2012/08/31

A Atenção Dividida pelos Ecrãs à Nossa Volta


O Google fez um estudo que analisa a forma como as pessoas usam os múltiplos equipamentos que têm ao seu dispôr, e chegou à conclusão que todos nós saberemos implicitamente: que o nosso tempo varia em função do equipamento que é utilizado (e obviamente, porque cada um deles será usado em situações e condições diferentes).

Por exemplo, o tempo médio de interacção num smartphone é de 17 minutos; subindo para 30 minutos quando se utiliza um tablet; 39 minutos num portátil, e 43 minutos na TV (curiosamente, o tempo médio de um episódio de uma série... tirando os intervalos!)


Mas, a coisa complica-se um pouco mais devido à "promiscuidade" que vamos tendo com os vários dispositivos. Por exemplo, é bastante frequente começar-se uma actividade num smartphone (por exemplo, uma pesquisa), que depois será prosseguida num PC, ou num tablet.)


Depois analisa-se também o tempo em que se usam vários destes equipamentos em simultâneo, por exemplo: é cada vez mais comum pesquisar-se algo que se está a ver na TV usando o smartphone ou tablet; ou até ir lendo o email ou espreitando as redes sociais em simultaneo com algum programa (quanto menos interessante, maior a "distracção")...


E em jeito de conclusão: parece que os smartphones continuam a ser *o* equipamento principal que se vai mantendo fielmente a nosso lado, ao longo de todo o dia e mesmo quando utilizamos os outros dispositivos.


Fiquem com o estudo do Google.
Multiscreenworld Final

Gmail Ganha 3 Novas Funcionalidades


Já são conhecidas as funcionalidades experimentais que o Google vai testando no Gmail (no Gmail Labs), e de vez em quando algumas delas revelam-se tão interessantes de uma forma global, que passam a fazer parte da lista de funcionalidades oficiais. Hoje ficamos a conhecer três novas "graduadas", que se vêm juntar a uma melhoria nas previsões das sugestões auto-complete.

Quando clicam nas pesquisas avançadas - expandindo a caixa de pesquisa - o Gmail irá tentar fazer o auto-complete inteliguente daquilo que estão a escrever no From: e To: facilitando a introdução dos emails das pessoas que procuram.


Quanto às três funcionalidades que passam a oficiais, temos: Refresh POP accounts, Filter import/export e Navbar drag and drop.


  • Refresh POP - ao clicar no link para fazer o refresh da inbox não só faz a verificação de novos emails no Gmail como também de todas as contas POP que estiverem definidas e associadas.
  • Filter import/export - A partir da página dos filtros (Settings > Filters) passa a ser possível exportar e importar alguns, ou todos, os filtros que tiverem definidos, facilitando a partilha de filtros com amigos, ou para efeitos de backup.
  • Navbar Drag and Drop - para quem usar gadgets na coluna esquerda do Gmail, torna-se agora possível reposicioná-los e reordená-los via drag and drop.

Garmin Lança Relógio GPS mais Económico


Quem já se tiver aventurado no mundo das corridas (ou passeios) dando uso ao seu smartphone e a uma das muitas Apps de "tracking", saberá o quanto isso é viciante - e motivador para que se vá tentando fazer sempre mais e melhor (ou pelo menos, a não piorar depois de se atingirem os objectivos pretendidos).

Mas, carregar um smartphone é sempre algo que se revela um pouco incómodo... e muitos desejariam que o seu relógio pudesse servir para esse propósito. Mas, embora os haja, o grande inconveniente é que costumam ser bastante caros e por isso pouco atractivos para os corredores ocasionais. Mas as coisas estão prestes a mudar...

O Garmin Forerunner 10 é um relógio tracker com GPS e que vai estar disponível por apenas $129 dólares; um preço bem mais em conta que o habitual e que certamente visa competir com o relógio GPS da Nike que custa $169.

Com autonomia para 5h em uso (ou 5 semanas em standby), poderão descarregar o percurso que fizeram para o Garmin Connect, onde podem ver todos os dados e gráficos sobre as vossas prestações. Para além disso o relógio também guarda os vossos melhores resultados, para que saibam quando bateram algum recorde pessoal e fiquem ainda mais motivados.

Um acessório a considerar... para aquelas pessoas que já gastaram valores idênticos (ou superiores) em sapatilhas ou outros acessórios desportivos.

(Se isto enviasse os dados para o RunKeeper ainda pensaria duas vezes... mas assim, lá vou continuar a dar uso ao meu confiável Sapo A5 que me acompanha em todas as corridas. :)

Notícias do Dia

O novo serviço ZON Timewarp que dá acesso a todos os programas dos últimos 7 dias; um teclado com mini ecrã integrado que tenta simplificar a vida a novatos e profissionais; noutro tipo de teclados, temos um teclado musical iRig KEYS para iOS (e não só); temos também um disco externo Thunderbolt que promete velocidades de SSD com espaço de 2TB para trabalhos "grandes"; passamos pelos preços de revenda dos iPhones versus os outros modelos; a nova Sony NEX-5R; o HTC Desire X; e no Galaxy Note 2, já temos vídeo oficial da Samsung a mostrar as novidades.


Não se esqueçam que há nova t-shirt do Aberto até de Madrugada que pode ser vossa, e desta vez só têm que desabafar sobre aquelas "niquices" que vos chateiam e que gostariam de ver resolvidas.

De seguida as notícias do dia, ainda em época que estaá a ser dominada pelas apresentações na IFA 2012.


Novo Tablet bq Edison



É certo que a chegada do Nexus 7 veio abalar todo o mercado de tablets Android económicos, mas não deixa de ser interessante ver marcas como a bq a continuarem a lançar novos produtos, a preços que poderão fazer com seja necessário pesar bem os prós e contras das diversos alternativas.

O novo tablet bq Edison está disponível por 199.99€, e oferece um ecrã LCD de 10.1" (não é IPS, mas tem resolução de 1280x800 e campo de visão alargado - prometem eles), contando com um CPU dual-core Cortex A9 a 1.6Ghz, GPU Mali 400 quad-core, e 1GB de RAM.

O sistema multitouch é capaz de reconhecer até 10 toques em simultâneo, e - para além do ecrã de maiores dimensões (relativamente ao Nexus 7) - conta também com câmara frontal e traseira de 2MP (no Nexus 7 só temos a frontal) e também saída HDMI.

Vem com Android 4.0... e embora para mim continue a parecer mais vantajoso a opção do Nexus 7, pelas actualizações directas do Google... caberá a cada um decidir os pontos a que dá mais valor. Se quiserem um tablet que tenha 10.1" e HDMI, por exemplo... já fica o Nexus 7 eliminado.

ZON Timewarp dá Acesso a todos os Programas dos Últimos 7 Dias


Todos os clientes do serviço IRIS da ZON passam agora a ter acesso a um serviço "revolucionário" e que se aproxima mais um pouco do destino inevitável para onde se dirige a televisão: que é a de permitir aos espectadores poderem escolher aquilo que querem ver, sempre e quando desejarem.

Por enquanto ainda não estamos lá, mas este ZON Timewarp já dará para abrir o apetite ao permitir aceder a todo e qualquer conteúdo que tenha passado em qualquer um dos77 canais nos últimos 7 dias.


Ou seja... querem ver ou rever aquele filme que deu na passada 4ª feira? É simples... é só navegar no tempo até esse dia, e escolher o canal e programa desejado.

Tudo isto é feito sem que seja necessário ter uma box com disco para gravação local, e futuramente será até possível escolher programas que se deseje manter gravados "na cloud" para acesso posterior, para além dos sete dias do Timewarp.

Um serviço que permite viajar no tempo - até 7 dias para trás - mas que serve também de aperitivo para aquilo que a televisão será num futuro não muito distante (esperemos nós).


Para além deste Timewarp, recorde-se que a ZON disponibiliza também outros serviços, como:

  • Restart TV em mais de 70 canais, que permite ver do início qualquer programa que já tenha começado
  • ZON Online, que permite ver televisão em qualquer lado através do PC, iPad e smartphones
  • ZON@FON, que permite ter Internet gratuita em mais de 500.000 locais em Portugal e mais de 6.000.000 em todo o mundo
  • App ZON PHONE, que permite telefonar e receber chamadas gratuitamente em qualquer local do mundo



FinFisher Spyware pode infectar iPhones?


Este FinFisher tem aparecido nas notícias, como podendo potencialmente infectar equipamentos mobile, incluindo iPhones, Blackberrys, Androids, Windows, e até Symbian. Algo que o torna tão perigoso como... qualquer outro spyware no mercado!

É que para que isso aconteça, o utilizador tem que o instalar expressamente (pensando que se trata de uma qualquer App legítima); ou o mesmo ser instalado automaticamente aproveitando-se de uma qualquer vulnerabilidade que exista em qualquer um destes sistemas.

Uma dessas vulnerabilidades existiu (durante anos) no iTunes da Apple, e que potencialmente permitiria ser um vector de ataque, para quem posteriormente fizesse a sincronização com o seu iPhone/iPad. Mas... mesmo assim... ainda não estou a perceber porque motivo seria tão perigoso no iOS, já que o sistema não permite correr apps em verdadeiro multitasking, e no caso de o pretender fazer via algum truque como usar o sistema de localização, isso seria facilmente identificado pelo utilizador.

Num OS com verdadeiro multitasking, isso poderia ser mais difícil de detectar... mas novamente... a principal vertente de ataque será enganar o utilizador para que ele próprio instale o malware... e quanto a isso, não há sistema que resista.

