2012/04/30

Vidro Anti-Embaciamento do MIT


Com a popularização dos dispositivos "touch" que nos obrigam a tocar constantemente no ecrã, surgiram também novos tipos de vidro que tentam fazer com que as dedadas e sujidade não se tornam demasiado incomodativas de limpar: é o caso dos vidros com tratamento "oleofóbico", que fazem com que o processo de limpeza se limite ao passar de um pano e sem necessidade de "esfregar" ou usar panos especiais.

Mas, ainda há muito por fazer, como podemos ver por este vidro anti-embaciamento do MIT, um vidro que adiciona cones de tamanho microscópico ao vidro, diminuindo a superfície de contacto com as gotas de água, e que o torna repelente de água e sujidade, e também anti-reflexos.

Na imagem podemos ver a diferença de comportamento de uma gota de água sobre este vidro (do lado esquerdo), comparativamente à de um vidro normal (lado direito) em que a água "assenta" sobre o vidro.

Ao não aderir ao vidro, a água pode facilmente rolar pelo vidro abaixo, levando consigo todas as partículas de pó e sujidade.

... Agora é só esperar que esta tecnlogia chegue ao produtos comerciais... Pois não será necessário dizer o quanto isto seria bem apreciado, não só para os dispositivos touch, como todos aqueles que têm que lutar com o embaciamento (capacetes, máscaras de mergulho, etc. etc. - já para não falar que também daria jeito nos próprios vidros dos automóveis... :)


Notícias do Dia

Já estamos na recta final para oferecer o último livro O'Reilly deste mês (não percam a oportunidade), já vimos a nova placa gráfica da Nvidia para quem quiser dar uso aos seus monitores de 2560x1600; um jogo WebGL do Google que coloca os Google Maps num cubo (e não se esqueçam dos foto-tours no Google Maps); um sistema de tele-vigilância remota para automóveis desenvolvido em Portugal;

Já de seguida, as notícias do dia:



Xfce 4.10


O Xfce é um ambiente gráfico bastante popular, utilizado por muitos daqueles que usam distribuições baseadas em Linux e que procuram um interface que necessite de poucos recursos e seja rápido e eficiente. (Pessoalmente, sempre fui um grande fã do Xubuntu, que alia o bem conhecido Ubuntu - que de origem utiliza o Gnome - ao Xfce.)

Com a chegada da versão 4.10, são várias as novidades e melhoramentos; e que incluem também alterações à forma como o modo de compatibilidade para programas KDE e Gnome funciona.

Enfim... se sentem que o vosso computador já começa a ser limitado para movimentar todas as janelas e programas que têm no ecrã, valerá a pena darem uma oportunidade a este Xfce.

Skype Revela IPs de Todos os Utilizadores


Se estão preocupados com a informação GPS que podem estar a revelar inadvertidamente através das vossas fotos, então agora têm mais uma preocupação a acrescentar à (crescente) lista de riscos e vulnerabilidades dos serviços online: ao que parece, é possível determinar o IP de todo e qualquer utilizador do Skype.

IP esse que, na maioria dos casos, é suficiente para determinar o país e localidade onde estão; e que se torna mais grave por estar disponível a qualquer pessoa - mesmo sem que esteja na vossa lista de contactos.

Ou seja... neste preciso momento poderão haver atacantes a compilar a localização de milhares de utilizadores do Skype, e sem que estes nada possam fazer quanto a isso - a não ser estarem desligados do serviço, já que esta informação apenas é acessível caso estejam com a conta "ligada".


Por outro lado, com o IP de um utilizador, é também possível tentar atacar o seu computador usando ferramentas de scanning e testando vulnerabilidades conhecidas (no caso dessa pessoa não ter um sistema operativo/software actualizado, por exemplo)... e assim servir de porta de entrada para outro tipo de abusos.

Quasar - Janelas à "Windows" no iPad


Não deixa de ser curioso que se assista a uma evolução e regressão nos interfaces dos nossos equipamentos informáticos. Inicialmente com um simples ecrã de texto, depressa se começaram a desejar formas mais eficientes de fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo... e que culminaram com os interfaces gráficos multi-janelas, onde podemos colocar múltiplos programas lado a lado.

Interface esse que no entanto regrediu agora de volta para o modo "ecrã-total" nos sistemas operativos mobile como o iOS e os Android, com foco numa única App de cada vez. Mas... que tal seria poder ter um ambiente com múltiplas janelas num iPad?

Agora, graças ao trabalho de Pedro Franceschi, do Brasil, e do seu Quasar, torna-se possível transformar o iOS num ambiente "multi-janelas" semelhante ao de um Windows, ou OS X num computador desktop.

Se têm um iPad com acesso à Cydia (com jailbreak)... está a poucos toques de distância,

Nvidia GTX690 - Duas GTX680 numa só Placa

Se são fãs da Nvidia, não têm problemas de orçamento, e querem a melhor e mais potente placa gráfica do momento... eis que os vossos desejos se concretizam com a chegada da nova Nvidia GTX690.

A placa só será lançada oficialmente a 3 de Maio, pelo que a maioria dos testes se encontra "em sigilo" até lá, mas... esperam-se boas coisas.


Tratando-se de uma placa que basicamente junta 2 GTX680 numa só placa, a Nvidia teve especial cuidado para não cair nos mesmos erros que são comuns neste tipo de situação: e que por motivos de potência e calor, fazem com que este tipo de placas funcione a velocidades inferiores a duas placas separadas.

Com a GTX690, a Nvidia diz finalmente conseguir um desempenho comparável à de duas placas independentes em SLI - ao mesmo tempo que consegue gastar menor energia, gerar menos calor, e fazer menos barulho.

Com 4GB de memória total a funcionar a 6GHz(!), 3072 cores CUDA a funcionar a 915Mhz mas que podem ser acelerados dinamicamente até 1019Mhz, e tecnologias como o novo modo de anti-aliasing TXAA e o Adaptive Vertical Sync, esta promete ser a melhor placa gráfica que podem comprar e que vos permitirá jogar jogoso como Crysis 2 e Batman: Arkham City, com todos os detalhes e qualidade gráfica no máximo, a resoluções de 2560x1600 a 60fps! (Ou então ir ainda mais além, com multiplos monitores.)

Infelizmente, para a maioria dos utlizadores tornar-se-á bastante difícil justificar pagar $999 por uma destas placas...

Ganha Livros jQuery Mobile da O'Reilly


Tal como tem vindo a ser feito ao longo dos últimos meses, a decisão do livro O'Reilly a oferecer foi da vossa inteira responsabilidade, e o vencedor foi:


Com uma margem significativa de vitória, o: jQuery Mobile: Up and Running.

Temos cinco destes livros para vos oferecer, e ao longo dos próximos dias iremos fazer várias perguntas, sendo que cada uma delas irá dar determinar um vencedor. Fiquem atentos... pois para além das perguntas poderem aparecer aqui no blog... poderão também aparecer no Twitter, ou Facebook, ou... algures por aí. É ficar atento! ;)

Para começar, uma pergunta bem fácil:


Actualização: passatempo encerrado - já temos vencedores - no próximo mês há mais. :)


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em território nacional, e válido apenas para uma participação por pessoa para cada pergunta.

