2011/12/31

Ganha um Sapo A5 - Ultimo Credito Extra


Estava prometido... e como tal, aqui está a última e finalíssima oportunidade para obterem um crédito extra para o passatempo em que vos vou oferecer um Sapo A5.

Sabendo-se que a análise foi feita na altura em que foi, um dos aspectos "contra" lá referidos deixou de fazer sentido.

Tens apenas que dizer qual.
E dito isto... ide festejar a passagem de ano, que bem merecem! :)

Zephyr Multitasking Melhorado no iPhone


Demorou, mas a Apple lá arranjou forma de implementar o multitasking de forma bastante eficiente no iOS. Só que, no processo... fez também com que o método de acesso à barra das Apps "em memória" - com um duplo clique no Home Button - se tornasse bastante incómodo quando se tem que andar a alternar frequentemente entre várias Apps.

Certamente haverá forma de o fazer de forma mais fácil... E este Zephyr, que nos chega do Chpwn (conhecido developer do undergound iOS) demonstra isso mesmo. Inspirado pelos gestos multitasking disponíveis no iPad e também no Meego do Nokia N9, esta alteração permite aceder à barras de tarefas em execução simplesmente puxando o ecrã da parte de baixo (à semelhança do que se faz com as notificações no topo superior), e permite igualmente alternar entra Apps abertas arrastando o ecrã da esquerda e da direita.

Simples, prático, e eficaz... e por enquanto limitado apenas a quem tiver jailbreak (e esperemos que a Apple aproveite algumas destas ideias, em tempo útil, antes que se "gaste" o duplo clique no botão. Ou então, talvez tenha que ver todas as questões relacionadas com patentes, antes de se aventurarem em tal coisa?)

Segredos do CryEngine 3


Não é por ter jogado recentemente o Crysis 2 na Xbox 360 que fiquei fã do CryEngine ou da Crytek - isso é algo que já vem de há muito tempo e cujas evoluções tenho tentado acompanhar sempre que posso (ainda no outro dia vos falei do antialiasing morfológico SMAA que "faz milagres".)

Para quem gostar deste tipo de coisas e quiser ficar a saber um pouco mais sobre as técnicas utilizadas para tornar o CryEngine num "motor" de gráficos que permite criar cenas que se aproximam do foto-realismo, e quais os segredos (leia-se "batotas") necessários para que tal seja possível em tempo real e com os framerates elevados necessários para os jogos actuais - mesmo quando correm em máquinas bastante limitadas (como é o caso das consolas)... não deixe de espreitar este "segredos do CryEngine 3".

Ganha um Sapo A5 - Dia 6 (Final)

Para o último dia, não se vão poder queixar da falta de tempo, já que aproveita ao máximo estas últimas 24h que nos separam de 2012... e vos deixo umas perguntas mais subjectivas com as quais espero poder melhorar o Aberto até de Madrugada para 2012.

Obrigado a todos pela participação... todos mereceriam levar um A5 para casa, mas... a troika apenas me deixa oferecer um, e isso será coisa apenas para ser feita já depois dos festejos de final de ano. Porque com crise ou sem crise, há que aproveitar e saborear todos os momentos bons, rodeados de amigos e/ou família. E é isso mesmo que vos desejo para uma entrada em 2012 em grande!

Pelo caminho, espero que com esta enorme adesão que este passatempo teve, muitos de vocês tenham perdido a "vergonha" de deixar uns comentários de forma mais regular (muitos já o fazem, eu sei.) Claro que não quero que deixem um comentário apenas "para fazer número", mas... devem poder compreender que dá um certo gosto ver a "casa cheia" com comentários numerosos e discussões saudáveis também aqui no site (para além da mailing list, que é disso um excelente exemplo.) Pelo que... em 2012, toca a comentarem de forma mais regular!

... Mas antes disso: não se esqueçam de preencher o formulário final, já a seguir! :)

P.S. E sabendo-se que ainda faltam 24h para o final do ano... nunca se sabe se ainda pode aparecer uma pergunta extra de última hora... e mais não digo. ;)


2011/12/30

Knowtilus para iOS


Quem não estiver satisfeito com as prestações do Safari no seu iPhone ou iPad, poderá querer espreitar este Knowtilus que vem recheado de funcionalidades bem interessantes.

Para começar, tem a capacidade de vos ler qualquer página web em dezenas de línguas à escolha - incluindo português - e integra tradução automática do Google Translate.


Mas para além disso vem também equipado com um "simplificador" de páginas web, que limpa tudo o que está a mais e deixa apenas o conteúdo que interessa, suporte para feeds RSS, partilha de conteúdos nas redes sociais, possibilidade de guardar artigos para ler mais tarde em modo offline, navegação por tabs,  ferramenta de escrita, e até a possibilidade de desenharem sobre as páginas.



Há partes do interface que bem mereciam um trabalho de reformulação, já que obrigam a que se perca algum tempo para que se compreenda o funcionamento... mas não é nada que não se domine ao final de alguns minutos de experimentação (ou espreitar os vídeos de ajuda que eles têm disponíveis.)


[thanks Dos_Passos]

iPad 3 vai ter Dobro da Autonomia?


Parece-me "fruta a mais", mas o site Digitimes diz que uma das grandes novidades do futuro iPad 3 será a passagem da bateria de 6500mAh dos actuais modelos para uns impressionantes 14000mAh!

Dizem também que o iPad 3 será apresentado ainda em Janeiro, e que iria aparecer em duas variantes: uma para o segmento de topo (possivelmente com o retina display com resolução quadruplicada), e outra para o segmento médio.

Por muito que gostasse de acreditar nisto, a autonomia é uma das coisas que menos é criticada no iPad, que continua a servir de "referência" pela sua autonomia bastante alargada. Para que a Apple mais que duplicasse a bateria, tal apenas poderia ser explicado por um aumento substancial do consumo de um novo CPU quad-core e GPU capaz de movimentar os milhões de pixeis extra do ecrã com resolução quadriplicada. Mas mesmo assim parece-me exagerado que se passasse para o dobro...

Vamos deixar isso para 2012... pois já se sabe que por altura dessa apresentação, muitos e muitos rumores irão surgir.

Notícias do Dia

Tenho que começar por agradecer a enorme adesão no pedido sobre o post que mais gostaram no Aberto até de Madrugada. Mas, entre a nostalgia dos discos antigos ou desejo de ecrãs de 84", os destaques de hoje são as vulnerabilidades de segurança - que colocam em risco muitos servidores na internet e também as redes WiFi mesmo com WPA/WPA2 - e, claro está... o post mais aguardado do trimestre: a cobertura do Codebits 2011! :)

Mas, como é habitual... muito mais já de seguida:


Redes WiFi com WPS em Risco


Hoje é dia de (falta) de segurança... Depois de uma vulnerabilidade que coloca em risco grande parte dos servidores na Internet, descobrimos também que até uma rede WiFi com WPA pode não ser garantia de segurança.