Acer Ultrabook S7 cheio de Estilo


A Apple poderá ter conquistado meio-mundo com a segunda geração de MacBooks Air, que para todos os efeitos passaram a servir de referência para o que se desejava ter como computador portátil; mas o que é certo é que os restantes fabricantes não demoraram a seguir tendências idênticas, criando portáteis e ultrabooks cada vez mais apelativos e igualmente apaixonantes...

Este ultrabook Acer S7 é disso exemplo, com uma espessura ultra fina que se aproxima do limite mínimo para se poder ter uma ficha USB (3.0) e HDMI. No entanto, nem essa espessura impede que a Acer o tenha equipado com um ecrã de 11" com touchscreen (e com Gorilla Glass) que mesmo sendo de apenas 1366x768 (está a custar dar o salto para os "retina display" nos portáteis), deverá ser mais que suficiente para um uso dito "normal".

Actualização: afinal a resolução do ecrã do S7 vai ser FullHD (1920x1080). O ecrã de menor resolução que estava no modelo apresentado devia apenas a ser um modelo protótipo de pré-produção. :)

Resta-nos esperar que chegue a um preço tradicionalmente "acer"! :)

Teclado Musical iRig KEYS para iOS


Não tem havido falta de Apps musicais para o iPad e iPhone, com vários músicos de renome a estarem até por trás de algumas Apps que transformam estes equipamentos touch em instrumentos com métodos de controlo inovadores. Mas para quem achasse que a ausência de um teclado musical estava a prejudicar o seu estilo, eis que a IK Multimedia (fabricante de inúmeros acessórios musicais para iOS, como o iRig MIDI, iRig MIC e muitos outros) anunciou o iRig KEYS - um teclado musical portátil de 3 oitavas (37 teclas, de tamanho "mini" - infelizmente) com sensibilidade à pressão e rodas de modulação e pitchbend. Tem também teclas para permitir o shift das oitavas up/down, botão rotativo de volume/dados,  e para ligação de um pedal de sustain/efeitos.

Para além dos equipamentos iOS, o teclado pode também ser ligado a Macs e PCs via USB (compatível Core MIDI). A alimentação é feita via USB/cabo iOS, pelo que não precisa de pilhas ou fonte externa.

Este teclado deverá chegar nos próximos meses e tem um preço anunciado de €74.99. (E também inclui uma App gratuita para iOS e Mac/PC.)

[via Engadget]

T-Shirt da Semana

É sexta-feira... e portanto, dia de novamente haver mais uma T-shirt oficial do Aberto até de Madrugada que poderá ir parar às vossas mãos para que possam demonstrar publicamente o vosso apoio ao melhor site de tecnologia nacional (ou que pelo menos, por isso se esforça! ;)

Neste final de Agosto, o desafio é simples: partilhem connosco um daqueles pormenores que se poderão considerar quase insignificantes, mas que recorrentemente vos irritam, no vosso smartphone, no computador, na máquina fotográfica, etc. etc.

Isto é... refiro-me àquelas pequenas coisas que normalmente desculpamos por serem "insignificantes"... mas que no fundo - e dependendo dos dias - nos vão remoendo por dentro.

Não quero dar ideias que limitem ou direccionem as vossas escolhas, mas poderão ser coisas do tipo: o método de selecção do copy-paste no vosso Android; a impossibilidade de meter o icon de uma App alinhado à direita no iOS (sem ter outras Apps à esquerda a ocupar espaço); o lag de disparo da vossa máquina fotográfica que faz com que percam continuamente o "momento" que queriam mesmo captar; o autocorrect que insiste em estragar o que escrevem, etc. etc. Sejam criativos, não dêem tréguas... é o momento para desabafarem e criticarem tudo o que vos chateia!

Deixem os vossos comentários; e... não se esqueçam de referir qual o equipamento/sistema/etc. a que a crítica se aplica.


Actualização: já temos vencedor, é o Nuno Oliveira, que se queixou da lentidão com que o seu smartphone/stupidphone demora a apanhar o sinal GPS para saber por onde anda. Parabéns Nuno (e não te esqueças de deixar forma de contacto para podermos proceder ao envio da T-Shirt).

Smartype um Teclado com Ecrã


Para muitas pessoas, escrever no teclado de um computador é algo que já se tornou tão natural que até o conseguem fazer de olhos fechados e quase "sem pensar"; mas para outros, todas as filas do teclado são um autêntico labirinto aterrador.

Este Smartype da KeyView quer acabar com esse medo, colocando um pequeno ecrã a todo o comprimento do teclado, que poderá exibir tudo aquilo que se está a escrever - para além de poder também apresentar widgets com outras informações (notificações, email, estado do tempo, etc.)

