2012/04/12

Tablets Usados em Frente à TV


Segundo um estudo de mercado, parece que 85% dos possuidores de tablets usam-no enquanto estão a "ver" Televisão. Um número que não me surpreende - e com o qual me posso identificar, mesmo se no meu caso dou apenas uso a um micro-tablet (leia-se: smartphone!).

É inegável que os tablets e smartphones não servem de substituto à televisão. Por muito interessante que seja poder ver um filme num tablet numa situação de "desenrasque" (ou caso se esteja num comboio, ou fora de casa, etc), não podem competir com a TV de maiores dimensões que temos habitualmente na nossa sala de estar.

No entanto, tornar-se também cada vez mais complicado que um filme ou série prenda a atenção exclusiva dos espectadores, que a meio do programa poderão sentir-se tentados a espreitar o email, ou o facebook, ou a partilhar alguma coisa sobre o que estão a ver. Aliás, há cada vez maior número de programas televisivos que a isso incentiva, para que os espectadores discutam o que estão a ver.

... E no caso em que o programa acaba por não ser tão interessante como se esperaria... não será de surpreender que muitas pessoas estejam em frente à televisão... mas passem a maior parte do tempo a olhar para o ecrã do seu tablet. (E que serão em cada vez maior número a acreditar-se nas previsões que apontam para que em 2016 existirão 655 milhões de tablets no mercado.)

6 comentários:

  1. 100% usam-no quando estão sentados no WC...

    ResponderEliminar
  2. Que contra-senso. Há espaço para tudo na vida. E existem "coisas" que apesar de explicadas não fazem qualquer tipo de sentido.

    ResponderEliminar
  3. Eu cá é quando estou a arrear o calhau

    ResponderEliminar
  4. É verdade que cada vez mais programas de televisão incentivam o uso das redes sociais para interagir com os programas, porém como o meu sistema operativo é monotarefa eu só faço uma coisa de cada vez :)
    Excepto comer bolachas ou pipocas ;)
    Eu gosto de separar as coisas, caso contrário, não faço nem uma coisa nem outra.

    ResponderEliminar
  5. A malta já não sabe é estar sem ir ao Facebook... esse é que é o problema. E para isso, já nem TV sabem ver.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho piada às pessoas que usam o facebook com três mil e tal amigos e nunca os viram na vida a não ser nas fotos. 😄

    ResponderEliminar