2012/02/29

Interface OLED Transparente da Microsoft


Parece que a Microsoft decidiu abrir as portas de uma só vez para nos mostrar algumas das investigações que anda a fazer. Depois do IllumiShare é a vez deste projecto que dá uso a um ecrã OLED transparente que permite criar um ambiente tridimensional posicionado acima das nossas mãos.

Este posicionamento permite que se continue a utilizar o teclado da forma tradicional, assim como usar as mãos e gestos para interagir com o que se passa no ecrã transparente.

O efeito tridimensional é conseguido com recurso a head tracking, por forma a apresentar a perspectiva correcta para o ponto de vista do utilizador.

Requisitos Mínimos do Windows 8

Com a versão beta do Windows 8 já disponível para todos experimentarem, coloca-se a eterna questão: será que o posso correr o Windows 8 no meu computado?

E, para quem não quiser perder muito tempo... se estão a correr o Windows 7 neste momento, então também poderão correr o Windows 8.

Para o Windows 8 Consumer Preview, os requisitos mínimos indicados são:

  • CPU a 1GHz
  • 1GB of RAM (2GB para 64-bit)
  • 16GB de espaço em disco (20GB para 64-bit)
  • Placa gráfica DirectX 9 com WDDM 1.0

Para além disso, para correrem Apps Metro será necessária uma resolução mínima de 1024x768, e 1366x768 para usar o "snap".


Requisitos que não são assim tão puxados (tirando a quantidade de espaço em disco -16GB?- que me parece continuar a ser exagerada - tal como já o é no Windows 7), e que permitirão que este Windows 8 até possa ser usado nos vossos netbooks.

Notícias do Dia

O tão aguardado Raspberry Pi já está disponível (para quem tiver sorte para conseguir apanhar um); já todos podem espreitar o que o futuro Windows 8 tem para oferecer; o futuro dos mobile com a plataforma Open Web Devices e o B2G da Mozilla; o novo Transformer Infinity que nos traz um ecrã HD a um dos mais apetecíveis tablets Android, que terá assim possibilidade de enfrentar o próximo iPad 3 que será apresentado já na próxima semana; a prova de que nem tudo vai mal com o apoio dado aos clientes; e ainda um Google cujas novas regras de privacidade poderão estar a violar as leis de protecção de dados Europeias.

E como não podia deixar de ser, para além de tudo isso, seguem-se as notícias do dia:


Windows 8 Consumer Preview Já Disponível


Tal como estava programado, já se encontra disponível a versão Consumer Preview do Windows 8, que permite que qualquer pessoa possa espreitar o que o próximo Windows 8 da Microsoft terá para oferecer.

A notícia foi dada há pouco, em Barcelona, por Steven Sinofsky, o presidente da divisão Windows and Windows Live Division da Microsoft. Este Windows 8 Consumer Preview (na prática, um Windows 8 beta) pode ser usado em praticamente qualquer PC recente, e tanto pode funcionar com rato e teclado como também em equipamentos que utilizem o "touch" como forma principal de interação.

Esta versão estreia a chegada da Window Store, que traz o mercado e conceito das "apps" ao novo Windows.

Também disponíveis estão imagens ISO deste Windows 8.

Photoshop Touch chega ao iPad 2


Estava prometido desde o ano passado, mas só agora os possuidores de iPads 2 poderão ver que tal é ter um Photoshop na ponta dos dedos com este Photoshop Touch da Adobe.

Um Photoshop "light" que sofre de algumas limitações (só disponível para o iPad 2, imagens com tamanho máximo limitado a 1600x1600, efeitos de layers e texto ficam rasterizados imediatamente não permitindo a edição posterior, etc.) mas que serve como um excelente primeiro passo para demonstrar que um tablet se pode tornar numa ferramenta de trabalho - assim como servir de porta de entrada ao mundo da edição de imagem a quem for iniciado neste tipo de coisa (a App apresenta um tutorial inicial para explicar como tudo funciona.)

A App conta também com suporte para AirPlay Mirroring e modo de apresentação (mostrando onde se está a tocar/clicar no ecrã), o que sem dúvida irá atrair aqueles que pretendem dar umas lições via projector.

Penso apenas que a Adobe poderia igualmente ter adicionado um modo de uso hibrido com um Photoshop num desktop, e onde o iPad pudesse servir como ecrã adicional, para visualização e controlo de ferramentas no computador principal... (Afinal, considerando-se o custo que algumas tablets digitalizadoras custam, não me parece difícil que houvessem bastantes artistas e designers dispostos a comprar um iPad - nem que fosse para usar apenas como periférico do seu Photoshop completo.)

[Photoshop Touch para iPad]

Mozilla Collusion Revela quem te vê na Web


Com a questão da privacidade e do tracking na ordem do dia, os utilizadores do Firefox poderão querer dar uma olhada neste Collusion da Mozilla. Trata-se de um add-on experimental para o Firefox que revela que (outros) sites estão a "espiar" as vossas actividades sempre que visitam um qualquer site.

Como é referido, nem todo este tracking é usado para fins nefastos, e na maioria dos casos (espera-se) serão usados para efectivamente facilitar a vida aos utilizadores, permitindo apresentar conteúdos mais apropriados, etc. Mas, seja como for, é uma excelente ferramenta que demonstra o quanto a "web" realmente é uma teia de ligações que muitas vezes pode estar ligada a coisas/serviços que nós nem imaginavamos.


Raspberry Pi Já Disponível


Faz quase um ano que se começou a falar de uma ideia louca, de construir um pequeno computador que custasse apenas $25 chamado Raspberry Pi. Uma ideia que demonstra que os computadores não se medem pelo seu tamanho nem pelo seu preço (afinal, até funciona como media center), e que tem causado um interesse redobrado pela programação e pela electrónica.

Depois de uma espera demasiado longa, eis que finalmente o primeiro lote de Raspberry PIs fica disponível para o público, e os resultados não se fizeram esperar... Ambos as lojas online que o disponibilizam (Farnell e RS) ficaram imediatamente fora de serviço perante o afluxo de visitantes interessados em adquirir um destes - desde já - icónicos modelos.

