2012/12/31

Gadgets do Ano 2012


Noite de final de ano, momento perfeito para olharmos para o ano que agora termina e seleccionarmos alguns dos gadgets que merecem destaque especial. Uma rubrica que estreamos em 2010, mas que depois ficou esquecida em 2011... mas o que interessa é que agora está de regresso.

Vamos então ver quais os destaques para este ano:

Gadgets do Ano 2012 - Aberto até de Madrugada



Hyundai quer Fechaduras NFC nos Automóveis


Ainda hoje passamos por umas chaves wireless que deixaram de abrir automóveis devido a interferência de uma rádio pirata, mas isso não parece assustar a Hyundai que quer transformar os smartphones com NFC em chaves do automóvel.

Tendo em conta a confiança que já depositamos nos nossos smartphones, para pagamentos e todo o tipo de coisas "valiosas", não me parece que a ideia seja assim tão descabida - e sendo certamente muito mais apelativa que a "roubalheira" que muitas marcas cobram para disponibilizarem chaves com este tipo de tecnologia (nalgumas marcas, escolher a opção por um sistema de "keyless entry" é equivalente a comprar um (ou dois) smartphones topo de gama!)

O que me parece essencial é que este tipo de coisas fosse feito de forma standard, para que os utilizadores tenham a liberdade de poder programar os códigos a seu gosto, e assim possibilitando que possam usar o smartphone que bem entenderem.

Tal como acontece com as chaves wireless, com este tipo de sistema o smartphone poderia conter também todo um conjunto de informações: como a posição dos bancos e espelhos, programação do rádio, e também uma lista de destinos para o sistema de navegação. A única coisa que seria necessário resolver é como se entraria no carro caso o NFC não cooperasse... já que se tivessemos que carregar uma chave "de backup"... lá se ia o propósito inicial de evitar andar com mais alguma coisa no bolso.

Notícias do Dia

Estamos numas notícias do dia especiais... é que estemos no último dia de 2012, e por isso mesmo já por cá abordamos um rescaldo sobre algumas estatísticas do Aberto até de Madrugada relativas ao número de posts ao longo dos anos; e por ser final de ano, temos também mais uma t-shirt oficial para vos oferecer, e vos dar sorte para o novo ano que se vai iniciar. E mais logo à noite será tempo de ficarem a conhecer os nossos escolhidos para os Gadgets do Ano 2012 (mas só a partir das 22h).

Durante o o fim de semana também vimos se a saída do Google do iOS 6 não terá acabado por ser melhor para todos; e o estado dos windows Phone, um ano depois; a par do preço exagerado dos smartphones.

Mas, seguem-se as notícias do último dia deste ano... acompanhadas pelo desejo de uma entrada em 2013 em grande!



Roubos aumentam em Nova Iorque... devido a iPhones e iPads


Em Nova Iorque verificou-se um aumento da criminalidade e dos roubos... mas o Mayor atribui a culpa aos iPhones e iPads. Se não se contabilizassem esses casos, estaria-se perante um decréscimo dos casos de roubo, em linha com a redução de mortes e crimes violentos. No entanto, a apetência por estes equipamentos - a par da falta de cuidado dos seus donos - estraga esta tendência.

Parece que os ladrões nova-iorquinos não estão preocupados com as funcionalidades anti-roubo que existem nos iPhones e iPads.


T-Shirt Especial de Final de Ano

Já deverão saber que semanalmente vos dou a possibilidade de expandirem o vosso guarda-roupa com uma das nossas muito desejadas e estilosas t-shirts oficiais do Aberto até de Madrugada (temos oferecido uma todas as sextas-feira), mas... para permitir que um de vocês entra em 2013 com traje tecnológico a rigor, vamos ter uma t-shirt especial de final de ano para vos oferecer.

E o que têm que fazer para a ganhar?... É muito simples.

Terão apenas que deixar nos comentários a vossa previsão sobre a que horas irá ser publicado o nosso post habitual de "rescaldo do ano" amanhã (o post já está agendado, e prometo que não vou mexer mais nele).

Cada leitor poderá fazer apenas uma previsão (nada de começar a despejar todas as horas:minutos possíveis), e em caso de empate ganhará a primeira resposta correcta.

... E para não dizerem que não vos ajudo, posso dizer-vos que será entre as 11h da manhã e as 16h da tarde... já é uma boa ajuda!

Vamos lá ver qual de vocês é que começa 2013 com esta excelente prenda, para garantir que o ano lhe vai correr em grande! :)

Jolla Sailfish mostra o que Vale em Video


Para os fãs do MeeGo que esperam ansiosamente para ver o que o seu sucessor/derivado vale, todos os olhares se centram no Sailfish da Jolla (empresa que absorveu alguns dos ex-funcionários da Nokia que trabalhavam no MeeGo).

Agora, podemos ficar a conhecer um pouco mais de como este Sailfsh se comporta na realidade, num ídeo de 8 minutos que nos mostra o seu interface e modo de operação. Modo de operação que dá bastante uso a gestos, e com um interface que é capaz de se adaptar automaticamente em função da imagem de fundo que escolherem (um pormenor bem apanhado).


Tudo se movimenta de forma bem fluida, o que demonstra mais uma vez a validade que o MeeGo tinha enquanto sistema mobile que seria capaz de enfrentar os concorrentes. Mas, como também já ficou demonstrado com o WebOS, nem sempre uma plataforma que "tem tudo para funcionar" acaba por ser bem sucedida. E por muito que eu deseje todo o sucesso a este Sailfish, a verdade é que me parece ser bastante difícil que venha a ter expressão suficiente no saturado mercado dos smartphones, onde temos iOS e Android a dominar, e um Windows Phone a fazer tudo por tudo para assegura a sua posição.

... Haverá lugar para uma quarta plataforma (e sem esquecer outras que estão para chegar, como o Firefox OS)?




[via Engadget]

A Necessidade das Ementas Digitais


Não é segredo nenhum: muitos de vocês já se terão interrogado "porque esperam os restaurantes para nos oferecer ementas digitais?"

E a resposta que vos posso dar é... não sei! É um imenso mercado à espera de ser explorado, e que bem viria a calhar para um público cada vez mais habituado a fazer compras online - e menos disposto a esperar desnecessariamente.