Já todos sabem - ou deviam saber - que uma rede WiFi com protecção WEP é, hoje em dia, praticamente equivalente a não ter protecção nenhuma; existindo diversas ferramentas que podem descobrir a sua password em poucos minutos. Por isso mesmo a recomendação é da que usem WPA, um sistema mais seguro... mas que agora se vem a descobrir pode também ser "crackado" em menos de 10h.

Em causa está a utilização do WPS (WiFi Protected Setup), o sistema que visa simplificar a instalação e configuração de equipamentos WiFi. Essa simplificação permite que um utilizador possa configurar os seus equipamentos usando apenas um código "PIN"... e é exactamente esse método que os atacantes utilizam, descobrindo o PIN do vosso sistema WiFi, e abrindo assim as portas à vossa rede.


... Não deixa de ser caricato que uma medida que visava aumentar a segurança das redes WiFi seja utilizada exactamente para o efeito oposto. Para quem estiver preocupado com esta situação, o mais simples será desactivar o WPS nos seus routers/APs WiFi.

Ganha um Sapo A5 - Dia 5

Estamos no penúltimo dia do ano... e também no penúltimo passo que te separa de um possível Sapo A5 que te poderá mostrar os prazeres dos Android e dos smartphones em 2012.

Conforme prometido, as perguntas vão começar a ficar mais complicadas e a dar mais trabalho. Está na altura de separar os verdadeiros interessados em ganhar este Sapo A5 de todos aqueles que participam por "participar".

Agora é que vou ver quantos é que vão começar a fraquejar... ou não! :)


Vencedores Promocodes Dynavix GPS para iPhone

Já temos vencedores para os dois promocodes Dynavix Iberia para iPhone e iPad que tinhamos para oferecer.

Como era de esperar, poucos foram os que não responderam correctamente às perguntas colocadas, o que fez com que a atribuição dos mesmos fosse feita aleatoriamente entre os que responderam correctamente.

E assim sendo, os dois contemplados foram:

  • Paulo Ribeiro
  • Nuno Eduardo
... que por esta altura já deverão ter recebido o email da notícia, e assim poderão entrar em 2012 com a garantia de que não se vão perder por maus caminhos! :)

Codebits 2011


A 5ª edição do Sapo Codebits foi novamente um dos eventos tecnológicos mais aguardados do ano - e este ano tornou-se ainda mais especial para mim, graças ao convite que me foi feito pelo SAPO, para que lá estivesse a fazer a cobertura do evento de forma oficial. (Embora, como em todas as estreias... tenha talvez servido mais para saber o que fazer/não fazer da próxima vez, caso a haja! :)

Se querem saber o que foi estar nesta 5ª edição do Sapo Codebits... é só continuarem a ler:


Vulnerabilidade Coloca em Risco Servidores na Net


Para um atacante interessado em "mandar abaixo" um servidor de um site na Internet, as opções mais comuns são: arranjar um número elevado de máquinas que possam fazer pedidos simultâneos e contínuos, que saturem por completo as capacidades do(s) servidor(es); ou... encontrar uma vulnerabilidade que lhes permita fazer o mesmo de forma mais eficiente.

E é efectivamente uma vulnerabilidade bastante simples que foi agora descoberta e que coloca em risco grande parte dos servidores na Internet, já que afecta algumas das linguagens mais utilizadas na internet: do PHP e Ruby, ao Java e Javascript V8, e também o ASP .Net.

Esta vulnerabilidade torna-se especialmente perigosa, pois permite que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos técnicos possa rapidamente "entupir" um qualquer servidor, usando apenas um único computador e uma simples ligação caseira à internet.


Na sua origem, está um processo simples conhecido como hashing, e que à partida pareceria insuspeito; um método que estas linguagens utilizam para inúmeras funções: incluindo a gestão e diferenciação de parâmetros que lhes chegam da internet. Normalmente, o caso em que dois parametros diferentes darão uma hash igual é praticamente nulo, e quanto tais conflitos acontecem são tratados de forma especial que obriga a processamento extra.

No entanto, quando um atacante envia um pedido formulado especificamente para que todos os parametros enviados tenham a mesma hash, e enviem dezenas de milhares de parametros, o servidor rapidamente fica completamente "atascado" com tal tarefa, ocupando todos os recursos do CPU durante bastante tempo - e como tal, impossibilitando o seu normal funcionamento.


Uma das linguagens que está imune a este tipo de ataques é o PERL, que já desde 2003 implementa um algoritmo de geração das tais hashes que vai variando de forma aleatória, e que como tal impossibilita que um atacante possa preparar um pedido que causasse esta situação.

Sem dúvida que os afectados estarão a preparar uma solução a toda a velocidade (alguns optarão por uma solução mais imediata e de emergência, de simplesmente limitar o número de parametros que aceitam - e garantindo que mesmo em caso de conflitos de hashes repetidas, nunca se aceitará uma quantidade que ponha em risco o funcionamento normal do servidor.

[via Computerworld]

LG TV de Ultra-Definição de 84"


Alto! Pára tudo! Façam o tempo recuar um pouco para trás, para antes do dia de Natal, pois quero alterar a minha lista de desejos!

Era mesmo uma destas TVs da LG, com 84" de diagonal, e que diz adeus a todos os ecrãs FullHD com a sua "ultra-definição" 4K... ou seja, o equivalente a quatro imagens FullHD.

Não sei qual será o preço (nem interessa perguntar), mas vou já começar a tirar medidas para saber como transportar uma coisa destas ali para a sala... que o meu plasma LG de 50" está subitamente a parecer ainda mais minúsculo.

... Vamos lá ver se não tenho que esperar uma década para que isto chegue até nós a preços acessíveis...

2011/12/29

Recuperar Discos Antigos Digitalmente


Numa época em que a maioria das pessoas apenas conhece a música como o som que sai dos seus auscultadores, vinda das "entrenhas" dos seus leitores de MP3 e computadores, poderá parecer anacrónico falar-se de discos musicais... E não me refiro sequer aos discos de vinil, que muitos de nós ainda tiveram o prazer de manusear durante muitos anos (e alguns ainda o farão hoje em dia)... mas discos ainda mais antigos, dos primórdios das gravações áudio.

São discos feitos em cera e vidro, extremamente frágeis (e danificados em muitos casos), que investigadores tentam recuperar para armazenar em formato digital... e que agora conseguiram fazer graças a um sistema de scanner óptico, capaz de registar o disco com precisão absoluta, e permitindo que o mesmo seja tocado "virtualmente" de forma digital, sem que seja necessário contacto físico com o mesmo.