O mais certo é já ninguém conseguir um destes desejados microcomputadores (que já começam a ser oferecidos no eBay a preços bastante mais inflaccionados), e ter que esperar pelos lotes seguintes. E como boa notícia extra, mesmo o modelo A mais básico, que estava previsto ter apenas 128MB de RAM, vai chegar ao mercado com 256MB.

[Raspberry PI]

MozillaPhone B2G Open Web Devices e o Futuro dos Mobiles


Eis um novo pretendente na área dos smartphones que poderá vir a ser um verdadeiro concorrente com mais e melhor futuro a longo prazo que os existentes: o B2G (boot 2 Gecko) da Mozilla, e que já começa a angariar muitos interessados.

Estes primeiros dispositivos Open Web Devices (OWD) chegarão ao mercado ainda este ano, e uma vez que podem correr em hardware mais modesto, a Mozilla diz que o seu custo será dez vezes inferior ao de um iPhone.

Mas mais importante que isso, usando o browser como ponto central da plataforma - todo o interface é feito em HTML (um pouco ao estilo do que o Google pretende fazer com o seu Chrome OS) - este poderá ser o primeiro passo para uma real libertação das plataformas mobile.

Afinal... qual a sustentabilidade de "investir" em Apps fechadas para uma qualquer plataforma? Hoje compram Apps para iPhone, amanhã trocam de equipamento e têm que comprar Apps para Android, daqui por 2 anos trocam para um Windows Phone e voltam à estaca zero... e daqui por 5 ou 10 anos... quem poderá saber o que existirá? A única solução a longo prazo é convergir para Apps "universais" e standard que corram em qualquer equipamento... e isso é algo que se enquadra perfeitamente no conceito da Web e do HTML. Uma página web ou uma web app é das poucas coisas que se torna transversal e acessível a todos: Windows, Macs, Linux, mobile devices, etc... bastando apenas que tenham um browser decente.

Trazer este mesmo conceito para os dispositivos mobile, mais que desejável, parece-me ser a única solução possível para um futuro sustentável a longo prazo.

Ringmark Mobile Browser Test


Porque os browsers se tornam cada vez mais no elemento mais importante do nosso dia a dia, convém por vezes analisar até que ponto são capazes de suportar as mais recentes e modernas capacidades que a web posssibilita para a criação de Apps.

Este RingMark oferece um interessante conjunto de testes para browsers mobile, e onde os diversos testes estão divididos em vários aneis. Por exemplo, no primeiro anel podemos encontrar testes que validam se um certo browser está apto a utilizar as funcionalidades necessárias para suportar audio, video, câmaras, etc; enquanto que no segundo anel poderemo ver se disponibiliza acesso a funções mais avançadas como WebGL e WebRTC.

A um clique de distância do vosso browser mobile, em: http://rng.io/

2012/02/28

Apple Trabalha em Áudio "HD"

Não é segredo que a Apple anda a preparar algo novo na área sonora (um possível "regresso às origens", relembrando que tudo começou com o sucesso dos iPods?) trabalhando com alguns artistas que dizem ser "inadmissível" que com tanta tecnologia, se continue a aceitar o som de baixa qualidade dos MP3.

Por isso mesmo, os rumores que indicam que a Apple estará a trabalhar num novo codec audio auto-adaptativo, capaz de um modo económico para streaming, a par de um modo de alta qualidade para quem tiver uma ligação com melhor qualidade, são algo que não surpreenderiam ninguém.

A Apple já terá começado a pedir que as músicas para o iTunes sejam enviadas em formato de 24-bit/96KHz (em vez dos habituais 16bit/44.1KHz dos CDs que continuam a permanecer o formato mais usado e popular), o que dá credbilidade extra a esta possibilidade.

A minha dúvida é: será que esta "novidade sonora" será apresentada a par do iPad 3, em complemento da melhoria visual? Ou seria mais apropriada para um lançamento a par de novos iPhones/iPods?

Asus Transformer Infinity com ecrã HD

Tal como se esperava, a ASUS já revelou o esperado sucessor do recente Transformer Prime, o novo Transformer Infinity.

Um modelo que sobressai pela utilização de um ecrã LCD Super IPS+ com resolução 1920x1200 (mais que FullHD) e com a nova geração de Gorilla Glass 2, e que também resolve os problemas de recepção WiFi/GPS ao evitar a caixa toda em metal (agora passando a ter uma faixa plástica na área da câmara traseira.)

A escolha do CPU continua a recair sobre o Tegra 3 para as versões WiFi, mas para as versões LTE/4G o CPU escolhido é o Qualcomm MSM 8960 Snapdragon S4 dual-core a 1.5Ghz (ao que parece, o Tegra 3 ainda não estava preparado para ser utilizado com chips 4G).

O preço deverá sofrer um acréscimo de 100€ face ao Transformer Prime, que continuará em comercialização após a chegada deste modelo às lojas.


iPad 3 Confirmado para dia 7 e com Retina Display


Está confirmado... vamos ter iPad 3 no próximo dia 7 de Março, às 18h em Portugal continental. E a presença de um retina display parece estar mais que confirmada, olhando-se para a imagem oficial de que abre o apetite para o evento... Comparem aqueles icons com os de um iPad actual.

Tal como se previa, 2012 vai ser o ano dos tablets FullHD, com imagens que rapidamente nos farão esquecer os ecrãs "de baixa resolução"... e nos farão começar a olhar para os monitores dos nossos desktops com outros olhos, bem mais críticos quanto aos pixeis visíveis.

Novas Regras de Privacidade do Google violam Leis Europeias?

As coisas não parecem estar fáceis para o lado do Google. Depois de anunciar as alterações às suas políticas de privacidade no mês passado e a dois dias de elas entrarem em vigor, uma entidade regulador francesa vem dar o alerta de que as novas regras do Google poderão violar as Leis Europeias de protecção de dados.