Não digo que a relação "pessoal" entre um cliente e o empregado de mesa não seja importante; mas a utilização de tablets/smartphones para este fim permitira certamente optimizar os recursos e aumentar a eficiência de um restaurante - coisas que bem necessárias são numa altura de maior dificuldade como a que se está a atravessar.

Se em tempos a ideia de ter um tablet em cada mesa pareceria pura loucura por motivos económicos, hoje em dia temos tablet a preços na ordem dos 50-100€, que deitam por terra esse argumento. E mesmo nos casos onde tal não fosse possível ou desejável, resta sempre a opção de deixarem que sejam os clientes a utilizar o seu próprio smartphone ou tablet. Recorrendo a uma qualquer webapp acessível de qualquer browser.

As potencialidades destas ementas digitais são imensas, permitindo coisas como: manter histórico sobre o que lá se comeu, ver as opiniões/recomendações de outras pessoas/amigos, implementar sistemas de fidelização (descontos nas proximas refeições), para além de todas as possibilidades a nível da apresentação de menus de alta qualidade, em múltiplas linguas, com imagens atractivas - e que até poderiam mudar dinamicamente sempre que se quisesse (pratos especiais do dia/almoço/jantar, etc.)

No final, poderia até pagar-se por via digital, MBnet, PayPal, etc. e evitar outra das frustrações habituais... de se ter que esperar sabe-se lá até quando, para que se possa fazer isso e sair.


Vamos lá ver se em 2013 iremos assistir a novidades nesta área... nos restaurantes que conseguirem sobreviver à crise que tem obrigado ao encerramento de milhares deles.

Número de Posts no Aberto até de Madrugada

Estamos a entrar num novo ano, altura especialmente adequada para se olhar para o ano que passou e vermos que tal as coisas correram, analisar o que se fez de bem e de mal, e tentar fazer-se melhor no ano que se inicia. O post referente a isso será publicado amanhã, mas até lá queria partilhar convosco um detalhe que me tinha passado despercebido e que foi mencionado pelo Sérgio Santiago na nossa mailing list:


Desde 2007 que o crescimento do Aberto até de Madrugada tem tido um crescimento bastante expressivo não só no número de leitores, mas também...  no número de posts publicados:

2007 - 281 posts
2008 - 1055 posts
2009 - 1162 posts
2010 - 1443 posts
2011 - 2248 posts
2012 - 3046 posts (mais alguns, pois ainda faltam os deste dia)


Ignorando os valores do ano de 2007 (referentes apenas a posts feitos a partir de Outubro, quando o AadM se iniciou), o volume de artigos publicados praticamente duplicou a cada dois anos (de 1162 em 2009 para 2248 em 2011; de 1443 em 2010 para mais de 3000 em 2012).

Na mailing list foi "proposto" o desafio de chegar aos 5000 posts em 2013... um número que me parece ser demasiado optimista (penso que os 4000 seriam um valor bastante mais realista).

Para melhor perceberem o que isto significa, 3046 posts por ano representa uma média superior a 8 posts por dia! E isto tendo em conta que a rubrica "notícias do dia" foi feita precisamente para reduzir o número total de posts diários (que senão resultaria em mais 3 ou 4 posts adicionais diários, que inflacionariam estes números ainda mais).

Já agora, aproveito para vos perguntar o que acham da quantidade/frequência de posts que temos tido actualmente no Aberto até de Madrugada? Acham que são demasiados, estão no "ponto", ou... querem ainda mais?

Rádio Pirata Interfere com Chaves Wireless dos Automóveis


Os sistemas de chaves electrónicas wireless podem ser bastante mais cómodas de utilizar, permitindo a entrada nos automóveis, e colocá-los em funcionamento, sem que seja necessário tirá-las do bolso... mas para isso, têm que funcionar. E para as pessoas que estacionavam há meses perto de uma esquadra da polícia em Hollywood... isso era coisa que não acontecia.

Os condutores chegavam aos seus automóveis e eram incapazes de entrar neles ou colocá-los em funcionamento (tendo que recorrer aos métodos "de backup", ou chamar o reboque para levarem o seu carro para oficina.) Mas estranhamente, assim que se afastavam do local, tudo passava a funcionar como seria suposto. Muitos suspeitavam que fosse alguma antena da esquadra a causar interferências, mas depois de meses de reclamações, finalmente descobiu-se o verdadeiro culpado: uma rádio pirata localizada no quarteirão ao lado da esquadra.

O equipamento já foi confiscado, e o responsável está agora sujeito a uma multa... E nas estradas nas redondezas, os condutores podem finalmente voltar a entrar e conduzir sem desesperarem com as suas chaves wireless.

Escrever com Sombras


Não é segredo que este mundo está cheio de pessoas que conseguem fazer coisas que nos surpreendem, mesmo que tenham por base as coisas mais simples e naturais. Fred Eerdekens é uma dessas pessoas, e a sua especialidade é manipular a luz e as sombras de forma a criar palavras e frases de forma extraordinária.

Desde a criação de palavras com nuvens, plantas, bocados de arame, ou caixas de cartão... a sua imaginação parece não ter limites. E embora isto apenas se torne possível em condições de iluminação bastante controladas, não deixa de ser fascinante.



[via beautifuldecay]

2012/12/30

Everything is a Remix


Este Everything is a Remix é uma série de vídeos que já tem algum tempo, mas que... nunca é demais relembrar e dar a conhecer a quem ainda não conhece.

Abordando a questão da originalidade e criatividade, e das inúmeras obras que vão buscar a inspiração a outros (leia-se: vão copiar o que já foi feito) e que é perfeitamente visível em filmes e músicas, rapidamente passa para a parte do hardware, das patentes e dos direitos de autor.

Como pontos altos, relembra-nos as boas intenções desses sistemas quando foram criados, e a total subversão a que foram sujeitos ao longo do tempo, até se tornarem em verdadeiras armas que vão precisamente contra as tais intenções iniciais.

Muitos são os casos de empresas que não tiveram problemas em aproveitar as coisas que já existiam, criadas e inventadas por outros - mas quando chegou a altura de serem os seus direitos a "caducar", exigiram que os seus direitos fossem prolongados por mais tempo. E não falta sequer a Apple, que deve a sua origem à cópia do sistema desenvolvido pela Xerox, e a famosa frase de Steve Jobs a admitir que copiaram descarademente o que lhes interessava, mas que décadas mais tarde prometeu guerra termonuclear ao Android... por sentir que lhe tinham feito o mesmo. (Daí a escolha daquela imagem que coloquei no início: quando somos nós a copiar as coisas dos outros, é sempre com justificação; quando são os outros a copiar as nossas coisas, é uma ilegalidade demoníaca que tem que ser exterminada!)