Não quero minimizar o trabalho que aqui foi feito, mas tenho ideia de - há muitos anos - já ter lido sobre sistemas de leitura de discos sem contacto físico com recursos a lasers... e penso que seria bastante simples adaptar o mesmo sistema para que fosse aplicado aqui também. Mas... imagino que eles soubessem o que faziam. E o que interessa é o resultado final! :)


P.S. E agora fiquei com a nostalgia de ver o sistema de alimentação multidiscos do gira-discos que o meu pai tinha, onde se metiam meia-dúzia de discos empilhados sobre o prato, e ele ia deixando cair um a um sempre que terminava o anterior! Fascinante (ainda hoje)... embora agora ninguém estranhe poder ter "milhões" de horas de música contínua...

[via Physorg]

Que Post Mais Gostaste no Aberto até de Madrugada?


Com o fim do ano a aproximar-se, nada melhor como aproveitar a oportunida para vos perguntar qual (caso haja) o post/artigo/notícia que mais gostaram de ler aqui no Aberto até de Madrugada... desde sempre!

Não vou deixar exemplos, para não influenciar ninguém... nem quero também que simplesmente "copiem" as respostas dos outros. A ideia é simplesmente fecharem os olhos por alguns segundos, e verem qual a coisa que surge na vossa memória como sendo digna "de destaque especial".

Caso consigam dar com o link, deixem-no igualmente nos comentários; mas bastará dizerem qual foi... e porque motivo mereceu a vossa preferência.


P.S. E sim, as respostas contam como crédito extra para o passatempo do Sapo A5! :)

Summly - Mais um Fenómeno das Apps


Se em tempos o desejo de sucesso dos jovens se resumia a fazer uma banda e esperar ser descobertos e virar uma estrela do rock, actualmente são milhões os que se aventuram a criar Apps e com isso tornar-se o próximo fenómeno "viral" milionário...

Algo como o que aconteceu com o jovem Nick D'Aloisio de 16 anos e a sua app Summly.

O conceito é bastante simples. Nick teve a ideia para esta App enquanto estudava para um exame, e pensou que estar a entrar e sair em páginas nos resultados do Google o obrigava a perder muito tempo. Por isso, criou o Summly, que é uma App que cria resumos dos conteúdos das páginas web e de pesquisas, de forma a facilitar esse trabalho.

Uma App simples mas que rapidamente se tornou um sucesso de downloads (na sua primeira versão, chamada TrimIt, atingiu mais de 100 mil downloads) o que atraiu o olhar de investidores, que já injectaram 250 mil dólares neste projecto.

... Pode ser que sirva de inspiração para quem tenha boas ideias e as deseje colocar em prática! :)



[via BBC]

Notícias do Dia

Um sistema moderno que pretende trazer mais justiça na distribuição dos lucros e uma relação directa entre artistas e fãs, um Google+ com crescimento consistente e que já passou os 62 milhões de utilizadore, a Siri chega à Cydia (e de forma legal, ao que parece), e o nosso passatempo que te dá a hipótese de ganhar um fantástico Sapo A5... e que começa a aquecer este final de 2011! :)

E há também quem não queira passar de ano sem estar já a imaginar como será o próximo iPhone 5 (e já que estamos a falar de iPhones, temos também GamePads para iPhones e iPads, estamos a chegar ao final do passatempo que te dá promocodes para uma App de navegação GPS para iPhone... já participaste?)


Samsung Galaxy S3 em Fevereiro?


A evolução não pára... e na continuação do sucesso iniciado com o Galaxy S e continuado com o Galaxy S2, eis que a Samsung se concentra já no modelo seguinte: o Galaxy S3.

A apresentação é esperada para Fevereiro, durante o MWC (Mobile World Congress), e deverá ser acompanhada pela chegada de um novo membro da família Galaxy com ecrã 3D (será que os modelos 3D da LG e HTC foram assim tão bem sucedidos para que a Samsung ache que há mesmo interesse nisso?).

Quanto ao S3 propriamente dito, espera-se que venha equipado com um CPU quad-core e um ecrã HD semelhante ao estreado no Galaxy Nexus... e... vamos lá ver se haverá lugar para alguma novidade inesperada.

... Já seria tempo de haver alguma revolução na área da autonomia, já que continua a ser um dos principais pontos críticos de todos os smartphones actuais: e de nada serve ter um "super-phone" altamente potente no bolso, capaz de tudo e mais alguma coisa... se fica sem bateria após um par de horas de utilização intensiva.

Ganha um Sapo A5 - Dia 4

A corrida continua... e fico bastante agradado pela adesão que este passatempo de final de ano tem tido. Só fico na dúvida se é mesmo pelo vosso entusiasmo de apoio ao Aberto até de Madrugada, ou se será pelo prémio bem apetecível! ;)

Seja como for, aqui fica a pergunta do dia... que serve apenas de preparação para a recta final que se aproxima... e cujas perguntas vão ser bem mais difíceis! Ficam avisados! :)


iPhone 5 Redesenhado?

Há quem pareça não poder passar o ano sem fazer futurologia sobre o que estará para chegar no final do próximo... e como não podia deixar de ser, é sobre o iPhone 5.

Depois da "desilusão" do iPhone 4S ser exactamente igual ao iPhone 4, é de esperar que a Apple mantenha a tradição de lançar um modelo esteticamente diferente a cada duas renovações. E para o iPhone 5, as apostas começam com um modelo com a traseira em alumínio, ao estilo iPad, mas com bordas laterais em plástico ou borracha para evitar que haja contacto directo entre a pele e as antenas (e assim evitando também a inestética "janela" de plástico que existe nos iPad 3G).

Vale pelo que vale... mas... parece-me que vamos ter tempo suficiente para rumores sobre o iPhone 5 em 2012... pelo que não valerá dar demasiado crédito a estas suposições neste final de ano.

Airborne - Música dos Artistas para os Fãs


Não é preciso ser um génio para saber que, quando toda uma indústria desperdiça mais recursos a perseguir e processar os seus clientes do que a fazer aquilo que é suposto, é sinal que algo tem que mudar.

Refiro-me à indústria de distribuição musical, e este Airborne quer ser a cura para a "doença" sistémica que parece estar tão entranhada que já fazia perder todas as esperanças.

No fundo, o que este Airborne faz é ligar directamente os artistas aos seus fãs, que por apenas $1 por mês terão acesso a todos os conteúdos produzidos pelo seu artista favorito, podendo ouvir, copiar, e partilhar toda essa música sem limitações. A ideia sendo que cada nova pessoa a quem esses conteúdos cheguem por meio de partilhas, possam igualmente tornar-se fãs, contribuindo com $1 para o mesmo artista (que recebe directamente 70% desse valor.)

Mas, não é só... graças a esta relação directa, cada artista pode ter uma imagem muito mais detalhada sobre todo e cada um dos seus fãs: quem mais partilha, quem o segue à mais tempo, etc. etc.