Numa carta enviada a Larry Page, o CNIL Francês adverte que a sua análise preliminar indica que as novas regras do Google - que permitirão a agregação de dados de todos os diferentes serviços do Google, criando um perfil mais completo sobre cada utilizador -  não cumprem os requisitos das directivas Europeias para a protecção de dados, e que a explicação dada pelo Google de que como esses dados serão usados é demasiado vaga e de difícil interpretação "mesmo para especialistas da área".


Um caso a seguir com atenção... e que ainda irá dar bastante que falar (e ainda bem, pois a questão da privacidade e da protecção dos dados é assunto que bem merece ser discutido e regulamentado de forma clara e transparente - e publicamente.)

Notícias do Dia

Continuam as muitas novidades da MWC, como os novos Sony Xperia; projectos futuristas da Microsoft, como o IllumiShare e um espelho de realidade "misturada" da Microsoft que dá uso ao Kinect; a protecção tão excessiva dos copyrights que até prejudica os detentores dos direitos; Windows Phones baratuchos (finalmente) com o Nokia Lumia 610; StreetView subaquático para os amantes da fauna marina; e novidades do Google no YouTube e no Gmail no Chrome.

Obviamente, seguidos pelas noticías de hoje, e onde se começa já a "aquecer" para a apresentação do iPad 3 que deverá ocorrer na próxima semana.

(E não se esqueçam que amanhã deverá chegar a versão de testes do Windows 8 disponível para todos)


Sony apresenta o Xperia P e Xperia U


Depois do Xperia S, a Sony apresenta dois novos modelos que complementam a sua oferta de smartphones, o Xperia P e Xperia U.

Ambos vêm equipados com um CPU a 1Ghz, mas o Xperia P tem como elemento de destaque o seu ecrã de 4" com tecnologia "WhiteMagic". Uma tecnologia da Sony que promete qualidade e brilho acrescido graças à inclusão de um subpixel extra, branco, em complemento dos tradicionais subpixeis verde, vermelho, e azul (RGB).

[foto via the verge]

Para além do ecrã, este modelo conta uma SmartDock exclusiva que permite utilizar o smartphone como "media center", assim como usar rato e teclado via porta USB na dock, para escrever e-mails, navegar e publicar no Facebook ou assistir a vídeos do YouTube na sua TV.


Emails no Chrome tratados pelo Gmail


Era uma das minhas grandes chatices: clicar num link de um email numa página web, e em vez de me aparecer uma janela com o Gmail para escrever um email, surgir uma janela perguntar se queria usar o Outlook ou coisa parecida.

Agora, finalmente... quando clicarem num link de email no Chrome essa operação poderá ser tratada pelo Gmail. Têm apenas que se manter atentos ao aviso que vos irá aparecer da próxima vez que abrirem o Gmail no Chrome, e que vos perguntará se querem permitir que o Gmail cumpra essa função.

Uma funcionalidade possibilitada pela gestão de links especiais do Chrome (chrome://settings/handlers) e que demorou a chegar (mas, mais vale tarde que nunca. :)

Microsoft IllumiShare


Não é segredo que a Microsoft tem inúmeros projectos bem interessantes a serem desenvolvidos nos seus laboratórios de investigação, e este IllumiShare é apenas mais um exemplo.

Um conceito tão básico e simples que até nos faz perguntar porque motivo ainda não existe nenhum produto comercial no mercado. Fisicamente semelhante a um pequeno candeeiro, este IllumiShare consiste num conjunto câmara-projector que permite partilhar remotamente um mesmo espaço físico.

Ou seja, podem estar a ver (e interagir) com alguém que esteja a fazer os trabalhos de casa, corrigindo-os em tempo real; ou então, usá-lo para coisas mais lúdicas como jogos. Mas, o mais importante mesmo é tentar imaginar as mil e uma maneiras em que isto poderia ser usado... e que certamente no futuro passará a fazer parte das inúmeras formas de partilharmos informação e interagirmos remotamente uns com os outros.




[MS Next via The Verge]

Sony Perde Milhões Devido a Copyright Excessivo


Não poderia ser mais caricato... o presidente da Sony Music queixa-se que a censura que tem sido feita os seus artistas no YouTube na Alemanha lhes tem custado milhões.

É que na Alemanha, a defesa dos direitos do copyright (leia-se: cobrar por isso!) está a cargo de uma entidade chamada GEMA, que está sempre de olhos postos no número de visualizações no YouTube. Ou seja, assim que um vídeo de um artista da Sony (e de outros certamente) atinge um número considerado excessivo, a GEMA exerce o seu direito de protecção dos copyrights e bloqueia o vídeo para que não possa ser visualizado na Alemanha... mesmo quando a Sony o desejaria.

... É para ser ver a que ponto chega a "defesa dos direitos dos artistas"...

YouTube com Thumbnails na Timeline


Lembram-se de vos ter falado que o YouTube ia ter previews imediatos na timeline? Pois bem, aqui já está activa essa funcionalidade... e tal como seria de esperar, é bem interessante para permitir saltar para uma parte do vídeo sem necessidade de andar a tentar acertas "às cegas".

Ao passarem com o rato por cima da barra de progresso do vídeo, surge imediatamente um pequeno thumbnail do que poderão ver (e obviamente, é vísivel logo desde o início, sem que o vídeo tenha sido totalmente carregado). Uma funcionalidade que já existia noutros players de vídeo usados na web, e que finalmente aparece também no YouTube.

Nokia Lumia 610: Windows Phone abaixo dos 200€


Desde a saída do primeiro Windows Phone que imediatamente disse ser essencial que tivessem um equipamento de baixo custo. E finalmente, mais de um ano depois, eis que parece estarmos finalmente a chegar lá. O novo Nokia Lumia 610 vai baixar o custo dos Windows Phone para a barreira abaixo dos 200€, e assim abrir as portas a todas aquelas pessoas que querem um smartphone "baratinho" e que não têm preferências ou lealdades quanto à plataforma.