Dart Hackathon em Lisboa

Se estás interessado em conhecer a nova linguagem de programação DART do Google, vais gostar de saber que também em Lisboa se irá realizar uma Dart Hackathon, a acompanhar as demais sessões que se realizam a nível mundial, já no próximo fim de semana de 5 e 6 Maio, na cafetaria do Cowork Lisboa, na LX Factory.

A equipa do Dart convida-o para um Happy Hour, o primeiro hackathon do Dart, patrocinado pelo Google e produzido pela comunidade. Inscreva-se para participar num dos eventos de todo o mundo.

Seja parte do próximo passo na evolução da programação na web. Cause um impacto hackando e partilhando a sua opinião. A equipa está ansiosa para saber o que acha. Junte-se a nós!

Saiba mais no site Dart Hackathon.


A participação é gratuita mas os lugares são limitados... pelo que, se estão interessados, não deixem escapar esta oportunidade e reservem já o vosso.

2012/04/29

Jogo Cúbico do Google Maps


Se já costumavam passar demasiado tempo no Google Maps, preparem-se para começar a ficar por lá ainda mais tempo - particularmente se se sentirem tentados a mostrar o que valem neste jogo Google Maps Cube game que uma vez mais demonstra as capacidades do 3D numa janela do browser por intermédio do WebGL.

Este jogo cúbico do Google já nos tinha sido mostrado em vídeo há alguns meses - e tinha sido prometido para Fevereiro. Mas, Fevereiro passou, assim como Março... e só agora, mesmo no final de Abril, ficou finalmente disponível para que todos o possam experimentar.

O objectivo é passar pelos vários níveis o mais rapidamente possível, sendo em que cada um deles terão que dar uso a algumas das funcionalidades do Google Maps (como as informações de trânsito, percursos de bicicleta, navegação, etc.) enquanto atravessem cidades bem famosas espalhadas pelos mundo (como Nova Iorque, Paris, Tóquio, etc.)

  • Nível 1 -  Manhattan 
  • Nível 2 - San Francisco
  • Nível 3 - Paris
  • Nível 4 - London
  • Nível 5 - Tokyo
  • Nível 6 - Las Vegas
  • Nível 7 - Mall of America
  • Nível 8 - .. Surpresa. :)

Experimentem, e digam qual foi o vosso melhor tempo.

Cubos OLED


Mais interessante que nos tentarem impingir o 3D nos cinemas e TVs, será imaginar as possíveis aplicações para estes pequenos cubos com ecrãs OLED em toda a sua superfície.

Usando pequenos paineis OLED de 128x128 pixeis, não se esperará ver um filme (ou seis!) com qualidade HD neste cubo, mas... as potencialidades são... cúbicas.

Embora os seus criadores falem de possíveis aplicações empresariais, parece-me que a área mais receptiva a este tipo de coisa seria certamente a do entretenimento. E sem dúvida que consigo imaginar uma dúzia de jogos onde este tipo de cubo poderia certamente ser posto em acção - já para não falar das inúmeras coisas que seria possível fazer-se quando associado a um tablet a servir de "tabuleiro", ou coisas do género.

Também em casa, imaginem este pequeno cubo como controlador do ambiente que desejassem ter...  e onde cada um dos lados vos permitisse activar um modo "trabalho/relax/festa/cinema", ao mesmo tempo que poderia apresentar informações sobre a temperatura das várias divisões, alarmes, e também mensagens ou até notícias, etc.



[via engadget]

Pintura Especial "Frozen Paint" da BMW


Não é todos os dias que se vê um BMW M3 na estrada, mas muito mais raro será verem um M3 com uma pintura especial "frozen paint". Uma pintura de aspecto bem diferente, das pinturas metalizadas ou lustrosas que equipam a maior parte dos automóveis, mas que obriga também a que se tenham alguns cuidados especiais.

Para começar, digam adeus às lavagens automáticas... já que sem a camada protectora de verniz que dá o "brilho" habitual aos outros carros, esta é uma opção que para além do preço extra, dará também trabalho extra a ser mantida.

De fora fica também o uso de cera ou abrilhantador, e todo e qualquer tipo de polimento - incluindo a limeza com pano de microfibras!



A BMW aconselha apenas o uso de um shampoo normal, e - aspecto também crítico - a remoção imediata de todo o tipo de sujidade e insectos.


... Muito bonita (e diferente)... mas... não dava certamente para mim - a não ser que fosse tipo Jay Leno, e tivesse uma equipa responsável por manter os meus automóveis "em condições"! :)


CarWatch - Vigilância Remota de Automóveis


Nem será necessário tentar imaginar o horror que será chegarmos ao local onde estacionamos o nosso automóvel... e encontrarmos apenas um espaço vazio. Nalguns casos, poderá significar uma viagem até ao parque de armazenamento mais próximo - caso tenha sido rebocado. Mas no pior caso, será sinal de que alguém nos roubou o automóvel.

Com tanta tecnologia que carregamos diariamente nos nossos automóveis, não seria tempo de também o nosso automóvel ter um pouco mais de inteligência - e ser capaz de nos dizer, não só por onde anda, mas até permitir ver quem está no seu interior?

É esse mesmo o propósito deste Carwatch, um projecto nacional, que conta com os habituais módulos de localização GPS de veículos... e lhes acrescenta uma câmara dissimulada no interior do veículo.

Um projecto que esperamos ver rapidamente em fase de comercialização, pois seria certamente bem acolhido por muito donos de veículos desejosos de os manter "debaixo de olho" independentemente do local onde estejam.

(Deixaria apenas como sugestão a utilização de uma câmara secundária, apontada para o exterior do veículo - que permitiria ver, por exemplo, se alguém estranho andaria a "estudar" o mesmo recorrentemente ao longo de vários dias... Mas... talvez isso seja coisa que já esteja preparada para a versão 2.0! :)

2012/04/28

Visitas Fotográficas no Google Maps


Nem será preciso referir o quanto é tentador "perdermo-nos" nos meandros do Google Maps e do streetview, visitando locais espalhados pelo mundo que - em muitos casos - dificilmente poderemos visitar ao vivo.

E agora com as novas Photo Tours (disponível para quem usa o Google Maps com WebGL) essas visitas tornam-se ainda mais cativantes.

Ao procurarem por locais populares, será provável verem aparecer a indicação de que existe um photo tour disponível. Dando uso a fotos públicas no Picasa e Panoramio (sim, até podem encontrar por lá as vossas próprias fotos), o sistema faz a reconstrução 3D dos monumentos e paisagens - um pouco à semelhança do Photosynth da Microsoft. De seguida, leva-vos numa visita virtual poe esses locais...

Se não souberem por onde começar... têm algumas sugestões do próprio Google no Photo Tours.