Parece-me um conceito interessante... mas também com uma potencial falha grave: já imaginaram o risco que será estarem a escrever as vossas passwords, com elas a serem exibidas às claras no ecrã do teclado? :)

WD MyBook VelociRaptor Duo e My Passport USB 3.0


A WD parece querer provar que já não é preciso ter os discos no interior do computador para se ter acesso a capacidade de armazenamento com fartura... e com velocidade.

O MyBook VelociRaptor Duo é uma caixa externa que contém 2 discos de 1TB de 10,000rpm e 2 portas Thunderbolt (que permitem que sejam adicionados outros discos, ou outros periféricos Thunderbolt em sequência). Este sistema pode funcionar em RAID 0 (para maior velocidade) ou RAID 1 (para maior segurança dos dados), e a WD promete velocidades de transferência de até 400MB/s.

Um desempenho que por enquanto apenas está ao alcance dos utilizadores Mac, já que este VelociRaptor Duo apenas é compatível com OS X. E que representa um custo de $900 dólares.


A WD aproveitou também para actualizar os seus My Passport, que passam também a estar disponíveis com capacidades de até 2TB e com USB 3.0.

Para referência, o My Passport para Macs já está à venda em Portugal com um preço aproximado de 279 euros (modelo com 2TB).

2012/08/30

Os Preços de Revenda dos iPhone vs "os Outros"

À medida que se aproxima a data de apresentação do novo iPhone começa também a aumentar o número de ofertas de iPhones usados, e com isso a inevitável comparação com os preços de smartphones usados de outras marcas.

Parece-me ser inegável que tal como no mercado automóvel, assistimos a desvalorizações diferentes para equipamentos que tiveram custos de aquisição idênticos; e quer se queira quer não, o iPhone continua a ser considerado "uma marca de luxo", e como tal, os seus preços - mesmo em segunda mão - estão bastante acima dos das outras marcas.

Mas, há também um pormenor curioso, de a própria Apple oferecer valores de retoma em troca de iPhones usados, que não só poderão aliciar os seus clientes a "investirem" num novo modelo de iPhone, como implicitamente servirão também como patamar mínimo de referência para iPhones usados - e assim impedir que os preços dos iPhones usados possam descer abaixo destes valores (que nem são muito exagerados face ao preço do mercado dos usados: com o iPhone 4S branco de 64GB a ter direito a um reembolso de $345).

E para demontrar que o preço não é exagerado, se se dirigirem à Amazon para que façam retoma idêntica, poderão ir buscar uns mais apreciáveis $500 dólares.


Será que este valor de venda dos smartphones usados poderá começar a tornar-se também num factor de peso aquando do momento de decisão sobre as alternativas possíveis a comprar?

Sony NEX-5R



Já tinhamos passado muito de relance por esta Sony NEX-5R que foi apresentada na IFA, mas agora é altura de vermos mais atentamente as novidades que esta nova NEX tem para oferecer.

Relativamente às suas sucessoras, a NEX-5R tem dois argumentos em destaque: o novo sistema de auto-focus híbrido que promete focagem mais rápida, e... WiFi.

Esta NEX-5R dá uso a um sensor de 16.1MP de grandes dimensões (APS-C) e sistema de lentes amovíveis, que lhe dá uma qualkidade e versatilidade idêntica à de uma DSLR. No entanto, como não usa o espelho ou viewfinder, pode ser bastante mais compacta.

Usado pela primeira vez em câmaras com lentes amovíveis da Sony, o sistema AF Híbrido Rápido combina métodos de focagem automática com detecção de fases e de contraste, para se adaptar às exigências de qualquer situação de captação. Inicialmente o sistema AF com detecção de fases faz uma estimativa rápida da distância até ao objeto; para de seguida usar a detecção de contraste para fazer o ajuste final da focagem com maior precisão. Um processo que poderá parecer complexo, mas que permite que a NEX-5R tire fotos sempre nítidas continuamente a velocidades de até 10fps.

No lançamento, o AF Híbrido Rápido será compatível com as seguintes lentes: E 18-55mm F3.5-5.6 OSS; E 55-210mm F4-6.3 OSS; E 18-200mm F3.5-6.3 OSS; E 24mm F1.8ZA Sonnar T* - sendo esta gama alargada futuramente com actulizações de firmware.


A 5R também pode grava vídeo FullHD até 60fps, e tem também como novidade a existência de Apps que ampliam as suas capacidades. De início estarão disponíveis Apps como a Picture Effect+, Bracket Pro, Multi Frame NR, Smart Remote Control e Direct Upload. Estando previstas muitas outras no futuro, que adicionarão capacidades como o Time-lapse e "Cinematic Photo".


