2013/11/25

Cuidado com as ofertas generosas no OLX


Estando em época de upgrades, e mesmo tendo alguns interessados no Nexus 4 e iPhone 5 que tinha para venda, decidi experimentar o OLX para ver ser se me aparecia algum negócio mais interessante - e também, confesso, para servir de teste a estes sites de vendas na internet. Os resultados foram... curiosos e também preocupantes.

Para se criar um anúncio de compra ou venda basta ter um email válido, o que desde logo facilita a criação de contas falsas. Os anúncios estão sujeitos a uma pré-aprovação antes de ficarem visíveis para o público (sendo possível pagar extra para que esse processo seja "acelerado"), mas tudo decorre sem incidentes de maior - pelo menos, assumindo que o meu caso foi uma excepção: sem qualquer aviso descobri no dia seguinte que a minha conta tinha sido bloqueada, sem qualquer explicação; e quando contactei o serviço de apoio simplesmente me disseram que tinha sido um lapso e que já estava resolvido... sem me alertarem que os dois anúncios que tinha publicado tinham sido igualmente eliminados, o que me obrigou a refazê-los. Mas adiante...

Rapidamente começaram a chegar-me avisos de pessoas interessadas. E como seria de esperar, a grande maioria são pessoas que parecem nem se preocupar em ler a descrição dos produtos: mesmo tendo colocado no título que são equipamentos "desbloqueados" não faltaram perguntas sobre se funcionam com qualquer operador; e mesmo dizendo que o preço não era negociável e não estava interessado em trocas, não faltavam pessoas a perguntar pelo "preço mínimo" ou se queria trocar por "isto" ou "aquilo". Até aí... nada de anormal. O curioso foram os outros emails...

Uma vez que tinha colocado um Nexus 4 e um iPhone 5, com gamas de preços bem distintas, achei estranho receber emails da mesma pessoa com mensagem genéricas do tipo "por favor diga-me o preço do produto que está a vender. Responda em inglês"; e outra até que já me pedia o meu nome e NIB para me fazer uma transferência de valor superior ao que eu pedia!

Ora... só por divertimento até dei uma resposta igualmente genérica, do tipo "agradeço o contacto e a oferta... informe-me para onde deverei enviar o equipamento". E, sem surpresas, lá recebo eu uma resposta a dizer que é uma compra para um amigo, e que a "prenda" deveria ser enviada para... a Nigéria. (E não será necessário relembrar o famoso esquema nigeriano que percorre a internet em mil e uma variantes...)

Não é que eu tenha algo contra as pessoas que têm amigos na Nigéria, nem que lhes desejem mandar prendas... mas interrogo-me se haverá mesmo pessoas que achem normal haver pessoas mais interessadas em pagar por um produto (e até valores superiores ao pedido) e que divulguem os seus dados assim sem mais nem menos. Por outro lado, por algum motivo as identidades falsas na internet estão cada vez mais baratas (devido a excesso de "oferta"!) e não deixa de ser assustador que alguém possa ter os dados completos sobre alguém por apenas alguns dólares.

Neste caso, não faço ideia sobre o que eles poderiam querer com o nome e NIB de um utilizador... mas imagino eu que seja para ser usado em qualquer coisa pouco recomendável. Portanto fica o alerta para que pensem sempre duas, três, ou mais vezes, sempre que receberem propostas "boas demais" nos sites de classificados online.

Depois de ter reportado o email onde me eram pedidos os meus dados como tentativa de phishing no Gmail, no dia seguinte recebi imediatamente outro contacto vindo do OLX, de outra mensagem obviamente idêntica, já de outro endereço de email. Mas desta vez nem perdi tempo a dar seguimento ao processo...

227 comentários:

  1. Boa noite.
    Como parte interessada no assunto, permita-me a pergunta: olx.com ou olx.pt?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, muito obrigado.

      Eliminar
    2. Bom dia, qual é diferença???? do com. ou pt???

      Eliminar
    3. Bom dia. O que se passou comigo nao foi assim nada parecido com que voces relataram aqui. O que se passou comigo foi que eu fiz um negocio no OLX e fiz transferencia bancaria de metade do valor para ola pessoa que esta a vender o produto.. Ela pediu me que era para asegurar o produto.. Ora isto ja se passou na segunda feira. Ate agora nao recebi resposta de nenhum lado.. Ja fiz queixa ao OLX mas eles nao me podem facultar os dados pessoais ate que seija apresentado queixa na policia. COMO E QUE EU POSSO RECOPERAR O MEU DINHEIRO?? OBRIGADO

      Eliminar
    4. Infelizmente é verdade um tal Patrizio Rovella também me mandou um email para comprar um móvel que eu tenho à venda no OLX mas tudo normal não me ofereceu mais dinheiro.
      Até perguntou se o móvel estava em bom estado e não se ia arrepender.
      De seguida pediu o meu NIB para transferir o dinheiro e ai sim começou a dita burla disse que um tal Banco (Royal Bank Of Canada) me transferiu o valor do móvel mais o valor do transporte, e que tinha que primeiro fazer a transferência, para a Money Gram do dinheiro da transportadora antes de ter o meu dinheiro creditado na minha conta
      Claro que não o fiz e os emails foram consecutivos para o fazer.

      Eliminar
    5. Quanta inocência ....

      Eliminar
  2. Um conhecido meu colocou um anúncio no OLX há uns dias atrás com o intuito de vender um carro antigo. Prontamente recebeu uma mensagem de uma mulher a pedir o numero da conta do paypal para poder efectuar a transferência.

    Uns minutos mais tarde tinha um suposto e-mail do paypal a informar que tinham sido transferidos o valor pedido mais cerca de 800€ que ele teria de transferir para o transportador que iria buscar o carro pois o mesmo seria para enviar para fora do país.

    Escusado será dizer que não recebeu transferência e que é tudo conversa da treta para fazer alguém descuidado ficar com menos 800€.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois...isso também já me aconteceu por várias vezes.
      escusado será dizer que todo o cuidado é pouco

      Eliminar
    2. É verdade. Também já tentaram isso comigo, uma tal Lisebeth Rodrigues e como eu lhe respondi que só aceitava dinheiro vivo, passou a enviar-me regularmente mensagens para o telemóvel, até ao dia em que eu a denunciei publicamente no Facebook (nome e endereço de e-mail) e lhe disse que ia apresentar queixa na Polícia.
      É por isso que eu só faço vendas pessoalmente e com o dinheiro na mão.

      Eliminar
    3. acho que só um burro faz uma tranferencia bancaria sem ver nada , a menos que haja fedbacks !

      Eliminar
    4. Aconteceu-me algo idêntico! O sujeito disse q tinha transferido o valor do item mais um x para transporte, e q o valor iria para conta paypal assim q transferisse o excedente p western union. Recebi até um mail q parecia vir do paypal, mas q será falso. Nada no meu paypal dava conta de qualquer valor lá. E qd liguei para a Wester Union alertaram para o facto de existirem esquemas assim e q apenas recomendam q se façam essas transacções c pessoas q se conhece. Além disso n fazem transporte. Enviei outro mail ao "senhor" informando q era necessário um código c 10 digitos e cm é obvio n respondeu mais. Dps enviei o link q dizia q ele era uma fraude.

      Eliminar
  3. Realmente e uma pena existirem este tipo de gente. Mais pronto e o mundo em que vivemos. Tenho pena do miai ter encerrado, ainda bem que ainda existe o leiloes.net. Pois ainda acredito que existem pessoas serias a comercializar os seus pertences. Acho os feed muito importante para a realização de alguns negócios. Não quer dizer muito, nem que e 100% garantido, mais e um bom indicador.
    Não me esquecendo de mencionar e se calhar fica a minha sugestão uma analise vossa. e o site da fnac, que recentemente começou com este tipo de comercio.
    A minha opnião e: E um bom site, eles garantem o pagamento da compra. Mais achei pouco viável devido o elevado custo.

    ResponderEliminar
  4. A mim aconteceu-me o mesmo! estava a vender na altura um nokia n97.... fui mais longe só para ver o que dava. O interessado estava a pagar bastante mais do que o que pedia e logo aí tive a certeza que era treta. O esquema é simples: o pagamento é supostamente por paypal e pedem-te o email do paypal, recebes um email falso do paypal a dizer que recebeste o dinheiro (fui à conta verdadeira abrindo outra tab e vi que não estava lá nada) prontamente disse à pessoa que nao tinha recebido nada ao que me disse que estava bloqueado até que eu enviasse o codigo de correio registado que era uma protecção do paypal. Do que depois tive a ler parece que a Nigéria é tipo buraco negro, as coisas entram lá e desaparecem e nada se pode fazer. É um esquema curioso e não foi no OLX que me aconteceu foi precisamente no miau! é preciso é estar atento! Ainda enviei email ao paypal para eles estarem atentos e avisarem os clientes mas não fizeram nada de especial só disseram obrigado lol. Fica o aviso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em qualquer site de vendas online, o risco e' o mesmo. O problema e' que somos bombardeados com mails supostamente "veridicos".
      O facto de ser para a Nigeria nao e' relevante, basta ser um pais onde nao seja possivel "travar" a entrega!
      No Reino Unido e' ILEGAL impedir uma entrega, podendo dar origem a pena de prisao. Esta gente sabe disto e usa em seu proveito... Uma vez enviado, nao ha' como impedir a entrega e la' se foi o artigo, sem receber nada!

      Eliminar
  5. No Facebook existe o grupo "Classificados Apple", que é bastante regulado pelos administradores e funciona bem, embora seja sempre necessária alguma cautela. Já vendi um iPhone através do grupo e tive bastantes propostas "sólidas".

    ResponderEliminar
  6. Se o negocio for feito em mão, à partida não existe este problema do envio e pagamento.já fiz vários negocios no olx e todos correram bem.
    Tento estar sempre muito atento aos pequenos pormenores e gosto de falar com as pessoas via telefone para tentar perceber que tipo de pessoa tenho pela frente.
    Já recusei negocios de venda por valores mais altos devido ao perfil dos compradores.

    ResponderEliminar
  7. Já vendi algumas coisas no olx, e até ao momento tudo tem corrido bem. . . .
    Mas também já fui contactado com propostas do género, sobretudo quando se tratou de algum produto de valor mais elevado como um portátil.
    Na altura também achei muito estranho e pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri que se trata de um golpe já bastante conhecido, praticado a partir da Nigéria, em que o intuito é mesmo tentar que lhes seja enviado o produto "em troca" de um comprovativo falso de pagamento efectuado
    Parece até que uma parte muito significativa da população Nigeriana se dedica a este tipo de fraudes, pois é muito bem sucedida. . . Vi uma qualquer estimativa que apontava para valores realizados, verdadeiramente astronómicos...

    ResponderEliminar
  8. Isso é ao chuto, existem sites que só têm disso mas só cai quem for cego, uma forma divertida de vingança é colocar o e-mail deles nos sites de pub ou porn XD

    ResponderEliminar
  9. Por acaso já fiz alguns negócios no OLX e nunca me aconteceu uma destas. Já me telefonaram até, com perguntas tipo survei sobre o site (nada de dados pessoais ofc, portanto acho que era legit). Tirando alguns problemas técnicos menores nunca tive problemas com o site.

    ResponderEliminar
  10. Confirmo tudo o que está a acontecer!
    Tenho recebido bastantes emails e SMS desse género, mas já só respondo com um texto que escrevi em Inglês, a dizer que o email está a ser reportado ás autoridades competentes de investigação cibercriminal, e daquele email nunca mais surge uma única palavra.
    Agora aquando o primeiro, posso afirmar que explorei bem a questão, desde emails do PayPal a transferências pela Western Union, com transportadoras e telefonemas sabe-se lá de onde, com pessoas que não falavam o mínimo de inglês... E depois de ter dito que não, ainda me ligavam a perguntar o que se tinha passado! Mas a brincadeira ainda me saiu cara, foram 85centimos de parquímetro, fora a hora despendida para tratar deste assunto junto da Western Union do Rossio.
    E pronto... ninguém faz nada...

    ResponderEliminar
  11. Essa da Nigéria já é conhecida ,peguem no remetente de email dessa pessoa e coloquem no google e logo vêem o que aparece!!Dezenas e dezenas pessoas enganadas

    ResponderEliminar
  12. A mim aconteceu-me o mesmo , era para mandar um Xperia para a Nigeria , ma so gajo falava bem Português , usava o translator muito bem , e tinha nome e google plus de Lisboa ..... artolas , era para enviar para o filho e tambem me queria pagar mais .....

