2012/09/30

Meeting de Setembro 2012


Mais um mês, mais um dos nossos meetings regulares do Aberto até de Madrugada, que têm sido cada vez mais concorridos. O café Lali, que tão simpaticamente nos tem recebido, começa a ser pequeno para todos - e já temos que separar o pessoal em duas mesas (embora me pareça que as participantes femininas não se importem de ficar afastadas das conversas "chatas" dos homens. :)

[meetings do AadM - evento para toda a família :) ]

Desta vez tivemos a participação de vários estreantes, alguns dos quais eram meus amigos de longa data (nem vou dizer há quantas décadas os conheço, para não chocar ninguém :) e outros que apenas conhecia "digitalmente", e que assim passei a conhecer em pessoa.

O que interessa é que todos se divertiram - penso eu - e... para o próximo mês há mais! :)

Obrigado a todos. Podem espreitar mais algumas fotos na página do evento no Google+.

SSD Samsung 840 Pro


Parece que temos um novo "menino bonito" que chega aos SSD e parece ter conseguido ocupar a liderança da tabela para todos os que procuram o melhor desempenho aliado aos consumos mais poupados (um factor sempre importante para quem os quiser usar num portátil).

O novo Samsung 840 Pro lidera na maioria dos benchmarks, tanto em velocidades de leitura como de escrita (até 540/450Mbps respectivamente). E mesmo em funcionamento os consumos anunciados são inferiores a 0.07W - cerca de quatro vezes menos que o Samsung 830 (0.24W)!


Com um preço de $149 dólares para o modelo de 128GB, poderá estar um pouco acima de outros modelos concorrentes... mas... para quem quer a garantia da máxima velocidade e do consumo reduzido, penso que a diferença de preço se tornará em algo facilmente justificável.

Para além deste 840 Pro destinado para utilização profissional intensiva, haverá também o 840 "normal", vocacionado para utilizações mais comuns e que em vez de guardar 2 bits por célula flash, guarda 3 bits - e que promete ter preços ainda mais competitivos.

Se estiverem a considerar a compra de um SSD nos próximos tempos, estes são dois modelos a colocar no topo da vossa lista de opções.

O Hardware Não Chega, O Software Também Não


Single core, dual-core, quad-core, hyperthreading... tudo coisas que nos relembram da constante evolução que o hardware tem tido desde... bem, desde que o primeiro transístor foi inventado. No entanto, o que é que isso verdadeiramente significa para o utilizador comum?

E se eu vos oferecesse uma máquina, que não tivesse apenas um CPU quad-core, mas 8 CPUs quad-core? E já agora, adicionamos 4 GPUs topo-de-gama, meia-dúzia de DSPs para atacar todo o tipo de processamento especial que puder ser necessário... e que custa apenas o mesmo que um PC normal? Loucura, não?

Não, porque... o que fariam com tal máquina? Estamos a falar de uma placa cheia de componentes electrónicos, e que - quando muito - teria um LED iluminado para indicar que estava "a funcionar". Mesmo que alguém se desse ao trabalho de lá colocar um Windows ou Linux a correr, não saberia tirar partido de todas as funcionalidades extra que o hardware permitiria.

Pelo que, o hardware, por si só... não chega!

Não chega se não tiver o elemento crítico que se segue... o software.


O software é responsável por usar (da forma mais eficiente, espera-se) o hardware disponível. Sem ele, um CPU, ou vários, são apenas componentes electrónicos que para nada servem. Por isso é que quando se pensa um PC não se pensa propriamente numa placa com chips e circuitos, mas sim no ambiente gráfico (ou  de texto) que o sistema operativo apresenta ao utilizador.

Mas como todos sabemos, tal como o hardware, também o software evolui. Por cada funcionalidade que se tem há outras duas ou três que se gostariam de ter, mas que potencialmente necessitarão de mais recursos. E entramos na tal espiral que bem conhecemos: em que o software vai evoluindo e necessita de hardware mais potente, e o hardware vai ficando mais potente e os developers adicionam funcionalidades.

Este ciclo nem sempre é o mais eficiente: especialmente quando começa a haver algum desleixo por parte de alguma das partes. Não será incomum ver software que não é optimizado tanto quanto poderia ser, com a desculpa de "o hardware daqui por uns meses será mais potente e capaz de executar isto da forma que se espera".


Um bom exemplo de um ciclo que escapa a esta espiral são as consolas de jogos. Uma vez que são sistemas que permanecem inalterados durante todo o seu período de vída (ao contrário dos PCs, ou equipamentos mobile, que praticamente duplicam a sua potência de ano para ano), permitem - ou obrigam - a que os developers aprendam a tirar o máximo partido do hardware que têm disponíveis. Isso é algo que se pode ver facilmente, comparando os jogos que são lançados na fase inicial de uma consola, com os que são lançados anos depois, na sua fase final.

É o exemplo da simbiose que é necessária entre o hardware e o software, onde ambos são capazes de tirar partido um do outro da melhor forma possível. Uma simbiose que nem sempre será atingida na proporção ideal em plataformas que estão em rápida evolução e/ou que existem em infinitas combinações e variedade, como acontece com os "PCs" e os equipamentos mobile.

