2013/03/21

AdBlock Plus regressa à Vida Fora do Google Play


Depois do Google ter removido o AdBlock Plus do Google Play (com a desculpa de que quebrava as regras por "interferir" com o tráfego de outras apps), os seus responsáveis rapidamente se apressaram a arranjar solução. E a solução passa pela instalação directa desta app bloqueadora de publicidade, sem passar pelo Google Play, e que já está disponível.

Para tal, os utilizadores terão apenas que ir às configurações dos seus Android para permitirem a instalação de apps de fontes não oficiais, e voltarem a instalar a app. A App conta com um sistema de actualização automático (não dependente do Google Play) de forma a que esteja sempre actualizada - e que sem dúvida neste caso será bem-vindo... ao contrário do que aconteceu com a app do Facebook que também decidiu fazer os mesmos auto-updates "indepentendes", mas foi vista como sendo uma manobra abusiva.

Com todo o mediatismo que se tem gerado em torno destas recentes atitudes do Google - e que a EFF acusa mesmo de ser "pura censura" - o que é certo é que o tema dos bloqueadores de publicidade obteve "publicidade" extra, e extensão do AdBlock Plus para o Chrome já passou os 9 milhões de utilizadores.


... Só me pergunto quanto tempo irá demorar até o Google decidir que também estas extensões para o Chrome são indesejáveis, e consequentemente removidas. (Sem dúvida que o Firefox iria gostar bastante...)

4 comentários:

  1. A Google encontrará alguma forma de impedir o bloqueio, pela simples razão de não haver almoços grátis. Se queremos serviços "gratuitos" temos que aceitar "pagar" com propaganda, sob pena dos serviços deixarem de ser gratuitos ou simplesmente desaparecerem. Ou alguém em sã consciência acredita que a Google paga servidores, funcionários, energia, etc. com "bondade"? Don't be silly! :-)

    ResponderEliminar
  2. Conheço pessoas que nem sabiam que existia esse app.
    Agora todos baixaram graças a repercussão que o assunto teve. Será que a Google deu um "tiro no pé"? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu era uma dessas pessoas. Uso no Firefox há anos e não me tinha ocorrido que existia para Android!

      Eliminar
  3. Pergunta: depois de instalar posso/devo voltar a colocar as configurações iniciais certo?
    Obrigada desde já.

    ResponderEliminar