    ResponderEliminar
  13. O NIB ultimamente serve para os "compradores" forjarem um comprovativo de transferência editado quer por HTML quer por photoshop.
    Depois de enviado o comprovativo os burlões tentam que a pessoa envie no próprio dia, dizendo que tem alguma urgência, e acredito que das varias pessoas contactadas há sempre algumas que acabam por fazer o envio sem que esperem realmente que a transferência seja confirmada....

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Já recebi também o tal e-mail dizendo que era um prenda para enviar para a Nigéria, por causa de um anúncio que pus para vender um Ndrive S300. Até mandam um suposto e-mail de comprovativo de transferência, muito mal amanhado, com GIFs animados, dizendo que está bloqueada e que para a desbloquear teria que enviar o comprovativo de envio...

    ResponderEliminar
  16. Existe vários ditados sobre o assunto, acho que nem preciso de os citar. ;-)

    Pessoalmente uso o coisas.com para compras e vendas, no entanto também uso o OLX para o efeito, no caso das vendas fujo ás comissões, em caso de compra apenas em mão, já no coisas.com ou ebay mediante feedback não tenho qualquer problema em comprar.

    Como vendedor já me deparei com situações caricatas, esse email's ignoro, já os "tugas, chico espertos" já tenho resposta padrão, é que ter um SGS3 4G LTE à coisa de 3 meses atrás a ser vendido por 300€, receber propostas de 100€ e 150€, devem achar que somos todos gatunos a vender na net, enfim...!

    ResponderEliminar
  17. Tenho pouco a acrescentar ao que aqui foi dito. Eu vendo algumas coisas no Olx e é frustante receber ofertas mt abaixo do que pedimos... mas tento sempre responder. Devem pensar que as pessoas que vendem no Olx estao desesperadas por dinheiro; ate podem estar mas não deixam de ser frustante. e tb nao lerem a descricao completa do artigo ´outra!

    Qt a isso da Nigeria ja me aconteceu tb, li coisas no google e existe alguma conivencia com a malta que trabalha na Western Union na Nigeria, ou seja o codigo que eles enviam do dinheiro ao inicio pode ser valido, so passado algum tempo é eles dão pelo o erro e cancelam a transferencia. MAIS GRAVE, e acontecer algo semelhante nas transferencias por NIB, li casos no google de transferencias emitidas na Nigeria por funcionarios de bancos, mas que quando o cidadao europeu passado uns 4 ou 5 dias vai ao banco nao esta la nada, so que ao inicio era legitimo e aparecia o deposito. Daí a urgencia que eles pedem em enviarmos os artigos. Isto obviamente é gravíssimo mas na Nigeria quem vai andar atras de alguem?

    ResponderEliminar
  18. Algumas considerações sobre este tema de burlas, fraudes e que tais:

    - Como vendedor: NIGERIA = 100% BURLA
    - Como comprador: NIGERIA = 100% BURLA

    Costumo vender e comprar em sites sem feedback (OLX, Custojusto, etc..), mais por entrega e dinheiro em mãos que é mais seguro.
    No entanto por vezes acabo por ir à confiança pelo que escrevem e do modo como escrevem nos mails e/ou telefonemas. Com isto burlaram-me 1x e era um português de Lisboa que mal se viu com o dinheiro das vendas que eram burla fugiu para Inglaterra. Felizmente acabou por se "arrepender" e teve de me devolver o dinheiro + juros.

    Quanto ao meu ponto de vista do lado do comprador, e visto que os comentários que li acima são todos de vendedores devo dizer que é muito natural que como comprador eu queira um preço abaixo do custo de mercado, no mínimo uns 20 a 30%. O que acontece em 80% dos casos e encontrar anúncios muito duvidosos por venderem a preços muito baixos ou então a preços quase iguais ao das lojas físicas. Reparo normalmente que apesar de ser educado a maior parte dos vendedores tem uma atitude "snob", inflexiveis mesmo sabendo que estão a vender quase igual ao preço de loja e sem a garantia que uma loja fisica tem. E se pergunto repetidamente se é bloqueado ou não, se tem processador xy, ou qualquer caracteristica que ja estava descrita no anuncio, fiquem descansados srs vendedores, não é por ser burro, nem por ser desatento, muito pelo contratrio. é aqui que muitos vendedores menos serios se "descaem" e que afinal a caracteristica XY é mais XX.

    ResponderEliminar
  19. costumo comprar pelo OLX
    já comprei 1 Nokia Lumia 920
    1 PS3 Desbloqueada e 1 Asus EEEPC e 1 portátil ASUS(negócio feito para um amigo)
    Nunca tive problemas nenhuns e consegui poupar uns bons euros em relação aos preços da loja fisica.
    Mas claro antes de comprar cumpro uns passos
    1)-ver o tempo que o utilizador está registado, outros anúncios que tenha feito
    2)-adicionar o vendedor no facebook para poder conhecer a pessoa em questão e pedir toda a info possivel sobre o produto
    3)-comprar em mãos é a melhor coisa portanto procuro sempre ter essa possibilidade
    4)-escolher 1 bom sitio para efectuar a troca(tipo estação do metro/comboio, shopping, etc)

    PS: ainda esta semana encontrei um negócio que me pareceu bom demais , após a resposta do vendedor simplesmente coloquei o mail dele no face adicionei-o e disse-lhe por mail para me adicionar que gostava de obter mais info
    não me respondeu, o anúncio desapareceu e o pedido de amizade não foi aceite....

    Mas na globalidade tenho um confiança relativamente grande em relação ao OLX parece-me um bom site de compra/venda, mas claro cuidado com quem lidam ;)

    ResponderEliminar
  20. Bom dia a todos,

    Já me surgiram pelos menos 2 contactos que presumo serem fulanas, que nem português sabem escrever. O engraçado é que elegem sempre os artigos mais caros e de maior valor que tenho em anúncio no olx. Inicialmente, no 1º contacto, mostram muito interesse e pedem mais alguns detalhes e fotos e logo no segundo contacto, por e-mail, dizem para enviar e que efectuam a compra, indicam logo a morada completa, destino Costa do Marfim. Dizem pagar tudo, transporte, despesas alfandegárias e nem pedem para negociar o valor anunciado, tudo isto via transferência “Skrill”, conta Moneybookers, controle.moneybookers@ymail.com. É um método de transferência que nem está activo em Portugal. Estes 2 contactos que recebi referiam que a expedição se fazia por UPS ou FEDEX. Não é nada garantido nem seguro. Desconfiei sempre, mas alimentei um pouco a conversa e assim que lhe disse, ou paga via transferência bancária para o meu Nib e só enviava após confirmação na minha conta, a 1ª pessoa nunca mais me respondeu. O segundo contacto, já tinha outro nome, falso claro, foi o mesmo método de conversa, mas após o 2º e-mail que recebi e mencionou o pagamento via “Skrill” a minha resposta foi “Fuck you” e a pessoa não me disse mais nada.
    Portanto, cuidado e deixo o alerta, não confiem neste tipo de contactos e” skrill” e “moneybookers”.
    Boas vendas para todos e aproveito a época para desejar uma boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  21. Mais um burlão....

    Nome dado no email : Joao Correia De Souza
    Para envio:
    Name....Pedro Souza
    Address...No 22 oke-itunu fatodun street oremeji mokola
    City....Ibadan
    State...oyo state
    Country...Nigeria
    Zip Code....23402

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. wow! cf com os dados do "meu" burlao:

      Below here is the shipping address:

      Name: Femi Thompson
      Address: 10, Queens Cinema
      City: Ibadan
      State: Oyo State
      Zip: 23402
      Country: Nigeria.

      Eliminar
    2. Nome: Adetiloye Tope
      Endereço: No 50 Hospital Road
      Cidade: Akure
      Estado: Estado Ondo
      CEP: 23434
      País: Nigéria

      Eliminar
    3. Endereço: No 50 Hospital Road
      Cidade: Akure
      Estado: Estado Ondo
      CEP: 23434
      País: Nigéria

      Este mesmo endereço diz que teria de pagar uma taxa para receber o dinheiro! !!!

      Eliminar
    4. Name: Isaac Temitope
      Address: 102 Oladejo Akano no enjoyment
      City: Ibadan
      State: Oyo
      Postal Code: 23402
      Country: Nigeria

      Eliminar
    5. Por favor preciso de urgente ajuda! Estou a vender um huawei p8 lite no olx por 160 euros e o ontem fui separada com um email assim :
      este é o endereço abaixo:

      Full Name: A MOSES
      ADDRESS: NO 27 ADEOYE STREET AGBOWO U.I
      City: IBADAN
      State: OYO STATE
      Country: NIGERIA
      Zip/Postal Code: 23402

      Eu gostaria de deixá-lo ciente de que este item é necessário muito urgente pelo meu primo para o presente, então eu só posso fazer o pagamento através de transferência bancária...então deixe-me ter o seu nome completo e os dados bancários, incluindo o custo total do item e o custo de transporte para a África Ocidental endereço acima, através de CTT segurado aéreo registrado para o pagamento agora.responder

      nota : você pode me adicionar no hangout/google talk meu id é:kshirey78@gmail.com


      É burla não é??

      Eliminar
    6. Mais um scammer:

      Name: Tola Ade
      Address: No 2 Adegoke street, Dugbe.
      City: Ibadan
      State: Oyo
      Country: Nigeria
      Postal Code: 200261

      Eliminar
  22. Tenho uns móveis grandes e pesados à venda no OLX. Recebi ontem um sms de um e-mail ricardomartins028@gmail.com a dizer que queria todos os móveis. Mandei-lhe um e-mail a perguntar quando queria ver os móveis. Trocámos duas mensagens, as dele com uma tradução muito mal feita, terminava as mensagens com “Espero para ler de você logo”, que queria os móveis pois tinha-se mudado recentemente para o Reino Unido e que queria que o tratamento fosse urgente, pedido a minha conta paypal. Também disse que viria um agente de transporte marítimo a minha casa fazer o levantamento dos móveis. Há muitos indícios de ser uma burla, só não percebo é o interesse por móveis, um produto pesado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou a lidar com a mesma situação e a mesma personagem... Só visto... Nem reclamou do preço pedido... não percebo quem é que pode cair numa coisa desta. Mas também este fulano devia ser travado pelas autoridades competentes... enfim!!

      Eliminar
  23. Caros amigos, agora é na net mas há muitos anos era por carta, os tais depósitos de dinheiro, proveniente de uma viúva e advogados,à nossa guarda. Eu tenho recebido, de carros a venda nomeadamente jipes, de interessados que pretendem saber e-mails, mas são sempre estrangeiros a escreverem português por tradução informática. Atenção que o e-mail do paypal deve ser diferente do usual.

