2012/04/30

Skype Revela IPs de Todos os Utilizadores


Se estão preocupados com a informação GPS que podem estar a revelar inadvertidamente através das vossas fotos, então agora têm mais uma preocupação a acrescentar à (crescente) lista de riscos e vulnerabilidades dos serviços online: ao que parece, é possível determinar o IP de todo e qualquer utilizador do Skype.

IP esse que, na maioria dos casos, é suficiente para determinar o país e localidade onde estão; e que se torna mais grave por estar disponível a qualquer pessoa - mesmo sem que esteja na vossa lista de contactos.

Ou seja... neste preciso momento poderão haver atacantes a compilar a localização de milhares de utilizadores do Skype, e sem que estes nada possam fazer quanto a isso - a não ser estarem desligados do serviço, já que esta informação apenas é acessível caso estejam com a conta "ligada".


Por outro lado, com o IP de um utilizador, é também possível tentar atacar o seu computador usando ferramentas de scanning e testando vulnerabilidades conhecidas (no caso dessa pessoa não ter um sistema operativo/software actualizado, por exemplo)... e assim servir de porta de entrada para outro tipo de abusos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)