Primeiro Router WiFi Gigabit 802.11ac chega em Maio

Se o vosso router WiFi "N" já não chega para o que pretendem, e procuram velocidades wireless ainda mais rápidas, está para breve a chegada do Netgear R6300, que estreia o 802.11ac.

Com esta nova geração, será possível atingir velocidades até 1.3Gbps via WiFi - embora para isso precisem que o outro dispositivo emissor/receptor suporte também este novo sistema. Se não for o caso, poderão sempre recorrer às mais "lentas" velocidades do WiFi n com o qual é 100% compatível.

Este router tem um preço de $199.99, e... espera-se que rapidamente seja seguido de muitos mais equipamentos de outros fabricantes. (Mas até que os primeiros portáteis e smartphones com WiFi ac cheguem ao mercado... não me parece que a maioria das pessoas tenha pressa em dar o salto para estas velocidades).

Transforma um iPad num MacBook Air com o Brydge



Tim Cook poderá ter dito que a existência de um iPad "transformável" em portátil seria tão agradável quanto a combinação de uma torradeira com um frigorífico, mas o que é certo é que muitos utilizadores gostariam de ver os seus iPads com a funcionalidade extra de um teclado.

Este Brydge é um projecto do Kickstarter que tenta solucionar o problema. Não me parece ter um aspecto tão bem conseguido quanto aquele ultrathin keyboard da Logitech, mas... os responsáveis prometem que a base/teclado é feito de alumínio aeronáutico de alta-qualidade, para que se enquadre perfeitamente com o material usado no iPad.

Custando $150 (ou $170 para o modelo com colunas incorporadas), é mais caro do que muitos teclados bluetooth para iPad... mas a verdade também é que poucos conseguirão fazer uma integração tão semelhante a um "MacBook" como este Brydge.

2012/04/27

Creepy - Por Andas à Custa das Fotos e Redes Sociais


Este Creepy é apenas mais um programa que visa chamar a atenção para os potenciais abusos que se podem cometer usando informação que muitas pessoas disponibilizam publicamente na internet sem consciência do que isso pode representar.

Usando as mensagens geolocalizadas de serviços como o Twitter, Foursquare e Gowalla; e ainda as fotos colocadas em locais como o flickr, twitpic, yfrog, e muitos outros; este Creepy é capaz de criar um mapa bastante preciso dos locais por onde qualquer utilizador circule (desde que disponibilize estes dados publicamente, obviamente.)

Considerando-se a popularização dos smartphones, é inevitável que haja um número crescente de pessoas que possa nem sequer ter consciência que ao colocar uma foto na internet, poderá estar a disponibilizar as coordenadas GPS do local onde foi tirada; ou que ao escrever uma mensagem no twitter, poderá igualmente estar a dizer onde está (e nem vamos falar dos casos em que isso é feito expressamente, ao usar-se serviços como o Foursquare.)

Portanto... trata-se de uma chamada de atenção que tem toda a razão de existir... Sendo que podem dar uso a este creepy para "mostrar" a algum amigo o quanto sabem das suas movimentações, e assim esperar que a mensagem fique bem gravada na sua memória.

A não ser em casos excepcionais em que pretendam divulgar publicamente por onde andam, o mais recomendável será desligar todo o tipo de geolocalização nas redes sociais... e no caso das fotos, terem o cuidado de as "limpar" destes dados GPS guardados na informação EXIF antes de as partilharem publicamente. (Excepção feita em casos onde o conteúdo da mesma seja suficiente para que qualquer pessoa saiba onde foi tirada! :)


Google Felicita Sony Pela Contribuição no Android


A propósito da chegada do Android 4.0 "Ice Cream Sandwhich" ao Tablet S da Sony, Jean-Baptiste Queru, um dos responsáveis pelo Android do Google, diz que uma espera de 5 meses para que os utilizadores recebam a última versão Android no seus equipamentos é algo perfeitamente natural e razoável, e aproveita a ocasião para saudar a contribuição que a Sony tem dado ao projecto Android - que lhe permitiu assim ser uma das primeiras a oferecer esta versão nos seus equipamentos.

Claro que não nos podemos esquecer igualmente da Asus, que conseguiu colocar primeiro um ICS no mercado, mas que Queru diz também ser devido à quantidade de recursos que tem em colaboração com a Nvidia para o lançamento do primeiro tablet com Tegra 3.

Seja como for, fica assim demonstrado "preto no branco" o bom trabalho que a Sony tem vindo a fazer nos Android, e que poderá sem dúvida vir a influenciar todos os utilizadores que se sintam descontentes com a morosidade (ou inexistância) de updates oficiais para os seus smartphones/tablets.

Além de que, como Queru relembra, o Google tem regra ir saltitando entre fabricantes para os seus modelos Nexus... pelo que, quem nos garante o que o próximo Nexus smartphone não venha a ser um Sony?

[via Androidpolice]

Apple quer um Restaurante Privado só para Funcionários


A preocupação da Apple em manter os seus segredos "secretos" é lendária, dando uso a técnicas que mais parecem saídas de uma agência de espionagem (ou de uma novela repleta de paranóias e teorias da conspiração! :)

Por isso, não será de surpreender que a Apple esteja agora interessada em construir um restaurante privado, apenas para os seus funcionários. É que embora já exista um restaurante na sua sede, este pode também ser frequentado por visitantes (desde que sejam convidados por um funcionário), e por isso torna-se arriscado falar de algum projecto interno... que poderia chegar aos ouvidos de um desses visitantes.

Neste novo restaurante, apenas será permitida a entrada exclusivamente a funcionários - nada de visitas - e assim os funcionários poderão discutir os seus projectos com menores preocupações.

Por este andar, qualquer dia os funcionários da Apple terão que se preocupar em ter os seus automóveis ou smartphones sob escuta... sendo incessantemente perseguidos por "paparazzis" tecnológicos em busca das últimas novidades....


Notícias do Dia

A Samsung passou a Nokia e torna-se no maior fabricante de telemóveis a nível mundial; mas isso não a impede de continuar com as suas polémicas campanhas anti-Apple (que parece continuar a deter a liderança, em termos de smartphones); um novo Ubuntu já chegou, e com validade para 5 anos; uma impressora 3D com preço abaixo da barreira psicológica dos $500; como usar qualquer comando numa Apple TV; um dissipador "de peso" que oferece mais de 1Kg de cobre; e os óculos do Google que já começam a fazer mais do que simples "reboots".

Já a seguir, as notícias do dia:

E não se esqueçam que amanhã temos o nosso meeting mensal, no sítio do costume (mais informações na mailing list, caso precisem - mas se quiserem ir, avisem até ao final do dia de hoje), e que continua a decorrer o passatempo que vos dá possibilidade de ganharem livros O'Reilly - amanhã haverá uma nova pergunta, e outra na próxima segunda feira.