    ResponderEliminar
  24. Tenho comprado e vendido no olx, sem qualquer problema, à excepção de um caso que pessoa comentar: fui contactado, via telemóvel, por um indivíduo que fala inglês e se identificou como sendo Olivier (e nada mais). O referido individuo mostrou-se interessado na compra de um veículo que estou a anunciar para venda, e pedia-me dados sobre o mesmo veículo que eu não sei fornecer, uma vez que estou somente a fazer o favor de anunciar o referido veículo, ele não é meu, mas de um amigo.
    Expliquei-lhe isso mesmo, e encaminhei-o para os contactos do meu amigo, para que o pudesse informar. Mas, aparentemente, o senhor Olivier não entendeu nada do que eu lhe disse e insistiu. Aliás, fiquei logo nesse momento com a sensação de que não estávamos realmente a comunicar, apesar de estarmos a falar ambos uma língua universal, o inglês. Mas como o meu inglês é fraco e o dele não me parecia melhor, dei o desconto... Acabei por não lhe dar quase nenhuma informação da que ele tinha pedido, mas consegui fornecer-lhe informação sobre o preço mínimo, que era outro pedido do mesmo interessado.
    Chegados a acordo sobre o preço, pede-me então a conta PayPal. O veículo seria para levar para o estrangeiro, mas o senhor Olivier prontamente me esclareceu que as despesas de transporte ficariam por conta dele. (Portanto, aqui faço um parêntesis para dizer que noto uma diferença de actuação relativamente a um caso descrito num dos comentários acima)...
    Ainda relativamente ao PayPal, acontece que não tenho experiência alguma com esse meio de pagamento. Perguntei ao meu amigo, que também não tem, nem quer ter. Posto isto, foi apresentada ao senhor Olivier, a alternativa do negócio ser realizado através de transferência bancaria, e no mesmo mail foram logo pedidos os dados para a emissão do documento legal de venda.
    Mas de novo, o senhor Olivier pareceu não ter entendido o que eu lhe tinha dito e insiste na ideia do PayPal, fornecendo-me até o link do site, para abrir conta.
    Estranhei a insistência... E além disso, a total não resposta ao meu pedido de dados para a emissão do documento de venda. Nessa altura comecei a desconfiar de vigarice, mas mesmo assim (porque ainda acredito que quem está a vender tem que se esforçar por facilitar o negócio) pedi ao proprietário que tentasse saber algo sobre esse meio de pagamento. E assim ele fez, e comunicou-me que um amigo conhecedor do sistema, lhe informou que o sistema PayPal, permite que a pessoa possa pedir a restituição do dinheiro que pagou, isso mesmo depois da referida quantia entrar na nossa conta. Muito estranho...
    Para concluir: não sei se esta informação é absolutamente correta, se não for agradeço a rectificação por parte de alguém entendido no sistema PayPal.
    E quanto ao senhor Olivier, depois de lhe terem sido enviados os NIB e IBAN, não voltou a dar notícias.

    Agradecido ao mentor deste tema, já que a informação é essencial para que estejamos precavidos.

    ResponderEliminar
  25. Ora, tenho um negócio de OLX praticamente a ser concretizado e o comprador disponibilizou-se a vir ter comigo para levar o artigo e efectuar o pagamento no meu computador, à minha frente por transferência bancária. Há algum risco inerente a este tipo de operação? Uma pessoa desconfia sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não se puder (antes de deixar levar o artigo )confirmar a referida transferência electrónica para a sua conta.todo o cuidado é pouco

      Eliminar
    2. Ricardo Agostinho.
      Faça o seguinte: fale com o seu banco e saiba se o deve fazer ou não essa operação.
      A minha opinião é a seguinte. Se a pessoa não for sua conhecida não o faça nunca.
      Pense nisto: se a transacção está a ser feita do seu computador, você poderá ou não ser acusado de ter entrado na conta desse individuo e ter feito a transferência para a sua conta?
      Isso cheira-me a "esturro" pois se o seu cliente pode fazer a transferência também pode passar pelo multibanco e levantar o dinheiro. Certo?
      DE futuro aceite apenas dinheirinho.

      Eliminar
  26. Coloquei vários anúncios o OLX.pt, todos no mesmo dia, só artigos novos, em caixa e de loja. Logo de seguida começaram a chover telefonemas e emials com perguntas sobre o preço minimo, se queria trocar por algo, que ficava já com o equipamento se fizesse por metade do preço, outros ofereciam 10% do valor, etc.
    De alguns 20 artigos diferentes só consegui vender 1 e o individuo que comprou pagou contra reembolso e não fez muitas perguntas.
    Os outros artigos continuam para venda, há mais de 1 mês, continuo a receber e-mails com o mesmo tipo de perguntas.
    Curiosamente os artigos que tento vender são aos preços de tabele e por vezes abaixo desse preço. Tudo artigos novos, compras e vendas dentro da Lei, sem aldrabices.
    Por isso fico espantado quando vejo indivíduos a colocar os mesmos produtos, usados, avariados, etc, ao dobro do preço que eu peço por novo e com garantia de 2 anos...
    será que quem compra gosta de ser enganada?
    O mais insólito foi há cerca de uma semana, por volta das 5,30 h ( de madrugada ) estava eu a dormir. Toca o telemóvel e atendo, pensando tratar-se de algum de familia com algum problema ou a PSP ou a segurança a reportar algum assalto à nossa loja, etc,, mas não. Alguém me diz: o sr. colocou um anuncio no OLX e eu estou interessado na compra. Respondi que não fazia negócios àquela hora. Ele disse-me: mas os melhores negócios faço-os de madrugada. Desliguei o telefone. Mas o mesmo individuo voltou à carga por vota das 8:00. Nem atendi.
    Realmente dá que pensar. Pelo que li e pelo que me aconteceu, vou retirar todos os anúncios do OLX.

    ResponderEliminar
  27. Estou a vender um carro através do OLX e Custo Justo e tentaram burlar-me através do esquema Paypal. O nome com que se identificou no email é MARIA DOLORES PRADERA e comunicou sempre em Inglês. Nunca sigam links para o Paypal através de mails recebidos. Provavelmente vão para a um site falso e logo à partida sacam-vos todos os dados da conta bancária

    ResponderEliminar
  28. Prendinhas fofinhas podes por favor dar-me mais informações e dados sobre essa tal Lisebeth Rodrigues? ela tem facebook?!

    Fui burlado por essa fulana, apresentei queixa na GNR, e estou em busca de mais informações ... pelo que sei ele vive em inglaterra....

    espero uma resposta!

    ResponderEliminar
  29. Atenção aos negócios feitos com pessoas das ilhas (nada tenho contra as boas pessoas da Madeira e Açores, atenção). O que se passou passo a descrever: estava a tentar comprar uma PS4 mais barata, e até tinha feito alguns contactos para entrega em mão contra dinheiro vivo. No entanto, fiz um contacto com uma pessoa que supostamente estaria no Funchal, o que inviabiliza desde logo a questão da entrega em mão para negócios com pessoas do continente. Começamos a falar via skype e ele pretendia menos 150€ do que a média dos negócios que eu estava a ver para entrega em mão em Lisboa (1º ponto de desconfiança); 2º ponto: pedia uma transfrência para o "neteller" que, julgo eu, deve ser semelhante ao paypal; 3º ponto: o nome dele não condizia com o nome da conta dele no tal neteller, nem sequer com o nome do skype, que por sinal dizia que ele se encontrava em nova iorque, apesar de ele me dizer que estava no Funchal (notem que a pessoa em causa era mesmo portuguesa); 4º quando solicitei cópia do CC ou BI recusou (ok, eu também recusaria); 5º solicitei então o seu NIF para que pudesse ao menos verificar se era válido ou se estava na BD do Fisco como devedor ou assim, e ele forneceu-me um NIF falso, de um angolano que residia em Loures ... CONCLUSÃO: tenho visto no OLX diversos negócios de artigos novos e recentes a preços bombásticos todos do Funchal ou Açores. MUITO CUIDADO:

    ResponderEliminar
  30. Novo burlão alexis17rangers@gmail.com

    ResponderEliminar
  31. Também me aconteceu pedir 50€ por uma PSP e oferecerem-me 100€ para envio urgente para onde? Nigéria. Pediu-me lgo o nº conta e elementos do banco, que óbvio nem respondi. O mail da pessoa em questão é este:
    Mary Kim

    ResponderEliminar
  32. Este era o endereço para envio:

    Nome: Michael Nelson
    Endereço: Não 20 Oyo Road, Mokola
    Cidade: Ibadan
    Estado: Estado de Oyo
    País: Nigéria
    Código postal: 23402

    ResponderEliminar
  33. coloquei o meu saxofone à venda em vários sites, entre eles o Grande Mercado. Em menos de 48 horas fui contactada, por intermedio deste site, por dois potenciais burlões.

    O primeiro, em menos de 24 horas enviou-me uma mensagem muito educada, mas num português claramente vindo de um google tradutor, a perguntar quanto estou a pedir pelo "item", quais as minhas condições e dizia que seria para enviar o "item" para a morada del@. No final, pedia para responder em inglês.

    A mensagem tinha como remetente Kim Thompson e o e-mail kimthompsons@yahoo.ca.

    Não fazia a menor ideia sobre o Esquema da Nigéria. Mas mesmo assim achei estranho. Ao mesmo tempo, pesquisei "yahoo.ca" e percebi que "yahoo.ca" é do Canadá. Presumi que a pessoa estaria no Canadá. Pesquisei o endereço de e-mail e o nome, muito pouca informação. Decidi, apesar da desconfiança, responder via e-mail. Disse que estava a pedir 700€ negociáveis e que podia enviar mais fotografias do saxofone. Sobre as minhas condições de pagamento, disse que apenas aceitava pagamento por transferência bancária e que só depois enviava o saxofone. Acrescentei que precisava da morada de entrega para ver quais são os custos de envio.

    Ao contrário do que muitos relatam aqui, a pessoa não ofereceu pagar mais. Negociou o preço para baixo (600€), permanecendo muito educado e dando alguns pormenores.

    Disse-me que quer comprar o saxofone (agora ja nao se refere apenas a "item") porque os saxofones são muito caros na Nigéria (aqui percebi que afinal não é do canadá) e que queria comprar o saxofone para a igreja dele ("for my church"). No entando não pediu para ver mais fotografias nem pediu mais informações sobre o estado do saxofone. Não colocou entraves ao método de pagamento. A primeira coisa que me pedia eram os meus dados bancários: iban e nome de beneficiário, repedindo este pedido mais duas vezes ao longo do e-mail. Apenas depois me deu os dados de envio:

    Below here is the shipping address:

    Name: Femi Thompson
    Address: 10, Queens Cinema
    City: Ibadan
    State: Oyo State
    Zip: 23402
    Country: Nigeria.

    sempre muito educado, tinha algumas exigências quanto ao envio, sendo muito específico. Eu deveria enviar o saxofone por correio registado via CTT e dizia "kindly, securely pack as gift", pedindo ainda que depois lhe desse o código para seguir a encomenda on-line.

    Como disse, eu não fazia a menor ideia sobre o Esquema da Nigéria, mas naturalmente achei algumas coisas estranhas. Porque é que alguém da Nigéria tem um endereço de e-mail do Canadá? Porque é que o nome do e-mail é um e o destinatário da encomenda é outro? Se os saxofones na Nigéria são caros porque é que, comprando na internet, decide comprar um de marca, tão caro, ainda por cima sendo para uma igreja? E porque razão deveria eu marcar o pacote como "gift"?! E ainda, como é que ele tem um conhecimento tão específico sobre os serviços dos CTT??

    Conversei por telefone com uma amiga sobre estas questões e decidi que iria ao banco perguntar sobre a segurança deste negócio. A mãe da minha amiga, que estava perto dela, quando ouviu a palavra Nigéria associada à venda do meu saxofone começou logo a dizer para não confiar porque tinha visto na televisão francesa uma reportagem sobre o tal Esquema Nigeriano. Infelizmente nos canais televisivos portugueses estas informações não passam.

    Pesquisei a morada no google maps. A rua é inexistente. E fiz uma pesquisa sobre o Esquema Nigeriano. E vim por fim encontrar neste artigo e nos comentários situações parecidas com a minha. Decidi obviamente não responder e denunciar o e-mail como phishing. Ainda assim, incomoda-me que esta pessoa tenha ficado com o meu endereço de e-mail.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o mesmo me aconteceu a mim eu tenho um HP para vender e um tal de Colamide queria comprar meu portatil para a filha dele que era da Nigeria eu falei com meu cunhado que achava muito estranho isto...e o meu cunhado dizia se estava interessado para eu vender que não era burla...mas mesmo assim dei meus iban e nomes da conta e como tal nada tinha lá e eu não enviei o portatil por na minha conta não ter os 550 euros e tenho no anuncio 450 euros negoçiaveis e agora me apareceu outro a perguntar se o produto esta disponivel acho que vai ser mais um para bloquear...

      Eliminar

  34. o segundo caso:
    Assim que denunciei, percebi, que, 10 minutos antes, tinha recebido uma outra mensagem, através do mesmo site, Grande Mercado. Esta era muito sintética, a qual passo a colar aqui:

    "Hello... I would like a feed back from you, if this Musical Instruments is still available for selling?

    Waiting"

    Naturalmente, a este ja não respondi. O endereço de e-mail deste segundo é: marykate222@hotmail.com.

    Fiquem atentos!

    ResponderEliminar
  35. mais um contacto através do Grande Mercado:

    bridgetkategomes01@hotmail.com

    "Hello Friend.....Do you still have the Article For Sell.. What is the current condition?"