Poderemos ver isso com um desperdício, onde a rapidez da mudança não permite tirar total partido do hardware e software... mas poderá também ser visto por um lado mais positivo, de que há esperança que - mais cedo ou  mais tarde - os developers comecem a concentrar-se em tirar o máximo partido do hardware que existe agora, e não apenas do que "virá a seguir".

(E será bom recordar de que nem tudo são maus exemplo, e que felizmente também temos bons exemplos no mercado. :)

O Icon dos Mapas do iOS


As críticas aos mapas do novo iOS6 da Apple não páram - ao ponto do próprio Tim Cook já ter vindo pedir desculpa publicamente; e da Apple ter modificado a sua descrição dos mesmos , passando de "o mais bonito poderoso serviço de mapas de sempre" para um menos altivo "com um bonito interface vectorial que faz zooms facilmente".

Mas as críticas não se ficam apenas pelas questões reais (mapas incompletos, rotas de navegação erradas, moradas que não são reconhecidas, etc.) mas estendem-se até a pormenores mais insignificantes como o icon usado pela App da Apple. Um icon que já durante a fase beta de testes do iOS6 tinha sido criticado por alguns... mas que se manteve inalterado também na versão final do IOS6.

No icon vemos uma rota que sugere que o condutor se atire abaixo de um viaduto para virar à esquerda, em vez de fazer o percurso correcto, como se pode ver em baixo:


Agora que já se viu o tipo de coisas que os novos mapas nos sugerem, interrogo-me se este icon não será afinal apropriado para a app de Mapas no seu estado actual? :)

Como vai ser o Asus PadFone 2?



Mesmo se só recentemente o Asus Padfone foi alvo de análise aqui no Aberto até de Madrugada, já tinha alertado para que novo Padfone 2 tem já apresentação agendada para o próximo dia 16 de Outubro.

Mas, se são daquele tipo de pessoas que começa a ler um livro pelas páginas finais para saber como acaba, certamete não se importarão de descobrir desde já com o que poderemos contar neste novo Padfone. Uma fotografia da sua caixa revelou todas as suas características de hardware:

CPU Snapdragon S4 Pro a 1.5 GHz, 2GB de RAM, LCD de 4.7" Super IPS+ HD (1280x720), câmara de 13 MP e de 1.2MP, Bluetooth 4.0, bateria de 2140 mAh, peso de 135g, e... como não podia deixar de ser nesta altura: 4G/LTE.

Características de luxo que colocarão este Padfone 2 no topo dos equipamentos a nível de hardware; sendo que o elemento crítico - para além do preço - será a data em que efectivamente a Asus o conseguirá colocar no mercado. (Quantos outros casos de potencial sucesso não têm sido atraiçoados por serem excelentes na apresentação... mas não tanto quando chegam ao mercado 6 ou mais meses mais tarde?) Esperemos que não seja o caso deste Padfone 2, pois já vimos que é um conceito com enorme potencial, e certamente haverá bastantes pessoas interessadas nele... agora!


O Padfone 2 será apresentado oficialmente no próximo dia 16 de Outubro, e nós lá estaremos para acompanhar o evento em directo.

Encontra as tuas App no iOS com o Spotlight


Longe vão os tempos em que o iPhone tinha sido idealizado para carregar consigo apenas uma dúzia de Apps. Com a introdução da App Store e das Apps feitas por terceiros, rapidamente os diversos ecrãs disponíveis se foram enchendo, ao ponto de - bastante mais tarde - ser necessário adicionar as pastas para organizar as muitas dezenas (ou centenas) de Apps que se vão acumulando.

Com tanta quantidade de Apps, tornava-se impraticável navegar entre sete, oito, ou mais ecrãs em busca da App que se queria, e por isso a Apple adiciou também o "spotlight", um ecrã de pesquisa que permite rapidamente encontrar a App que se quer, sem sair do sítio.

Mas com o novo iOS 6 o spotlight tem agora uma particularidade adicional que poderá ter passado despercebida: para além de encontrar a App que procuram, diz-nos também em que pasta é que ela está colocada.

Assim, já não há desculpa para não saberem onde é que colocaram toda e cada App, mesmo que não as usem regularmente.

No caso extremo de terem muitas dezenas de pastas, com nomes iguais ou idênticos, espalhados pelos diferentes ecrãs, uma das possibilidades passa por adicionarem o número do ecrã em que está a pasta ao seu nome. Por exemplo, em vez de terem 3 pastas destinadas a Apps de Fotografia, poderão chamá-las de "Fotografia #3" para uma pasta no ecrã 3, e "Fotografia #6" para outra que esteja no ecrã 6.

Um BMW Art Car no Cimo da Montanha


Não é segredo nenhum o quanto as marcas automóveis investem na sua imagem e em publicidade, e no caso da BMW são bem conhecidos os seus Art Cars. Modelos que recebem uma decoração única e exclusiva de alguns dos maiores artistas contemporâneos, como: Alexander Calder, Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Jeff Koons, entre vários outros. Ao longo dos últimos 35 anos foram criados 17 destas obras de arte sobre rodas, e agora a BMW decidiu levar M3 GT2 que competiu nas 24 de Le Mans em 2010, pintado por Jeff Koons, para um púlpito bem mais elevado do que as estradas a que está habituado.

Para o enquadrar numa das mais belas paisagens do planeta, a BMW fez voar este M3 até ao topo do Pulpit Rock na Noruega:


... Seria adequado perguntar: será que eles nunca ouviram falar do Photoshop? ;)

2012/09/29

Cartões MOO com NFC


Se são fãs das últimas tecnologias e acham que os QR Codes são coisa do passado agora que muitos smartphones começam a ter capacidades NFC, a Moo permite-vos estar em cima do acontecimento com os seus novos cartões NFC.

Certamente se recordarão da Moo como sendo uma empresa que produz cartões de visita (e não só) de altíssima qualidade - e que servem de apresentação ao Aberto até de Madrugada em eventos onde isso se proporcione. :)



Este novos cartões Moo com NFC poderão muito bem ser uma das aplicações mais interessantes para esta tecnologia, pois permitirão resolver um dos maiores problemas dos cartões tradicionais: o facto de poderem ficar desactualizados. Contendo um chip regravável, poderão re-escrever e actualizar os dados nestes cartões, de forma a que contenham a vossa informação de contacto, ou o vosso site, ou muitos outros tipos de informação.

Como se trata ainda de uma tecnologia experimental, a Moo vai oferecer 150 mil destes cartões NFC com as próximas encomendas de cartões "normais". Pelo que, se andavam para fazer alguns cartões... será juntar o útil ao agradável.

Informação Digital para a "Eternidade"


Quantas vezes já se depararam com a necessidade de ir buscar um qualquer conteúdo digital a um CD com uma dezena de anos... apenas para descobrirem que o leitor de CDs já nem o consegue reconhecer?

Nada é eterno, mas que vos parece um sistema de armazenamento capaz de guardar informação digital por centenas de milhões de anos?

Foi isso mesmo que a Hitachi desenvolveu, guardando a informação num cristal de quartzo. O sistema é idêntico ao que é utilizado nos CDs e DVDs, com um laser que grava pequenos pontos digitais que depois podem ser lidos usando um microscópio electrónico. Por isso é que a sua densidade por agora é também idêntica à desses suportes, com uns modestos 50MB por polegada quadrada - longe dos terabits dos mais modernos discos rígidos.

Só que ao contrário destes, que poderão guardar dados apenas por umas décadas, esta informação "cristalizada" poderá ser importante para garantir um registo histórico dos nossos dados por muito mais tempo.

Quanto tempo mais? Para avaliar a sua longevidade, a Hitachi aqueceu o cristal a 1000ºC durante 2h... e toda a informação nele contida permaneceu inalterada, o que faz supôr que esses dados durem até a "eternidade"... Desde que não partam os cristais! :)

Field Trip revela o Mundo em teu Redor


Não há falta de apps que nos mostrem os locais que temos perto de nós, mas o Google quer levar isso ainda mais longe e criou este Field Trip - uma App que nos mostra locais interessantes ao nosso redor, e que incluem não só restaurantes e lojas onde possam haver promoções especiais, como também monumentos, edifícios com arquitectura relevante, e até locais onde ocorreram acontecimentos históricos ou factos curiosos (como por exemplo, locais onde foram feitas as filmagens de filmes populares, etc.)


A app vai buscar informação a inúmeras redes de conhecimento, que são depois agregadas nas várias categorias, e promete ser mais uma daquelas app de "acompanhamento" que nos faz prever inúmeras possibilidades no futuro. Por exemplo, quando formos de férias para um local novo, a App poderia notificar-nos automaticamente sempre que estivessemos perto de um local de uma das categorias que nos interessassem mais.

Infelizmente, por agora a App está disponível apenas para os EUA, mas os responsáveis já disseram que esperam poder ampliar a app para os mercados internacionais em breve. Esperemos que sim, e que não demore muito.

 (Este Field Tripper também está disponível apenas para Android, com uma versão para iOS prometida para breve.)


IFA 2012 - Dia 2 (Stand Samsung)

No seguimento do relato do primeiro dia da IFA 2012 em Berlim, contado pelo nosso enviado especial Luis Correia à IFA em Berlim, segue-se agora o segundo dia, dedicado ao stand da Samsung.


O segundo dia começou com a conferência de imprensa da Samsung, que apresentou as novidades dos outros produtos que não eram da gama mobile. Como já chegámos tarde ao pavilhão, não conseguimos sequer entrar na sala de imprensa. Foram aqui apresentados, entre outros equipamentos, os novos TV's OLED de 55". Terminada a conferência de imprensa, pudemos finalmente visitar o stand da Samsung no Hall 20, havendo inclusivamente um shuttle para nos levar lá, tal é o tamanho da Messe Hall.

O stand da Samsung era "só" um pavilhão inteiro e estava ainda em vias de ser terminado.

Vídeo wall verticais e cubos de tecto com cores variáveis


Amazon Explica Tecnologia do Kindle Paperwhite


A Amazon bem gabou a tecnologia que desenvolveu para o seu novo Kindle Paperwhite com ecrã iluminado. E agora, revela mais alguns pormenores sobre o processo de criação desta tecnologia, que recai principalmente sobre aquilo que é chamado de "light guides" - ou seja, "guias de luz".