Aliás... quem estiver familiarizado com os Windows e afins, até poderá sentir mais atracção por um "Windows" Phone do que por aquelas coisas "esquisitas" dos Androids e iPhones.

O Lumia 610 vai ser um dos Windows Phone "limitados", com apenas 256MB de Ram (CPU a 800Mhz) e sem acesso a algumas apps ou funcionalidades mais consumidoras de recursos, mas aparentemente continua a manter a fluidez de funcionamento característica da plataforma. Vamos lá ver se este será o verdadeiro primeiro passo para que os Windows Phone comecem a ganhar volume.
(Mas fica a pergunta: será que com a chegada do Windows 8, estes Lumia 610 poderão ter esperança de vir a ter um Windows Phone 8 "light"?... Vamos lá ver que tal é que a Microsoft pretende lidar com a fragmentação que tantas vezes tem sido associada aos Android.)

SeaView: um Street View Subaquático


Quem é que já não terá passado uns largos minutos a espreitar a superfície terrestre através do Google Streeview? Mas, para quem se sentir mais atraído pelas paisagens submarinas, poderá agora dar uso a este SeaView. Um projecto que dá uso a uma scooter subaquática equipada com um sistema para captar imagens panorâmicas a 360º, e que nos permite espreitar a grande barreira de coral australiana - e outras, em breve.

Um dia destes temos scooters subaquáticas autónomas que possam ser controladas remotamente, e passamos a ter uma visão subaquática do mundo em tempo real. ;)




[via newscientist]

2012/02/27

Galaxy Beam junta Projector a Smartphone


A Samsung não pára de oferecer novos modelos, e em época de MWC 2012, tudo serve para mostrar que têm "algo" mais que os seus concorrentes. Será o caso do seus Galaxy Beam que junta um picoprojector a um Smartphone dual-core com Android 2.3 (ai ai, a Samsung e as actualizações para os Android mais recentes! ;P)

Com 15 lumens, não será um projector que vá substituir o vosso projector HD em casa, mas ainda assim é suficiente de projectar uma imagem com diagonal até 50" - que certamente evitará a necessidade de passar o smartphone de mão e mão, ou ter uma dúzia de pessoas a tentarem espreitar simultaneamente para verem o que se passa no vosso ecrã.

A minha pergunta é... será que este tipo de equipamento - com picoprojectores - poderá um dia tornar-se tão comum como agora é ter GPS/Bluetooth/WiFi/Acelerómetros/etc? Ou, será que ficarão restringidos a equipamentos "diferentes" apenas procurados por pessoas com algumas necessidades bem à medida do que eles proporcionam?

[via Engadget]

Samsung Galaxy S 3 com ecrã FullHD?


Começamos a chegar a um ponto onde os telemóveis topo de gama já pouco ou nada parecem ter a acrescentar, já tendo "tudo" e as inovações a darem lugar a pequenas evoluções...

Mas, a Samsung parece estar a preparar uma autêntica bomba, se se vierem a confirmas estes relatos sobre o que o Samsung Galaxy S3 irá trazer!

Relatos que começam com um CPU quad-core a 1.5Ghz, uma câmara de 8MP e 2MP - pois, até aqui nada de novo nem de transcendente - ... mas... e que tal um ecrã de 4.8" FullHD com resolução de 1080p?

É disso que se está a falar, embora para ser sincero, imagino que tenha sido apenas uma tradução apressada de um "ecrã HD" 720p (ainda para mais considerando as dificuldades práticas de produção de um ecrã OLED desta resolução neste tamanho)... Mas espero estar errado! :)


Fala-se também deste GS3 ser feito em material cerâmico (uma escolha algo estranha, uma vez que deverá ser mais quebradiço e impedir os sinais de RF), e que terá 4G e Android 4.0.


Que vos parece... acham credível que a Samsung esteja prestes a lançar o primeiro smartphone com ecrã FullHD do mundo?

Notícias do Dia

De fotografias marcianas a smartphones com 41 megapixeis; androids quad-core à prova de água da Fujitsu; velocidades gigabit sem fios prometidas para os WiFi dos próximos anos; a sempre presente questão da fragmentação nos Android; nova linha de smartphones HTC One; e até o nossos adorados casos de trafego "ilimitado", mas que neste caso mostraram que o cliente tem sempre razão (esperemos que a duplicação para 100Mbits na MEO não esteja sujeita a tais coisas.)

Mas, com a MWC a encher as páginas das notícias, eis mais umas coisas para ficarem a par do que se vai passando neste mundo tecnológico, nas notícias do dia já a seguir:


Throttling de Tráfego Ilimitado dá $850 de Indemnização




Por cá, continuamos a ter operadores que nos vendem tráfego ilimitado, mas que suspendem o serviço ao fim de 500GB transferidos (ZON, sim, a tal que anunciou ter abandonado a PUA, mas que na verdade ainda a mantém - mas sempre sem referir limites em qualquer lado.)
Nos EUA, as coisas são bem diferentes, como ficou demonstrado num caso onde um cliente descontente com as velocidades reduzidas que estava a ter no seu plano ilimitado, levou a AT&T a tribunal e... ganhou!
A AT&T foi condenada a pagar-lhe $850... e abre agora as portas a que todos os restantes milhares de utilizadores com o mesmo plano ilimitado possam fazer o mesmo.

... Não seria bom ter uma justiça tão célere por cá? É que... custaria assim tanto aos operadores informarem efectivamente os clientes do que lhes estão a vender? Se só admitem 500GB de tráfego, que metam lá isso de forma bem visível, e pronto, fica o assunto arrumado.

É que seja qual for o dicionário que eles utilizem... de 500GB a "ilimitado" ainda vai uma certa distância... ainda para mais quando andam a apregoar planos de 360Mbits e mais... que permitiram que esses 500GB se esgotassem ao fim de apenas 3h(!) de uso à velocidade máxima que estão a vender aos clientes.

