2013/05/05

Motor V8 à Escala tem apenas 100cc


Nos automóveis, por norma o que mais nos atrai são os poderosos motores com motores V8 - e com quanto mais centímetros cúbicos melhor. No entanto, não deixa de ser igualmente impressionante espreitar o extremo oposto da escala, como este motor V8 de tamanho reduzido completamente funcional e com apenas 100 centímetros cúbicos (cc).

Este motor gera 5.5cv às 9000rpm, podendo chegar às 12000. Embora possa parecer simples, o desafio de fazer um motor de combustão em escala reduzida apresenta algumas dificuldades, pois as propriedades dos fluidos não "escalam" na mesma proporção, obrigando a modificações a nível dos carburadores, arrefecimento, etc.

Outra coisa que não parece ser proporcional ao seu tamanho é o seu preço de $5695 que poderia fazer antever que apenas fosse procurado por uma mão cheia de "interessados". Mas não podíamos estar mais enganados: os primeiros 40 já foram vendidos, e há centenas de encomendas em carteira, que fazem com que a produção dos próximos 18 meses já esteja toda vendida!



Por mais $1695 podem optar pela versão "supercharger" com compressor de 12psi e que aumenta a potência para 9cv. Não fosse o homem estar cheio de trabalho para o próximo ano e maio, até o desafiava a fazer à escala um motor W16 quad-turbo como o do Bugatti Veyron.

6 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=lc6jCGHj6Nc

    V12

    ResponderEliminar
  2. Que raio de conversão foi essa Carlos?
    6.09 cubic inches = 100cc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bahhh... esquece, fiz a conversão directa de polegadas para cm... :/

      Eliminar
  3. Carlos como chama aquela peça que usan no filme velozes e furiosos , a peça fica no motor mas fica tbm pra fora do capul do carro, ela pod ser usada num 6cc e num 4cc'? Ou só no 8cc,
    Onde poço comprar um 8cc com uma entrada e parcela o restant'!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um compressor, usando para aspirar o ar e injectá-lo no motor com maior pressão, obtendo assim maior potência (cá na Europa popularizaram-se mais os "Turbos", mas temos também muitos motores com sistema de compressão como os "Kompressor" da Mercedes.)

      Nos EUA uma das designações para este sistema é "Supercharger".

      Eliminar