2013/07/22

Notícias do Dia

A Apple poderá estar a preparar iPhones e iPads de maior dimensão; a HP apresenta-nos um PC All-in-One só com Android; vimos como se pode usar alguns serviços do Google como proxy para aceder a conteúdos bloqueados; um scanner 3D a laser que podem construir por 100€; a Microsoft lançou um vídeo a comparar o Surface RT com o iPad; e espreitamos ainda o que se esconde no interior das micro Pens USB de tamanho ultra-reduzido (entre muito mais que passou por cá este fim-de-semana).

E agora fiquem com as notícias do dia:


Correcção para bug do Android chega-nos do criador da Cydia para iOS

Não deixará de ser um pouco caricato que uma das vulnerabilidades no sistema Android que mais tem dado que falar nos últimos tempos (e que faz renascer as questões das actualizações atempadas), tenha sido agora corrigida por um developer que melhor é reconhecido por ter criado a Cydia para iOS (a "app store" alternativa para equipamentos com jailbreak). Ele criou o impactor, que permite fazer a correcção deste problema em equipamentos que muito provavelmente nunca irão receber qualquer actualização oficial.

... Da próxima vez que alguma empresa disser que é "complicado" corrigir os erros nos seus equipamentos, talvez se possam relembrar como um único developer, o consegue fazer.



Motorola também aposta nos wearables


Como se o Google não estivesse a fazer uma enorme aposta numa nova geração de equipamentos mobile, com o Google Glass a ser disso o exemplar perfeito, também a Motorola Mobility (pertencente ao Google) parece estar a orientar os seus esforços para esta área.

Acreditando-se nos rumores (que fazem sentido, embora nem sempre se deva acreditar em tudo o que se lê) de que todas as grandes empresas estão a preparar produtos nesta área (smartwatches, smartglasses, etc. etc.) parece-me que para algumas delas isto vai ser uma aposta "ou vai ou racha". A pergunta que coloco é que, mesmo que a tecnologia esteja no ponto para permitir estes wearables... será que a sociedade está pronta para isso?


Comics são caso de sucesso nos tablets


Não é que os eBooks se estejam a dar mal nos tablets - estamos próximos do ponto em que os eBooks superarão a venda de livros em papel - mas há também outro tipo de livros que tem feito sucesso nos tablets: os comic books (vulgo, os nossos livros de "banda desenhada").

Não me surpreende nada, mas admito que fico com um pouco de nostalgia quanto à memória de encher prateleiras com livros de banda desenhada, empresta-los aos amigos, trocar por outros no quiosque que vendia livros usados, etc. etc.


Operador francês ilibado de interferir com YouTube


Será sintoma com o qual muitos se identificarão: podem estar a pagar uma mensalidade de acesso à internet que anuncia dezenas ou centenas de megabits, mas depois quando tentam ver um pequeno vídeo do YouTube não o conseguem fazer sem pausas constantes. O caso era tão frequente para os clientes da Iliad, o segundo maior operador Francês, que foi alvo de queixa na entidade reguladora sob suspeita de estar a interferir deliberadamente com o acesso ao YouTube para pressionar o Google a pagar para "desentupir" a ligação. Desta vez a entidade reguladora disse que não havia indícios de que tal estivesse a ser feito, aceitando a explicação do operador de que os atrasos e quebras se devem unicamente devido à incapacidade da sua rede em lidar com todos os pedidos.

Algo que nos relembra que os operadores estão a vender... aquilo que não conseguem cumprir. Seria tempo de reverem as fórmulas que estimavam o tipo de uso que cada utilizador faz da sua ligação... pois há cada vez mais pessoas a dar realmente uso à ligação pela qual pagam.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: QWERTZ

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)