Aos poucos, parece-me que estas NEX começarão a convencer cada vez mais fotógrafos a despedirem-se das suas volumosas DSLR. :)

HTC Desire X


Embora não esteja com um plano de apresentações tão apoteótico como outras marcas, a HTC não deixou escapar a IFA para apresentar um novo modelo, que poderá ser considerado bem atractivo por não ser um daqueles topos de gama que todos desejam... mas que poucos poderão comprar. Isto porque este novo HTC Desire X é um equipamento que deverá ter um preço inferior a 300€, que será uma opção bastante mais realista para grande parte da população.

Com um LCD de 4" (800x480), um CPU Snapdragon S4 dual-core a 1Ghz, e 768MB de RAM, já sabemos que não irá assustar os modelos topo-de-gama, mas a HTC acha que este conjunto oferecerá um compromisso bastante equilibrado entre preço/qualidade.

A câmara é de 5MP (pode tirar fotos enquanto grava vídeo), e quanto ao Android, ainda teremos que lidar com o Android 4.0 em vez do Jelly Bean, mesmo se vem depois "camuflado" com o Sense 4.1 (com o HTC  Connect, que permite a ligação a equipamentos DLNA via WiFi Direct).


As primeiras impressões deste equipamento revelam um funcionamento algo inconsistente, com algumas quebras/lag que no entanto poderão vir a ser corrigidas até à data de lançamento... Mas se forem fãs dos HTC e não tiverem possibilidade de ir para um dos modelos "de topo", esta Desire X poderá ser uma opção a considerar - especialmente em versões bloqueadas ao operador, a preço ainda mais reduzido.

Notícias do Dia

Muitas novidades nos têm chegado da IFA, e ontem foi um dia em cheio para ficarmos a conhecer as novidades da Samsung: o novo Galaxy Note 2, o Galaxy Camera, e a família de equipamentos ACTIV Windows 8 - num evento acompanhado no terreno pelo nosso enviado especial Luis Correia. Também espreitamos o manual secreto dos "génios" da Apple; passmos por algumas das novidades da Sony; a Intel promete-nos electricidade sem fios para 2013; um tablet Android que promete revolucionar os jogos mobile - o Archos GamePad; e ainda o preço de revenda dos iPhones usados.

E até passamos também por uma proposta interessante para os fãs do Senhor dos Anéis... que vos parece a possibilidade de terem um anel oficial como o do filme?

E de seguida... as habituais notícias do dia:


Archos GamePad


Se muitos continuavam (e continuam) a duvidar da validade do Android enquanto plataforma de jogos, dizendo que os actuais equipamentos "touch" não podem substituir as verdadeiras consolas portáteis devido à ausência de controladores físicos e tácteis... a Archos vem demonstrar como esse problema pode ser muito facilmente ultrapassado, com o seu Archos GamePad.

Este mini tablet de 7" conta controlos físicos idênticos aos que se têm nas ditas consolas de jogos (a saber: dois sticks analógicos, botões direccionais digitais, quatro botões principais, mais 4 botões secundários, e ainda os shoulder buttons) e tem por base um sistema Android 4.0 com CPU dual-core a 1.5Ghz e GPU quad-core Mali 400.

Mas o seu verdadeiro atractivo será o preço, que a Archos promete ser inferior a 150€! Um factor que por si só poderá fazer com que muitas pessoas passem a considerar o Android como uma verdadeira máquina de jogos. (Actualização: o GamePad já chegou a Portugal e cumpriu a promessa do preço! :)

Para além disto, há a tranquilidade acrescida de saber que este GamePad será um equipamento Android completo e certificado pelo Google, com acesso ao Google Play e a todas as Apps oficiais (e não uma versão "cozinhada" com base no Android, como muitos fabricantes têm feito). E para simplificar a vida aos utilizadores e developers, a Archos diz que o Gamepad tem um sistema de reconhecimento automático de definição dos botões/controlos, para que possa ser usado com praticamente todos os jogos já existentes - para além daqueles que estiverem especificamente preparados para lhe dar uso.

O GamePad deverá começar a ser comercializado em Outubro... e esperemos que passe a ser considerado a referência para os jogos mobile daí em diante.  (E continuo a dizer que este é um enorme mercado por explorar... já viram o que seria poder usar um destes "brinquedos" em conjunção com um jogo no PC, ou Xbox 360, ou PS3?... Lá se vai a vantagem da Wii U... e com base num sistema mais aberto e universal.)

Novos HP TouchSmart e Envy X2

Também a HP tem novos modelos com fartura para acompanhar a chegada do Windows 8.
Para começar, a HP remodela a sua linha de portáteis Spectre XT, adicionando um um ecrã multitouch que evitará aquelas situações incómodas de tentarem repetidamente tocarem no ecrã do vosso portátil depois de terem estado a usar um tablet... e se lembrarem que o ecrã do portátil não é "touch".