Ou seja, uma relação bem mais saudável que a que existe actualmente, e que me parece ser um passo na direcção certa de um futuro mais justo para todos. Consigo rapidamente imaginar uma dezenas de artistas que não me importaria de "sustentar" com $1 mensal... incluindo alguns estúdios de jogos que neste momento estão exactamente no patamar oposto, de estarem completamente cortados da minha lista de compras por infectarem os seus produtos com DRMs abusivos!... Não seria bom se fossemos tratados com o respeito que um cliente que os sustenta merece?

Google+ chega aos 62 Milhões de Utilizadores


Poderá estar ainda longe dos volumes do Facebook, mas o Google+ parece continuar a ter um crescimento sustentado e passou agora a barreira dos 62 milhões de utilizadores, sendo previsível que chegue ao final do ano com mais de 65 milhões - e segundo algumas perspectivas mais optimistas, poderá chegar ao final de 2012 com 400 milhões de utilizadores!

Infelizmente, não é dito quantos destes milhões são verdadeiramente utilizadores activos que utilizem frequentemente o serviço... (E eu, continuo a aguardar pela possibilidade de iniciar hangouts a partir do iPhone, embora isso fosse o tipo de coisa que seria excelente via 3G... mas que infelizmente não é comportável com os planos de dados com limites reduzidos que por cá temos.)


Seja como for, também o Google sabe que os hangouts podem ser um grande trunfo na adopção do Google+... e lançaram três novos vídeos publicitários, dos quais selecciono o dos marretas! :)

2011/12/28

Siri Chega à Cydia [Legalmente]


Foram muitas as tácticas utilizadas para trazer a assistente virtual Siri aos iPhones mais antigos... mas agora a coisa fica facilitada, pois a Siri passa a estar disponível na Cydia e de forma legal - segundo o que eles dizem, de terem conseguido arranjar uma forma de instalar os ficheiros necessários sem por em causa a legalidade da coisa.

No entanto, continua a haver um "pequeno" entrave à utilização da Siri  nos restantes iPhones... É que continua a ser necessário um código de identificação de um iPhone 4S para que tal funcione como é pretendido.

Considerando que a Siri é uma das grandes novidades do 4S, e que tem sido amplamente utilizada pela Apple nas suas campanhas publicitárias, entende-se facilmente porque motivo a Apple não deseja ver esta funcionalidade espalhada pelos restantes modelos... que tecnicamente bem seriam capazes de a suportar.

Ganha um Sapo A5 - Dia 3

Estamos a meio da jornada que separa um de vocês de um fantástico smartphone SAPO A5. Hoje, damos destaque a uma iniciativa que se tornou num enorme sucesso (apenas e somente graças a todos vós!) e que é a... err... não... não posso dizer porque senão ficava fácil demais, e eu sei que vocês gostam de desafios.

Ainda assim, penso que não vos oferecerá grandes dificuldades. :)

Já sabem como é, toca a responder ao formulário... pois todas as respostas certas contam!

(E acho que vou começar a pôr as coisas mais complicadas para os próximos... ehehe ;)



Notícias do Dia

De uma Nikon D5100 com texto à Star Wars, à continuação da novela das actualizações do Galaxy S para o Android 4.0, passando pelas minhas cada vez mais desagradáveis aventuras com os bugs do iPhone e iOS que desta vez me fizeram gastar o tráfego de dados móveis de um mês numa única noite (e sem qualquer motivo, entenda-se!), a crescente preferência dos equipamentos móveis que fizeram sucesso neste Natal,  o jailbreak do IOS 5.0.1, e mais um SSD da OCZ que chega ao mercado: o OCZ Octane.

Hoje é também o dia do nosso último encontro/francesinha do ano, mais logo no sítio do costume a partir das 20h.



OCZ Octane 128GB [SSD]


Não é segredo que a OCZ tem SSDs que todos gostaríamos de ter nos nossos computadores, acelerando todos os demorados acessos para leitura e escrita nos discos magnéticos rotativos que continuam a predominar no mercado.

Este OCZ Octane de 128GB é mais um modelo que chega ao mercado... e que começa a piscar o olho às grandes capacidades (para quem tiver orçamento para isso) com modelos até 1TB.

No entanto, e como acontece frequentemente, será o modelo de 128GB que deverá atrair a maior parte dos interessados, com um preço abaixo dos $200 dólares, e ainda assim oferecendo uns respeitáveis 535MB/s em leitura, e 170MB/s em escrita. Nos modelos maiores, é a velocidade de escrita que sofre melhorias apreciáveis, passando para 270MB/s no modelo de 256GB, e 400MB/s nos modelos de 512GB e 1TB.

Enfim, mais um modelo a ter em consideração para quem pretender acelerar o seu sistema ou dar uma nova vida a um portátil com alguns anos.

Jailbreak do iOS 5.0.1


Chegou o momento pelo qual muitos aguardavam: já está disponível o jailbreak untethered para o iOS 5.0.1.

Por enquanto este jailbreak está limitado apenas a equipamentos com CPUs A4, o que deixa de fora os mais recentes iPhone 4S e iPad 2 com o CPU A5 dual-core. Mas mesmo assim, serão bastantes as pessoas com iPhones 4, iPads, e iPods que poderão a partir de hoje usar os seus equipamentos sem estarem limitados ao que a Apple deixa fazer.

Para quem já tiver o jailbreak "tethered", basta fazerem o download de um package chamado "Corona" para ficarem com o assunto resolvido. Para quem tem um iOS 5.0.1 original, é seguir os passos descritos.


O Natal foi Mobile


Se alguém tivesse dúvidas quanto ao presente de Natal mais desejado... eis que se dissipam ao ver estes números. No dia de Natal assistiu-se à activação de quase 7 milhões de equipamentos Android e iOS, representando um aumento de 353% face aos primeiros 20 dias do mês (e 140% superior ao dia de Natal de 2010).

iPhones, iPads, Galaxy Nexus e S2, e muitos mais equipamentos continuam a estar no topo das listas de prendas mais desejadas, e são mais uma das provas de que a "computação" está a passar dos computadores de secretária para o bolso dos utilizadores - com todas as vantagens que isso tem, mas também com todos os potenciais riscos de segurança que isso acarreta... e que seguramente começarão a ficar cada vez mais na ordem do dia à medida que os smartphones se popularizam. Felizmente, com sistemas tipo o Find My Phone, e outros... torna-se também cada vez mais complicado e desaconselhável que os ladrões se aventurem a roubar estes equipamentos de alta-tecnologia, sabendo que o mais certo é a sua localização estar a ser seguida remotamente pelo legítimo dono e/ou as autoridades... (E não me surpreenderia nada se daqui por uns tempos, essas capacidades "anti-roubo" adicionassem algumas funções, como ouvir remotamente o que se passa do lado de lá, assim como tirar fotos, etc.)