HTC One X S V


Na MWC em Barcelona a HTC mostra o seu compromisso em apostar em força nos Android, com uma nova linha de equipamentos: os HTC One S, One X, e One V.

Novos modelos que a HTC prevê serem capazes de atrair os clientes num mercado cada vez mais saturado de smartphones Android para todas as gamas de preço (e onde continua a apostar nas alterações ao Android de origem com o seu Sense 4.0).


O HTC One X vem equipado com um Tegra 3 quad-core a 1.5Ghz que lhe garante umas prestações "interessantes", 32GB de memória, 1GB de RAM, câmara de 8MP, e ecrã de 4.7" HD 720p.

O  HTC One S dá uso a um ecrã de 4.3" AMOLED, CPU a 1.5Ghz mas "só" dual-core, mantendo a câmara de 8MP, que a HTC diz ser de uso "instantâneo".

O HTC One V será vocacionado para o mercado que procura um equipamento mais acessível, mas que ainda assim não deverá arrastar-se. Com um ecrã de 3.7", este HTC vem equipado com um processador a 1Ghz (single-core) e câmara de 5MP.


E porque o espaço na "cloud" é algo que não se pode deixar passar em claro, a HTC continua a ter a parceria com o Dropbox que dá aos seus utilizadores acesso a 25GB de espaço gratuitamente.

Meo Duplica Velocidade e oferece Internet a 400Mbps


Parece que finalmente a concorrência no mercado da oferta de internet vai começar a aquecer. A MEO passa a oferecer um novo plano triple-play sobre fibra óptica com internet a 400Mbps - mas, talvez ainda mais interessante para os actuais clientes - vai duplicar a velocidade dos actuais planos de 50Mbps para 100Mbps sem aumento de preço.

Para os interessados nos 400Mbps, este plano inclui ainda 125 canais de Televisão, chamadas fixas ilimitadas, banda larga móvel, Musicbox (milhões de músicas), Meo GO (60 canais fora de casa), e Meo Jogos.

Ainda não é conhecido o preço deste novo plano de 400Mbps, e certamente que a duplicação da velocidade dos 50-100Mbps irá obrigar a alterações nos planos actuais: de 58,49€ para os 50Mbps, e de 67,99€ para os 100Mbps.

Actualização: já foram actualizados os tarifários:

Plano Total 100 passa a custar 59,99€, e o Total 400 custa 179,99€.


Para referência, a Zon tem oferta de um plano de 360Mbps a 139,99€, e de 120Mbps a 69,99€. Com a Meo a oferecer 100Mbps por 59,99€ (falando de preços de tabela, que muitas vezes podem ser renegociados)... parece-me que é tempo para a Zon também dar alguma "prenda" aos seus clientes, com uma actualização das velocidades - e de preferência sem se esquecer dos seus clientes "antigos".

Fragmentação no Android

É um dos "problemas" que atormenta todos os que compram um equipamento Android e se preocupam em ter a mais recente versão lançada pelo Google: quanto tempo demorará até que uma nova versão do Android esteja disponível para o seu equipamento? (Isto, para não falar nos casos em que tal nem chegará a acontecer, como os utilizadores do popular Samsung Galaxy S infelizmente puderam descobrir.)

Este artigo apresenta uns cálculos curiosos que tentam analisar o estado da fragmentação nos Android, e que - concorde-se ou não - efectivamente mostram padrões que parecem coincidir com o que seria esperado. Que a cada novo lançamento de uma nova versão do Android se assiste a um novo pico de modelos desactualizados (basta olhar para o mercado e ver ainda a quantidade de dispositivos a serem vendidos com Android 2.2.x ou 2.3... quando já temos o Android 4).

Mas, mais preocupante é parecer estarmos perante uma tendência que torna cada vez mais lenta a adopção das novas versões do Android.


Com cada vez maior número de equipamentos no mercado, diversos modelos de cada marca, cada actualização do Android irá ocupar mais e mais recursos para que possa ser lançada oficialmente por cada fabricante/operador... E se levarmos a sério as intenções de que realmente irá haver "garantia" de actualizações durante 18 ou 24 meses por parte de todos os fabricantes Android, depressa se vê a complicação que é tentarem acompanhar o ritmo de desenvolvimento do Google.

Por outro lado... tirando o caso de falhas críticas de segurança, a verdade é que para muitas pessoas, não será absolutamente necessário ter a últiuma versão do Android. Pelo que este "problema" será sempre relativo... Para além de que, com a maior maturidade atingida pelo Android 4.0 ICS, talvez se possa esperar que as coisas finalmente comecem a acalmar (ou eventualmente, que até surja um novo sistema de actualizações modulares, que permita que os updates possam ser feitos de forma mais rápida directamente pelo Google e sem passar pelos fabricantes.)

A ver vamos que novidades este 2012 nos trará...

Nokia 808 PureView com 41MP


A Nokia pode andar meia desvairada ultimamente, mas ainda vai conseguindo trazer-nos umas ideias loucas... Ora vejam este Nokia 808 PureView que tem uma câmara de 41MP!

Um sistema que estaria automaticamente candidatado à coisa mais ridícula do momento, não fosse a coisa rapidamente ter sido reduzida a algo mais prático de utilizar, já que este mega-sensor de grandes dimensões vai afinal tirar fotografias de "apenas" 5MP.
Sim, os pixeis extra servem apenas para aumentar a quantidade de luz captada, e são depois processados. Basicamente, cada bloco de 3x3 pixeis tem como resultado apenas um pixel efectivo... (Pergunto-me se não teria sido melhor criar simplesmente um sensor de 5MP efectivos, e com cada pixel com maior área? - embora esta opção dos 41MP permita que mais facilmente sejam corrigido pixeis defeituosos... que praticamente todos os sensores CMOS têm, e que são "photoshopados" por intermédio dos valores dos pixeis vizinhos.)