O Spectre XT Touchsmart passa também a incluir uma porta Thunderbolt, para além de portas USB 3.0 e HDMI, dá uso às mais recentes gerações de CPUs Intel Ivy Bridge processors, e combina um disco tradicional com um SSD mSata. Estes modelos deverão chegar em Dezembro, com preços a começar nos $1399 dólares.

(Começo a interrogar-me se ainda haverá grande mercado para estes portáteis de preços tão elevados...)



Se preferirem um modelo "tranformer" a HP também tem o seu Envy x2 de 11", um tablet que pode ser encaixado no seu teclado para se transformar num portátil.
Este Envy x2 tem ecrã de LCD IPS de 11" (1366x768), touchscreen com suporte para pen, processador Atom Clover Trail, NFC, 2 portas USB, HDMI, SD, câmara de 8MP, SSD de 64GB, e uma espessura de apenas 8.5mm - sem contar com o teclado claro, claro. O sistema de encaixe combina um sistema magnético com uma tranca mecânica para evitar que "caia".

Embora não tenham sido indicados preços para este, será de esperar que se situem na ordem dos restantes modelos Windows 8 "low-cost", ou seja... na casa dos $650-750 como vimos nos ATIV da Samsung.

Firefox 15 Corta na Memória e Acelera no 3D


A Mozilla tem feito um esforço enorme para resolver alguns dos problemas recorrentes do Firefox e torná-lo cada vez mais rápido... E esses esforços começam a fazer-se sentir.

Para começar, o Firefox poderá ter finalmente resolvido de forma definitiva o uso excessivo de memória; onde para além das inúmeras correcções que foram feitas, se implementou um novo sistema que ajudará a recuperar a memória incorrectamente ocupada por add-ons mal programados.

Para além disso, o Firefox promete ser ainda mais rápido, tanto no javascript como no WebGL, e permitindo fazer coisas como este jogo FPS.

Também resolvido parece estar a questão das actualizações "incomodativas", com o novo Firefox 15 a dar uso a um sistema de actualizações silenciosas, que prometem não incomodar os utilizadores.

E para os utilizadores Android... também há uma nova versão do Firefox no Google Play, com bastantes novidades.

Intel Promete Electricidade Sem Fios para Breve


Já vai surgindo timidamente nalguns equipamentos, mas ainda nenhuma marca se arriscou a lançar um aparelho de grande consumo equipado de origem com um sistema de recarregamento sem fios, que nos permita livrar de uma vez por todas dos incómodos cabos e as infinitas variantes de fichas. A Intel já nos tem apresentado soluções experimentais, mas agora diz que o carregamento eléctrico sem fios está mais próximo que nunca de se tornar realidade.

Os primeiros chips da IDT deverão chegar ao mercado no início de 2013, e com um nome como a Intel a dar o apoio, espera-se que possa ser desta que os carregamentos wireless possam finalmente popularizar-se.

Com esta tecnologia, poderemos recarregar o smartphone simplesmente colocando-o perto do nosso portátil, ou de uma qualquer base recarregadora. Será que 2013 marcará o início do fim dos cabos? Esperemos que sim.

Unreal Engine 3 no Windows RT


Que não haja dúvidas que os novos sistemas portáteis, smartphones e tablets, serão equipamentos que atrairão cada vez mais utilizadores para os jogos. E por isso mesmo, fico contente por ver que o Windows RT não está a ficar esquecido enquanto máquina de jogos. Pelo menos, poderemos contar desde já com o Unreal Engine 3 a correr nesta plataforma - com a Nvidia a fazer uma demonstração usando o Epic Citadel a correr num tablet Asus com Windows RT (e com um CPU Tegra 3).

Quer isto dizer que qualquer outro jogo que utlize o Unreal Engine 3 poderá ser facilmente transposto para este Windows "light" da Microsoft. E essa lista inclui grandes títulos como o Gears of War, Lost Planet, Mass Effect, e muitos outros...

Toshiba U925t Slider



Não tem havido falta de novidades na IFA, e nenhuma marca quer ficar para trás na luta pela atenção dos futuros potenciais compradores. A Toshiba anunciou o seu ultrabook Satellite U925t que ficará disponível por altura do lançamento do Windows 8 (26 de Outubro), e que conta com um teclado deslizante (formato "slider").

Este slider conta com um ecrã de 12.5" (com touchscreen e Gorilla Glass), teclado retro-iluminado, CPU Core i5, SSD de 128GB, gráfica integrada Intel HD 4000, Intel Wireless Display (para enviar o que se vê para um ecrã remoto sem fios). Para demonstrar que o USB3.0 já pode ser considerado uma coisa "normal", não faltam duas portas deste USB mais veloz, assim como uma saída HDMI para quem preferir ligações com cabos.

... Está visto que não vai haver falta de opções para equipamentos portáteis para acompanharem o Windows 8. Vocês já têm algum formato predilecto? (Estilo portátil tradicional, transformer, slider, etc.)