Óculos do Google já tiram Fotos (e partilham no G+)


Da primeira vez que fizeram a sua aparição em público os óculos virtuais do Google - o Project Glass - eles pouco mais faziam do que "fazer reboot". Mas, durante uma entrevista com Charlie Rose, Sebastian Thrun demostrou que já são capazes de fazer mais do que isso, ao tirar uma fotografia e partilhá-la no Google+.

No vídeo da entrevista podemos ver o processo, onde se nota perfeitamente que Sebastian está a "ver" qualquer coisa nos seus óculos, a navegar por opções ou funções. (Embora provavelmente se trate de um interface bastante básico e distante das "renderizações" em realidade aumentada que nos apresentam nos vídeos).

Para além disso, ficamos também a saber que outras coisas estão a ser consideradas, como escrever um email ou mensagens por intermédio do reconhecimento de voz, e também a possibilidade de ter emails lidos para que não tenham que estar a "olhar" para eles. Por muito no início que este projecto esteja, não deixa de ser interessante que já se esteja perante um modelo que - para todos os efeitos - é funcional!


Se é certo que também acredito que este tipo de tecnologia eventualmente torne obsoletos os smartphones, não sei até que ponto será "pior" estar a conviver com pessoas que nem olham para nós, por estarem mais concentradas nos pequenos ecrãs dos seus smartphones... ou conviver com alguém cujos olhos estejam continuamente em movimento... e nem imaginemos que coisas estarão eles a ver nos seus ecrãs "virtuais"?

Num caso extremo, quem nos garante que o nosso interlocutor não esteja a falar connosco ao mesmo tempo que usa uma App que sobrepõe uma cabeça de palhaço nas pessoas que estão à sua frente?... (Embora dessa forma imagine que talvez toda a gente pudesse andar mais sorridente na rua... :)

Kindle Fire já Representa mais de 50% dos Tablets Android


Se dúvidas houvesse da necessidade urgente de o Google lançar no mercado um Tablet Android a baixo custo (espera-se que o seu Tablet Nexus feito em parceria com a Asus possa chegar ao mercado nos próximos meses), eis que um estudo revela que o Kindle Fire detêm já mais de 50% do mercado do Tablets Android.

Um valor que se torna ainda mais preocupante quando o segundo classificado (a Samsung com os seus Galaxy Tab) se encontra nuns muito distantes 15.4%.

Como se não bastassem as preocupações em fazer frente ao iPad da Apple, o Google terá primeiramente que se aplicar para conseguir convencer os consumidores a investirem num tablet Android... e conseguir superar a concorrência de um Kindle da Amazon que caricatamente também utiliza o Android como base.

Para tal, o elemento mais crítico irá ser o preço: algo que a Amazon bem soube aproveitar, ao colocar o Kindle Fire a $199 (e que em breve deverá expandir para um Kindle Fire "XL"). Mesmo que o Google consiga igualar o preço, ou oferecer muito melhor hardware (fala-se do Tegra 3)... parece-me que não terá a vida facilitada pela frente - e talvez por isso esteja tão empenhado em trazer livros, músicas e filmes para o Google Play, para conseguir criar uma experiência mais atractiva face ao que a Amazon (e Apple) disponibilizam.

Samsung faz Manifestação na Apple Store em Sidney


As campanhas anti-Apple da Samsung (a Samsung já desmentiu estar por trás desta campanha) parecem estar a subir de tom, e depois dos spots a gozar com os clientes que fazem fila para comprar iPhone; e de mais recentemente ter os ter comparado a ovelhas; eis que sobre mais um nível na provocação: fazendo uma manifestação com dezenas de pessoas empunhando cartazes "Wake Up" à porta da Apple Store de Sydney.

Por muito que eu seja apologista de uma boa batalha publicitária entre marcas concorrentes, começo a pensar que as coisas poderão estar a ir longe demais... e este tipo de acção mais me parece fazer lembrar alguém que queira combater um suposto fanatismo... com igual fanatismo. Afinal, "minha verdade" é "mais verdade" que a tua? Ou será que acham que a liberdade de escolha de cada um apenas funciona quando vai de encontro aos seus próprios interesses?

Esperemos que o facto de se ter tornado no maior fabricante mundial e ter ultrapassado a Nokia não lhes suba à cabeça e os faça esquecer que as "ovelhas" de hoje poderão muito bem ser os seus clientes amanhã... e que este tipo de mensagem poderá fazer com que alguns deles optem por gastar os seus euros noutras marcas.

Samsung Passa a Nokia - o Fim/Início de uma Era


Com lucros recorde de $4.46 mil milhões de dólares no último trimestre, a Samsung coloca também um fim no reinado de 14 anos da Nokia como maior fabricante de telemóveis a nível mundial. Um feito que só não aconteceu mais cedo graças ao volume que a Nokia ainda detinha nos mercados emergentes com os seus modelos de baixo custo... mas que confirma o declínio da empresa finlandesa nos último anos.

Parece incrível como esta empresa - a Nokia - que em 1998 ultrapassou a Motorola para se firmar no topo dos fabricantes de telemóveis e não mais deixar esse posto (até agora), foi incapaz de reagir ao aparecimento dos iPhones e Android. Afinal, os tablets e mini tablets que agora tão populares são, já a Nokia os tinha em comercialização antes sequer de se ouvir falar em iPhones - lembram-se do Nokia 770?


Mas, também não nos podemos esquecer que as coisas não acontecem por acidente, e a Samsung há muito que tem vindo a fazer a sua forte ofensiva para atingir este posto... e que lhe é totalmente merecido. (Curiosamente, o meu percurso pelos telemóveis teve inicío com um Motorola, tendo -muitos anos depois - seguido por dois Samsungs... até depois finalmente dar o salto para os smartphones, com o iPhone).

No próximo dia 3 será tempo de conhecermos o novo Galaxy S 3, que previsivelmente se tornará em mais um modelo de sucesso, no seguimento dos modelos anteriores.

Ubuntu 12.04 Precise Pangolin LTS


Já está disponível a mais recente versão do Ubuntu, agora na sua versão 12.04 "Precise Pangolin" - que se torna ainda mais interessante para quem, como eu, não tem por hábito andar a saltitar a cada nova versão que vai surgindo, mas que a isso vai sendo obrigado para não "ficar para trás". É que esta é uma versão LTS, ou seja com "long-term support", e que garante que continuará a receber updates durante um período alargado. Período alargado que, desta vez, oferece 5 anos de suporte para a versão desktop - habitualmente apenas a versão server tinha direito a 5 anos, sendo o período de suporte para a versão desktop de "apenas" 3 anos.

Ou seja... para quem não se quiser chatear com updates durante 5 anos, esta será a versão ideal!





Goste-se ou odeie-se, o Ubuntu continua a dar uso ao seu interface Unity, que agora passa a contar com o "HUD". Esta função destinada a utilizadores avançados permite que se aceda às opções dos menus via teclado, bastando começar a escrever para rapidamente se aceder ao que se pretende - e assim contornar o processo mais lento de seleccção via "rato" que por vezes deixa frustrados os utilizadores que preferem manter as mãos no teclado.