É que ao contrário do que acontece com um ecrã de tecnologia LCD, que é transparente e que pode ter iluminação por trás, no caso de um ecrã e-ink o ecrã é opaco e necessita de luz que seja projectada pela frente. Mas... como é que se pode projectar luz pela frente de um ecrã, num equipamento que se quer com uma espessura tão reduzida quanto possível?

Para ter espessura reduzida, os LEDs de iluminação têm que ficar na parte laterais do ecrã... o que se revela um sítio bastante complicado para depois conseguir fazer com que a luz chegue de forma uniforme a toda a superfície do ecrã. E foi precisamente aí que a Amazon diz ter inovado com um "nanoimprinted light guide" que permite distribuir a a luz de forma completamente unifome, e assim proporcionar uma experiência de leitura sem precedentes.



[via engadget]

iPhone 5 à Prova de Riscos?


É certo e sabido que não se deve acreditar em tudo o que se vê na internet... mas quando se vêem relatos contraditórios, é sinal que um deles deverá estar errado - ou menos certo, pelo menos.

Lembram-se de aqui vos ter mostrado a susceptibilidade do novo iPhone 5 aos riscos, e onde partilhei com vocês que havia diversos tratamentos que poderiam ser dados ao metal para o tornar à prova de riscos?

Pois agora fui dar com um vídeo que parece demonstrar que é efectivamente esse o caso, com o tal pormenor que também referi, de que quando se tenta riscar um produto com esse tratamento, o "risco" que fica são na verdade as pequenas partículas metálicas de uma faca, ou da chave, com que se tenta riscar; e bastando passar um pano para limpar a superfície e revelar que o material permanece como novo.

Tendo a Apple já bastante experiência em produtos feitos em metal (nomeadamente os iPods), penso que se tornará mais provável que este vídeo se venha a revelar mais correcto... mas, nada como testarem vocês próprios... no iPhone 5 mais próximo de vós. ;)

No mínimo, este video poderá dar mais alguma tranquilidade a todos os que estavam "em pânico" perante a perspectiva do seu futuro iPhone 5 poder ser riscado pelo mínimo contacto com o que quer que fosse (cheguei a ler relatos que diziam que a "tinta" até saía raspando-se apenas com o dedo.)


2012/09/28

Tarifários Auto-Sustentáveis Recursivos?


Relativamente ao tarifário Moche Sub-25, o nosso leitor Joel Vasco colocou uma questão interessante: tendo ele um tarifário Vodafone Study que lhe dá 2 cêntimos de crédito por cada SMS recebido; quando usando em conjunto com o tarifário Moche que permite enviar 250 SMS por dia para qualquer rede, permitirá - em teoria - acumular:

250 SMS x 30 dias = 7500 sms x 0.02€ = 150€

Nada mau para um tarifário que custa apenas 7.5€ mensais. (No entanto, não me surpreenderia que algures lá nas cláusulas destes tarifrários, em letras pequenas estivesse uma qualquer alínea para impedir este tipo de utilização. Actualização: sim, parece que há um limite máximo de 30€ por mês "creditáveis", mas mesmo assim representa um lucro de 22.5€ mensais!)

Parece uma daquelas coisas boas demais para ser verdade, mas que desta vez parece mesmo ser a sério. De qualquer forma, agradeço ao Joel para me ter feito recuar alguns anos, para os tempos em que jogava Magic the Gathering, e onde a procura por semelhantes combinações de cartas que proporcionassem este mesmo tipo de efeito recursivo era igualmente aliciante. :)

Optimus e Vodafone com 4G para o iPhone 5?

Com o iPhone 5 a ter chegado finalmente ao nosso país, retomam-se as conversas sobre o facto de se estar a pagar por um equipamento com capacidades "4G/LTE" que lhe permitiriam atingir velocidades de transferência de dados em redes mobile superiores às que muitas pessoas têm em casa.

O iPhone 5 não tem indicação oficial de que trabalhará em 4G em Portugal; mas... alguns operadores prometem que isso irá mudar.

A Optimus diz que tem tudo a postos para que o novo iPhone 5 possa trabalhar em 4G na sua rede, e que está em contacto com a Apple para que tudo possa ficar a trabalhar com a maior brevidade possível.

Entretanto, também já obtive confirmação oficial da Vodafone, de que também eles estão a trabalhar a toda a velocidade para poderem oferecer as velocidades 4G aos seus clientes com iPhone 5.

Boas notícias para todos aqueles que estiverem prestes a comprar um iPhone 5, e que assim - num futuro não muito distante (espera-se) - poderão tirar maior partido das suas capacidades.


Embora ainda não tenha tido confirmação por parte da TMN, penso que será lógico assumir que também eles estarão a trabalhar nesse mesmo sentido.

Notícias do Dia

A análise ao Asus Padfone, campeão dos equipamentos "transformers"; a chegada do iPhone 5 a Portugal, que poderá ter muito que se queira criticar, mas que a nível de ecrã parece ser (quase) irrepreensível; o Google que nos dá os parabéns com um Doodle na nossa data de aniversário; e uma impressora 3D no Kickstarter que leva a qualidade de impressão a novos níveis.

Temos também a nossa t-shirt da semana para vos oferecer, e claro... o passatempo em que podem ganhar um fabuloso Nexus 7 no Apps do Android continua a decorrer.

E seguem-se as notícias do dia:



Tim Cook Pede Desculpa pelos Mapas do iOS 6


Parece que toda a comoção que se tem gerado em torno dos mapas do iOS6 chegou a um ponto em que o próprio Tim Cook achou que deveria intervir, enviando uma carta aberta.

Uma carta onde diz que a Apple se esforça por criar os melhores produtos possíveis, mas que no caso do mapas não conseguiu estar à altura do que se esperava, e pede desculpa pela frustração causada aos cliente. Enquanto os prometidos melhoramentos não chegarem Tim Cook aconselha os utilizadores a descarregarem outras Apps de mapas, como o Bing, MapQuest, Waze; ou usar os mapas online do Google ou da Nokia - que relembra - poderão ser transpostos para o home screen criando um atalho.

... Não fez mais que a obrigação dele, mas... seria mesmo necessário passar por este espectáculo todo, lançando um produto que eles certamente saberiam que não estava pronto para "consumo imediato"?

Google Celebra o Teu Aniversário com Doodle Personalizado

Que o Google nos presenteia com os seus Doodles (os seus logotipos comemorativos) em situações especiais, isso já todos sabíamos. O que poderiam não saber é que o Google agora também passou a comemorar um dia muito especial para todo e cada um de nós...

Se forem utilizadores dos serviços do Google e estiverem com o "login" feito, e se for o vosso dia de aniversário, o Google apresenta-vos um Google Doodle personalizado a dar-vos os parabéns!

Poderá parecer completamente supérfluo, mas que numa altura em que só se ouvem notícias "más", não deixa de ser um gesto simpático que poderá colocar um sorriso bem necessário no rosto dos aniversariantes... mesmo que por um só dia.

[Obrigado ao Luis Correia pela dica... e que como facilmente se perceberá, hoje faz anos. Parabéns Luis!]

Análise ao Asus Padfone


Demorou, mas finalmente tive oportunidade de experimentar ao vivo o multifacetado Asus Padfone, o smartphone que leva as capacidades transformistas que já conhecemos nos tablets Transformer a outro nível, ao ser um smartphone que se pode transformar em tablet, que se pode transformar em netbook!

Um conceito que na teoria parece concretizar aquilo que muitos desejariam (sem chatices de sincronizações de dados entre vários equipamentos, múltiplos planos de dados, etc)... mas que falta ver como é que se comporta na prática. E é precisamente isso que vamos ver já de seguida.



Preços do iPhone 5 em Portugal


O iPhone 5 chega hoje a Portugal (dia 28 de Setembro de 2012), com os operadores a não perderem a oportunidade para fazerem os habituais lançamentos especiais às 00h00. Mas, para quem não fez pré-reserva ou teve a sorte (ou azar, já lá vamos) de conseguir um desses poucos equipamentos, gostará de saber que já pode comprar o seu iPhone 5 na loja online da Apple (com prazos de entrega indicados para 3-4 semanas).

Os preços para Portugal são de 699€, 799€ e 919€ (para os modelos de 16, 32 e 64GB respectivamente). Preços que, como já é habitual, são ligeiramente superiores aos preços do iPhone 5 nos restantes países europeus, e que - para o modelo base - oscilam entre os 655-659€ de Inglaterra e Holanda, e os 729€ em Itália (o único país onde o iPhone fica ainda mais caro que em Portugal). Mesmo aqui ao lado, em Espanha, o iPhone 5 começa nos 669€.

Igualmente curioso é o diferencial para os modelos seguintes, com uns países a fazerem um escalonamento de 100€ entre modelos, outros de 110€, e... cá em Portugal, a optarem por um modelo "misto": do modelo de 16 para o de 32GB acrescem 100€, mas do de 32 para o de 64GB acrescem 120€.


E isto leva-nos às condições de compra dos iPhone 5 nos operadores nacionais, com preços (sem contrato de permanência) que oscilam entre os 679 e os 699€... ou seja, preços idênticos aos que são praticados na loja online da Apple, onde se pode ter acesso a um iPhone desbloqueado! Portanto, torna-se altamente desaconselhado a compra do iPhone 5 nos operadores caso estejam a considerar a compra do iPhone 5 livre de contrato. Um factor que levou algumas (bastantes?) pessoas a declinar o "convite" que lhes foi feito para que se dirigissem às 00h00 de hoje a uma loja para comprarem o seu iPhone 5.

Sim, poderão ter que aguardar mais umas semanas... mas... não se esqueçam que é apenas um smartphone, e não um caso de vida ou de morte.

Para além de, se estão a pensar e repensar se realmente se justificará investir 700€ num iPhone 5... convém não esquecer que graças à promoção dos 30 anos da Samsung em Portugal, este fim-de-semana poderão comprar um Galaxy S3 por menos de 490€. O que... não deixa de ser uma diferença de €€€ bastante significativa.

T-Shirt da Semana

Chegamos a mais uma sexta-feira, e voltam todos a estar mais próximos que nunca de uma T-shirt oficial do Aberto até de Madrugada.