Vamos lá ver que novidades 2012 nos trará nestes equipamentos e nas suas capacidades... já que por agora parece estar "tudo inventado"... e quando isso acontece, está na altura de alguém mostrar ao mercado que muito mais há ainda para fazer. :)

Consumos 3G do iPhone 4S na Vodafone

Se têm acompanhado a minha novela devido aos 600MB do plano de dados mensais que tenho no iPhone, que habitualmente eram suficientes para o meu tipo de uso mas que ultimamente se têm revelado insuficientes, vão gostar de saber que - afinal - há mesmo algo muito estranho que se está a passar.

Desde que comecei a controlar os consumos com maior detalhe, que tenho notado que o iPhone gasta tráfego 3G mesmo quando tem uma rede WiFi disponível. Um consumo que habitualmente se traduz em vários MB por dia, que facilmente se contabilizam em 50-100MB mensais (e isto, repito, só com o iPhone "encostado"!)



Mas hoje... foi o descalabro total. Já que, numa única noite, e com rede WiFi disponível, o iPhone gastou-me 600MB(!) de dados 3G - ou seja, o meu tráfego total mensal!
(E que, ao "simpático" custo de 7 cêntimos por MB extra, estes 389MB em excesso representam uma despesa extra de mais 27 euros!)

Suspeito que seja igualmente um qualquer bug, já que quando peguei no iPhone, e mesmo indicando que tinha sinal WiFi, a internet estava anormalmente lenta... como se estivesse a ser feita via rede "2G" (e confirmado pela incapacidade de aceder a IPs internos da minha LAN).

Para juntar o inútil ao desagradável, nem sequer as notificações devidas da Vodafone, que me deveriam alertar para os limites de dados, funcionaram em condições: já que apenas recebi os SMS horas depois, e com SMS em simultâneo - passou os 500MB, passou os 600MB. Ou seja... de nada servem!

Culpa das definições de rede da Vodafone? Culpa de bugs no iPhone 4S?... Não sei, nem quero saber... isto é mesmo completamente inadmissível. Para além de termos limites de tráfego 3G completamente desadequados das necessidades actuais (nem se pode pensar em fazer streaming de rádios online ou ver uns vídeos do YouTube), temos ainda que estar sujeitos a tráfego gasto/desperdiçado com estas situações?...

Que me resta agora? Passar a desligar e ligar manualmente os dados celulares apenas e quando os vou usar ou estou fora de uma rede WiFi? Isso seria o equivalente a regressar à idade da pedra! E aliás, é algo impensável de fazer depois de ter usado iPhones sem qualquer chatices durante anos.

... Pessoalmente, estou prestes a declarar que este iPhone 4S se está a tornar no "Windows Me" da Apple...

Samsung Reconsidera Android 4.0 no Galaxy S


Mais uma prova de que as telenovelas já fazem parte do quotidiano tecnológico... Depois de surpreender milhões de pessoas com a (má) notícia de que não iria haver Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) para o Galaxy S ou Galaxy Tab de 7"; eis que a Samsung parece ter voltado atrás perante a pressão mediática e diz que vai tentar arranjar forma de trazer o Android 4.0 ao Galaxy S e Tab.

Só me interrogo: mas afinal o que esperavam eles ao anunciarem que não iria haver update para um equipamento com tanto sucesso, que vende cerca de 20 milhões de unidades e que continua a vender bem? - e que ainda por cima tem hardware equivalente ao Nexus S do Google... que teve direito a actualização oficial?

Havia necessidade destas manobras?... É que agora, a bem ou a mal vão ter que se desenrascar, sob pena de ficarem ainda mais mal vistos, se depois de tanta coisa voltarem a confirmar que afinal não pode ser mesmo.
(Actualização 04/01/2012: eu já adivinhava... depois de tanta novela, a Samsung veio mesmo dizer que afinal não vai haver nada para niguém!)

Vamos dar-lhes o benefício da dúvida, e esperar que a actualização seja efectivamente possível, e feita em tempo útil. Algo que certamente agradará a todos os possuidores de Galaxy S.

Actualização: e afinal já vêm dizer que em vez do Android 4, pode afinal ser apenas um "value pack"... Eu não disse?... Isto é mesmo telenovela!

iPhone em CSS3


Longe vão os tempos em que as páginas web eram feitas em HTML escrito à mão e consistindo na sua maior parte de texto com alguns links...

Este site é mais um exemplo do que se pode conseguir com CSS, apresentando um iPhone (quase) funcional - apenas o podem ligar e desligar, e fazer o habitual gesto de deslizar para desbloquear - e que é totalmente feito apenas com CSS e sem recurso a imagens!

Pode sempre servir de inspiração para um qualquer projecto web onde tenham que usar imagens... sem usar imagens! :)

2011/12/27

Nikon D5100 com Star Wars


Se têm uma Nikon D5100 e querem diferenciar-se de todas as outras Nikons equivalentes, eis que surge um firmware não-oficial que irá ser bastante apelativo para todos os fãs da saga Star Wars.

Este firmware surge na sequência da desencriptação do firmware desta câmara, e pro agora resume-se a uma simples alteração dos textos em alguns menus, pelo que não deverá apresentar problemas de maior.

Depois de o instalarem, passarão a ter uma câmara cujos textos parecerão algo estranho para um qualquer fotógrafo que não esteja a par das aventuras dos Jedi e "da força". Coisas como:
  • Holocron - Playback menu
  • Weapon System - Shooting menu
  • Super Stardestroyer - Custom Setting menu
  • Hyperdrive - Setup Menu
  • Go to Dagobah Luke - Format Memory Card
  • Death Star Codes - Firmware Version
  • A Jedi? - Update? (new update screen)
  • (help: StarWars v1.01)
  • The Cantina - Retouch Menu
  • My Menu - unchanged
  • Dark side of force! - Subject is too dark
  • Light side of force! - Subject is too light
Como sempre, convém deixar o aviso: embora seja possível reverter para um firmware totalmente oficial, trata-se sempre de uma operação de gravação de firmware... e caso corra mal, podem ficar com uma máquina que apenas serve de pisa-papeis; pelo que... prossigam por vossa conta e risco!

Ganha um Sapo A5 - Dia 2

Na sequência do passatempo que vai fazer com que um de vocês entre em 2012 com um Sapo A5 novinho em folha nas mãos, eis que hoje venho "re-testar" a vossa atenção e deixar-vos mais uma pergunta.

Durante o dia de hoje falei-vos de um original sistema biométrico de identificação de pessoas, que não utiliza impressões digitais, nem reconhecimento facial...

Deixem a reposta no formulário que se segue:

2012 - o Ano da Morte ou Renascimento do Windows Phone?