Actualização: já há algumas imagens de teste que mostram o que vale este sensor. Lá vão as marcas coreanas passar a oferecer smartphones com 100MP para competir em "número". ;P


Mas, o interesse deste Nokia 808 reduz-se ainda mais quando se descobre que o sistema utilizado é o Symbian Belle, e onde nem os 512MB de RAM e um CPU a 1.3Ghz parecem ser suficientes para oferecer uma experiência de utilização tão fluida como a que é exigida hoje em dia.

[via the verge]

IT Jobs para Android [Apoiante Semanal]


Bem a propósito da necessidade de muitas pessoas encontrarem um novo emprego, eis que o IT Jobs, um dos mais conceituados portais nacionais de procura de emprego na área das tecnologias de informação, depois de ter lançado a sua App para iPhone para tornar ainda mais fácil e prática essa pesquisa, vem alargar essa mesma facilidade às restantes plataformas mobile: Android e Windows Phone.

Sim, o IT Jobs está mais mobile que nunca.

Portanto... quer estejas à procura de um novo emprego, ou simplesmente com curiosidade para saber que tal vai o mercado nesta área, poderás ter toda a informação sempre disponível no teu smartphone:


WiFi 802.11ac Promete Velocidades Gigabit

Ainda me lembro do tempo que o WiFi era uma coisa rara (e cara!)... mas hoje em dia não só se tornou numa coisa banal, como permite fazer transferências a velocidades impensáveis há alguns anos atrás, com o WiFi "n".

Mas se pensava que a coisa ia ficar por aqui, estão bem enganados.
A partir do próximo ano deverão começar a chegar ao mercado equipamentos suportando o novo WiFi 802.11ac, e que vai permitir fazer transferências a velocidades superiores ao Gigabit!
(Mesmo se, no caso de ligações simples, se possa ficar pelos 433 ou 867Mbits - o "truque" usado para aumentar a velocidade para além do gigabit é dando uso a múltiplos canais/antenas simultaneamente, até 1.73 e 3.47Gbps.)

E... se isto vos parecer insuficiente... o 802.11ad também já mexe... e promete velocidades até 7Gigabits, sempre "sem fios".

2012/02/26

Calibração de Imagens em Marte


Certamente já se terão apercebido de que raras são as vezes em que uma fotografia ou vídeo surge com as exactas cores reais que tinham em frente à câmara. Aliás, basta apontarem o vosso smartphone ou câmara de vídeo para cores bem saturadas, como verdes, vermelhos, ou azuis, para verem o quanto a imagem captada difere das cores reais.

E se por cá isso poderá ser um ligeiro inconveniente a que nem damos valor, no caso de imagens para investigação científica, como na indústria aero-espacial... as coisas são bem diferentes.

É por isso que a sonda Curiosity da NASA que vai a caminho de Marte (ainda tem mais de 160 dias de viagem pela frente neste momento) leva consigo uma tabela de calibração de imagem colocada no seu braço robótico que será usada para garantir a máxima fiabilidade na aquisição das imagens da superfície marciana.

A tabela consiste em zonas com cor (vermelho, verde, azul, cinzento a 40% e 60%, e um pigmento fluorescente para detecção de luz ultravioleta), e de teste de resolução com barras de diferentes tamanhos adaptada da tabela de teste de resolução da Força Área dos EUA.

Também presente - em jeito de homenagem - vai uma moeda, método tradicionalmente utilizado pelos geólogos para dar uma noção de escala quando tiram fotografias a amostras no solo.

Tumblr Anti-Anorexia


Nem sempre é fácil reconhecer que por muita liberdade que se queira dar às pessoas... há sempre limites que nos fazem reconsiderar que nem tudo deve ser permitido.

O Tumblr decidiu banir os microblogs que promovem ou glorificam coisas como a anorexia, bulimia, ou a auto-mutilação. Quando alguém pesquisar por esses termos ou palavras relacionadas, o Tumblr passa a exibir um aviso de que tal poderá representar risco de vida, e sugerindo o contacto com uma entidade de apoio.

Sim, continuará a haver locais pela internet fora onde tudo o que se possa imaginar continue a ser permitido, mas a única coisa que um site/serviço com consciência pode fazer é dizer pelo menos: "podem fazer o que quiserem... mas em minha casa, as regras são estas!"

2012/02/25

Android Quad-Core à Prova de Água da Fujitsu

Quem procurar um smartphone topo de gama certamente terá uma lista de requisitos, como por exemplo: ecrã de grandes dimensões, CPU quad-core, android 4.0... coisas que poderá encontrará sem grandes dificuldades entre os modelos que se esperam para os próximos meses.

No entanto, a Fujitsu vem adicionar algumas características incomuns nos seus smartphones Android, com as quais certamente espera cativar futuros clientes - agora que se prepara para regressar ao mercado europeu.

Na MWC vamos poder ver um Fujitsu com Tegra 3 e ecrã de 4.6", mas que para além de uma câmara de 13.1MP e Android 4.0, tem também um sensor de impressões digitais e... é à prova de água!

Certamente lembrar-se-ão de que eu sou apologista de que os equipamentos mobile deveriam estar aptos a enfrentar a chuva e outras intempéries do dia-a-dia.... E espero que a chegada destes modelos à Europa faça "acordar" os outros fabricantes de que de nada nos serve ter a "última tecnologia" no bolso, se depois não a podemos utilizar assim que começam a cair algumas gotas do céu.

[via UV]

Wi-Fi Passpoint Promete Acabar com as Passwords

Certamente já terão passado pela frustração de tentar utilizar um hotspot público, de acesso livre ou limitado a clientes de um certo operador, e ter que enfrentar os diversos tipo de autenticação que cada um utiliza.

Desde o simples login/password, a outros que vos obrigam a visitar páginas especiais (que devem permanecer abertas enquanto utilizam o hotspot), a verdade é que para os clientes que têm internet via 3G - muitas vezes o incómodo é tal que nem se dão ao trabalho de tentar usar essas redes WiFi.