Na continuação da nossa tradição das semanas anteriores, vou fazer-vos puxar um pouco pela memória e - quem sabe - fazer também um pouco de serviço público... É que esta semana vou pedir-vos para partilharem connosco as vossas "ideias loucas" de coisas que gostariam que existissem, mas que ainda não foram feitas/inventadas (ou que ainda não fazem parte do domínio "público" de utilização considerada "global".)

Coisas do tipo: um espelho de casa de banho que vos mostrasse as notícias e o estado do tempo todas as manhãs; umas sapatilhas com sola auto-regeneradora que nunca se gastasse; um auto-rádio inteligente que em vez de ficar sempre numa estação fosse capaz de aprender com os vossos hábitos, sabendo que na hora das notícias gostam de uma estação, mas durante o resto do tempo gostam de outra emissora; e sei lá... que mais. Coisas fantasiosas, coisas concretizáveis, e coisas também que solucionassem algumas das pequenas frustrações do dia a dia que poderia ser evitáveis.

Comentem e... inventem! :)

(E se alguma empresa se dignar a torná-las realidade num futuro não muito distante, depois sempre poderão usar este registo como "prova" de que a ideia foi vossa, pois já tinham falado dela nesta data. ;)


O Ecrã do iPhone 5


Com o novo iPhone 5 a já estar no mercado há algum tempo (a Portugal chega... hoje), o mesmo já foi dissecado e analisado em detalhe, e chega agora a vez de ficarmos a conhecer as conclusões sobre o seu ecrã.

Os melhoramentos face ao ecrã do iPhone 4 foram bastante significativos, e embora não tenha atingido a "perfeição" do ecrã do iPad 3, que surge com uma calibração de nível profissional, anda bastante lá perto. O relatório da DisplayMate refere apenas uma tonalidade a fugir para o "branco azul" em vez de um branco neutro.


Tanbém o relatório do site Anandtech confirma os resultados, dizendo que seria excelente se todos os monitores (de secretária) tivessem esta qualidade e estivessem calibrados como o ecrã do novo iPhone 5.


E isto faz-me lembrar o quanto algumas pessoas poderão estar tão mal habituadas, que depois até estranham ao olhar para uma imagem "tal como ela é" (ou deveria ser). Eu posso falar sobre isso, pois convivo diariamente com dois monitores: um LCD não IPS, e outro que é IPS (e que por acaso já foi calibrado com os tais sistemas de calibração que colocam uma câmara encostada no ecrã - embora tenha revelado que a calibração de fábrica já estava "no ponto"). E... as diferenças são abismais. Uma fotografia vista no LCD IPS não tem nada a ver com a que é vista no outro monitor. Mais, coisas que num são perfeitamente visíveis noutro tornam-se quase imperceptíveis - a tonalidade entre os emails lidos/não lidos no Gmail com o tema standard é um desses casos.

Daí que depois não tenha outro remédio senão rir-me quando vejo comentários de utilizadores a criticar o ecrã do iPhone 5, por "serem demasiado saturados", e que depois quando corrigem as fotos para ficarem bem no seu ecrã de secretária (não IPS provavelmente), ficam completamente berrantes quando as vêem novamente no iPhone.

Discos Híbridos de 2.5" da Toshiba

Se têm um portátil e não abdicam de ter espaço "com fartura" para os vossos conteúdos digitais, mas apreciarão ter também aqueles acessos instantâneos que os SSD permitem, a Toshiba oferece a solução ideal.

A Toshiba já está a vender os seus primeiros discos híbridos de 2.5" que combinam o espaço dos discos tradicinais (neste caso, tem modelos de 750GB e 1TB), com 8GB de memória Flash que é usada para acelerar as leituras e escritas - e tudo isto com uma espessura de apenas 9.5mm, que os torna ideais para serem utilizadores em ultrabooks, portáteis, computadores compactos, etc. Supostamente, o sistema será capaz de aprender mediante o tipo de utilização que é feito, para maximizar o efeito dos 8GB de cache em Flash, que conterão os dados mais utilizados.

Nesta primeira fase estes discos serão utilizados por vários fabricantes de portáteis, que deverão chegar ao mercado nos próximo meses; e só para o próximo ano começaremos a ver estes discos nas lojas de componentes para computadores.

2012/09/27

iPhone 5 chega a Portugal às 00h00

Cá estamos no dia que muitos aguardavam: o iPhone 5 está prestes a chegar a Portugal, com todo os operadores a darem uso às 00h00 do dia 28 para poderem iniciar a comercialização do novo smartphone da Apple.

Um lançamento que no entanto tem sido acompanhado pela frustração de inúmeros interessados, que embora tenham feito a pré-reserva, não foram sequer contactados pelo operador respectivo - e no caso da Vodafone, as pré-compras no site rapidamente passaram a "esgotadas", o que demonstra que: ou há efectivamente muitos interessados no novo iPhone - ou - o stock de iPhones que veio para Portugal é extremamente reduzido. Ou ainda, e mais provavelmente, uma combinação de ambos.

Os operadores têm sido duramente criticados, pela ausência de informações que surgem tarde... ou nunca.

Para todos os que estão interessados em comprar o iPhone livre de compromissos, fica ainda por explicar qual a "oferta" com que os operadores pretendem justificar um preço que será idêntico ao preço do iPhone na Apple Store, desbloqueado. Na TMN dizem que será dado um "desconto" nas mensalidades, na Vodafone não sabem ainda de nada, e na Optimus também não surge qualquer informação relativa a isso.

