2012/07/15

FIFA Aprova Hawk-Eye para vigiar Balizas


Depois do ténis, é vez de também o futebol se render às ajudas tecnológicas para evitar erros críticos que muitas vezes podem fazer toda a diferença entre uma vitória e uma derrota. Para isso, para determinar se uma bola ultrapassa ou não a linha de golo, a FIFA aprovou a utilização do sistema Hawk-Eye para as associações de futebol de todo o mundo.

A decisão da FIFA surge após uma série de testes intensivos realizados no ano passado com o intuito de avaliar não só a precisão e a fiabilidade da tecnologia da linha de golo, como também as implicações na infraestrutura dos estádios e os custos associados para as várias associações de futebol. A solução Hawk-Eye não implica qualquer alteração ou interferência com o equipamento já existente no campo, recorrendo apenas a múltiplas câmaras de alta-velocidade instaladas no estádio, para cobrir as balizas de todos os ângulos possíveis.

Os dados recolhidos pelas câmaras são enviados para uma unidade de processamento central que analisa a posição da bola relativamente à da linha de golo. Se o sistema reconhecer que a bola passou a linha de golo, transmite essa informação em menos de um segundo para os dispositivos utilizados pelos árbitros distribuídos pelo campo. Para além de permitir tomar uma decisão definitiva no momento, o Hawk-Eye também permite ver repetições em vídeo que provam a validade da decisão tomada pelo sistema.

Os testes realizados pela FIFA demonstram ainda o elevado nível de precisão e de fiabilidade do sistema Hawk-Eye em situações em que a bola não está visível, em contextos muito mais complexos do que as situações reais verificadas em jogos.



Para se ficar a conhecer um pouco as capacidades deste Hawk-Eye, podemos ver também o que ele já fez no Ténis:

2 comentários:

  1. O sistema do chip na bola era mais barato e funcionava mesmo que muitos jogadores estiverem a tapar a bola como pode acontecer com esse.

    Ou seja a diferença é que esta tech era inglesa e a outra não.

    ResponderEliminar
  2. Vão funcionar as duas ao mesmo tempo, a do chip e esta.

    ResponderEliminar