A coisa não tem estado fácil para a nova plataforma mobile da Microsoft... os Windows Phone chegaram tarde e a más horas, e embora alguns tentem explicar os motivos do seu insucesso, outros consideram-nos já como sendo um nado-morto por ter chegado tarde demais (e estamos a falar de alguns internautas de influência, como o próprio Robert Scoble).


Sendo eu bastante agnóstico nestas coisas (e não sendo segredo que até achei piada ao "Metro interface" quadriculado do Windows Phone, que será também transposto para o futuro Windows 8), continuo a dar o benefício da dúvida à Microsoft e aos Windows Phone.

Sim, é certo que vão ter que superar um enorme atraso. Sim, cometeram bastantes erros até encontrarem o rumo certo. Mas... é preciso não esquecer que há sempre lugar para inovar... como a Apple bem demonstrou quando lançou o iPhone e destruiu por completo os padrões pré-estabelecidos: olhe-se para a Nokia, como era, e como está.

Certo, o Windows Phone - por muito bom que seja ou venha a ser - não irá oferecer uma inovação desse calibre. Mas... enquanto Apple e Google se apressam a utilizar o seu sucesso nos mobile para se espalharem a outra áreas; a Microsoft pode dar-se ao luxo de já ser um sucesso nessas outras áreas e a precisar apenas de conquistar alguma massa crítica nos mobile.

No mercado dos desktops e ambientes empresariais... é o que se sabe: o Windows está por todo o lado. Em milhões de casas, para além dos PCs, existem as XBox na sala - que tanto servem para jogar, como de media center para ver conteúdos (embora por cá, e inexplicavelmente, a App de YouTube continue desaparecida.)

Com o Windows 8, todo este ecossistema se tornará ainda mais integrado e transparente... e servindo de desculpa perfeita para todos os que pretendam levar essa integração para fora de casa, optando por um Windows Phone. Parece-me que será esse o grande trunfo que permitirá que a MS possa tornar bem sucedido os seus Windows Phone e com isso fazer esquecer o atraso com que chegou ao mercado.
(Sendo no entanto necessário que surjam no mercado equipamentos a preços económicos capazes de competir com os Android de custo médio, na gama dos 200€).

Isto, claro, para além das valências do Windows Phone que, ao integrar de raiz as mais variadas redes sociais, oferece também uma experiência de utilização "social" bem mais ao estilo do que os utilizadores mais jovens pretendem. (Algo que a Apple agora tentou imitar com a integração do Twitter, mas que ainda deixa bastante a desejar, e não é feita com a "profundidade" que existe nos Windows Phone.)

Daqui por um ano... saberemos se tenho razão... ou nem por isso. (Afinal, errar é humano! :)


Actualização: vamos ver se acertamos ou não, Windows Phone - 1 ano depois.

Notícias do Dia

Já vimos o que se escondia por trás da programação de um jogo clássico da década de 90, uma App que permite usar o iPhone como microfone para escrever texto num Mac, o ano em perspectiva para os Android, um super-computador que tem dado que falar e que na verdade "não existe", a chegada da verdadeira Apple TV em 2012, e um original sistema biométrico de identificação de pessoas... pelo rabo.

E caso vos tenha passado despercebido, se têm um Android, não deixem de aproveitar a melhor App de fotografia que agora se encontra gratuita: Camera360 Ultimate. E caso sejam fãs dos FPS de qualidade no vosso smartphone... estamos também a dar jogos Modern Combat 3 para Android! :)

Aproveito também para relembrar que amanhã vamos aquecer estes dias gelados de Inverno, com a última Francesinha "Aberto até de Madrugada" do ano! :)


Apple TV Chega no Verão?


Parece que a entrada da Apple no segmento das TVs se vai mesmo concretizar, e poderá acontecer já no segundo ou terceiro trimestre de 2012. Quem o diz é o site Digitimes, com base nas encomendas de componentes e calendarização necessárias para a produção em grande escala que a Apple necessita.

Ao contrário da "caixinha" da Apple TV, estamos a falar de televisores completos, inicialmente com modelos de 32" e 37" (parece-me estranho que se limitam apenas a estes tamanhos... mas imagino que tenham feito pesquisa de mercado para saber quais os tamanhos mais vendidos. Pessoalmente, já nem olho para nada abaixo das 47"... ;)

Será de esperar que, tal como aconteceu nos smarpthones com a chegada do iPhone, também a chegada da (verdadeira) Apple TV vá alterar significativamente o panorama neste segmento. Embora sejam cada vez mais os modelos equipados com funcionalidades "Smart TV", a verdade é que continuam a ter interfaces e modos de utilização que pouco parecem ter evoluido ao longo dos anos.

Vamos lá ver que tal é que o mercado reagirá a esta chegada... e se realmente a Apple descobriu o "ingrediente mágico" que fará com que a Apple TV se torne assim tão desejável.

Sistema Anti-Roubo via Rabo


Os sistemas biométricos não são nada de novo, são já bastante comuns os computadores que podem ser autenticados via leitores de impressões digitais, etc. Mas, se estamos habituados a coisas dessas, e até ao reconhecimento ocular da íris que vemos nos filmes, este sistema que hoje vos trago pega precisamente no extremo oposto... e identifica um condutor pelo seu rabo!

Ao que parece, o formato do traseiro e a pressão aplicada na cadeira é suficiente para identificar o condutor com uma precisão de 98%, e tem a vantagem adicional de ser algo implícito e obrigatório para quem pretende conduzir um automóvel (dispensando assim sistemas adicionais ou intrusivos - se bem que falar de intrusivos e de rabos no mesmo artigo não é coisa lá muito aconselhável... bem... adiante!)

Os investigadores dizem que este sistema poderá chegar ao mercado dentro de dois ou três anos, se os fabricantes automóveis estiverem interessados - e que eventualmente poderá ser utilizado noutras áreas, como escritórios e todos os locais onde se tenha que trabalhar sentado.

Um Supercomputador Virtual

Um dos mais potentes supercomputadores da actualidade... não existe. Estamos a falar do EC2 da Amazon, a sua rede "elástica" na cloud e que está ao dispôr de qualquer pessoa.

A versatilidade de ter um serviço que pode utilizar a potência de milhares de computadores permite que, quando toda essa potência é posta ao serviço de uma mesma tarefa, se torne num "super-computador" que fica na 42º posição do top mundial. Afinal... trata-se do mesmo princípio que há anos é utilizado para encontrar sinais extra-terrestres do SETI ou resolver problemas médicos com o Folding@Home, colocar milhares (ou milhões) de computadores a trabalhar para um objectivo comum. (Ou até, para fins menos benéficos, as redes zombie - as botnets - de computadores infectados com software indesejável, e que ficam sob controlo dos atacantes para desencadear ataques capazes de mandar abaixo qualquer servidor.)