Outras alterações: a inclusão de um LibreOffice actualizado, melhor suporte para trackpads com botões integrados, e o regresso do Rhythmbox.

Para além das habituais versões de 32 e 64 bits para x86, este Ubuntu também está disponível para vários sistemas ARM (como os OMAP3 e OMAP4), embora não contemple os ARM11 que impossibilita a sua utilização - por exemplo - no popular Raspberry Pi.

[via ars]

Solidoodle - Impressora 3D a $499

Por muito que se deseje que as impressoras 3D revolucionem a forma como a nossa sociedade funciona, e por muito que projectos como a MakerBot e muitos outros se esforcem nesse sentido... há ainda um factor fundamental que é preciso ultrapassar: o preço!

Uma impressora 3D para uso caseiro por $1000 poderá ser uma "pechincha" quando comparada com uma impressora 3D industrial... mas representa ainda um investimento que a maioria das pessoas não estará disposta a fazer.


Mas, é bom saber que há quem esteja a trabalhar nesse pormenor crítico... Sam Cervantes esteve ligado à MarkerBot, mas agora segue o seu próprio caminho e oferece-nos a Solidoodle, uma impressora 3D que pode ser vossa por apenas $499!

Por este preço não teremos direito a uma impressora com a resolução dos modelos que custam mais do dobro (ou triplo), mas em contrpartida vem pré-montada e pronta a funcionar.

Esta Solidoodle permite imprimir objectos até 15x15x15 cm - embora para isso seja recomendável gastarem mais $50 pelo modelo Pro que conta com uma base aquecida que evita que haja deformações (quando imprimem objectos grandes e onde partes da peça vão arrefecendo e "empenando"...)


Outro dos grandes "entraves" será reformatar a mentalidade pessoas para que deixem de pensar da forma tradicional. Imaginem que podem criar peças metálicas (ou quase-metálicas), ou em plástico, ou em ligas especiais, de todas as formas e feitios, a preços económicos... O conceito é tão "revolucionário" que até se corre o risco de parecer que "não serve para nada", simplesmente porque nunca consideramos a hipótese do que se poderá fazer. :)

... E por outro lado, deixem-me que vos diga que me vai parecer muito bem que se assista a um nova tendência de colocar o "físico" em lugar de destaque, depois de tanto tempo a falar-se apenas do digital e do virtual.

A longo prazo, com impressoras nano-tecnologicamente mais avançadas, capaz de "imprimir" não só plástico derretido mas capazes de modelar a estrutura básica das suas matérias primas... imagine-se só nas potencialidades.
Esperemos apenas que por essa altura já tenhamos evoluído para algo bem mais avançado que os conceitos de copyright que actualmente perduram... senão... já estão a ver no tsunami de processos que vão entupir os tribunais sempre que alguns milhões de pessoas decidirem replicar aquilo que viram algures?...

NOFAN CR-95C - Dissipar Calor em Silêncio


Já nem me lembro da última vez que vos falei de um dissipador... mas para todos os que - como eu - se preocuparem com o barulho feito pelo vosso computador, e que em muitos casos obriga a que se considerem sistemas de dissispação mais "complexos", ou pelo menos o uso de ventoinhas o mais silenciosas possíveis, será difícil não ficar impressionado com este dissipador NOFAN CR-95C.

Um dissipador em cobre que não só mostra o que vale em "peso"(1Kg!) como também revela a sua eficiência ao poder suportar CPUs com TDP de 100W sem necessidade de ventoinha!

... Agora é só fazer as contas a quanto ficará um dissipador com este trabalho e 1Kg de cobre... :)

[via engadget]

2012/04/26

Usar Qualquer Comando na Apple TV


Os controlos remotos são uma das maiores pragas da sociedade actual, sendo bastante comum ver pessoas a "batalharem" na sua sala de estar, para conseguirem controlar a TV, box, aparelhagem, leitor DVD/Bluray, etc.

Os comandos universais vieram dar uma ajuda, permitindo substituir diversos comandos, e até aprender funções de comandos "desconhecidos". E para os possiuidores das Apple TVs, talvez não saibam, mas essa funcionalidade está igualmente incluida nas vossas pequenas caixas.

Sim, podem usar qualquer controlo remoto para comandar a vossa Apple TV, e sem qualquer necessidade de jailbreak.

Este processo é válido para todas as Apple TVs (1ª, 2ª ou 3ª geração), sendo que no caso das originais têm que fazer a actualização para a versão 2.3 ou superior.


  • Usando o Apple Remote oficial, escolham: Settings > General > Remotes.
  • Escolham: Learn Remote.
  • Peguem no novo controlo remoto com que desejam controlar a Apple TV (poderão usar um dos modos "AUX" que alguns controlos remotos têm, para equipamentos auxiliares e não entrar em conflito com os comandos da TV/box)
  • A Apple TV apresentará icons representando os 6 botões existentes no Apple Remote
  • Usando o novo comando, pressionem continuamente o botão desejado para cada função, até que a barra de progresso esteja completamente preenchida.
  • No final do processo poderão usar o novo comando para controlar a vossa Apple TV.
  • (Opcionalmente podem ainda especificar botões adicionais para fast-forward, rewind, próximo capítulo, etc.)


Este processo não se resume a apenas um comando extra, podem programar múltiplos comandos que funcionarão em simultâneo - sendo que depois podem fazer a sua gestão na mesma secção: Settings > General > Remotes.





[appletvhacks - via Carlos Portilha na Mailing list :]

GlucoDock - Controla a Diabetes com o teu iPhone


Diariamente carregamos no bolso um smartphone mais potente do que os computadores da década passada... e no entanto não deixa de ser curioso que em muitos casos isso pouco nos ajude em questões verdadeiramente importantes - como a saúde.

No caso do diabetes, há no entanto algo em que os podemos utilizar. Graças a esta GlucoDock para iPhone, é possível fazer a medição do nível de açucar no sangue e manter um registo detalhado.

Seria igualmente interessante que este tipo de equipamentos estivesse disponível com protocolos standard (por exemplo, via bluetooth) que possibilitasse a interoperabilidade entre diversos tipos de equipamentos de saúde e múltiplas Apps; não só este GluckDock mas coisas como medidores de frequência cardíaca, pressão sanguínea, etc. Isso permitiria uma muito maior competitividade e versatilidade neste sector que tantas vezes vende os seus produtos a preços altamente inflaccionados.

O custo da Glucodock é de €99.99 e está disponível no nosso país em lojas como a Servisoft.

Notícias do Dia

Continuamos a ter livros O'Reilly para vos oferecer, este mês sobre o apetecível jQuery Mobile; temos um excelente exemplo de como se podem usar as tecnologias web para fazer um uploader de fotos "de luxo" - como fez o Flickr - ficamos também a conhecer o CPU Exynos Quad que irá equipar o novo Galaxy S3; uma App para monitorizar acções da bolsa com um aspecto bem interessante; e ainda uma análise sobre os preços dos gigabytes no Google Drive - e também sobre uma questão que tem levantado muitas "reclamações": para que precisa o Google de tantos direitos sobre os vossos ficheiros e conteúdos?