Mas a Wi-Fi Alliance está a trabalhar num programa que visa solucionar tudo isto, dispensando a introdução de nomes e passwords nos hotspots, e permitindo que um utilizador possa saltitar entre 3G/WiFi e vice-versa de forma transparente e sem chatices: graças a este Wi-Fi Certified Passpoint.

Uma medida que é igualmente do interesse dos operadores de telecomunicações, uma vez que permitirá libertar o seu precioso espaço "3G" sempre que os seus clientes estejam perto de um dos seus hotspots WiFi.


A ideia é que, tal como nas redes celulares estamos constantemente a saltitar de célula para célula sem nos preocuparmos com isso, que o mesmo seja igualmente feito para os hotspots WiFi certificados - e onde também se dará uso ao cartão SIM para validar a identidade do utilizador/equipamento.

Facilitar a vida aos utilizadores e vantajoso para os operadores... De que estão à espera? :)


[via cw]

Google Prepara Tablet de 7"?


Não há dúvida de que o Google precisa fazer algo, e bem depressa, quanto ao mercado dos tablets. Enquanto anda a "brincar", não só o iPad continua a dominar o mercado, como a Amazon rapidamente entrou no mercado com o seu Kindlle Fire de 7" ultrapassando todo o sucesso dos tablets Android. (O que não deixa de ser caricato, considerando-se que o Kindle Fire é baseado em Android...)

Mas enquanto a Amazon se prepara já para o próxima fase da ofensiva, com o lançemento de um Fire de dimensões semelhantes ao iPad, também o Google parece estar a preparar um tablet de 7".

A par dos rumores de que também a Apple poderá estar a equacionar a lançamento de um mini-iPad (embora não me pareça muito credível), será que estaremos mesmo prestes a ter um mini-tablet Nexus do Google?

Sem dúvida que um tablet Nexus daria a muita gente a confiança acrescida de ter actualizações garantidas e atempadas directamente da origem... Mas colocaria o Google numa situação bastante complicada, ao ter que competir directamente com o preço ultra-competitivo do Kindle Fire da Amazon... Bem, eles que se entendam, que para nós só interessa mesmo depois de chegar ao mercado e sabermos o preço final! ;)

Aprende a Criar Apps para iOS com a Apple


Não há falta de recursos para se aventurarem na criação de apps para iPhone e Android; há inúmeros tutoriais na internet... e não nos podemos esquecer dos diversos cursos existentes no iTunes U. No entanto, como a informação útil nunca é demais, hoje trago-vos um guia sobre como desenvolver Apps para iOS que nos chega da própria Apple!

Um guia que nos dá uma visão geral sobre os diferentes requisitos necessários para criar Apps, começando pelas coisas mais básicas (como a instalação das ferramentas de desnevolvimento necessárias), e passando pelas frameworks e considerações a ter no design dos interfaces e processo de submissão da App na App Store.

Um sítio a espreitar para quem pretender iniciar-se na criação de Apps para iOS.

2012/02/24

Helicópteros e Ressonância


A ressonância é uma coisa tramada, e causadora de coisas tão estranhas e destruidoras como possibilitar que um batalhão de tropas a marchar sobre uma ponte a possa destruir (não sei se alguma vez testaram este mito, mas pelo menos teoricamente é possível! :)

Mas no caso que se segue, é algo mais comum... quando as vibrações de um helicóptero perto do solo começam a fazer com que o aparelho - neste caso um helicóptero dos bombeiros do Para no Brasil -  entre ele próprio em ressonância... com as consequências que se podem ver. (Felizmente, ninguém ficou magoado.)



Nestas situações, o procedimento correcto é o de levantar vôo imediatamente quebrando o "ciclo" de amplificação da ressonância antes que atinja níveis desintegradores. Algo que se pode ver num dos episódios do mítico MacGyver, e onde o piloto conseguiu evitar uma situação desastrosa... mesmo à custa de ter que levantar vôo de forma abrupta e com uma porta aberta.
(E ao ver o genérico inicial do MacGyver, fez-me recordar como tenho o nome de Lee David Zlotoff gravado nos neurónios - tal como o koniec do desenhos animados que viamos nos programas do Vasco Granja, e que nos ensinou a todos como dizer "Fim" em eslovaco! :)



[via gizmodo]

Google Drive aberto a Apps?


É mais que certo que o Google anda a preparar o seu "Google Drive" em resposta a serviços como o iCloud, Dropbox, etc. Muito daquilo que se pretende já está implementado de uma forma ou de outra, espalhada pelos diferentes serviços do Google (albuns Picasa, anexos no Gmail, documentos e ficheiros no Google Docs)... pelo que se percebe o "trabalho" que o Google tem que fazer para unificar tudo isso de forma simples.

Mas pelo menos, ficamos a saber que o Google Drive não irá ser exclusivo do Google. Ou seja, tudo indica que qualquer App poderá ter acesso ao Google Drive, e assim torná-lo bem mais útil e prático.

Claro que o ideal seria que todas as plataformas implementassem "file-systems" configuráveis, como o WebOS fazia, mas pelo menos... sempre é melhor do que apenas poder usar um Gdrive apenas com as Apps oficiais do Google.

Notícias do Dia

Temos um eventual smartphone da Samsung que promete abandonar as molduras em redor do ecrã; um estudo que demonstra que a limitação da velocidade dos dados nos planos ilimitados não faz sentido; rumores de que a Apple poderá abandonar a tradicional ficha utilizada nos iPods/iPhones/iPads; um novo LG 4X com quad-core e ecrã HD; um infográfico sobre as diferenças das cassetes e HDD que evidencia o absurdo da PL118; um nome artístico para os quad-core mais um da Nvidia; a par de um ultrabook da Dell; e de uma App Google Docs para Android ainda mais funcional.

E já de seguida, as notícias do dia:


A Energia Solar - Solução com Futuro?