O que é certo é que a cópia é parte essencial do desenvolvimento, e do próprio "tecido social" que nos torna humanos. Tudo o que aprendemos, aprendemos por "cópia" do que nos é dito ou mostrado; não há volta a dar. É necessário voltar a aceitar isso com naturalidade, e voltar a focar as leis de protecção dos direitos de autor e patentes naquilo que verdadeiramente se destinam, o de dificultar a concorrência injusta de alguém que use o trabalho dos outros para lhes fazer concorrência desleal... Mas sem com isso atropelar o direito essencial de que, passado um tempo "justo", tudo deverá acumular-se no grande repositório do domínio público, ficando ao dispôr de todos para que o possam utilizar, transformar, e... espera-se... melhorar.

Fiquem com os dois videos referentes a estas questões... para que sirvam de inspiração para um 2013 melhor.




O Preço Exagerado dos Smartphones

Deverá ser algo que a maioria das pessoas saberá "instintivamente": os preços dos smartphones são demasiado caros na maioria dos casos, e no caso dos smartphones subsidiados ainda menos sentido fazem.

Com modelos "topo-de-gama" a chegarem facilmente aos 500, 600 ou mais euros, e que a cada ano são inevitavelmente substituidos pelo "novo modelo", quem planear estar sempre actualizado estará a olhar para uma "mensalidade" implícita de cerca de 50€ mensais, só para poder comprar o modelo do próximo ano (e sem considerar o custo das chamadas/dados). Claro que na prática este número poderá ser reduzido, se considerarmos a venda do equipamento anterior para amortizar a nova compra.

Mas ainda assim, não sei se haverá muitas pessoas dispostas a sustentar este "vício" desta forma... e as soluções são fáceis: ou se passa a trocar de equipamento com menos frequência; ou se optam por modelos mais económicos.

Até há pouco tempo, a opção por smartphones mais baratos era acompanhada pela aceitação de algumas limitações: ter um CPU lento; ou não ter um ecrã em condições; etc. Mas, actualmente, começamos a aproximar-nos daquela fase em que até os modelos mais baratos começam a trazer tudo aquilo que se deseja para uma experiência de utilização "de luxo". E não nos podemos esquecer também de modelos como o Nexus 4, que nos trazem hardware verdadeiramente de topo, a um preço revolucionariamente baixo de 299€. Isto... se conseguirem encontrar algum, claro está!

Perante tudo isto, parece-me que a partir de 2013 começará a ser cada vez mais difícil justificar-se gastar 500/600/700€ num smartphone, quando por metade do preço temos equipamentos que oferecem muitas das suas vantagens.

Confesso que estou curioso para ver de que forma os fabricantes reagem, de modo a que tentem convencer os clientes de que tal acréscimo de preço se justifica... e um dos modelos que mais curiosidade me causa será ver o futuro Galaxy S4 da Samsung e que novidades trará. É que para mim, a única hipótese de continuar a poder ter sucesso num equipamento de topo com preço exorbitante é apenas uma: a de o transformar num objecto de desejo, que em certa parte nos faça "esquecer" o factor preço e que nos faça simplesmente "querer tê-lo", custe o que custar. O tipo de efeito que a Apple conseguiu fazer com os seus iPhones (mas cujo efeito me parece que começa a desvanecer-se)... e que certamente muitas outras empresas quererão replicar.

Os artigos bem desenhados e de qualidade não são exclusivos de nenhuma qualquer marca em particular... e penso que em 2013, todas as principais marcas vão ter boas novidades nesse aspecto para nos apresentar... e cativar.

Toyota Estreia Carregamento sem Fios nos Automóveis


Os carregadores wireless vão começando a aproximar-se do "público em geral", e lá nos vão fazendo acreditar num futuro onde finalmente estejamos livres dos incómodos cabos - com a principal vantagem que depois não interessará se um equipamento usa uma ficha microUSB, ou lightning, ou qualquer outra... e tudo será recarregado desde que esteja no sítio certo.

Mas para isso, será necessário que esses recarregadores sem fios estejam eles próprios "por todo o lado", e para ajudar a atingirmos esse objectivo a Toyota vai disponibilizar o primeiro automóvel com um carregador wireless da Qi. Quer isto dizer que poderão simplesmente lá pousar o vosso Lumia 920, Nexus 4, ou HTC Windows Phone 8X, ou qualquer outro dispositivo "Qi" sem terem que se preocupar com mais nada. (Sendo também possível recorrer a "capas" de adaptação para equipamentos que não sejam compatíveis - como os iPhone.)

... Só acho absurdo é haverem desde já sistemas concorrentes, que apenas vão resultar em frustrações e chatices para os consumidores (veja-se o caso das guerras BetaMax vs VHS, Bluray vs HDTV)... o que apenas vai servir para que muitas pessoas se recusem a investir nestes produtos até que se fique a conhecer qual será o sistema "vencedor".

Como Focar numa Câmara Range Finder


Se gostam de fotografia, poderá dar-se o caso de a certa altura se depararem com uma câmara range-finder nas mãos... e sentirem-se um pouco perdidos na altura de tirar uma foto e descobrirem que coisas com o auto-focus não estão disponíveis, e que ao olharem pelo visor vêem sempre uma imagem nítida, mas com um estranho "fantasma" sobreposto em parte da imagem.

Ao contrário das mais populares SLR, onde aquilo que se vê no visor corresponde à imagem que a câmara vai capturar, numa Range Finder aquilo que vemos no visor - com óptica independente - é apenas uma representação aproximada do que irá ser captado. Poderão até ter a lente principal completamente tapada (com a mão ou outro objecto), que isso em nada irá afectar o que vêem no visor pelo qual espreitam.

Portanto, de nada vos serve mexer no anel de focagem, esperando ver uma imagem a focar-se e desfocar-se como numa SLR.

Então, como é que se focam as imagens numa range finder?

O princípio é sempre o mesmo... temos que saber a distância a que está o objecto que queremos focar, e essa distância pode ser estimada usando um sistema óptico que sobrepõe duas imagens:


Para focarmos, temos que ajustar a lente até que a imagem sobreposta fique completamente alinhada com a imagem real no ponto em que desejamos focar.




