2012/07/17

De Quantos Aparelhos Precisamos?


No outro dia passei por um artigo que nos incentivava a pensar: afinal, quantos, e que tipos de equipamentos é que precisamos carregar connosco no dia a dia?

Uma pergunta bem pertinente e que certamente já vos terá igualmente passado pela cabeça. Muitas vezes, será uma questão com que se deparam a todo e cada dia, quando tentam decidir se deverão levar o portátil, ou se conseguirão desenrascar com um tablet... ou ainda se bastará o vosso smartphone.

É que hoje em dia temos uma enorme variedade de opções à escolha:
  • os smartphones (com ecrãs de 3 a 5")
  • os mini tablets (de 7")
  • os tablets (10")
  • os portáteis compactos (11-13")
  • os portáteis (14-15+")

E quando a variedade é muita... são também muitas as indecisões. Se noutros tempos não haveria alteranativa a não ser carregar connosco um telemóvel e um portátil, agora as opções são bem mais numerosas.

Infelizmente (ou felizmente) não há nenhuma fórmula mágica secreta que ofereça a resposta "ideal". Isso é algo que dependerá não só de cada pessoa... como também tem a agravante de que o conjunto ideal de escolhas para um certo dia ou tarefa, possa já não o ser no dia seguinte ou para outro fim.

Até ao momento, não tenho tido muitas dificuldades... pois tenho-me mantido fiel ao smartphone, que posso carregar comigo para todo e qualquer lado, sem ter que me preocupar com "bagagem extra".
No entanto, não é uma solução perfeita. No momento em que estão a ler isto, tive que me "preocupar" em arranjar uma solução ideal para conseguir continuar a "bloggar" mesmo durante as férias... e para isso não tive outro remédio senão recorrer a um portátil.

Mas... mudam-se os tempos, mudam-se as ferramentas... talvez daqui por um ano, tudo aquilo que preciso de fazer possa já ser feito com um tablet... e certamente que se tornaria bem mais agradável poder ter um tablet que carregasse mais facilmente para todo o lado do que um "portátil"... (Talvez um Microsoft Surface venha a ser a combinação ideal.)

De qualquer forma, bem me posso dar por feliz face aos tempos de outrora, em que quase diariamente seguia um protocolo já bem estudado para sair de casa levando comigo: o telemóvel, um pocket PC, um módulo GPS bluetooth, e ainda uma câmara digital. (E sem esquecer as dores de cabeça para tentar garantir que todos eles estavam convenientemente carregados e prontos a funcionar)... :)

2 comentários:

  1. Eu resolvi o problema de andar com muitos objectos con um smartphone, com ele eu não preciso de carregar um Gps, máquina fotográfica, leitor mp3, portátil e tudo isto num objecto que né cabe num bolso :)

    ResponderEliminar
  2. O iPhone 4S permite ter grande mobilidade e o MacBook Pro também trabalhar com mobilidade. Talvez um iPad me facilitasse as leituras diárias deitado na cama ou no sofá, mas ando a evitar porque além de ser bastante dispendioso é mais um objecto a ter por casa...

    ResponderEliminar