Eventos MS Windows 8 para Outubro



Já todos sabem que o Windows 8 vai chegar a 26 de Outubro, mas esse mês vai ter direito a vários outros eventos que farão dele um mês "em cheio" para a Microsoft.



Embora não seja ainda "oficial", parece estar quase garantido que o final de Outubro será a altura em que a MS vai apostar em força na divulgação do novo Windows 8 e Windows Phone 8. Aliás, ontem ficamos a conhecer o primeiro smartphone Windows 8 (o Samsung ATIV S), e espera-se que esteja para breve a apresentação dos novos Nokia Lumia Windows 8.

Mas a 25 de Outubro, um dia antes da chegada do Windows 8, a Microsoft fará um mega-evento em Nova Iorque para preparar a chegada do seu novo sistema operativo e dos Surface RT.

Alguns dias depois a 29 de Outubro, será altura de proceder ao lançamento oficial dos novos Windows Phone 8, com os primeiros equipamentos a chegarem ao mercado uma ou duas semanas mais tarde (quer dizer que Windows Phones 8, só para Novembro.)

E de 30 de Outubro a 2 de Novembro, realizar-se-á a conferência Microsoft Build 2012, destinada aos developers e onde serão abordadas todas as tecnologias MS: Windows 8, Windows Phone 8, Azure, Xbox, etc.

E por falar em Xbox, em Novembro deverá chegar também a actualização do interface Xbox Live... mas ainda não se sabe se irá haver evento oficial para isso.

2012/08/29

O Manual dos "Génios" da Apple


Embora por cá não exista (ainda?) nenhuma loja Apple oficial, nos países em que estas existem todas as pessoas estão familiarizadas com os seus "génios". O Genius Bar é um posto de atendimento técnico existente nessas lojas onde qualquer pessoa pode interagir directamente com o "génio", que supostamente terá conhecimentos para resolver praticamente todo o tipo de problemas complicadas que possam estar a afectar os clientes Apple.

Mas o site Gizmodo conseguiu deitar as mãos a um dos manuais de treino destes "génios", e nele podemos descobrir coisas bastante interessantes... que mesmo que não invalidem a qualidade e conhecimentos que estes funcionários possam ter; mostram também o tipo de atenção que a Apple coloca em tudo... para manter a sua imagem "imaculada".

Por exemplo, há listas de palavras proibidas que nunca deverão ser proferidas pelos génios. Em vez de "crash" o génio deverá dizer que a App "encerrou de forma inesperada" ou que "deixou de responder". Em vez de "quente", um génio deverá dizer que está "morno"; e muitos outros palavreados que tentam reduzir o negativismo da questão.

Aliás, grande parte do manual e do treino de 14 dias que os génios têm que frequentar é precisamente dedicado ao lidar com as pessoas, empatizando com elas, fazendo-as sentir seguras e confortáveis, e tendo também atenção a todo o tipo de linguagem corporal - quer dos clientes, quer deles próprios. Já que existe também uma completa lista de "regra de conduta" que o génio terá que seguir.


Por assustador que possa parecer, acaba por ser unicamente aquilo que qualquer empresa que quer ganhar dinheiro e tem que lidar com atendimento ao público deverá (deveria) fazer... e que pouco ou nada difere de todas as restantes manobras de marketing que fazem com que os produtos sejam colocados em locais bem específicos nas lojas e hipermercados.

... E sabendo-se a (falta de) qualidade e respeito com que somos muitas vezes atendidos em muitos outros locais... será que ficariamos pior servidos se também as pessoas que nos atendem nos balcões das finanças, hospitais, polícia, tribunais, (etc.) fossem obrigados a ler este manual e terem formação adequada para lidarem com outras pessoas?... Deixo a questão no ar... :)

Família Samsung ATIV para Windows 8


Depois do Galaxy Note 2 e da Galaxy Camera, a Samsung dedicou a fase final do Samsung Unpacked à família de produtos Samsung destinadas ao Windows 8, e que será conhecida por Samsung ATIV.




Uma família que pretende ter produtos atractivos em todos os formatos, começando pelo ATIV Smart PC, que é um tablet Windows 8 de 11.6" de 1366x768 (touchscreen também com S Pen com 1024 niveis de pressao), com CPU Atom, 2GB de RAM, 128GB SSD, espessura de 9.9mm, peso de 750g e autonomia até 14h.

Para quem quiser algo mais potente, terá o ATIV Smart PC Pro.


Aqui temos um tablet Windows 8 com um Core i5, 4GB de RAM, SSD de 256GB, autonomia até 8h, com uma espessura de 11.89mm e peso de 884g. Neste Pro, a resolução passa para FullHD.