Se estão a interrogar-se se este tipo de câmaras ainda faz sentido hoje em dia... a verdade é que... já não faz. Uma câmara digital "pura", tipo uma Sony NEX, combina as vantagens de uma SLR com a de uma Range Finder, dispensando os espelhos e prismas volumosos das SLR, mas permitindo ainda assim ver a imagem tal como é vista pela lente. No entanto, haverá sempre fotográfos nostálgicos que queiram sentir o "gosto" de tirar fotos com uma Range Finder, tal como há quem ainda se divirta a jogar jogos arcade clássicos quando poderia estar a jogar os mais recentes jogos com gráficos foto-realistas.

Seja como for, agora já não precisarão ficar horrorizados a imaginar porque motivo estão a ver "fantasmas" através do visor destas câmaras. :)

Agricultor Chinês Constrói Carro Eólico


Parece uma ideia demasiado rebuscada para ser verdade: se um automóvel tem que lutar principalmente contra o atrito do ar, porque não usar aproveitar esse mesmo ar para gerar energia? Foi isso mesmo que fez um agricultor chinês, ao criar um automóvel que funciona a energia eólica.

Não se pense no entanto que é um automóvel auto-sustentado, onde a energia gerada pelo vento do seu próprio movimento é capaz de o manter indefinidamente em andamento. Este gerador eólico funciona apenas como ajuda para carregar as baterias - que continuam a ter que ser recarregadas usando uma fonte de energia externa a cada dois dias. No entanto, não deixa de ser uma ideia que poderá ter a sua lógica... (ou então não, se se vier a descobrir que a energia que este sistema consegue gerar é inferior à energia que seria desperdiçada por ter este sistema a bordo - algo que me parece bem mais provável).

Mas, é sempre bom ver alguém que concretiza as suas ideias, por mais malucas que possam parecer.




Automóvel do Google sem Condutor Apanhado na Estrada


É certo que os automóveis sem condutor do Google já percorreram muitos milhares de quilómetros em estradas públicas, mas é sempre diferente quando se apanha um "ao vivo", como foi aqui o caso - que ficou registado em vídeo, demonstrado que efectivamente a condutora não ia com as mãos no volante (nem muito preocupada com o que pudesse estar à sua frente, parecendo ter total confiança na inteligência do veículo).

Interrogo-me sobre quanto tempo demorará até que um destes automóveis seja visto nas estradas nacionais, pois tenho verdadeira curiosidade para saber que tal estes sistema "sem condutor" se comportariam por cá. E refiro-me não às nossas auto-estradas e (ex)SCUTS bem marcadas e sinalizadas, mas sim às estradas e ruelas nacionais, onde é uma autêntica aventura conduzir.

Aí sim, é que vamos ver o quanto valem estes algoritmos de condução autónoma... Mas imagino que se veja acender no painel de instrumentos uma luzinha a sinalizar: "entrada do modo todo-terreno em funcionamento"! :)


2012/12/29

Google ao Ataque no iOS



Não sei se ainda se recordam de eu ter dito que a Apple ter "corrido" com o Google do seu iOS enquanto componentes base do sistema, poderia muito bem vir a ser uma excelente medida... para o Google. E o que é certo é que isso parece estar a concretizar-se com as Apps que deixaram de vir de origem com o iOS a terem sido substituidas por Apps do Google, de qualidade superior às anteriores, e que rivalizam (e superam) as próprias Apps da Apple.

O Google vem agora relembrar isso mesmo, dizendo que tem feito um esforço continuo para criar as melhores Apps possíveis para iOS, e que está interessado em angariar novos talentos que lhes permitam continuar a fazê-lo.

O que é certo é que dou por mim a usar cada vez mais as Apps do Google no iOS, em detrimento das Apps nativas da Apple. Só assim por alto, olhando para as Apps que uso do Google, encontro: Google Search, Gmail, Google+, Google Maps, Chrome, YouTube, Google Drive, e Latitude. Muitas delas já dando uso aos novos interfaces e design que têm conquistado fãs por todo o lado (falta agora que o Google aplique esses mesmos designs também às Apps do Android... que também merecem).

Portanto... será que terá sido pior que o Google tenha saído da "alçada" da Apple no iOS, e que agora tenha total controlo sobre aquilo que quer fazer a nível de Apps?... Pelo que se pode ver até agora... acho que não! E na eventualidade de a Apple ir dando maior latitude ao que é possível fazer-se no iOS - algo que me parece ser inevitável - como por exemplo, haver maior integração com a Siri; estas Apps irão tornar-se cada vez ainda mais potentes... E aos poucos lá nos iremos aproximando de uma época onde usar um iOS, Android, Windows Phone, etc. poderá ser considerado "irrelevante", pois serão as Apps que farão toda a diferença, e essas provavemente irão existir para as plataformas relevantes, equiparando-as.



Windows Phone - 1 Ano Depois


No final do ano passado tentamos fazer algumas previsões quanto ao futuro dos Windows Phone, num post apropriadamente intitulado 2012 - O Ano da Morte ou Renascimento do Windows Phone. Na altura a coisa estava complicada, e aguardava-se pelo momento em que a Microsoft unificasse, de uma vez por todas, os seus equipamentos sob o aspecto renovado do Windows 8. Na altura, estava tentado a dizer que era uma aposta que iria dar frutos, e que seria apenas uma questão de tempo até que tal viesse a ficar demonstrado.

Infelizmente, um ano passou e aquilo que podemos ver é que... as coisas parecem continuar a estar precisamente no ponto em que estavam. Agora já temos o Windows 8 cá fora - com relatos conflituosos de que se tem estado a comportar bem/ou que nem por isso. E os Windows Phone 8, ainda raros, continuam a sofrer de um mal que já na altura criticava: os preços elevados.

Também agora são necessários equipamentos apetecíveis a preços altamente competitivos - coisa que não será fácil de fazer, face aos Android que têm inundado o mercado - mas que será obrigatório que seja feito... sob pena de se estar a adiar algo inevitável. Tal a MS bem sabe que nas consolas de jogos poderá ser necessário perder dinheiro no início para depois recuperar o investimento a longo prazo; também nos Windows Phone me parece essencial criar uma massa crítica o mais rapidamente possível, para que possa ter a esperança de se tornar numa alternativa viável às plataformas que dominam o mercado (Android e iOS).