Por último, o "detalhe final" que é o novo cartão nanoSIM. Todos os compradores do novo iPhone terão obrigatoriamente que trocar de cartão - ou arriscarem-se a uma operação de "corte" do seu actual cartão microSIM, embora não seja recomendável, já que para além do tamanho mais reduzido também a espessura é ligeiramente inferior. Sabendo-se que nalguns operadores também as perguntas sobre os estes novos cartões eram respondidas com total desconhecimento, poderá revelar que também a quantidade ou disponibilidade destes nanoSIM seja bastante limitada nesta primeira fase.

Seja como for, poderemos esperar uma madrugada do dia 28 repleta de novos iPhones 5 a aparecer por todo o lado; sendo que a questão que todos gostaríamos de saber era "o número" - o número de iPhones que veio para Portugal, e se será algo na ordem das dezenas de milhar, milhares, ou... apenas centenas?

Comecem a contá-los amanhã... e pode ser que se descubra. ;)

Form 1 Impressora 3D Profissional no Kickstarter


O número de propostas para impressoras 3D "de baixo custo" (onde baixo custo é sempre um termo relatico) não pára de aumentar, mas desta vez temos uma proposta que chega ao Kickstarter e que tem como prioridade a produção de objectos 3D de alta qualidade.

Esta Form 1 distingue-se da maioria das impressoras 3D de baixo custo, pois em vez de optar por uma cabeça extrusora de plástico, que vai depositando finas camadas de plástico derretido para formar o objecto, utiliza um sistema de stereolithography. Um sistema que permite criar camadas de apenas 25 microns (75% mais finas que as das demais impressoras 3D), mas que também fica mais caro - por isso é que esta impressora custa cerca de $2500 dólares, embora os responsáveis relembrem que uma impressora deste tipo normalmente custe dezenas de vezes mais.


As suas vantagens saltam à vista quando se comparam os objectos que ela produz com os das impressoras 3D "concorrentes". Neste sistema, em vez de se utilizar uma cabeça que vai depositando camadas de plástico, temos  um laser que vai desenhando sobre a superfície de uma resina líquida e que vai solidificando.

A Form 1 é capaz de criar detalhes com tamanho de apenas 300 microns, num volume total de 125x126x165mm. E mesmo custando mais que as outras impressoras 3D "low-cost", parece-me que não vai ter falta de clientela desejosa de produzir objectos 3D de alta qualidade.

Notícias do Dia

Grande promoção da Samsung com 30% de desconto para celebrar os 30 anos da marca no nosso país; como espreitar as passwords que se escondem por trás dos asteriscos nos browsers; um router dual-core que promete desempenho para tudo e mais alguma coisa; um despacho do ministério público que diz ser legal fazer o download de conteúdos das redes P2P; CEO da Intel preocupado com o Windows 8; e como proteger o vosso Android da vulnerabilidade das chamadas automáticas.

E claro.. não se esqueçam do Nexus 7 que estamos a oferecer no Apps do Android.

Seguem-se as notícias do dia:


Novos Tablets bq Maxwell

A chegada do Nexus 7 do Google veio, como era esperado, agitar o mercado dos tablets Android baratos que até aí dominavam o mercado com preços bastante apetecíveis. É por isso bom ver que certas marcas se têm adaptado e criado novos produtos, que se mantêm atractivos mesmo face a um tablet oficial do Google que se situa na barreira dos 200€ - como se poderá ver por esta nova família de tablets de 7" Maxwell da bq.

Estes tablets de 7" contam com ecrãs LCD IPS com multitouch (erradamente denominados de "HD", já que têm apenas 1024x600, e não os 720p minimos exigidos), com Android 4.0 e divididos em três modelos:

  • CPU Dual Core Cortex A9 de 1.6 Ghz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna (Maxwell Plus)
  • CPU Cortex A9 a 1 Ghz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna (Maxwell).
  • CPU Cortex A9 a 1 Ghz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna (Maxwell Lite) - neste o LCD não é IPS.

Todos eles com Bluetooth, HDMI, Wi-Fi, leitor de cartões Micro-SD e conector mini-USB OTG.

A verdadeira surpresa surge quando olhamos para os preços... já que são respectivamente de: 99,99€, 119,99€ e 139,99€ .

Nem que fosse para colocar um destes bq a funcionar como moldura digital (ignorando por momentos todas as infinitas possibilidades que o sistema Android possibilita)... já dava que pensar, não?

Protege o teu Android das Chamadas Automáticas

Devido à vulnerabilidade que foi levantada nos últimos dias, e que faz com que muitos Android possam ser alvo de resets e outros ataques, bastando para isso colocar um curto código em HTML em qualquer site, foi sugerido a utilização de um dialer alternativo que evitasse que o Android fizesse uma chamada automaticamente quando encontrasse indicações para tal.

O nosso leito Vitor Araújo deixou como sugestão a utilização deste Call Confirm. Um dialer que simplesmente vos pede a confirmação de toda e qualquer chamada que queiram fazer, assim evitando qualquer tipo de chamada iniciada automaticamente - e também todas as chamadas iniciadas por acidente quando tocam num dos contactos da vossa lista.