    ResponderEliminar
  36. mais um a roubar


    Prieto Alejandro (prieto007alejandro@gmail.com)

    Aqui está o endereço de entrega:
    Nome: Adetiloye Tope
    Endereço: No 50 Hospital Road
    Cidade: Akure
    Estado: Estado de Ondo
    CEP: 23434
    País: Nigéria
    i estará esperando sua resposta.

    ResponderEliminar
  37. Boa Tarde
    Eu venho comunicar desde já a vocês por uma suposta fraude que me tenha acontecido.

    Na semana passada, respondi a um anuncio no olx.pt de uma Nintendo 3DS no qual pedia a quantia de 45 €, e disse que fazia transferencia bancaria deram-me o NIB. 0007 0000 00184425131 23 e que a conta ficava em nome de Debora Reves Salvo Erro, feita a transferencia bancaria passado umas horas não recebi resposta nenhuma e deste a semana passada até agora não recebi nenhuma encomenda.

    Vim depois a descobrir que o NIB pertencia a uma conta que foi criada para ajudar uma pessoa vitima de cancro, “Movimento Vamos Ajudar O Zé”.

    Como já passou um bom periodo de tempo tenho que mentalizar que fui vitima de uma fraude, o que foi um abre olhos para mim

    Caso saibam algo, deixo aqui o contato do suposto fraudolento.
    pietro_carvalho35@hotmail.com – Pietro Carvalho

    obrigado

    ResponderEliminar
  38. Pergunto também uma coisa, o que pode um criminoso com o meu nib e nome fazer??? eu suponho que não pode fazer nada!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho quase a certeza que fui burlado.
      Tenho o nome e o NIB da pessoa, confirmei com o banco de que os nomes estavam associados.

      Não será possível criar-mos uma listagem com o nome dos burloes.

      Eliminar
    2. Com a porcaria, 20 anos atrasada em relação a Portugal, das operações europeias SEPA, com o NIB e sem qualquer verificação pode-se ser vítima de débito directo.

      Eliminar
  39. Boa noite. Fui contactada através do olx para vender o meu vestido de noiva, sendo o país de destino inglaterra. A pessoa indicou me um nome e morada, pesquisei no google e facebook e bateu certo, mas o mail não tem nada a ver. Pode não significar nada, mas estranhei. Agora peciu me nome completo, nome do banco e numero de conta. Será habitual ou esquema? Vou perguntar no banco mas gostava de saber a vossa opiniao. Obrigada.

    ResponderEliminar
  40. Mais um potencial comprador nigeriano.
    Desta vez dá-se pelo nome de Eric Garry
    Contactou-me através do OLX. O seu modo de acção está a ser aperfeiçoado: escreveu-me num inglês aceitável e tentou "fazer conversa" colocando perguntas sobre a disponibilidade e preço do artigo que anunciava.
    Não sei como é que os sites como o OLX e o Custo Justo, que funcionam em mercado livre podem travar estas situações.

    ResponderEliminar
  41. É pessoal... cada dia que passa isto fica pior. Os burlões se voltam cada vez mais para a internet e, diria mesmo, que estão a ficar cada vez mais descarados. Se não vejamos o que se passou comigo recentemente...
    Estou inscrito nalguns sites de compra/venda online há alguns anos e valorizo muito poder usar estas ferramentas para a realização de comércio.
    Todavia, no mês passado fiz uma encomenda no valor aprox. 1.760,00€ a partir de anúncios que encontrei em vários destes sites (CUSTO JUSTO, OLX, GRANDEMERCADO etc) e fui burlado. O não foi por nenhum nigeriano; foi por portugueses que existem e têm até a atividade registada nas Finanças e programa de faturação certificado pela AT.
    Antes de me decidir pela compra, verifiquei e confirmei que o anunciante era de facto uma empresa registada nas finanças e que a fatura que a pessoa em causa tinha emitido era legal. Só depois destas diligências é que paguei, como solicitado, metade do valor por transferência bancária para a conta em nome da pessoa com quem tinha mantido vários contactos por telefone e através de emails: RICARDO DANIEL PEREIRA SILVA. Porém, até hoje não recebi a encomenda; embora este senhor já tenha agendado a entrega quatro vezes.
    Entretanto, tomei conhecimento que outras pessoas vêm sendo vítimas do mesmo golpe: encomendam e pagam estantes metálicas a este vendedor eletrónico e não recebem absolutamente nada. Alguns têm sido mesmo ameaçados e ofendidos quando lhe contactam para saber do seu material ou lhes pedir para que ele devolva os montantes já pagos.
    O anunciante em causa diz-se dono da empresa "Estantes Ricardo Silva". Há também uma "Ana Santos" ou empresa de "Estantes Ana Santos". Se prestarmos atenção, veremos que estes dois partilham os mesmos números de telemóveis e de telefones fixos nos seus anúncios. Quando esta "Ana" está ligada a este "Ricardo", ela aparece como "Ana Costa"; mas nos seus próprios anúncios ela dá-se pelo nome de "Ana Santos". O certo é que o nome dela é ANA ISABEL SANTOS COSTA. Nos contactos que mantive com o Ricardo Silva, as vezes dava a entender que ela era sua empregada outras vezes esposa. Neste momento ainda encontramos muitos anúncios desta gente online. No GRANDEMERCADO, por exemplo, estão os anúncios com os seguintes nºs: 911479 ou 832915 ou 832915 ou 764346 ou 734958 ou 736735 ou 911490 ou 911485 ou 734957 ou 835398 etc).
    É uma pena que nem todos os sites de venda/compra online em Portugal, ao contrário de outros sites deste género mundialmente famosos, nos permita publicar comentários, direta e claramente, relacionados acerca da experiência em cada transação. Seja como compradores; seja como vendedores. Por exemplo, no GRANDEMERCADO isso não possível. O formulário para entrarmos em contacto com os responsáveis pelo site nunca funciona. Como (ainda) não nos é dada esta possibilidade, não nos resta outra alternativa se não procurar fóruns e outras plataformas como esta para relatar, em tom de alerta "à navegação", como alguns anunciantes utilizam estes sites para burlar as pessoas. Obviamente que, para além de fazer alerta como este na própria internet, devemos também denunciar sempre estas situações às autoridades competentes.

    ResponderEliminar
  42. Li este tema e hoje aconteceu me isatamente o mesmo a querer pagar o dobro do pedido e a pedir nome e dados bancarios cuidadO meus senhores

    ResponderEliminar
  43. Boa noite li muito atentamente nem por acaso hoje tive tambem o mesmo emai Para a nigeria!por um relogio que tenho no olx e pelo preço muito mais ilevado ja reportei o asunto ao gmail mas realmente e tudo uma fraude para tentar sacar dados bancarios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente isso.Comigo aconteceu mesmo agora e também para um relógio!!! Um tal de josesilva0636@gmail.com começou a falar em português depois inglês, estava a viajar para a Bulgaria mas queria enviar um presente para a Nigéria?! Enfim... desconfiada vim dar a esta página. Acho que hoje já não durmo. Lol

      Eliminar
  44. Ontem ligaram para o meu telemovél aludindo que queriam comprar algo que tinha posto no OLX, e pediam-me para entrar em contacto por e-mail para ;alexanderwilliam132@gmail.com.

    A conversa parecia desconcertante. Hoje, desde manhã que alguém escrevendo mau ingles teimava em querer os "meus móveis", quando eu só tinha quadros para venda. Agora já aceitam comprar os quadros, propõem oferecer mais 5% pela transação. Falam duma transportadora que virá ao meu domicilio buscar os quadros no valor de alguns milhares de euros. Pediram-me os meus dados do Paypal, conta bancária, etc., tudo pela pressa que teêm em me pagar ! Estou a perder a paciencia e vou ter que os denunciar. Que fraude tão mal concebida!
    Cuidado com o contacto; alexanderwilliam132@gmail.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. É fácil, faça como todos nós, quando ache algo estranho pesquise na net e obtenha a confirmação.

      Fui contactado por este mesmo indivíduo às 3h18 da madrugada por sms, pedia-me para entrar em contacto por e-mail para alexanderwilliam132@gmail.com. Estava interessado em comprar uma moto que tenho à venda no olx. A conversa foi a mesma aqui já descrita...pagava mais 5% pela transação, e queria os meus dados do paypal e dados pessoais.

      Eliminar
  45. Seria interessante a publicação de uma matéria sobre os cuidados que compradores online de produtos usados devem tomar ao realizarem o pagamento e retirado dos mesmos diretamente com o suposto vendedor, que na pior das hipóteses poderia ser até mesmo um sequestrador disfarçado, etc... Fica a dica...

    ResponderEliminar
  46. Ja recebi exatamente o mesmo so que foi por o meu pc ate dinheiro me queria dar a mais e td .
    So lhe respondi assim tal e qual: ja foste filho lol XD

    ResponderEliminar
  47. Aconteceu isso comigo, anunciei o iphone 5c do meu filho para venda e um nigeriano pediu que eu o enviasse para seu filho, lá na nigeria, perguntei pq não poderia enviar diretamente para ele aqui no Brasil e ele me deu uma desculpa, dizendo que era mais rápido lá, e que ele estava sem tempo de reenviar. Achei mto esquisito, e disse que echaria o negocio assim que depositasse na minha conta o valor, recebi por email um aviso de transerencia de um site americano, porem eu só veria o deposito na minha conta apos o envio kkkkk Depois disso ficaram me enviando um email em ingles dizendo que o ocorrido seria passado para a interpol kkkkkk Muito golpe!

    ResponderEliminar
  48. annamariamarriasco@gmail.com alguien reconoce este e-mail siempre me dice con envio a Canada- cubre los gastos de envio por DHL? Otra estafa?

    ResponderEliminar
  49. Penso que também estou a ser vitima desta burla mas ainda não tenho a certeza, nunca envio nada sem ter o dinheiro na conta por isso tenho de esperar.
    Dados da suposta burla:
    pav.dmt1960@gmail.com – Paul Dimitrievich
    Os meus emails trocados desde dia 10.07.2015 até agora:
    Do suposto Paul Dimitrievich – Olá,
    Quanto é o seu preço final no EURO e em que condição é a câmera porque eu estou disposto a comprá-lo para a minha esposa como presente de aniversário.
    Aguardo a sua resposta em breve.
    Atenciosamente,
    Eu respondi o estado da máquina fotográfica o o valor que pretendia por ela.
    Do suposto Paul Dimitrievich – Olá,
    Estou muito triste para a tarde, em resposta, porque eu estou atualmente em uma viagem de negócios em Vizela. Na verdade, eu estou comprando esta câmera para minha esposa como um presente de aniversário e eu vou adicioná-lo para um dinheiro extra para o porte porque você está indo para me ajudar a organizar o envio via CTT Correios de Portugal para minha esposa no exterior.
    Eu calculei os custos de envio através do site Correios de Portugal e é em torno de 30 euros.
    Em relação ao pagamento, eu posso enviar o pagamento via PayPal e transferência bancária porque eles são o método de pagamento que é a conveniência e seguro para nós dois.
    Espero que você entenda e aguardo sua resposta em breve.
    Atenciosamente,
    Eu respondi que aceitava enviar e indiquei-lhe apenas o nib da conta e nome.
    Então recebi de resposta Do suposto Paul Dimitrievich – Obrigado por aceitar a minha oferta!
    Gentilmente me enviar seus dados de contas bancárias, a fim de me para proceder ao pagamento.
    nome do banco
    nome do beneficiário
    IBAN
    NIB
    SWIFT
    Aqui está o meu endereço de entrega mulher.
    Nome: Elena Paul
    Endereço: # 23 Bank Road,Dugbe
    Cidade: Ibadan
    Estado: Oyo
    Código Postal: 23402
    País: Nigeria
    Aguardo a sua resposta em breve.
    Atenciosamente,
    Hoje, dia 13.07.2015 recebi 2 email a confirmar esta suposta transferência do CREDIT EUROPE BANK
    e logo de seguida uma mensagem
    Do suposto Paul Dimitrievich -
    Olá!
    Como você está hoje?
    Eu gostaria de informar que eu enviou o pagamento de 100 euros (incluindo as despesas de envio) através de transferência bancária on-line para sua conta bancária hoje e eu espero que você tenha a carta de confirmação de pagamento do banco porque o pagamento tenha sido deduzido com sucesso a partir minha conta. Você pode verificar sua caixa de entrada de e-mail, bem como com mensagens de spam para confirmar se o banco enviou-lhe a carta de notificação.
    Aguardo a sua resposta logo que você enviar a câmera para minha esposa hoje.
    Mais uma vez. aqui está o meu endereço de entrega Esposa.
    Elena Paul
    № 23 Bank Road, Dugbe
    Ibadan, Oyo
    23402
    Nigéria
    Espero que você entenda e aguardo sua resposta em breve.
    Obrigado pela sua resposta rápida.
    Atenciosamente,
    e eu respondi:
    Bom dia!
    Já recebi a confirmação do seu banco do pagamento.
    Assim que o dinheiro estiver em saldo disponível envio para a sua esposa com urgência.
    Como é de um banco estrangeiro o dinheiro só deve entrar amanhã ou na quarta-feira.
    Fique descansado que assim que o dinheiro estiver na conta envio para a sua esposa e aviso o Sr Paul do numero do registo com que foi a encomenda.
    Obrigada.
    Ora bem, como se costuma dizer qual a esmola é grande o povo desconfia!!! Resolvi pesquisar e deparei-me com o vosso site, ora se já estava desconfiada depois de ler os comentários fiquei quase sem duvidas de que é uma burla! Agora só me falta ter a certeza!
    Assim que tiver mais informações publico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este mesmo nome tenta negociar comigo e com a mesma história. A mulher dele é uma sortuda, recebe prendas de aniversário o ano inteiro. Felizmente com um pouco de pesquisa também já se conseguem ir desmascarando uns quantos burlões.