Já a seguir, as notícias do dia:



O Google Phone Original


2006. iPhone era ainda uma palavra desconhecida e desprovida de contexto. A ideia de alguém poder colocar em causa a liderança de um gigante como a Nokia seria olhada com pura loucura. No entanto, os rumores sobre a possível chegada de um telemóvel de Google já começariam a circular.

Agora, graças ao caso da Oracle vs Google quanto ao Java, podemos ter acesso aos documentos originais e ver qual o telemóvel que o Google planeava em 2006.

Um telemóvel cujas pretensões mostram bem o quanto mudou desde essa data.

Na altura, o Google planeava um telemóvel com um CPU ARMv9 com um mínimo de 200Mhz, 64MB de RAM, miniSD, câmara de 2MP com botão dedicado, Bluetooth 1.2, USB, ecrã QVGA (320x240) - sem touch!
Na lista de opcionais encontravamos "luxos" como WiFi, GPS, Bluetooth 2.0+EDR, aceleração gráfica, e teclado QWERTY.

A ideia era começar a ser comercializado no ano seguinte em 2007... Mas o primeiro Android acabou por chegar apenas ao mercado em Outubro de 2008, e nessa altura já as tendências eram outras...

De Quem são os Vossos Ficheiros na Cloud?


A chegada do Google Drive veio reacender uma velha questão dos "termos contratuais" que regem este tipo de serviços, e que têm sido rotulados por muita gente como sendo um grande abuso. E que efectivamente podem causar grandes preocupações para quem ler os excertos que são apresentados, como:

"When you upload or otherwise submit content to our Services, you give Google (and those we work with) a worldwide license to use, host, store, reproduce, modify, create derivative works (such as those resulting from translations, adaptations or other changes we make so that your content works better with our Services), communicate, publish, publicly perform, publicly display and distribute such content. The rights you grant in this license are for the limited purpose of operating, promoting, and improving our Services, and to develop new ones."

Onde basicamente dizem que ao enviarem conteúdos para o Google Drive estão a dar ao Google e seus associados a permissão para que eles usem, reproduzam, modifiquem, criem conteúdos derivados, distribuam e mostrem publicamente esses mesmos conteúdos!

Assustador, não é?

Mas, talvez ajude relembrar que antes daquele parágrafo existe outro que diz:
Some of our Services allow you to submit content. You retain ownership of any intellectual property rights that you hold in that content. In short, what belongs to you stays yours
Sim... os conteúdos de cada pessoa continuam a ser seus.

Então, para que precisa o Google de tanta "liberdade" com os vossos conteúdos?...
Bem, certamente esperam que os vossos dados no Gogole Drive estejam seguramente replicados por vários locais, para que em caso de avaria de um disco (ou data center!), continuem a ter acesso a eles, certo? Para isso o Google tem que ter permissão para copiar e reproduzir os vossos dados.

Também gostarão de manter as cópias das alterações feitas; de poder traduzir os vossos documentos; de os partilhar com quem vocês quiserem (ou publicamente); de verem thumbnails das vossas fotos; etc. etc. Tudo coisas que todos nós acharemos que são "básicas"... mas que obrigam a que quem as faz tenha autorização para isso.


Quando comparado com outros serviços como o Dropbox, SkyDrive e iCloud, descobre-se que o Google não tem nada de excessivo - pelo contrário - outros serviços, ao usarem palavreado aparentemente mais simpático, acabam por ser mais vagos nos direitos que vos pedem... dando ainda maior potencial para abuso: para não falar de que alguns deles (Microsoft e Apple) se reservam o direito de eliminar conteúdos considerados "ilegais".

Portanto... não se deixem assustar com os direitos aparentemente abusivos que existem no Google Drive... ou pelo menos, tenham consciência de que os restantes serviços do género também os exigem - e vão ainda mais além.

Como sempre, se estão dispostos a confiar os vossos dados a um serviço "na internet", há sempre o potencial para que este seja visto/analisado por eles... e ultimamente, podem até ter a vossa conta hackada e esses documentos publicamente visíveis para todos... Mas, há também que lembrar que essa escolha é vossa. Usar a cloud para conveniência de ter ficheiros sempre disponíveis e sincronizados entre diversos computadores; ou simplesmente para garantir a sua segurança (como backups) é sem dúvida bastante atractivo... mas caberá a cada um pesar os prós e os contras e tomar a sua própria decisão.

Novo Flickr Web Uploadr


Ainda no outro dia falava das questões de uma web mais acessível para todos; e eis que hoje vos venho falar do novo uploader de fotos do Flickr, que vem precisamente demonstrar o que é possível fazer-se hoje em dia usando apenas tecnologias web standard.

O envio de ficheiros para a web sempre foi uma coisa que deu grandes dores de cabeça aos web developers. As limitações do que era possível fazer-se tinha como consequência mais comuma a utilização de pequenos widgets em Flash que facilitam o processo. Mas... isso é algo que agora deixa de ser necessário.

Com este novo uploader o Flickr mostra como se pode fazer upload de múltiplas fotos, de forma eficiente e fácil... mesmo quando se trata de algo mais complexo do que maioria dos upload: aqui os utilizadores podem fazer tag às fotos, ver as informações EXIF das mesmas, e até rodar as fotos.

Enfim... para os mais distraídos, este uploader até parece um "programa nativo" de envio de fotos. Um excelente exemplo, que servirá sem dúvida de inspiração para que quem se preocupa em demonstrar o que se pode fazer actualmente numa página web.


Samsung Revela Exynos 4 Quad-Core do Galaxy S3



Enquanto o relógio continua na sua contagem decrescente para a apresentação do novo Galaxy S3 (no próximo dia 3 de Maio), a Samsung vai começando a levantar a ponta do véu do que o seu novo smartphone de topo irá trazer.

A nível de CPU, vamos poder contar com um Samsung Exynos 4 Quad, um processador quad-core capaz de funcionar a 1.4Ghz. Este novo CPU será estreado no novo Galaxy, e deverá depois ser disponibilizado também para outros fabricantes - e tem a vantagem adicional de ser um chip compatível com o anterior Exynos 4 Dual-core, o que simplifica o processo para quem já utilizasse este chip.

Entre a sua longa lista de capacidades estão coisas como o playback/gravação de vídeo FullHD 1080p a 30fps; interface HDMI; e capacidade de processamento que prometem ser a nova referência nesta classe de dispositivos (mas ao mesmo tempo, com poupanças substanciais de energia.)

StockTouch - Acções da Bolsa com Estilo


Para aquelas pessoas que passam o dia a olhar para a evolução das cotações nas bolsas, e procuram uma App capaz de lhes dar uma perspectiva mais abrangente do comportamento do mercado no seu iPhone ou iPad, este StockTouch parece ter tudo para se tornar na vossa App favorita.


Com esta App, as tabelas intermináveis de números dão lugar a quadros preenchidos com cores que rapidamente permitem ver o comportamento das várias áreas de mercado de forma instantânea - e ainda assim permitindo que façam "zoom-in" para ver os valores em detalhes.

Só é pena que esta App não seja gratuita... mas... se os investimentos na bolsa são a vossa especialidade, rapidamente recuperarão os 4€ que esta App custa na App Store. :)


Intro to StockTouch from stevied on Vimeo.

2012/04/25

SkyDrive Reduz Espaço Gratuito para 7GB (e como Manter os 25GB)


Os efeitos do Google Drive não deixam de se fazer sentir noutros serviços de armazenamento na cloud, que depois de temerem uma oferta "imbatível", começam agora a reagir e a ajustar os seus serviços.

No caso do SkyDrive da Microsoft, os 25GB de espaço gratuito passarão a ser agora de de "apenas" 7GB. (Valor que continua a ser superior às ofertas do Google Drive e do Dropbox.)

No entanto, para os utilizadores já registados, poderão continuar a usufruir de um upgrade para os 25GB caso o desejem. Para tal, têm apenas que dar um salto à página de gestão do SkyDrive, e clicarem no botão repectivo.

AMD vs Nvidia: A Luta pelos Gráficos


Se há área que parece não dar tréguas à procura pelo máximo desempenho e máxima potência... é a das placas gráficas e dos seus GPUs. Uma área onde os dois grandes nomes do momento são a ATI/AMD e a Nvidia, e onde a Intel vai também melhorando os seus produtos (o novo Ivy Bridge deu um salto bastante significativo a nível de GPU face às versões anteriores - mas ainda assim bem distante do que melhor pode ser feito com uma placa gráfica dedicada).

E talvez para contrariar essa melhoria dada pela Intel, AMD não perdeur tempo a apresentar novos chips destinados ao segmento dos computadores portáteis: os AMD Radeon HD 7900M, 7800M, e 7700M.

No chip mais potente, o 7900M estamos perante um GPU com 1280 stream processors, que corre a 850Mhz e é capaz de suportar 6 ecrãs em simultâneo.

Esta geração de chips conta também com diversas tecnologias para poupanaça de energia, que lhes permitem desligar partes do chips quando não são necessárias, e também transferir o processamento para o GPU integrado no CPU quando não é necessário processamento 3D "potente".


... Mas, daqui por umas semanas tudo poderá mudar... É que a Nvidia tem agendada uma apresentação onde nos irá falar da arquitectura do seu Kepler - um GPU que irá contar com 7 mil milhões de transístores (para referência, um CPU como o dos novos Ivy Bridge da Intel tem cerca 1.4 mil milhões) - e que se espera dar um novo salto em frente não só nas potencialidades gráficas que possibilita... como também na computação genérica em que os GPUs têm sido aplicados.

Ou então... poderá mudar ainda antes disso: pois a Nvidia também diz que "algo está para chegar" já nos próximos dias!

Os Preços dos "Gigas" no Google Drive

A chegada do Google Drive não veio trazer nada de novo para quem já estivesse habituado a usar serviços como o Dropbox, mas... teve por consequência uma consequência associada: a alteração dos preços do espaço disponibilizado pelo Google.


E no geral, as alterações são "para pior" (comparando-se com os preços das modalidades antigas.)


Vejamos, no caso mais básico, de quem pretenda ter 25GB de espaço, tem agora que desembolsar $2.49 dólares mensais.... quando o plano equivalente anterior (20GB) custava apenas $5 dólares anuais.

Ou seja, passamos de  $5 para $29.88 anuais! Ou seja... cerca de 6x mais!

No caso de algo mais espaço, 200GB... passamos de $50 para $119.88. Uma diferença proporcionalmente inferior, mas ainda assim mais do dobro do que custava anteriormente.


Comparativamente, é o preço da modalidade mais baixa - de 25GB - que agora se encontra "inflaccionada". Uma decisão que poderá ser compensada em parte pelo facto de os novos planos incluirem igualmente espaço extra adicional para o Gmail, mas que não deixa de parecer uma táctica "fácil" para facturar à custa dos clientes - onde uma grande percentagem deles acabará por ser inevitavelmente empurrado para este plano, assim que o espaço disponível no Google se for esgotando... (especialmente o 1GB do Picasa, que pode facilmente ser atingido.)

Outra alteração "subtil"... é que segundo estas informações, o Google diz que o Gmail passa a ter 10GB de espaço disponível (um salto dos 7GB que tinha anteriormente... mas que ia sendo expandido lentamente a cada dia.) Será que o Google decidiu acabar com este crescimento ilimitado?


Estes preços são o que são: há serviços que oferecem espaço mais barato (ou gratuito); há outros que os oferecem a preço mais caro. A minha principal crítica é o facto de o plano mais barato ser desproporcionalmente mais caro que todos os outros. Todos eles têm custos directamente proporcionais ao espaço oferecido ($0.0499/GB/mês) ... mas no de 25GB tem um agravamento de 100% ($0.0996/GB/mês). Ou seja... quem optar pelo plano mais barato, está a pagar o dobro por menos espaço... e sem esquecer que relativamente aos planos antigos, também se sofreu um aumento substancial para mais do dobro.

(P.S. Quem tiver um desses planos antigos, poderá continuar a disfrutar dele indefinidamente, desde que não o deixe "caducar".)

Cambada vai dar "Cabazada" no Futebol Robótico



A equipa Cambada de futebol robótico da Universidade de Aveiro já saboreou os louros de ser campeã mundial em 2008. E agora, quatro anos depois, volta a estar bem encaminhada para revalidar o título, ao vencer o apuramento para a RoboCup onde irá representar o nosso país.

Esta equipa não é desconhecida desta competição, onde já chegou por diversas vezes e onde para além da vitória em 2008 também tem conseguido ficar no pódio de forma regular (tendo obtido três medalhas de bronze - uma delas no ano passado).

Com os seus jogadores robot completamente autónomos, o desafio está em conseguir a combinação perfeita entre o hardware... e o firmware - ou inteligência - que lhes permita usar os seus atributos para vencer as equipas adversárias, e onde tal como no desporto "em carne e osso" as tácticas em equipa serão um dos grandes trunfos que pode significar a diferença entre uma gloriosa vitrória... ou uma deprimente derrota.

De 18 a 24 de Junho... vamos estar bem atentos às suas prestações no México, e esperar que novamente tragam a medalha de ouro para Portugal.

[via tek]

Bukobot - Impressoras 3D no Kickstarter


Se são fãs das impressoras 3D (e quem não o é?) vão gostar de saber que surgiu no Kickstarter um novo projecto que pretende disponibilizar uma impressora 3D de qualidade a "baixo custo".

Claro que o "baixo custo" é sempre relativo... e estas impressoras 3D Bukobot acabam por ter um preço na ordem dos $1000 (ou mais). Mas, o que é certo é que este sistema, com uma estrutura aberta, tem realmente muito bom aspecto, e proporciona a impressão de objectos bastante volumosos.

Se será suficiente para convencer um público que está habituado às Makerbot... isso é o que iremos ver no fim do prazo das angariações no Kickstarter.

2012/04/24

Viddy - um Instagram para Vídeos

Bem sabemos no que culminou a "loucura" do Instagram... que foi recentemente comprado pelo Facebook pela módica quantia de mil milhões de dólares (ou um "bilião" como eles dizem). E por isso mesmo, não será bom ignorar este Viddy que já está na App Store há cerca de um ano, e que se pode descrever como sendo um Instagram... em versão vídeo.

À semelhança do Instagram, este Viddy também permite aplicar diversos efeitos "artísticos" ao vosso vídeo - e, para evitar qualquer pretensão de se tornarem num realizador capaz de induzir sonolência até em quem sofra de insónias, os vídeos estão limitados a uma duração máxima de 15 segundos. (E deixem que vos diga, que por vezes 15 segundos já parecem uma eternidade!)

Como não podia deixar de ser, as vossas criações podem facilmente ser partilhadas e enviadas para o Twitter, Facebook e YouTube.


Por agora este Viddy continua a estar disponível apenas para dispositivos iOS, mas imagino que em breve - e tal como o Instagram fez - os seus developers dêem as boas vindas aos utilizadores Android. (Esperemos que, ao contrário daqueles utilizadores do Instagram que se "revoltaram" pela perda da exclusividade, aqui o processo seja mais pacífico. :)

Google Drive Já Disponível

E pronto, cá esta ele: o Google Drive está finalmente disponível para todos.

Para começar... vai talvez arreliar um pouco os utilizadores habituados ao novo/antigo Google Docs, que agora volta a levar com nova reformulação à força. Depois de tanta coisa para fazer as pastas parecerem "labels", eis que regressa tudo atrás e voltamos ao conceito de pastas.

... Mas pronto, já sabemos que o Google tem destas coisas...

Como se tinha dito, todos ficam com 5GB de espaço (o espaço dos Docs não conta), e caso pretendam usar o Gdrive como backup de todas as vossas tralhas preciosas, os preços vão desde os $2.49 mensais para 25GB; aos $4.99 para 100GB; aos $49.99 para 1TB; e... caso estejam mesmo com muita vontade de encher os discos do Google: $799.99 dólares mensais para o máximo de 16TB que podem comprar. Ufa!

A Google Drive App para Android já está disponível no Google Play.






[via engadget]

Google Drive Revelado... em Francês

Ninguém está livre de cometer erros... nem mesmo quando se trata de um lançamento imensamente aguardado de um novo serviço de um gigante como o Google.

Ao que parece, os detalhes sobre o iminente Google Drive foram revelados por breves instantes em no blog oficialo do Google em versão francesa.

Actualização: Google Drive já está disponível.

Instantes esses que foram os suficientes para que alguém os apanhasse... e... já se sabe como este tipo de coisa depois se propaga pela internet à velocidade da luz.

Embora por cá o https://drive.google.com/ ainda não esteja funcional, eis o que se poderá esperar dele:

  • 5GB de espaço gratuito - espaço extra mediante pagamento (25GB ficam por $2.49 mensais)
  • Integrado com o Google Docs (já sabiamos)
  • Visualizador na web com suporte para 30 tipos de ficheiro, incluindo Photoshop, Illustrator, e vídeo HD
  • Pesquisa integrada, com suporte para OCR e reconhecimento de imagens
  • App para PC, Mac e Android disponíveis desde já (para iOS chegará brevemente)
  • Serviço com garantia de disponibilidade de 99.9%


A parte do visualizador parece-me bastante interessante... evitando-me aquelas frustraçoes de receber um ficheiro ".psd" ou ".ai" quando não tenho nenhum programa que os permita abrir - melhor mesmo, só se o Google passasse a oferecer um Photoshop online (era comprarem o SumoPaint e estava meio caminho arrumado! :)

Mas de resto... não parece haver nenhuma grande novidade revolucionária... Vamos lá ver de que forma é que isto se vai integrar com o Windows e Mac... se vai ser através de pastas "fixas" como o Dropbox, ou se oferecer maior flexibilidade.

Notícias do Dia

Novamente, chega aquela altura do mês... em que temos livros O'Reilly para te oferecer! :) E desta vez trata-se de um muito apetecível livro sobre jQuery Mobile.

Mas também temos uma App que dá uso ao GPS para garantir que têm conteúdos sempre actualizados para ler no vosso iPhone quando saem de casa; óculos para ler legendas no cinema mesmo quando o filme não está legendado; promessas ousadas da PixelQi, que promete ecrãs melhores que o do novo iPad da Apple; Apps que dão uso às vibrações para "roubarem" passwords; um caso de um site que deixa a desejar quando espreitado através do browser de um smartphone; e... muito mais já a seguir, com as habituais notícias do dia.


Galaxy Nexus à Venda no Google Play


Enquanto muitas pessoas se vão habituando a dar uso ao Google Play (pessoalmente, continuo a ter saudades do nome "Android Market"... que agora passaria ainda mais a fazer sentido com esta notícia) para comprarem Apps e demais conteúdos digitais; eis que o Google volta a achar que será melhor fazer venda directa do seu smartphone de referência. O Galaxy Nexus vai ser estar disponível para compra através do Google Play.

Por agora disponível apenas nos EUA, por um preço de $399, espera-se que o Google em breve amplie a oferta a outros países.


... Sabem o que vos digo? Que isto é apenas um pequeno passo de preparação para a chegada do tal tablet Nexus low-cost, com que o Google quer "inundar" o mercado antes que a Amazon e o Apple o façam ainda mais. ;)

Google aumenta Recompensas aos Hackers

Ao contrário dos panfletos que vos dizem que podem ganhar "fortunas" sem sair de casa; no caso dos hackers que se dedicam a encontrar falhas de segurança, isso é mesmo verdade, e agora passa a ser ainda mais recompensador: pois o Google aumentou os prémios que paga a quem revelar falhas de segurança encontrados nos seus serviços.

Prémios que podem chegar aos $20,000 por falhas que permitam a execução remota de código (provavelmente a falha mais grave e que maiores riscos apresenta), enquanto que coisas como SQL injection poderão render $10,000 dólares.

Ainda assim, são valores que não atraiem muitos "hackers" profissionais que se dedicam a este tipo de trabalho, e que dizem que o Google continua a pagar muito pouco por estas informações - sendo que se torna mais "apetecível" entregar estas informações a outras entidades que pagam valores superiores: desde entidades de segurança e serviço de inteligência, a "outros" que terão objectivos bem menos claros quanto às suas intenções.

Seja como for, se acharem que têm queda para este tipo de negócio... olhem que descobrir 1 ou 2 destas falhas por mês já seria um ordenado mais que excelente! :)