2012/10/11

Como mudar os Servidores de DNS


Alguns clientes ZON estão neste momento a desesperar por não conseguirem aceder às páginas do Facebook, e isto acontece porque deverá ter havido uma anomalia nos servidores DNS da ZON.


E para começar... o que são os DNS?

Os servidores DNS (Domain Name Server) são as "páginas amarelas" da Internet. Quando vocês introduzem o nome de um site num browser, isso pouco ou nada serve para que o nosso computador encontre o servidor devido. É que na internet, para se falar com outro computador, é necessário saber o seu endereço IP (aqueles grupo de 4 algarismos separados por um ponto, do género "192.168.0.1").

Portanto, para encontrar um site chamado facebook.com, o nosso computador tem que primeiro contactar um destes servidores DNS, (ele próprio num endereço IP configurado), de forma a que possa fazer o seguinte:
-"Hey! Diz-me o endereço IP do site facebook.com"
ao que o DNS responderá:
-"O endereço que procuras é o 69.171.237.16"

E assim, o nosso computador e o browser já sabem onde se devem dirigir para fazer o pedido da página do Facebook, e por aí adiante...


E como posso alterar os servidores DNS da minha rede?

Por norma, os servidores DNS que se utilizam são aqueles que são indicados pelo prestador de serviço de internet... mas não é obrigatório que usem esses. Existem muitos outros servidores de DNS que podem utilizar, como por exemplo os do Google (que são fáceis de decorar: 8.8.8.8 e 8.8.4.4) ou os do OpenDNS  (208.67.222.222 e 208.67.220.220).

O facto de existirem dois, é porque... sendo este DNS um dos elementos críticos para o funcionamento de toda a internet, é sempre aconselhável ter um DNS de "backup" caso o servidor principal esteja em baixo.

Nalguns casos, o vosso router poderá até aceitar 3 ou mais DNS, para ter redundância acrescida (como é o caso do screen que podem ver ali no topo, do meu router).

Para usarem um destes DNS alternativos, o mais fácil será alterarem as configurações do vosso router, pois assim toda a vossa rede doméstica (ou do trabalho) passará a usar estes DNS automaticamente (se os equipamentos estiverem configurados para usar o router como DNS) - mas poderão também configurar apenas o vosso PC ou smartphone para que os usem individualmente. Para isso, será necessário acederem à página de configuração do router, e procurarem pela secção onde estão configurados os IPs estáticos dos DNS, e aí introduzirem os IPs dos DNS alternativos que preferirem.

Se quiserem alterar apenas num só PC, então terão que aceder às configurações de rede:

E ir a propriedades, seleccionar o protocolo IPv4, propriedades, e finalmente configurar manualmente os IPs dos DNS respectivos.

A minha recomendação será usarem o dos Google como DNS primário, e o do OpenDNS ou do vosso operador de internet como secundário, para servir de backup caso o do Google esteja com problemas (o que é raro, mas poderá acontecer.)

Espero ter ajudado.

12 comentários:

  1. O Facebook esteve em baixo para muita gente no mundo, não só para pessoas da Zon. ;)

    ResponderEliminar
  2. Óptima dica como sempre. Só uma correcção, o 2º IP do DNS do Google é 8.8.4.4 e não tudo 4. É fácil de decorar mas não tanto ;) (fonte: https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/using)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oops, corrigido. Obrigado. (Bem me parecia que aquilo estava demasiado simétrico... :)

      Eliminar
  3. E CUIDADO quem tiver rede em casa... Não mudem nos pcs.. serviços que tenham na rede, a trabalhar por nome, "morrem". Estas coisas, quando possivel, devem ser feitas nos routers

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas nos routers da zon chapeu... não dá, essa pagina de config está escondida.

      Eliminar
  4. Já agora, para quem não conhece, dêem uma vista de olhos no http://code.google.com/p/namebench/ para ver quais os melhores DNS a usar.

    ResponderEliminar
  5. E se o endereço de DNS que se colocar no PC (nas propriedades do TCP/IPv4) for diferente do que está no router? Qual é que é usado na realidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O do PC/dispositivo é que manda. O do router será usado por quem deoender "dele" - como os dispositivos que obterem a sua configuração automaticamente via DHCP; ou tiverem definidos como DNS server o ip do router.

      Eliminar
  6. Sabem como trocar o DNS no android para conexão 3g? Na wifi está ok, mas na 3g não encontro o lugar. Valeu

    ResponderEliminar
  7. Alguém que perceba de "Acesso Conteúdo Geoblocked"?.

    Pois bem, estive a pesquisar uma página sobre DNS´s e achei um tema que há muito pretendia "encontrar", ou seja, conseguir entrar em páginas de canais internacionais online, sem ser barrado com as restrições que limitam as pessoas de visualizar esses conteúdos se não estiverem a aceder no respectivo pais do canal emissor.

    A página e esta:
    http://www.howtogeek.com/167239/7-reasons-to-use-a-third-party-dns-service/

    E tal como diz lá, em: "Access Geoblocked Content", é possível, através dos DNS do "Tunrl", conseguir entrar nessa páginas sem quaisquer restrições.

    O problema é que os DNS Tunrl não são aconselhados para serem o padrão e não é práticos ter que alterar os DNS a cada vez que queiramos aceder às ditas páginas que com DNS´s padrões não é possível.
    Poderemos sempre configurar vários perfis de DNS no router, mas também existirá necessidade de os alterar consoante a necessidade, ou então existem, tal como diz no artigo, programas que permitem uma mudança facilitada.

    A minha pergunta é se alguém encontrou forma de contornar isto, ou então, conseguir aceder aos conteúdos citados sem passar pela alteração de DNS. :)

    ResponderEliminar
  8. Neste momento já se sabe como alterar o DNS num router NOS CVE 30360? Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. alterei mas não da a mesma !1

    ResponderEliminar