Claro que no caso da Amazon, o seu EC2 tem complexidade acrescida por permitir a utilização generalista dos seus recursos, e com a vantagem de que isso não se faça sentir na prática, já que para o utilizador final tudo se processa com um par de cliques: potência à discrição... mediante o preço que se quiser gastar.

E embora a sua potência não se aproxime dos super-computadores de topo, a sua disponibilidade imediata e a preço competitivo, torna-a numa opção cada vez mais atractiva para um sem número de situações.

2011 em Perspectiva: O Ano do Android

Porque estas coisas do "tempo", fazem com que muitas vezes seja difícil relembrarmo-nos de como eram as coisas antes, achei interessante marcar no calendário um revisitar da situação.

O ano passado arriscava dizer que 2011 seria o ano do Android, numa altura em que muitos continuavam a dizer que o Android não teria expressão face aos iPhones da Apple. Hoje em dia, é o que se vê, com o volume de Androids a superar toda a concorrência, e a tornarem-se cada vez mais apelativos: quer para os clientes, como também - e por consequência - para os developers.

Longe de mim dizer que o Android é um sistema perfeito (qual o é?), mas depois de em 2011 termos assistido ao ano de implementação no mercado, em 2012 perspectiva-se que seja um ano de maturação, onde o Android vá estabilizando e se dedicando a corrigir os pequenos detalhes que merecem ser resolvidos - e com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich a servir de excelente ponto de partida.

Como ponto menos bom, a ausência de actualizações para alguns equipamentos, como o Samsung Galaxy S. Se por um lado a Samsung poderá querer "incentivar" que esses milhões de utilizadores (estimam-se cerca de 20 milhões de Galaxy S vendidos - e que é um dos modelos Samsung que mais vende ainda hoje!) façam upgrade para um novo modelo; por outro lado terá que lidar com milhões de clientes descontentes que poderão não se esquecer dessa desfeita... optando por comprar equipamentos de outras marcas (a Sony tem feito um esforço considerável nesse aspecto, o que é de louvar).


Os iOS ainda surgem à frente no que diz respeito aos lucros... e será esse agora o próximo alvo a atingir pela plataforma Android. Com o volume que têm, e que vai crescendo diariamente, será também essa uma situação que provavelmente se irá ver ultrapassada em 2012, e onde também os tablets Android começarão finalmente a tornar-se também alternativas viáveis ao iPad.

... Vamos lá ver é de que formas as recorrentes batalhas de patentes irão interferir com tudo isto!

Air Dictate - Fala para o Mac via o iPhone 4S

Embora a Siri receba a maior parte das atenções, o iPhone 4S conta também com o modo de transcrição de texto (infelizmente igualmente limitado a poucas línguas - nas quais não se inclui ainda o Português).

Neste modo, basta carregar na tecla do microfone no teclado para que possam falar, sendo o texto reconhecido introduzido automaticamente no local em questão.

Com esta App Air Dictate dá-se uso a esta funcionalidade para que esse texto possa aparecer automaticamente no vosso Mac. Ou seja, falam para o vosso iPhone 4S como se fosse um microfone... e o texto aparece escrito no vosso computador.

... Sinceramente, penso que seria mais prático usar directamente um programa de reconhecimento de voz como o Dragon Dictate para Mac... Mas, para quem preferir falar por intermédio do seu iPhone... fica a informação.

2011/12/26

Programação do "Outro Mundo" em Another World


Hoje em dia será difícil encontrar jogos para PC que não ocupem gigabytes... Mas há 20 anos atrás, as coisas eram bem diferentes, e agora ficamos a conhecer um pouco mais sobre os segredos que se escondem por trás do clássico "Another World" de Eric Chahi.

Um jogo "cinematográfico" que surpreendeu tudo e todos na altura... (quando chegava a altura de se jogar, pensavamos que ainda estavamos a ver o filme introdutório)... E que agora, graças ao reverse engineering, se ficou a saber que era possível graças a uma pequena máquina virtual que simplificou todo o processo de correr o jogo nas mais variadas plataformas: Commodore Amiga, Atari ST, PC, SNES, MegaDrive, e mais recentemente até no iOS!


Convém referir que se está a falar de um jogo que cabia numa única disquete, e numa altura em que 1MB de RAM era "uma fartura".

Graças a este sistema, Eric Chahi fez o seu jogo numa linguagem "bytecode" própria, contendo os poligonos e as animações pretendidas, que depois poderia facilmente ser transportado para qualquer sistema: bastando criar a máquina virtual que os interpretasse em cada plataforma diferente. Com o avanço das capacidades, foram também introduzidas algumas "batotas", como a possibilidade de carregar imagens de fundo em vez de serem desenhadas com recurso a polígonos.

Mas... seja como for, um tributo bem merecido a uma época onde os jogos representavam muitas das vezes as proezas técnicas da programação dos seus criadores... Ao contrário do que acontece hoje em dia, que se recorrem a "3D engines" e onde cada vez mais o ênfase recai sobre tudo menos a parte técnica...


Encontro Especial Fim de Ano 2011

Por motivos fáceis de compreender, o nosso encontro habitual mensal não se poderá realizar no próximo sábado - isto é, poder podia, mas depois tinha que se fazer uma festa de arromba para festejar a entrada em 2012. ;)

Assim sendo, e com direito a festejo especial pois vamos ter um aniversariante e tudo (para além da mais jovem participação nestes encontros), o nosso encontro mensal irá realizar-se já nesta próxima quarta-feira, dia 28, no sítio do costume (café Lali, Madalena Gaia), pelas 20h.

Se estiverem interessados em aparecer - sei que há pessoas para quem os sábados são complicados, e assim sendo, desta vez não têm desculpa - é só avisarem, para não se correr o risco (como já esteve prestes a acontecer por várias vezes) de não haver lugar para todos.

E... se chegaram até aqui, e como temos a decorrer um passatempo para os mais atentos, quem deixar um comentário neste post sobre os motivos pelos quais quer ir à francesinha (ou não pode ir), ganha um crédito extra! :)

Notícias do Dia

Se as tuas prendas de Natal não foram bem aquilo que pretendias, não deixes escapar as prendas que temos para ti: de uma App de Navegação GPS para iPhones, a um fantástico Sapo A5 que serve de excelente porta de entrada para o mundo Android.

Já vimos também o swype dar o salto para o reconhecimento de voz, a polémica do GoDaddy e da SOPA, uma tabela periódica multimedia, e o maior televisor OLED até ao momento, da LG e com 55".

E já a seguir, mais notícias para saberem tudo o que se passa.