      Eliminar
    2. Obrigado! fiquei desconfiado pelo erro de português!

      Eliminar
    3. Ele me respondeu... safado!! Paul Dimitrievich
      Para Reginaldo Aparecido Hoje em 8:38 PM
      Olá,
      Obrigado pela sua rápida resposta.
      Quanto é o seu preço final em R$ e em que condição é a lente, porque eu estou disposto a comprar essa lente para minha esposa como presente de aniversário.
      Aguardo a sua resposta em breve.
      Atenciosamente,

      Eliminar
    4. A mim um tal de João Martins vem com a mesma história ate ja recebi mail do ing bank a confirmar a transferencia mas so fica disponivel depois de enviar o comprovativo dos Ctt .... mas como nso vou enviar nada e a informei o senhor. Desta vez a esposa é juliana e a morada é
      Bank Road,Dugbe
      Cidade: Ibadan
      Estado: Oyo
      Código Postal: 23402
      País: Nigeria
      Fiquem atentos

      Eliminar
    5. Para mim exatamente o.mesmo mas.nao enviei.nada o.banco ja me mandou o mail a dizer que se nao responder em 48 horas que me vai denunciar as autoridades eu respondi que eles tem de denunciar é o suposto cliente joao martins porque assim que disse que se o dinheiro nao aparecesse na minha conta que ia as autoridades nunca mais ne respondeu....

      Eliminar
  50. Boas,sou user Olx ha 6 anos quase ja la fiz centenas e centenas de negocios mas apenas em mao e á cobrança para Portugal continental e ilhas.Destas centenas apenas duas pessoas não levantaram o produto em envios a cobrança situação chata mas em que apenas perdi o dinheiro dos portes nada de mais...e recebi os produtos funcionais sem quaisquer danos..O que tenho percebido é que o numero de contactos destes nojentos de esquemas da nigeria e da holanda e de londres etc etc tem vindo a aumentar mas exponencialmente!!!tenho vários anuncios online principalmente tablets telemoveis e portaties(material super apetecivel para esta escumalha) e como exemplo no dia 18 d Julho tive 11 contactos de interessados e pasme se 10 foram de palhaços em inglês e portugues mal amanhado á la google translator....OLX esta uma tristeza neste aspecto...Tenham sempre cuidado e basta seguir uma regra simples para nunca ser enganado..vendas e trocas so em mão e em vendas cash only!!!simples...Grande abraço e muita paciencia para estes parasitas

    ResponderEliminar
  51. Burlões : Name: Mercy John
    Address: No 22 Kajola Abowo U.I
    State: Oyo
    City: Ibadan
    Country: Nigeria
    Zip Code : 234036
    Tel : 2348180110745
    Email : mark james markjam002@gmail.com

    Name : Segun Odun
    Address: 117, Borokini Street, Molete,
    City : Ibadan.
    State : Oyo.
    Country: Nigeria.
    ZipCode: 23402.
    Email : Christa Gilbert christagilbert777@gmail.com

    ResponderEliminar
  52. Bom dia, deixo aqui a tentativa de burla no OLX que por eu ser muito desconfiado nao aconteceu comigo.
    coloquei um anuncio no OLX e recebi uma mensagem primeiro a dizer apra contactar o pai de uma moça porque estava interessado no equipamento que tinha a venda. a suposta filha enviou me o email do suposto pai alexander martinez - martinez0000008@gmail.com, para contactar.
    a resposta ao meu email desse senhor foi a seguinte:
    ...Eu vou pagar 200EUR para o item + 30EUR para o transporte para Londres
    através de Registar Correios .
    No entanto, por Favor introduza os seus detalhes Bancários, conforme
    abaixo, para a transferência do dinheiro.

    Nome do Banco:
    BLZ:
    Código Swift:
    Titular da conta:
    Número da conta:
    O IBAN:
    País:

    Espero em breve ler sobre os seus dados Bancários para pagamento.
    Obrigado e adeus.
    Aqui está o endereço:

    Name : Danielle Huffman
    Address : No# 64 thackeray road
    City : East Ham,London
    Postcode : E6 3BW
    Country : United Kingdom

    troquei alguns emails com o fulano, mas ele ia sempre pedindo os dados bancários acima referido.
    cheira me a BURLA, por isso aqui deixo o nome deste senhor para terem cuidado

    ResponderEliminar
  53. Um tal de James Edward queria comprar um tablet pra um primo nos estados unidos. Mesmo esquema de fraude, queria pagar via paypal. O endereço que ele passou:

    Cynthia Reyes
    5217 Harlan Drive
    Elpaso, Texas
    USA, CEP: 79924

    Emails: jamesedward2314@gmail.com e jame2hnia97udo1@smail.olx.com.br
    Telefone: +234 902 771 3451

    ResponderEliminar
  54. Este email mantém-se no activo nas tentativas de burla.

    pav.dmt1960@gmail.com – Paul Dimitrievich

    Felizmente existem sites como este que abordam estes temas.

    ResponderEliminar
  55. joy smith 234 8074087786
    abiola moshood
    addes e9/663 oyeney
    oyo
    ibadan
    nigeria
    joy smith kkkk...falando para eu enviar...e ia pagar...ja block no whats
    vlww sangue B

    ResponderEliminar
  56. Também fui enganado!
    Por um tal GARRY HUNCKFELDT
    Enviei um item para o (filho?) ANDREW OMOMOFE
    Email: garryhuckfeldt393@gmail.com
    Endereço:
    6656 Av Kedvale Sul de Chicago, il
    Estado de Chicago-Pais E.U.A
    Cep:60629...
    Esta morada existe, é uma casa em tijolo á vista
    Como sou enganado??..Simples!
    Depois de o Loyds Bank me enviar o comprovativo do deposito!
    Até hoje nem telemóvel nem euros.
    Fica o aviso

    ResponderEliminar
  57. Outro: edytaanna06@gmail.com

    "Aqui é o meu marido o endereço de entrega
    Nome: Edyta Paul
    Endereço: No, estrada de quartel do exército 23, Mokola
    Cidade: Ibadan
    Estado: Estado de Oyo
    Código postal código: 23402
    País: Nigéria
    Obrigado


    Here is my husband shipping address
    Name: Edyta Paul
    Address: No, 23 Army Barracks Road, Mokola
    City: Ibadan
    State: Oyo State
    Postal code/zip code: 23402
    Country: Nigeria

    Thanks"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebi uma mensagem no OLX desse edytaanna06@gmail.com.

      Felizmente pesquisei e encontrei as vossas respostas por aqui. No entanto, não iria ser enganada, pois só faço negócios em mãos e em locais com bastante gente.

      Tenham muito cuidado!

      Eliminar
    2. E aqui a mesma volta à carga:
      Boa noite.

      Sim o portátil ainda está disponível para venda.

      Para qualquer informação adicional, poderá questionar por este meio o para o meu Tlm. abaixo mencionado.

      Cumprimentos.

      E ele responde:

      Citando Edyta Anna :
      Qual é o preço final?
      Você entende inglês?
      À espera de ler de você.

      E volto a responder:

      The price of the laptop is € 322.49 (final price).

      Estranho o conteúdo do português da mensagem, mas ele volta à carga:

      Citando Edyta Anna :
      Ok
      I want you to understand that I am currently on a trip to Slovakia.
      And I want to purchase this item for my husband in Nigeria for an international project as a gift.
      So you are to help me to send the package to my husband by post.
      i will add extra 55€ for the shipping cost by CTT post office.
      Please get back to me with the data of your bank account so i can be able to make the payments for you.

      Waiting for a quick read from you.


      Faço uma pesquisa no Google, e aqui vai alho...


      I even did this deal with you, but as're nothing but a thief several times already identified in scams sites, I want to you to go fuck over your alleged husband. You are already marked, will hit the other door.

      Escusado dizer que nunca mais obtive resposta.

      Eliminar
  58. Parece que esta dita "edytaanna06@gmail.com está bastante ativa.
    Acabei de receber este mail:

    hoje, 20:59kolajohn65

    Ainda disponível para venda?
    por favor responda diretamente para o meu e-mail edytaanna06@gmail.com

    Ao que respondi afirmativamente, e logo de seguida veio a resposta:

    Citando Edyta Anna :

    Qual é o preço final?
    Você entende inglês?
    À espera de ler de você.

    Respondi em inglês nativo, e não mais obtive resposta, apesar já saber do que se tratava, pois já tinha efetuado uma pesquisa deste email no Google e já existia várias denuncias do mesmo.

    ResponderEliminar
  59. Obrigada pelos vossos comentários. Tenho neste momento mobiliário à venda no OLX e também recebi 2 e-mails de sujeitos que falam mal português, insistindo para que eu lhes enviasse os meus dados bancários ou conta de paypall, nome completo e morada. Referem que após receberem esses dados, farão a transferência e enviarão uma empresa de transporte para recolher os bens. Não discutiram preço e um deles até ofereceu mais. Considerado que os itens seriam para enviar para fora do país, questionei-me como poderia tal negócio ser rentável par o comprador. Tudo me pareceu estranho e por isso vim procurar informação à net. Os vossos comentários foram-me muito úteis. Obrigada. Aqui ficam os e-mails dos sujeitos:
    dolphinsmile75@gmail.com
    maleiivan02@hotmail.com

    Fiquem bem e votos de vendas/compras seguras!

    ResponderEliminar
  60. Unkown, também recebi um e-mail de um maleiivan02@hotmail.com. Já percebi que é fraude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. maleiivan02@hotmail.com - Olarewaju Michael da Burlão da Nigéria

      Eliminar
  61. maleiivan02@hotmail.com enviou-me um e-mail p/ comprar de mobiliário. Mas quando escrevem mal português, se oferecem por pagar em adiantado e pedem dados do banco (que são os default p/transferências, mas ainda assim desconfio sempre) ... Demasiado bom.

    E após pesquisa vim aqui parar. Worth it

    ResponderEliminar
  62. Apenas agora reparei neste post...
    Cheguei a enviar os dados bancarios agora mesmo
    O que aconselham?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  63. Mais uma tentativa de burla através do OLX. Aqui vai o e-mail recebido.

