2013/04/29

Microsoft IllumiRoom dá uma Nova Dimensão à próxima Xbox


Parece que podemos esperar coisas bem interessantes para a próxima Xbox da Microsoft. Depois de nos terem aberto o apetite com o IllumiRoom, agora ficamos a conhecer um pouco melhor este sistema que permite transformar a parede da nossa sala num ecrã alargado para expandir os jogos e filmes na TV.

Dando uso a um projector e um Kinect, este sistema faz o reconhecimento da nossa sala e depois permite projectar conteúdos e fazer "efeitos especiais" que permite uma imersão sem precedentes nestes mundos virtuais (e até certo ponto, vejo isto a ser uma imersão bem mais "social" do que usar óculos de realidade virtual... já que a experiência não fica limitada apenas a quem estiver a usar os óculos).


Mas não se pense que isto é equivalente a um projector normal a projectar uma imagem em grande. O sistema não só sabe o que temos na sala, como pode usá-la para criar efeitos de coisas a saltitar em cima da mobília (ou chão), ou até simular fontes luminosas a projectar sombras (no vídeo têm um exemplo excelente como se estivessem a conduzir um carro com as luzes da estada a passar). Mesmo no caso de jogos/conteúdos que não tenham sido pensadas para este sistema, pode usar-se um campo com estrelas/grelhas que acompanha o movimento através da análise do que está a ser apresentado no ecrã. Enfim... os investigadores parecem ter pensado em tudo.


O facto de ser um sistema com calibração automática faz antever que este IllumiRoom talvez se possa vir a tornar num acessório extra para a futura Xbox (talvez a tempo do lançamento no final do ano?) e o tipo de efeitos que são apresentados fazem-nos já sonhar com as possibilidades. Gosto particularmente do efeito que faz com que todo o mobiliário pareça ficar distorcido por momentos - mas é também possível mudar as cores da mobília, torná-la mais contrastada, ou até torná-la "invisível".

Será que a Xbox "720" irá fazer do projection mapping uma tecnologia de usar por casa? Esperemos bem que sim. E só de pensar todas as potencialidades a nível de interfaces "mágicos" (poderíamos estar a mostrar interfaces de controlo da casa projectados na parede, ou quando alguém tocasse à campainha, mostrar o vídeo projectado na parede para não interromper o que estamos a ver no televisor... etc. etc.)

Mas, fiquem com o vídeo... e digam-me se não é impressionante. :)


[via the verge]

6 comentários:

  1. E por falar em vídeo :)
    http://www.idownloadblog.com/2013/04/29/windows-phone-anti-iphone-ad/

    ResponderEliminar
  2. Isto parece ser sensacional...!

    ResponderEliminar
  3. Isto é feito com um projector na rectaguarda, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é ser um projector na "mesa". Mas, teoricamente poderia ser colocado atrás do sofá ou local onde tivesse "vista" para a parede desejada.

      Eliminar
  4. http://www.engadget.com/2013/04/30/microsoft-illumiroom-researchers/

    ResponderEliminar