Dynavix Navegação GPS para o teu iPhone


Dificilmente alguém ficará perdido se tiver um iPhone no bolso... No entanto, há situações onde se torna obrigatória a utilização de uma App de navegação GPS, quer seja para evitar o uso do tráfego de dados a preços exorbitantes em roaming, ou... mais simplesmente... quando se está a conduzir e se deseja ser guiado até ao destino sem ter que se olhar para o ecrã.

Este Dynavix é uma das mais recentes Apps de navegação que chega ao iOS (para iPhone e iPad), estando disponível em várias versões, Europa Ocidental e também uma versão Ibéria com Portugal e Espanha.

Embora tenha ainda alguns pormenores que necessitem ser melhorados, a App conta desde já com funcionalidades suficientes para entreter até o mais "picuinhas" dos utilizadores: das imensas possibilidades de personalização dos temas (que podem até incluir um automóvel "virtual" no mapa), à comutação automática entre modo nocturno/diurno, importação de pontos de interesse e localização de radares de controlo de velocidade, e sem esquecer os controlos musicais integrados assim como a compatibilidade com dispositivos bluetooth.

E uma vez que ainda estamos a viver o espírito de Natal... temos dois Dynavix Iberia para te oferecer!

Para isso, tens apenas que responder às seguintes perguntas:

Passatempo Encerrado: já temos vencedores!

Para concorreres apenas necessitas ter um iPhone (e/ou iPad) e acesso à App Store portuguesa.

LG Mostra OLED de 55"


Televisores OLED de grandes dimensões, com cores e brilho inigualáveis, e em espessuras de fazer arrepiar quem tiver que pegar neles, são uma das promessas que continuam por concretizar. Mas, a LG não deixa de nos ir mostrando o que o futuro nos reserva, e tem um ecrã OLED de 55" (o maior do mundo) pronto para ser exibido na CES 2012.

Em vez de ser um ecrã OLED com múltiplos elementos coloridos, este ecrã usa pixeis OLED brancos, que são depois sobrepostos com filtros coloridos - mas ainda assim sendo capaz de reproduzir mais cores que as possíveis com ecrãs LCD.

Como sempre... nada disto nos serve de muito até que estejam disponíveis no mercado... e a preço que possa ser competitivo face aos LCDs e Plasmas existentes.

Swype com Reconhecimento de Voz


Nem vos preciso relembrar o quanto eu sou fã do swype (e mais recentemente do TouchPal), o teclado que nos permite "rabiscar" por cima das letras de uma palavra e que subitamente se materializam quase como que por magia.

Agora, o Swype promete tornar-se ainda mais atractivo, com a chegada da capacidade de reconhecimento de voz a cargo do Dragon Dication!

Por enquanto a escrita por voz está limitada ao inglês, francês, alemão, italiano e espanhol... o que é pena, já que o dragon dictation suporta muitas mais - incluindo o português! Mas o Swype promete que mais linguas serão adicionadas em 2012.

Para além do reconhecimento de voz, este Swype beta passa a suportar o download  de linguas adicionais a qualquer momento a partir do menu de configurações (em vez de ser durante a instalação), e conta com algoritmo melhorado para escrita, com auto-aprendizagem que vai melhorando com o tempo.

Ganha um Sapo A5 com o Aberto até de Madrugada


Vais poder entrar em 2012 com o pé direito, e com um fantástico smartphone Android Sapo A5 da TMN na mão!

É esta a prenda mistério para que vos tinha vindo a preparar, e durante os próximo dias, até ao final do ano, vão ter que mostrar o que valem. A cada dia, será publicado um formulário (ou mais, quem sabe? ;) válido por 24h, e que irá testar a vossa "qualidade" enquanto leitores do Aberto até de Madrugada.

Se habitualmente já se mantinham atentos a tudo o que por aqui escrevo... agora terão motivos adicionais para se manterem ainda mais atentos!

Boa sorte a todos... e... vamos dar início às hostilidades com algo bem simples:

Actualização: Passatempo Encerrado - obrigado a todos pela adesão... já temos vencedor. :)

Passatempo aberto a todos os leitores com morada em território nacional.

GoDaddy e a SOPA


Tem havido uma "sopeirada" na Internet, e um dos mais recentes episódios envolve a conhecida empresa de registo de domínios GoDaddy - que já por várias vezes se tem visto envolvida em polémicas: desde os anúncios sexistas, à matança de animais pelo seu CEO, e agora... o apoio da SOPA.

A SOPA, para quem não estiver ao corrente, é uma das mais recentes tentativas (pouco ou nada) camufladas de controlo da internet pelos fundamentalistas dos direitos de autor. É medida que estão a tentar fazer passar a lei nos EUA e que, para todos os efeitos, coloca em causa todo o funcionamento da Internet. Todos ficariam sujeitos a obedecer a todo e qualquer pedido feito por uma dessas entidades; os domínios poderiam ser bloqueados; censurados dos motores de busca - e pior ainda; todo e qualquer site ou serviço poderia ser responsabilizado criminalmente pelas acções de qualquer um dos seus utilizadores.

Como alguém resumiu, e bem: é o equivalente a usar uma bomba atómica para resolver um problema que necessitaria apenas de ataque cirúrgicos!


Com a publicação da lista de empresas que apoiava esta SOPA, uma delas rapidamente se tornou o alvo dos internautas: o GoDaddy. A campanha rapidamente foi subindo de tom, com milhares de pessoas a transferirem os domínios que lá tinham registados para outras companhias (incluindo clientes que tinham milhares de domínios!)

Num único dia, foram mais de 20 mil domínios que sairam do GoDaddy (embora tal continue a ser uma gota de água no total de 32 milhões que possuem), mas o que é certo é que a má publicidade já serviu para que a empresa alterasse a sua posição quanto ao apoio da SOPA, e parece que até tem contactado telefonicamente os clientes que transferiram os seus domínios (embora imagine que tal se deva a um simples "controlo de qualidade" feito para todos os abandonos do que propriamente devido a este incidente.)

Cubos Interactivos Ensinam Química


Um interessante projecto feito com recursos bastante limitados, e que demonstra como um pouco de boa vontade e algum conhecimento tecnológico pode transformar disciplinas que muitas vezes podem ser consideradas "chatas" pelos alunos, em algo bastante mais interessante e convidativo.

Usando uns simples cubos, em conjunto com uma webcam e um PC velho, este grupo conseguiu criar uma experiência didática bastante apelativa para a exposição "Elementar: a química que faz o mundo" no Museu da Vida no Rio de Janeiro.

Para além de cada cubo conter informação sobre cada elemento da tabela periódica (fotos do elemento no seu estado natural, em produtos do dia a dia, etc.), qualquer pessoa pode colocá-lo também em frente a um computador para aceder automaticamente a um vídeo sobre ele.

Mais um exemplo de que mesmo com coisas simples se podem fazer "grandes" coisas.


Museu da Vida - Interaction Cubes from Mariana Duprat on Vimeo.