    No dia 21 de março de 2016 às 08:38, Patrizio Rovella escreveu:

    Obrigado pela sua resposta.Você pode assegurar-me de que ele está em boas condições e que eu não vai se decepcionar com ele e Concorda com o preço.Para isso coloque-o para fora do site do AD, me considera como o seu favorito comprador.Então eu vou estar pagando diretamente em sua conta Bancária sem qualquer atraso. Voltar para mim com os detalhes abaixo :
    Nome Do Banco:
    Seu nome completo:
    SWIFT:
    IBAN:
    Preço:
    Assim que eu receber os detalhes eu vou em frente com o pagamento através do Banco que eu espero que nós possamos fazer a compra o mais rápido possível e em seguida entrarei em contato com minha empresa de transporte depois de receber o pagamento. E se você preferir uma transferência PayPal para o pagamento, você pode me enviar seu E-mail do PayPal e o Nome para o pagamento. Causa que eu possa pagar a partir de minha conta bancária, e como eu tenho a minha conta do PayPal para conta bancária, eu vou precisar do seu endereço de casa para a mercadoria a ser recolhido pela Empresa de Transporte..Você também pode entrar em contato comigo em inglês.
    Eu estarei esperando para ler de você mais rápido.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recebi este e-mail do maleiivan02@hotmail.com, que se identifica como Patrizio Rovella.

      Foi uma sorte ter vindo parar a este site

      Eliminar
  64. Boa noite
    Mesmo nome mas altera um número no mail... Fiquem atentos

    edytaanna65@gmail.com

    Hello
    I want you to understand that I am currently on a trip to Bulgaria..
    And I want to buy this item for my cousin in Nigeria for as a birthday gift...
    So you help me to send the package to my cousin by post.
    I'll add more 30 € for shipping cost by CTT correios de Portugal.
    Kindly get back to me with your iban account number with the account holder name so that i can be able to make the payments for you....
    Hoping for a quick read from you....
    Thank you...

    ResponderEliminar
  65. Boas, parece que pela primeira vez talvez tenha caído na burla dum suposto vendedor, que me ofereceu os portes ao efetuar o pagamento por transferência bancaria, passou ainda pouco tempo e ainda nao dá para ter a certeza que nao irei receber o objecto mas pela açao dele de remover a conta logo após ter o dinheiro na conta deve ser o que irá acontecer, darei novidades brevemente referindo dados do suposto burlão...

    ResponderEliminar
  66. Já agora em relação a assuntos que têm falado, aqui vai um ex recente que eu imprimi... mensagem no OLX: https://drive.google.com/file/d/0B-fJI6Akog8cNzh2YlJQQi1iYWM/view?usp=sharing email: https://drive.google.com/file/d/0B-fJI6Akog8cdm83NkIyRERIeW8/view?usp=sharing enfim estes gajos são demais, já me fizeram isto talvez 5 vezes...

    ResponderEliminar
  67. Parece que realmente caí, não recebi a coluna, conforme mencionei aqui estão os dados do individuo que me "vendeu" a coluna... (IBAN: PT50003502810001020900056 Nome: Diogo Silva) registo no olx ( diogoferreiraempresa )comprovativo da transferencia ( https://drive.google.com/file/d/0B-fJI6Akog8cbkdrN3RZYlI5LUU/view?usp=sharing ), peço que divulguem estas situações incluindo os dados para estes pelo menos não voltarem a ser usados...

    ResponderEliminar
  68. Eu também recebi uma oferta de compra demasiadamente fácil, não para um, mas para 4 anúncios de móveis, tudo isto sem negociar preços...

    O e-mail é de :
    From: Dave Rusan
    Date: Wednesday, 20 April 2016
    Subject: Móveis Olx
    To: Daniella

    Hello ,
    Thanks for your response.I'm satisfied with the condition and Agree with the price,I need to let you know that my shipping agent will be coming for the pick up as soon as the payment has been complete and approved by PayPal and the shipping agent will be the ones to help me handle all other necessary details to complete the deal when they get to your home address for the pick up. .so i'll be buying it without seeing it, i'll arrange the pick-up of it with a Private Courier Service as soon as you get your payment and if you don't have an account with paypal, its pretty easy, safe and secured to open one. Just log on to www.paypal.com, I need you to provide the following details so that i can proceed with the Payment...

    Your PayPal e-Mail Address :
    Your Full Name:
    Your Mobile Number :
    Total Price:
    Address:

    Soon as i make the payment and you get the funds, the Courier Service will come for the pick up at your home at your convenient time.

    Have a nice day.

    Cheers

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. REcebi o mesmo email do mesmo individuo para a compra de uma bicicleta que tenho para venda. Achei estranho e quis pesquisar o endereço de email, e ... Voila encontrei. J´´a nao vou continuar com o negocio. Deixo aqui a mensagem recebida.

      Hello ,
      Thanks for your response.I'm satisfied with the condition and Agree with the price,I need to let you know that my shipping agent will be coming for the pick up as soon as the payment has been complete and approved by PayPal and the shipping agent will be the ones to help me handle all other necessary details to complete the deal when they get to your home address for the pick up. .so i'll be buying the merchandise without seeing it, i'll arrange the pick-up of the merchandise with a Private Courier Service as soon as you get your payment and if you don't have an account with paypal, its pretty easy, safe and secured to open one. Just log on to www.paypal.com, I need you to provide the following details so that i can proceed with the Payment...

      Your PayPal e-Mail Address :
      Your Full Name:
      Your Mobile Number :
      Pick Address
      Total amount

      Soon as i make the payment and you get the funds, the Courier Service will come for the pick up at your home at your convenient time.

      Have a nice day.

      Cheers.

      Eliminar
  69. Boa tarde amigo!
    Eu fui vitima de fraude do tipo: O equip ainda está disponivel para venda?
    Ok irei pagar o valor mais 300 de frete via paypal. Comprarei para estudos do meu filho dos Estados Unidos... Enviou falsos e-mails do paypal... "Nome" do cara Carlos Valdemar
    Infelizmente acabei caindo no golpe para nunca mais.

    ResponderEliminar
  70. Acabei de entrar neste esquema, atenção à Mary Edyta (maryedyta01@gmail.com)
    Supostamente esta pessoa estava a trabalhar na Holanda e queria enviar um apple watch que tenho para venda para um primo na Alemanha.. Cuidado
    Pergunto o que é que estas pessoas possam fazer com o IBAN e nome completo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a maioria de scammers usam gmail, aconselho denunciarem esses endereços de email ao Google https://support.google.com/mail/contact/abuse?hl=en

      Eliminar
  71. Esta semana um tal Sr.SZABO ZOLTAN fez-me uma proposta por uns bens que tenho a venda no OLX. Aceitou todas as condições e quer fazer o pagamento pelo Paypal. Como já fui quase burlada Por um Tal Sr. Paul Silver como um metedo muito parecido estou desconfiada já alguém ouvio falar nele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu!!!!! Está em "negociação" comigo e me informou que estava na Hungria. No último email (5/maio), insistiu no paypal mas informei-lhe que só poderia ser por transferência bancária ou western union. Ainda não me respondeu. Além deste SZABO ZOLTAN (sbzoltan555@gmail.com) há NORBERTO RIBEIRO (norbertoribeiro6@gmail.com), q diz estar na Geórgia. Ambos só se comunicam em "inglês" e dizem que se encarregariam do transporte.
      Este NORBERTO já me respondeu falando que não tem acesso online ao banco e que trabalha em um sítio que não lhe permite sair facilmente para tratar disso. Insiste no paypal. Ai ai... a ver.

      Eliminar
    2. Este Norberto (norbertoribeiro6@gmail.com) passou ao ataque num anúncio que publiquei. Já está bloqueado.

      Eliminar
  72. "07-05-2015:
    kenedymaria504@gmail.com

    Qual é o preço final?
    E em que condição é o produto?
    Você entende inglês?

    EU:
    Bom dia,

    Posso fazer ***€. O produto está totalmente operacional. Qual a sua morada?

    kenedymaria504@gmail.com

    Está bem
    Eu quero que você entenda que eu estou atualmente em uma viagem à Eslováquia.
    E eu quero comprar este artigo para o meu marido na Nigéria para um projeto internacional como um presente.
    Então você é para me ajudar a enviar o pacote para o meu marido pelo correio.
    i irá adicionar extras 55 € para o custo de transporte pelos CTT Register Correios post.
    Por favor, volte para mim com os dados do seu IBAN com o nome do titular da conta completo para que eu possa ser capaz de fazer os pagamentos para você.

    À espera de uma leitura rápida de você.

    EU:
    Ok, combinado.
    O Iban é:
    ***** **** *****

    Qual é a morada de envio?
    Ao cuidado de quem?

    Obg

    kenedymaria504@gmail.com

    Aqui é o meu marido o endereço de entrega

    Name: Kenedy Philip
    Address: No, 32 Oladejo Road, Dugbe
    City: Ibadan
    State: Oyo State
    Postal code/zip code: 23402
    Country: Nigeria

    Faça-me o nome do titular da conta completa
    Obrigado

    kenedymaria504@gmail.com

    Faça-me o nome do titular da conta complete

    EU:

    O nome titular é:
    --- --- --- ---

    Obrigado."

    Infelizmente só agora vi este site.
    Mas vai a tempo, para aguardar a comunicação desta pessoa e dar-lhe uma resposta à altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito sinceramente, acho que nem vale a pena perder tempo a responder....
      Da minha segunda vez já nem tal me passou pela cabeça.

      Eliminar
    2. Denuncie ao seu banco essa situação, pois os scammers podem usar os seus dados (roubo de identidade) para lavagem de dinheiro ou algo do estilo.
      Denuncie ainda esse email à Polícia.
      Se algum dia pessoas usarem os seus dados ou nome para burlas, você estará salvaguardado(a) porque já alertou as autoridades acerca do assunto...

      Eliminar
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  75. Boa tarde,
    A juntar à vossa longa lista surgiram-me duas ofertas estranhas em que nem sequer o preço era discutido e envolvia o transporte para o estrangeiro. Achei estranho e fui pesquisar na internet. Deixo-vos estes dois contactos de sobreaviso:
    isaacallexco1@gmail.com
    daverusan10@gmail.com com tlf +13012501893
    Obrigada pela partilha pois sem vós teria sido burlado.
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, também troquei e-mails com esse isaacallexco1@gmail.com e infelizmente dei o meu número da conta. Devo tomar alguma medida? ou basta ignorar os e-mails?

      Eliminar
    2. Boa tarde, também toquei e-mails com esse isaacallexco1@gmail.com e infelizmente dei-lhe o meu número da conta. Devo tomar medidas? Ou apenas ignorar os e-mails é suficiente?

      Eliminar
  76. Olá a todos.
    Eu vou contar-vos o meu caso recente (agora em Maio) não apenas para partilhar mas também para ajudar alguma pessoa que passe pelo mesmo, e saiba como agir.

    Eu sou assim, quando me lixam, eu DOU O TROCO ferozmente.

    Eu pus à venda no OLX um tablet samsung galaxy tab, por 200$ (usado), e recebi um email de um gajo dizendo chamar-se Ricardo Machado mas que vivia em Inglaterra (ricardomicaelmach@gmail.com).

    Ele escrevia português normal, sem erros, por isso nunca desconfiei.
    Recebi um email a notificar-me de uma transferência bancária para mim, de 200$ de um Bank Of England (BOEcreditdept@europe.com), e enviei então o tablet por correio ctt.

    Mas passaram 3 dias e o raio do dinheiro não entrava na conta! E já nem me responderam do email do fulano nem do tal banco.
    Enviei emails ao Bank of England e confirmaram que foi fraude.

    Eu fiquei mesmo chateado e comecei a agir, tenho alguns conhecimentos básicos de pesquisa online e webedesign.

    Analisei o cabeçalho (Header) do email e descobri os endereços IP que o porco usou, o tal email do bankofengland era de um serviço gratuito de emails gmx.com com endereço Ip: 74.208.4.200, denunciei o caso ao gmx.com e bloquearam aquela conta de email, denunciei ainda o outro email gmail ao GOOGLE e enviei os dados do cabeçalho de email e ip's.

    Denunciei o gajo à polícia Inglesa (Action Police, e ainda National Fraud Intelligence Bureau NFIB), e denunciei o caso também à nossa polícia PJ, departamento de ciber crime, também departamento da PGR, procuradoria Geral da República, ciber crime.

    Contactei ainda o Royal Mail para deterem a minha encomenda (o tablet) e reenviarem para mim.

    Assim já coloquei DUAS POLÍCIAS de dois Países atrás desse gajo, e impeço o tablet de chegar às mãos dele.

    Ainda fiz uma pesquisa reversa pelo IP desse gajo, na web, (IP reverse lookup) para saber mais detalhes.