Assim não têm desculpa para alguma vez serem vítima deste tipo de ataques, onde se arriscam a poder ficar com o cartão SIM bloqueado e/ou verem o vosso Android a fazer uma reposição de fábrica, limpando todos os vossos dados.



Google Streetview a caminho da Web App Mobile


A App do Google Maps para o iOS poderá estar a meses de distância, mas daqui por duas semanas todos os utilizadores mobiles poderão dar uso ao Street View do Google a partir do site do Google Maps mobile.

Embora não seja equivalente a uma App nativa, a versão do Google Maps mobile comporta-se extraordinariamente bem (mas com as limitações inerentes a uma "apps" que está a correr dentro do browser, sem a possibilidade de fazer navegação quando se sai do browser, por exemplo).

Daí que, não me pareça difícil que o Google consiga rapidamente arranjar forma integrar o Street View, e assim acalmar um pouco os ânimos dos utilizadores de iPhones e iPad mais exaltados, que com o novo iOS6 se viram afastados dos mapas a que estavam habituados, e a perder o acesso ao Street View.

Vai ser interessante ver em que irá resultar toda esta "batalha" dos mapas no segmento mobile... e de que forma isso irá afectar as empresas "tradicionais" de apps de navegação.

30 Anos da Samsung com 30% de Desconto


Se andam a pensar comprar algum produto Samsung, parece que não vão ter desculpa para não o fazer no próximo Domingo 30 de Setembro, dia em que a marca oferece uma promoção com um desconto de 30% nos seus produtos topo de gama em celebração dos seus 30 anos em Portugal.

Topos de gama que incluem os nossos bem conhecidos Galaxy S3, Note 5.3, Note 10.1, portáteis da série 9, smart TVs ES7000 e 40ES8000 (modelos de 40, 46, 55, e 65") e também nos modelos de topo dos frigoríficos, máquinas de lavar e ar condicionado.

Ora começa tudo a fazer contas ao que podem poupar... (30% numa TV de 65" ou num portátil Series 9 - ou em qualquer outra coisa! - é sempre um valor apreciável. :)

YouTube já permite Downloads dos Vídeos Originais


No seguimento da sua campanha que promove que os dados são dos utilizadores e que estes devem ter sempre a liberdade para os levar para onde quiserem, o Google adiciona agora uma nova funcionalidade ao YouTube: a possibilidade de fazer o download dos vídeos originais que para lá tiverem enviado.

Até ao momento, era possível fazer o download dos vídeos mas apenas em versões já processadas e recomprimidas pelo Google - o que já não era mau. Mas assim, o YouTube passa a poder servir como repositório virtualmente ilimitado para todos os vídeos que possuirem, sabendo que a qualquer momento poderão recuperá-los integralmente no seu estado original.

... É de mim... ou algumas pessoas passarão a usar o YouTube como "backup" dos seus vídeos, enviando-os para lá e colocando-os como privados? :)

Vulnerabilidade das Chamadas Automáticas Afecta Mais Androids


No outro dia falamos de uma vulnerabilidade que possibilitava que se fizesse um reset de fábrica a vários smartphones da Samsung, bastando para isso que visitassem uma página web.

Na origem desta vulnerabilidade estava a possibilidade de se iniciar automaticamente uma chamada telefónica a partir de código HTML (e não só), e que quando usada para marcar códigos USSD que permitem efectuar todo o tipo de operações... abiram a porta a esses abusos (fazer reset, e até bloquear o cartão SIM).

Mas esta funcionalidade da marcação automática não está limitada apenas aos Samsung com TouchWiz, e ocorre também noutros dispositivos Android, que assim ficam expostos a idêntico risco.

Equipamentos como o HTC One X (HTC Sense 4.0 e Android 4.0.3), Motorola Defy (Cyanogen Mod 7 e Android 2.3.5), HTC Desire (Android 2.2), alguns Sony Xperia, são alguns dos equipamentos já confirmados como sofrendo do mesmo mal - sendo previsível que muitos outros estejam em risco.

Para verificares se o teu Android está a salvo, podes visitar esta página.

Se o teu smartphone te mostrar o ecrã de marcação com um estranho código, mas aguardar pela tua confirmação para "fazer a chamada", então estás a salvo (desde que não efectues a chamada, claro!). Mas se o teu smartphone exibir automaticamente o IMEI... é mau sinal. Quer dizer que se fosse um código "malicioso", poderia ter feito reset ao teu equipamento - ou qualquer outra das coisas que estes códigos USSD permitem fazer.

O Android já corrigiu esta vulnerabilidade há alguns meses, mas no caso de equipamentos antigos, poderão nunca vir a receber uma actualização que corrija este problema.


Mas felizmente, isso é algo que pode ser resolvido desde já, em qualquer Android, bastando para isso que instales outra app de marcação de números, como este Dialer One ou o Call Confirm (como sugerido pelo nosso leitor Vitor nos comentários).

Nem sequer precisas utilizá-lo, já que o simples facto de um site tentar usar esta vulnerabilidade irá fazer surgir a habitual caixa de escolha da App a utilizar, e assim saberão que algo de estranho se passa - e cancelarem o processo antes que faça estragos.