No outro dia fui dar com os parques solares da Martifer - uma empresa nacional que tem tido enorme sucesso na área, quer a nível nacional quer a nível internacional -  e de novo dei comigo a sonhar com um futuro onde todas as casas e edifícios fossem obrigadas a ter paineis solares para ajudar a gerar energia. É certo que a eficiência de um painel fotovoltaico estão ainda longe de permitir que se possa depender exclusivamente do "solar" para todas as nossas necessidades; e as notícias que vamos lendo sobre os avanços e melhoramentos da sua eficiência parecem demorar "eternidades" até se concretizarem em produtos comerciais e que efectivamente permitam dar início a uma revolução solar... Mas... talvez isso possa acontecer mais cedo do que se pensa.

E o motivo poderá nem ter um fundamento tão ecológico como se poderia desejar... Poderá no fundo ser apenas uma questão de... necessidade!

Petróleo e gás natural têm os dias contados... quer isso se traduza em poucas, ou muitas, décadas. E considerando-se que o velho "gigante adormecido" que é a China está agora em plena expansão, as suas necessidades energéticas rapidamente atingirão níveis que igualarão todo o resto do mundo - fazendo com que as tais reservas se esgotem muito mais rapidamente.

Se a isto adicionarmos a transição dos veículos de combustíveis fósseis para a energia eléctrica, rapidamente se percebe que toda a rede energética e a geração de energia terá que ser repensada. E uma das soluções, especialmente para países que - como Portugal - têm uma boa dose de Sol durante todo o ano, poderá passar pela energia eléctrica solar. A micro-geração poderá parecer insignificante quando comparada com as necessidades globais, mas se considerarmos que passará a constituir milhares/milhões de nodos adicionais de geração de energia (e muitas vezes logo no local onde poderá ser consumida - como é o caso dos tais parques solares, cuja energia poderia ser logo utilizada para carregar os veículos eléctricos aí estacionados)... passaríamos a ter algo que levaria as vantagens das transferências "P2P" (peer-to-peer) à rede eléctrica.

Uma rede distribuída, onde todos fossem simultaneamente consumidores e produtores de energia e encontrando continuamente um ponto de equilíbrio para a máxima eficiência comum.

O custo da energia vai subir nos próximo anos; para as grandes empresas, como o Google, isso já faz com que os seus data-centers sejam activados/desactivados diariamente em redor do mundo por forma a pouparem energia nos períodos mais caros em cada zona geográfica. É algo que a maioria de nós não poderá fazer... mas pelo menos poderá ajudar-nos a planear um futuro mais sustentável, quer para o ambiente do nosso planeta, quer para a nossa carteira.

Acer Liquid Glow



Se não encontram um smartphone Android a vosso gosto entre os Samsung, LG, HTC, Sony, etc... eis que vão passar a ter mais um a considerar. A Acer está prestes a apresentar o seu novo smartphone Liquid Glow no Mobile World Congress 2012 (MWC), em Barcelona.

Para começar, surgirá equipado já com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, o que evitará as preocupações de comprar um equipamento novo que nem sequer vem equipado com a mais recente versão do Android. Depois, temos o tipo de equipamento que se pode esperar de um smartphone de tamanho compacto: ecrã de 3.7", design curvo, câmara de 5MP com LED flash, NFC, e em diversas cores com nomes artísticos: Sakura Pink (leia-se cor de rosa), Alpine White (branco) e Cat’s-eye Black (preto). Sendo que cada um deles virá com um tema de ecrã diferente para maior diferenciação.

Mas, se estiverem interessados, terão que esperar que o tempo aqueça um pouco, pois o Acer Liquid Glow estará disponível apenas no início do Verão de 2012.

SINFO 2012 no IST


É já na próxima segunda-feira, 27 de Fevereiro, que se inicia mais uma semana informática no IST em Lisboa, a SINFO na sua 19ª edição.

A SINFO compreende uma série de apresentações por parte de individualidades de renome nacional e internacional, e de empresas de destaque nas diversas áreas abordadas. Lá poderás também espreitar uma exposição de tecnologia onde as empresas podem estar presentes com um "stand" para dar a conhecer aos alunos os seus serviços, projectos e oportunidades de emprego.

Cada dia desta semana informática será dedicado ao seu próprio tema, sendo os eleitos para este ano:

  • "Jogos e Multimédia"
  • "Robótica e Inteligência Artificial"
  • "O Futuro da Internet"
  • "Software na Sociedade" (com uma palestra de Richard Stallman no dia 29)
  • "Investigação e Empreendedorismo".

Este evento é organizado exclusivamente por estudantes e é de carácter não lucrativo. Espreitem o programa da SINFO XIX aqui.

Infográfico PL118

Porque não se pode deixar cair a luta contra a PL118 no esquecimento, eis um excelente infográfico que demonstra de forma resumida alguns dos pontos que tornam completamente descabida e desajustada da realidade esta tentativa de ir buscar mais alguns euros aos bolsos dos portugueses.



Infográfico: texto do meu amigo Nelson Cruz, design da Catarina Lourenço.

Samsung Prepara Smartphone Sem "Moldura"


Parece que a Samsung se prepara para dar um grande salto em frente no design dos smartphones, com um equipamento que terá um ecrã OLED praticamente sem moldura em redor. Um modelo que poderá chegar ao mercado ainda antes do final do ano, e que sem dúvida teria grandes hipóteses de tornar no smartphone mais desejado da actualidade.

Isto resolveria finalmente o "problema" de ter um ecrã grande num equipamento compacto, uma vez que evitaria espaço desperdiçado nos lados e em baixo (necessitando apenas de um ligeira faixa no topo para a câmara e som).

Seria o tipo de coisa que certamente poderia estragar a chegada de um iPhone 5 da Apple... que, caso chegasse depois e utilizasse algo semelhante, passariam a estar eles próprios no papel de "copiador".

Claro que é preciso não esquecer as considerações práticas deste tipo de design: será preciso considerar os toques acidentais nas bordas ao se pegar no equipamento, entre outros "detalhes". Mas, tenho que admitir que é o tipo de coisa que já estou à espera há algum tempo... e espero bem que seja algo que se possa ver no mercado ainda este ano! :)