    O gajo então lá me respondeu a um email (mas desta vez escreveu em Inglês) dizendo para eu ficar quieto, pois eles são um grupo de pessoas e com o meu IBAN e SWIFT code podem tirar-me dinheiro da conta.
    :)

    Eu sei escrever bem Inglês, e respondi aos gajos para não me tentarem assustar porque vão se dar MAL comigo.
    Eu tenho pouco dinheiro na conta, sou Português , às vezes só me sobram 30 euros no fim do mês, o roubo seria baixo, e com IBAN code não me podem retirar dinheiro, podem é usar o IBAN em burlas online ou lavagem de dinheiro.
    Existem roubos de identidade na internet.

    Mas eu avisei-os:
    Já há duas polícias atrás de vocês, a Polícia Inglesa e a Portuguesa PJ.
    E o Google já está informado sobre as actividades suspeitas desse email.
    etc.

    Foi assim que actuei e esses gajos vão dar-se mal comigo.

    ResponderEliminar
  77. Este Norberto Ribeiro (norbertoribeiro6@gmail.com) de facto é muito educado nos e-mails, e oferece mais 3.9% do total do valor e mandava uma transportadora cá casa para levantar a mercadoria, o pagamento iria ser através do Paypal!
    A resposta dele depois de algumas duvidas colocadas por mim, foi esta:

    "Thanks for the Mail,I want you to know that i have already arranged for a private shipping company They are going to take care of all the Proper documentation of the goods including the Paperworks as well on my behalf after the payment has been made,registered and the final price and I will be able to send you the money in order to complete our deal as agreed and i expand me limit on PayPal;so i can make the payment once into your PayPal account okay once the payment is made i will send all the shipping agent details i will need your home address for the pick up Agreed!"

    Após algumas pesquisas vi o nome dele mencionado aqui e conclui que iria ser uma fraude!
    Obrigada por estes testemunhos. já o bloquei!

    ResponderEliminar
  78. Também estava a desconfiar dos e-mails que recebi, só fiz bem em pesquisar sobre o assunto. Respondi alguns e-mails e até cheguei a enviar mais fotos tal como ele pediu.

    Isaac alex (isaacallexco1@gmail.com)
    hello
    thanks for your response
    i have some questions about the item

    (1) What is the condition of the item?
    (2) Can you send me more pictures of the item so that i can view it?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje fu contactada pelo mesmo Isaac Alex e queria que eu enviasse o que estava a vender para um primo na Nigéria...Eu como nunca tinha ouvido falar neste esquema infelizmente cheguei a enviar o meu IBAN e nome completo... Espero que não possam fazer fazer nada com isso mas em todo caso irei ao meu banco alertar a gerente de conta para esta situação.

      Eliminar
  79. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  80. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  81. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  82. Encontrei um artigo que me foi roubado no OLX, o que devo fazer?
    O anuncio não tem numero de telefone, já tentei contactar via email, mas ainda não tive resposta!
    :( alguém pode ajudar?
    Como posso encontrar este FDP????

    Gratidão!

    Aqui o link do anuncio: https://olx.pt/anuncio/bebconfort-axiss-IDyOYyW.html

    ResponderEliminar
  83. Já a deve ter vendido por isso não responde. Faz queixa na policia e entra em contacto com o OLX.

    ResponderEliminar
  84. Vou adicionar aqui um contacto de mais um burlão da Nigéria..
    O
    email através do qual fui abordado foi: martinsjoao457@gmail.com

    Nome: Juliana Paul
    Endereço: # 23 Bank Road,Dugbe
    Cidade: Ibadan
    Estado: Oyo
    Código Postal: 23402
    País: Nigeria

    Espero que com esta informação se evitem mais burlas deste género...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebi contacto idêntico dessa personagem.
      BURLÃO! !!!

      Eliminar
    2. Eu tb... agora em 2017. O que podemos fazer para denunciar, pois só achei este forum com e-mail deste bandido e faz mais de um ano que continua a mesma coisa

      Eliminar
    3. Eu tb, mas me toquei que não tem logica gastar com o envio de algo que quero vender. Falei isto para o bandido e ele me ameaçou, falando que ia me processar.... agora em 2017... faz mais de 1 ano. Sabem informar se tem uma forma mais eficaz de denuncia?

      Eliminar
  85. agora eles mandam um msn já recebi com vários nº diferentes alguns abaixo
    +12023356665
    +13012501893
    +12563845908
    +14052469432
    +18449202822

    será que a policia nem mesmo com n+ de telemóvel consegue localizar estes ladrões.

    ResponderEliminar
  86. Eu tenho neste momento uma situação dessas do PayPal é uma Rose Poncelet que diz que é marine na empresa Heerema Marine Contractors e que quer comprar tudo o que tenho. São coisas muito diversas que não tem nada a ver uma com as outras e aceita pagar 1600€ e ainda vem alguém a minha casa buscar. Nem me vou dar só trabalho de responder mais aos emails. Muito cuidado..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recebi esta semana uma proposta de compra da Rose Poncelet de uns artigos que estou a vender no Olx.

      Acrescentou 360€ ao preço da venda, que supostamente ficou pendente no Paypal e pede-me que adiante esse dinheiro para pagar à transportadora, via Western Union para este endereço:

      First Name: Anita Denise
      Last Name: Love

      City: St Detroit
      State: MI
      zip code: 48219
      Country: USA

      Fiquem a saber que qualquer transferência pendente para entrar na vossa conta do paypal, de imediato aparece na vossa conta do paypal mas com o valor cativo.

      Existem mais evidências que isto é uma burla, visto estar receber emails supostamente do paypal (paypal@fundscredits.com) com ameaças de suspensão da minha conta e que os factos vão ser reportados ao FBI e Interpol.

      Eliminar
    2. Bom dia,
      também recebi uma proposta semelhante da rose poncelet, mesmo esquema. tambem não vou responder mais aos e-mails.

      Eliminar
  87. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  88. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  89. Ainda bem quem vi este blog antes de sequer ponderar fosse o q fosse pq assim que ves a palavra nigeria lol foge.
    Mais 1:
    Hello
    I want you to understand that I am currently on a trip to Bulgaria..
    And I want to buy this item for my cousin in Nigeria for as a birthday gift...
    So you help me to send the package to my cousin by post.
    I'll add more 40 € for shipping cost by CTT correios de Portugal.
    Kindly get back to me with your iban account number with the account holder name so that i can be able to make the payments for you....
    Hoping for a quick read from you....
    Thank you...
    taigoluis65@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebi agora mesmo essa mesma mensagem!!! Que horror! Que acha que devo fazer???

      Eliminar
    2. Ah ja agora o email era josefabio0636@gmail.com

      Eliminar
    3. Ahahah eu tambem! Obrigado pelo post Goncalo!

      Eliminar
  90. recebi mais um sms do numero +1 (204) 500-1725
    a pedir resposta em ingles para este email katejensen003@gmail.com

    ResponderEliminar
  91. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  92. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  93. katejensen003@gmail.com
    também já recebi várias mensagem primeiro no OLX, acabei por bloquear o utilizador agora manda para o telemóvel, manda mensagem para tudo o que é negócios de mais de 2500 euros, em especial maquinas leica relógios.

    ResponderEliminar
  94. Exatamente isso que aconteceu hoje comigo. Fui abordada por um tal de josesilva0636@gmail.com começou a falar em português depois inglês, estava a viajar para a Bulgaria mas queria enviar um presente para a Nigéria? ! Enfim. . . O pior de tudo foi ter pedido os meus dados para fazer o pagamento do relógio mais 40 euros de envio. Desconfiada vim dar a esta página. Acho que hoje já não durmo lolololol. Que grande cena. . .

    ResponderEliminar
  95. Atençao a este Individuo:

    martinsjoao457@gmail.com

    Burlao FDP

    ResponderEliminar
  96. Também recebi os mesmos contactos. É preciso ter muito cuidado com estas compras.

    Martins João - martinsjoao457@gmail.com
    "Boa noite!
    Eu estou atualmente em uma viagem de negócios no Brasil. Estou disposto a comprar a máquina fotografica para minha esposa como presente de aniversário e vou adicioná-lo um dinheiro extra para o porte postal, porque você vai me ajudar a enviar o item para minha esposa no exterior via CTT CORREIOS DO PORTUGAL.

    Confirmei as cargas de transporte através do site CTT e é cerca de 23 EURO.
    http://www.ctt.pt/correio-e-encomendas/enviar-correio/opcoes-de-envio/correio-registado.html#panel2-1

    Sobre o pagamento, eu estou pronto para enviar o pagamento via PayPal ou transferência bancária.
    Espero que você entende e aguardo sua resposta em breve."

    e

    Timothy Frings

    "Okay, Am okay with the price.
    I want to buy the item for my step brother in abroad, i will pay you by bank transfer and you will send to his address.

    Name: Olabintan Segun
    Address: No 2 Adegoke street, Alakia.
    City: Ibadan
    State: Oyo
    Postal Code: 23402
    Country: Nigeria
    Phone: +2347030528720

    I am currently in Netherlands so I can not pay you in cash because of my work schedule (busy nowadays). So please let me know if I can send payment via Bank transfer.
    Awaiting your response soon."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, recebi também um proposta de compra desse Timothy, o e-mail foi igualzinho, fizeste alguma coisa?

      Eliminar
  97. penso que não existem idiotas para comprar coisas caras como telemóveis por Internet ao ponto de existir essa preocupação.
    eu realmente penso que a maioria das pessoas se limita ao maximo de 20 euros para uma compra online, tudo o que vá acima disso só comprado em mãos, é isso que faço e recomendo a todos assim.
    até hoje apenas fui roubado na Internet por um chinês com 22 euros e enganado por um Americano por 18 dollars.
    Nunca fui roubado no OLX ou por nenhum português na Internet.

    Fazer um artigo a dizer que existem portugueses a roubar por meio de uma plataforma portuguesa é deprimente!
    cada um que use a sua cabeça e a sua habilidade para o negócio!
    sei que há asnos que compram até coisas por 200 euros em qualquer site que encontram, penso que toda a gente se deveria limitar ás compras online até aos 20 euros aprox e acima disso estar fora.
    cabe a quem compra usar a cabeça também e não apenas a quem vende!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão deprimente como haver portugueses que roubam sem ser por intermédio de uma plataforma portuguesa...

      Eliminar
  98. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  99. From: Walker neal [mailto:walkerneal29@gmail.com]
    Sent: quarta-feira, 3 de Agosto de 2016 10:29
    To: Paulo Morgado
    Subject: Re:

    I'm buying this item for my cousin who is currently abroad for an
    international project and I will add you an extra
    €60 for the postage via Express Mail Service (EMS or Regular Mail) Portugal post office.

    Name: Opeyemi samson
    Address: Abayomi Street, No 20,Dugbe
    City: Ibadan
    State: Oyo
    Postal Code: 23402
    Country: Nigeria

    Please note that you will be shipping Via Express Mail Service( EMS or Regular Mail) Portugal post office.
    I am currently in Netherlands so I can not pay you in cash because of my
    work schedule (busy nowadays). So please let me know if I can send
    payment via Bank transfer.
    Awaiting your response soon.
    Thank you

    Ainda bem que pesquisei e encontrei este blog, antes de proceder ao envio de qualquer tipo de informação. Pelos vistos os métodos usados são muito parecidos, e por isso fica aqui o meu testemunho. Eu tenho um anúncio de venda de um tablet no OLX, daí ter surjido este contacto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui contatada por este sujeito e que o que lhe disse foi igualzinho a mim, deve ter feito um copy paste. Eu também me safei porque também fui pesquisar e encontrei vários blogs com casos parecidos, mas o que recebi é igual ao do sr. Paulo Morgado. E foi esta semana.

      I'm buying this item for my cousin who is currently abroad for a
      international project and I will add you an extra
      €35 for the post via (Regular mail or CTT) Post office.

      Name: Akin Olabode
      Address: Akone Street, No 20, Dugbe
      City: Ibadan
      State: Oyo
      Postal Code: 23402
      Country: Nigeria

      Please note that you will be the Via transport (regular mail or CTT) Post office.
      I am currently in Holland, so I can not pay cash because of my
      working hours (occupied today). So please let me know if I can send
      payment by bank transfer
      Waiting for your reply soon
      Regards.

      Tenham cuidado com estes caosos e antes de fazerem o que quer que seja, pesquisem.

