2012/01/09

Notícias do Dia

Ainda a polémica lei da cópia privada, um media center de tamanho reduzido que se fica num dongle HDMI, a Netflix aproxima-se e já está disponível na Irlanda e Reino Unido (e já faz um concorrente baixar os preços), os tablets de alta-definição começam a mostrar o que valem, ficamos a saber um pouco mais do Value Pack que a Samsung estava a preparar para o Galaxy S, que a Apple prepara iPads e iPhones com Thunderbolt no futuro, e... já a seguir, as notícias do dia:



CES já não é o que era?


Tem amanhã início em Las Vegas mais uma edição da CES (Internetional Consumer Electronics Show), local onde tradicionalmente "todo o mundo" se reúne para ficar a par das últimas novidades da tecnologia. Um show que, também ele não tem estado imune às novas tecnologias...

Hoje em dia são cada vez mais as companhias que optam por fazer os seus próprios lançamentos mediáticos, onde e quando querem, sem constrangimentos ou obrigações de terceiros. Com um stream de vídeo, ou apenas umas centenas de jornalistas e bloggers convidados, uma marca consegue ser vista e falada em todo o mundo sem necessidade de feiras deste tipo.

Eu por mim vejo... há umas décadas atrás, feiras de tecnologia eram dos poucos locais onde se poderia ver ao vivo as novidades e contactar directamente com os outros profissionais da área... Hoje em dia, ir a uma feira (embora seja bastante apetecível do ponto de vista social), acaba por ser mais um "incómodo". Tempo perdido em viagens, dinheiro gasto em deslocações e alojamento, e tudo para ver algo que poderia ver numa página da internet ou vídeo do YouTube.

Claro que há excepções... e não estou a dizer que se devam acabar com estes shows... Mas... já não é como "antigamente".

Seja como for, a partir de amanhã podem contar com notícias detalhadas sobre as novas apresentações que forem feitas na CES 2012.


Smartphones e Tablets com USB 3.0

A Apple pode estar a preparar iPhones e iPads com Thunderbolt, mas os restante fabricantes não vão ficar parados. Para o final de 2012 poderemos esperar que os dispositivos móveis já tenham aderido ao mais recente USB 3.0 para transferências de dados mais velozes que nunca.

No entanto, este é o tipo de coisas que na prática me deixa arreliado... É que, como qualquer pessoa poderá confirmar, actualmente não existirá nenhum smartphone ou tablet que seja capaz de utilizar a 100% a ligação USB 2.0 que possui. Na prática... os 60MB/s teóricos do USB 2.0 acabam por se tornar nuns vagarosos 5 ou 10MB/s (se tanto), devido a limitações do próprio equipamento... como a velocidade dos cartões de memória ou da própria memória flash internet.

Pelo que... não me parece que irá ser por ter USB 3.0 que as coisas irão mudar...


OLPC XO3

O OLPC, projecto que tem como objectivo colocar um PC na não de cada criança - ao estilo do nosso Magalhães - continua a evoluir e apresenta-nos agora a sua 3ª geração: o Tablet XO 3.0. Um tablet que pode custar apenas $100 na sua configuração mais básica.

Podendo correr o seu sistema operativo Sugar ou Android, este Tablet não vai ganhar nenhum prémio de velocidade, mas é construido de forma a poder ser utilizado em locais onde outros tablets teriam medo de entrar. Para além disso, pode também ter em opção sistema de carregamento via manivela, e tem uma tampa que o torna praticamente à prova de água.


Revista Arte Fotográfica Censurada pelo Facebook


Perdoem-me os mais puritanos, mas eis mais um exemplo de como a censura - por muitas boas intenções que tenha - acaba sempre por ser uma ferramenta perigosa. Que o digam os criadores da revista digital gratuita DP Arte Fotográfica, cuja edição mais recente com capa da autoria da fotógrafa Ana Dias foi censurada pelo Facebook, com 3 dias de bloqueio como castigo, e a ameça de suspensão de conta caso a coisa seja repetida. Em causa... um simples seio à vista.
Um dia ainda hei-de perceber essa fixação dos norte-americanos com as "mamas"!


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. " Transformer Prime no dia 12. Dia que marcará também o apagão da TV analógica na faixa litoral em Portugal."

    Dia 23 De Fevereiro. (Foi Adiado)
    Dia 12 vai ser só 3 ou 4 cidades penso eu

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/1/12 18:14

    Simples seio o caraças, é um seio ESTUPENDO! :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar