fala da existência de um iPhone "low-cost", também a Apple esteja a preparar um iPad "low-cost" para combater o tablet da Amazon que está igualmente para chegar, e que supostamente irá custar bastante menos que o iPad da Apple.

Iron Curtain - Defesa Anti-Projecteis


Todos sabemos que grande parte dos avanços da tecnologia surgem inicialmente em aplicações militares. No caso desta Iron Curtain (cortina de ferro), trata-se de um sistema que visa proteger os soldados do disparo de granadas RGPs e mísseis anti-tanque.

Esta "cortina" não é no entanto aconselhada aos mais sensíveis, já que aguarda até ao "último instante" antes de disparar verticalmente uma barreira que destroi o projéctil centímetros antes de este atingir o alvo!

Considerando que estamos a falar de projécteis que viajam a 300m por segundo, rapidamente se percebe a necessidade de poder computacional "de topo". Para se ter uma noção do que isto significa, se fosse usada uma câmara convencional de 30fps para filmar o projéctil em aproximação, num frame o projéctil seria visto a 10 metros de distância... e no frame seguinte já teria atingido o alvo.

No entanto, o sistema tem sido tão bem sucedido contra estes ataques, que já começou a ser testado contra armas mais rápidas, que disparam a velocidades de 2 a 4Km por segundo.

Ou seja... a cada milisegundo que demorarmos a fazer as contas, estes projécteis avançarão 4 metros. Para lhe acertarmos com precisão de 1 ou 2cm, será necessário fazer o contra-disparo com uma precisão de 2 ou 3 microsegundos!

Impressionante.

2011/08/27

Teclado Slide-Out para iPhone



Se são fãs do iPhone mas gostariam de ter um teclado físico, eis que do oriente nos surge uma proposta interessante - e a preço verdadeiramente irresistível: um teclado slide-out para iPhone que pode ser vosso por apenas 20 euros!

Embora o teclado fique "ligado" ao iPhone, trata-se na realidade de um teclado bluetooth com bateria autónoma.

Existe em modelo preto e também em branco, e como é habitual no site Deal Extreme... os portes estão incluidos.

CineSkates - GorillaPod sobre Rodas


Porque nem sempre é fácil captar as imagens que se quer, especialmente quando o queremos fazer em movimento, eis que alguém decidiu combinar as rodas de skate com os populares GorillaPods e criar os CineSkates.


É mais um projecto que apenas será possível com o apoio dos interessados, via Kickstarter, e que nesta altura já conseguiu amealhar o dobro do objectivo pretendido ($20,000 dólares).

A ideia é usar um GorillaPod, com todas as suas capacidades, mas que aqui passará a funcionar sobre rodas de skate. Um conceito simples e prático, mas que peca apenas por continuar a ser um pouco caro ($150 - e isto sem incluir o GorillaPod).

Seja como for, pelos resultados que podemos ver no vídeo, sem dúvida que se torna numa proposta apetecível para muitos entusiastas e profissionais, que poderão assim dar uma nova dinâmica às suas filmagens.


CineSkates Camera Sliders from Cinetics on Vimeo.