      Eliminar
  100. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  101. O PROBLEMA NAO É TRSNF BANCARIAS OU NIBS, AS PESSOAS ESTAO CADA VEZ MAIS PARVAS.

    O PROBLEMA É O OLX NAO TER FEEDBACK,

    ACHMA QUE NAO SE COMPRA PECHINCHAS SEM SER ENGANADO??
    UM VENDEDOR QUE LÁ ESTÁ HÁ 7 ANOS E SO TEM FEEDBACKS POSTIVOS, É CONFIAR NELE OU NAO SE FAZEM BONS NEGOCIUOS, ESQUECECEM-SE TB Q A CONFIANÇA TEM DE SER RECIPROCA, CASO CONTRARIO NAO HA NEGOCIO.

    ResponderEliminar
  102. aTambénm existe esquemas seguros, o paypal dá garantia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Eu utilizo o paypal e o ebay há mais de 10 anos com 0 problemas (670 negócios concluídos, feedback de 100%). O paypal neste momento, como forma de se proteger a ele, bloqueia o dinheiro durante 29 dias se o vendedor não tiver um historial positivo regular, e só depois desse período, se não tiverem existido problemas na transação é que o dinheiro fica disponível na conta.

      Eliminar
  103. Tenho trocado mensagens com um tal Campbell Wells (campbellwells22@gmail.com) que diz estar interessado em comprar uma série de relógios Swatch que tenho anunciados. Nem se preocupou em negociar. A diferença é que forneceu uma morada nos Estados Unidos:

    Address : 12011 Westbrae Parkway #B UNIT 94802
    City:Compton
    State: Los Angeles California
    Zip Code:90222
    Country: USA

    Fui ao Google Maps e não existe. O código postal corresponde à cidade, Estado e País, mas a rua não existe. Já me está a pedir os dados bancários para transferência. Alguém mais negociou com este sujeito?

    ResponderEliminar
  104. mais um da Nigeria a tentar enganar:

    Bom dia,
    Eu estou atualmente em uma viagem de negócios no Brasil. Estou disposto a comprar o PlayStation para minha esposa como presente de aniversário e vou adicioná-lo um dinheiro extra para o porte postal, porque você vai me ajudar a enviar o item para minha esposa no exterior via CTT CORREIOS DO PORTUGAL.

    Confirmei as cargas de transporte através do site CTT e é cerca de 57 EURO.
    https://www.ctt.pt/correio-e-encomendas/enviar-correio/opcoes-de-envio/encomendas.html#panel2-1

    Sobre o pagamento, eu estou pronto para enviar o pagamento via PayPal ou transferência bancária.
    Espero que você entende e aguardo sua resposta em breve.

    Cumprimentos.

    Confirmei as cargas de transporte através do site CTT e é cerca de 57 EURO.
    https://www.ctt.pt/correio-e-encomendas/enviar-correio/opcoes-de-envio/encomendas.html#panel2-1

    Aqui está o meu endereço de entrega da esposa.

    Nome: Juliana Paul
    Endereço: # 23 Bank Road,Dugbe
    Cidade: Ibadan
    Estado: Oyo
    Código Postal: 23402
    País: Nigéria

    Aguardo sua resposta em breve.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  105. Bom dia!
    Venho reportar que também fui contactada por esse tal edyta anna!
    E a historia foi igual a algumas que li agora aqui!
    "Hello
    I want you to understand that I am currently on a trip to Bulgaria..
    And I want to buy this item for my cousin in Nigeria for as a birthday gift...
    So you help me to send the package to my cousin by post office....
    I'll add more 35€ for shipping cost by CTT correios de Portugal.
    Kindly get back to me with your iban account number with the account holder name so that i can be able to make the payments for you....
    Hoping for a quick read from you....
    Thank you..."

    Achei estranho e até lhe disse que os tenis que estou a vender não são completamente novos... mesmo assim insistiu que queria e pediu o IBAN e eu dei... só depois é que vim pesquisar!

    Também me deu a morada...
    "Ok
    Kindly get back to me with your Iban account details with your full name so i can make payment for you...

    Here is my cousin shipping full address

    Name: Kola Adejumo
    Address: No 2 Bank Road Dugbe
    City: Ibadan
    State: Oyo State
    Post / Zip Code: 23402
    Country: Nigeria

    Thanks.."

    Venho deixar aqui para que mais não caiam na esparrela! Eu ainda fui a tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, recebi também um contacto de um edyta anna também por causa de uns ténis no olx, e da mesma forma também dei o meu iban. Pesquisei assim que recebi o email do "comprovativo do pagamento" e percebi que era burla. Não cheguei a enviar os ténis e não lhe disse mais nada, mas entretanto continua-me a enviar emails a pedir o "comprovativo do envio do produto".. O que devo fazer?

      Eliminar
    2. Bom dia,
      aconteceu-me exatamente a mesma coisa pelo mesmo contacto "Edyt Anna" e estava também a vender uns ténis, da mesma forma dei o meu iban. Assim que recebi o comprovativo do pagamento (com uma quantia muito superior á pedida "para pagar os portes") vim pesquisar porque achei tudo muito estranho, incluindo o banco do contacto me pedir o comprovativo de envio para o dinheiro entrar na minha conta.
      Assim que percebi que era burla não lhe enviei nada e não respondi mais. O problema é que me continua a enviar emails a pedir o comprovativo. O que devo fazer? contactar a policia ou o meu banco?

      Eliminar
  106. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  107. recebi um sms do número +43 676 800104207, em resposta a um anúncio colocado por mim no olx, onde pediam para eu responder por email para miguel lloyd "miguel.lloyd101@gmail.com". após a minha resposta perguntam (em inglês) qual o valor que quero por tudo o que tenho a venda (moveis pesados) . . .
    muito abrigado ao autor do blog e a todos os utilizadores pelos comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim aconteceu-me igualzinho, pus uns ténis novos da Merrell à venda no olx e também pediram para responder por mail e em inglês e então era uma pessoa que estava a viver na Holanda e queria oferecer os ténis ao primo que vivia onde??!!!!..... NA NIGÉRIA. Então de seguida manda-me a morada do primo que vive na Nigéria e pede-me o NIB e ainda disse que oferecia 35€ pelos custos de envio. Obviamente achei logo aquilo muito estranho.... oferecer tanto dinheiro para o envio duns ténis e quer oferecer uns ténis ao primo que nem sabe se lhe vão servir ou não????!!!!! Quando me pede o NIB, fiquei com a pulga atrás da orelha e fui fazer pesquisas na net, quando para meu espanto encontro vários blogs, de pessoas que aconteceu o mesmo e com a mesma conversa. Obviamente que não vou responder mais à pessoa em questão. Ridículo oferecer uns ténis a um primo da Nigéria, sem saber se lhes servem ou não.....

      Eliminar
  108. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  109. Olá caros e caras

    seguem aqui os 2 contactos que me apareceram;




    Here is my cousin's shipping address:

    Name: Babajide oluwaseyi amos
    Address: p.o box 37 Ada box
    City: Ada Osun
    Status: Ada osun
    Postal Code: 231114
    Country: Nigeria





    Name: Kola Adejumo
    Address: No 2 Bank Road Dugbe
    City: Ibadan
    State: Oyo State
    Post / Zip Code: 23402
    Country: Nigeria
    Mostrar mensagem original



    Quando a esmola é grande o santo desconfia! e basicamente é isto

    ResponderEliminar
  110. boa noite.
    tenho uma oferta de uma senhora que se dá pelo nome de maria beatriz
    esta senhora enviou um sms com o indicativo de Porto Rico, e pretende enviar a mobília para a Irlanda será burla?
    agradeço informações sobre esta senhora
    obrigado.

    ResponderEliminar
  111. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  112. Daqui a mesma coisa. Recebi mensagens de +44 7946 560461 (+447946560461) para enviar para
    29 bank road Dugde
    Ibadan
    Oyo
    Nigéria

    Graças a este site, ficou a falar sózinho. Também não iria enviar até ter o € disponível na conta, mas assim poupa-me o trabalho!

    Obrigado, e fica a partilha do numero, para ajudar alguém no futuro.

    ResponderEliminar
  113. Também recebi uma proposta desse número ontem. Não vou responder mais.

    ResponderEliminar
  114. Boa tarde estou numa situação muito semelhante mas eu forneci o meu nib e a minha morada... não tinha conhecimento que era para um pais estrangeiro.. sera que estou metida em sarilhos?

    ResponderEliminar
  115. Boa tarde,

    Estou neste momento numa situAção muito semelhante, mais tarde vou partilha r a história detalhada com todas as informações e contactos.

    No entanto eu cheguei a fornecer o meu nib e iban e a morada.... sera que estou metida em sarilhos?

    ResponderEliminar
  116. Ainda bem que vim ler isto. Bem me pareceu que a proposta feita era alta de mais. Obrigado a todos voces e deixo mais um nome de burla; Ines De Aires Sergio.

    ResponderEliminar
  117. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  118. Pessoal tenham atenção aquelas pessoas que contactam com emails/nomes/moradas estrangeiras, NUNCA façam a asneira de venderem o que quer que seja a esse pessoal.
    Fazer negocios no olx está cada vez mais dificil por causa dos burlões todos que andam por ai, agora quase todos os vendedores pedem que o pagamento (quando é para enviar o material pelos ctt) seja feito na totalidade através de transferencia quando nem toda agente pode fazer isso e depois pagam uns pelos outros... E quem vende nem me façam ir por ai, as vezes mais vale vender numa feira de velharias.. Nos anos todos que tenho de vendas online sempre fui mais enganado por vendedores que compradores mas pode aconteçer das duas formas e eu até em mãos já fui enganado por isso tenham cuidado :/

    ResponderEliminar
  119. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  120. Eric Mohd
    ericmohd09@gmail.com

    Contatou-me via email e depois adicionou-me no whatsapp: +234 902 083 0701
    O indicativo +234 de país é da... Nigéria.
    Apesar de ter dito que era para enviar para Gibraltar, para o pai dele. E só me pediu o IBAN, mas não forneci.


    Ainda recebi mais um email de um Elisabete Adelaida (elisabete.adelaida@gmail.com) com as mesmas condições e problemas de estar fora do país e querer a conta paypal e afins.


    Estejam atentos.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  121. jowenbrown01@hotmail.com e diz que vai enviar a 'Istanbul Shipping Logistics' por conta dele para transportar ... para os USA.

    ResponderEliminar
  122. Por acaso no outro dia também me aconteceu uma coisa curiosa no OLX. Queria comprar um jogo para os meus miudos, vi que alguem o tinha e que morava perto do meu trabalho. Liguei para saber se o item estava OK, estava tudo bem. Quando tentei combinar encontrar-me com a senhora pessoalmente, o discurso mudou logo. Já tinha que ver se era possível, que ia ver na agenda. O que é certo é que nunca mais atendeu o telefone nem respondeu a mensagens. Denunciei o anuncio como potencial fraude ao OLX que nada fez, limitando-se a enviar uma mensagem genérica a aconselhar que o comprador e vendedor se encontrem pessoalmente (no shit?). O anuncio lá continuou durante uns dias, provavelmente até ter apanhado um pato qualquer.

    ResponderEliminar
  123. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  124. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  125. +447946560461
    scam as usual, just tried to buy my camera using same tecnique 😏
    in german this time:

    Danke, kaufe fur meinen Neffen, der gegenwartig au�erhalb des Landes ist und ich die Verschiffengebuhr einschlieben werde. Hier ist meine Neffen Adresse unten:

    Name: Doyin festus
    Adresse: 29 Bank Stra�e dugbe
    Stadt: ibadan
    Staat: Oyo
    Land: Nigeria

    Komm zuruck zu mir mit deinem Namen und deinen iban Details fur die ubertragung und ich werde die Verschiffengeb�hr einschlieben


    ResponderEliminar
  126. Acrescentem: +1 (405) 358-6504 (SMS)
    Email: stanchev.tsankov440@gmail.com

    ResponderEliminar
  127. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  128. Atenção a um perfil Desmond Wilson. Tentou fazer isso comigo

    ResponderEliminar
  129. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  130. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  131. Anónimo8/9/17 15:53

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  132. Anónimo8/9/17 15:53

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  133. Anónimo8/9/17 15:54

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar