2012/01/31

Cartões SD com WiGig


Enquanto esperamos que as comunicações móveis cheguem ao patamar do Gigabit com o 4G, que tal começar com algo mais modesto... não a nível de velocidades, mas apenas a nível de alcance?

Este WiGig é um sistema que permite transferências wireless a velocidades de 1Gbps, mas limitada a distâncias de 1 a 3 metros (trabalha nas frequências dos 60Ghz). E para ajudar a uma adopção mais rápida desta tecnologia, a Panasonic está a trabalhar em na criação de cartões SD com WiGig. Algo que teoricamente possibilitaria a sua utilização imediata por milhões de equipamentos já existentes (quando muito, sendo apenas necessária uma actualização de firmware.)

Com estas velocidades, abrem-se novas perspectivas no que será possível fazer com equipamentos mobile como smartphones e tablets, e no seguinte vídeo vemos um tablet a enviar vídeo ao estilo AirPlay, não para um ecrã, mas para dois em simultâneo, e ainda sobrando muita largura de banda para fazer outras coisas.

Corrigir WiFi e GPS do Transformer Prime


O Transformer Prime da ASUS é sem dúvida um dos mais atractivos tablets do momento, mas que infelizmente tem sido atormentado por alguns bugs e outros problemas atribuídos à sua construção toda em metal - o que dificulta a recepção de WiFi e a utilização do GPS.

A Asus tem prometido alguns updates que corrigem coisas que podem ser feitas por software (resolvendo bugs que causam crashes e perda do sinal), mas há outras coisas que não podem ser feitas - a não ser que se esteja disposto a abrir o equipamento e mexer no seu interior.

Embora o facto de ser feito em metal não possa ser contornado (a não ser que estejam dispostos a substituir toda as tampas ;P) parece que o sinal WiFi e de GPS pode ser melhorado nos casos em que tal seja devido a mau contacto entre os pogopins utilizados - pequenos pinos de contacto com molas que evitam a utilização de cabos e fichas de ligação complicada, mas que também estão sujeitos a fazer pior contacto.



Para saberem se esse problema vos afecta, podem fazer um teste rápido aplicando alguma pressão nos pontos indicados, e vendo se o sinal WiFi e/ou GPS melhoram. Se não houver diferença, é sinal que estes pinos estão a funcionar como é suposto, e nada mais podem fazer - mas se notarem uma melhoria... e tiverem coragem para abrir o aparelho e mexer no seu interior: ficam com a possibilidade de melhorar um pouco o seu desempenho nestas áreas.



[via Mobile Tech Review]

Notícias do Dia

A Vodafone já nos mostrou o que o 4G tem para oferecer; vimos os novos cartões de luxo da Moo; um vidro temperado de protecção para o ecrã do iPhone 4/4S; como fazer vídeos do teu facebook com um único clique; e também a primeira impressora 3D portuguesa.

Mas há mais, já de seguida, nas notícias do dia, que hoje estreia uma pequena particularidade diferentes... E vou ver se vocês descobrem qual! :)


Apresentação Vodafone 4G

A Vodafone apresentou ontem em Lisboa a nova tecnologia 4G, uma tecnologia que promete revolucionar o mercado, oferecendo uma verdadeira banda-larga móvel capaz de competir com (e até superar) as ligações por cabo e ADSL. O Aberto até de Madrugada não podia faltar à chamada, e o meu caro amigo Luis Correia (@LuisFcorreia) disponibilizou-se uma vez mais para lá estar em nossa representação.


A Vodafone apresentou ontem a meio da tarde o lançamento (para breve) da nova tecnologia móvel, o 4G. Uma tecnologia que permitirá acesso móvel à Internet a velocidades de 100Mbits, por um preço de 59,90€.



Moo com Novos Cartões de Luxo


A Moo já era conhecida pelos seus cartões de alta qualidade, e que nos permitem fazer pequenas séries de cartões personalizados, onde cada um deles pode ter uma fotografia ou design diferente.

Mas, para quem pretender algo ainda mais especial e que se destaque dos demais, tem agora a possibilidade de escolher os cartões de luxo da Moo.

Estes cartões usam quatro camadas de papel da mais alta qualidade (de 600gsm) numa tecnologia que a Moo chama de Quadplex, e que até permite que escolham a cor da camada intermédia, que pode assim ser usada para dar uma identidade (ainda mais) única ao vosso cartão.

Os preços poderão não ser muito baratos, mas considerando que podem fazer pequenas séries de 50 ou 100 cartões (em vez de serem forçados a fazer logo 2000 ou 5000 - que depois correm o risco de ficarem desactualizados caso mudem de email, morada, telefone, etc)... poderá ser sempre uma opção a considerar para quem pretender criar impacto logo desde o momento em que oferece o seu cartão de apresentação a alguém.

GLASt - Vidro Blindado para o teu iPhone


Para todos aqueles que não ousam usar o seu iPhone sem uma película de protecção no ecrã, eis que chega agora uma nova proposta que será sem dúvida ainda mais tentadora. Com este GLASt da Spigen, não se trata de uma película de plástico colada no vidro do vosso iPhone 4/4S, mas sim de uma fina película de vidro temperado e que promete resistir a todo o tipo de abusos.

Pessoalmente, embora eu fosse apologista dos protectores de ecrã nos tempos em que os ecrãs eram de plástico e usados com stylus, com a utilização de vidro - e em especial os vidros de alta-resistência como o Gorilla Glass - que equipam grande parte dos equipamentos actualmente - parece-me completamente desnecessária a utilização destas protecções adicionais.

Seja como for, não digo que a sua utilização não ofereça uma camada extra de "descanso" quando os acidentes acontecem... e a ter que usar uma película, então sem dúvida que optaria por uma destas em vidro temperado em vez das tradicionais de plástico. (E gostei particularmente do processo simples de instalação, que parece ser à prova de "bolhas de ar" que tantas dores de cabeça costumam dar nas películas plásticas.)




[via RedmondPie]

Timeline Movie Maker faz um Filme do teu Facebook


Com a chegada do timeline, o Facebook torna-se numa poderosa ferramente que nos permite fazer um "filme" da nossa vida. E agora com este novo Timeline Movie Maker torna-se literalmente num filme.

O processo não poderia ser mais simples: basta clicar no botão de fazer o filme e dar permissões para que esta App possa ter acesso ao vosso Facebook. Passados alguns minutos terão um filme com uma selecção dos vossos momentos mais marcantes (se tudo correr bem) e que poderão partilhar com os vossos amigos.

Se a selecção de eventos (fotos, vídeos, check-ins, etc) não for a que vocês esperavam, têm sempre a hipótese de trocar alguns elementos... e assim garantirem que a vossa obra-prima é digna de um filme de Spielberg... (ou Michael Bay, se forem mais fãs de explosões e coisas que tais... :)

[via ZDnet]

Suporte.PRO [Apoiante Oficial]


Hoje damos as boas vindas a uma empresa com longa tradição no mercado que passa a integrar a nossa lista de apoiantes oficiais e que pretende divulgar o seu novo serviço: suporte.PRO.


A Link-ware presta serviços de Consultoria, Desenvolvimento, e Manutenção de sistemas informáticos em Portugal há cerca de 10 anos, e lança agora um novo serviço destinado às PMEs e profissionais liberais: o suporte.PRO.

Com este serviço, os cliente deixarão de se preocupar com todos os problemas informáticos (que por norma acontecem sempre no pior momento), quer sejam computadores PC com Windows, ou Macs, ou até mesmo Tablets, Smartphones e Servidores.

Entre os inúmeros serviços ao dispôr, podem encontrar coisas como:
  • Reposição, instalação, configuração e optimização do sistema
  • Detecção, reparação da avaria e substituição do hardware
  • Configuração de aplicações, rede, VoIP, virtualização, internet, segurança e e-mail
  • etc.

Para além da vantagem de não ter custos de adesão e os primeiros 30 dias serem gratuitos o serviço contempla ainda a oferta de backups para a Cloud (até 50Gb).

Através do site Suporte.PRO (que também contempla uma versão mobile) as entidades que queiram estar informadas sobre o custo do serviço, podem utilizar a calculadora disponibilizada para o efeito em http://suporte.pro/quanto-custa.  Todas as adesões pelo período de 24 meses ainda recebem uma oferta especial (que neste momento é um Tablet Eee Transformer).

Os interessados podem espeitar a página de perguntas frequentes, ou contactar a suporte.PRO directamente.



Primeira Impressora 3D Portuguesa


É com muito interesse que tenho acompanhando a evolução das impressoras 3D, desde o meu primeiro contacto com a Cupcake da Makerbot, e as suas sucessoras, a Thing-o-matic e a ainda mais espectacular Replicator.

E por isso mesmo, fico contente por saber que em Aveiro, Francisco Mendes e Jorge Pinto, estudantes do mestrado em Automação Industrial da Universidade de Aveiro (UA), criaram a primeira impressora 3D portuguesa.

O preço será um dos grandes atractivos face às impressoras 3D "comerciais" existentes, rondando um valor de 1000 euros (considerando-se que quando as impressoras a laser apareceram, custavam mais que isto, é um bom sinal do potencial para a redução de custos assim que estas impressoras comecem a ser fabricadas em volume e a atrair a atenção do público).

A revolução da impressão 3D está a chegar... :)

2012/01/30

T-Mobile Oferece Plano Tudo Ilimitado

Não sei se será caso para dizer que os Deuses devem estar loucos, mas no Reino Unido a T-Mobile resolveu oferecer um plano com tudo ilimitado:
  • Voz ilimitada para qualquer rede
  • SMS ilimitados para qualquer rede
  • Internet ilimitada (e sem restrições escondidas, como as que por cá encontramos nos nossos "ilimitados")
Tudo isto por... menos de 49 euros mensais! (com compromisso de permanência de 24 meses)
(E pode ficar por 43 euros, se estiverem dispostos a ter apenas 2000 minutos para redes que não a T-Mobile... 2000 minutos que por cá já seriam certamente considerados "ilimitados" segundo o acordo ortográfico publicitário dos nossos operadores.)

Ora tentem descobrir o que o mesmo valor nos permite fazer por cá... e deixando esquecido aquele "pequeno" pormenor insignificante quanto aos ordenados que se praticam por lá quando comparados com os de cá....

Notícias do Dia

Temos uma nova petição em curso contra a PL118 (e desta vez com valor legal); um microDisplay OLED que demonstra a densidade de pixeis que é possível obter nesta tecnologia (claro que também estamos interessados no outro extremo da escala); uma App para iPhone que reconhece as pessoas a quem estão a tirar fotografias, em tempo real; e também já vimos o que a tecnologia das placas gráficas 3D actuais permite fazer hoje em dia.

Mas já de seguida, temos as notícias do dia:


Os Produtos Inacabados

 Infelizmente, é coisa que começa a ser tão frequente, que até já se corre o risco de assumir tal coisa como sendo a normalidade, ora veja-se:

Sendo equipamento complexos, é de esperar que possam existir bugs e outros melhoramentos que corrigidos posteriormente... Mas quando compra de um equipamento que funcione como é suposto passa a ser a excepção e não a regra, acho que é um sinal bem claro de que os fabricantes têm que passar a dar mais atenção ao estado dos seus produtos no lançamento: sob pena de começarem a criar a ideia de que não vale a pena arriscar, e que será melhor esperar alguns meses para se averiguar se certo produto está realmente "pronto a usar".

Novo Sistema Anti-Phishing de Emails DMARC

Com biliões de emails a circularem diariamente pela internet, facilmente se percebe porque motivo há tantos interessados em tentarem ganhar dinheiro à custa da falta de atenção dos seus destinatários. Para além do spam, os emails de phishing, que se fazem passar por emails legítimos de empresas e serviços, são uma preocupação sempre crescente, utilizando tácticas cada vez mais complexas para enganarem pessoas e serviços de email, e que por vezes até conseguem confundir até os ditos "mais entendidos" nestas coisas.

Por isso mesmo, empresas como o Google, Microsoft, e Yahoo estão a trabalhar num novo sistema de autenticação que garanta a validade dos emails de empresas como o Facebook, LinkedIn, PayPal, e de outras entidades que são habitualmente alvo deste tipo de esquemas: o DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance).

Com este sistema, os serviços de email poderão detectar mais facilmente todos os emails que se tentam fazer passar como tendo sido enviados por empresas legítimas, mas que na realidade são apenas um isco em busca de um utilizador mais incauto.

[via the verge]

Passamos os 1000 Fãs no Facebook


Para terminarmos o primeiro mês de 2012 em grande, eis que passamos a bonita marca dos 1000 fãs na nossa página do Facebook.

A par dos restantes milhares de seguidores no Twitter, e da mais da dezena de milhar que por cá passam todos os dias... tenho que confessar que fico continuamente impressionado - e agradecido - por me deixarem ocupar e partilhar algum do sempre reduzido tempo que nem sempre dá para tudo o queremos. :)

Obrigado a todos, e que em 2013 possamos estar a celebrar com ainda maior número de pessoas em torno deste nosso interesse comum que é a tecnologia... e não só.

Fotos com Reconhecimento Facial no iPhone com Klik


Já estamos habituados a ter câmaras que reconhem a presença de rostos numa imagem, ajustando o foco e exposição para garantir que fique "sempre bem". Mais recentemente, até já temos câmaras capazes de esperar pelo momento em que as diversas pessoas estejam a sorrir! Coisas que seriam impensáveis há uma década... e que agora consideramos perfeitamente banais.

Em breve, estaremos perante o próximo passo: não só reconhecer rostos na imagem, como também identificar quem são. É isso que esta App para iPhone faz desde já: Klik.

Basta apontarmos o iPhone para os nossos amigos para que estes sejam reconhecidos em tempo real, com os seus nomes a aparecerem sobrepostos na imagem. A App funciona em conjunto com o Facebook, para fazer "tag" dos amigos que fotografarem, e a sua capacidade de reconhecimento vai aumentando à medida que tiram mais fotografias.

E, para o melhor e para o pior, demonstra-nos bem que é apenas uma questão de tempo até que se torne possível fazer isto à escala global... para pesadelo daqueles que prezam a sua privacidade.

[via Techcrunch]

Petição Anti-PL118 (agora a Sério)


Enquanto nos vamos preparando para uma batalha ainda maior face à ACTA, por cá a PL118 continua no centro das atenções. E o assunto volta a merecer a vossa atenção pois, em vez de nos ficarmos pelas palavras, vamos passar às acções e demonstrar o nosso desagrado de forma a que efectivamente se possa impedir este atentado à sociedade digital em que nos encontramos.

A primeira petição que estava a ser feita em oposição à PL118 não tinha valor legal, pois não continha o número de BI dos assinantes (e não queremos correr o mesmo risco da SPA, de lá colocar nomes sem o seu conhecimento). Por isso, está em curso uma nova petição anti-PL118 já com este elemento essencial incluido.

Mostra o teu desagrado de forma a que conte... assina esta petição.

Display MicroOLED de Alta Definição


Ainda ontem vos falava dos OLEDs enquanto futuro da iluminação e dos ecrãs de grandes dimensões... mas eis que também no extremo oposto, dos micro-displays, os OLEDs continuam a dar que falar. Como demonstra este microOLED com a maior densidade de pixeis até à data: 5.4MP num ecrã de 0.61" (1.5cm)!

É o suficiente para ter uma resolução SXGA de 1280x960 a cores, ou 2560x2048 monocromática!

Este tipo de microDisplays é destinado a equipamentos que exijam grande qualidade de imagem, como os viewfinders de câmaras profissionais, óculos de realidade virtual, sistemas de visão nocturna, etc.

Speed Dating com Telemóveis em Lisboa


Se o tempo é pouco, até para conhecer novas pessoas,  estás preocupado se irás passar o próximo dia dos namorados sozinho... talvez te interesse este 1º Speed Dating com telemóveis patrocinado pela Sony Ericsson e que se vai realizar no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 15h30h, na (e)namorar no Museu de Arte Popular, em Lisboa.

Para aqueles que querem encontrar a sua cara-metade e passar o Dia de São Valentim bem acompanhado, a Sony Ericsson vai realizar o 1º Speed Dating feito exclusivamente com telemóveis. Uma experiência única para aqueles que acreditam no "amor à primeira chamada".

Para fazerem o registo basta aceder à página de facebook da Sony Ericsson Portugal, na secção PhoneLoveXperia. O Speed Dating vai ser organizado em parceria com a Speed Party no âmbito da feira (e)namorar no Museu de Arte Popular, uma mostra de artesanato, produtos regionais e várias experiências românticas.

Os participantes irão ter uma série de encontros Speed Dating com a duração de 5 minutos em cada encontro, falando apenas por telemóvel. No final terão a oportunidade de conhecer as pessoas com quem falaram ao telemóvel. Para além de uma bebida de oferta a todos os participantes, vai ser sorteado entre os casais dois telemóveis Sony Ericsson e um jantar para dois.

2012/01/29

ATI Leo Tech Demo


É certo e sabido que o divertimento não é directamente proporcional à qualidade gráfica de um jogo (ainda hoje posso passar longas sessões, entretido com um jogo constituido apenas por linhas e círculos e pouco mais... e não me refiro ao "jogo do galo" mas sim ao clássico Missile Command).

Mas, não há dúvida que a qualidade gráfica tem as suas benesses, e por isso mesmo continua a ser impressionante ver o que a mais recente geração de placas gráficas 3D é capaz de fazer em tempo real. Ora espreitem esta tech demo da AMD ATI simplesmente chamada Leo.
(E é também por isto que me recuso a acreditar que a Microsoft queira lançar uma nova consola que seja "apenas" 6x mais potente que a Xbox 360 actual...)

A Década dos OLEDs


Está mais que visto que, tal como os LCDs e Plasmas revolucionaram o mercado dos ecrãs na última década fazendo-nos esquecer os volumosos CRTs; em breve também estes darão lugar a uma nova tecnologia, que se tem implantado no mercado nos dispositivos móveis como smartphones e tablets, mas que se prepara para dar o salto para as nossas salas: os ecrãs OLED.

A LG está a apostar em força nos ecrãs OLED de grandes dimensões (55") e irá começar a produzi-los ao ritmo de 48 mil por mês, em Julho na sua nova fábrica. E perante o interesse demonstrado pelo público na última CES, já considera expandir as suas operações, fazendo uma nova linha de montagem ou convertendo uma das actuais dedicadas aos LCDs.

Se efectivamente estes ecrãs OLED vão chegar ao mercado ainda este ano - e, esperemos, que rapidamente comecem a ter preços "competitivos" faces aos LCDs e Plasmas - será da maneira que vão tornar obsoletos todos os LCDs topo-de-gama, e tornar supérfluas as necessidades de técnicas complicadas como o local dimming... Já que nos OLEDs, como se trata de uma tecnologia emissora de luz (ao contrário dos LCDs que precisam de retro-iluminação), um pixel "apagado" está mesmo apagado, não gastando energia e não sendo "cizento" como acontece nos LCDs.



Mas não só nos ecrãs os OLEDs vão dar que falar. Também na iluminação estamos perante uma revolução que a médio prazo nos irá fazer esquecer as seculares "lâmpadas". Com os paineis OLED para iluminação, que têm tido avanços consideráveis (a Philips diz que em 2019 espera ter painéis OLED com uma eficiência de 120lm/W - para referência, os seus actuais paineis Lumiblade têm apenas... 12lm/W!) em breve poderemos ter fontes de luz planas, e também de formas irregulares e até flexíveis. As possibilidades são tão imensas que nem ouso imaginar como é que isto irá mudar a forma como iluminamos o nosso mundo.

Mas uma coisa é certa... daqui por 20 ou 30 anos, a ideia de que a luz em nossas provinha de um pequeno filamento incandescente dentro de um invólucro de vidro será uma coisa que parecerá completamente pré-histórica para os jovens da época.

Uma Foto numa DSLR em Câmara-Lenta


Poucas pessoas perdem tempo a pensar no que acontece quando carregam no botão para tirar uma fotografia numa máquina fotográfica SLR (ou DSLR como será mais comum actualmente). No entanto, a cada pressionar desse botão, uma complexa sequência de acontecimentos ocorre em fracções de segundo, e que quando vistos pelo olhar de uma câmara de alta-velocidade, revelam a verdadeira violência a que estão sujeitos os elementos que integram este crítico grupo óptico: o obturador e o espelho.

... Por isso se percebe a vontade de os fabricantes avançarem para câmaras mirrorless, com obturadores digitais, que dispensam ambos estes elementos mecânicos e garantirão à partida uma longevidade muito superior (e que se torna bem necessária para esta época onde em vez de milhares de fotografias, um utilizador poderá tirar dezenas ou centenas de vezes mais que isso - já que "não custa nada", ao contrário do que acontecia quando era em película).


2012/01/28

Gestão dos Sensores no Windows 8


A equipa de desenvolvimento do Windows 8 continua a partilhar algumas das suas histórias dos bastidores, que servem de aperitivo para o que se poderá esperar da próxima versão do sistema operativo mais popular do planeta.

Desta vez, falam-nos sobre a gestão de toda a gama de sensores que agora consideramos tão comuns que já nem sequer perguntamos se os equipamentos mobile os trazem: coisas como o sensor de luminosidade para ajustar a intensidade do brilho do ecrã automaticamente, os acelerómetros, bússola digital, e mais recentemente... os giroscópios.


O "problema" é que o resultado directo destes sensores está sujeito a inúmeras interferências e variações, que  dificultam o seu uso directo pelos programadores, que são normalmente obrigados a implementar filtros e sistemas de compensação usando os sinais dos diversos tipos de sensor disponíveis. E isso foi algo que a Microsoft resolveu simplificar com o que chama de "Sensor Fusion", um sistema que faz isso automaticamente e dá aos developers os sinais processados de orientação e movimentos, prontos a usar (embora obviamente se continue a ter acesso aos sinais "raw" caso o desejem.)


Desta forma, é da maneira que mais developers poderão dar uso a estes sensores para implementarem as suas ideias, sem terem que sofrer a frustração de lidar com os sinais puros que em muitos casos os fariam desistir antes de conseguirem ter resultados fiáveis.

Android Diz Adeus ao Menu Button

Sem dúvida que o Android tem sido uma das plataformas mais bem sucedidas e dinâmicas dos últimos anos. Nascido para funcionar com smartphones com teclado e teclas de cursor ou trackballs, rapidamente foi evoluindo para os touch, mas sempre mantendo os seus botões que se tornaram imagem de marca: um botão de "home", um botão de "back", um botão de "menu", e um botão de pesquisa. Botões que iam mudando de tamanho e de sítio conforme a implementação de cada fabricante, mas que no essencial permitiam que qualquer pessoa se fosse desenrascando em qualquer aparelho...

Mas com o Android Honeycomb e o mais recente Android Ice Cream Sandwich (4.0) eis que os utilizadores irão ser obrigados a reajustar o seu modo de funcionamento e algumas rotinas já gravadas no cérebro, pois é tempo de dizer adeus aos botões físicos.

E a maior alteração não será a passagem dos botões físicos para virtuais, pois embora estas novas versões introduzam uma barra de acesso a esses mesmo botões, a maior mudança é a de que desaparece por completo o botão de acesso aos menus.

Demorou algum tempo, mas o Google lá deu a mão à palmatória e reconheceu que ter funções "escondidas" por trás de um botão de menu não são coisa lá muito intuitiva. Quantos milhares de utilizadores não desconhecerão que as Apps que utilizam todos os dias têm múltiplas funcionalidades avançadas que poderiam ajustar... se se lembrassem de carregar naquele botão?

Não se preocupem, pois os menus continuarão a existir (caso as Apps deles necessitem) a única diferença é que em vez do utilizador ter que "adivinhar" que o Menu button fazia alguma coisa, agora os menus passam a ser acedidos através de indicadores visuais que implicitamente informam o utilizador de que "há algo" ali que eles podem fazer.



Parece-me um passo no bom sentido... embora, por outro lado, se torne um pouco ridículo que aquele espaço da barra com os botões virtuais fique desaproveitado, mesmo quando em grande parte das situações mais útil seria se aqueles pixeis extra estivessem ao serviço das Apps executadas.

Baterias de Papel Velho da Sony


O papel velho em casa começa a ser coisa cada vez mais rara, uma vez que muitos utilizadores começam a migrar para os eBooks e tablets dispensando jornais e revistas em papel, mas mesmo assim o papel e cartão continuam a ser um dos resíduos mais volumosos da nossa sociedade (só na Europa estimam-se que sejam criados quase 60 milhões de toneladas de papel no lixo por ano!)

Na Feira Eco Products em Tóquio os engenheiros da Sony demonstraram a sua mais recente inovação em bio-baterias – uma bateria que gera eletricidade utilizando cartão e papel, e que pode gerar energia suficiente para pôr uma ventoinha a funcionar.


Este processo utiliza a enzima celulase para decompor os materiais em açúcar (glicose), e os investigadores esperam que eventualmente consigam criar um uma solução sustentável de energia que possa ser trazida para o mercado. Anteriormente, a Sony já tinha utilizado um processo semelhante para pôr um Walkman a funcionar utilizando glucose de um sumo de fruta como combustível. No entanto esta mais recente inovação de bio-bateria utiliza a celulase que decompõe a celulose do interior do papel em açúcar (glicose). Os electrões e iões de hidrogénio, que a bateria utiliza para gerar eletricidade, são gerados pela decomposição do açúcar através de várias reações enzimáticas.

Baterias biológicas... será esse o futuro?

2012/01/27

YouTube com Novo Editor de Video

Ainda não chegamos ao ponto de ter um Adobe After Effects e Adobe Premiere na Web, mas aos poucos o Google vai disponibilizando ferramentas cada vez mais poderosas e atractivas para fazer a edição de vídeos no YouTube.

Também a secção de pesquisa de novos vídeos e a gestão dos nossos próprios vídeos foi remodelada para as tornar mais práticas de utilizar, mas sem dúvida que a que mais me interessa - e também a muitos de vocês - é mesmo brincar com a edição de vídeos numa página web!

Lembram-se do tempo em que diziam que ver vídeo na internet não tinha futuro? Pois bem, não só *é* o futuro, como a própria edição e criação de conteúdos pode agora também ser feita numa página do browser... o que não deixa de ser impressionante. YouTube Video Editor, a um clique de distância.

Notícias do Dia

O dia de hoje é dominado pelo abaixo assinado da SPA em suporta da Lei da Cópia Privada, cujas assinaturas  afinal lá estão sem o conhecimentos desses autores (pelo menos, é esse o caso do António Pinho Vargas, que suspeita igualmente que mais nomes lá estejam sob essas circunstâncias suspeitas) - sendo um assunto que até já chegou ao Boing Boing. Ainda relacionado com as cópias, partilhas e pirataria, também o Google e o Bing estão a ser chamados ao barulho. Temos novos discos SSD da Kingston com desempenho melhorado. A nível da saúde, temos uma App para monitorizar a asma e rinites no Android.

E por último, relembro que o TMN Drive para navegação GPS gratuita em Portugal já chegou ao iPhone (para Android já estava disponível há algum tempo). E já que falamos de mapas, o Google melhorou as texturas no mais recente Google Earth, fazendo com que o planeta já não seja uma manta de retalhos.

Mas já de seguida, as outras notícias do dia:


Western Digital My Book com Thunderbolt


Muitas vezes, de nada serve ter um sistema de armazenamento externo de grande capacidade... se depois apenas lhe pudermos aceder via um interface lento e que nos faça esperar "horas".

Para isso, a Western Digital actualizou o seu sistema MyBook para tirar partido do interface Thunderbolt, e não perdeu a oportunidade para demonstrar as velocidades de transferência ultra-rápidas deste My Book Thunderbolt Duo no evento Macworld/iWorld em São Francisco.

Permitindo transferências até 10Gbps (1.25Gbytes/seg!)  em cada um de dois canais e em ambas as direções em simultâneo, todas as lentidões que se notarem não serão neste caso devidas ao interface. Transferir filmes em alta-definição passarão a demorar alguns segundos - algo que com um interface USB 2.0 seria impensável. Nesta demonstraçaõ atingiram-se valores efectivos de 600MB/s em escrita, e quase 800MB/s em leitura.

O preço e data de disponibilidade deste My Book Thunderbolt Duo não estão ainda definidos, mas resta-nos a alegria de saber que com o tempo o seu preço irá baixar até ser "comum" (excepção feita caso a PL118 entre em vigor! ;P.

A ACTA Chega à Europa


Para demonstrar o seu desgrado pela assinatura da ACTA, alguns políticos polacos resolverem mostrar esse desagrado usando as máscaras de Guy Fawkes usadas pelo movimento Anonymous - uma máscara que está ela própria sujeita a direitos de autor pela Warner (uma companhia tão "visionária" cuja resposta aos novos sistemas de distribuição digital é... impôr atrasos artificiais que apenas tornam possível que os seus filmes cheguem a serviços como o Netflix, quase 2 meses depois de já estarem à venda nas lojas!)

A ACTA é uma das leis que também tem tentado passar despercebida para que, quando se der por ela, já seja tarde demais (alias, já é... porque a União Europeia assinou este tratado ontem, e não ouvi nada sobre Portugal ter ido "contra a maré"). Sob o abrigo de um nome aparentemente pacífico, de acordo anti-falsificações, com que todos certamente estarão de acordo, escondem-se medidas potencialmente abusivas que (novamente) olham cegamente para os interesses de uns poucos em detrimento das novas realidades digitais.

Em risco ficam todas as ferramentas de contorno do DRM, que neste momento são essenciais para coisas tão básicas como permitir a visualização de um DVD ou Bluray em Linux; e onde a própria criação de software open-source, em vez de ser algo promovido e incentivado, se arrisca a ser algo reprimido e perseguido! Será mesmo este o caminho para o futuro que desejamos?...

Novos Kingston SSD V+200


Ainda ontem falava com mais um "cliente satisfeito", um amigo que por minha recomendação trocou o disco do seu computador por um SSD da Kingston e dizia ter sido o equivalente a ter tido "um computador novo", e eis que hoje recebo um email a informar-me da chegada dos novos Kingston SSD V+200. Um SSD que oferece prestações bastante interessantes a preços altamente atractivos e que melhora as prestações face aos anteriores Kingston V200.

Os novos SSDNow V+200 possuem um interface de SATA 3.0 (6Gb /s) e um controlador SandForce SF-2281, e conseguem atingir velocidades de leitura e escrita de 535 MB/s e 480 MB/s.

O SSDNow V+200 existe em versões de 60GB, 90GB, 120GB, 240GB e 480GB, com preços que começam nos 91€ e têm garantia de 3 anos. Estão disponíveis em versões de drive única ou como kit de upgrade para facilitar a instalação (incluem cabos, suportes, software de clonagem e uma caixa externa portátil).

Tabela de Preços Kingston SSDNow V+200

  • SVP200S3/60G 60GB 2.5″ SATA SSD (stand-alone drive) € 91.42
  • SVP200S3/90G 90GB 2.5″ SATA SSD (stand-alone drive) € 127.59
  • SVP200S3/120G 120GB 2.5″ SATA SSD (stand-alone drive) € 159.74
  • SVP200S3/240G 240GB 2.5″ SATA SSD (stand-alone drive) € 312.44
  • SVP200S3/480G 480GB 2.5″ SATA SSD (stand-alone drive) € 632.92
  • SVP200S3B/60G 60GB 2.5″SATA SSD (upgrade bundle kit) € 101.47
  • SVP200S3B/90G 90GB 2.5″SATA SSD (upgrade bundle kit) € 137.64
  • SVP200S3B/120G 120GB 2.5″SATA SSD (upgrade bundle kit) € 169.78
  • SVP200S3B/240G 240GB 2.5″SATA SSD (upgrade bundle kit) € 322.49
  • SVP200S3B/480G 480GB 2.5″SATA SSD (upgrade bundle kit) € 642.97

SPA Falsifica Abaixo Assinado de Autores a Favor da PL118

A polémica proposta de Lei da Cópia Privada (PL118) com que a SPA pretende taxar indiscrimidamente todo e cada Gigabyte continua a dar que falar, e desta vez pelos piores motivos possíveis.

Para tentar mostrar à sociedade que está realmente a fazer aquilo que os autores pretendem, a SPA apresentou um abaixo assinado onde constavam centenas de nomes de autores que dizia apoiarem esta proposta de lei. Ora... tudo estaria bem não fosse o caso de a SPA - tão douta defensora dos direitos de autor - ter feito uma das mais obscenas coisas que poderia fazer: usar o nome de alguns dos seus membros sem o seu consentimento!


O meu caro e muito apreciado António Pinho Vargas (que continua a ser um dos poucos motivos de alento sempre que telefono para a linha de apoio da Zon, e me deixam em espera a ouvir o magnífico Tom Waits) revela publicamente que não faz ideia de como o seu nome terá ido parar a tal lista, e desconfia que não terá sido o único a ver a sua identidade abusada dessa forma.

Não fosse isto um caso bastante sério, seria no mínimo estranho que para uma sociedade com mais de 25 mil membros, parece ter sido assim tão difícil arranjar uma centena deles realmente a favor de uma proposta de lei "exigida" pelos autores... (Sem esquecer que dessa centena, cerca de 20% fazem parte da sua direcção.)


Se isto não serve para demonstrar - sem margem para dúvidas - que esta entidade defensora dos direitos de autor não tem qualquer credibilidade nessa função... não sei que mais será necessário!

(E como se isto não bastasse, agora vamos ter que lidar também com as imposições da ACTA dos EUA.)

Novo Google Earth acaba com os "Retalhos"


O Google acaba de actualizar um dos seus programas mais icónicos: o Google Earth. Com esta versão 6.2 acaba-se o aspecto de "manta de retalhos" em que se notavam as diferentes imagens que constituem o mapa mundo, passando agora a ser uma textura uniforme que o torna bastante mais realista.


Estas imagens do antes e depois exemplificam bem as diferenças, e vêm aproximar a qualidade visual do Google Maps da que estava a ser oferecida nos mapas do Bing da Microsoft. (O Google ainda não divulgou pormenores técnicos sobre como está a fazer esta uniformização dos mapas, que obviamente continuam a ser feitos de imagens tiradas em datas diferentes com diferentes condições do tempo e até por câmaras diferentes, mas... esperemos que o venha a fazer no futuro.)

Outras novidades incluem uma pesquisa melhorada, e partilha directa de locais para o Google+.

Se o vosso velho Google Earth ainda não fez o update automático, podem descarregar aqui o novo Google Earth 6.2.

Asma e Rinite Chegam ao Android


Não precisam ficar preocupados com o estado de saúde do vosso Android, que (pelo menos no futuro previsto) estão imunes a estes problemas e complicações respiratórias que afectam a nossa espécie. No entanto, isso não invalida que não os usemos como ferramenta de apoio a pessoas que sofrem de asma e rinites.

Desenvolvida no Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, esta app mCarat para Android tem precisamente esse objectivo. Com ela é possível manter um registo dos eventos ligado a estas doenças assim como ter acesso a notícias relacionadas.

A aplicação está neste momento em fase de testes, pelo que podem (e devem) enviar o vosso feedback para a equipa responsável pelo desenvolvimento.

2012/01/26

Google e Bing Acusados de Auxiliar a Pirataria


As entidades anti-pirataria disparam e todas as direcções, e agora apontam as armas aos... motores de busca. Google e Bing estão na sua mira, e dizem que estes motores de busca dificultam o acesso das pessoas às formas legais de obter conteúdos, sugerindo em primeiro lugar as formas ilegais.

Ora esta... era só o que faltava.

Será que eles não percebem que tal só acontecerá porque as formas "legais" não serão verdadeiramente aquilo que as pessoas procuram? Eles que se concentrem em oferecer conteúdos a preços decentes, e sem estarem infestados de DRMs e outras coisas, e rapidamente verão esses sites ditos "legais" a subir para o topo das preferências dos consumidores.

Mas enquanto preferirem tratar todos os clientes - que estariam dispostos a gastar os seus euros - como criminosos... parece-me apenas lógico que muitos se fartem disso e simplesmente desistam de se chatear com  todas as acrobacias exigidas a quem pretende apenas usufruir daquilo que comprou.

TMN Drive chega ao iPhone


Já tinhamos falado do TMN Drive para Android, que basicamente oferece uma versão simplificada do popular software de navegação GPS NDrive... gratuitamente. E depois de se ter estrado nos Android, é a vez de também o iPhone ter direito a receber este TMN Drive na App Store.


Embora haja elementos que continuem a merecer críticas (continuam a restar vestígios da origem deste software dos longínquos tempos dos Windows Mobile e Windows CE), e funcionalidades como as informações de trânsito apenas estejam disponíveis mediante pagamentos mensais, a verdade é que este TMN Drive tem um argumento irresistível: ser gratuito! (Para além de todas as coisas boas que tem, como pontos de interesse - mais de 700 mil!)

Seja como for, se têm um iPhone e ainda não têm qualquer App de navegação para viajarem por Portugal, agora já podem ter, sem gastar um único cêntimo.

Notícias do Dia

Uma Siri alternativa para Android e iPhone; o Boxee Live TV que adiciona a interactividade social aos programas televisivos em directo; a constatação de que o futuro das comunicações móveis tende cada vez mais para os dados como subtituto dos SMS e da voz; os preços do Lumia 800 na Optimus; o Android soma e segue, detendo já 39% do mercado dos tablets; e um Google que quer facilitar o preenchimento automático de formulários na web.

E já a seguir, as notícias do dia:


Android com 39% dos Tablets


A Apple pode sentir-se confortável com a liderança do iPad no mercado dos tablets, e até se dar ao luxo de dizer que apenas se tem que preocupar com isso quando "existir concorrência"... Mas de acordo com estes números, os tablets Android já detêm 39% do mercado.

Mas, será também um presente semi-envenado, já que esta categoria de tablets Android incluirá também o super bem-sucedido Kindle Fire da Amazon, que corre um Android modificado. Sendo que sem ele, certamente seria mais visível a distância que separa o domínio dos iPads sobre os verdadeiros Tablets Android.


Mas, tal como aconteceu com os smartphones, é inevitável que os tablets Android ultrapassem os iPads. Pelo que, neste momento, o maior concorrente aos tablets Android não será o iPad da Apple... mas sim o seu próprio "meio-irmão" Android: o Kindle Fire da Amazon; que em breve deverá surgir noutras variantes de maior dimensão no mercado, complicando ainda mais a vida aos tablets 100% Android. É um caso de concorrência entre Androids... e Androids!

Google quer Standard para Preenchimento Automático de Formulários na Web

Não deixa de ser caricato que com toda a inteligência e potência que os computadores actuais têm, muitos utilizadores continuam a ter que executar tarefas rotineiras como: preencher os mesmos dados, uma e outra vez, em formulários web. Nome, email, morada, são coisas que recorrentemente são pedidos em formulários, e que temos que voltar a escrever repetidamente.

O Google Chrome já tem um sistema de preenchimento automático destes campos, mas que perante a enorme diversidade de formulários existentes, por vezes não funciona como seria desejado. Agora, o Google quer mudar isso, sugerindo um sistema standard para o preenchimento automático dos formulários na web.

A ideia é que os web developers possam definir expressamente os dados que desejam em cada campo, para que o Chrome (e demais browsers e sistemas de auto-preenchimento) possam preenche-los correctamente sem margem para erro.

Como tudo na web, será coisa que certamente demorará vários anos a ser implementado (se é que o vai ser)... mas... parece-me uma boa medida que evitará o trabalho repetitivo de preenchimento de dados.