Depois temos o ATIV Tab... que em vez do Windows 8 completo dá uso ao Windows RT (o tal que tem como objectivo competir com os actuais tablets Android e o iPad) com espessura de 8.9mm, 570g, e bateria de 8200mAh, com USB e uHDMI.


De seguida... o primeiro equipamento Windows Phone 8 anunciado publicamente: o ATIV S.


Ecrã de 4.8" HD Super AMOLED, CPU dual-core 1.5Ghz câmara de 8MP, NFC, 8.7mm de espessura e bateria de 2300mAh (que até teve direito a referência dupla no slide de apresentação, assim como a espessura!)


E por fim, referência para os portáteis Series 9, agora retocados para suportar o Windows 8 de forma ainda melhor. Mantendo-se como os mais finos e rápidos, o Series 9 conta com um touchpad multitouch, para dar uso ao Windows 8 em modo "touch" mesmo não tendo touchscreen.

Como sempre... fica a falar um dos aspectos mais importantes de todos estes produtos: os preços. Actualização: para os EUA, o ATIV Smart PC começa nos  $649 para um Smart PC/Series 5 de base, passando para os $749 com a dock/teclado. Para o Smart PC Pro/Series 7 o preço salta para os $1199 dólares para a versão com 128GB SSD.

Samsung Galaxy Camera


Provavelmente já sentiram a frustração de passar de tirar fotos de um smartphone para uma câmara digital. A qualidade poderá ser bastante melhor... mas a sensação de estar desligado do mundo torna-se verdadeiramente aterradora, obrigando a passar as fotos para um PC com um cabo USB ou usando o cartão de memória.

Já se começam a ver as primeiras tentativas de trazer as câmaras para a modernidade, mas parece que a Samsung se adiantou à concorrência: eis a Samsung Galaxy Camera.

Uma câmara fotográfica de 16MP e zoom óptico de 21x, e que conta com um touchscreen de 4.8", CPU quad-core... e Android 4.1! Como não podia deixar de ser num equipamento que quer estar ligado ao mundo, conta com WiFi e também 4G/LTE.


Para garantir que todas as fotos ficam com aspecto "profissional", a Galaxy Camera conta com os modos Smart Pro, como o Light Trace (que permite tirar fotos nocturnas com rastos de luzes), Blue Sky Mode, Action Mode (para fotos de acção ou desporto), etc.


A Galaxy Camera conta também com coisas interessantes como controlo por voz (que permite controlar o zoom, temporizador, etc.) para controlo à distância, mas que também pode ser feito através do remote viewfinder, usando um smartphone... E para evitar esquecimentos de enviar as fotos para os amigos mais tarde, é possível partilhar imediatamente as fotos com o Share Shot (para além de as poderem partilhar via email, redes sociais, e todas as outras formas que o Android permite).

Obviamente, pode gravar vídeo FullHD e também em modo high-speed de 120fps (a 720x480p).
 

Parece interessante... dependendo do preço a que chegar até nós.

Samsung Galaxy Note 2



A Samsung já apresentou o seu novo Galaxy Note 2 no evento Samsung Unpacked. E tal como se esperava, a Samsung leva o Note a um novo nível: um ecrã maior mas sem afectar as dimensões exteriores, Super AMOLED de 5.5" com 1280x720 - uma redução face aos 1280x800 do modelo original - um CPU quad-core a 1.6GHz, 2GB de RAM, câmara de 8MP e 1.9MP, com modelos de 16/32/64GB, e também com versões 4G/LTE. Para que não haja motivos de queixa... vem equipado com o mais recente Android 4.1 Jelly Bean.


Para quem dá valor à autonomia (quem não dá?), a bateria aumentou de 2500mAh para 3100mAh).

 S Pen




O elemento diferenciador do Note continua a ser a S Pen, que agora foi remodelada. O Note 2 reconhece 1024 níveis de pressão, e a caneta em si é maior e mais ergonómica. Mas, para além disso, conta agora com mais funcionalidades que visam transformar o Note 2 num misto de smartphone com caderno de notas digital.


O Air View por exemplo, permite que se faça a previsão de conteúdos quando se passa a S Pen sobre vários elementos (mas sem tocar no ecrã). E o Easy Clip permite rapidamente copiar partes de qualquer imagem ou texto ou página, e inseri-los em qualquer outro lado.
Com o Popup Note, o Note 2 pode ter um ecrã de apontamentos sobreposto no ecrã sempre visível, mesmo quando se está a usar outra App. E com o Quick Command, acedido através de um gesto da S Pen,  temos acesso a comandos rápidos, como enviar um email, fazer chamadas, pesquisas, etc.

Também interessante, o Note 2 tem a capacidade de fazer capturas e gravações do ecrã, o que será excelente para fazer demonstrações de como usar uma App, por exemplo.



O Galaxy Note 2 chega à Europa em Outubro, mas... quanto aos preços, ainda nada se sabe.