Portanto... a minha previsão de que 2012 seria o ano do "vai ou racha" falhou. No ano que passou, poderá dizer-se que "nada se passou" e que tudo está na mesma. Em 2013 já nem arrisco a dizer o que poderá acontecer, pois tudo indica que os Windows Phone continuarão a ter preços inflaccionados que dificilmente atrairão quantidade suficiente de utilizadores. Mas... pode ser que haja surpresas. E estando ainda optimista quanto à validade do Windows Phone enquanto plataforma interessante e com muitos trunfos, espero bem que essas surpresas surjam rapidamente, e sejam das boas e não das más.

Os Brinquedos Perigosos do Passado


Talvez seja influência da chegada iminente do novo ano (o que faz aumentar a frequência de posts nostálgicos), mas este é sobre os brinquedos para crianças que ao longo das décadas têm vindo a ser um pouco "estupificados" (diria eu), sempre ao abrigo da "segurança". Neste caso, falamos dos kits de química, que noutros tempos permitiram a crianças mais aventureiras ter o primeiro contacto com a maravilha das reacções químicas, e fazer experiências que potencialmente influenciaram o seu futuro profissional.

A diferença é que ao contrário do que agora acontece, onde todos os produtos que são fornecidos são "seguros" para as crianças, no passado estes estojos de química vinham com componentes que permitiam fazer-se todo o tipo de coisas... incluindo pólvora, ácidos, e explosivos.

Não vou chegar ao ponto de dizer que seria recomendável colocar estes compostos nas mãos de crianças inconscientes (e por via das dúvidas, é certo que mais vale prevenir qualquer risco de acidente)... mas interrogo-me se ao estar a limitar estas experiências e opções em idades onde uma criança olha com curiosidade para tudo à sua volta, não estaremos também a limitar os desenvolvimentos que poderiam vir a fazer no futuro.

Roald Hoffmann, prémio Nobel da Química em 1981 é um desses casos, que ainda se recorda dos tempos em que brincou com estes kits em criança, fazendo pólvora que depois incendiava.

Não digo que os riscos de alguém poder ficar sem alguns dedos, ou cego, com uma explosão, compensem a eventualidade de um destes kits poder dar origem a um prémio Nobel (que curiosamente também está inexoravelmente ligado a Alfred Nobel, químico, e inventor da dinamite). Mas preocupa-me que na ânsia de proteger as crianças em redomas de vidro, longe de poderem correr alguns riscos, se esteja: a limitar as possibilidade de acharem interessantes certas áreas das ciências; e também a tentar descartar as responsabilidades da educação e responsabilização dos seus actos.

Billy - Programação Gráfica para Crianças


Este Billy é mais um projecto do Chrome que visa demonstrar as potencialidades dos browsers e novas tecnologias web, e que desta vez é orientado para servir de iniciação à programação com elementos gráficos, colocando um personagem digital "Billy" no centro das operações.

Aqui podemos escrever coisas como "Billy is a circle", "Billy is a square", "Billy's size is 100", "move billy left 100", e outras coisas do género, com o resultado a ser imediatamente visível. E a qualquer momento podemos pedir ajuda escrevendo "help" (com várias dicas a serem dadas a cada novo pedido de ajuda).

Este projecto tem alguns aspectos que me parecem mal conseguidos, por exemplo, não é possível fazer-se algo como "Billy's color is Red", que seria bem mais natural e no seguimento do que seria esperado - tendo o seu criador optado por usar os componentes RGB que não serão tão intuitivos de utilizar:
"Billy's red is 200", "Billy's green is 50", etc.

Mas, pode sempre ajudar a superar o medo de uma linha de comandos e gerar a curiosidade suficiente para que se queira descobrir mais sobre a programação.

YouTube Desconta 2 Mil Milhões de Views à Sony e Universal


Muitos webmasters já conhecerão o efeito de tentar "enganar" o Google para obterem mais visibilidade ou ganharem mais dinheiro à custa da publicidade... com correcções que muitas vezes resultam num corte substancial das visitas ou, mais certamente a serem banidos dos seus serviços. Mas este tipo de tácticas parece não ser de uso exclusivo dos pequenos webmasters: também a Sony, Universal, e outros estúdio foram apanhados a inflaccionar artificialmente o número de visualizações dos seus vídeos no YouTube.

Como resultado desta correcção a Universal e a Sony viram este número ser reduzido em 2 mil milhões de visualizações - números que nos dão uma ideia da escala deste fenómeno.

É certo e sabido que muitas vezes, ao se escolher que vídeo se vai ver no YouTube em resultado de uma pesquisa, o número de visualizações é o factor principal de "desempate", com um vídeo que tenha centenas de milhares/milhões de visualizações a ser preferido a um que tenha dezenas ou centenas.

Para isso, há empresas especializadas em "adicionar views" aos vídeos dos seus clientes, e que proporcinam uma forma rápida e eficaz de o fazer... embora ilegal segundo as regras do YouTube.


No entanto há quem diga que esta subtração de 2 mil milhões de views se deve principalmente à não contabilização das visualizações de vídeos que entretanto foram transferidos para outro canal do YouTube, com a Sony e Universal a optarem por colocar os vídeos mais antigos num canal conjunto chamado VEVO. Mas, se assim fosse, a soma das visualizações totais, incluindo a desse canal, deveria "bater certo". Se alguém tiver paciência para ir fazer essas contas... faça favor. :)

Cycloramic Põe o iPhone a Rodar Sozinho


Se procuram uma App capaz de impressionar os amigos com o vosso iPhone... penso que não conseguirºao encontrar uma melhor que esta Cycloramic.

Certamente já terão visto o vosso telemóvel a "passear" pela mesa quando começa a vibrar. Esta App dá uso a essa técnica, usando o motor de vibração no iPhone para o fazer rodar sobre si mesmo quando pousado numa mesa (na vertical), e assim captar um vídeo a 360º.

Não passará de uma curiosidade, já que a sua utilidade prática no dia-a-dia será bastante reduzida (imagino eu). Mas... não é todos os dias que se vê uma App fazer um iPhone a "dançar o vira"!



[via LAtime]

Alguma vez Gastaremos a Música Toda?


Não vos surpreende que, com uma tão pequena gama de notas musicais (de "dó" a "si") se consigam criar tantas músicas diferentes e variadas (mesmo se por vezes temos casos bastante explícitos de repetições)? Será possível alguma vez se chegar a um ponto em que se gastem todas as possíveis variações e permutações e se... "gaste" toda a música que seja possível fazer-se?

