2012/02/07

Notícias do Dia

O CPU A5 da Apple que esconde no seu interior mais funções do que se poderiam imaginar; mais rumores sobre os óculos virtuais do Google; que nos chegam neste dia Europeu da Internet Segura; um curso à distância que nos vai explicar como programar um automóvel que se guia sozinho; e ainda a recorrente guerra anti-ACTA e anti-PL118.

Estamos também no último dia para preencherem o nosso inquérito 2012 (caso ainda não o tenham feito) - e não se esqueçam que temos livros da O'Reilly para vos oferecer! :)



(Ex)Primeiro Ministro Romeno Não Sabe porque a Roménia Assinou a ACTA


Sucedem-se os arrependimentos e as interrogações sobre a submissão aos interesses norte-americanos e ao acordo ACTA. Depois da Polónia e Eslovénia, é a vez do Primeiro-Ministro Romeno confessar que não faz ideia porque razão a Roménia assinou a ACTA. (Actualização: relacionado com isto ou não - deixo ao critério do peso que quiserem dar às teorias de conspiração - o que é certo é que já não é primeiro-ministro).

Aos poucos, lá se vai descobrindo - e impedindo - que esta medida, que alguns interesses tentavam fazer passar "pela calada" sem que ninguém desse por isso, passe sem que haja discussão e oposição. E falta saber também se Portugal vai ter a coragem de dizer que não à ACTA, ou se vai fazer de conta que nem sabe que já a assinamos.

E sem esquecer que por cá temos também iminente a discussão sobre a igualmente polémica - para não dizer absurda - PL118.


200º Aniversário de Dickens em Google Doodle

Charles Dickens é um daqueles autores incontornáveis que é obrigatório encontrar - mais cedo ou mais tarde - durante o nosso crescimento. Autor de livros como Oliver Twist e Great Expectations, Dickens foi um dos primeiros escritores a poder viver apenas à custa dos seus livros (e sem necessidade de PL118's ;P)
E desta vez, o Google deu-nos também a conhecer o que se passa nos bastidores da criação deste Google Doodle.

Previsões iPad 3 do iFixit

As previsões valem o que valem, e quando se referem a produtos da Apple, a incógnita é ainda maior. No entanto, quando vêm de alguém habituado a examinar em detalhe as "entranhas" de iPhones e iPads, e que têm feito umas previsões acertadas no passado, valerá a pena escutar. Segundo Kyle Wiens do iFixit, o próximo iPad irá manter o mesmo formato, aumentar a resolução - e consequentemente necessitar de um hardware capaz de suportat essa nova resolução com superior qualidade gráfica - mas não considera garantido que a Apple dê já o salto para um processador quad-core.

Seja como for, os analistas prevêm que a chegada do iPad 3 lá para Março dê um novo impulso à Apple neste segmento dos tablets, que ainda não encontrou concorrente à altura e que no campo do Android se arrisca a ser liderado pelo Kindle Fire da Amazon.


RFID sem Antena em Objectos Metálicos


As etiquetas RFID têm-se tornado cada vez mais populares - e um dia destes, irão permitir que se saia de um super-mercado com um carrinho de compras cheio, sem que se tenha que retirar os produtos um por um para serem passados num scanner óptico - mas há ainda alguns problemas a resolver. Por exemplo, estas etiquetas RFID com antena integrada não se portam muito bem quando usadas em objectos metálicos devido a interferências... e por isso mesmo se torna curioso que a solução tenha sido... dispensar a antena, e usar o próprio objecto metálico como antena.


1000 Idosos menos Isolados do Mundo
Neste mundo onde milhões de pessoas falam diariamente com pessoas de todo o mundo através das redes sociais, existe também um sector da sociedade que muitas vezes permanece isolado e esquecido. Pessoas idosas, muitas vezes sem família e com problemas de saúde.
Para minimizar esse isolamento, a Portugal Telecom (PT) associa-se à União das Misericórdias Portuguesas  e vai oferecer 1000 equipamentos de teleassistência a idosos em situação de isolamento ou com dependência física ou psicológica.




Curtas do Dia


Curiosidade do dia: em 1981, previa-se um futuro onde o custo de 128KB de memória RAM ficaria abaixo dos $100 dólares. A esse preço, 4GB de memória - que actualmente tão comuns são - custariam mais de 3.35 mil milhões de dólares!
Dá uma certa perspectiva sobre a evolução da tecnologia nestas últimas décadas, não dá? :)

1 comentário:

  1. "em 1981, previa-se um futuro onde o custo de 128KB de memória RAM ficaria abaixo dos $100 dólares. A esse preço, 4GB de memória - que actualmente tão comuns são - custariam mais de 3.35 mil milhões de dólares!"

    Agora imagina se já existisse na altura uma taxa sobre as memórias, isso é que era um ganda negócio para os meninos da SPA...

    ResponderEliminar