Matematicamente falando... sim, é possível. Mas, não têm que se preocupar com isso, pois o número é tão astronomicamente grande que acabar por não ser um problema.

O seguinte vídeo aborda essa questão e leva-nos numa viagem pela diversidade da criação musical.

2012/12/28

Porque persiste o DRM nos eBooks?


A maioria das editoras já se resignou a disponibilizar música digital sem DRM, facilitando a vida aos utilizadores (compradores) que pretendam fazer cópias de segurança ou transferia-las para os diversos equipamentos que tenham. No entanto, no caso dos eBooks, reina ainda uma era de aprisionamento onde os livros digitais que se compram mais parecem ser um raro privilégio com direitos diminutos que nos são dados muito a contra-gosto pelos editores.

A melhor forma de o visualizar será talvez lembrar aqueles livros com fechadura para impossibilitar a sua leitura por olhar alheios...


Em plena época digital, onde se esperaria que todos abraçassem as potencialidades das novas tecnologias, os editores parecem mais interessados em "fechar a cadeado" os livros digitais, e chegar ao ponto caricato de artificialmente implementar restrições ainda mais abusivas ao ponto de podermos fazer ainda menos coisas com um eBook do que era possível com um livro em papel (já experimentaram emprestar um ebook que tenham comprado no iTunes?)

Se a indústria musical já deu o braço a torcer e retirou o DRM da (maioria) das músicas vendidas online... esperemos que também a indústria dos eBooks o faça - e quanto antes. Pois senão estará a adiar o inevitável e apenas a atrasar uma mais rápida adopção dos eBooks como verdadeiras alternativas aos livros em papel.

(E seria também interessante que tratassem os clientes com maior respeito... pois se dantes se defendiam das acusações de preços elevados com os custos altos da produção dos livros físicos, torna-se um pouco estranho que agora - sem esses custos - nos tentem dizer que afinal o que mais custa é a pré-produção... e que se pode ter livros digitais ainda mais caros que a versão impressa!)

[via ars]

Apple Prepara Relógio Inteligente Bluetooth?


Não passa de um rumor - que vai surgindo de tempos a tempos, desde que os antigos iPod Nano "quadrados" foram lançados, e que foi reavivado quando o Pebble teve o sucesso que teve no Kickstarter - mas, fala-se novamente da possibilidade da Apple lançar um Smart Watch bluetooth para servir de companhia aos iPhones e iPads (embora a parceria com a Intel não me pareça fazer grande sentido, numa altura em que Apple tem optado por criar os seus próprios chips mobile).

Eu admito que fiquei surpreendido por a Apple ter decidido acabar com os Nano quadrados, substituindo-os por um novo Nano que "não tem nada a ver". Mas, isso faz precisamente com que se abra um novo espaço para a criação de tal dispositivo que... faz mais sentido que nunca. Estamos a evoluir no sentido de se usarem os smartphones com recurso a voz (Siri) e sem que seja necessário olhar para eles - e... não viria mesmo a calhar que isso pudesse ser feito por intermédio de algo que estivesse no pulso?

E para além dessas funções, poderia servir igualmente de "tracker" da actividade física, à semelhança do que coisas como a FuelBand da Nike.

A mim, parece-me que é um rumor que tem todos os ingredientes para que se pudesse tornar realidade, e que se parece adequar bem ao estilo de coisas que a Apple tanto gosta de fazer: algo que assenta em coisas que já têm sido feitas e tentadas por outros... mas que ainda falta alguém aparecer que as faça "bem feitas".

ODROID U2 apresenta Quad-Core ARM de Luxo a preço de Saldo


Já todos conhecem o popular Raspberry Pi, que veio reavivar o interesse no desenvolvimento e utilização de micro-computadores a preços verdadeiramente acessíveis. Mas, se nos vossos projectos se depararem com as suas limitações - já que o seu CPU ARM a 700Mhz permite fazer muito, mas não "tudo" o que se possa querer fazer - e precisarem de algo um pouco mais potente... poderão querer espreitar este ODROID-U2.



De tamanho extremamente compacto, o principal atractivo deste ODROID-U2 está no seu CPU ARM quad-core Exynos4412 Prime a 1.7Ghz. Trata-se de um dos mais recentes e potentes CPUs disponíveis actualmente, que já utiliza núcleos Cortex-A9, acompanhado por um GPU Mali-400 Quad Core a 440Mhz, e 2GB de RAM, e que aqui fica disponível por um preço bastante atractivo de apenas $89 dólares.

Como é costume, vem equipado com portas USB, Ethernet, micro HDMI, microSD, e poderão usá-lo com Android 4.x e Ubuntu 12.10. (Se precisarem de mais portas USB podem espreitar o ODROID-X2.)


Igualmente interessante é a existência de um slot eMMC, que permite igualmente expandir a capacidade de armazenamento desta board com módulos eMMC de 8, 16 e 64GB, com velocidades que são cerca do dobro das que são possíveis com cartões micro SD Class 10.




A correr XBMC:


Ou a fazer processamento de imagem com câmaras 3D, OpenNI e OpenCV:

Notícias do Dia

Última sexta-feira do ano, mas nem por isso diferente: temos a última t-shirt oficial do Aberto até de Marugada de 2012 para vos oferecer. Num final de ano que bem poderia servir de exemplo para a necessidade mais que imediata para uma reformulação da ilegalidade dos downloads de conteúdos... já que está mais que demonstrado que é algo que é feito por todas as pessoas, incluindo as que trabalham nos próprios estúdios que tanto os perseguem.

Mas, seguem-se as notícias do dia:

Samsung Smart Hub na CES


Já no início do ano todos os olhares estarão voltados para a CES 2013 em Las Vegas, onde se esperam muitas novidades. No caso da Samsung, ficaremos a conhecer o seu novo Smart Hub que pretende fazer com que as Smart TV se tornem mais práticas de utilizar. Com este interface - que me parece ter inspirações no interface da Xbox e Windows 8 - será possível navegar por entre conteúdos e apps de forma mais simples, ajudando a diluir ainda mais a diferença entre a TV e aquilo que temos nos tablets e smartphones e na internet. (E eventualmente ajudar a inverter a tendência de que poucos têm tirado partido das funcionalidades das suas Smart TVs).


E pelos menos para os miúdos, que vão tendo cada vez mais apps para se entreterem, é mais que certo que nunca mais olharão para as TVs como caixotes unidireccionais que apenas serviam para ver o que passava nos canais disponíveis.


HTC HD2 já corre Windows RT

O HTC HD2 parece estar destinado a ficar para a posteridade como um dos smartphones mais versáteis de que há memória.

Tendo "nascido" com o Windows Mobile 6.5, este equipamento tem sido alvo de inúmeras modificações e hacks por parte da comunidade, que já o colocaram a correr todo o tipo de sistemas operativos (incluindo Android, Ubuntu, MeeGo, WebOS e até rumores de um iOS).

Mais recentemente vimos que o HD2 se safava bem a correr o mais recente Windows Mobile 7, e agora... é a vez de também o Windows RT se juntar à lista de sistemas operativos que podem funcionar neste equipamento.

Não será algo para levar "a sério" e ser utilizável por um utilizador comum, mas não deixa de ser interessante de um ponto de vista técnico e de curiosidade. :)

Saldos Optimus


Passada a época de Natal, começa a época dos saldos. Na Optimus já começaram as reduções de preço para quem quiser entrar em 2013 com um novo smartphone.


Esta época de saldos na Optimus tem início hoje (28 de Dezembro) e vai até 31 de Janeiro, com a novidade de - pela primeira vez - estas promoções se aplicarem também aos planos pós-pagos Smart. Os descontos podem chegar aos 150€, e incluem equipamentos como os Samsung Galaxy SII 4G, o Optimus Madrid, o Samsung Galaxy Ace II, o Nokia Lumia 710, o Sony Xperia Tipo ou o Nokia Asha 302.

Nada como espreitarem para ver se há algo que vos interesse. Por exemplo, têm a possibilidade de arranjar um Optimus Madrid por apenas 59€, ou um Galaxy S2 4G por 149€.

Toshiba prepara Sensor "Lytro" para Smartphones e Tablets


Quando a Lytro apareceu, revolucionando um dos princípios que permanecia inalterado desde o início da fotografia (de que uma foto fica focada tal como está no momento da sua captura), já se sabia que seria apenas uma questão de tempo até que essa capacidade fosse melhorada e expandida a mais equipamentos.

No futuro, é bem provável que toda e qualquer câmara tenha esta capacidade, e que se olhe com estranheza para o tempo em que as câmaras tinham que ser focadas "antes" de tirar a foto - mas para começar, a Toshiba está a começar por preparar sensores de imagem vocacionados para smartphones e tablets que permitirão fazer esta refocagem.

Estes sensores de imagem deverão ficar disponíveis ainda durante o ano de 2013, mas com as fases de desenvolvimento habituais, significa que só deverá começar a aparecer em produtos para o público lá para o final do ano, ou em 2014.

Se em 2013, as novidades fotográficas parecem estar centradas sobre os modos de alta-velocidade em HD (60 e 120fps), e o HDR em vídeo; para 2014 vai ser certo que a novidade serão estes sensores a permitir caputrar fotos (e vídeo) que poderá ser refocado depois de ser gravado - ou até fazer aquele efeito pseudo-3D de mudança de perspectiva.

Ouya Antecipa Prazos de Entrega


Leembram-se da pequena consola Android chamada Ouya que fez furor no Kickstarter? Com um Tegra 3 e 1GB de RAM, esta pequena consola pretende ser uma revolução no mundo dos videojogos, convidando todos os developers, quer sejam de grandes estúdios ou independentes, a lançarem jogos para ela - apelo que não tem ficado sem resposta, com inúmeros jogos a estarem a ser preparados, e até outros softwares, como o XBMC que lhe permitirá funcionar como media center.

Pois bem, ao contrário do que acontece com a maioria dos projectos no kickstarter, que têm que enfrentar atrasos inesperados, no caso desta Ouya passa-se o oposto: com as primeiras unidades a estarem já a ser enviadas para os primeiros apoiantes.

As versões comerciais, destinadas ao público são esperadas para Março ou Abril, já com um catálogo de jogos e software bem recheado. Vamos lá ver se esta pequena consola conseguirá ganhar tracção suficiente para vir a poder assustar o trio de fabricantes que actualmente reina neste segmento: Microsoft, Sony e Nintendo.

T-Shirt da Semana

Chegamos a mais uma sexta-feira, e voltam todos a estar mais próximos que nunca de poderem ganhar uma T-shirt oficial do Aberto até de Madrugada sem esforço (quase) nenhum.

Esta semana vamos manter o método que temos utilizado, em que terão que demonstrar as vossas capacidades de prever o futuro. :)

Ganhar uma t-shirt oficial do AadM nunca foi tão fácil, e para isso estão apenas a um número de distância.

Portanto, tudo o que têm a fazer é:
  1. deixar nos comentários a vossa previsão do número total de comentários que acham que blog terá às 23h00 do próximo domingo
  2. podem deixar as vossa previsões até às 23h59 de amanhã (sábado)
  3. não se esquecerem de vir espreitar se foram vencedores e/ou deixarem forma de contacto (no caso de não responderem em 3 dias, o prémio será atribuído a outra pessoa)

Ganha a pessoa que acertar no número de comentários, ou que mais se aproximar (em caso de empate, ganha a resposta colocada em primeiro lugar).

Atenção que comentários repetidos de uma mesma pessoa serão removidos. Nada de tentar "adulterar" os resultados indevidamente, s.f.f. - como por exemplo, vir apagar um comentário com uma estimativa mais baixa depois dos comentários já terem superado esse número! ;P As únicas eliminações permitidas serão no caso de alguém por engano ter colocado um valor que já tinha sido indicado anteriormente e o quiser corrigir. A partir daí... fica como está.

Façam as vossas previsões, e boa sorte!

Os SMS repetidos da TMN


Parece que a TMN tem tido alguns problemas na entrega dos SMS... e quem tem pago a factura são os clientes. Não em termos monetários, mas sim em termos de chatices acrescidas, com múltiplos e recorrentes SMS a chegarem replicados incessantemente, dúzias de vezes, a qualquer hora do dia ou da noite.

O nosso António Rodrigues desabafou a situação na nossa mailing list:
Alguém usou o serviço de envio de SMS da TMN, via a Área de Cliente na net?
Eu usei -- porque permite o envio de 30 SMS grátis por dia -- mas já me arrependi e bastante...
É que muitos dos destinatários começaram a reclamar por estar a receber a minha mensagem em duplicado, depois em triplicado, e... ontem ao final do dia, havia pessoal que já tinha recebido o mesmo SMS 78 vezes!

Algo que foi prontamente (re)confirmado por outro dos nossos membros habituais, Hugo Ferreira:
Pois, sou um dos tristes destinatários de alguém e de 5 em 5 minutos chovia uma sms, durante TODA a noite. Só me apetecia mandar o telemóvel à parede (não o podia por em silêncio...)

Depois de contactada a TMN admitiu que havia um problema no serviço de SMS enviados via Net, e dizendo que o problema já estaria ultrapassado (depois da habitual enchente do Natal).

Há mais alguém por aí que tenha sido afectada pela desagradável experiência de ter tido o telemóvel a apitar repetidamente com SMS repetidas dezenas de vezes?

Repetidores WiFi para 1Km


Quando se tratam de compras em sites de descontos, é sempre melhor ter bastante cautela, pois por vezes nem sempre se recebe um produto com a qualidade esperada. Mas, tendo dado este alerta inicial, não podia deixar de partilhar convosco uma promoção que está actualmente em curso no GroupOn e que disponibiliza um repetidor de WiFi com alcance de 1Km (pelo menos, é isso que anunciam).

Com preço a começar nos 26€, estes repetidores de alta potência da Blueway são alimentados por USB e têm uma antena de alto ganho (e chipset Ralink 3070 com uma potência indicada de 1200mW - o que... não me parece que seja lá muito legal, pois este tipo de equipamentos está sujeito a limites bem mais reduzidos.)

Mas, tal como muitos utilizadores modificam o firmware dos seus routers WiFi para poderem puxar um pouco mais pela sua potência de transmissão, para muitas pessoas o ponto fulcral que lhes interessa é garantir que têm uma rede WiFi com uma qualidade aceitável, mesmo a distâncias superiores às que normalmente são possíveis.

Portanto, se for esse o vosso caso - quer queiram fazer chegar a vossa rede a casa de um amigo que vive afastado umas centenas de metros; ou simplesmente queiram poder estar no fundo do vosso quintal/jardim com rede WiFi (pode dar jeito para instalar umas câmaras de vigilância WiFi, por exemplo); poderá ser uma opção a ter em conta.

2012/12/27

Estúdios Apanhados em Downloads Ilegais


Os grandes estúdios de Hollywood têm sido responsáveis por uma autêntica "caça à bruxa" em versão digital, tentando fazer uma lavagem cerebral de toda a sociedade de que um download de um filme é uma ofensa tão grave que merece muito mais esforço e perseguição que crimes "físicos". Mas hoje nem vamos entrar na parte do real dano que poderá ser causado por uma pessoa que faz um download - independentemente dessa pessoa poder gastar muitos mais dinheiro a comprar DVDs e/ou ver filmes nos cinemas, ou se realmente o viria alguma vez a fazer tivesse ou não feito o download do filme - mas sim da total hipocrisia destes estúdios que tentam policiar toda a internet.

Se querem policiar e perseguir os "IPs" que ousam fazer download ilegais, mesmo sendo de crianças de 9 anos, ou de impressoras, talvez fosse melhor olharem primeiro para a sua própria casa. É que também os grandes estúdios são apanhados a piratear conteúdos ilegais. Paramount Pictures, Warner Bros, Sony Pictures, 20th Century Fox, Walt Disney... todos estão na lista negra de downloads indevidos, fazendo downloads de séries e filmes (da "concorrência"), e não faltando sequer os ocasionais filmes pornográficos.
Seria caricato ver um destes estúdios a ser alvo de processos semelhantes aos que usam como ameça sobre os "outros" piratas - leia-se, as pessoas comuns!

E para demonstrar que a coisa não se fica por aqui... para além dos estúdios de Hollywood, também instituições governamentais foram apanhadas em downloads ilegais, como o próprio Departamento de Justiça, Homeland Security, o Parlamento Europeu, Parlamento Alemão/Holandês/Espanhol, etc.


No mínimo esta situação parece-me ser mais que suficiente para demonstrar que... quando 99% do mundo está a cometer uma "ilegalidade", talvez o problema não esteja no "mundo"... mas sim nessa suposta lei. Não?

Praga de Apps Falsas Continua na App Store com a chegada do SBSettings


Parece que há um grupo de atacantes determinado a demonstrar que a validação de Apps na App Store não passa de uma ingénua ilusão. Depois de recentemente termos visto um Halo 4 falso a chegar ao iOS, é agora vez de mais algumas Apps chegarem para tentarem enganar alguns utilizadores.

Uma delas é o iBlackList, que promete a capacidade bem útil de poder bloquear chamadas indesejadas... mas que infelizmente é impossível de ser feita por uma App no iOS (pelo menos, com as APIs actuais que a Apple disponibiliza aos developers). As Apps "sérias" que oferecem este tipo de serviço usam serviços externos de reencaminhamento de chamadas, para fazerem a validação das chamadas antes de as reencaminharem para o iPhone... e por isso não são bem o que os utilizadores pretenderiam. A avaliar pelos diversos comentários a esta App, já há varios que foram enganados.


A segunda tentar enganar utilizadores com um isco bem apetitoso: a fama já angariada pelo popular SBSettings, popular modificação para quem tem jailbreak e que permite adicionar atalhos de acesso rápido a vários settings do iPhone. Agora, temos que lidar com um SBSettings falso na App Store, que apresenta uns ecrãs bonitos, mas que também anuncia coisas que são impossíveis de fazer um iOS sem jailbreak. (E neste caso, até tem vários comentários positivos que, das duas uma: ou são comentários feitos com contas falsas, para ajudar a "vender" o produto falso; ou são comentários feitos referentes a uma qualquer versão anterior da App, completamente diferente da que agora está a ser vendida/anunciada. Isto é, pode tornar-se numa boa táctiva oferecer uma App efectivamente interessante gratuitamente, para ganhar bons ratings... e depois "mudar as imagens/nome" por-lhe um preço em cima, e ver se há quem caia!


Obviamente... fica o alerta para que não se aventurem a comprar Apps "milagrosas" que apareçam na App Store... e fica novamente demonstrado que o processo de validação das Apps que é feita pela Apple... não serve de nada para garantir que as Apps que lá aparecem são aquilo que dizem ser.